You are on page 1of 3

Augusto Comte (1796 1857)

# Alguns detalhes sobre Comte - Pai da sociologia - Base filosfica Positivismo - Converge com Marxismo em alguns pontos. Essas correntes compartilham o pensamento iluminista, sobretudo a ideia de filosofia da histria, progresso, e tambm a linearidade da histria. u se!a, segue uma linha reta, os acontecimentos histricos na ideia de continuidade. - "ilia#$o terica, Montes%uieu, e Condorcet do %ual ele se inspira na ideia de progresso da histria. - &eu ob!etivo principal com estudos era criar leis, segundo ele h' uma lacuna no pensamento da humanidade e ele pretende preencher. Explicando de outra forma( Essas leis serviram para explicar melhor os fen)menos sociais. *Dica do Diego* Galera bom se ligar nessa parte de objetivos, geralmente as perguntas so formuladas nessa linha de pensamento, o professor pode perguntar algo similar, ento bom preparar uma possvel resposta baseada nisso. * +ivis$o do conhecimento humano nas perspectivas de C M,E( ,eolgico, no %ual as pessoas adoram coisas, a cultura dos deuses gregos, a%uela velha histria dos mitos, lendas. -brange alguns per.odos como /Prhistria, idade antiga e idade mdia0. Metaf.sico, essa etapa intermediaria do pensamento humano, a substitui#$o do pensamento fict.cio pelo abstrato. Encontre-se a ra1$o, a for#a da nature1a, a for#a do esp.rito com principais elementos desse conhecimento. -brange o per.odo da 2dade Moderna. Conhecimento cientifico, a parte do otimismo em rela#$o ao avan#o da ci3ncia. homem come#a a utili1ar mais sua ra1$o explicando as coisas pela ci3ncia. -brange a idade contempor4nea. - Para comte essas s$o as tr3s etapas %ue o homem /como individuo0 passa. teolgico seria a parte da inf4ncia, o metaf.sico a adolesc3ncia, e a adulta o cientifico. +essa forma, cada uma dessas fases tem suas abstra#5es, suas observa#5es e sua imagina#$o6 o %ue muda a forma como cada um desses elementos con!uga-se com os demais. +a mesma forma, como cada um dos est'gios uma forma totali1ante de compreender o ser humano e a realidade, cada uma delas consiste em uma forma de filosofar, isto , todas elas engendram filosofias. * Dica do Diego* ois , vai parecer clich!, mas acredito "ue bom tambm ir criando uma resposta para essa parte do conhecimento humano, o professor pode pedi para e#plicar essas tr!s fases, ou ento, se ele pedir pra e#plicar o autor, voc! pode usar essas divis$es do conhecimento como base da sua resposta, j% garante a metade dos pontos, uma boa para "uem no conhece entender, j% "ue essa a parte mais simples de &'()*

- - uma complexa crescente do conhecimento, onde passam as matrias matem'tica, f.sica, astronomia, %u.mica, dentre outras, sendo a &ociologia, o fim essencial de toda filosofia positivista, nessa &ociologia encontra-se a psicologia, a tica, e a filosofia da histria. Para ele essas matrias atingiram a positividade - Comte afirmou %ue os fen)menos sociais podem e devem ser percebidos como os outros fen)menos da nature1a, ou se!a, como obedecendo a leis gerais6 entretanto, sempre insistiu e argumentou %ue isso n$o e%uivale a redu1ir os fen)menos sociais a outros fen)menos naturais /isso seria cometer o erro terico e epistemolgico do materialismo0( a funda#$o da &ociologia implica %ue os fen)menos sociais s$o um tipo espec.fico de realidade terica e %ue devem ser explicados em termos sociais. * Mais alguns pensamentos de Comte - Pretendia transformar os problemas dos homens em ci3ncia. - Cria outra lei, a lei da est'tica e da din4mica. Est'tica, condi#5es constantes da sociedade. 7egra geral 8 rdem. &eria uma fotografia da sociedade, pensar como a sociedade formada, por institui#5es, e %ue havia uma rela#$o ente tudo. Essa denomina#$o de est'tica dada por%ue podemos ver como ela funciona no tempo, de forma ordenada. +in4mica, progressivo desenvolvimento. 7egra geral 8 Progresso. 9$o se pode estudar uma sociedade de forma parada, !' %ue essa est' em movimento, em desenvolvimento, da. %ue surge a din4mica nessa lei de Comte. desenvolvimento das ci3ncias vai promover o aperfei#oamento das institui#5es para o bem da humanidade. - :ma diferen#a importante entre ele e Marx ; Marx acreditava em um conflito de classes, en%uanto Comte chamava a aten#$o para a ordem. * Dica do Diego* + bom come,ar a juntar esses pe"uenos trechos, analisar essas diferen,as entre os autores, o professor j% entregou uma pergunta, sobre as diferen,as e as apar!ncias entre as filosofias da hist-ria, essas pe"uenas passagens podem ajudar na constru,o de sua resposta na hora do aperto. . &obre o pensamento positivista Pode-se di1er %ue o conhecimento positivo busca <ver para prever, a fim de prover< 8 Explicando melhor( conhecer a realidade para saber o %ue acontecer' a partir de nossas a#5es, para %ue o ser humano possa melhorar sua realidade. Essa corrente pertence ao &culo =2=, a corrente otimista da histria. +o social, ao f.sico social. esp.rito positivo, segundo Comte, tem a ci3ncia como investiga#$o do real. mtodo positivo, em termos gerais, caracteri1a-se pela observa#$o. Entretanto, deve-se perceber %ue cada ci3ncia, ou melhor, cada tipo de fen)meno tem suas particularidades, de modo %ue o mtodo espec.fico de observa#$o para cada fen)meno ser' diferente.

* :ma Critica de Comte os historiadores de sua poca. - s historiadores devem observar /analisar0, o todo social /,otalidade0, n$o apenas uma parte como o estado, ou os grandes homens. > poss.vel encontrar uma ob!etividade plena na sociedade. * +iverg3ncias e converg3ncias entre a histria Erudita, e a histria positivista de Comte. - Comte estabelece leis para histria, !' os historiadores eruditos n$o acreditam nesse tipo de explica#$o por leis, nem examinam a causa como geral. - ,anto o positivismo %uanto a histria erudita, acreditam na ob!etividade do conhecimento. - - histria erudita usa o passado para legitimar o presente, e tambm busca histrias particulares, como o estado e os grandes homens. ?' comte chama aten#$o para totalidade da sociedade. * Dica do Diego*. ois , parece "ue ai est% uma "uesto da prova, sarrumar direitinho, ler um pouco mais sobre a hist-ria erudita /"ue estar% no pr-#imo resumo "ue enviarei pra voc!s0 e criar sua resposta, acredito "ue no seja difcil separar as duas, e perceber seus pontos iguais, fa,a antes em casa, para poder ficar gravado na cabe,a, cuidado pra no confundir as duas, misturar ou trocar os conceitos, a dica "ue voc! fa,a uma coluna e colo"ue os pontos da hist-ria positiva de uma lado, e os pontos da hist-ria erudita do outro, fica f%cil olhando e estudando dessa forma.

You might also like