You are on page 1of 46

M de Malakhim Letra MEM do hebraico

Ma'amin

(Ma-a-MEEM) n. Crente. Ma'amin Meshichi um "crente messinica".

Ma'amin Meshichi

(Ma-a-MEEM me-Shee-Khee) n. Messinico crente, "seguidor pela Torah do Messias", uma pessoa que est confiante de que Yeshua o Messias prometido e Salvador de Israel e do mundo. O plural disto ma'aminim meshichim.

Ma'ariv

(Ma-a-Reev) n. Orao da noite, o servio para as oraes da noite. Diz-se que Abrao inventou Shacharit orando regularmente a Elohim pela manh; Issac disse ter inventado Minch (o servio tarde) por meio da orao da tarde, e Jacob inventou o Maariv.

Ma'aseh Vereishit

(Ma-a-DIZER v'ray folhas) n. Criao. A criao do universo por Adonai.

Ma'asei Hashichim

(Ma-a-dizer hash Shee-KHEEM) n. Atos dos Apstolos. As obras de Ruach HaKodesh (Esprito Santo) na igreja primitiva como relatado por Lucas (Lucas 1:3. Atos 1:1). Ma'asei Hashelichim significa "atos de os enviados" em hebraico.

Ma'aser

(Ma-a-SAYR) n. Dcima parte de um todoo de uma quantidade; ". Dcimo" Alm da Peia anual, leket e rabiscos shikchah que deveriam ser deixados para os pobres cada ciclo de cultivo, h vrios tipos de dzimos mencionados na Tor: 1. Ma'aser behemah: Todo o gado Kosher foram entregue a cada dez um, e um dcimo dos animais foram trazidos para Jerusalm e se ofereceu como sacrifcio no Tabernculo ou Templo. 2. Ma'aser Rishon: Um dcimo da produo de um agricultor foi dado ao levita (que no tm a sua prpria poro de terra em Israel) como uma dcima. Este valor correspondeu a apoiar o sacerdcio de Israel, mesmo antes e depois do perodo levita, entregue aos mestres transmissores da Torah, assim com o Malkitzadik (Malkizedeque). 3. Ma'aser Sheni: A terra em si foi entregue em sua dcima parte, um segundo (adicional) tempo (aps a separao do ma'aser Rishon) no 1 , 2 , 4 e 5 ano do ciclo de shabatoto de sete anos. Este produto foi levado para Jerusalm e comido l. 4. Ma'aser Anni: No 3 e 6 ano, o ma'aser sheni foi dado aos pobres em vez de ser levado para o local designado. O pobre poderia recolher das culturas e aproveitar o melhor da terra. Ao mesmo tempo era distribudo de forma justa, em outros tempos os transmissores da Torah, reunio o Maaser Anni dos filhos de lei e dos membros de moshav, kibutz, yeshivah, kehilah, kaal, os lideres faziam a diviso aos necessitados. 5. Ma'aser Kesofim: Hoje a maioria dzimo feito em termos de dinheiro, chamado ma'aser kesofim (um dcimo do dinheiro). Este o termo tradicional para o dzimo sobre o lucro dinheiro e se distingue da agricultura e pecuria dzimos. Todo isrealita obrigado a dar um dcimo de seus ganhos para caridade, um costume que remonta a Avraham (Gn 14:20) e Yaakov (que prometeu a Elohim que "tudo o que voc me d, eu certamente darei todo o Maaser" ( Bereshit/Gnesis 28:22). Alm disso so realizadas em outras duas etapas pelos mais ortodoxos no halachah, dividindo-se em 3 pores, uma para o sacerdote, outra para os necessitados e outra para os prprios doadores (ahava).

Ma'asim Tovim

(Ma-'a-PARECEM toh-VEEM) n. pl. As boas obras. Boas aes, aes justas. Muitas vezes, em contraste com ma'asim mtim - obras mortas.

Ma'ot Chittim

(Ma-'oht cheet-TEEM) n. pl. "Moedas para o trigo". Shulchan Aruch, Orach Chaim, 429 afirma que o dinheiro deve ser anulado para que outros possam desfrutar de Pessach (Pscoa). Tradicionalmente, MAOT Chittim desde farinha para os necessitados por matz cozimento para a Pscoa, no entanto, esta evoluiu para uma instituio de caridade all-inclusive para a distribuio de alimentos e roupas durante a Pessach.

Mabbul

(MAB-BOOL) n. o dilvio global descrito no livro de Gnesis, captulos 6 e 7.

Machaneh Yisrael

(Ma-kha-NAY yees-rah-AYL) n. O arranjo do acampamento dos israelitas como eles estavam viajando no deserto, com o mishkan (Tabernculo). Observe como a ordem do acampamento dos israelitas se assemelhava a uma cruz, com os Cohanim ao lado da tribo de Jud, de quem viria Yeshua, nosso Kohen Gadol da nova aliana:

Machloket (l'shem Shamayim)

(Makh-LOH-ket) n. Desacordo; Debate; Legal e espiritual desacordo entre os sbios sobre Talmud, a Bblia, etc A "luta" por causa de uma causa religiosa. Pirkei Avot (captulo 5): "Qualquer machloket que para o bem do Cu (l'shamayim) vai ficar Qualquer machloket que no por causa do Cu no vai ficar assim.".

UECI v'eilu Divrei elohim chayim "Estes e estas so as palavras do Elohim vivo" (Talmud Eruvim 13b)

H alguns argumentos (quanto interpretao) que vm do orgulho de uma pessoa, e h outros que so machloket l'shem shamayim ", um desentendimento por causa dos Cus" ... Cada um de ns precisa de sabedoria e graa para discernir o que que sempre que se envolver em tais machloket (debate). O axioma UECI v'eilu apela a um sentimento de caridade que deve apresentar, sempre que nos deparamos com outras pessoas que tm pontos de vista que diferem das nossas. Se voc discutir com e contradizem os outros, s vezes voc pode ganhar uma batalha, mas voc nunca vai ganhar a guerra, uma vez que a animosidade que se desenvolve pode alien-lo de seu amigo. Por outro lado, se voc se humilhar e considerar importncia da outra pessoa, a paz seguir. "A resposta suave vai voltar ira" (Provrbios 15:1).

Macpela

(Makh-pagar-LAH) n. Macpela. A localizao de uma caverna enterro para os patriarcas, perto de Hebron (Gn 23:09).

Machzor

(Mahkh-ZOHR) n. "Ciclo". Prayerbook para os festivais. Um livro de oraes alta frias.

Madregah

(Mad-ray-GAH) n. "Nvel". Espiritual

Mafgia

(MAF-GEE-ah) n. A palavra mafgia (Isaas 59:16) vem de Paga, um verbo com vrios significados com base no tempo (por exemplo, para encontrar, para cair em cima, para atacar, para atingir a marca, para suplicar, para interceder). No Hiphil pode significar "interceder" (para o homem: Jer 36:25 "implorar"; Jer 15:11, Is 53:12, Is 59:16). Um intercessor , portanto, aquele que faz "contato" com Elohim, ao contrrio de algum simplesmente brincar em orao. Atravs de Sua obra de redeno Jesus criou uma reunio (Paga) entre Elohim eo homem (o chamado "ministrio da reconciliao"). Um uso incrvel da Paga encontrado em Isaas 53:6: "... o Senhor fez cair sobre ele (hifgia bo) a iniqidade de ns todos ", indicando que os nossos pecados" caiu "em Jesus como Ele fez intercesso (yafgia) para ns (Isaas 53:12). Paga tambm um termo para a guerra ou reunies violentas e aponta para o encontro violento entre os poderes do inferno e Jesus na cruz em Mori. Hoje, Jesus "vive sempre para interceder (Paga) por ns" (Hb 7:25), indicando que ele ainda tocado por nossa necessidade e pecadora condio. Do ponto de vista do crente, a intercesso uma obra do Ruach Ha-Kodesh (Rm 8:26-27), que induz a uma orao intervir, interferir, ou "reunio com fora." um vicrio de p em no lugar do outro, um pouco como um advogado de defesa pode argumentar em uma batalha judicial. melhor de tudo, Jesus est assentado destra de Elohim, fazendo com que tal intercesso por ns junto ao Pai, e que nos permite interceder tambm em nome de uns aos outros (Romanos 8:34). Bendito seja o Seu nome para sempre. Nota: Outra palavra usada Melitz (me-LEETZ), normalmente traduzido como mediador (1 Tm 2:5; J 32:23). Em hebraico moderno, um intercessor referido como "ish Kesher (liason)", "ish benayim (intermedirio)," metavekh (arbitartor) ", etc

Mafteach

(MAF-TAY-ackh) n. Index (de um livro).

Maftir

(MAF-TEER) n. Maftir. Seo final de uma leitura da Tor. "Aquele que conclui". A ltima chamada para a leitura da Tor aos sbados e dias santos, que inclui a leitura de uma seleo dos profetas.

Magen David

(Mah-gayn dah-veed) n. Escudo de David, o nome hebraico para a estrela de seis pontas familiar que tem (recentemente) tornam-se um sinal universal do judasmo visto na bandeira de Israel, jias, pedras tumulares, etc

O hexagrama no foi historicamente limitado ao uso pelos israelitas, mas na Idade Mdia ganhou moeda entre os msticos israelitas, que poderes mgicos ligados ao escudo do Rei Davi (assim como as tradies mais cedo (no-israelitas) mgicos tinha referido a estrela de cinco pontas como o "Selo de Salomo"). Durante a Segunda Guerra Mundial, os israelitas em pases controlados pelos nazistas foram obrigados a usar este smbolo em suas roupas como um mtodo de identificao. Aps a Segunda Guerra Mundial os israelitas usavam materiais caros para torn-lo um smbolo de orgulho de ser judeu.

Maguid

(Mah-Geed) n. Preacher. O Maguid de Mezritch era um discpulo do Baal Shem Tov e lder do movimento chassdico depois dele.

Maharal (The)

(Mah-ha-rahl) Sigla para Moreinu ha-Rav Loew: "Nosso Mestre o rabino Loew". Filsofo judeu, mstico e estudioso Talmud (1525-1609), que serviu como um dos principais rabino em Praga (assim ele chamado o Maharal de Praga). Suas obras inspiraram a filial polaca do hassidismo. Ele talvez melhor conhecido por sua suposta

criao de um golem, por meio de poderes mgicos baseados no conhecimento esotrico de como Elohim criou Ado.

Mah Nishtanah

(Mah neesh-ta-nah) n. Curto para Mah nishtanah ha-lailah hazzeh Mikol halaylot? "Por que ( esta noite) diferente (de todas as outras noites)?" Quatro Perguntas feitas em um seder da Pscoa, tradicionalmente solicitado pelo filho mais novo no incio de um Seder da Pscoa, e usado pelo host Pscoa como um aviso para explicar o significado do xodo do Egito.

Mah Tovu

(Mah toh-VOO) n. Mah Tovu, no Sidur, fala de como bom para os irmos para morar na unidade.

Maimonides

(Ha-RAHM-bam) n. Rabino Moshe Ben Maimon, tambm conhecido como o Ramba'm (note a gerashayim indica uma abreviao). Viveu de 1135-1204 na Espanha e na frica do Norte. Um dos grandes estudiosos e filsofos da histria judaica, ele mais conhecido por duas obras:. Mishn a Tor eo Guia para os Perplexos A medievalista que seguiram Aristteles ea escolstica geral da Idade Mdia (como fez So Toms de Aquino ). Citao famus: ". Progresso e tu deves" "Ensina a tua lngua de dizer" eu no sei

Makot Mitzraim

(Ma-Koht meetz-RIE-eem) n. As pragas do Egito. Os dez calamidades que se abateram sobre o Egito pela mo do Elohim de Israel, como relatado no Livro do xodo, captulos 7-12. As pragas do Egito tambm so chamados de "Dez Pragas" (ie, eser ha-makot: ). Estes incluem:

Makat Dam ( - ): A gua se transformou em sangue (xodo 7:14-25) Makat Tzefarde'a ( - ): Frogs do Nilo (x 07:25 - 08:11) Makat Kinim ( - ): Mosquitos (ou piolhos) do p (xodo 8:12-15) Makat Arov ( - ): enxames de moscas (ou animais selvagens) (xodo 8:2032) 5. Makat Dever ( - ): Pestilence (x 9:1-7) 6. Makat Shechin ( - ): Ferve (x 9:8-12) 7. Makat Barad ( - ): saraiva e fogo (xodo 9:13-35) 8. Makat Arbeh ( - ): Gafanhotos (x 10:1-20) 9. Makat Choshekh ( - ): Darkness (x 10:21-29) 10. Makat Bechorot ( ): A morte dos primognitos (x 11:01-12:36) 1. 2. 3. 4. xodo 12:12 Elohim diz: "... em todos os deuses do Egito farei juzos." Assim, as pragas so pensados para ser um smbolo da derrota de vrios deuses venerados na mitologia egpcia antiga (e ocultismo em geral): 1. 2. 3. 4. A gua se transformou em sangue - Hapi e / ou Khnum (deus/elohim do Nilo) Sapos do Rio Nilo - Heket (deusa da fertilidade e da gua) Mosquitos da poeira - Geb (deus/elohim da terra) Enxames de moscas - Khepri (deus/elohim da criao, senhor das moscas ou besouros) 5. Morte de animais - Apis (deusa dos animais retratados como um touro); Osiris 6. Ashes to ferve - Isis (deusa da natureza, cura e paz) 7. Hail and Fire - Nut (deusa do cu e irm de Geb) 8. Gafanhotos enviados dos ventos - Set (deus/elohim das tempestades, escurido, e transtorno) 9. Trs dias de escurido - Ra (o deus/elohim Sol) e Set (deus/elohim das trevas) 10. A morte dos primognitos - Fara ("filho de Ra"); Khnum / Amon (ram deus/elohim)

Alguns comentaristas perguntam se as pragas foram destinados mais para os israelitas do que para os egpcios, uma vez que os israelitas haviam sido oprimidos pelos poderes do Egito, a ponto de ser "sem o sopro de esperana."

Malaquias

(Mal-a-Khee) n. 1) Malaquias, um dos Profetas Menores, no Nevi'im;. 2) Um profeta para o remanescente restaurado, que fala do amor de Elohim para Seu povo errante e

avisa do julgamento Malaquias significa "Mensageiro de Adonai".

Malakh

(Mal-AKH) n. Mal'akh. Anjo, mensageiro. Plural: malakhim.

Malakh HaMavet

(Mal-AKH presunto-ma-VET) n. O ngulo de morte (conforme mencionado na Pscoa Seder).

Malakh Melitz

(Mal-AKH may-Leets) n. Advogado (1 Joo 2:1).

Malchut haelohim

(Mal-KHOOT ha-e-loh-heem) n. O reino de Elohim (Joo 3:5).

Malchut Hashamayin

(Mal-KHOOT de hash-x-MAI-yeem) n. O reino dos cus (Mt: 4:17).

Malki-Tsedek

(Mal-key TSE-dek) n. Melchizedek. Tambm escrito Malki-Tsedek. Rei de justia, Rei de Salm, Gen. 14:18-20, Salmo 110:4; Heb. 05:06.

Mamlechet Cohanim

(Mam-le-khet koh-ha-NEEM) n. "Sacerdcio real". A partir de 1 Pedro 2:9 - ". Mas vs sois a gerao eleita, o sacerdcio real, a nao santa, o povo todo seu, que voc pode proclamar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz"

Mammash

(Mam-MAHSH) n. Coisa essencial; realidade, concretude, 2) adv. Realmente, verdadeiramente ("Foi mammash um milagre!").

Mamzer

(MAM-zer) n. Filho ilegtimo, bastardo (pejorativo: use com cuidado).

Man

(Mahn) n. Manna, o nome de um alimento comido pelos israelitas durante suas viagens no deserto. Po do cu. Veja Parashat Beshalach para obter mais informaes sobre o man.

Manasss

(Me-NASH-shay) n. Manasss. Filho de Jos, neto de Jac (Gn 45:51). A metade da tribo, como era Efraim.

Homem de dores

(Eesh Makh-oh-VOHT) n. Homem de dores, um homem de sofrimento. Isaas 53:3: Ele foi desprezado e rejeitado pelos homens, homem de dores, e experimentado no sofrimento e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e dele no fizemos caso ", uma referncia (dado o contexto. ) para o Servo Sofredor, Yeshua o Mashiach de Israel.

Mappiq

(Map-PEEK) n. Mappiq; dagesh na final hey. Um ponto inserido no Ei consoante no final de uma palavra. O Mappiq usado para indicar que o Ei consonantico mantm a sua fora, em vez de representar um som silencioso (como parte de uma vogal completa). Mappiq tambm usado para indicar o substantivo / pronome sufixo 3fs.

Maqqaf

(Mak-KAF) n. Hfen (em Ivrit, ou secular gramtica hebraica).

Maqqef

(Mak-KEF) n. A palavra significa Maqqef significa "pasta", e funciona bem como um

hfen em Ingls. Isto , duas palavras de um par de palavras so unidas entre si para formar uma nova palavra, e as alteraes na unidade de vocalizao da palavra ocorre frequentemente. s vezes transliterado como Makkef.

Maranatha

(Mah-ran a-TAH) Excl. Aramaico. Maran Ata. Maranatha! "Vinde, Senhor Jesus!"

Marat Ayin

(Ma-rat A-yeen) n. phr. ( , iluminado. "Aparncia do olho"). s vezes transliterado como Ma'arit Ha'ayin, Ma'arit Ayin, Maarit Ayin, maris ayin, e assim por diante. Abster-se de uma ao permitido porque pode parecer ser proibidas ou mal (1 Ts. 5:22). Abster-se ou abster-se de fazer alguma coisa porque pode uma suspeita plausvel de atividade imprpria. Um exemplo clssico do Talmud que "no se pode pendurar roupas molhadas no Shabat porque os vizinhos podem pensar que ele lavou-los no Shabat (Mishnah e Gemara Shabat 146b) Outro exemplo: a. Pastor ou rabino nunca deve reunir-se com uma jovem mulher em seu escritrio, sem outra pessoa presente. Naturalmente, um observador de uma ao tem a responsabilidade de usar 'dan kol ha'adam l'Kaf zechut, "para dar o benefcio da dvida, mas em muitos casos melhor evitar qualquer possibilidade de ser mal interpretado por direo clara de aes questionveis.

Maror

(Ma-ROAR) n. Maror. Ervas amargas, geralmente rbano durante a Seder. Maror simboliza amargura, escravido e opresso. Estas ervas amargas so consumidos na Pscoa seder para recordar a escravido no Egito.

Marcar

(Mar-Kohs) n. Mark. Emissrio de Yeshua, o Messias e autor do evangelho de Marcos.

Casamento / Wedding

(Kha-too-NAH) n. . Chatan casamento judaico o noivo; Kalah a noiva; Edim somos testemunhas. Os elementos de um casamento judaico normalmente incluem o seguinte: um chosson (o noivo), um kallah (a noiva) e uma cerimnia por vezes referido como kiddushin etapas separadas normalmente acompanham um casamento tradicional.: 1. 2. 3. 4. Shiduch - um jogo! Vort - compromisso formal Ketubah - contrato de casamento Bedekin - a visita do chosson a noiva de vu (depois de uma semana sem contato aps a contratao) 5. Chup - o plio casamento 6. Kiddushin - A entrega do anel 7. Sheva brachot - sete bnos recitadas sobre o casal 8. Quebra do vidro - lembrando o exlio, mesmo em nossa alegria 9. Cheder yichud - "sala de privacidade" - o quarto fechado, onde os noivos esto juntos pela primeira vez. Normalmente, eles compartilham uma refeio aqui, logo aps a cerimnia. 10. A recepo - dana, msica, etc

Contrato de unio

(Ke-toob-BAH) n. Kettubot, pl. Contrato de casamento. Literalmente, uma "coisa escrita". Contrato de casamento judaico tradicional, que explicita as responsabilidades contratuais do noivo para a noiva, geralmente escrito em bela caligrafia hebraica. Originalmente, o Ketubbah foi dado mulher no momento do casamento, que estipulava as obrigaes financeiras do marido para ela, tanto durante o casamento e em caso de dissoluo do casamento (obter).

Bodas do Cordeiro

(Kha-too-NAHT ha-SAY) n. O "Bodas do Cordeiro" (Ap 19:09): E o anjo me disse: "Escreve: Bem-aventurados aqueles que so chamados ceia das bodas do Cordeiro." E ele me disse: "Estas so as verdadeiras palavras de Elohim."

Martrio

(Keed-DOOSH hash SHEM) n. "Santificar o Nome de Elohim", isto , o martrio ou a morrer por sua f. O oposto disso Chillul Hashem () , profanando o nome de Elohim. H casos em que devemos estar dispostos a sacrificar nossas vidas ao invs de violar o mandamento da Torah, como sendo forado a matar algum, sob pena de morte. Em outras palavras, melhor se submeter a kidush Hashem (martrio), em vez de cometer certos pecados, como homicdio, incesto, ou ser forado a renunciar nossa f. Nestes casos, os sbios dizem yehareg ya'avor ve'al ( " ), ser morto em vez de transgredir."

Mary / Miriam

(Meer-YAHM) nn Maria. Miriam. Me de Yeshua, o Messias (Mt 1:16), tambm a irm de Moiss e Aaro.

Mashal / Mishlei

(Mah-SHAL / Meesh-LAY) n. Provrbio, dizendo: Parbola. n. pl. Provrbios de Salomo, parte do Ketuvim do Tanakh.

Mashgiach

(Mash-GEE-akh) n. Supervisor, a partir de uma yeshiv (escola rabnica) ou de um estabelecimento kosher, que certifica a autenticidade kashrut. O SENHOR Elohim

Ha'Mashgiach (ie, , o supervisor) de todas as coisas - desde os movimentos de partculas subatmicas aos grandes eventos dos cosmos. Ele no s chama cada estrela pelo seu prprio nome ( Salmo 147:4 ), mas conhece cada lrio particular e pardal ( Matt. 6:28-30, 10:29 ). Como Yeshua disse, at os cabelos da vossa cabea esto todos contados ( Matt. 10:30 ). Cada pessoa , portanto, sob a, superviso direta e pessoal de Elohim ( )- se ele ou ela est consciente desse fato ou no.

Mashiach

(Mah-SHEE-akh) n. Messias, o Ungido Yeshua ben Yosef o Mashiach prometido de Israel.. Veja os nomes de Elohim.

Mashiach Ben David

(Mah-SHEE-akh ben dah-veed) n. Mashiach ben David. O libertador final do povo judeu. Descendente do Rei Davi, da tribo de Jud. Yeshua, o Messias na Sua segunda vinda. Veja o Messias .

Mashiach Ben Yosef

(Mah-SHEE-akh ben yoh-Sayf) n. O Messias da casa de Joseph. Uma das duas figuras messinicas que so descritos nas tradies orais e escritas do judasmo. Mashiach ben Yosef considerado um precursor e arauto do libertador final, Mashiach ben David. Os seguidor pela Torah do Messiass vem Yeshua como o cumprimento de ambos os retratos de Messias no Tanakh e da tradio oral. Yeshua, o Messias em Sua primeira vinda como Servo Sofredor. Veja o Messias .

Maskilim

(Mas-kee-LEEM) n. pl. Os adeptos da ("Iluminao") movimento Haskal no judasmo (final do sculo 18), que defendeu sair do "gueto" e tornando-se parte da cultura

europeia iluminada. Haskalah ( )foi em parte responsvel pela formao da idia de uma identidade judaica secular e filosofia. Note-se que a maskil (sing.) s vezes considerado um "maior crtico" da Tor e do Talmud e, portanto, uma ameaa para os sentimentos israelitas ortodoxos e filosofia.

Masorah

(MAH-so-rah) n. Massorah; tambm escrito Masora, o trabalho de transmisso dos escribas do Tanakh (texto massortico) Uma das funes de um grupo de escribas em Tiberius era marcar o texto com as vogais, acentos, e as marcaes de canto que se seguiu a tradio dos sbios. Estes sbios foram chamados massoretas, e seu processo foi chamado de Masorah. O texto, portanto, marcado foi chamado Texto Massortico. O Masorah compreende um vasto corpo de crtica textual das Escrituras Hebraicas incluindo notas sobre as caractersticas de escrita e na ocorrncia de certas palavras e em fontes de variantes e instrues para pronncia e outros comentrios que foram escritos entre os anos 600 e 900 por escribas israelitas na margens ou no fim do texto. O Texto Massortico (MT) O texto hebraico do Tanakh aprovado para uso geral no Judasmo. Foi compilado principalmente, editado e distribudo por um grupo de israelitas conhecido como Masoretes entre o primeiro e dcimo sculos EC. Ele tem vrias diferenas, quando comparado com o Setenta (LXX), de ambos pouco e grande significado. A palavra hebraica Masorah refere-se transmisso de uma tradio. Na verdade, em um sentido muito amplo que pode se referir a toda a cadeia da tradio judaica. Mas em termos de texto massortico mesorah a palavra tem um significado muito especfico: refere-se s notas marginais concisas em manuscritos (e posteriores impresses) da Bblia hebraica que observar detalhes textuais, geralmente sobre a ortografia precisa de palavras. Os mais antigos manuscritos completos do Texto Massortico conhecida ainda existem datam aproximadamente do sculo IX, mas h muitos fragmentos anteriores que parecem pertencer mesma famlia textual. Por exemplo, entre os Manuscritos do Mar Morto e fragmentos encontrados em outros lugares no deserto da Judia, h alguns que diferem do Texto Massortico em apenas cerca de uma letra de cada mil cartas.

Massah

(Mas-SAH) n. "Temptation". O lugar no deserto, onde os israelitas testaram o Senhor reclamando por gua. xodo 17:07. Este o lugar onde Moiss tocou pela primeira vez o Rock, um smbolo do Mashiach (1 Corntios 10:04). Escritura tambm se refere a Massah como Merib (veja a entrada, abaixo). Para mais informaes, consulte parashat Beshalach .

Master of the Universe

(Reeb-BOH-noh shel oh-LAHM) n. O Senhor, o Mestre do Universo.

Casamenteiro

(Svel-KHAN) n. Casamenteiro, aquele que auxilia na organizao de casamentos.

Matan Torah

(Mat-Tahn TOH-rah) n. Matan Torah. A doao ("dom") da Tor no Sinai. Normalmente comemorado no Shavu'ot.

Mattat Elohim

(Mat-tat e-loh-heem) n. Presente de Elohim (de Natan); mattan Torah o dom da Torah, mas o maior presente de Elohim a Pessoa do Seu Filho Yeshua o Mashiach. Veja Eccl. 3:13, 5:19; Jo. 04:10, Atos 08:20; ROM. 06:23, 1 Co. 7:07, Efsios. 2:08, 2 Tm. 01:06, etc

Mateus

(Mat-teta-YAH-hoo) n. Matthew. Grafia alternativa. Emissrio de Yeshua, o Messias e autor do evangelho de Mateus. Mattityahu significa "presente de Elohim". Abreviado como Mattai.

Matz

(MAH-tsah) n. Matz tambm escrito; Matzoh; Matza, etc plana, po zimo comido durante o feriado de Pessach Conhecido como o "po da aflio" ( ) eo "po da pressa" ( ).. O plural matzot.

Matz Shmurah

(MAH-tsah shmoo-RAH) n. "Vigiado" matz ( ) para uso com a Pscoa que feito a partir de gros que est sob superviso do momento em que foi colhido para assegurar que no ocorreram fermentao. Algumas pessoas assar seu prprio matz shmurah usando "farinha shmurah", embora seja mais comum a compra de mquina feita shmurah matz para uso com a Pscoa.

Matzeivah

(Esteiras-Tsay-VAH) n. Grande pedra ou monumento, normalmente usado em Canania idolatria e proibido para uso no culto do Templo. Um pilar usado para idolatria. Totem plo, etc

Mavet

(MAH-vet) n. Morte.

Mayim Chaim

(MAI-yeem KHAI-yeem) nn gua fresca. Alm disso: a gua bruta: um ttulo para Yeshua, o Messias (Joo 6).

Mazal Tov

(MA-zahl TOHV) Excl. Boa sorte, parabns!

Mazzarot

(Mah-zah-Roht) n. Tambm escrito Mazzaroth. Zodaco. A palavra hebraica mazzarot ( , a partir de Job 38:32) dito para se referir aos doze signos astrolgicos do zodaco. (Em hebraico moderno, a astrologia chamado , ou, mais simplesmente, mazzalot (), "sortes"). Originalmente, Elohim revelou a Ado o seu plano de redeno nas estrelas dos cus, e este tornou-se encarnado no ensino esotrico do mazzarot. (Mais tarde, alegou-se que o zodaco divina foi corrompido durante o tempo de Migdal Bavel (Torre de Babel).

Mazon

(Mah-Zohn) n. Alimentos. O Hamazon Birkat, ou graa aps as refeies, est entre as oraes mais antigas da liturgia judaica.

Mechayil el Chayil

(Me-KHAI-yeel el KHAI-yeel) phr. "De vento em popa".

Mechilah

(Me-Khee-LAH) n. Perdo. "Renunciar endividamento do outro." O perdo concedido a algum que tenha ferido ou ofendido. A tradio judaica, no entanto, bastante claro que a pessoa ofendida no obrigado a oferecer mechilah se o infractor no est sinceramente arrependido e no tomou medidas concretas para corrigir o mal feito. Mechilah deve ser concedida se mereciam, ou seja, se o infrator tem buscado o perdo e mostrou sinais indiscutveis de genuno remorso e arrependimento. Note-se que mechilah diferente selichah, uma palavra bblica, o que significa o perdo de Elohim. Ambos os termos devem ser distinguidos dos kapparah, que se refere expiao do pecado com base nos requisitos legais.

Mechitzah

(Me-kheet-TSAH) n. Mechitzah. Uma luminria tradicional (partio ou divisor) que separa homens e mulheres na sinagoga. Algumas delas so muito decorativas, com as palavras de Eshet Chayil escritos sobre eles. Seo da sinagoga das mulheres chamado Ezrat Nashim (rea das mulheres). De acordo com o Talmud (Suc 51b, 52a), muitos rabinos ortodoxos acreditam que a seo das mulheres foi biblicamente ordenada.

Meguil

(Me-Geel-LAH) n. Scroll, a partir de Galal, para rolar. A forma de rolagem de documentos persistiu at os dias de a comunidade de Qumran (ou seja, 68 dC). O plural meggilot.

Megillat Eichah

(Me-Geel-lat ay-Khah) n. Lamentaes, o deslocamento das Lamentaes, lido publicamente na sinagoga no incio da Nona de Av (Tish B'Av). Eichah o lamento de Jeremias sobre a destruio do Primeiro Templo e de Jerusalm pelos babilnios.

Megillat Ester

(Me-Geel-lat ES-Tayr) n. Esther, um dos cinco pergaminhos (parte do Ketuvim). A histria da providncia de Elohim nos assuntos dos israelitas durante a poca de Xerxes (486-465 aC), governante da Prsia. Leia durante Purim.

Megillot Yam Hamelach

(Me-Gee-Loht yahm ham-me-lakh) n. Megillot Yam Hamelach. Manuscritos do Mar Morto (DSS). Uma coleo de mais de 800 manuscritos em pergaminho, papiro, e cobre mais de 2.000 anos atrs pelos essnios. Manuscritos do Mar Morto foram encontrados em 1947 no que hoje Israel. O Scrolls conter diversos tipos de textos, incluindo as pores mais antigas conhecidas do Tanakh. Considerado pela maioria dos estudiosos que foram escritos entre meados do sculo III aC a 68 dC, esses manuscritos foram descobertos na costa noroeste do Mar Morto por um agricultor rabe. Escavao de 11 cavernas comeou em 1947 e foi concluda em 1960. Muitos estudiosos consideram os pergaminhos como o maior do sculo 20 descobrir, porque derramou uma viso sobre sculos fundamentais do judasmo e do cristianismo.

Melakhah

(Me-la'-Khah) n. Aleijou Tet Melakhot. Qualquer das categorias de trabalho proibido no Shabat. No tratado do Shabbat da Mishn lista 39 tarefas proibidas. Estas so as atividades de um proibido de fazer no Shabat, e baseiam-se as aes necessrias para a construo do Tabernculo e seu contedo. As 39 categorias de trabalho que foram realizadas no e para o Tabernculo so chamados Avot Melakhah, os pais ou categorias principais, uma vez que eles so a base, a fonte original de todos os tipos secundrios de melakhah que so semelhantes e derivados deles.

Melakhim

(Me-lah-KHEEM) n. Reis. O livro dos Reis, parte da Nevi'im no Tanakh. Bblias em ingls dividir Reis em 1 e 2 Reis (Melakhim Aleph e Bet, respectivamente).

Melamed

(Me-lam-MED) n. "Aquele que ensina." Elementar hebraico instrutor em pocas

anteriores.

Melquisedeque / Melquisedeque

(Mal-key TSE-dek) n. Melchizedek. Tambm escrito Malki-Tsedek. Rei de justia, Rei de Salm, Gen. 14:18-20, Salmo 110:4; Heb. 05:06.

Melech Malchei Hamlachim

(ME-lekh mal-khay ham-me-lah-KHEEM) n. Rei do rei dos reis. Um ttulo para Elohim. Veja os nomes de Elohim .

Mem

(MEM) n. Mem. 13 letra do alfabeto hebraico com um som de "m", como na me. Originalmente um pictograma que representa a gua ou o caos. Gematria = 40. Mem tambm tem uma forma Sofit (final).

Memria

(ZEE-kah-ROHN) n. Memria. Memorial. Yom Zikaron o Dia Memorial israelense.

Memra

(MEM-rah) n. A Palavra [do Senhor]. A Enciclopdia Judaica define Memra ( ) como "ma'amar, dibbur, ou logos - palavra, no sentido da palavra criativa ou directiva ou da fala de Elohim, manifestando Seu poder no mundo da matria ou da mente, um termo usado especialmente no Targum como um substituto para "o Senhor" quando uma expresso antropomrfica deve ser evitado ". Em suma, Memra a personificao da Palavra do Senhor - a voz de Elohim. Esta Voz Divina no era outro seno o de Yeshua mesmo, o Verbo Divino do Senhor. A palavra ocorre em nenhum lugar do Tanakh, 328 vezes no Talmude Babilnico, uma vez no Talmud palestino e 56 vezes na literatura agdica, s vezes como um substantivo, e, por vezes, como um elemento na lememra infinitivo. A personificao da Palavra de Elohim, ou o "memra" ( ), est principalmente associada com o primeiro sculo dC Targum Onkelos, o que, sem dvida, popularizou o conceito cosmolgico dos logos divinos (), ou a razo criadora de base para todas as coisas no universo, como foi discutido pela primeira vez pelos antigos gregos pr-socrticos filsofo Herclito (sexta cento. aC), ea escola jnica antiga da filosofia. O estudo da idia helenstica do Logos, especialmente no que foi entendido por Philo e telogos israelitas helenistas, e (mais tarde) targum aramaico que traduz o hebraico verbos davar, amar, etc como a personificao de Elohim faz um estudo interessante ....

MENE MENE TEQUEL UFARSlM

(M'NAY m'NAY t'kel oo-far-SIN) aramaico. Palavras escritas por uma mo misteriosa na parede do palcio de Belsazar, e interpretado por Daniel como prever a desgraa do rei e da Babilnia. Elohim tinha contado o reino de Belsazar, e trouxe-a para um fim, que o rei tinha sido pesado e achado em falta, e que seu reino foi dividido e dado aos medos e persas (Dn v 1-28). Por que s Daniel leu isso? Talmud afirma que esta inscrio foi escrito em hebraico arcaico (pr-Ezra de roteiro) ou, se no, em algum tipo de forma transposta.

Menorah

(Me-NOH-rah) n. Menorah, castial. Candelabro. Candelabro de sete braos que estavam no templo.

Misericrdia

(Ra-kha-MEEM) n. pl. Misericrdias, misericrdias; misericrdia. A raiz hebraica para Rachamim vem da palavra "rechem", que significa "tero". Ter compaixo significa ento para expressar piedade como temos para o amor de uma criana por nascer. A qualidade da compaixo chamado rachamanut. Note que chemlah ( )tambm uma palavra de misericrdia.

Propiciatrio

(Kap-POH-ret) n. A tampa de ouro puro (ou tampa) sobre a Arca da Aliana que continha dois querubins nas duas extremidades e da qual Elohim se manifestaria a Sua presena durante os tempos do Tabernculo e do Templo, 2. O "Mercy Seat" ou o local onde foi aplicado o sangue durante o Yom Kippur, o Dia da Expiao. Para mais informaes, consulte os artigos sobre o Tabernculo e Yom Kippur.

Misericordioso

(Ra-kha-mah-NOOT) n. Rachamanut significa piedade, compaixo, empatia e compaixo. Uma vez que Elohim Rachum ve-chanun, compassivo e misericordioso, devemos ser o mesmo. O shoresh desta palavra (Resh, Chet, e mem) associa rechem, tero, com a idia de mostrar misericrdia.

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem (Salmo 103:13)

Misericordioso e piedoso

(Ra-Khoom ve-khan-NOON) phr. Compassivo e misericordioso. Misericordioso e piedoso. Um dos primeiros do middot YHVH usa para descrever a si mesmo na Shelosh Esre Middot Rachamim - os 13 atributos da misericrdia de Elohim (xodo 34-6-7). Elohim descrito como El Rachum v'Chanun.

Merib

(Me-ree-VAH) n. "Disputar". O lugar no deserto, onde os israelitas testaram o Senhor reclamando por gua. xodo 17:07. Este o lugar onde Moiss tocou pela primeira vez o Rock, um smbolo do Mashiach (1 Corntios 10:04). Escritura tambm se refere a Merib como Massah (veja a entrada, acima). Para mais informaes, consulte parashat Beshalach .

Mritos dos Pais

(Ze-KHOOT um VOHT) n. Zechut Avot: "Os mritos dos pais." A idia de que as boas aes dos antepassados contribuir para o bem-estar dos seus descendentes. Os dez testes de Abrao e sua zechut so muitas vezes recorreu a como base para zechut para seus descendentes.

Meshichim Yehudim

(Me-Shee-KHEEM ye-hoo-JULGUE) n. Messinicos. Judeus crentes no Messias Yeshua ter sido chamado por muitos nomes, incluindo Notzrim (nazarenos), ma'aminim (crentes), minim (hereges), meshumadim (apstatas), seguidor pela Torah do Messiass hebreus, seguidor pela Torah do Messiass e israelitas. Nos ltimos trinta anos, o prazo de escolha que ganhou ascendncia tanto na dispora e em Israel Meshichim Yehudim que ambos mantm a identidade de Yeshua como Messias e identidade judaica pessoal como um judeu. O singular Meshichi Yehudi.

Meshummad

(Me-Shoom-Mahd) n. Apstata (do judasmo). Shemad significa aquele que se converteu ou foi batizado.

Mesirat Nefesh

(Me-v-raht NE-fesh) n. . Total de auto-sacrifcio, incluindo a morte por martrio (kidush Hashem) Trs casos exigem um judeu de sacrificar a sua prpria vida, em vez de violar uma proibio da Tor: 1) a adorao forada dos dolos, 2) forado a imoralidade sexual, e 3) o assassinato - ' Ao invs de matar outra pessoa, voc deve permitir-se a ser morto. " Maimonides acrescenta que a profanao pblica do Nome de Elohim outro caso em que melhor sacrificar a sua vida do que obedecer. Mesirat Nefesh por vezes contrastada com Pikuach nefesh, a economia da vida, mesmo custa de outros mandamentos dado nas Escrituras.

Mensageiro

(X-LEE-akh) n. Messenger; Delegado. Emissrio. Uma pessoa enviou como um agente para realizar uma tarefa para a Principal. Na compreenso judaica da identidade do agente torna-se a do principal quando o agente executa a tarefa que lhe foi dada pelo diretor da escola. Plural Sh'lichim.

Messias

(Mah-SHEE-akh) n. Messias, o Ungido. O libertador aguardado do povo judeu, como predito pelos profetas hebreus. Yeshua ben Yosef o Mashiach prometido de Israel. Veja os nomes de Elohim.

Messinica Believer

(Ma-a-MEEM me-Shee-Khee) n. Messinico crente, seguidor pela Torah do Messias, uma pessoa que est confiante de que Yeshua o Messias prometido e Salvador de Israel e do mundo. O plural disto ma'aminim meshichim.

Judeus Messinicos

(Ye-hoo-me considerarem-Shee-KHEEM) n. Messinicos. Judeus crentes no Messias Yeshua ter sido chamado por muitos nomes, incluindo Notzrim (nazarenos), ma'aminim (crentes), minim (hereges), meshumadim (apstatas), seguidor pela Torah do Messiass hebreus, seguidor pela Torah do Messiass e israelitas. Nos ltimos trinta anos, o prazo de escolha que ganhou ascendncia tanto na dispora e em Israel Yehudim Meshichim que ambos mantm a identidade de Yeshua como Messias e identidade judaica pessoal como um judeu. O singular Yehudi Meshichi.

Mevin

(May-VEEN) n. Juiz, aquele que pode discriminar (bein) as coisas bem, um perito (idiche), um especialista.

Mevinut

(Me-vee-NOOT) n. Percia, a qualidade de ser mevin sobre algo.

Mezuzah

(Me-zoo-ZAH) nn Mezuzah; rolagem (com o Shema escrito nele) colocado no batente.

Mica

(Mee-Khah) nn 1) Micah. 6 dos Profetas Menores e parte da Nevi'im. 2) Um mensageiro de Jud durante os seus anos de declnio, Micah alerta de julgamento e anuncia o reino messinico. Mikhah significa "Quem como Adonai?"

Michael

(Mee-kha-AYL) n. Michael. "Quem como Elohim". Arcanjo mencionado em Daniel 10:21, Apocalipse 12:7.

Middah / Middot

(Meed-DAH / meed-DOHT) n. Medida; qualidade; properity; caracterstica; virtude. No contexto da musar (tica), middot referem s virtudes ou valores. "A Tor maior que o sacerdcio e de realeza, vendo que a realeza adquirida atravs de trinta virtudes (middot), o sacerdcio vinte e quatro anos, enquanto a Tor adquirida atravs de quarenta e oito virtudes (Pirke Avot 6:6). Middot tovot so as qualidades pessoais positivas de carter, enquanto middot ra'ot so ms qualidades.

Middah Keneged Middah

(Meed-dah ke-NE-ged meed-dah) n. ( ) "Medida por Medida", "igual para igual," o princpio tico / espiritual que se encaixa a punio do crime.

Middot

(Meed-DOHT) n. Regras de interpretao; rabnicos hermenutica. (Hebraico: "medida", ou "normas" ou "qualidades"), na hermenutica judaica ou interpretao bblica, os mtodos ou princpios utilizados para explicar o significado de palavras bblicas ou passagens para atender as exigncias de novas situaes. Embora as regras ou normas, provavelmente foram desenvolvendo no incio judasmo helenstico, o primeiro middot conhecido foram compilados pelo rabino Hillel, no sculo 1 aC. Middot tambm pode consultar os traos de carter (middot ha-lev), que esto no centro da vida moral e religiosa. Estes middot incluem:

Tzedakah - filantropia, no sentido da justia social e justia Gemilut Chassadim - atos de bondade Tikkun Olam - Melhorar o mundo e responsabilidade social Hachnasat Orechim - hospitalidade Bikur Cholim - Literalmente: visitar os doentes Derech Eretz - a caminho da terra (uma vida tica) Comunidade Care - Kol Yisrael areivim zeh bazeh - todos de Israel so responsveis uns pelos outros (Sanhedrin 27b; Shavuot 39a) Talmud Torah - erudio, estudo das Escrituras e da tradio Nedivut - Generosidade Ticva - Esperana Simchah - Joy Chesed - Bondade Anavah - Humildade

Middot Ra'ot

(Galardo DOHT-rah-OHT) n. Ms qualidades,. Maus traos de carter (ou seja, o orgulho, o egosmo, e assim por diante) Middot tovot so boas qualidades que so incutidos por meio de musar.

Middot Tovot

(Galardo DOHT-toh-VAH / galardo DOHT-toh-VOHT) n. Boas qualidades, virtudes,. Uma baal middot tovot um "mestre de boas virtudes", ou seja, um Mensch Middot ra'ot so ms qualidades.

Midrash

(Meed-rahsh) n. Interpretao, comentrio; exegese; investigao. O plural midrashim. A palavra "midrash" um termo geral que significa simplesmente procurar o texto. No h um nico livro chamado "O Midrash", mas apenas vrias compilaes compostas e editadas ao longo de mais de um milnio. Midrash pode ser aplicado a questes da lei judaica (chamado midrash halach) ou vrios assuntos narrativos (chamado midrash Aggadah). Literatura agdica (de , Aggadah, literalmente "dizer" ou "histria") destina-se a reforar os valores judaicos, fornecer exortao moral , incutir um sentimento de reverncia ou inspirao, e geralmente inculcar judeu "hashkafah" (perspectiva). A maior compilao de literatura aggaidic chamado o Midrash Rab. Cada volume de comentrios sobre um dos cinco livros da Tor (ie, Bereshit Rabbah, Shemot Rab, etc.) Uma compilao de midrash, que combina materiais legais e narrativa o Tanhuma Midrash. Quando algum diz: "Diz-se no Midrash ..." eles geralmente significa Aggadah midrash retirado do Midrash Rab. Um texto individual de material midrashic tambm chamado de Midrash.

Migdal Bavel

(Meeg dal-bah-VEL) n. Um lugar original para adorao de dolos. Um homem alto, torre fortificada (zigurate?) Que deu a iluso de que "o poder dos deuses" estava do lado deles. Um lugar "fazer um nome" e demonstrar poder humano e coragem. Um smbolo de humanismo e as tentativas de apoteose seres humanos. Um smbolo de arrogncia e prepotncia.

(De Parashat Noach ) Os descendentes de No permaneceu um nico grupo de pessoas com um nico idioma (leshon hakodesh) por dez geraes. No entanto, eles finalmente voltaram para os maus caminhos dos "filhos de Caim" por unir em uma religio idlatra que os levou a construir uma "torre cujo cume toque nos cus." Elohim confundiu sua religio o mal, no entanto, por "confundir seu discurso" e, assim, dispersa as pessoas para as setenta naes da terra (a torre abandonada foi chamado Bavel (Babel) e considerado por muitos como sendo a origem da "Mistrio Babilnia" ).

Mikdash

(Mansos-DAHSH) n. Templo, Santurio. A me'at mikdash outro nome para um lar judaico ou "pequeno santurio". A Bet Hamikdash o Templo.

Mikdash Me'at

(Manso DAHSH-me-AT) n. "Little santurio." De acordo com o judasmo rabnico, a cada lar judeu se destina a ser um me'at mikdash, um "santurio em miniatura" ou pequeno "templo". A tabela a sbado funciona como um altar ea comida como sacrifcios sobre o altar. Oraes e bnos da famlia ao redor da mesa criar a comunidade de f ea capacidade de atender ao chamado ", voc ser santo" (Levtico 19:2-4). Assim como nossos coraes esto a ser mikdash me'at ( ), um pequeno santurio para o Reino dos cus (Lucas 17:29;. Rom 14:17), ento cada um de ns dada uma nica esfera de influncia que a ser cedido autoridade de Elohim, como Seu regente divinamente. A questo permanece: Ns vamos governar com sucesso sobre o nosso prprio reino interior, de acordo com o que Elohim espera de seus reis e rainhas ou no?

Mikra

(Mansos-RA ') n. Bblia, a leitura da Bblia; recitao da Bblia. O Gedolot Mikra'ot o "Grande Bblia", ou Bblia Rabnica publicado por Daniel Bomberg em 1516-7. Esta uma incrvel cdice, com o prprio texto bblico, as notas de Masoretic, a Onkelos Targum e Rashi e de comentrios de Ibn Ezra toda uma insero para outro (coluna no formato de coluna).

Mikveh

(Mansos-veh) Mikveh; banho purificador para remover impureza cerimonial, piscina baptismal. Banho ritual. Um ritual de purificao e limpeza banho que os israelitas ortodoxos tomar em certas ocasies (como antes do sbado ou depois da menstruao).

Millah / Millot

(Meel-LAH / meel-LEEM) n. palavra, pl. palavras.

Millon

(Meel-Lohn) n. Dictionary. Lista de palavras. Lexicon.

Minchah

(Meen-Khah) n. ("Oferta de manjares"): Este foi um nedavah (livre arbtrio), oferta de farinha (preparado com farinha, azeite e incenso), geralmente provocada por uma pessoa de meios modestos. Parte da oferta de cereais queimado sobre o altar, eo restante consumido pela Cohanim (a palavra "minch" significa dom). Note que qualquer oferta de farinha deve ser cozido rapidamente para evitar que a massa de subir (ou seja, o po zimo). Como os sacrifcios de animais, oferendas Minch tambm deve ser salgado. O Kohen Gadol (Sumo Sacerdote) foi obrigada a oferecer ofertas Minch. Primeiro, ele foi obrigado a oferecer minchat chinuk, uma oferta especial que foi dada na manh e

tarde, no primeiro dia de sua avodah (servio) como Sumo Sacerdote. Em segundo lugar, ele foi obrigado a oferecer minchah diariamente, enquanto ele serviu como Sumo Sacerdote. No judasmo posterior, o servio tarde tambm chamado minchah Diz-se que Abrao inventou Shacharit orando regularmente a Elohim pela manh;. Issac disse ter inventado Minchah rezando na parte da tarde, e Jacob inventou o Maariv ( noite servio), rezando durante a noite.

Minhag

(Meen-HAHG) n. Personalizado; forma, a prtica ritual;. (Minhagim plural) Um exemplo de um Minhag estaria comendo mas com mel em Rosh Hashan (mitzvot de'rabbanan).

Minian

(Meen-YAHN) n. Minian. Um grupo de dez bar mitzvah adultos necessrios para o servio de orao. A orao quorum de dez ou mais.

Miracle (s)

(Nays / nees-PARECEM) n. Miracle (s). (Um grande nes aconteceu l.)

Mishkan

(Meesh-Kahn) n. Tabernculo; tenda. O santurio porttil descrito em grande detalhe no livro do xodo, que serviu de modelo para o Bet Hamikdash (Templo) em Jerusalm e sinagogas hoje. A palavra mishkan vem da palavra lishkon hebraico, ou seja, para descansar, e foi considerado o lugar de descanso da Shechin (Presena do Senhor). O mishkan tambm chamado mishkan ha'eidut (veja abaixo).

Observe como a ordem do acampamento dos israelitas (Machaneh Yisrael) se assemelhava a uma cruz, com os Cohanim ao lado da tribo de Jud, de quem viria Yeshua, nosso Kohen Gadol da nova aliana:

Baruch HaShem - o campo do Senhor em si uma imagem da cruz, o lugar de sacrifcio, onde o Rei dos Judeus daria sua vida para resgatar Israel cativo!

Tabernculo Ha'edut

(Meesh-KAHN ha-ay-Doot) n. Tabernculo do testemunho, um outro nome para o Tabernculo, assim chamado desde que testemunhou o perdo do povo judeu para a sua idolatria com a egel maseikhah (Bezerro de Ouro) de Elohim.

Mishlei

(Meesh-LAY) n. pl. O livro de Provrbios. Parte da literatura sapiencial do Ketuvim.

Mishloach Manot

(Meesh-LOH-akh mah-Noht) phr. "Envio de pores." Uma cesta de Purim. Doaes de alimentos ou enviados para amigos, parentes, etc, sobre Purim dia. Mishloach Manot destina-se a garantir que todos tenham comida suficiente festivo para o Purim Seud realizada no final do dia. Note-se que tzedakah para Purim chamado Mattanot La'evyonim () , "presentes para os pobres", e considerado especialmente importante neste momento.

Mishn

(Meesh-nah) n. Mishn, tambm escrito Mishna. Lit. "Repetio". A primeira parte do Talmud, dividido em seis ordens ou partes (sedarim) de sessenta e trs tractates. Cada sedarim se concentra em uma rea diferente da vida judaica: Agricultura, Shabat e feriados, Direito Civil, Relaes Familiares, Sacrifcios do Templo e pureza ritual.

Mishn Torah

(Meesh-nay TOH-rah) n. 1) Mishn Torah (derivado da frase mishneh ha-Torah, em Deut. 17:18) um cdigo de lei religiosa judaica (halach) compilada por Moiss Maimnides (Rabbi Moshe ben Maimon, tambm conhecido pela sigla "Rambam")

entre 1170 e 1180 dC, enquanto Maimnides viveu no Egito. O enorme trabalho consiste de 14 volumes que todos os detalhes da observncia judaica, incluindo as leis que so aplicveis apenas quando o Templo judaico est no lugar. 2) Mishn Torah ("Repetio da Tor") outro nome dado ao ltimo livro da Tor, Deuteronmio.

Mishpachah

(Meesh-pah-Khah) n. Famlia, por extenso, uma estreita associao.

Mishpat

(Meesh-paht) n. Julgamento;. Justia Mishpatim so ordenanas que compem o mitzvot social da Torah.

Mishpatim

(Meesh-pah-TEEM) n. pl. (Sing. Mispate) leis lgicas; juzos, leis dadas por um motivo claramente especificado. Um exemplo seria o mandamento de fazer caridade ou as proibies contra roubo e assassinato. Estes mitzvot so inerentemente racional e apelar para a necessidade de unidade tica (vida civil e moral) dentro da comunidade. O mishpatim so uma das duas principais subcategorias do conceito de mitsvot (preceitos). Mishpatim tambm o nome de uma poro da Tor semanal: xodo 21:1-24:18.

Mishteh Chatunat Ha-Seh

(Meesh-TAY cha-too-NAT ha-SAY) n. "A festa das bodas do Cordeiro" (Ap 19:09). (Mishteh = festa; chatunah = casamento, e seh = Cordeiro). "E o anjo me disse:" Escreve: Bem-aventurados aqueles que so chamados ceia das bodas do Cordeiro "E ele me disse:" Estas so as verdadeiras palavras de Elohim. ".

Mitzraim

(Meets-RAI-yeem) Egito. Tambm transliterado como Mitsraim, Mitsrayim. Mitzrayim, etc

Mitzvah

(Meets-VAH / meets-VOTE) n. Preceito; Command; ato de piedade ou caridade. Plural -. Mitzvot A Tor dito contm 613 mitzvot, 248 dos quais so denominados mandamentos "positivo" e 365 dos quais so "negativas". Mitzvot no so para ganho pessoal ", mas para aperfeioar o carter moral e expressar o amor de Elohim" (Sidur Miforash, p. 26A).

Mitzvah D'orata

(Meets-vah de-oh-rie-TA) n. Um dos 613 mandamentos dados na Tor (Taryag mitzvot), muitas vezes em contraste com as leis desenvolvidas pelos rabinos e da tradio talmdica chamado mitzvot de'rabanan.

Mitzvah D'rabbanan

(Meets-vah de-ra-bah-Nahn) n. . Uma das leis desenvolvidas pelos rabinos (halakhah)

Mitzvot de'rabbanan so comumente dividido em trs categorias: gezeirah (cerca, leis de hedge), takkanah (leis baseadas em tal costume como recitao semanal da Tor) e Minhag (estabelecido costumes judaicos) .

Mitzv aseh

. (Meetz vaht-a-SAY) n Mitzvah aseh [plural: Mitzvot aseh] n.. Mandamento positivo. A "tu" (required) mandamento dado na Tor considerado obrigatrio para os homens (mas de que as mulheres so isentos). De acordo com Maimnides e outros sbios, h 248 destes, o que corresponde a um "nmero de partes do corpo." A maioria destes mandamentos so ditos ser focado em tempo e lugar, e sua observncia destinado a ajudar o homem judeu crescer. As mulheres so isentos destes mandamentos, mas no proibidos de execut-las. Note-se que o Judasmo Rabnico adicionou alguns mandamentos positivos (como rezar na sinagoga trs vezes por dia), que so inferncias oblquas das Escrituras. Note-se tambm que muitos mandamentos negativos (mitzvot lo ta'aseh) correspondem aos mandamentos positivos (por exemplo, cp Ex 20:08, 20:10;.. 23:12).

Mitzv lo Ta'aseh

(Meets-vaht loh ta-'a-palavra) n. Mandamento negativo (dos 613 mandamentos da Tor); proibio. A "Tu no deve" mandamento ou proibio. Estes mandamentos so obrigatrios para que as mulheres observam (exceto aqueles expressamente identificada para os Cohanim). De acordo com Maimonides, existem 365 desses mandamentos, correspondente ao nmero de dias do ano solar. Note-se tambm que muitos mandamentos positivos (mitzvot aseh) correspondem aos mandamentos negativos (por exemplo, cp Ex 20:08, 20:10;.. 23:12).

Mizbe'ach

(Meez-BAY-akh) n. Altar; lugar de sacrifcio.

Mizmor

(Meez-MOHR) n. Cano; hino, salmo.

Mizrach

(Meez-RACH) n. "East", "Oriente") Muitos israelitas manter uma pequena seo de um muro oriental em sua casa sem reboco e sem pintura, como sinal de luto pela destruio do Templo. A Mizrach uma mesa ornamental ou placa pendurada na parede oriental da sua casa, usada para lembrar-se do Templo de Jerusalm, e da terra de Israel.

Modstia

(Tse-nee-OOT) n. s vezes transliterado como Zeniut (idiche: Tznius; tambm "tzniusdik"). As regras de modstia, castidade,. Opostos do descaramento (pritzut) Mulheres so obrigados a ser cobertos desde o pescoo at o joelho, e ter mangas at o cotovelo. O Chasidim tenho regras mais rigorosas que exigem uma mulher ter mangas para o pulso e usar meias. As leis da tzeniut tambm exigem uma mulher casada para ter seu cabelo coberto e abster-se de ter sido tocada por um outro homem que no o marido (ou membros da famlia imediata).

A histria do Talmude Babilnico (Shabat 53b) expressa a idia de tzeniut: Era uma vez um homem que se casou com uma mulher que tinha um toco para um lado, mas o homem nunca notei a deformidade at o dia de sua morte. Esta mulher era considerada como sendo de grande modstia, desde que seu marido nunca percebeu sua desfigurao, e ainda o marido tambm foi assim considerado, uma vez que ele nunca examinou o corpo de sua esposa. "O amor cobre todas as ofensas" (Prov. 10:12). Nota: O oposto de Tzeniut pritzut (pritzus s vezes soletrado). Roupas "Sexy", por exemplo, considerado pritzut e, portanto, imprprio para uma mulher judia.

Mo'ed / mo'edim

(Mo-'ED / mo-a-JULGUE) n. pl. Festas; vezes designados. Veja o calendrio judaico para uma lista de mo'adim. A saudao habitual durante uma festa Chag same'ach (Festa alegre!). O mo'edim so como se segue: Mo'edim Weekly:

Shabbat

Mo'edim Mensal:

Rosh Chodesh

Springtime mo'edim: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Abib / Nisan 1: The Biblical Rosh Hashan Shabbat HaGadol: o primeiro Shabat do ano Pessach (Pscoa) Chag Matz (Festa dos Pes zimos) Yom HaBikkurim (Dia das Primcias) Shavuot (Festa das Semanas)

Mo'edim Falltime: 8. Yom Teruah (Dia do sopro / Gritando) 9. Yom Kippur (Dia do Covering / Atonement) 10. Sukkot (Tabernculos) Inverno mo'edim 11. Chanukah (dedicao) 12. Purim (lotes) Judasmo rabnico estabeleceu vrios outros mo'edim, incluindo: 1. Jejum de Ester 2. Jejum de 17 de Tamuz 3. B'Omer Lag 4. Tish'ah B'Av 5. Tu B'Av 6. Tu BiSh'vat 7. Tzom Gedalias 8. Yom Ha'atzma-ut 9. Yom HaShoah 10. Yom Hazikaron 11. Yom Yerushalayim

Mohel

(MO-Hayl) n. Uma pessoa treinada nos rituais e procedimentos de B'rit Milah, ou circunciso judaica. A pronncia idiche "MOY-el".

Lua

(Ya-RAY-akh) n. (Masc.) Lua, derivado Yerach (ms, o ciclo lunar). Hebraico tambm usa as palavras (Levanah), ( chodesh) e (Sahar) para se referir lua.

Morashah

(Mo-rah-SHAH) n. Um termo geral que se refere herana um especial tem como judeu (Dt 33:4). A palavra morashah ( ) vem da idia de raiz ( )da herana. De acordo com os sbios, morashah refere-se a uma herana espiritual (e no fsica) que permanecer para sempre. Maimonides observa ainda que o versculo se refere "congregao" ( ) de Jacob, no exculsively ao fsico "semente" (ou seja, os descendentes naturais) do povo judeu .... Isto implica que a Tor seria uma herana para todos aqueles que se reuniam com Jacob. Todos os que so "enxertados" de Israel so, portanto, os membros da "congregao de Elohim" (Joo 10:16;. Rm 11:16-24).

Mor

(Mo-RAY) n. (Masc.) Professor. Morah para um professor feminino.

Mori

(Mo-ree-AH) n. Segundo a tradio judaica, Mori o lugar onde se criou Ado e Eva, onde Abrao ofereceu Isaque (Gn 2:22), onde Abrao mais tarde conheceu MalkiTsedek (ou seja, Yeshua nosso Kohen Gadol), onde Jac sonhou com a escada para cu, onde o rei David e instruiu-o a construir o Templo (que seu filho Salomo concluda;. 2 Crnicas 3:1), e tornou-se o altar de Elohim no mundo ... tambm o lugar da crucificao de Yeshua, bem como a sua ressurreio e ascenso. Yeshua em Mori o ponto central de toda a histria. o Altar. Tudo o derramamento da ira de Elohim contra o pecado foi realizada aqui, uma vez que envolveu a tortura e morte do nico e verdadeiro Tzaddik que j viveu. No entanto, foi por meio de sofrimento justo de Yeshua que todas as famlias da terra podem agora ser abenoado e escapar do kelalah do Senhor. Midrash sobre Mori

Segundo a lenda judaica, Elohim escolheu o local para Seu Santo Templo, a fim de honrar o amor fraternal. Nos dias antes do Bet Hamikdash (Templo) foi construdo, dois irmos, Shimon e Levi, herdou um grande campo de seus pais. T seu campo foi no Monte Mori, no corao da Terra Prometida. Em vez de dividir a terra em campos separados, no entanto, os dois irmos decidiram trabalhar no campo juntos. Todas as manhs eles se levantaram cedo e trabalhou os dias juntos. Na poca da colheita, eles iriam cortar o trigo, vincul-lo em feixes, e dividi-lo igualmente em pilhas. Em seguida, cada irmo iria carregar sua pilha em seu prprio armazm. Um ano, aps a colheita durante todo o dia ao sol, os irmos decidiram dormir ao lado de suas pilhas de feixes em vez de carreg-las para os seus armazns. Mas tarde, naquela noite Shimon no conseguia dormir. Ele no parava de pensar de seu irmo Levi. "No justo que a colheita dividida igualmente entre ns. Levi tem uma famlia para sustentar, mas estou sozinho .... Por que eu deveria levar tanto? melhor que ele receber uma parcela maior." Ento, Shimon levantou-se, recolheu o maior nmero de feixes que podia de sua pilha, e disfaradamente colocou na pilha do irmo. Ele, ento, voltou para a sua prpria pilha de feixes e dormiu docemente. Algum tempo depois, Levi acordou de um sonho. Em seu sonho, ele viu seu irmo Shimon como um homem velho e doente. Ele pensou: "No justo que a colheita dividido igualmente. Shimon est sozinho. Ele no tem esposa ou filhos para cuidar dele quando ele fica velho. Ele vai precisar de mais gros para ajud-lo a se preparar para o seu futuro. Ele melhor do que receber uma parcela maior. " Ento Levi levantou-se, recolheu o maior nmero de feixes que podia de sua pilha, e disfaradamente colocou na pilha do irmo. Ele, ento, voltou para sua pilha de maos e dormiu docemente. Quando amanheceu, os dois irmos foram para carregar seus carros, mas ficaram surpresos ao ver o mesmo nmero de feixes em suas pilhas como antes. Perplexos, eles

calmamente terminou seu trabalho e foi para casa. Mas nem o irmo conseguiu dormir naquela noite. Cada manteve o pensamento das necessidades do outro. Por fim, cada um foi para o seu tesouro, tomou como muitos molhos que podia carregar, e comeou a caminhar tranquilamente para a casa de seu irmo. De repente, a meio caminho entre suas casas, os dois irmos se viram sob o luar. Em um instante, ambos compreendido corao do outro. Abraar, eles trocaram um beijo de amor fraternal. E foi naquele local, no topo do Monte Mori, que Elohim escolheu o local para Seu Templo Santo. Para um pouco mais sobre Mori, veja este breve artigo.

Servio de manh

(Sha-cha-REET) n. O Servio de Orao da manh realizado na sinagoga. Shacharit o tefillah manh diariamente (de orao). A palavra shacharit vem da palavra hebraica shachar, ou de manh, o que denota que shacharit para ser rezado pela manh. Diz-se que Abrao inventou Shacharit orando regularmente a Elohim pela manh (Issac tambm disse ter inventado Minch (servio de tarde), e Jacob o Maariv (servio noturno)).

Moshe

(Mo-shay rab-BAY-noo) n. Moiss, nosso Mestre. Ttulo honorfico dado a Moiss (Moshe) ..

Moshia

(Mo-SHEE-ah) n. Libertador. Salvador. Aquele que "faz ampla" ou "faz o suficiente." Aquele que d a liberdade de angstia e a possibilidade de prosseguir o nosso caminho. Muitas vezes entendida de uma forma "deste mundo" de libertao poltica, a palavra tambm usada para, finalmente, retratar a libertao de Adonai e salvao do Israel de Elohim. Derivado do verbo hebraico Yasha 'Note que o Nome de Jesus - Yeshua - derivado dessa mesma raiz (ver. Nomes de Elohim pginas para mais informaes) Related:. Outro termo para libertador go'el, que est conectado com a idia de resgate ou redeno. O palat verbo usado (principalmente nos Salmos) para expressar a idia

de ser resgatado.

Motzei Shabbat

(MS-tsee shab-BAHT) n. O tempo na noite, imediatamente aps o Shabat, quando permitido retomar as atividades durante a semana que so proibidos no Shabat. Isto pode ocorrer mais cedo do que quando trs estrelas aparecem no cu na noite de sbado, ou em um horrio fixo, que pr-determinado por um calendrio halchico vlido (o tempo exato em que o Shabat termina varia dependendo da localizao na terra e da poca do ano ).

Monte Sinai

(Veja-NAI) n. Sinai; montanha no deserto entre o Egito e Israel, onde Israel recebeu a Torah de Elohim atravs de Moiss. A pennsula do Sinai uma pennsula no nordeste do Egito, no extremo norte do Mar Vermelho. Sinai tambm refere-se aliana que Elohim fez com os filhos de Israel bnos estipulando para a obedincia e maldies para a desobedincia.

Luto

(SHEE-vah) n. Shivah. Sete dias de luto. "Sentar Shivah" um costume de sentar em um banquinho durante o processo de luto. Shivah significa "sete". Luto judaico, que dividido em cinco etapas: 1. Aninut. Este o perodo entre a morte e sepultamento. 2. Lamentao. Este perodo consiste nos trs primeiros dias aps o enterro. 3. Shivah. Esta etapa abrange os sete dias aps o enterro e inclui o perodo de trs dias de lamentao. 4. Shloshim. 30 dias (contando os sete dias de shiv), aps o enterro. 5. Um ano de luto. O perodo de doze meses (contados a partir do dia do enterro), durante o qual as coisas voltam ao normal. O Kadish recitado em cada culto de orao, de manh e noite, o Shabat e feriados, em dias de jejum e regozijo Yizkor uma cerimnia relembrando todos os falecidos durante um culto na sinagoga comum Yahrzeit um aniversrio memorial pessoal,.. Pode ser observado para qualquer parente ou amigo, mas ele destinado principalmente para os pais.

Muktzeh

(Mook-Tseh) Adj. "Separado" ou "de lado". Relativo a uma proibio rabnica contra movimento de certos objetos nos dias santos (como o Shabat ou Yom Tov). Por exemplo, voc no pode lidar com dinheiro, pedras, galhos, etc no Shabat. O conceito de muktzeh ( ) vem do Talmud e do melakhot trinta e
nove ou categorias de trabalho (ou seja, Lamed Tet Avot melachot: )" .

Mumar

(Moo-MAHR) n. Converta; herege.

Musaf

(Moo-SAHF) n. Um servio adicional, geralmente associada a Shabbats especiais e festivais.

Musar

(Moo-SAHR) n. Musar. Repreenso, correo, disciplina moral, tica. Musar muitas vezes envolve um estudo de ambos middot tovot ( , ou "bons atributos") e middot ra'ot ( , "atributos ruins"). Em geral, somos encorajados a manifestar qualidades de corao (middot ha-lev) que so bons em vez de ruim ....

Mutar

(Moot-TAHR) adj. A palavra Mutar ( ) usado para implicar a liberdade ou permisso de fazer algo em discusses halachic (a asur antnimo ( )significa "proibido" "). Por exemplo, a presena de manchas de sangue encontradas em ovos levanta a questo de saber se eles so "asur ou Mutar" para consumo, luz das leis de kashrut.

Guarda do meu irmo

(Shoh-mer ah-Khee) n. "Guarda do meu irmo", a partir de Gnesis 4:09, onde Caim responde (depois que ele assassinou seu irmo Avel): . Para declarar "Eu sou o guarda do meu irmo", remover o Hey interrogao no incio da frase: Somer achi Anochi.

You might also like