You are on page 1of 12

Painis de Distribuio TTA xEnergy

Conecte-se ao futuro

Potncia para os negcios no mundo todo


A Eaton fornece energia para centenas de produtos atendendo a demanda mundial do mercado atual em constante mudana. Ajudamos nossos clientes do mundo todo a gerenciar a energia necessria para construes, avies, caminhes, carros, maquinrios e empresas em geral. Tudo feito para minimizar o consumo de recursos.

Automotivo

Transporte de prxima gerao

Aeroespacial

A Eaton impulsiona o desenvolvimento de novas tecnologias - desde sistemas hbridos de emisso e transmisso at componentes de motores avanados - que reduzem o consumo de combustvel e emisses em caminhes e carros.

Potencializao de Construes e Negcios Ecolgicos

Expectativas Elevadas

Continuamos a expandir nossas solues e servios para a indstria aeroespacial a m de atender as necessidades das novas plataformas de aviao inclusive o ousado mercado de jatos leves e extra leves.

Caminhes Ampliao de nosso potencial

O Electrical Group da Eaton lder no fornecimento de solues de controle e distribuio de energia eltrica de qualidade que otimizam a energia melhorando sua qualidade, segurana e conabilidade. Nossas solues oferecem um crescente portflio de produtos e servios ecolgicos tais como auditorias de energia e monitoramento de consumo de energia em tempo real. O Sistema de Energia em Corrente Alternada e Contnua (UPS) da Eaton, os acionamentos de velocidade varivel e controles de iluminao ajudam conservar a energia e aumentar sua eccia.

Nossas solues hidrulicas combinam servios e suportes locais com um portflio inovador de solues para conduo de uidos a m de atender as necessidades de projetos globais de infra-estrutura, inclusive barragens, canais e represas.

Equipamentos Hidrulicos

Equipamentos Eltricos

Integrao e Inovao trilhando o caminho para o progresso

A proximidade dos mercados e a troca constante de informaes e tecnologia entre os mais diversos mercados trouxe sem dvida muitos benefcios para todos os setores da economia e sem dvida com a globalizao a tendncia de que cada vez os mercados aumentem o volume de negcios entre eles. Para que esta ao tenha efeitos positivos a ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) tem optado na grande maioria das vezes por utilizar normas internacionais IEC na ntegra ou com pequenas alteraes ao invs de criar normas puramente brasileiras, este fator contribui principalmente em acelerar o processo de equalizao dos padres com os pases desenvolvidos alm de contribuir consideravelmente na aceitao de produtos nacionais derrubando barreiras tcnicas tanto na importao quanto na exportao.

Quando estamos tratando de equipamentos os quais tero seu uso destinado pessoas qualicadas para a operao e manuteno, a norma em vigncia desde 2003 a NBR IEC 60439 parte 1, este documento determina os ensaios a serem executados, caractersticas de trabalho, requisitos de construo e as condies ideais de trabalho e substitui a NBR 6808 que deixou de vigorar. Quando a aplicao destinada locais onde o uso ser feito por pessoas no qualicadas a srie de normas NBR IEC 60439 apresenta-se em sua parte 3, nesta parte da norma alguns requisitos se tornam mais rigorosos com o intuito de proteger o usurio, por se tratar de indivduo sem preparo tcnico, que por falta de conhecimento est mais suscetvel acidentes.

A denio desse conjunto de normas trouxe diversos benefcios, mais no somente em questes de funcionalidade e ecincia, mais tambm em padronizao e em segurana, a insero dos conceitos TTA (Type Tested Assembly) e PTTA (Partially Type Tested Assembly), a mudana para o conceito em que o montador adquire de um nico fornecedor o invlucro metlico e os componentes e executa a montagem de acordo com padres pr estabelecidos e manuais traz economia em tempo de engenharia, mo de obra e ainda garante o funcionamento do conjunto com a certeza de que os requisitos do projeto esto contemplados, como por exemplo que os esforos eletrodinmicos em caso de curto circuito sero suportados tendo em vista que o conjunto montado tem as mesmas caractersticas do ensaiado que passou por esta situao.

Painel xEnergy

Funcionalidade fundamental, individualidade o futuro.


O sistema xEnergy consiste em painis de distribuio, comando de motores modulares xos e painis totalmente testados segundo norma IEC/EM 60439-1. Ele pode ser dimensionado com compartimentao at forma 4, alm de atender diversas normas internacionais tais como DIN, VDE, CEI, NF, UNE, etc. Isto signica ter solues para a utilizao nos mais variados mercados e pases. O xEnergy oferece uma ampla gama de opes para aplicaes conveis, econmicas e em total conformidade com as necessidades dos clientes.
4
Painel xEnergy

Voc pode usar uma coluna de entrada at 5.000A e colunas de sada em mdulos para chaveamento e proteo at 630A, ou instalar sadas a fusvel, bem como trilhos para bases de fusveis e seccionadoras. Alm disso, possvel combinar colunas para controle (engenharia livre) fornec-las junto a componentes como partidas de motores, inversores de frequncia, softstarters ou solues com equipamentos de automao xados em trilhos ou placas de montagem.

Cada mdulo foi cuidadosamente desenvolvido para garantir a mais completa consistncia, desde os componentes, o sistema de montagem de painel at a ferramenta de software, agregando mais valor aos seus servios, tornando-os mais competitivos e preparados para o mercado. Com xEnergy, voc est conectado ao futuro.

Tipos de Sees

XP Potncia de 250 a 5000A


Colunas de entrada, sadas e acoplamento
Disjuntores de caixa aberta NRX ou Magnum ou caixa moldada NZM/LZM Opes de disjuntores fixos, extraveis ou plugin* (*somente para caixa moldada) Podem alojar disjuntores tripolares ou tetrapolares Operao manual ou motorizada, com opo de manopla rotativa* (somente caixa moldada) Compartimentao forma 2 a 4 Estrutura com dimenses reduzidas - 1600A com largura de 425mm e profundidade 600mm - 3200A com largura de 600mm e profundidade 600mm - 4000A com largura de 800mm e profundidade 800mm - 5000A com largura de 1100mm e profundidade 1000mm Cada coluna comporta um disjuntor de caixa aberta ou dois de caixa moldada. Possui compartimento destinado a instalao de equipamentos de comando e controle com acesso independente e totalmente isolado do circuito de potncia. Permite termograa das conexes de unio entre as colunas pela parte frontal do painel. Fecho frontal redondo ou escamotevel (cremalheira) com ou sem chave.

XF - Sadas at 630A

Colunas de sadas com disjuntores/fusveis.


Disjuntores NZM/LZM ou Seccionadoras fusvel GSTA at 630A. Opes de disjuntores fixos, extraveis ou plugin. Podem alojar disjuntores tripolares ou tetrapolares. Operao manual ou motorizada, com opo de manopla rotativa* (*somente disjuntores NZM/LZM 1 e 2). Compartimentos vazios com altura de at 800 mm para instalao de componentes/partidas. Estrutura com largura de 600, 800, 1000 ou 1200 mm e profundidade 600, 800 e 1000 mm Mdulos com largura de 425 ou 600 mm. Mdulos para instalao de minidisjuntores ou outros componentes em trilho. Componentes alinhados e tampa frontal individual para cada componente** (**forma 4). Corrente do barramento secundrio em 3 opes 800A, 1250A e 1600A. Com compartimento de cabos de 200, 400 ou 600 mm (opcional sem compartimento). Porta frontal transparente ou metlica integral. Fecho frontal redondo ou escamotevel (cremalheira) com ou sem chave. Forma de compartimentao forma 2 a 4.

XG - Engenharia Livre.
Colunas para uso geral.
Instalao de componentes diversos, tais como sistemas de automao, comando e controle, acionamentos, bancos de capacitores e etc. Estrutura com largura de 425, 600, 800, 1000 ou 1200 mm e profundidade 600, 800 e 1000 mm Placa de montagem integral ou parcial. Mdulos para instalao de minidisjuntores ou outros componentes em trilho. Forma de compartimentao 1 ou 2.

Painel xEnergy

Outras Opes

Box Solution
Estrutura com largura de 800, 1000 ou 1200 mm e profundidade 600, 800 e 1000 mm Mdulos com largura de 425 ou 600 mm Possibilidade de instalao de disjuntores com acionamento externo atendendo as exigncias da NR10. Cada mdulo possui porta individual e os compartimentos so totalmente separados entre si. Opes de disjuntores fixos, extraveis ou plugin. Podem alojar disjuntores tripolares ou tetrapolares. Operao manual ou motorizada. Corrente do barramento secundrio em 3 opes 800A, 1250A e 1600A. Compartimentos vazios para a instalao de outras sadas ou partidas fixas. Forma de compartimentao 4.

Plugin Solution
Estrutura com largura de 600, 800, 1000 ou 1200 mm e profundidade 600, 800 e 1000 mm Mdulos com largura de 425 ou 600 mm. Opes de disjuntores fixos at 630A. Podem alojar disjuntores tripolares ou tetrapolares. Porta nica para estruturas com largura de 600, 800 ou 1000 mm ou dupla para 1200 mm. Compartimentos semi extraveis vazios para montagem de outros componentes. Forma de compartimentao 2 a 4.

Painel xEnergy

Software

Software de Congurao e Oramento

Toda congurao realizada com auxlio do software Eaton Congurator que possibilita agilidade na especicao e engenharia

de projetos alem de fornecer layout`s com dimenses, vistas e em diversos formatos de arquivo.

Painel xEnergy

Principais vantagens

Principais Vantagens Barramento Principal e Secundrio em mm, com barras duplas ou triplas. Possibilidade de teto ventilado IP30 para melhor dissipao de calor. At 38 mdulos de 50mm para instalao de disjuntor motor em uma coluna, 1900mm livres para instalao. Conexes geis e fceis atravs de clips de conexo Compartimentos Plugin at 630A. Barramento Principal at 3200A em coluna com profundidade de 600 mm, 4000A em 800 mm e 5000A em 1000 mm. Arranjo de seco simtrico (permite a instalao dos barramentos traseiros superiores ou inferiores sem a necessidade de alterao de peas. Flexibilidade na denio, posicionamento e dimensionamento dos compartimentos. Possibilidade de instalao de disjuntor de caixa aberta 630 a 1600A em coluna de 425mm de largura. Possibilidade de montagem de dois disjuntores de caixa moldada de 630 a 1600A em coluna de 600mm de largura. Posicionamento dos disjuntores acima de 630A visando aumentar a ecincia da dissipao trmica, melhorar o arranjo e montagem dos barramentos e proporcionar comodidade na instalao dos cabos de entrada/sada. Espao nas colunas de potncia para instalao de componentes de medio e comando. Ensaio de arco (Arc Proof)
8
Painel xEnergy

Dados tcnicos

Dados Tcnicos
Normas Testes Montagem Parties Internas Tenso de Operao - Ue Corrente Mxima - Ie Corrente de Curto Circuito - Icw Corrente de Curto Circuito de Crista - Ipk Condies de Temperatura Condies de Umidade Relativa do ar Classe de Isolao (IEC 61140) Tenso de Isolao Grau de Proteo (IEC 60529) Grau de Proteo Mecnico (EN 50102) Configuraes de Aterramento Cor Padro (outras sob consulta) Altura Dimenses Largura Profundidade Base Soleira Condies de Instalao Placas de montagem Base/Portas Espessura de Chapas Tampas Laterais/Superiores Tampas Traseiras Placas de Montagem
Teste de Arco Interno Segundo IEC 1641

NBR IEC 60439-1 TTA / PTTA Forma 1 a Forma 4 690V / 50 - 60Hz at 5000 A at 100 kA (1s) at 220 kA 35 C at 50 C 50% 40C III/3 8kV IP 31 / IP 55 IK10 TN-C/TN-C-S/TN-S/TT RAL7035 (cinza claro) Pintura a p acabamento rugoso 2000 mm 425/600/800/1000/1200mm 400 / 600 / 800 / 1000 mm 100 ou 200mm Abrigado Sem pintura com tratamento por galvanizao Eletroltica 2.0mm 1.5mm 1.5mm 2.0mm

Detalhes de Barramento - BA

Estes manuais so construdos de acordo com tabelas informativas que reproduzem os dados obtidos nos testes de laboratrio, estas tabelas levam em considerao as condies de temperatura ambiente e o grau de proteo escolhidos para o projeto. Os detalhes de medidas e instalao de suportes de travamento do barramento tambm so mostrados neste manual, bem como todos os detalhes de corte, dobra do barramento.

20

Painel xEnergy

Disjuntores

Disjuntores IZM e NZM/LZM para colunas de entrada Montagem TTA at 4.00A Montagem TTA at 630A. At 38 mdulos de sada em uma coluna (H=50mm por mdulo). Montagem modular com compartimentao at forma 4 com diferentes profundidades, mantendo a comodidade da operao pela porta frontal do painel. Mdulo de montagem simples compartimentados forma 2 com profundidade xa, alta exibilidade e possibilidade de combinar reas funcionais e barramentos de acordo com a IEC 60439-1.

Disjuntores NRX e PKZ para colunas de sada Montagem TTA at 5.000A Design claro e simtrico com 1 ou 2 disjuntores por coluna, o que reduz a quantidade de conexes de barramentos e economiza tempo de montagem. Compartimentao interna at forma 4 que atende aos requisitos estabelecidos nas normas e regulamentaes vigentes. Fixao de instalao atravs de kits que facilitam e agilizam a montagem e proporcionam economia de tempo e recursos.
10
Painel xEnergy

tem Conana!

Onde tem Eaton,

Na indstria eltrica, a Eaton lder mundial em servios e produtos para controles eltricos, distribuio de energia, UPS, bem como produtos e servios para automao industrial. Atravs de sua avanada engenharia de produto, com mtodos de fabricao de padro global, alm de servios e suporte tcnico, a Diviso Eltrica de Negcios da Eaton desenvolve solues com foco nos clientes, atravs de marcas de renome como: Cutler-Hammer, Powerware, Durant, Heinemann, Holec e MEM, que atendem globalmente s diferentes necessidades dos mercados industriais, concessionrias de energia, residencial, comercial, TI e OEM. A Eaton Corporation um fabricante industrial diversicado com vendas de US$ 15,4 bilhes em 2008. A Eaton

lder mundial em sistemas eltricos e componentes para controle, distribuio e qualidade de energia. Tambm lder em servios e sistemas hidrulicos para equipamentos industriais, mveis e areos; sistemas de direo inteligente para economia de combustvel e segurana em caminhes; sistemas de controle de ar para motores automotivos, bem como solues inteligentes para economia de combustvel e aumento da performance e segurana em motores e outros sistemas. A Eaton conta com 75 mil prossionais e comercializa seus produtos para clientes em mais de 150 pases. Para informaes adicionais sobre a linha completa de produtos Eaton, visite o site www.eaton.com.br

Filiais de Vendas: Tel.: 11 2159-7150 Fax: 11 2159-7156 Tel: 19 2117-0032 2117-0033 2117-0034 Tel.: 31 2112-7070 Fax: 31 2112-7085

Grande So Paulo

Interior de So Paulo e Centro-Oeste Minas Gerais e Norte Rio de Janeiro, Esprito Santo e Nordeste Paran

Tel.: 21 2106-3299 Fax: 21 3884-8704 Tel.: 41 2107-9850 Fax: 41 2107-9851 Tel.: 47 3461-3179 Fax: 47 3461-3101 Tel.: 51 2117-7000 Fax: 51 2117-7004

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

2011 Eaton Corporation Todos os direitos reservados Impresso no Brasil Pub. N BR verso 01 - 04/11 Abril/2011

www.eaton.com.br

You might also like