You are on page 1of 36

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Os Desertores de Kardec
Eugenio Lara
Setembro de 2013

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Os Desertores de Kardec
Eugenio Lara

NDICE
I. OBJETIVO II. KARDEC E OS DESERTORES III. CHEFE COLETIVO IV. A POSTURA DE KARDEC V. PANORAMA DOS CONFLITOS 1. Ruth-Cline Japhet 2. Honorine Huet 3. J. Roze 4. Jean-Baptiste Roustaing 5. Camille Flammarion VI. LTIMAS CONSIDERAES BIBLIOGRAFIA 2 3 5 7 9 9 12 16 17 24 29 33

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Os Desertores de Kardec
Todas as doutrinas tiveram os seus Judas e o Espiritismo no poderia deixar de ter os seus. Allan Kardec

Eugenio Lara

I. OBJETIVO
Todo e qualquer movimento social enfrenta, ao longo do tempo, dissidncias, discordncias, conflitos. Onde existirem duas ou mais pessoas, haver conflito, disputa de poder, cime, inveja, contenda pela hegemonia. O movimento esprita no seria diferente. No sculo 19 tivemos, no Brasil, o histrico conflito entre msticos e cientficos, denominaes referentes polarizao que houve em torno de diferentes vises acerca do Espiritismo. Os msticos, mais religiosos e influenciados pelo cristianismo e os cientficos, com uma viso mais laica e despojada de aparatos religiosistas. Ambos representados pelo mdico e poltico Bezerra de Menezes, lder dos msticos e o advogado, professor e jornalista Afonso Angeli Torteroli, lder dos cientficos. Ao longo do tempo muitas outras polarizaes foram surgindo. Mas, e no tempo de Allan Kardec, existiam divergncias? Se existiam, em que momento surgiram e quais eram as motivaes ideolgicas ou pessoais? Este artigo tem como objetivo abordar essa questo. Kardec escreveu, inclusive, um ensaio sobre o assunto, intitulado Projeto 1868, publicado na Revista Esprita e em Obras Pstumas, onde h um item especialmente dedicado a esse tema: Dos Cismas e um artigo, Os Desertores.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

II.

KARDEC E OS DESERTORES

Nos ltimos escritos de Allan Kardec, podemos observar sua preocupao para com os rumos do Espiritismo, com os desertores, com as divises que o incomodavam. Segundo ele: Se todas as grandes ideias tiveram apstolos fervorosos e devotados, mesmo nas melhores tiveram desertores. No poderia o Espiritismo escapar s consequncias da fraqueza humana. (Os Desertores, em Obras Pstumas). Neste texto, o fundador do Espiritismo desenvolve interessante caracterizao dos vrios tipos de desertores: 1. Os primeiros desertores consideravam o Espiritismo apenas como divertimento, passatempo, distrao social. No sculo 19, com o modismo das mesas girantes ou danantes, o Espiritismo como fenmeno ocupava o tempo da elite nos sales parisienses, atraindo a curiosidade e o interesse pelo oculto. No entanto, quando essas mesmas pessoas viram que o Espiritismo era algo srio e no simples objeto de entretenimento, se afastaram. 2. Na segunda categoria se inserem os que viam no Espiritismo uma forma de ganho pessoal, um negcio vantajoso. Seu desejo era obter dos espritos informaes que lhes desse algum tipo de benefcio: ganhar na loteria, achar algum tesouro escondido etc. qualquer tipo de vantagem material, pecuniria. Porm, logo se afastaram quando perceberam que o Espiritismo emergia como cincia e filosofia, como uma doutrina sria, racional e, portanto, jamais se prestaria aos seus interesses frvolos. destes que se constitui a categoria mais numerosa dos desertores, mas v-se perfeitamente que no se pode, conscienciosamente, qualific-los de espritas, conclui Kardec. 3. A terceira categoria se caracteriza pela ao dos espritas de contrabando (spirites de contrebande): Pregam a unio e semeiam a ciso; atiram ardilosamente arena questes irritantes e ofensivas; excitam a rivalidade de preponderncia entre os diferentes centros. A nica utilidade dessa categoria de desertores foi a experincia obtida: Ensinaram o verdadeiro esprita a ser prudente, circunspeto e no se fiar nas aparncias.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

4. E por ltimo, aqueles espritas que, por divergirem do Espiritismo, se afastaram e seguiram outro caminho. Allan Kardec os divide em dois tipos: a) Os que so guiados pela sinceridade e b) Os que so guiados pelo amor-prprio. Os primeiros no podem ser considerados desertores porque tm o pleno direito de divergir e buscar outro caminho, pois so sinceros e guiados pelo desejo de propagar a verdade. Quanto segunda subcategoria, Kardec bem claro e incisivo: Seus esforos tendem unicamente para se porem em evidncia e captarem a ateno pblica, satisfazendo seu amor-prprio e seu interesse pessoal. O fundador do Espiritismo enfrentou todo tipo de desertor, desde o mais frvolo at o mais preparado. Essa categorizao fruto da experincia, de seu olhar perspicaz e observador, podendo inclusive ser aplicada na anlise do movimento esprita contemporneo. O caminho apontado por Kardec para a superao dos conflitos e da rivalidade entre grupos e pessoas moral, tico: Espritas! Se quiserdes ser invencveis, sede benevolentes e caritativos. O bem uma couraa contra a qual sempre se anulam as manobras da malevolncia. E, para finalizar, no deixa de lado seu ufanismo e o otimismo exagerado ao ver o intenso desenvolvimento do Espiritismo num curto espao de pouco mais de dez anos: A vulgarizao universal do Espiritismo questo de tempo, e, neste sculo, o tempo caminha a passos de gigante, sob o impulso do progresso. Allan Kardec era um homem prtico, empreendedor. Ele apontou um caminho moral, tico, mas no se limitou a esse discurso. Ciente da fora filosfica do Espiritismo e de sua capacidade de penetrar no mago das conscincias, props o Projeto 1868. Publicado inicialmente na Revista Esprita (dezembro de 1868) e posteriormente ampliado, em Obras Pstumas, Kardec estabelece nesse texto parmetros seguros a fim de que as inevitveis cises e deseres pudessem comprometer o futuro do Espiritismo, como veremos a seguir.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

III.

CHEFE COLETIVO

Allan Kardec tinha plena conscincia de que as fraquezas humanas no poderiam ser ignoradas em se tratando do futuro do Espiritismo, tanto que elaborou o Projeto 1868 com a inteno de neutralizar sua ao insidiosa. A fim de evitar dissidncias, procurou dotar o Espiritismo de uma linguagem aberta, objetiva, que desse pouca margem a interpretaes. Preciso e clareza foram dois critrios adotados por ele na elaborao de toda a Kardequiana: Podem formar-se, paralelas Doutrina, seitas que no adotem os seus princpios, ou todos os seus princpios, mas no dentro da Doutrina por questes de interpretao do texto, como se formaram tantas pelo sentido que deram s prprias palavras do Evangelho. este um primeiro ponto, de importncia capital.
1

Manter-se no crculo das ideias prticas, deixando de lado teses utpicas que poderiam ser rejeitadas por homens positivos e abrir as portas doutrinrias ao progresso do conhecimento foram outros dois critrios bem definidos pelo fundador do Espiritismo. Kardec prope em detalhes a criao de um comit central dirigente, gestor, encarregado de manter a unidade doutrinria e o carter progressivo do Espiritismo, sempre sob a responsabilidade exclusiva dos encarnados: Que os homens se contentem em ser assistidos e protegidos pelos bons Espritos, mas no descarreguem sobre eles a responsabilidade que lhes cabe como encarnados.
2

Esse comit central teria suas aes controladas por assembleias gerais, congressos, a fim de desempenhar o papel de chefe coletivo que nada pode sem o assentimento da maioria. A proposta kardequiana fundamentase em aes de carter democrtico, sem esquemas hierarquizantes e centralizadores.

1 2

Allan Kardec - Obras Pstumas, p. 290. Grifo meu. Idem, p. 296.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

O mais interessante de sua proposta a relao libertria desse comit central com os grupos espritas, que funcionariam num esquema de autogesto, de independncia e liberdade de ao, como clulas autnomas, cada qual com sua forma peculiar de organizao, porm fiel aos princpios doutrinrios aceitos por todos, princpios estes que Kardec no pde finalizar em razo de sua sbita desencarnao. O profundo respeito liberdade de pensamento, a tolerncia e a alteridade no poderiam ficar de fora, fatores que nos conduzem ao respeito por todas as crenas: Se estou com a razo, os outros acabaro por pensar como eu; se estou errado, acabarei por pensar como os outros. Em virtude desses princpios, no atirando pedras em ningum, no dar pretexto a represlias e deixar aos dissidentes toda a responsabilidade de suas palavras e de seus atos.
3

Ibidem, p. 292.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

IV.

A POSTURA DE KARDEC

Allan Kardec, discreto, nunca foi afeito a fofocas, melindres e polmicas pessoais. Se entrava em algum debate, agia sempre com objetividade, deixando sempre questes subjetivas de lado. Pouco falava sobre si mesmo e sua famlia. Afora a correspondncia pessoal, jamais escreveu uma linha sobre a origem de seu pseudnimo, seus anseios pessoais e raramente, portanto, falava em primeira pessoa. No dizer de Wallace Leal, Allan Kardec sempre extremamente econmico acerca de Hippolyte Lon Denizard Rivail.
4

Todavia, no era nem um pouco econmico nas palavras quando se tratava de defender o Espiritismo de seus contraditores. Sua postura, firme e radical, tambm foi determinante na resoluo dos conflitos surgidos na SPEE. Preocupava-se mais com aqueles que chegavam do que com os que saam, seja por algum melindre ou divergncia ideolgica. Transcrevemos de Viagem Esprita em 1862 a posio de Kardec a respeito das pessoas que se afastam do Espiritismo, em um raro momento de exposio pessoal:
No devo, entretanto, omitir uma censura que me foi dirigida: a de nada fazer para trazer novamente a mim as pessoas que se afastam. Isto verdadeiro, e se uma censura fundada, eu a mereo, porque jamais dei um passo nesse sentido; eis os motivos de minha indiferena: Os que vm a mim, fazem-no porque isto lhes convm; menos por minha pessoa do que pela simpatia aos princpios que professo. Os que se afastam, fazemno porque no lhes convenho ou porque no concordam com a nossa maneira de ver as coisas. Por que, ento, eu iria contrari-los, impondo-me a eles? Parece-me mais conveniente deix-los em paz. Alis, eu no teria mesmo tempo para isto, pois, como sabido, minhas ocupaes no me deixam um instante de repouso, e por um que parte, h mil que chegam; dedico-me, antes de tudo, a estes ltimos, e isso que fao. Orgulho? desprezo por outrem? Oh! seguramente no; no desprezo ningum; lamento os que agem mal e peo a Deus e aos bons Espritos que faam renascer neles melhores sentimentos; eis tudo. Se voltam, so sempre bem-vindos, mas, correr atrs deles, jamais o fao, em razo do tempo que reclamam as pessoas de boa vontade; e, depois, porque no concedo a certas pessoas a importncia que elas se atribuem. Para mim, um homem um homem e nada mais; meo seu valor por seus atos, por seus
4

Wallace Leal Valentin Rodrigues - Viagem Esprita em 1862, prefcio do tradutor, p. 6.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

sentimentos, e no pela posio que ocupa. Ainda que esteja altamente colocado, se agir mal, se for egosta e presunoso de sua dignidade, a meus olhos inferior a um simples operrio que age bem, e eu aperto mais cordialmente a mo de um pequeno que deixa falar o corao, do que a de um grande, cujo corao nada diz; a primeira me aquece, a segunda me enregela. 5

Palavras como essas, em tom bastante pessoal, tambm podem ser apreciadas no discurso de Allan Kardec na sesso de abril de 1861, na SPEE, sobre o funcionamento e procedimentos adotados na relao com os scios da sociedade e os problemas causados por seus adversrios. Para finalizar esse tpico, reproduzimos abaixo trechos do discurso do Druida de Lyon acerca dos membros da sociedade que se afastaram:
No foramos ningum a vir a ns. Acolhemos com prazer e solicitude as pessoas sinceras e de boa vontade, seriamente desejosas de esclarecimento, e destas encontramos muitas para no perdermos tempo correndo atrs dos que nos voltam as costas por motivos fteis, de amor-prprio ou de inveja. Estes no podem ser considerados como verdadeiros espritas, apesar das aparncias. possvel que creiam nos fatos, mas, seguramente, no acreditam nas suas consequncias morais, pois, ao contrrio, mostrariam mais abnegao, indulgncia, moderao, e menos presuno de infalibilidade. Procur-los seria mesmo prestar-lhes um mau servio, porque seria fazer crer em sua importncia e que no podemos passar sem eles. Quanto aos que nos denigrem, tambm no nos devemos preocupar; homens que valem cem vezes mais que ns foram denegridos e ridicularizados; no poderamos ter privilgio quanto a esse ponto. Cabe-nos provar por nossos atos que suas diatribes no encontram ressonncia, e as armas de que se servem voltar-se-o contra eles. 6

5 6

Allan Kardec - Viagem Esprita em 1862, p. 20. Allan Kardec - Revista Esprita (maio de 1861), p. 144.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

V.

PANORAMA DOS CONFLITOS

A preocupao de Allan Kardec com o futuro do Espiritismo reafirma ainda mais os conflitos que teve de administrar. As cises, divises e contendas no so posteriores sua desencarnao, nascem com a Doutrina, ou seja, j no seu tempo surgiram vrias divises no seio do nascente movimento esprita francs. A seguir, um breve panorama dos conflitos internos que o Bom senso encarnado teve de administrar:

1. Ruth-Cline Japhet
A mdium sonmbula Ruth-Cline Japhet (1837-1885) bastante lembrada por ter feito a reviso final da primeira edio de O Livro dos Espritos, na poca com 20 anos de idade. Na Revista Esprita, ao explicar como elaborou a obra inicial da filosofia esprita, Kardec faz referncia direta ao concurso obtido das mdiuns irms B... (irms Baudin) e de Japhet, que participou do processo de reviso conforme recomendao dos espritos:
Mais tarde os Espritos recomendaram a sua completa reviso em conversas particulares para fazerem todas as adies e correes que julgaram necessrias. Essa parte essencial do trabalho foi feita com o concurso da senhorita Japhet, que se prestou com a maior boa vontade e o mais completo desinteresse a todas as exigncias dos Espritos, pois eram eles que marcavam os dias e as horas para suas lies.7

Em seguida, o fundador do Espiritismo ressalta o mrito do desprendimento, do desinteresse em no se fazer do livro algum objeto de especulao, referindo-se a Japhet como sonmbula notvel:
O desinteresse no seria aqui um mrito particular, visto que os Espritos reprovam todo trfico que se possa fazer de sua presena; a senhorita Japhet, que tambm sonmbula notvel, tinha seu tempo utilmente empregado, mas compreendeu, igualmente, que dele poderia fazer um emprego proveitoso, consagrando-se propagao da Doutrina. Quanto a ns, temos declarado desde o princpio, e nos apraz reafirmar aqui, jamais pensamos em fazer de O Livro dos Espritos objeto de especulao, devendo sua renda ser aplicada s coisas de utilidade geral; por isso seremos sempre reconhecidos aos que se associarem de corao, e por amor do bem, obra a que nos estamos consagrando. 8
7 8

Allan Kardec - Revista Esprita (janeiro de 1858), p. 34. Idem, p. 35.

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

As observaes de Kardec so curiosas e surpreendentes se considerarmos que Japhet era mdium profissional, fato que ele respeitava, mas desaprovava. Houve, talvez por isso, dentre outros motivos, um rompimento entre Japhet e Kardec, logo aps a publicao de O Livro dos Espritos, fato narrado por Alexandre Aksakof em artigo sobre a reencarnao na Frana (1875), a partir de informaes fornecidas pela mdium. Na entrevista concedida ao pesquisador russo, Japhet demonstra ressentimento em relao atitude de Kardec para com ela e os mdiuns. Grande parte do material que serviu de base estruturao de O Livro dos Espritos foi obtida, segundo Japhet, atravs de sua mediunidade e isso no foi sequer mencionado. Segundo Aksakof, trs quartos de seu contedo surgiram atravs de Japhet. como se ela reivindicasse direitos autorais de sua produo medinica. A mdium, inclusive, diz ter recebido por via medinica a revelao do nome Allan, que teria sido uma das encarnaes de Rivail. O outro nome, Kardec, foi, segundo ela, revelado pelo mdium J. Roze, que tambm era mdium da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas (SPEE). A narrao de Aksakof a respeito feita em tom de acusao ao fundador do Espiritismo:
Aps a publicao do Livro dos Espritos, que Kardec nem sequer presenteou a senhora Japhet com um exemplar, ele deixou o crculo e organizou um outro em sua prpria casa, sendo o senhor Roze o mdium. Assim que ele saiu, ele se apoderou de um conjunto de manuscritos que tinha levado da casa da senhora Japhet, e se deu o direito de um editor por nunca t-lo devolvido. Para os inmeros pedidos de devoluo que foram feitos a ele, ele contentou-se em responder: Deixe-a ir na lei contra mim. Estes manuscritos foram, em certa medida, til para a elaborao do Livro dos Mdiuns, cujo contedo, como diz a senhora Japhet, havia sido obtido atravs das comunicaes medinicas. 9

Possivelmente, o fato de Japhet ser mdium profissional causou um certo incmodo em Kardec, radicalmente contra a profissionalizao dos mdiuns e o uso da mediunidade com finalidade econmica. Ele levava muito a srio aquela conhecida mxima evanglica dai de graa o que de graa recebestes.

Alexandre Aksakof - Pesquisas sobre a origem histrica das especulaes reencarnacionistas dos espiritualistas franceses.

10

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Bem antes de Kardec se interessar pelos fenmenos espritas, Japhet j cobrava consultas e se apresentava como mdium sonmbula. Talvez, devido a esse procedimento, similar ao dos mdiuns ingleses, Japhet tenha sido marginalizada pelos espritas franceses, especialmente pelo ncleo de Allan Kardec. E, de fato, Japhet por muito tempo foi tida quase como morta, desaparecida, sumida, ningum sabia de seu paradeiro at Aksakof conseguir um encontro com ela, obtendo testemunhos e informaes na elaborao de seu polmico artigo, que mereceu resposta contundente tanto da jornalista e tradutora inglesa Anna Blackwell, amiga de Rivail e correspondente da Revista Esprita na Inglaterra, como de Pierre-Gatan Leymarie, brao direito de Allan Kardec e um dos mantenedores de seu legado doutrinrio. Ruth-Cline Bequet foi uma das mdiuns pioneiras do Espiritismo francs. Em 1845, fixa residncia em Paris onde conhece Roustan, na casa do sr. Millet., ambos magnetizadores. Roustan era muito amigo de Kardec. Da em diante, por motivos familiares, decide mudar o sobrenome Breguet para Japhet e passa a trabalhar profissionalmente como mdium sonmbula. A partir de 1849 integra-se a um novo grupo de estudos medinicos, do qual participavam muitos membros da elite francesa, dentre eles o jovem dramaturgo Victorien Sardou, o editor Pierre-Paul Didier, o filsofo holands Tiedeman-Manthse, o literato e doutor em letras Saint-Ren Taillandier, o empresrio corso Carlotti, dentre outros. Atravs de Sardou, Kardec conhece Japhet e passa a frequentar as reunies na casa do vivo sr. Japhet, na rua Tiquetone, 14. Em 1856, Kardec alternava a frequncia s reunies na casa do sr. Roustan e na de Japhet. Japhet j obtivera informaes acerca da reencarnao, antes do advento da Doutrina Esprita, reveladas pelos espritos de seu av, que havia sido mdico em vida, Santa Teresa, dentre outros. Inicialmente, as reunies do grupo eram realizadas nos moldes do Espiritualismo Americano, com os integrantes de mos dadas em forma de corrente, procedimento abandonado por Japhet em funo do uso da psicografia, prtica que se tornaria padro nas reunies medinicas dirigidas por Allan Kardec.

11

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Foi tambm atravs de Japhet que Kardec tomou conhecimento de sua misso, em reunio na casa do sr. Roustan, em 30 de abril de 1856, mediante o uso da cesta de bico: Foi esta primeira revelao positiva de minha misso, e confesso que, quando vi a cesta dirigir-se bruscamente para o meu lado e designar-me pelo nome, no pude deixar de sentir uma certa emoo.10 Apesar da indiscutvel importncia histrica, Japhet caiu no ostracismo, depois de romper com o grupo de Kardec, isto para surpresa de Aksakof:
Agora, no surpreendente que esta pessoa notvel, que tanto fez para o Espiritismo francs, esteja vivendo inteiramente desconhecida por vinte anos, e nenhuma notcia ou observao tenha sido feita sobre ela? Ao invs de ser o centro das atenes do pblico, ela totalmente ignorada; na verdade, eles a enterraram viva! Esperemos que uma devida reparao seja feita um dia. 11

2. Honorine Huet
Assim como o sensitivo israelense Uri Geller causou grande comoo nos anos 1970, quando aparecia na televiso, demonstrando seus supostos poderes paranormais, Honorine Huet, segundo as condies de seu tempo, pode ser considerada uma celebridade entre os praticantes da mediunidade. Era, provavelmente, a mdium mais famosa no perodo em que Allan Kardec iniciou suas pesquisas sobre as mesas girantes. Em quase todas as publicaes da poca a referncia a ela sempre acompanhada de muitas adjetivaes, ressaltando suas qualidades como mdium de efeitos fsicos. Huet iniciou suas atividades medinicas junto ao movimento espiritualista francs, que antecedeu o movimento kardecista. Logo se integrou ao grupo de Kardec, tornando-se uma das principais mdiuns da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas (SPEE). Huet tinha um pblico fiel e admirador de suas qualidades como mdium, quase todos integrantes da elite francesa, assduos frequentadores do espetculo quase circense das mesas girantes, realizadas nos sales de Paris. O diretor de La Revue Spiritualist, Pirart, rival de

10 11

Allan Kardec, Obras Pstumas, p. 228. Alexandre Aksakof - Pesquisas sobre a origem histrica das especulaes reencarnacionistas dos espiritualistas franceses.

12

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Kardec, grande admirador da mediunidade de efeitos fsicos de Huet, publicava mensagens, entrevistas e dissertaes por ela recebidas em seu peridico. Por outro lado, opinio diferente tinha o astrnomo Camille Flammarion, que conhecera Huet em um grupo que realizava experincias com a mdium, onde tinha a funo de secretrio. Flammarion testemunhou vrios fenmenos produzidos por Huet e sua anlise no muito favorvel mdium:
Na poca da qual falava h pouco (1861-1863), participei, como secretrio, de experincias realizadas regularmente uma vez por semana no salo de uma mdium reputada, a senhorita Huet, na rua Mont-Thabor. A mediunidade era, de algum modo, sua profisso e, mais de uma vez, ela foi flagrada blefando admiravelmente. Podemos supor que ela prpria, com muita frequncia, dava as pancadas, batendo seus ps contra a mesa. 12

No seu livro As casas mal-assombradas, Flammarion refere-se mdium, quando fala sobre a mistificao e a influncia do mdium:
No raro que um mdium intermita, de forma sub-reptcia, alguma coisa de sua inteligncia nas suas faculdades reais. Esse enxerto no anula, entretanto, a realidade das ditas faculdades. Isso o verifiquei eu mesmo, com (...) Srta. Huet. 13

A edio de agosto da Revista Esprita (1859) faz meno positiva Huet no artigo Pneumatografia ou escrita direta. Ao longo do ano seguinte, Kardec publica vrias mensagens recebidas pela mdium, at janeiro de 1861. A partir de ento, nada mais seria publicado. O nexo para se entender o afastamento de Huet o discurso contundente que Kardec proferiu na abertura do ano social, em 1 de abril de 1862, publicado na edio de junho da Revista Esprita. Aps as palavras iniciais, prossegue falando das vicissitudes enfrentadas pela SPEE, cuja causa vinha da poca em que se recrutava gente muito facilmente . E admite a divergncia em torno da reencarnao, que dividia espiritualistas e espritas: A doutrina da reencarnao foi o mais controvertido dos princpios e seus adversrios nada pouparam para abrir uma brecha, nem

12 13

Camille Flammarion - As foras naturais desconhecidas, p. 52. Camille Flammarion - As casas mal-assombradas, p. 261.

13

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

mesmo as injrias e grosserias, supremo argumento daqueles a quem falta boas razes. Ao falar dos mdiuns, repele as crticas e reafirma sua viso da mediunidade como instruo: Para ns, que antes de tudo buscamos a instruo, damos mais valor quilo que satisfaz ao pensamento do que ao que regala aos olhos. Assim preferimos um mdium til, com o qual aprendemos alguma coisa, a um outro admirvel, em quem nada aprendemos. (Grifo meu). Esse aprendizado se faz com o dilogo, com a anlise criteriosa da produo medinica, porque os Espritos esto longe de possuir a soberana cincia e que se podem enganar; que, por vezes, emitem ideias prprias, justas ou falsas. Por isso, diz Allan Kardec, preciso haver discusso: Mas, como discutir comunicaes com mdiuns que no suportam a menor controvrsia, que se melindram com uma observao crtica, com uma simples observao, e acham mal que no se aplaudam as coisas que recebem, mesmo aquelas inadas de grosseiras heresias cientficas? (Grifo meu). como o ator que se sentisse ofuscado com as crticas aos versos que declama, que no so de sua autoria, argumenta Kardec, postura incompatvel com o estudo: como buscamos a instruo, no podemos deixar de discutir, mesmo com o risco de desagradar aos mdiuns. Assim, outrora alguns se retiraram, como o sabeis, por este motivo, embora no confessado e porque no tinham podido importar-se perante a Sociedade como mdiuns exclusivos e intrpretes infalveis das potncias celestes.14 (Grifo meu). Kardec era discreto, mas direto em suas anlises. O recado estava dado, evidentemente dirigido Honorine Huet e aos mdiuns e dirigentes que se afastaram da SPEE, entre eles M. Roze.
15

14 15

Allan Kardec - Revista Esprita (junho de 1862), p. 164.

Anlise semelhante pode ser conferida em Laboratories of faith - Mesmerism, spiritism and occultism in modern France, do historiador estadunidense John Warne Monroe.

14

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Em 15 de abril de 1867 a mdium lana o peridico bimensal O Progresso Espiritualista (Le Progrs Spiritualiste), contendo, dentre outras contribuies diversas, artigos, textos e dissertaes recebidas mediunicamente por Honorine Huet, que responde como redatora-chefe, fato raro para a poca. Interessante observar a coluna de livros recomendados: no h meno alguma obra de Allan Kardec. Na relao de jornais e revistas, podemos ver La Revue Spirite, de Paris, mais nada. Obviamente que, sem ter inteno, Kardec acaba dando o troco em Huet e no menciona seu nome ao noticiar, na Revista Esprita, o lanamento do novo mensrio, sucessor do extinto peridico LAvenir, dirigido por M. DAmbel, mdium da Sociedade Esprita de Paris.
16

Kardec demonstra, como sempre, seu esprito de tolerncia. Mesmo no concordando com as ideias do novo peridico, no deixou de divulg-lo, sem, contudo, deixar de expressar sua abalizada opinio:
Novo jornal que aparece duas vezes por ms, desde 15 de abril, no formato do antigo Avenir, ao qual anuncia suceder. O Avenir se constitura no representante de ideias s quais no podamos dar a nossa adeso. No uma razo para que tais ideias no tenham o seu rgo, a fim de que cada um esteja em condio de as apreciar, e que se possa julgar de seu valor pela simpatia que encontram na maioria dos espritas e sua concordncia com o ensinamento da generalidade dos Espritos. Como o Espiritismo s adota os princpios consagrados pela universalidade do ensinamento, sancionado pela razo e pela lgica, sempre marchou e marchar sempre com a maioria; o que constitui a sua fora. No h, pois, nada a temer das ideias divergentes; se forem justas, prevalecero e o Espiritismo as adotar; se forem falsas, cairo. Ainda no podemos apreciar a linha que seguir, a esse respeito, o novo jornal. Em todo o caso, julgamos um dever assinalar o seu aparecimento aos nossos leitores, a fim de que o possam julgar por si mesmos. Seremos felizes por encontrar nele um novo campeo srio de sua doutrina e, neste caso, desejamos-lhe grande sucesso. 17

O necrolgio de DAmbel, desencarnado em 17 de novembro de 1866, pode ser conferi do na Revista Esprita (dezembro de 1866). DAmbel foi secretrio particular de Kardec e abandonou a funo em 1865, certamente por divergncias com o fundador do Espiritismo, tendo sido substitudo pelo dirigente bordelense mile Sab. Na prtica, como se diz, Kardec trocou seis por meia dzia, porque Sab era assumidamente religioso e roustainguista.
17

16

Allan Kardec - Revista Esprita (junho de 1867), p. 267 e 268. Grifo meu.

15

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

3. J. Roze
O mdium J. Roze mais conhecido por ter revelado, conforme a mdium Cline Japhet, o nome prprio Kardec, de uma das supostas encarnaes de Denizard Rivail. Aps frequentar as reunies na casa de Japhet, Allan Kardec se afasta e comea a promover reunies privadas em sua casa, tendo o mdium J. Roze como um dos principais intrpretes dos espritos. Essas reunies tornar-se-iam o embrio da futura Sociedade Parisiense de Estudos Espritas (SPEE), que comeou com o nome provisrio de Crculo Parisiense de Estudos Espritas. Mdium sonmbulo, impressor de profisso, Roze j era setuagenrio quando Allan Kardec deu incio elaborao de O Livro dos Espritos . Tornou-se membro titular da SPEE e um de seus mdiuns principais. Em 1860, o fundador do Espiritismo publica na Revista Esprita inmeras comunicaes medinicas obtidas por Roze, um dos poucos mdiuns que recebiam mensagens ditadas pelo Esprito de Verdade. De 1861 em diante, nada mais seria publicado na Revista. Apenas para se ter uma ideia dos nomes clebres, o mdium J. Roze recebia mensagens dos espritos de So Vicente de Paulo, Santo Agostinho, Esprito de Verdade, Abelardo, Lamennais, So Lus, dentre outros. Depois de se afastar do grupo de Kardec, a exemplo de Honorine Huet, inicia carreira solo como mdium e publica Revelaes do mundo dos espritos (Rvlations du monde des esprits), no incio de 1862, o primeiro de trs volumes, extensa obra composta de dissertaes, parbolas, evocaes recebidas mediunicamente por ele. Os autores espirituais so quase os mesmos que se manifestavam atravs de J. Roze na SPEE. Alm do Esprito de Verdade, que assina boa parte das comunicaes, quase sempre no formato dialgico de perguntas e respostas, outros espritos que animaram personalidades conhecidas tambm colaboram, como Arago, Emanuel Swedenborg, Fnelon, Charles Fourier, So Toms de Aquino, dentre outros. Na introduo, assinada por J. Roze, uma interessante advertncia:
16

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Ns no nos arvoramos na pretenso de estar exclusivamente em posse da verdade, e diante de nossa incapacidade para resolver tal questo, ns entendemos que necessrio permitir a plena liberdade de ao e pensamento do leitor, a fim de que ele possa por si mesmo estabelecer seu prprio julgamento. 18

Allan Kardec, como sempre fazia, foi bem lacnico e no deu muita importncia ao trabalho de Roze, tanto que na Revista Esprita no h registro algum sobre o lanamento de seu livro. Ele o menciona em seu opsculo Catlogo Racional das obras para se fundar uma biblioteca esprita (1869), ao incluir Revelaes do mundo dos espritos, do ex-mdium da SPEE, classificado em Obras Diversas sobre o Espiritismo:
Teoria cosmognicas e psicolgicas notoriamente contraditadas pela Cincia e pelo ensino geral dos Espritos, e que a Doutrina Esprita no pode admitir. 19

Na Revista Esprita (1898), o ento editor-chefe Pierre-Gatan Leymarie destaca a obra de J. Roze, equiparando-a de Lon Denis, Camille Flammarion, Gabriel Delanne porque contm integralmente a moral evanglica e possui o mesmo selo da moral do Cristo e do declogo.
20

Todavia, ao nos depararmos com a obra de J. Roze surge uma questo que no quer calar: seriam as suas mensagens medinicas apcrifas? So realmente os mesmos espritos que ele recebera no grupo de Kardec? Se o so, tambm seriam apcrifas as mensagens anteriores? Eis algo que talvez nunca saibamos.

4. Jean-Baptiste Roustaing
A obra de Jean-Baptiste Roustaing (1805-1879) seduziu muita gente. O secretrio particular de Kardec, mile A. Sab, de Bordeaux, tornou-se roustainguista convicto. A escritora e jornalista inglesa Anna Blackwell tinha admirao pela sua obra, a ponto de ter intermediado a traduo inglesa.
18

J. Roze - Rvlations du monde des esprits - dissertations spirites, vol. I, Introduction, p. IV. No original : Nous n'avons pas la prtention d'tre exclusivemnt en possession de la vrit, et dans notre incapacit de rsoudre la question, nous avons cru devoir laisser toute libert d'action et de pense au lecteur, afin qu'il puisse de lui-mme asseoir son jugement. Traduo livre do autor.
19 20

Allan Kardec - Catlogo Racional das obras para se fundar uma biblioteca esprita, p. 15. Pierre-Gatan Leymarie - Rflexions philosophiques, in Revue Spirite (1898), 41 ano, n 8, outubro de 1898, p. 451.

17

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Pierre-Gatan Leymarie, um dos continuadores do legado kardequiano, tambm nutria simpatias por Roustaing, advogado da Corte Imperial de Bordeaux, sua cidade natal. O segmento religioso da SPEE certamente se alinhava s ideias catlicas do ex-bastonrio de Bordeaux, mas nunca se constituiu em movimento hegemnico, fato que ocorreria somente no Brasil, com a adeso incondicional da Federao Esprita Brasileira. Roustaing at hoje desconhecido na Frana. Durante uma enfermidade, que durou quase todo o ano de 1860, Roustaing leu a Bblia, O Livro dos Espritos e O Livro dos Mdiuns, no final daquele ano.21 Em maro de 1861, escreve para Kardec, que lhe indica o grupo de Sab, em Bordeaux. Kardec publica na Revista Esprita (junho 1861) a segunda carta de Roustaing remetida a ele, e v com entusiasmo a coragem e determinao do novo adepto recm-iniciado: nem todos tm, como ele, a coragem da prpria opinio, o que estimula os adversrios.
22

A nsia, manifestada na carta, de encontrar pessoalmente o mestre no se realizou, mesmo quando Allan Kardec esteve em Bordeaux, em setembro de 1861, a convite de Sab, numa inexplicvel ausncia de Roustaing, provavelmente devido s divergncias epistolares, cujo contedo desconhecemos at hoje. O escritor carioca Carlos Imbassahy Filho sustenta que teve acesso, tanto quanto seu pai, a uma carta de Allan Kardec remetida a Roustaing, manuscrito em poder, na poca, do pesquisador esprita e tradutor Silvino Canuto Abreu, proprietrio de documentos e outros manuscritos raros do fundador do Espiritismo, e amigo ntimo de Imbassahy pai. Kardec teria declarado que Roustaing estava obsidiado, afirmao grave que teria moti-

Ver o prefcio de Roustaing, publicado em 1882, Les quatre vangiles de J.-B. Roustaing: Rponse ses critiques et ses adversaires / dit par les lves, de J.-B. Roustaing, por iniciativa de seus discpulos.
22

21

Allan Kardec - Revista Esprita (junho de 1861), p. 259.

18

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

vado a no divulgao do documento, a fim de no criar mais polmica e ciso entre os espritas brasileiros.
23

Na carta, observa-se nitidamente a formao catlica de Roustaing pela linguagem piedosa, empolada, adjetivosa, cheia de arroubos e citaes evanglicas. Seu esprito religioso evidente. Talvez tenha sido o primeiro a divulgar a ideia de que Jesus de Nazar seria O Esprito de Verdade, esprito coordenador no mundo extrafsico do trabalho de estruturao do Espiritismo.
24

A questo toda comea em abril e maio de 1866, com o lanamento de Os Quatro Evangelhos - Espiritismo Cristo ou Revelao da Revelao (Les Quatre vangeles - Spiritisme Chrtien ou Rvlation de la Rvlation), livro psicografado pela mdium belga milie Collignon, sob a coordenao de Roustaing. Obra de flego, publicada inicialmente em trs volumes, para uns extremamente prolixa e antidoutrinria, para outros, um curso superior de Espiritismo, a Quarta Revelao.
25

A anlise das ideias roustainguistas no cabe nos limites deste estudo. O leitor poder conferir numa infinidade de obras, tanto contra como a favor, essa polmica apaixonada que tem rendido quantidade inumervel de livros, artigos e entrevistas. realmente um tema que divide a comunidade esprita, desde que um grupo de espritas cariocas aderiu, no final do sculo 19, ao
A afirmao corroborada pelo escritor esprita Krishnamurti de Carvalho Dias, em seu livro Roustaing. Os herdeiros e amigos de Canuto fundaram o Instituto Canuto Abreu com o objetivo de preservar a memria do historiador e seu acervo, rico em documentos e manuscritos de Kardec, adquiridos por ele na Frana, antes da II Guerra Mundial. Parte deste acervo foi doado ao Museu Esprita de So Paulo, fundado por Paulo Toledo Machado e Federao Esprita Brasileira. O Instituto cedeu ao Conselho Esprita Internacional (CEI) sete cartas inditas de Kardec, digitalizadas e traduzidas pelo CEI para o portugus, castelhano e ingls, divulgadas durante o 4 Congresso Esprita Mundial, realizado de 2 a 5 de outubro de 2004, na Frana. A referncia ao Esprito de Verdade bem explcita, como se observa nesta passagem da carta enviada a Kardec: Agradeo com alegria e humildade a esses divinos mensageiros por terem vindo nos ensinar que o Cristo est em misso na Terra para a propagao e o sucesso do Espiritismo, esta terceira exploso da bondade divina, em cumprimento daquela palavra final do Evangelho: Unum ovile et unus pastor; por nos ter vindo dizer: Nada temais! O Cristo por eles chamado Esprito de Verdade o primeiro e mais santo missionrio das ideias espritas. Estas palavras me tinham tocado vivamente e eu me perguntava: Mas onde ento est o Cristo em misso na Terra? A Verdade comanda, conforme expresso do Esprito Marius, bispo dos primeiros tempos da Igreja, essa falange de Espritos enviados por Deus em misso na Terra, para a propagao e o sucesso do Espiritismo. Revista Esprita (junho de 1861), p. 255. Grifo meu. No Brasil, devido a critrios editoriais, a Federao Esprita Brasileira (FEB) publicou o livro em quatro volumes, com traduo de Guillon Ribeiro, em 1920. A primeira edio, lanada em 1909, foi traduzida pelo primeiro presidente da FEB, Francisco Raimundo Ewerton Quadros e lanada conforme o original, em trs volumes.
25 24 23

19

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

roustainguismo e, por conta da hegemonia poltica conquistada atravs da FEB, vem divulgando essa corrente dissidente at hoje. Allan Kardec faz uma resenha do livro de Roustaing na Revista Esprita (junho de 1866), mas no entra em polmica com o autor. Afirma que a obra no colide com os princpios bsicos do Espiritismo, porm coloca-a sub judice, espera de comprovao futura:
Consequente com o nosso princpio, que consiste em regular nossa marcha pelo desenvolvimento da opinio, at nova ordem no daremos s suas teorias nem aprovao, nem desaprovao, deixando ao tempo o cuidado de as sancionar ou as contraditar. Convm, pois, considerar essas explicaes como opinies pessoais dos Espritos que as formularam, opinies que podem ser justas ou falsas, e que, em todo o caso, necessitam da sano do controle universal, e, at mais ampla confirmao, no poderiam ser consideradas como partes integrantes da Doutrina Esprita. 26

Sobre a ideia basilar de que Jesus teria um corpo fludico e no um corpo carnal, Kardec bem prtico e reticente:
Sem a prejulgar, diremos que j foram feitas srias objees a essa teoria, e que, em nossa opinio, os fatos podem perfeitamente ser explicados sem sair das condies da humanidade corporal. 27

Kardec, como editor experiente que era, questiona a edio e a clareza da obra. Segundo ele, poderia ter sido resumida a apenas um volume, ao invs do caudaloso formato de trs volumes. E quanto forma de abordagem, o fundador do Espiritismo entende que muitas partes do livro perdem a clareza na medida em que mostram-se muito extensas, prolixas:
Achamos que certas partes so desenvolvidas muito extensamente, sem proveito para a clareza. A nosso ver, se a obra se tivesse limitado ao estritamente necessrio, poderia ter sido reduzida a dois, ou mesmo a um s volume, com isso ganhando em popularidade. 28

No Catlogo Racional, Kardec cita o livro de Roustaing apenas entre as obras complementares da Doutrina, vinculando-a ao docetismo, heresia sur26 27 28

Allan Kardec - Revista Esprita (junho de 1866), p. 258. Grifo meu. Idem, p. 259. Ibidem.

20

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

gida na Idade Mdia, nos sculos II e III, que negava a existncia do corpo carnal do Cristo, cuja crucificao teria sido, portanto, aparente.
A teoria formulada nesta obra sobre a natureza fludica do corpo de Jesus, que no teria nascido e sofrido seno em aparncia, a mesma dos docetistas e dos apolinaristas dos primeiros sculos da Era Crist. (Sobre essa teoria, vide A Gnese segundo o Espiritismo, captulo XV, n 64 e 68.). 29

Como se v, Kardec no d muita importncia a Roustaing. Isso deve ter revoltado seus adeptos que, por conta disto, publicaram na edio de 1882 um prefcio obra, escrito por Roustaing antes de desencarnar, onde rebate as crticas do fundador do Espiritismo, demonstrando vasta cultura esprita e geral. Esse prefcio foi publicado parcialmente na traduo de Guillon Ribeiro, lanada em 1920 e, posteriormente, suprimido a partir de 1942. No h dvidas de que Roustaing deve ter ficado muito ressentido, magoado mesmo com a indiferena doutrinria e afetiva de Kardec. No prefcio publicado por seus seguidores, ele questiona o controle universal do ensino dos espritos e diz que Kardec promoveu um enterro de luxo (bel enterrement) de sua obra e ainda o acusa de querer ser o Papa de uma religio, o que resultaria na criao de uma ortodoxia esprita (orthodoxie spirite), de uma seita de sectrios, sob o nome de Kardecismo ou Kardequistas (sous le nom de Kardcisme et de Kardekistes).
30

Roustaing tambm deve ter ficado chateado com a epstola do esprito Erasto, em outubro de 1861, dirigida especialmente ao movimento esprita de Bordeaux. Quando se dirige aos espritas de Lyon, Erasto toca em questes de natureza social e aconselha-os a se precaverem contra ideologias polticas causadoras de discrdia e desunio. E no foi por acaso, porque Lyon era um centro industrial, l o movimento operrio era bem organizado e as ideologias de esquerda assediavam seus quadros.

Allan Kardec - Catlogo racional das obras para se fundar uma biblioteca esprita, p. 12. A indicao de A Gnese sintomtica porque os captulos citados rebatem a tese do corpo fludico de Jesus. Jean-Baptiste Roustaing - Les quatre vangiles de J.-B. Roustaing: Rponse ses critiques et ses adversaires/dit par les lves de J.-B. Roustaing, p. 64.
30

29

21

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

J no caso de Bordeaux, a epstola de Erasto foi bem especfica e prospectiva. O esprito faz um alerta contra a hipocrisia religiosa e a influncia dos maus espritos, que poderiam provocar cises e ciladas, comprometendo o estudo e a divulgao do Espiritismo:
Tereis de lutar no s contra os orgulhosos, os egostas, os materialistas e todos esses infelizes que se acham imbudos do esprito do sculo, mas, ainda e principalmente, contra a turba dos Espritos enganadores que, encontrando em vosso meio uma rara reunio de mdiuns, pois a tal respeito sois os mais favorecidos, logo viro assaltar-vos: uns, com dissertaes sabiamente combinadas, nas quais, graas a algumas tiradas piedosas, insinuaro a heresia ou algum princpio subversivo; outros, com comunicaes abertamente hostis aos ensinos dados pelos verdadeiros missionrios do Esprito de Verdade. 31

Em seguida faz uma sria advertncia aos perigos trazidos por impostores ocultos, escondidos sob a mscara da religio:
Ah! crede-me, no temais desmascarar os velhacos que, novos Tartufos, se introduziriam entre vs sob a mscara da religio; sede igualmente impiedosos para com os lobos devoradores, que se ocultariam sob peles de cordeiro. 32

Pelos alertas do esprito Erasto, difcil imaginar outro meio que no Bordeaux, para o surgimento de Os Quatro Evangelhos, como se ele estivesse prevendo o que aconteceria com o lanamento dessa obra. O que no de admirar, j que Erasto se colocava como o esprito responsvel pelos rumos do movimento esprita, sob a direo do Esprito de Verdade. De todas as dissidncias surgidas no tempo de Kardec, o roustainguismo a que deixou marcas mais profundas. De um lado, devido ao fanatismo de seus seguidores e de outro, pela ortodoxia e sectarismo dos opositores, numa guerra sem fim. Em meio a essa turba, grande parte dos opositores de Roustaing nunca leu sua obra e, se leu, no entendeu. Digo isso porque a contenda do corpo fludico de Jesus questo menor, diante de todo o contedo assumidamente cristo da obra de Roustaing, com uma viso nitidamente religiosa e fatalista da reencarnao, vincu-

31 32

Esprito Erasto, Primeira epstola aos espritas de Bordeaux - Revista Esprita (novembro de 1861), p. 502. Grifo meu. Idem. Grifo meu.

22

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

lada ao catolicismo e resultante da opinio isolada de meia dzia de espritos, aceita sem mais delongas por segmentos do movimento esprita, muito mais catlicos do que kardecistas. E no h como negar a mgoa de Roustaing em relao Kardec. Sem dvida, ele se decepcionou porque esperava outro tipo de comportamento por parte dele, a quem muito considerava, colocando-se como um discpulo fiel e atento. Seu comportamento e posicionamento evidenciam isso, fato reforado tambm pela atuao de seus partidrios. Isso no significa que Roustaing tenha virado as costas para o fundador do Espiritismo, que tenha agido com despeito e se tornado inimigo seu. A rejeio que sofreu e a falta de ateno seriam motivos suficientes, em qualquer pessoa normal, para que se voltasse contra o mestre. No foi o que aconteceu. Longe de ser mais uma ovelha desgarrada, Roustaing permaneceu firme em seus propsitos, dedicando sua vida divulgao da Doutrina Esprita. Poucos sabem deste fato, mas Roustaing deixou em seu testamento, datado de 2 de dezembro de 1861, claras instrues para que fossem doados a Allan Kardec 20 mil francos, na qualidade de presidente da Sociedade Esprita de Paris, morando atualmente na rua Ste.-Anne n 59 Passage Ste.-Anne, doao destinada propagao do Espiritismo em Frana e no estrangeiro, por todos os meios possveis, os mais oportunos e os mais eficazes.33 Era uma quantia considervel para a poca, maior parcela de seu esplio, fato que, a meu ver, evidencia seu profundo respeito e carinho pelo trabalho de Allan Kardec. Confesso que tenho simpatias pela figura de Roustaing, mesmo no concordando em nada com suas ideias. Por conta dessa contenda, Roustaing tem sido visto, de modo injusto, como um sujeito desqualificado, invejoso, ingnuo, obsidiado, inimigo da Doutrina e rival de Kardec. O que no verdade. Ele era muito culto, profundo conhecedor do Espiritismo, carismtico, extrovertido suponho, como se v pela linguagem e abordagem terica. Como
33

Luciano dos Anjos - Jean-Baptiste Roustaing, O missionrio da f.

23

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

qualquer esprita, tinha todo o direito de seguir um caminho divergente, diferente at, como o fez de fato, ajudando a consolidar o segmento religioso e hegemnico do Espiritismo, sem que isso o desmerea como adepto convicto que sempre demonstrou ser. Se Roustaing estava ou no obsidiado, o de menos. O que vale a sua obra que est a para ser analisada, estudada e criticada de modo honesto, sincero, mas com fundamento, segundo o critrio esprita, o respeito e a tolerncia, procedimentos muito bem exemplificados por Kardec.

5. Camille Flammarion
Camille Flammarion (1842-1925) tinha apenas 19 anos quando tomou contato com o Espiritismo. Criado nos princpios da Igreja Catlica, nessa poca passava por uma profunda crise existencial, o que o fez abandonar a f nos ensinamentos da Igreja. H trs anos era aluno de astronomia do Observatrio Imperial de Paris. Conta ele que por volta de novembro de 1861, estava passando pela galeria Odeon, em Paris, e chamou-lhe ateno O Livro dos Espritos, de Allan Kardec:
Comprei-o e o li com avidez, pois vrios captulos pareciam-me estar de acordo com as bases cientficas do livro que, ento, eu estava escrevendo - La Pluralit des Mondes habits (A Pluralidade dos Mundos Habitados). Fui procurar o autor, que props que eu entrasse corno membro associado livre para a Socit Parisienne des tudes Spirites (Sociedade Parisiense de Estudos Espritas), que ele fundara e da qual era presidente. Eu aceitei e acabo de encontrar, por acaso, o carto verde assinado por ele em 15 de novembro de 1861. 34

No ano seguinte lana Pluralidade dos Mundos e recebe uma dissertao medinica assinada pelo esprito Galileu, dividida em trs partes, intitulada Estudos Uranogrficos. Kardec a publica na Revista Esprita e, logo na introduo, diz o seguinte: De certo modo as trs comunicaes (...) constituem a iniciao de um jovem mdium.35 Mais tarde, o fundador do Espiri-

34 35

Camille Flammarion - As foras desconhecidas, p. 41. Allan Kardec - Revista Esprita (set. 1862), p. 280.

24

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

tismo ir incluir em A Gnese (1868) os estudos de astronomia recebidos pelo jovem astrnomo. Kardec faz uma resenha do livro recm-lanado por Flammarion na Revista Esprita, colocando-o como a confirmao cientfica de um dos princpios da Doutrina Esprita, a pluralidade dos mundos habitados, uma das revelaes capitais feita pelos Espritos. As referncias ao jovem astrnomo so as melhores possveis:
O sr. Flammarion um dos membros da Sociedade Esprita de Paris, e seu nome figura como mdium nas notveis dissertaes ensinadas por Galileu, e que publicamos em setembro ltimo, sob o ttulo de Estudos Uranogrficos. Por esse motivo sentimo-nos felizes ao lhe fazer meno especial. 36

Pelo tratamento vip e abordagem de Allan Kardec, nota-se sua admirao e entusiasmo pela adeso e trabalho de um jovem to culto, precoce e devotado ao estudo e prtica do Espiritismo. Certamente, o mestre via no jovem aprendiz o potencial necessrio para ser seu sucessor. A deferncia que os membros da SPEE tinham por Flammarion era to grande que o discurso fnebre principal, no funeral do fundador do Espiritismo, foi proferido por ele, a convite de dirigentes da sociedade e, em particular, da viva Amlie-Gabrielle Boudet. E no exagero afirmar que esse discurso marca o incio de seu rompimento com o grupo de Kardec. Em meio ao preito de homenagem, tece crticas ao mestre, o bom senso encarnado, segundo sua prpria definio. Flammarion reala em seu discurso o carter cientfico do Espiritismo em detrimento de algum suposto carter religioso, acusa Kardec de ter realizado trabalho pessoal, centralizado e faz referncia ao conflito mal resolvido que existia entre os espritas e os espiritualistas:
Despertou rivalidade; fez escola sob uma forma um tanto pessoal; existe alguma diviso entre os espiritualistas e os espritas. 37

36 37

Idem (jan. 1863), p. 28. Camille Flammarion - Revista Esprita (maio 1869), p. 137.

25

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Flammarion aceita a incumbncia de proferir o discurso fnebre, mas recusa o convite que lhe foi feito para presidir a Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, alegando, com razo, que nove dentre dez integrantes da sociedade concebiam o Espiritismo como religio, alm do que a identidade dos espritos est longe de ser provada.
38

Desse momento em diante Flammarion afasta-se do grupo de Kardec e dedica-se ao estudo dos fenmenos espritas, seguindo um critrio mais independente, distante da metodologia at ento adotada e da adeso esprita motivada simplesmente pela f. Em suas obras autobiogrficas, Flammarion revisita o Espiritismo e sua atuao como mdium da SPEE, renegando aquilo do qual era convicto: 1. As mensagens recebidas por ele sobre astronomia nada teriam a ver com Galileu. Segundo ele: Essas pginas sobre astronomia nada me ensinaram. No tardei em concluir que elas eram apenas o eco daquilo que eu sabia e que Galileu nada tinha a ver com aquilo. Era como uma espcie de sonho acordado. Alm disso, minha mo parava quando eu pensava em outros assuntos.
39

2. Ao questionar a origem das comunicaes medinicas por ele recebidas, descarta qualquer contribuio do Espiritismo em matria de estudos astronmicos:
Esses pensamentos eram-me habituais: so os de um estudante de dezenove, vinte anos, que adquiriu o hbito de pensar. No duvido que eles emanassem totalmente do meu intelecto, e que o ilustre astrnomo florentino nada tivesse a ver com isso. Foi, alis, uma colaborao da mais completa inverossimilhana. O mesmo aconteceu em todas as comunicaes de ordem astronmica. Elas no fizeram a cincia avanar nenhum passo. Nenhum ponto da histria, obscuro, misterioso ou inverdico foi tampouco esclarecido pelos espritos. Nunca escrevemos seno aquilo que sabemos, e nem o acaso deu-nos alguma coisa. 40

38 39 40

Camille Flammarion - Memoires biographiques et Philosophiques d'un Astronome, p. 498. Camille Flammarion - As foras naturais desconhecidas, p. 44. Idem, p. 63.

26

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

2. Questiona o mtodo usado por Kardec no estudo da mediunidade, que deixa margem s maiores dvidas e renega a autoria das mensagens medinicas: no apenas as assinaturas daquelas pginas no eram autnticas, mas tambm que a ao de uma causa externa no foi demonstrada, e que, em consequncia de um processo cerebral a ser estudado, ns mesmos somos os seus autores mais ou menos conscientes.
41

3. Coloca em dvida a autenticidade de romances medinicos de carter histrico e a descrio de vida em outros planetas: parecem indicar uma espcie de desdobramento do indivduo, uma segunda personalidade, mas sem nenhuma prova de autenticidade. 4. No discurso proferido durante o funeral de Allan Kardec reafirma o carter cientfico do Espiritismo e descarta um suposto carter religioso: Porque, senhores, o espiritismo no uma religio, mas uma cincia , cincia da qual conhecemos apenas o b--b. O tempo dos dogmas acabou. E rejeita o conhecimento esprita acerca do mecanismo dos fenmenos medinicos: pelo estudo positivo dos efeitos que se chega apreciao das causas. Na ordem dos estudos reunidos sob a denominao genrica de espiritismo, os fatos existem. Mas ningum conhece o seu modo de produo.
42

5. Questiona as imagens e supostas informaes sobre a vida em outros planetas, especialmente Jpiter, devido s psicopictoriografias recebidas pelo dramaturgo francs e mdium Victorien Sardou, publicadas por Allan Kardec na Revista Esprita (agosto de 1858), segundo ele, fruto da iluso e da imaginao:
Talvez no se passe um s ano sem que mdiuns me tragam desenhos de plantas e de animais da Lua, de Marte, de Vnus ou de algumas estrelas. Esses desenhos so mais ou menos bonitos e mais ou menos curiosos. Mas, no somente nada nos leva a admitir que eles representem, realmente, coisas reais existentes em outros mundos, como tambm tudo prova, ao contrrio, que eles so produto da imaginao: essencialmente terrestres de aspectos e de formas, no correspondendo nem
41 42

Ibidem, p. 45. Ibidem, p. 48. Grifo meu.

27

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

mesmo ao que conhecemos das possibilidades de vida naqueles mundos. Os desenhistas deixaram-se enganar pela iluso. 43

A rigor, Camille Flammarion no o que se poderia chamar de desertor. Inclumos seu nome devido principalmente s divergncias e discordncias que teve da obra e do grupo de Kardec. Na classificao do fundador do Espiritismo, Flammarion inclui-se entre os desertores sinceros, porque tm liberdade de conscincia, o direito divergncia e de seguir outro caminho, com o sincero desejo de buscar e propagar a verdade. Ainda sim, a vida e a obra desse grande astrnomo permanecem como referncia doutrinria para as novas geraes de espritas.

43

Ibidem, p. 60.

28

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

VI.

LTIMAS CONSIDERAES

O panorama que o leitor pde apreciar apenas plida ideia dos conflitos que Allan Kardec enfrentou. De todo esse elenco de eventos, que a primeira vista conduziria o Espiritismo ao precipcio, gostaria de, para finalizar, ressaltar trs aspectos que, a meu ver, devem ser considerados: 1. O vis religiosista no comeou aqui na Amrica Latina, especialmente no Brasil. Essa infeco vem de longa data, presente no evangelismo de Roustaing, no melindre e fascinao dos mdiuns, na linguagem adotada por Kardec em sua obra, na vinculao ao cristianismo, nas divergncia doutrinrias. Ou seja, imaginar o Espiritismo francs como algo doutrinariamente puro e imaculado um equvoco, to grande quanto imaginlo contaminado pelo misticismo brasileiro, da ter se transformado em religio. No to simples e cartesiano assim. Trata-se de questo complexa, cujo processo histrico s pode ser entendido integralmente com uma viso interdisciplinar, com subsdios da antropologia, sociologia, histria, filosofia, psicologia social etc. O fato que Kardec no conseguiu conter o avano da mentalidade religiosa, mtica na SPEE e nem conseguiu estabelecer bases de concrdia entre espiritualistas e espritas. Considerar o Espiritismo como religio, ainda que no sentido de lao, tambm no foi suficiente para amainar os nimos exaltados. A SPEE tornou-se, em seu dizer, um foco permanente de intrigas por aqueles que se diziam meus partidrios e que, agradando-me na frente, me ultrajavam pelas costas.44 Tentou, em vo, afastar-se da presidncia da sociedade, cargo que ocupou at o fim da vida. 2. O segundo aspecto que quero ressaltar a contenda entre espritas e espiritualistas, muito bem evidenciada no conflito de Kardec com os mdiuns J. Roze e Honorine Huet, ambos inicialmente espritas, mas posteriormente espiritualistas. Como vimos, cada qual seguiu seu caminho, nas trilhas do espiritualismo, em paralelo ao grupo de Kardec.

44

Allan Kardec - Obras Pstumas, p. 234.

29

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Os primeiros grupos medinicos franceses tinham, inicialmente, o espiritualismo norte-americano como referncia. Com o tempo, o padro kardequiano se imps, o uso da psicografia prevaleceu, o que no impediu o crescimento do movimento espiritualista francs, avesso ideia da reencarnao e afinado com as prticas medinicas do Novo Mundo. Isto posto, oportuno lembrar da atuao do magnetista e espiritualista Zephyre-Joseph Pirart (1818-1879), rival de Allan Kardec e diretor da Revista Espiritualista (Revue Spiritualiste), mensrio concorrente da Revista Esprita, fundado na mesma poca, e que volta e meia publicava artigos contra Kardec e seu Espiritismo reencarnacionista. A questo to sria que dividiu o movimento esprita nascente. A pedra de toque foi a doutrina da reencarnao, que os espiritualistas no admitem. O espiritualismo ingls, bastante influenciado pelo Spiritualism Modern norte-americano, rejeitou a reencarnao. O movimento criado por Allan Kardec agregou adeptos do magnetismo, mdiuns profissionais e partidrios do espiritualismo, cuja divergncia com os espritas foi mencionada, como vimos, pelo astrnomo Camille Flammarion. H na Revista Esprita um estudo interessante de Allan Kardec intitulado A Escola Esprita Americana, onde ele analisa as origens e caractersticas desse movimento e a questo da reencarnao, ponto principal da discrdia com a Doutrina Esprita. Segundo Kardec, o Espiritismo experimental estava em seu terreno na Amrica, ao passo que a parte terica e filosfica encontrava na Europa elementos mais propcios ao seu desenvolvimento e conclui: a Amrica foi o bero do Espiritismo, mas foi na Europa que ele cresceu e fez suas humanidades.
45

Na introduo a O Livro dos Espritos, a distino semntica que Kardec faz entre as palavras espiritualismo e espiritismo, entre espiritualista e esprita ou espiritista, no foi suficiente para definir e delimitar as caractersticas de cada escola de pensamento, cujo conflito ideolgico no foi possvel de ser dirimido pela ao de Kardec.
45

Allan Kardec - Revista Esprita (maio de 1864), p. 146.

30

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

3. O fundador do Espiritismo nunca foi favorvel a algum tipo de corporativismo medinico. A identidade do mdium era para ele fato irrelevante. O mdium era um instrumento, aparelho de comunicao, fosse hoje, apenas mais outra mdia. Se os espritos eram para Kardec apenas fontes de informao, nada mais, que dir os mdiuns... A relao com eles era de puro utilitarismo, segundo um planejamento pragmtico e, de certo modo, metodolgico. No quero com isso dizer que Kardec era um dspota. Ele apenas no levava em conta anseios pessoais que pudessem sobrepujar o interesse maior que era, na poca, a estruturao e divulgao de uma corrente filosfica recm-nascida: o Espiritismo. Bem ao contrrio do que ocorre no Brasil, a identidade do mdium sempre foi uma questo incua, tanto quanto intil para Kardec. por isso que em muitas mensagens medinicas, o nome do mdium aparece de modo abreviado, em alguns casos apenas a primeira letra do nome, atitude que, certamente, desgostou e melindrou muitos mdiuns da Sociedade Parisiense de Estudos Espritas, carentes de louros e reconhecimento, cujo desprendimento exigido nem todos poderiam corresponder, principalmente aqueles que usavam a mediunidade como ganha-po. Kardec cumpriu seu papel como fundador da filosofia esprita ao estabelecer rumos para sua organizao futura. A proposta regimental pode ser adaptada aos dias atuais, bem como os critrios de admisso e organizao. Ele no tinha a pretenso de barrar algum tipo de ciso, de divergncias, porque seria impossvel, mas deixou diretrizes. E dentre tantas, podemos destacar a proposta de organizao autnoma do movimento esprita, com cada grupo ou clula sendo autogerida de forma independente, maneira dos observatrios astronmicos distribudos pelo planeta:
Todos, em qualquer nao, so fundados baseando-se em princpios gerais e reconhecidos da Astronomia. E, no entanto, no so dependentes uns dos outros. Cada qual dirige seus trabalhos como bem entende. Comunicam reciprocamente suas observaes, e cada um oferece Cincia as descobertas de seus congneres. 46
46

Allan Kardec, Obras Pstumas, p. 303.

31

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

Seguindo o exemplo da Astronomia, para Kardec, os atuais centros espritas deveriam se comportar como observatrios do mundo invisvel, que oferecero reciprocamente o que tiverem de bom e de aplicvel aos costumes das regies onde forem estabelecidos, pois seu objetivo o bem da Humanidade, e no a satisfao de ambies pessoais.
47

Esses observatrios espritas, a fim de evitar cises e divergncias desnecessrias, devem seguir trs princpios bsicos, muito bem expostos por Allan Kardec na Constituio do Espiritismo: 1. Para assegurar a unidade no futuro uma condio indispensvel que todas as partes da Doutrina sejam determinadas com preciso e clareza, sem nada ficar mal definido. 2. No sair do crculo das ideias prticas. Se exato que a utopia de ontem muitas vezes a verdade de amanh, deixemos que o amanh realize a utopia de ontem, mas no dificultemos a Doutrina com princpios que seriam considerados quimeras e rejeitados pelos homens positivos. 3. No deve fechar as portas a nenhum progresso, sob pena de suicidar-se. Assimilando todas as ideias reconhecidamente justas, de qualquer ordem que sejam, fsicas ou metafsicas, nunca ser ultrapassada, e esta uma das principais garantias de sua perpetuidade.48

47 48

Idem, p. 304. Ibidem, p. 290 e 291.

32

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

BIBLIOGRAFIA
ABREU, Silvino Canuto O Livro dos espritos e sua tradio histrica e lendria, 2 ed. Edies LFU, So Paulo-SP [1996]. ABREU F, Jlio Erros doutrinrios (O sentido do roustainguismo) , 1 ed. Edies dipo, So Paulo-SP [1950]. ANJOS, Luciano dos Chico Xavier foi Ruth-Cline Japhet, artigo in O Consolador - Ano 5 n 205, 17 de abril de 2011 - Londrina-PR. ltimo acesso, setembro de 2013. Disponvel em http://www.oconsolador.com.br/ano5/205/especial.html Jean-Baptiste Roustaing, o missionrio da f, artigo eletrnico in site Grupo dos Oito. ltimo acesso, setembro de 2013. Disponvel em http://www.grupodosoito.com.br/subpaginas/roustaing_mess.htm AKSAKOF, Alexandre. Researches on the historical origin of the reincarnation speculations of french spiritualists, artigo in The Spiritualist Newspaper, Londres, Inglaterra [1875]. Disponvel em http://decodificando-livro-espiritos.blogspot.com.br/2010/03/uma-controversia-emdetalhes.html#more Traduo de Vital Cruvinel. ltimo acesso, setembro de 2013. AUDOUARD, Olympe Voyage travers mes souvernirs, 1 ed. E. Dentu, Paris-Frana [1884]. BARRERA, Florentino - La sociedad de Pars, 2 ed. Ed. Vida Infinita, Buenos Aires-Argentina [2002]. BRITO, Chrysanto de As origens da questo Roustaing, artigo in Opinio E., abril de 1995, ano I, n 6, Capivari-SP [1995]. BRITTEN, Emma Hardinge Nineteenth Century miracles; Spirits and their work in every country of the earth, 1 ed. Published William Britten, New York-EUA [1884]. COSTA, Luciano Kardec e no Roustaing, 2 ed. Edicel, So Paulo-SP [1973]. DIAS, Krishnamurti de Carvalho Roustaing, 1 ed. Projeto Impacto, Vitria-ES [2000]. DOYLE, Arthur Conan Histria do espiritismo, trad. Jlio Abreu F, 1 ed. Pensamento, So Paulo-SP [1960]. FLAMMARION, Camille As foras naturais desconhecidas, trad. Maria Alice Farah Antonio, 1 ed. Editora do Conhecimento, Limeira-SP [2011]. Mmoires biographiques et philosophiques d'un astronome, 1 ed. diteur Ernest Flammarion, Paris-Frana [1912]. As casas mal-assombradas, trad. Manuel Quinto, s/ed. FEB, Rio de Janeiro-RJ [1952]. GARCIA, Wilson O corpo fludico (Kardec e Roustaing), 1 ed. Edies Correio Fraterno, So Bernardo do Campo-SP [1981]. KARDEC, Allan O Livro dos espritos, trad. Herculano Pires, 41 ed. So Paulo-SP, Ed. LAKE [1982]. Obras pstumas, trad. Slvia Mele Pereira da Silva, 2 ed. So Paulo-SP, Ed. LAKE [1979]. Viagem esprita em 1862, trad. Wallace Leal V. Rodrigues, 2 ed. Casa Editora O Clarim, Mato-SP [1981]. Revista esprita, trad. Jlio Abreu F, 2 ed. Edicel, So Paulo-SP [1985]. Catlogo racional: obras para se fundar uma biblioteca esprita, trad. Julia Vidili, 1 ed. edio bilngue e fac-similar, So Paulo-SP, Ed. Madras [2004].

33

OS DESERTORES DE KARDEC EUGENIO LARA

KLOPPENBURG, Frei Boaventura Espiritismo - orientao para catlicos, 7 ed. Edies Loyola, So Paulo-SP [2002]. L'Avenir - Moniteur du Spiritisme. Paris-Frana [1866]. Le Progrs spiritualiste. Parat deux fois par mois. Spiritisme, magntisme, sciences et arts. Paris-Frana [1867]. LANTIER, Jacques O Espiritismo, trad. Antnio Jos Massano, 1 ed. Edies 70, LisboaPortugal [1980]. PIRES, Herculano O Verbo e a carne, 1 ed. Edies Cairbar, So Paulo-SP [1973]. QUINTELLA, Mauro - Mediunidade e juventude. ltimo acesso, setembro de 2013. Disponvel em URL: http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/mediunidade/mediunidade-e-juventude.html MARTINS, Jorge Damas Jean Baptiste Roustaing: apstolo do espiritismo, 1 ed. CRBBM, Rio de Janeiro-RJ [2005]. MAGRAS, J. Os pioneiros do espiritismo, trad. Sebastio Paz, 1 ed. DPL, So Paulo-SP [2002]. MONROE, John W. Laboratories of faith - Mesmerism, spiritism and occultism in modern France, 1 ed. Cornell University Press, New York-EUA [2008]. Crossing over: Allan Kardec and the transnationalization of modern spiritualism. ltimo acesso, setembro de 2013. Artigo eletrnico disponvel em http://pt.scribd.com/doc/167517897/MONROE-John-Warne-CrossingOver-Allan-Kardec-and-the-Transnationalization-of-Modern-Spiritualism MOREIL, Andr Vida e obra de Allan Kardec, trad. Miguel Maillet, 4 ed. Edicel, So PauloSP [1977]. PRIEUR, Jean Allan Kardec et son poque, 1 ed. ditions du Rocher, Paris-Frana [2004]. ROZE, J. Rvlations du monde des esprits - dissertations spirites, I e III vols, 1 ed. Ledoyen, Dentu, Paris-Frana [1862]. ROUSTAING, Jean-Baptiste Les quatre vangiles de J.-B. Roustaing: Rponse ses critiques et ses adversaires/dit par les lves de J.-B. Roustaing, 1 ed. J. Durand, Bordeaux-Frana [1882]. Revue Spiritualiste - journal mensuel et bi-mensuel, tome deuxime, et publi par Z. Pirart, Bureau Provisioire, Paris-Frana [1859]. SAUSSE, Henri - Biografia de Allan Kardec, 2 ed. trad. Torrieri Guimares, So Paulo-SP, LAKE [1975]. SHARP, Lynn L. Secular spirituality - Reincarnation and spiritism in Nineteenth-century France, 1 ed. Lixington Books, New York-EUA [2006]. WANTUIL, Zeus As mesas girantes e o Espiritismo, 2 ed. FEB, Rio de Janeiro-RJ [1978]. WANTUIL, Zeus & THIESEN, Francisco Allan Kardec - Pesquisa bibliogrfica e ensaios de interpretao, 3 vols., 2 ed. Rio de Janeiro-RJ, FEB [1982].

Eugenio Lara, arquiteto e designer grfico, fundador e editor do site PENSE - Pensamento Social Esprita [www.viasantos.com/pense], membro-fundador do Centro de Pesquisa e Documentao Esprita (CPDoc) e articulista dos jornais Opinio (Porto Alegre-RS) e Abertura (Santos-SP). autor do livro Breve Ensaio Sobre o Humanismo Esprita e dos livros em edio digital: Racismo e Espiritismo; Milenarismo e Espiritismo; Amlie Boudet, uma Mulher de Verdade (ensaio biogrfico); Conceito Esprita de Evoluo e Os Quatro Espritos de Kardec. E-mail: eugenlara@hotmail.com

34

You might also like