You are on page 1of 8

A instigante e complexa histria da leitura: apontamentos tericos e metodolgicos

ANDR DIONEY FONSECA*

Resumo Neste artigo apresento algumas questes tericas e metodolgicas sobre um dos mais promissores veios de pesquisa da chamada Nova Histria Cultural: a histria da leitura. Discutem-se as principais dificuldades encontradas pelos pesquisadores de diversas reas interessados em perscrutar a leitura em uma perspectiva histrica, sobretudo em relao s fontes que permitem acessar as leituras antigas, e tambm os caminhos metodolgicos para enfrentar esses problemas apontados por Roger Chartier e Robert Darnton, autores que se notabilizaram no cenrio historiogrfico internacional por seus estudos sobre a leitura. Em complementao s consideraes desses dois historiadores destaco ainda a contribuio de Michel de Certeau, estudioso que no elegeu a leitura especificamente como objeto de estudo, mas que contribuiu decisivamente para a consolidao desse campo de estudo histrico. Palavras-chave: Histria da leitura; teoria; metodologia. Abstract In this article I make some theoretical and methodological discussions about one of the most promissory veins of New History Cultural: the history of reading. I discuss the main difficulties found by researchers from many areas interested in the scrutiny of reading in a historical perspective, especially in relation to the sources that allow access to old readings, and also the methodological ways that can be used to face the problems indicated by Roger Chartier and Robert Darnton, both notable in the international historiography scenario because of their studies about readings. In addition to the approaches of these two researches I emphasize the contribution by Michel de Certeau, a scholar who did not elect the reading as his mainly object of study, but who contributed decisively to the consolidation of this area of historiography. Key words: history of the reading; theory; methodology.

ANDR DIONEY FONSECA Doutorando em Histria Social pela Universidade de So Paulo (FFLCH/USP); Membro do Grupo de Pesquisa em Histria Religiosa e das Religies (CNPq/UEM) e do Grupo de Pesquisa em Teoria, metodologia e interpretaes na histria da historiografia no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq/UEMS).

87

Nos anos oitenta um conjunto de revises enriqueceram o campo terico e metodolgico da Histria. O uso de noes como representao, prtica, narrativa, sensibilidades e imaginrio, em face da fragilidade de outras como mentalidades um exemplo desse momento em que se passou a falar em Nova Histria Cultural (BURKE, 2005). Distinguem-se a, o historiador Roger Chartier com seus estudos sobre a histria da leitura e teoria da Histria e Michel De Certeau que, ao estudar a reutilizao e a (re)inveno do cotidiano a partir das escolhas dos sujeitos e suas relaes com a cultura material existente em determinados contextos histricos, trouxe a discusso sobre as noes de construo cultural e de apropriao cultural (DOSSE, 2003). No entanto, o estudo das prticas culturais remete recepo, apropriao cultural, ou seja, ao momento em que determinado bem cultural chega s mos de um consumidor que dele pode fazer diferentes usos, inclusive usos que distam do que fora pensado por aqueles que produziram esse bem cultural. Em se tratando da histria da leitura, que na perspectiva da Nova Histria Cultural tem por objetivo central compreender como os indivduos leram e deram sentido s mensagens contidas nos textos de natureza diversa, h um elemento complicador: como acessar as leituras antigas se o ato da leitura uma atividade extremante subjetiva e que to poucos rastros deixa para a posteridade? Esse um ponto que tem suscitado debates nos ltimos anos entre os estudiosos ocupados com a histria da leitura, conforme indica a indagao de um dos mais importantes historiadores desse tema: a leitura possui uma histria. Mas como recuper-la? (DARNTON, 1992, p. 200).

Acessar o mundo dos leitores comuns e percorrer os sinuosos caminhos de suas leituras sem dvida uma tarefa extremamente desafiadora. Desafiadora, porm, necessria, pois nas ltimas dcadas, a historiografia tem demonstrado a importncia da insero nos estudos histricos do cotidiano das pessoas comuns interseccionando-o a conjunturas e a acontecimentos relevantes do ponto de vista histrico. o que defende Peter Burke ao afirmar:
Igualmente difcil de descrever ou analisar a relao entre as estruturas do cotidiano e a mudana. Visto de seu interior o cotidiano parece eterno. O desafio para o historiador social mostrar como ele de fato faz parte da histria, relacionar a vida cotidiana aos grandes acontecimentos, como a Reforma ou a Revoluo Francesa, ou a tendncias de longo prazo, como a ocidentalizao ou ascenso do capitalismo (BURKE, 1992, p. 24).

Peter Burke ressalta que esse novo olhar historiogrfico permite superar modelos deterministas de explicao social j que as anlises no ficam restritas apenas s regras impostas pela religio, pelo Estado, ou quaisquer outras normatizaes sociais, mas buscam evidenciar as liberdades, os desvios, as tticas das pessoas comuns que ora transigem, ora burlam as normas que lhe so impostas de cima para baixo aproveitando-se das inconsistncias e incoerncias dos sistemas sociais (BURKE, 1992, p. 24). Como indica Roger Chartier, nos estudos histricos, essa perspectiva leva a repensar totalmente a relao entre um pblico designado como popular e os produtos historicamente diversos (livros e imagens, sermes e discursos, canes, romances-fotogrficos ou programas de

88

televiso) propostos para seu consumo (CHARTIER, 2002, p. 53). Para Chartier, as anlises devem contrapor os dispositivos, discursivos ou institucionais, que buscam disciplinar os corpos, as prticas e modelar, por meio da ordenao regrada dos espaos, as condutas e os pensamentos, s tticas de consumo desenvolvidas pelos indivduos sobre os quais recaem todas as tecnologias da vigilncia e da inculcao. O cruzamento dos dispositivos de controle com prticas de consumo revela que: longe de terem a absoluta eficcia aculturante que lhes atribuda com demasiada frequncia, esses dispositivos [de controle] (...) deixam necessariamente um lugar, no momento em que so recebidos, variao, ao desvio, reinterpretao (CHARTIER, 2002, p. 53). Roger Chartier em diversas publicaes demonstra, entretanto, as dificuldades envolvidas nessa perspectiva de anlise, sobretudo no que se refere histria da leitura e apresenta sua opo metodolgica para o enfrentamento dos desafios que se impem aos historiadores preocupados com as diferentes formas de leitura a que esto sujeitos os impressos em diferentes momentos histricos. A histria das prticas de leitura na concepo de Chartier tem por objetivo inferir sobre a aparente contradio existente entre o carter todo-poderoso do texto e a liberdade primordial do leitor. Em outras palavras:
identificar para cada poca e para cada meio as modalidades partilhadas de ler aos quais do formas e sentidos aos gestos individuais e que coloca no centro de sua interrogao os processos pelos quais, face a um texto historicamente produzido um sentido e diferenciadamente

construdo uma significao (CHARTIER, 1990, p. 122).

De acordo com Chartier (1994, p. 11): um texto s existe se houver um leitor para lhe dar um significado, mesmo nos impressos minuciosamente escritos e editados para controlar os sentidos atribudos s mensagens, no h como inscrever no texto um modelo fechado de leitura. Contra a passividade que tradicionalmente foi atribuda figura do leitor, Chartier lembra que a leitura uma atividade que permite a reapropriao, o desvio, a desconfiana, a resistncia. Sendo um espao aberto a leituras mltiplas, os textos, na viso de Chartier, no podem ser apreendidos nem como objetos, cuja distribuio bastaria determinar, nem como entidades, cuja significao seria universal. Devem ser relacionados rede contraditria das utilizaes que os constituram historicamente (CHARTIER, 2002, p. 53). O autor complementa:
Da a seleo de dois modelos de compreenso para explicar os textos, os livros e as suas leituras. O primeiro pe em contraste disciplina e inveno, considerando estas duas categorias no como antagnicas, mas como sendo geridas a par. Todo o dispositivo que visa criar controle e condicionamento segrega sempre tcticas que o domesticam ou o subvertem; contrariamente, no h produo cultural que no empregue materiais impostos pela tradio, pela autoridade ou pelo mercado e que no esteja submetida s vigilncias e s censuras de quem tem poder sobre as palavras ou os gestos. A oposio demasiado simples entre espontaneidade popular e coero das instituies ou dos dominantes: o que preciso reconhecer o modo como se articulam as liberdades condicionadas e as disciplinas

89

derrubadas (CHARTIER, 1990, p. 137).

Reside a o grande desafio de toda pesquisa sobre as prticas de leitura, pois mesmo no havendo mais dvidas sobre a tenso existente entre a tentativa do autor e/ou editor em impor por meio de seus textos uma ordem e as liberdades do leitor, tambm concepo assente que o acesso s leituras antigas, capazes de lanar luzes sobre essa tenso, no empreendimento fcil para o pesquisador (CHARTIER, 2004). De fato, a identificao das modalidades partilhadas de leitura, da produo histrica do sentido e dos processos que levam a diferentes significaes no um empreendimento simples. Tem-se a leitura que , no dizer de Chartier (1990), prtica criadora, uma atividade produtora de sentidos singulares, de significaes que no so redutveis s intenes dos autores ou de quem produz o impresso e h tambm o autor, o comentador e/ou editor dos textos que tentam exercer um controle sobre o sentido que os leitores vo atribuir aos impressos, visando aproxim-los ao mximo de uma compreenso correta, de uma leitura autorizada. Para Chartier, so nas fendas dessa tenso que deve operar a histria da leitura, considerando a relao entre a liberdade dos leitores e as tentativas de controle dessa liberdade. Para analisar a tensa relao entre o leitor e quem escreve ou produz o texto, Chartier prope que o historiador percorra um duplo caminho: identificar a diversidade das leituras antigas a partir de seus esparsos vestgios e reconhecer as estratgias atravs das quais autores e editores tentavam impor uma ortodoxia do texto, uma leitura forada (CHARTIER, 1990, p. 123).

No entanto, pesquisar os impressos levando em conta as diferentes formas de recepo a que eles esto sujeitos uma tarefa muito complexa, por isso, a soluo apresentada por Chartier traz em si uma nova dificuldade a ser enfrentada: a raridade das fontes que permitem reconstituir as leituras ordinrias. Segundo Chartier (2009), as fontes que trazem indcios diretos sobre as formas individuais de leitura so encontradas somente em ocasies fora do comum e por mais importante que possa ser esse tipo de registro para o acesso s diferentes formas de apropriao dos impressos, eles no resolvem por si s o implexo estudo da recepo. Roger Chartier fala das limitaes desse tipo de material nos seguintes termos:
Esses testemunhos, que se devem coletar cuidadosamente, apresentam evidentemente um problema, na medida em que no simples separar a o que uso comum e hbito pessoal, exemplaridade social e especificidade individual. Acima de tudo, sua raridade impede que sejam considerados como nicos vestgios a partir dos quais se pode construir uma histria da leitura, que no pode ser uma coleo de estudos de caso (CHARTIER, 2009, p. 96).

vista desse problema, Roger Chartier prope um estudo das prticas de leitura inscritas no prprio objeto impresso, j que todo texto, segundo Chartier traz em suas linhas os vestgios da leitura que seu editor supe existir nele e nos limites de sua possvel recepo (CHARTIER, 2009, p. 96). Nessa definio, uma histria da leitura deve considerar que os sentidos atribudos a um texto dependem de uma srie de dispositivos e regras que permitem e restringem a formao desses sentidos. Deve-se considerar, ainda, que o mundo do leitor est ligado comunidade de interpretao

90

a que pertence, em que se partilham um conjunto de competncias, de normas, de usos e de interesses, da a importncia atribuda por Chartier materialidade dos textos e corporalidade dos leitores (CHARTIER, 2002, p. 258). O processo pelo qual so atribudos sentidos aos materiais impressos s podem ser reconstitudos a partir da relao entre trs aspectos: o texto, o objecto que lhe serve de suporte e a prtica que dele se apodera (CHARTIER, 1990, p. 127). Para Robert Darnton, entretanto, a metodologia de Roger Chartier em suas pesquisas sobre histria da leitura, embora tenha trazido grandes contribuies ao apontar a importncia da materialidade dos impressos, dos suportes pelos quais os textos chegam at os leitores e a compreenso das diferentes formas como um texto pode ser lido e interpretado, no consegue lanar luzes sobre a apropriao dos impressos (DARNTON, 1992). Ao se referir pesquisa de Roger Chartier sobre um clssico espanhol, A historia de la vida de Bscon, de Francisco Quevedo, Robert Darnton reafirma a importncia desse pesquisador francs para a histria da leitura, mas ressalta que a apropriao do texto de Quevedo pelos leitores lhe escapa pela falta de registros diretos de leitura. A pesquisa de Chartier comentada por Robert Darnton trata especificamente das edies do texto de Francisco Quevedo, preparadas em meados do sculo XVII pelas editoras Oudot e Garnier da comunidade de Troyes. Nesse estudo, Chartier demonstrou que houve muitas adaptaes que levaram em conta o pblico a que se destinavam as edies populares do livro A historia de la vida de Bscon, texto originalmente escrito para um pblico sofisticado, mas que

passou por uma srie de mudanas tipogrficas nas mos dos editores de Troyes que o remendaram, fragmentaram a narrativa em unidades simples, subdividiram os pargrafos e multiplicaram o nmero de captulos. Com isso, Chartier demonstrou que a nova estrutura tipogrfica da novela de Quevedo implicava um novo pblico e um novo tipo de leitura. Mesmo reconhecendo os avanos desse modelo de pesquisa que busca mapear as leituras inscritas no prprio texto, Robert Darnton ressaltou: exatamente como [a] recepo ocorr[e], permanec[e] um mistrio, porque Chartier se limita a analisar o livro como um objeto fsico (DARNTON, 1992, p. 230-231). Isto , por no ter acesso direto a registros de leitura dos homens e mulheres que movimentaram por muito tempo o mercado literrio conhecido como Bibliothque Bleue, as anlises de Roger Chartier ficaram circunscritas ao leitor implcito no texto a partir do que era idealizado pelos editores. Para fugir de uma anlise que se volte somente materialidade dos textos ou que considere somente o mundo do leitor sem levar em conta o trabalho de edio que pode provocar profundas mudanas no suporte material dos textos, Darnton prope um modelo que conjugue a anlise textual com o que ele chama de pesquisa emprica:
Por isso eu argumentaria em prol de uma estratgia dupla, que combinaria a anlise textual com a pesquisa emprica. Dessa maneira, poderia ser possvel comparar os leitores implcitos do texto com os leitores reais do passado e, atravs dessas comparaes, desenvolver tanto uma histria, quanto uma teoria da reao do leitor (DARNTON, 1992, p. 299).

91

Diferentemente de Roger Chartier, Darnton considera que os registros particulares de leitura so fontes extremante importantes e valiosas para a histria da leitura, pois embora escassas e em muitos casos extremamente fragmentadas, elas so um canal privilegiado de acesso s antigas leituras. Para Darnton se a experincia da grande massa de leitores est alm do alcance da pesquisa histrica, os historiadores deveriam ser capazes de captar algo do que a leitura significava para poucas pessoas que delas deixaram registros (DARNTON, 1992, p. 224). Se no representam o todo, as anotaes particulares de leitura trazem preciosas informaes sobre como se comportava um determinado leitor em determinada poca. preciso ter em mente que os registros de um nico leitor, se contextualizados, podem contribuir para a compreenso das prticas de leitura em diferentes grupos sociais e em diferentes momentos histricos, pois o leitor que deixou para a posteridade seus apontamentos de leitura pertencia a um grupo social especfico e realizou suas leituras em uma determinada poca. Mesmo com todas essas dificuldades tericas e metodolgicas, a histria da leitura tem sido um dos mais instigantes objetos de estudo das ltimas dcadas por dar voz a personagens at ento silenciadas nas anlises que focavam o texto e no os usos e interpretaes dos textos. Os antigos leitores, muitas vezes obscurecidos nas pesquisas seriais e quantitativas, ao ganharem destaque nos estudos histricos mostraram que havia uma grande distncia entre o prescrito e o vivido, entre o leitor idealizado e o leitor real, entre a interpretao considerada correta pelo autor e/ou editor e a compreenso adquirida no ato da leitura. Basta lembrar a trajetria extraordinria de Jamerey-Duval

analisada por Jean Hbrard (2009), ou o clebre estudo de Carlo Ginzburg (1987) sobre o moleiro Menocchio ou ainda as pesquisas de Robert Darnton (2009) sobre o leitor Jean Ranson, para citar apenas alguns exemplos. Se nesse modelo de pesquisa histrica as pessoas comuns ganharam centralidade, o estudo do cotidiano tornou-se condio indispensvel, porque no cotidiano que, essas pessoas protagonistas da histria, fazem suas escolhas, negociam, resistem s presses conjunturais, promovem descontinuidades no processo histrico. Conforme Michel de Certeau:
[...] A uma produo racionalizada, expansionista alm de centralizada, barulhenta e espetacular, corresponde outra produo, qualificada de consumo: esta astuciosa, dispersa, mas ao mesmo tempo ela se insinua ubiquamente, silenciosa e quase invisvel, pois no se faz notar com produtos prprios, mas nas maneiras de empregar os produtos impostos por uma ordem econmica dominante (CERTEAU, 1994, p. 39).

Por isso, o conceito de apropriao, sistematizado por Michel de Certeau em sua obra A inveno do cotidiano, adquiriu importncia nos estudos histricos nas ltimas dcadas. Nas pginas desse livro, publicado em 1980, Certeau perscruta as aes cotidianas dos consumidores de objetos culturais e, ao dar visibilidade s tticas desenvolvidas cotidianamente pelos consumidores, revela que o consumidor, longe da passividade que correntemente lhe foi atribuda, na verdade, ao se apropriar de um bem cultural, exerce uma assimilao astuta, capaz de driblar os mais rgidos cnones de controle e condicionamento. Nesse sentido, no se pode identificar ou qualificar o consumidor pelos produtos jornalsticos

92

ou comerciais que ele assimila, pois h uma grande distncia entre a posse e o uso desses produtos por parte de quem os adquire (CERTEAU, 1994, p. 50). Assim as reflexes de Michel de Certeau servem como referencial metodolgico para os estudos histricos sobre a leitura, sobretudo a sistematizao das noes e estratgia e ttica que nos estudos de Certeau sobre as prticas cotidianas, serviram como importante instrumental terico. Noes importantes por revelarem relaes de fora que se tencionam na teia social, em que h uma srie de produes ditadas pelos dominantes que se contrapem com as diferentes apropriaes dessas produes pelos dominados. A estratgia diz respeito s aes daqueles que detm o poder sobre os instrumentos de propagao de normas e regras de natureza diversa. A noo de estratgia definida por Certeau como o:
[...] clculo das relaes de foras que se torna possvel a partir do momento em que um sujeito de querer e poder isolvel de um ambiente. Ela postula um lugar capaz de ser circunscrito como um prprio e portanto capaz de servir de base a uma gesto de suas relaes com uma exterioridade distinta. A nacionalidade poltica, econmica ou cientfica foi construda segundo esse modelo estratgico (CERTEAU, 1994, p. 46).

figura do consumidor aquele papel de passividade, dando-lhes destaque como sujeitos histricos. o que se pode notar nas palavras de Certeau: as estratgias apontam para a resistncia que o estabelecimento de um lugar oferece ao gasto do tempo; as tticas apontam para uma hbil utilizao do tempo, das ocasies que apresenta e tambm dos jogos que introduz nas fundaes de um poder (CERTEAU, 1994, p. 102). As resistncias ocorrem a partir das prticas cotidianas por meio das quais os indivduos agem e, mesmo sem a inteno de criar, acabam inventando, fabricando novas prticas culturais. Dentre as prticas cotidianas que produzem sem capitalizar, Certeau (1994) destaca a leitura, por ser essa atividade foco exorbitado da cultura contempornea e de seu consumo. Como mostrou Certeau (1994, p. 265) a leitura um exerccio de errncias e inventividades que jogam com as expectativas, as astcias e as normatividades das obras lidas. A pgina impressa para Michel de Certeau [...] o lugar onde se produz o encontro, sempre diferente, entre a palavra j escrita e os novos sentidos que os leitores lhe vo dando (CERTEAU, 1994, p. 264). Para Certeau, em uma sociedade marcada pela necessidade cada vez mais exacerbada do exerccio de leitura de textos distribudos nos mais variados suportes, a imagem de pessoas com seus olhos fixos em conjuntos de letras tornou-se cena corriqueira nas praas, nas casas, nas escolas, nas igrejas entre outros lugares. Tal disseminao, todavia, muitas vezes fez com que a complexidade envolvida no ato da leitura fosse esquecida por muitos estudiosos que incorriam em dois graves problemas: 1) a preocupao com a posse dos impressos em detrimento dos

A noo de ttica utilizada por Michel de Certeau para analisar como os indivduos se apropriam dos produtos que tm por inteno exercer variadas formas de controle sobre os sujeitos. Por meio das tticas, considerada por Certeau (1994, p. 101) como a arte do fraco, os consumidores so capazes de subverter as intenes inscritas nos produtos, lanando mo de usos inventivos, construo de novos sentidos, consumos astutos que tiram da

93

usos aos quais estavam sujeitos esses bens culturais; 2) e a passividade atribuda ao leitor, como se tudo o que fosse lido passasse automaticamente a ser aplicado no plano prtico sem seleo, omisso ou bricolagem. Contra esse posicionamento, Certeau lembrou que a leitura uma atividade silenciosa extremamente complexa: flutuao atravs da pgina, metamorfose do texto pelo olho que viaja, improvisao e expectao de significados induzidos de certas palavras, interseces de espaos escritos, dana efmera (CERTEAU, 1994, p. 49). Como se pde notar, a abordagem da histria da leitura em si mesma razoavelmente problemtica. Contudo, as novas possibilidades tericas e metodolgicas de pesquisa tm encorajado estudiosos de diversas reas a se lanarem na busca pelos elementos histricos envolvidos na produo, circulao e apropriao de impressos, como atesta o aumento significativo de estudos sobre a histria da leitura apresentados nos programas de PsGraduao e nos congressos especializados como o j consolidado Congresso de Leitura do Brasil. Mas, seguramente ainda h muito a ser feito nesse amplo campo de pesquisa, campo complexo no qual, at o presente momento, sublinhe-se, as interrogaes ultrapassam com folgada vantagem as respostas conclusivas.
Referncias BURKE, Peter (org.). A Escrita da Histria: novas perspectivas. Traduo de Magda Lopes. 2. ed. So Paulo, Editora da UNESP, 1992. BURKE, Peter. O que histria cultural? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CERTEAU, Michel De. A inveno do cotidiano: artes do fazer. 4 ed., traduo de Epharain Ferreira Alves. Petrpolis, RJ: Forense Universitria, 1994. CHARTIER, Roger. beira da falsia: a histria entre as incertezas e inquietude. Traduo Patrca Chittoni Ramos. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2002. __________. A histria cultural: entre prticas e representaes. Traduo de Mari Manuela Galhardo. Lisboa: DIFEL; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990. __________. A ordem do livro. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os sculos XIV e XVIII. Traduo de Mary Del Priori. Braslia: Editora Universidade de Braslia, 1994. __________. Do livro leitura. In: CHARTIER, Roger. Prticas de Leitura. Traduo de Cristiane Nascimento. 4 Ed. So Paulo: Estao Liberdade, 2009. p. 77-104. DARNTON, Robert. A leitura rousseauista e um leitor comum do sculo XVIII. In: CHARTIER, Roger (Org.). Prticas de leitura. Traduo de Cristiane Nascimento. Prticas de Leitura. So Paulo: Estao Liberdade, 2009. p. 143-176. __________. Histria da Leitura. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da Histria: novas perspectivas. Traduo de Magda Lopes. So Paulo, Editora da UNESP, 1992, 2. ed., p. 199236. DOSSE, Franois. A histria. Traduo Maria Elena Ortiz Assumpo. Bauru: EDUSC, 2003. GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idias de um moleiro perseguido pela Inquisio. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. HBRARD, Jean. O autodidatismo exemplar. Como Valentin Jamerey-Duval aprendeu a ler. In: CHARTIER, Roger. Prticas de Leitura. Traduo de Cristiane Nascimento. 4 Ed. So Paulo: Estao Liberdade, 2009. p. 35-73.

Recebido em 2013-03-02 Publicado em 2013-05-13

94

You might also like