You are on page 1of 11

AGAVE (Agave americana)

A pessoa que necessita de Agave possui muita fora de vontade, determinao e senso de responsabilidade, mas acaba se exaurindo ao no perceber que est ultrapassando o limite de suas resist ncias! Ao c"egar ao limite de suas foras se sente exausto e desalentado, mas no pensa em desistir, no demonstra fraque#a, no reclama e nem pede por a$uda! Agave a$uda estas pessoas a perceberem e aceitarem seus limites f%sico e ps%quico, aprendendo a dosar o esforo, a descansar o necessrio e a determinar de modo mais eficiente onde e quando gastar suas energias! &ome popular' (iteira! )olorao' amarela! *lorais de +ac"' ,a- (.uercus robur)! (ara aquelas pessoas cu$os pr4prios sentimentos e emo5es muito dolorosos contaminam suas vidas! A ess ncia Ageratum atua a$udando estas pessoas a se 6desintoxicarem6 destas toxinas ps%quicas! 7ndicada para todos aqueles que queiram reforar seus v%nculos com os n%veis superiores do ser e que esto em busca de um progresso moral e espiritual! Esta ess ncia facilita o tr8nsito consciente9inconsciente, sendo :til para aqueles que dese$am aumentar seu grau de apreenso do simbolismo presente nos son"os! &ome popular' 2entrasto! )olorao' a#ulado9lils ou branco! (ara os que perderam a f< e a esperana e ac"am que no vale a pena continuar lutando! =o pessoas que se acostumaram a ver a vida de forma negativa, fatalista e derrotista! >esta forma a vida torna9se pesada e a pessoa fica desesperada, desalentada ou aptica! Aleluia a$uda9os a resgatar o otimismo, f< e esperana! /ecomendada quando o paciente sofre de alguma doena cr?nica ou vive alguma situao estressante persistente e que perdeu a esperana numa mel"ora! &ome popular' Aleluia do campo! )olorao' amarela! *lorais de +ac"' Gorse (1lex europaeus)!

AGE/A012 (Ageratum con3#oides )

A;E;17A (,xalis corniculata)

(ara aqueles que se sentem re$eitados, "umil"ados ou abandonados, tais como pedintes, 4rfos, doentes, v%timas de racismo ou de preconceito! =o indiv%duos que possuem alguma diferena f%sica, financeira, educacional, etc! que os coloca em condio de excluso social, familiar ou grupal! (ara as pessoas que, ao se sentirem exclu%das, no assumem sua responsabilidade pessoal frente aos outros membros da sociedade ou frente ao grupo ao qual pertencem! Alt"aea a$uda a desenvolver a empatia, a sociabilidade, a integrao e a participao! &ome popular' 2alva real! )olorao' rosa ou p:rpura! (ara as pessoas que esto sempre temerosas e ansiosas com a id<ia de que poder l"es faltar as condi5es bsicas de sobreviv ncia' falta de emprego, din"eiro, alimento e moradia! Estas pessoas sentem9se inseguras de no conseguirem manter suas fam%lias! (ara aqueles que tem medo de catstrofes da nature#a ou mudanas drsticas na economia que podero arruinar sua estabilidade financeira! (ara os que temem desastres ecol4gicos que podem gerar escasse# de gua, alimento, etc! A ess ncia Ambr4sia a$uda9os a resgatar a f< na bondade de >eus e, assim, viver com mais confiana, otimismo e tranqAilidade! &ome popular' Erva9de9=anta92aria! )olorao' Esverdeada! (ara todas as pessoas que necessitam de um 6t?nico6 mental, principalmente vel"os, v%timas de problemas que afetam o funcionamento mental ou pessoas esquecidas! (ara os que sofrem de esclerose, 6caduquice6, tiveram AV), etc! Esta ess ncia a$uda na compreenso e adaptao do indiv%duo B vel"ice! Auxilia no processo de desencarne, pois atua como facilitador deste processo! &ome popular' Anileira! )olorao' r4sea!

A;0@AEA (Alt"aea r4sea)

A2+/,=7A ()"enopodium ambrosioides)

A&7; (indigofera anil)

A/7=0,;C.17A (Aristoloquia brasiliensis)

(ara aqueles que t m uma viv ncia de >eus como um ser punitivo e vingador e que acabam sofrendo por crerem que so potencialmente pecadores! Estes indiv%duos sentem9se culpados (Bs ve#es sem nem saber o porque), impuros, e so v%timas de remorsos e autopunio! (roblemas sexuais, negao do pr4prio corpo, medo do inferno e do purgat4rio atormentam estas pessoas! Auxilia na superao da tenso pr<9menstrual e menopausa! Atua positivamente em todas as situa5es onde " autopunio ou autodestruio (mesmo que inconsciente), como na anorexia, alcoolismo, anemias, amenorr<ias, etc! A ess ncia a$uda o indiv%duo a entrar em contato com a 2iseric4rdia >ivina e assim re9significar o seu entendimento da $ustia divina e do +em e o 2al! >esta forma ele vive o verdadeiro perdo e a culpa atro# que o atormentava < resolvida! &ome popular' )ip49mil9"omens! )olorao' p:rpura9 acastan"ado!

Esta ess ncia funciona como um grande restaurador quando " ferimento, se$a f%sico ou ps%quico! Atua quando a pessoa sente9se ferida moralmente, no caso de c"oques, ferimentos, dores, perda da consci ncia, acidentes, cortes, traumas, contus5es, "emorragias, etc! (ara a cicatri#ao, antes e ap4s interven5es cir:rgicas, partos e outras interven5es invasivas ao corpo! ,utra importante funo desta ess ncia < sua utili#ao quando se dese$a que um composto floral atue mais fortemente buscando a cura f%sica! A palavra c"ave desta ess ncia < regenerao! &ome popular' Arnica9do9campo! )olorao' lils! Esta ess ncia atua limpando, purificando e desintoxicando o corpo f%sico e a mente! (or atuar de forma rpida deve ser empregada sempre que exista uma situao emergencial ou traumtica! A$uda a reforar os sistemas de defesa do indiv%duo, se$a o sistema imunol4gico ou o campo urico (a$uda a acabar com parasitismos e obsess5es ps%quicas)! Atua como 6antibi4tico6 floral! &ome popular' Artemisia! )olorao' amarelo claro!

A/&7)A )A2(E=0/E ()"ionolaena latifolia)

A/0E2D=7A (Artemisia vulgaris)

(ara as pessoas fortes, altru%stas, seguras e confiantes que momentaneamente sentem9se inseguras e sem capacidade de reali#ar suas tarefas cotidianas! (ara aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades ou pelo stress, sentem9se temporariamente sem foras e esgotados! Atua sobre as dores de origem nervosa, dificuldades sexuais e psicopatologias, sempre que este$am relacionadas a sensao moment8nea de incapacidade ou inadequao! &ome popular' 2an$erico! )olorao' branca! *lorais de +ac"' Elm (1lmus procera)! (ara aquelas pessoas cu$o medo adquiriu tal intensidade que se tornou p8nico! (erda de controle devido a um medo extremo! 0error, pesadelos, dist:rbios do sono! (ara quando a pessoa se desespera por se ver sem sa%da, como em uma situao de emerg ncia ou uma doena grave! A ess ncia +ipinatus a$uda a enfrentar a situao de medo extremo com coragem, autocontrole e firme#a! &ome popular' )osmos! )olorao' amarelo9 alaran$ada! *lorais de +ac"' /oc/ose (@eliant"emum nummularium)! (ara quando a depresso cr?nica, o negativismo e a desesperana, $ esto comprometendo o corpo f%sico e o et<rico! (ara a triste#a acompan"ada de opresso no peito, para o sentimento de solido e ang:stia na terceira idade! (ara quando a pessoa precisa resgatar a f<, a coragem e a alegria, pois seu corao est abafado por triste#as! &ome popular' +orragem! )olorao' a#ul!

+A=7;7)12 (,c3mum basilicum)

+7(7&A01= ()osmos bipinatus)

+,//AG7&E (+orago officinalis)

+1.1E >E F *;,/E= (7mpatiens, (sidium, +ipinatus, /osmarinus e 0agetes)

(ara os momentos em que a pessoa vai enfrentar ou est enfrentando situa5es de grande tenso f%sica, ps%quica ou emocional! Gtil nas emerg ncias, nos c"oques, crises "ist<ricas ou dissociativas, descontrole emocional, sustos, desmaios! (ode ser

utili#ado antes de uma situao de grande tenso, como uma prova importante! , uso do +uqu de F flores deve ser concomitante a busca de socorro m<dico de urg ncia! *lorais de +ac"' /escue!

+1.1E >E ;A)0E&0E= (23osotis, 2illefolium, (lantago, *oeniculum, 2alus, =alvia e ;avandula)
Este composto a$uda na adaptao do rec<m9nascido e do lactente ao seu novo mundo e Bs grandes transforma5es f%sicas e ps%quicas que eles passam num curto espao de tempo! H um grande facilitador da evoluo e do amadurecimento deste novo ser, se$a atrav<s do aceite de sua nova encarnao, se$a despertando sentimento de confiana e segurana! Auxilia no tratamento e preveno de dist:rbios respirat4rios e digestivos comuns nesta fase da vida!

+1.1E >E I *;,/E= (7mpatiens, =ambucus, +ipinatus, /osmarinus, 0agetes, Arnica )ampestre, Aleluia, ,riganum, Artem%sia!)

A atuao deste composto < equivalente ao +uqu de F *lores, mas ampliado para atuar mais fortemente na regenerao do corpo f%sico e et<rico! >eve ser usado nos momentos em que a pessoa vai enfrentar ou est enfrentando situa5es de grande tenso f%sica, ps%quica ou emocional, o que pode colocar em risco a integridade da mesma! Gtil nas emerg ncias, nos c"oques, crises "ist<ricas ou dissociativas, descontrole emocional, sustos, desmaios, traumatismos, etc! (ode ser utili#ado antes e depois de cirurgias, provas escolares, tratamento dentrio, etc! )oad$uvante no tratamento de problemas dermatol4gicos! , uso do +uqu de I *lores no substitui o tratamento m<dico de urg ncia!! (ara as pessoas que oscilam rapidamente entre amor e 4dio, calma e agressividade, ternura e viol ncia, para aqueles que so violentos verbalmente e fisicamente! (ara os que se automutilam (arrancam cabelo, roem un"a, etc) e se autodestroem! Gtil quando existe mgoa e rancor enrai#ados

)A;E&>1;A =7;VE=0/E ()alendula arvensis)

internamente que < dissimulada sob a forma de ironia, sarcasmo e falas destrutivas! )oad$uvante no tratamento de c8ncer, obesidade, verrugas, abscessos e deforma5es! (ara todas as formas de destrutividade! Esta ess ncia a$uda a pessoa a se sintoni#ar e "armoni#ar com os sentimentos e pensamentos mais nobres de serenidade e comun"o! &ome popular' )al ndula9do9campo! )olorao' amarela (ara aqueles que vivem de modo intenso os sentimentos de inve$a, raiva, dese$os de vingana, ci:mes, gan8ncia, racismo, possessividade, desconfiana e rancor! (ara as explos5es de ira, mau "umor e 4dio! =o pessoas que no decorrer da vida fec"aram seus cora5es para os sentimentos benevolentes e "o$e vivem do 4dio e da desconfiana! A ess ncia )amelli desperta9os para a felicidade de ter no corao o amor altru%sta, a caridade e o perdo! &ome popular' )am<lia! )olorao' branca! *lorais de +ac"' @oll3 (7lex aquifolium)! (ara a culpa que se origina de atitudes p:blicas! Estas pessoas podem se autocondenar, sofrer de remorsos, se sentirem impuros e terem vergon"a de si! Acreditam que so v%timas de reprovao, de cr%tica e de raiva por causa de seus pap<is sociais! Eles mesmos no se aprovam, o que gera muito sofrimento auto9infligido! &estes casos encontramos grande parte das prostitutas, "omossexuais e outros l:pens! 2uitas pessoas que trabal"am com fumo, armamentos e outros tamb<m esto nesta situao! Esta ess ncia a$uda9os a superar sua culpa e a desenvolver padr5es morais cada ve# mais elevados o que pode lev9los a reorientar suas vidas! &ome popular' *edegoso9de9fol"as9largas! )olorao' amarelo! (ara as pessoas excessivamente materialistas, gananciosas, ambiciosas e ego%stas! 2uitos so desleais e sem senso de $ustia, pois o seu ob$etivo < acumular rique#a e poder! &os casos mais graves a

)A2E;;7 ()amelia $aponica)

)A==7A ()assia alata)

)A1;7*;,/A (23ciaria cauliflora)

pessoa rouba, trapaceia e < vingativa em caso de derrota! &o t m compaixo dos mais necessitados, no so solidrios e muito menos generosos! Eles t m a tend ncia a ver o mundo como uma competio "ostil e predat4ria! A ess ncia )auliflora a$uda o indiv%duo a superar a gan8ncia material e a controlar o instinto de cobia atrav<s da viv ncia da benevol ncia, da ren:ncia e da solidariedade! &ome popular' $abuticabeira! )olorao' branca! (ara aquelas pessoas que esto sempre controlando os outros! =o possessivas, ego%stas e manipuladoras! *acilmente magoveis, cobram constantemente ateno! Auto9piedade! =o carentes afetivas e possuem muito medo de serem re$eitadas ou deixadas de lado! (or isto do amor, mas cobram, exigem, controlam! A ess ncia floral )"icorium a$uda estas pessoas a transformarem seu amor interessado em amor e servio desinteressado e altru%sta! &ome popular' )"ic4ria! )olorao' a#ul! *lorais de +ac"' )"icor3 ()"icorium int3bus)! (ara as pessoas que escondem o que sentem no seu interior! =o educados e distantes, seus sentimentos $amais so reveladas aos outros! Eles sofrem calados e so#in"os, pois suas emo5es e preocupa5es ficam abafadas no peito! Geralmente acumulam, guardam e remoem os problemas e desavenas da vida cotidiana, pois no discutem, no brigam e muito menos 6explodem6! Elas podem padecer de ansiedade, depresso, melancolia, ins?nia, dor de cabea, problemas no corao, "ipertenso e disfun5es renais, entre outras! A ess ncia >iant"us a$uda a pessoa a conquistar a liberdade de expressar suas emo5es e pensamentos e a ter coragem de enfrentar as dificuldades da vida de 6peito aberto6 e com suavidade! &ome popular' )ravo! )olorao' branca, roxa, rosa ou vermel"a! (ara aqueles que no confiam em suas pr4prias opini5es e sempre procuram apoio na opinio al"eia! *alta auto9confiana para decidir por si, sem os consel"os dos outros! =eu erro < no confiar em sua

)@7),/712 ()"icorium int3bus)

>7A&0@1= (>iant"us car3op"3llus)

E27;7A ((lumbago capensis)

intuio e no seu con"ecimento e procurarem imitar comportamentos e id<ias dos outros! A ess ncia Emilia a$uda esta pessoa a desenvolver uma forte convico interior, segurana, liberdade de escol"a e de pensamento! &ome popular' +ela9em%lia! )olorao' a#ul ou violcea! *lorais de +ac"' )erato ()eratostigma Jillmottianna)! (ara aquelas pessoas que plane$am algo para sua vida, mas na "ora de agir fa#em o contrrio! (ara as pessoas que possuem um comportamento d:bio e so psiquicamente instveis (variam entre simpatia e antipatia, atrao e re$eio, etc)! (ara aqueles que agem de forma incompreens%vel, pois " uma grande contradio entre o que dese$am e o que acabam concreti#ando! Gtil no tratamento dos dist:rbios respirat4rios! A ess ncia Eucal3ptus a$uda a romper com esta dissociao entre o querer e o fa#er! &ome popular' Eucalipto! )olorao' amarelada! (ara aqueles que oscilam entre duas diferentes op5es! 7ndecisos, confusos, "esitantes, instveis! 2udam abruptamente de opini5es e de estado de 8nimo! 2uitos so exc ntricos, pois tem dificuldades em agir com moderao! >esequil%brio e instabilidade tanto no plano ps%quico como f%sico (en$?os, tonturas, dist:rbios menstruais, dores de origem nervosa, etc)! (ara crianas irrequietas que querem brincar com todos os brinquedos ao mesmo tempo, pois no sabem qual escol"er! A ess ncia *icus a$uda estas pessoas a adquirirem um equil%brio pessoal e a terem clare#a mental e uma direo em suas vidas! &ome popular' *igueira! )olorao' branco9 amarelada! *lorais de +ac"' =clerant"us (=clerant"us annuus)! >iagn4stico diferencial' *icus e Emilia! As pessoas que necessitam de *icus mudam facilmente de opinio e ap4s decidir algo ainda existe d:vida entre duas op5es, mas sempre decidem pela sua cabea! Aquelas pessoas que precisam de Emilia tem d:vidas sobre sua capacidade de decidir! Elas solicitam a opinio al"eia para terem um outro

E1)A;K(01= (Eucal3ptus globulus)

*7)1= (*icus carica)

par8metro para seguirem como exemplo! Elas acabam seguindo a opinio, comportamento e id<ias al"eias! , indiv%duo que necessita de *oeniculum apresenta fadiga mental e f%sica cu$a origem est principalmente no plano mental! *adiga, preguia matinal, sobrecarga, rotina desgastante! A$uda nos momentos de readapta5es de vidas (casamentos, luto, mudana de cidade, etc) e no desinteresse pelas tarefas cotidianas! Esta ess ncia atua como um t?nico para o organismo, ativando principalmente pulm5es, intestino, sistema nervoso, mente e sistema circulat4rio! &ome popular' *unc"o! )olorao' amarela! *lorais de +ac"' @ornbeam ()arpinus betulus)!

*,E&7)1;12 (*oeniculum vulgare)

*C/21;A >E A(/E&>7LA>, (=alvia, 2argarites, (iperita, 0araxacum, /osmarinus, ;avandula, 0abebuia, ;antana e =onc"us)
)omposto floral recomendado para potenciali#ar o aprendi#ado! *acilita a concentrao, memori#ao, racioc%nio, a capacidade de s%ntese e ateno! *avorece o processo de amadurecimento, a conviv ncia fraterna e o trabal"o solidrio de crianas e adultos! Gtil para aquelas pessoas que repetem os mesmos erros, ou se$a, que no aprendem com as experi ncias passadas! (ode ser utili#ada no caso de doenas peri4dicas!

*C/21;A >E EMA2E (/osmarinus, +asilicum, ;avandula, 2omordica, =onc"us, *oeniculum, 0abebuia)
)omposto floral indicado para as situa5es onde < necessrio potenciali#ar a concentrao, racioc%nio, calma, paci ncia, autocontrole e confiana! (ara situa5es como provas, seleo de emprego ou para quando a pessoa se prop5e a resolver um problema de dif%cil soluo!

Gtil para as pessoas nas quais a car ncia afetiva e o amor ego%sta que cobra, controla e manipula est provocando problemas org8nicos e a perda da vitalidade ps%quica! =o indiv%duos possessivos que se

*,/07*7)A0A (+au"inia fortificata)

magoam facilmente pois requerem sempre ateno! Esta ess ncia se relaciona com a )"icorium, o diferencial est no fato do bloqueio energ<tico $ estar atingindo os n%veis mais densos do ser! A$uda no tratamento da diabete, bulimia, anorexia nervosa, obesidade m4rbida, e nas patologias dos 4rgos relacionados ao c"acra card%aco e ao plexo solar! A ess ncia *ortificata a$uda a pessoa a se conectar com os sentimentos e pensamentos mais sublimes e curativos de amor altru%sta, auto9reali#ao, liberdade e auto9cura! &ome popular' (ata9de9vaca! )olorao' branca! *1)@=7A (*uc"sia sp) (ara aqueles indiv%duos que sofrem interiormente, mas que procuram dissimular exteriormente! =o pessoas angustiadas, ansiosas, aflitas, que apesar destes sentimentos esto sempre com uma apar ncia feli#! ,besidade, ins?nia, ansiedade e problemas psicossomticos so alguns dos problemas que podem ser gerados por esta dificuldade em encarar o lado negro da vida! H comum utili#arem de bebidas alco4licas e drogas! ,utro modo de fuga < a busca por festas, compras, esportes radicais e 6agitao6! H um 4timo ansiol%tico floral! A ess ncia floral *uc"sia a$uda a pessoa ter uma vida aut ntica ao encarar suas ang:stias com f<, coragem e alegria! &ome popular' +rinco9de princesa! )olorao' vermel"a, rosa, roxa ou branca! *lorais de +ac"' Agrimon3 (Agrimonia eupatoria)!

+7+;7,G/A*7A ),&=1;0A>A'

>,=

*;,/A7=

>E

27&A=

N) =ilva, +reno 2! O 2arques, Ednamara V! As essncias Florais de Minas, sntese para uma medicina de almas! +elo @ori#onte' ;u# A#ul Editorial, NIIP! Q) RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR! As essncias Florais de Minas, casos clnicos e depoimentos! 7ta:na' Edi5es *lorais de 2inas, NIIF! S) RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR! Repertrio das essncias Florais de Minas. =o (aulo' Editora Aquariana, NIIF!

You might also like