You are on page 1of 3

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO 1 JUIZADO ESPECIAL CVEL DA COMARCA DE PORTO VELHO/RO

PROCESSO: 601.2006.002.842-7

TICIO DA SILVA, j qualificado nos Autos supra referenciado de Apelao, por seu advogado infra assinado, vem, com a devida vnia, presena de Vossa Excelncia, com fulcro no Art. 535, do Cdigo de Processo Civil, opor, como de fato oposto tem, os presentes

EMBARGOS DE DECLARAO

O que faz, mediante os motivos de fato e de direito a seguir aduzidos e enumerados:

Este Douto Juzo entendeu pela procedncia do pedido, condenando a Embargante a pagar ao requerente TICIO DA SILVA ao pagamento de R$ 8.000,00, acrescidos de correo monetria e juros legais de 1,0% ao ms da citao.

No entanto a R. Sentena foi omissa, visto que nao foram fixados honorarios de sucumbencia.

Assim, o presente Embargo de Declarao cabvel para que haja manifestao expressa acerca da omisso.

O art. 20 do cpc estabelece:

A sentena condenar o vencido a pagar ao vencedor as despesas que antecipou e os honorrios advocatcios. Essa verba ser devida, tambm, nos casos em que o advogado funcionar em causa prpria.

Pargrafo 3 Os honorrios advocatcios sero fixados entre o mnimo de dez por cento (10%) e o mximo de vinte por cento (20%) sobre o valor da condenao atendidos: O grau de zelo do profissional; o lugar de prestao de servio; a natureza e importncia da causa, o trabalho realizado pelo advogado e o tempo exigido para o seu servio. E no mesmo diapaso a fixao dos honorrios advocatcios prevista pelo Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil quando regulamenta: Artigo 22 A prestao de servio profissional assegura aos inscritos na OAB o direito de honorrios convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbncia. Pargrafo 2o na falta de estipulao ou de acordo, os honorrios so fixados por arbitramento judicial, em remunerao compatvel com o trabalho e o valor econmico da questo, no podendo ser inferiores aos estabelecidos na tabela organizada pelo conselho seccional da OAB. E ainda, pelo Cdigo de tica e Disciplina da OAB: Artigo 36 Os honorrios profissionais devem ser fixados com moderao, atendidos os elementos seguintes: I a relevncia, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questes versadas; II o trabalho e o tempo necessrios; III a possibilidade de ficar o advogado impedido de intervir em outros casos, ou de se desavir com outros clientes e terceiros; IV o valor da causa, a condio econmica do cliente e o proveito para ele resultante do servio profissional; V () VI o lugar da prestao de servios, fora ou no do domiclio do advogado; VII a competncia e o renome do profissional; O valor fixado pela r. sentena singular corresponde ao procedimento de embargos foi conferido o valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais). Tais valores devem versar sobre todo o trabalho despendido durante o tempo dedicado a essa causa e pela complexidade do trabalho desenvolvido

DOS PEDIDOS Ex positis, requer a Vossa Excelncia sejam recebidos os presentes Embargos de Declarao, acolhendo-os, para que sejam fixados os honorrios de sucumbncia nos termos do art. 20 3 do CPC.

E. deferimento.

Porto Velho, 20 de setembro de 2013.

NOME DO ADVOGADO OAB/RO

You might also like