You are on page 1of 3

Oliveira, Julio M. de. A (des) Construo das Normas Tributrias nas Aes (reaes) Antiexacionais. Editora Forense. P. 261.

O autor mestre e doutorando pela PUC/SP. Scio do Escritrio Machado Associados. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de So Paulo. Professor da Fundao Getlio Vargas (GVLAW) e do Instituto Brasileiro de Estudos Tributrios (IBET). Coube ao autor percorrer o caminho de desconstruo das normas tributrias a partir de uma anlise inicial de conhecimento do processo de criao, eficcia e validade, observando desde a autorizao constitucional para instituio dos tributos, at os atos administrativos que os faz terem eficcia no mbito jurdico. Descrevendo o ciclo de positivao das normas tributrias, acrescentado a uma resistncia do sujeito passivo em pagar o dbito, passou a demonstrar as (re) aes cabveis no momento em que se encontrava o ciclo, ressaltando que em alguns momentos o sistema processual permitir uma ou outra possibilidade de aplicao. Descreve estas (re) aes a partir de sua pertinncia, levando em conta os efeitos que se busca, sendo cabvel o mandado de segurana repressivo ou preventivo, a ao declaratria de inexistncia de relao jurdico-tributria, ao anulatria de dbito fiscal, exceo de pr-executividade e os embargos execuo. Abordando inicialmente o mandado de segurana, considera o autor que este cabvel em qualquer momento do ciclo se presentes os requisitos de impetrao. Em matria tributria delimita o cabimento do MS preventivo quando se objetiva evitar a constituio do crdito tributrio ou de deveres instrumentais e ainda sanes tributrias, e na forma repressiva quando se tenciona retirar normas tributrias e sancionatrias do sistema jurdico, tendo em vista sua ilegalidade no caso concreto. Analisou o autor, as mincias do MS quanto sua natureza jurdica, o rito da lei do MS de 1951, os efeitos da sentena, o domiclio tributrio, dentre outros, retomando a aplicao deste em relao ao controle no ciclo de positivao das normas tributrias.

Na primeira parte do ciclo, que abrange a norma constitucional ou constitucional e legal, pela qual se atribui competncia ao ente poltico para instituir e cobrar o tributo, o MS se permite ao controle vertical decretando sua inadequao tratando-se de via de excelncia para validade da norma infralegal. Quanto ocorrncia do evento prescrito no antecedente da regra matriz, o autor, justica a utilizao do MS quando o tributo estiver sendo exigdo sem a observancia dos critrios temporal, material, espacial, pessoal e quantitativo na concretizao do fato jurdico tributrio, tendo em vista que a imposio de sanes e obrigaes tributrias antes da individualizao da norma gera carncia de pressupostos caracterizadores da regra matriz de incidncia, ensejando assim, sua ilegalidade. No tocante ao tempo do lanamento ou ato do contribuinte que tenha constitudo validamente o tributo no sistema, verificado vcio em qualquer das situae, a utilizao do MS indicada. Alcanando o tem da inscrio do dbito em dvida ativa e expedio do ttulo executivo, o MS atacar, conforme disps o autor, o ato do agente pblico questionando a afronta presuno relativa de sua validade. Por conseguinte, verificada a execuo fiscal em face do devedor, esgotado ou no o prazo para a interposio das medidas de defesa, ainda sim cabvel o MS caso se verifique qualquer tipo de irregularidade que viole o direito lquido e certo do devedor. O autor enfatizou o MS em cada fase do ciclo tendo em vista a sua importncia na integrao das normas de positivao. Passou entao a trabalhar as aes e medidas de defesa que podem interferir no processo de construo da norma tributria, dando inicio com o a ao declaratria de inexistencia da relao jurdica, que atinge o ciclo antes da individualizao da norma, impedindo a constituio do tributo por retirar seu fundamento de validade, tendo em vista a ausencia de relao juridica, no podendo assim constituir o fato jurdico tributrio. Elucida o autor, que o momento adequado para o questionamento a partir de uma ao declaratria de inexistncia de relao jurdico-tributria reside no momento da atribuio de competncia ao ente poltico instituidor do tributo, bem como no momento da ocorrncia do evento antecedente da regra

matriz e que com a anlise abstrata da norma e/ou da regra matriz possvel afirmar ou negar sua integrao com o sujeito passivo. J na hiptese de requerer a desconstituio de um lanamento ou crdito constitudos, a ao anulatria, que pode ser utilizada em qualquer fase do ciclo, desde que j implementado o fato jurdico tributrio. Atinginda a fase da execuo fiscal, as defesas do devedor alcana a exceo de pr-executividade, e os embargos. Entende o autor que permitida a utilizao da exceo de pr-executividade, antes ou depois da garantia do juzo, sempre que existir matrias que impeam o prosseguimento da execuo, quando estas puderem ser conhecidas de ofcio, bem como aquelas que podem ser conhecidas sem dilao probatria. Sendo este ltimo requisito (ausncia de dilao probatria) necessrio para algumas questes de ordem pblica, no entendimento do autor. No que tange aos embargos, consideradas as fases do processo de positivao das normas tributrias, o momento para a propositura aps a intimao do devedor para quitar o dbito ou oferecer resistncia, no havendo limitao quanto matria, sendo plenos o direito ampla defesa e ao contraditrio. O autor se valeu da Teoria da validade da normas para pontuar as aes pertinentes ao processo judicial tributrio, descrevendo de forma sinttica cada ao cabvel com o fim de desconstruir a norma eivada de vcios, remetendoos aos pressupostos de existncia, validade e eficcia, que, interferindo nestes planos torna ilegal sua aplicao, haja vista que deixa de corresponder a um fato jurdico. Foi muito bem sucedido pois, como se sabe, vicios dessa natureza influenciam na regra matriz de incidncia, ocasionando ruptura do elemento ftico e aquilo que se pretende alcanar com a elaborao da norma.

Aluna: Iara Silvia dos Reis Dutra Oliveira

You might also like