You are on page 1of 3

As oito portas que Deus abre para o Cristo

(V.7) E ao anjo da igreja que est em Filadlfia escreve: Isto diz o que santo o que verdadeiro o que tem a c!ave de "avi# o que a$re e ningum fec!a# e fec!a e ningum a$re: (V.%) &on!e'o as tuas o$ras# eis que diante de ti (us uma (orta a$erta e ningum a (ode fec!ar# tendo (ouca for'a guardaste a min!a (alavra e n)o negaste o meu nome. (*( +.7 %) * (orta a$erta do (resente te,to (rofeticamente falando refere-se . era missionria da igreja que come'ou nos fins do sculo /VIII e que c!ega at os nossos (r0(rios dias. Essa (orta a$erta talvez ofere'a uma o(ortunidade incomum (ara a (rega')o do Evangel!o. 1 ato de a$rir uma (orta uma das mais sugestivas figuras sim$0licas de linguagem !umana. 2orizontes mais vastos vistas mais am(las vis3es mais (rofundas maiores (ossi$ilidades de sucesso livramentos ar (uro e nova vida. 4ma (orta sem(re uma (orta. Ela sugere a entrada que d acesso a algum lugar. "iante dela o 5en!or 6esus diz no *(ocali(se: 7Eis que estou . (orta e $ato# se algum ouvir a min!a voz e a$rir a (orta entrarei em sua casa e com ele cearei e ele comigo8 (*( +.9:). Essa (orta a mais com(licada de todas as (ortas que ! no mundo. ;a maioria das (essoas na <erra ela n)o se a$re com facilidade (ara "eus. Ela quase sem(re est fec!ada (ara 6esus. ;o te,to citado 6esus se dirigia . igreja de =aodicia a igreja morna que tin!a a fac!ada de rica (r0s(era mas (ara "eus n)o (assava de 7miservel (o$re cega e nua8. 1. Porta da Salvao. (6o >:. ?a). 6esus a @nica (orta da salva')o n)o ! salva')o sen)o (or Ele. (*t A.>9). 2.Porta da Libertao. (6o >:. ?$). 6esus a @nica (orta (verdade) (ara a li$erta')o de quem est cativo no (ecado. * Escritura 5agrada diz: - 7e con!ecereis a verdade e a verdade vos li$ertar.8 (6o %.+9). - 75e (ois o Fil!o vos li$ertar verdadeiramente sereis livres.8 (6o %.+B).

3. Porta da Proteo. (6o >:. 7). ;o a(risco o (astor desem(en!a a fun')o de uma (orta fazendo com que (or seu intermdio as ovel!as entrem e sejam (rotegidas. &risto o nosso (rotetor. A. Porta da Proviso. (6o >:. ?c). 5endo Ele o doador da vida tam$m *quele que a sustenta. Codemos confiar que "eus sem(re atender .s nossas necessidades materiais e es(irituais. (Fl A.>?). D. DEUS ABRE A PORTA DOS CUS . 6ac0 son!ou: E eis (osta na terra uma escada cujo to(o atingia o cu# e os anjos de "eus su$iam e desciam (or ela (En 9%.>9). "es(ertando 6ac0 do seu sono declarou: ;a verdade o 5en!or est neste lugar e eu n)o o sa$ia. 6esus a (orta que nos d acesso . vida eterna o camin!o que nos leva a "eus. "isse 6esus: Eu sou a (orta. 5e algum entrar (or mim ser salvo# entrar e sair e ac!ar (astagem (6o >:.?). B. DEUS ABRE A PORTA DOS CORA !ES . "eus quem a$re a (orta dos cora'3es dos incrdulos (ara que eles rece$am a salva')o. Foi o que aconteceu com =Fdia: &erta mul!er c!amada =Fdia da cidade de <iatira vendedora de C@r(ura temente a "eus nos escutava# o 5en!or l!e a$riu o cora')o (ara atender .s cousas que Caulo dizia (*t >B.>A). * e,(ress)o o 5en!or l!e a$riu o cora')o indica que "eus arre$entou as fec!aduras da incredulidade e as trancas da morte es(iritual trazendo-l!e vida. ( *t >>.>%# 9&o A.B#) 7. DEUS ABRE A PORTA DAS PR"S!ES 5em(re que o (ovo de "eus foi (erseguido com (ris3es e encarceramentos o 5en!or (rovidenciou li$erta')o e a$riu grades. 1 livro de *tos registra alguns e,em(los. 1 (rimeiro e,em(lo est registrado em *tos D.>7-+9. 1s saduceus movidos (ela inveja (renderam os a(0stolos em uma cadeia (@$lica. o anjo se a(artou dele (*t >9.>:). a(arece em *tos >B. Caulo e 5ilas foram a'oitados e (resos injustamente (or (regarem o evangel!o em Fili(os. ;a cadeia com os (s (resos ao tronco eles oravam e cantavam louvores a "eus. "e re(ente so$reveio taman!o terremoto que sacudiu os alicerces da (ris)o# a$riram-se todas as (ortas e soltaram-se as cadeias de todos (*t >B.9B).

Gais muitas de nossas cadeias n)o s)o (ris3es ou (resFdios# E sim # $ossas vo%tades "eseja fazer algo que n)o e a Vontade de "eus # $ossos dese&os "eseja ter algo que n)o o desejo de "eus # $ossos v'(ios <em vFcios que trazem uma falsa felicidade # $ossos rela(io%a)e%tos *mizades que s0 nos (rocuram quando querem alguma coisa ou nos fazem acreditar que o mundo mel!or. # $ossos a)i*os # $ossos so%+os ,-e %o revela) real)e%te os so%+os de De-s .. DEUS ABRE A PORTA PARA A PRE/A 0O De-s %o 1 +o)e)2 3ara ,-e )i%ta4 %e) 5il+o do +o)e)2 3ara ,-e se arre3e%da4 3orve%t-ra diria Ele2 e %o o 5aria6 O- 5alaria2 e %o o (o%5ir)aria6 ;m 9+:>? <odavia louvamos ao 5en!or que tem levantado verdadeiro e,rcito dis(ostos valorosos (ara a$rir (ortas mediante a (rega')o do Evangel!o. 5o$re esses o$reiros recai a res(onsa$ilidade de dar continuidade ao tra$al!o dos (ioneiros. 1 $om o$reiro aquele que a$re (ortas n)o aquele que as fec!a. &oncluFmos dizendo que o mesmo "eus que a$re (ortas o mesmo que fec!a. *o anjo da igreja em Filadlfia escreve: estas cousas diz o 5anto o Verdadeiro *quele que tem a c!ave de "avi que a$re e ningum fec!ar e fec!a e ningum a$rir. &on!e'o as tuas o$ras H eis que ten!o (osto diante de ti uma (orta a$erta a qual ningum (ode fec!ar. (*( +.7-%). * (orta que "eus a$re ningum fec!a e a (orta que ele fec!a ningum a$re. Iue "eus nos a$en'oe em nome de 6esus ammJ

You might also like