You are on page 1of 6

Sumrio: Modelos do tomo. Evoluo do modelo do tomo.

omo. Energia das orbitais Configurao electrnica Tabela peridica - organizao dos elementos qumicos

Modelos do tomo. Evoluo do modelo do tomo. A partir do incio do sc. XIX, a teoria do modelo atmico retomada por Dalton (esta teoria j tinha sido defendida por Demcrito e Leucipo na Antiguidade) que admitiam que a matria era formada por tomos indivsiveis Provada a existncia do electro em todos os tomos, e sendo estes electricamente neutros, Thomson previu que deveriam tambm existir no tomo cargas positivas em nmero igual s dos electres. Para Thomson; o tomo seria uma esfera carregada positivamente, onde se distribuiriam os electres, de carga negativa, espalhados como as "passas num bolo" (modelo do bolo de passas). Os trabalhos de Rutherford (bombardeando tomos de ouro com ncleos de hlio) no deixaram dvidas de que os tomos no eram constitudos segundo o modelo de Thomson mas sim por um ncleo, de carga elctrica positiva (e onde se localizava quase toda a massa do tomo), em torno do qual se distribuam os electres com carga negativa. Aps Max Planck (1858-1947), em 1913, prmio Nobel de Fsica em 1919, ter enunciado a quantificao da energia electromagntica e Einstein ter interpretado o efeito fotoelctrico, Niels Bohr (1885-1962), prmio Nobel da Fsica em 1922, forneceu uma explicao terica para o espectro de riscas do hidrognio. Bohr, para colmatar as falhas apresentadas pelo modelo de Rutherford, que no apresentava restries para a energia do electro no tomo, sugere um outro, em que impe restries muito importantes quanto s "rbitas" permitidas ao electro: 1. o electro s pode ocupar certas "rbitas" com determinado raio; 2. a cada "rbita" est associado um certo valor de energia; 3. as sadas dos electres das "rbitas" s so permitidas por absoro (excitao) ou emisso (desexcitao) de certas quantidades de energia: a energia do electro est quantizada. Assim, podem esquematizar-se algumas das transies possveis para o tomo de hidrognio.

Aps o espectacular sucesso da sua teoria, seguiu-se o desapontamento, j que alguns factos no estavam de acordo com ela: . o desdobramento das riscas que se observava no espectro de emisso, quando era aplicado um campo magntico; . o espectro de emisso de tomos com mais de um electro (polielectrnicos). Outro desenvolvimento importante na teoria atmica moderna foi a formulao, em 1926, do principio de incerteza de Heisenberg, que demonstrou ser impossvel determinar simultaneamente e com exactido a posio e a energia de um electro. O modelo actual um modelo matemtico desenvolvido por Schrodinger. De acordo com Schrodinger o comportamento do electro no tomo descrito por uma equao matemtica, cuja resoluo faz surgir trs parmetros, designados por nmeros qunticos, que caracterizam as orbitais do tomo de hidrognio e dos outros tomos. Os electres "ocupam orbitais", ou seja, regies dentro do tomo que podem ser ocupadas por 1 ou 2 electres. Ambas as teorias (modelo de Bohr e modelo actual) esto de acordo no que respeita ao facto da energia dos electres no tomo estar quantificada, mas diferem na descrio do comportamento do electro em relao ao ncleo (passase da certeza incerteza): . deixa de se falar em posio para se passar a falar em densidade electrnica ou nuvem electrnica. . deixa de se usar o termo "rbita" e passa a usar-se o termo orbital As orbitais atmicas ficam perfeitamente caracterizadas por trs nmeros qunticos : n, l, e ml que resultam da resoluo da equao de Schrodinger. Isto significa que a localizao de um electro passa a ser considerada em termos de probabilidade, por orbitais, a que correspondem zonas do espao onde essa probabilidade tem valores apreciveis. Cada conjunto possvel de valores de n, l e ml define zonas do espao volta do ncleo onde provvel encontrar um dado electro; cada uma destas zonas chamada orbital atmica. O nmero quntico principal est directamente relacionado com a dimenso da orbital e pode assumir os nmeros inteiros 1,2,3. Ex: As orbitais para n = 2 so maiores do que as orbitais para n = 1 O nmero quntico n est tambm relacionado com a ordem de energia da orbital: quanto mais elevado for o valor de n, maior a gama de energias das orbitais associadas a esse valor de n. O nmero quntico de momento angular, l, est relacionado com a forma da orbital e pode assumir os nmeros inteiros desde 0 a n-1. As orbitais com l = 0 so esfricas e so chamadas orbitais s. As orbitais com l= 1 apresentam tm forma lobular e so chamadas orbitais p. As orbitais com l= 2, mais complexas, so identificadas pela letra d, e medida que l aumenta a forma das orbitais torna-se ainda mais complicada.

O nmero quntico magntico, ml, est relacionado, por seu turno, com a orientao que as orbitais podem adquirir no espao e pode assumir os nmeros inteiros que vo de l a +l. Cada conjunto de valores possveis de n, l e ml permite prever uma orbital. Se o valor de l 0, o nico valor possvel de ml tambm 0 e a orbital respectiva esfrica (ou de simetria esfrica) e designada orbital s. Se o valor de l 1, ml pode assumir trs valores: -1, 0 e +1. Neste caso h, portanto, trs orbitais equivalentes, apenas diferindo na orientao espacial. Para descrever o electro de um tomo so necessrios quatro nmeros qunticos, simbolizados por n, l, e ml e ms. O nmero quntico de spin (ms) est relacionado com o movimento de rotao do electro sobre si prprio. Existem dois movimentos de rotao possveis para o electro, um no sentido directo e outro no sentido retrgrado. Os nmeros qunticos encontram-se descritos na tabela seguinte:

De acordo com o atrs exposto, nomeadamente para o nvel 2, de prever 4 orbitais:

Energia das orbitais . Quanto maior for o nmero quntico principal (n), maior a energia. Exemplo: E2s > E1s . Em tomos monoelectrnicos 1H, 3Li2+, 2He+ a energia da orbital s depende de n. Exemplo: E2s = E2p . Em tomos polielectrnicos, para um nico valor de n, quanto maior o nmero quntico azimutal (l), maior a energia. Exemplo: E2p > E2s . Orbitais com iguais nmeros qunticos azimutais tm a mesma energia. Designam-se por orbitais degeneradas Exemplo: E2px = E2py= E2pz . Para tomos diferentes a energia e o tamanho de um dado tipo de orbital so diferentes. Exemplo: a orbital ls do sdio (11 Na) tem maior energia que a orbital ls do potssio (19K), pois sendo a carga nuclear do potssio maior, o electro est mais atrado para o ncleo, sendo por isso menos energtico. Configurao electrnica O modo como os electres de um tomo se distribuem pelas vrias orbitais representado pela configurao electrnica. A escrita da configurao electrnica dos tomos para o estado fundamental, obedece s seguintes regras:

. Princpio de energia mnima a distribuio dos electres deve conferir ao tomo o estado de menor energia possvel . Princpio da excluso de Pauli - o nmero mximo de electres por orbital dois e os seus nmeros qunticos de spin tero de ser opostos. . Regra de Hund - no preenchimento de orbitais com a mesma energia distribui-se primeiro um electro por cada orbital de modo a ficarem com o mesmo nmero quntico de spin. S em seguida se far o emparelhamento. O diagrama de Pauling facilita a escrita das configuraes electrnicas, indicando a ordem de preenchimento das orbitais, com base no princpio da energia mnima. Os electres de valncia so os electres que ocupam o ltimo nvel energtico do tomo quando este se encontra no estado fundamental. Se o tomo absorver energia o electro transita para uma orbital com maior energia.

Exemplo de aplicaes: a) Escreva os nmeros qunticos da orbital correspondente aos electres menos energticos do ltio. Resoluo: -Configurao electrnica do ltio (Li)1s2 2s1 -Os electres menos energticos pertencem orbital 1s -Nmeros qunticos das orbitais correspondentes aos electres menos energticos (1,0,0)

b)Escreva os nmeros qunticos dos electres mais energticos do tomo de azoto: Resoluo: -Configurao electrnica do azoto (N)1s2 2s2 2px1 2py1 2pz1 -Os electres mais energticos pertencem s orbitais 2p -Nmeros qunticos dos electres mais energticos (2,1,-1, 1/2), (2,1,0,1/2), (2,1, 1,1/2) c) Escreva os nmeros qunticos dos electres mais energticos do tomo de oxignio: Resoluo: -Configurao electrnica do oxignio (O)1s2 2s2 2px2 2py1 2pz1 -Os electres mais energticos pertencem s orbitais 2p -Nmeros qunticos dos electres mais energticos (2,1,-1, 1/2), (2,1,0,1/2), (2,1, 1,1/2) (2,1,-1, -1/2) ou: (2,1,0,1/2), (2,1, 1,1/2) (2,1,-1, 1/2), (2,1,0, -1/2) ou: (2,1, 1,1/2) (2,1,-1, 1/2), (2,1,0,1/2), (2,1,1, -1/2) Tabela peridica - organizao dos elementos qumicos A Tabela Peridica sumaria, correlaciona e permite prever uma grande quantidade de informao qumica. O incio de uma organizao sistemtica dos elementos qumicos ocorreu quando os qumicos se aperceberam de que muitos elementos apresentavam grandes semelhanas entre si e demonstraram regularidades no seu comportamento fsico e qumico. Estes conhecimentos conduziram a que vrios cientistas tivessem contribudo para o actual sistema Peridico. Estrutura da Tabela Peridica: A Tabela Peridica dos elementos que hoje conhecemos est organizada de acordo com o nmero atmico crescente. A organizao da Tabela Peridica est relacionada com as distribuies electrnicas dos tomos dos elementos. Os elementos encontram-se agrupados em blocos: . Os elementos dos grupos 1 e 2 (e o hlio) possuem electres de valncia apenas em orbitais s - bloco s. . Os elementos que apresentam orbitais p em preenchimento (elementos dos grupos 13 ao 18) - bloco p. . Os elementos que apresentam electres de valncia em orbitais d - bloco d. Os elementos de um mesmo grupo possuem o mesmo nmero de electres de valncia => apresentam comportamento qumico anlogo e propriedades fsicas semelhantes.

Os elementos que constituem o mesmo perodo apresentam os electres de valncia no mesmo nvel energtico.

Localizao dos elementos representativos na Tabela Peridica 1) O grupo a que o elemento pertence identificado a partir do n. de electres de valncia: o n de electres de valncia coincide com o algarismo das unidades do grupo a que esse elemento pertence. 2) O perodo a que o elemento pertence identificado pelo n. de nveis de energia ocupados pelos electres, no estado fundamental: o n de nveis de energia igual ao n. do perodo. Exemplo: localize os tomos dos elementos X e Y (X e Y no so os smbolos qumicos dos elementos) na T.P. sabendo que tm a seguinte configurao electrnica no estado fundamental: X_:1s2 2s2 2p6 3s2 3p4 Y: 1s2 2s2 2p63s2 3p64s1 X pertence ao 16 grupo pois tem 6 electres de valncia e ao 3 perodo porque os electres no estado fundamental ocupam trs nveis de energia. Y pertence ao 1 grupo pois tem 1 electro de valncia e ao 4 perodo porque os electres no estado fundamental ocupam quatro nveis de energia.

You might also like