You are on page 1of 130

A3

Audi A3 | A3 Sportback Audi S3


Audi Na vanguarda da tcnica

Pgina Fascnio 4 30 Tcnica 44 46 48 50 52 54 Equipamento 70 74 76 80 84 88 90


Em dilogo: cdigo QR Audi. Viva a experincia Audi de uma forma ainda mais direta: carregue a aplicao QR no seu Smartphone e efetue um scan do cdigo QR ou utilize o link indicado no seu browser.

Audi A3/A3 Sportback Audi S3

Audi connect MMI Multi Media Interface Eficincia Audi Audi ultra TFSI TDI

56 58 60 62 64 66

S tronic Trao integral permanente quattro Chassis Audi drive select Sistemas de assistncia conduo Faris com tecnologia LED

Nveis de equipamento Audi exclusive S line Audi design selection Guia de estilos Cores exteriores Jantes/pneus Bancos/estofos Forro do tejadilho

99 100 101 103 107 110 111 113

Inseres decorativas Luzes e espelhos Equipamento exterior Equipamento interior Infotainment Sistemas de assistncia conduo Tcnica Garantia Ampliada Audi

92 98 Diversos 114 118 120

Acessrios Originais Audi Dados Tcnicos Dimenses

122 128

ndice Fascnio Audi

As informaes sobre os veculos representados nesta parte do catlogo podem ser consultadas na pgina 127. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi A3/A3 Sportback

Na vanguarda do design.
Como seria se a tecnologia obedecesse a uma lgica de comando intuitiva? Se o design diferenciado incrementasse a funcionalidade inteligente? Se o carter desportivo e a tecnologia de vanguarda fossem duas faces da mesma moeda? Com o novo Audi A3, encontrmos a resposta para todas estas questes. A sua linguagem de design comunica atravs de formas marcantes e dinmicas, conferindo a cada viagem uma experincia inigualvel. O interior concilia pureza estilstica com funcionalidade. Posicione-se na vanguarda da tcnica e venha conhecer um veculo que est muito frente do seu tempo. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi A3 | A3 Sportback

A3

Na vanguarda da esttica.
O novo Audi A3 e A3 Sportback ostentam uma imagem mais arrojada e dinmica. O perfil esguio definido pela marcante linha de cintura que se estende por baixo das janelas e pela linha dinmica acima das soleiras das portas. As linhas tensas e esculturais que percorrem a carroaria denunciam imponncia e supremacia. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Os esguios faris conferem ao novo Audi A3 um olhar de autoconfiana e compenetrao na estrada. Os faris de Xnon plus, opcionais, com luz de circulao diurna dotada de tecnologia LED e adaptive light com regulao dinmica do alcance dos faris so outro argumento que no passar despercebido. semelhana dos veculos desportivos, os retrovisores exteriores esto posicionados no rebordo superior das portas. Os faris traseiros estreitos e divididos em dois segmentos, em combinao com os faris de Xnon plus com tecnologia LED, acentuam o visual robusto e desportivo do Audi A3. O atraente spoiler do tejadilho confere seco traseira um porte mais dinmico e atltico. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi A3/A3 Sportback

Na vanguarda da intuio.
O Audi A3 incontestavelmente um Audi e, no entanto, h algo que o distingue: a leveza e a clareza das suas linhas progressivas. O habitculo distingue-se pela sua extraordinria ergonomia e funcionalidade. A unidade central de visualizao e comando, o MMI de navegao plus com MMI touch, permite operar uma impressionante panplia de funes atravs do seletor rotativo que integra o funcionamento touch que torna a operao ainda mais intuitiva. O MMI touch dispe do modo de introduo de texto intuitivo, permitindo ao condutor operar inmeras funes sem desviar a ateno do que essencial. Deste modo, a operao do sistema de navegao e do telefone, entre outros, realiza-se de uma forma lgica e inteligente, bastando colocar o dedo sobre o painel de comando ttil para escrever virtualmente as letras ou nmeros que permitem aceder s suas principais funes. O MMI touch permite tambm operar as funes do Audi connect. O monitor do sistema MMI retrtil, com um ecr de 7 polegadas a cores e apresenta uma espessura mnima. O seu design apelativo associado alta resoluo da imagem permite uma melhor legibilidade das informaes apresentadas. Outro pormenor prtico a opcional Audi Phone Box que liga o seu telemvel antena de tejadilho do veculo, permitindo telefonar sem recorrer a um bero para telemvel. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Cdigo QR

Se desejar ver o Audi A3 em ao, faa um scan do cdigo QR com o seu Smartphone ou utilize o seguinte link: www.audi.com/a3film

Audi A3/A3 Sportback

11

Audi A3/A3 Sportback

13

No Audi A3, a qualidade e o design inovador esto patentes em cada detalhe. As linhas horizontais do tablier reforam a amplitude do habitculo e as inseres decorativas 3D do um toque de exclusividade. Tambm as sadas de ar em design Jet conferem uma nota emblemtica ao interior. O caudal de ar pode ser direcionado ou distribudo uniformemente, sendo a respetiva intensidade tambm regulvel. O elegante painel de controlo do ar condicionado automtico, em preto, complementa a perfeita harmonia entre a consola central e o tablier que, com as suas linhas horizontais, parece flutuar. Os bancos desportivos, como opo, em couro macio vincam o requinte e sofisticao do habitculo do Audi A3. Outro ex-lbris o opcional sistema de som Bang & Olufsen Sound que, dotado de 14 altifalantes de alto rendimento, garante uma excelente qualidade sonora. As exclusivas tampas dos altifalantes com aplicaes em alumnio e as colunas de graves com iluminao LED, frente, do o toque final ao design exclusivo deste modelo. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

14

Audi A3/A3 Sportback

Por sua vez, a forma marcadamente inclinada do pilar C aproxima mais o Audi A3 Sportback das linhas de um Coup, reforando o seu carter desportivo. A leveza e fluidez das suas formas so contrabalanadas pela proeminente seco traseira que irradia autoconfiana. A distncia entre eixos longa e o perfil curvilneo conferem-lhe uma indescritvel elegncia desportiva. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Cdigo QR

Se desejar ver o Audi A3 Sportback em ao, faa um scan do cdigo QR com o seu Smartphone ou utilize o seguinte link: www.audi.com/a3sbfilm

Audi A3/A3 Sportback

17

Na vanguarda da conetividade.
O mundo a bordo do seu Audi A3 e A3 Sportback: com o Audi connect. Para tal, basta que equipe o seu veculo com o MMI de navegao plus com MMI touch e adira aos servios do Audi connect. Desfrute de um novo tipo de mobilidade, inteiramente sua medida atravs do Audi connect. Os seus itinerrios podem ser comodamente planeados no conforto da sua casa atravs do portal de internet myAudi e carregados depois, no MMI de navegao plus antes de iniciar a sua viagem. As informaes de trnsito precisas so atualizadas de trs em trs minutos e permitem-lhe evitar determinados eventos de trnsito, tais como engarrafamentos ou trabalhos na estrada. Em viagem, a navegao pode ser complementada com imagens de satlite do Google Earth*, Google Maps e Maps Street View*, pelo que nunca foi to fcil circular numa nova cidade. Atravs do sistema Infotainment pode ainda aceder ao Facebook e comunicar diretamente a sua atual localizao aos seus amigos. Em suma, navegao, entretenimento, informao e conetividade. Por outras palavras, informao individual e atualizada, a qualquer momento, a bordo do seu Audi. * O Google e o logtipo Google so marcas registadas da Google Inc. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

18

Audi A3/A3 Sportback

Os passageiros dos bancos traseiros beneficiam de uma generosa habitabilidade e de bancos extremamente confortveis que contribuem para o bem-estar a bordo, mesmo nas viagens mais longas. O banco traseiro pode ser assimetricamente rebatido na proporo de 40 : 60, o que permite ampliar consideravelmente a bagageira. A bagageira do Audi A3 apresenta um generoso volume de 1.100 litros com o banco traseiro completamente rebatido. No Audi A3 Sportback, o volume ascende aos 1.220 litros. O piso de carga duplo, regulvel em altura, permite criar um compartimento adicional e ocultar os objetos transportados. A superfcie de carga plana facilita as operaes de carga e descarga de forma significativa. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

20

Audi A3/A3 Sportback

Na vanguarda da eficincia.
O Audi A3 e o Audi A3 Sportback foram fabricados de acordo com o inovador conceito de construo leve, Audi ultra. A combinao inteligente de materiais leves reduz significativamente o peso total do veculo, apesar de o conforto e a tecnologia de bordo terem aumentado. Todos os motores dispem, de srie, de sistema Start-Stop e de sistema de recuperao de energia, que transforma a energia cintica das rodas em energia eltrica atravs do aumento da tenso do alternador nas desaceleraes e travagens, o que permite reduzir o consumo de combustvel at 3%. O Audi A3 e Audi A3 Sportback contam ainda com outros sistemas inteligentes que contribuem para aumentar a sua eficincia energtica: ar condicionado automtico com modo Eco, computador de bordo com programa de eficincia e o modo efficiency no Audi drive select. Tambm o inovador sistema de gesto trmica contribui para reduzir o consumo de combustvel, graas eficiente distribuio de calor entre o motor, a caixa de velocidades e o habitculo, em funo das necessidades. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Na vanguarda do progresso.
A eficincia dos motores TFSI e TDI fazem avanar o A3 e o A3 Sportback impetuosamente em direo ao seu destino, sem comprometer o conforto. A caixa de dupla embraiagem S tronic permite realizar passagens de caixa rpidas, quase sem interrupo da fora de trao. Os modelos podem ser equipados com trao dianteira ou com trao integral permanente quattro*, que garante uma extraordinria aderncia ao piso e um comportamento dinmico de referncia. * Para mais informaes sobre a data de implementao para o A3 Sportback, consulte o seu concessionrio Audi. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi A3/A3 Sportback

25

Na vanguarda da inteligncia.

Os inmeros sistemas de assistncia instalados incrementam o seu conforto e segurana. Para alm disso, o cruise control mantm constante a velocidade regulada pelo condutor, enquanto o cruise control adaptativo conserva de forma automtica e com a ajuda de um sensor de radar, a distncia programada em relao ao veculo da frente. O Audi side assist e o Audi active lane assist apoiam o condutor na mudana da faixa de rodagem e na manuteno da sua trajetria. Os vrios sistemas de assistncia ao estacionamento, como opo, auxiliam nas manobras de estacionamento, sinalizando ao condutor a presena de qualquer obstculo fora do seu alcance de viso. Com o Audi drive select, disponvel de srie na verso Sport, pode configurar o seu Audi A3 de um modo mais desportivo ou confortvel, dependendo da forma como pretende viajar. Para o efeito, tem ao seu dispor cinco modos. Alm disso, o opcional sistema de amortecimento adaptativo, Audi magnetic ride, ajusta a firmeza dos amortecedores s diversas condies de conduo. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Para conferir aos exclusivos Audi A3 e Audi A3 Sportback uma faceta mais individual, tem sua disposio os dois nveis de equipamento Attraction e Sport - que reforam o carter especial do modelo. A verso Attraction sublinha a faceta funcional e prtica do Audi A3, enquanto a verso Sport faz sobressair a sua vertente desportiva. O opcional teto em vidro panormico pode ser aberto ou corrido, garantindo claridade e luminosidade naturais ao interior. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi A3/A3 Sportback

27

28

Audi A3/A3 Sportback

Na vanguarda da tcnica.
O Audi A3 e o A3 Sportback apresentam vrias facetas que se complementam. Para alm de intuitivo, eficiente e dinmico, sobretudo um modelo muito frente do seu tempo. Posicione-se na vanguarda da tcnica atravs da tecnologia disponibilizada pelo A3 e A3 Sportback. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

30

Audi S3

Na vanguarda do dinamismo.
O novo Audi S3 promete mais potncia, mais carter desportivo e mais prazer de conduo. Entre e descubra o mundo interior deste modelo fascinante. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

S3
Audi S3

Audi S3

33

A tecnologia de construo leve, Audi ultra, reduz significativamente o peso do Audi S3. A combinao do potente motor 2.0 TFSI com a tecnologia Audi valvelift assegura uma extraordinria agilidade associada a uma elevada eficincia. Acoplado caixa de velocidades de dupla embraiagem S tronic e dotado de trao integral permanente quattro, o motor de 300 CV de potncia acelera o Audi S3 em apenas 5,1 segundos dos 0 aos 100 km/h. O binrio mximo de 380 Nm garante uma suplementar potncia de acelerao. Dinamismo ao alcance de um boto: a funo Audi drive select permite-lhe configurar alguns componentes do seu veculo atravs da simples presso num boto, alterando o carter do seu Audi. A trao integral permanente quattro reparte a fora motriz de forma varivel entre as quatro rodas, assegurando uma elevada estabilidade direcional e uma trao otimizada. O controlo eletrnico do amortecimento, Audi magnetic ride, ajusta a firmeza dos amortecedores s diversas condies de conduo, conferindo maior dinamismo e carter desportivo marcha, sem prejudicar o conforto. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi S3

35

Na vanguarda do fascnio.
Os espelhos retrovisores exteriores em alumnio e a grelha Singleframe, com o logtipo S posicionado entre os frisos duplos cromados, cintilam sob o sol, reforando o visual apelativo do modelo. Os faris com tecnologia LED*, o design S das entradas de ar laterais e as apelativas pinas pintadas de preto dos traves autoventilados de 17 polegadas, sublinham o seu carter desportivo. *Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi S3

37

O interior reproduz o esprito desportivo que impera no exterior. O volante desportivo multifunes em couro, com fundo plano, logtipo S e costuras de contraste, a alavanca da caixa de velocidades e o boto Start-Stop especficos dos modelos S, bem como os pedais em ao inoxidvel escovado sublinham o estilo desportivo do habitculo. O painel de instrumentos com ponteiros brancos integra o indicador da presso de sobrealimentao do turbocompressor. A potncia mxima do motor pode ser transposta para a estrada especialmente atravs da caixa de velocidades S tronic, com patilhas de comando em alumnio no volante. Os bancos desportivos S em couro macio de elevada qualidade, com inseres em losango na zona dos ombros e encostos de cabea integrados, proporcionam uma excelente sustentao lateral. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

38

Audi S3

O design das embaladeiras e do para-choques dianteiro acentuam a sua atitude desportiva. O difusor traseiro e as ponteiras de escape de dupla sada oval, do lado esquerdo e direito, reforam o seu porte musculado e confirmam a sua linhagem desportiva. O marcante spoiler de tejadilho projeta uma imagem slida e robusta, reforada pela musculada traseira. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi S3

41

Na vanguarda da a supremacia.
Um dinamismo fascinante, um design arrebatador que no prescinde da ligao e contacto com o mundo. Uma nova definio de esprito desportivo e individualidade que marcam presena em rede. O novo Audi S3. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Cdigo QR

Se desejar ver o Audi S3 em ao, faa um scan do cdigo QR com o seu Smartphone ou utilize o seguinte link: www.audi.com/s3film

42

Audi A3/A3 Sportback/S3

Na vanguarda do futuro.
Sempre em rede. Graas ao acesso Internet atravs de uma ligao de LAN sem fios, os ocupantes dos lugares traseiros e do lugar dianteiro ou o condutor (este apenas com a viatura imobilizada) podem navegar na Internet por meio de um dispositivo porttil. Todos os eventos, concertos e atividades culturais a decorrer na sua atual localizao ou em qualquer outro destino selecionado podem ser consultados atravs do servio City Events do Audi connect. As novas aplicaes permitem aceder ao Facebook e ao Twitter a bordo do seu Audi e acompanhar todas as novidades, mesmo com o veculo em andamento, graas funo de reproduo. Deseja voltar ao seu local de eleio? Com o Picturebook Navigation ainda mais fcil. Nas pginas seguintes poder obter mais informaes sobre as fascinantes funcionalidades dos servios do opcional Audi connect.

Mobilidade em rede com o Audi connect a bordo do Audi A3, A3 Sportback ou S3. Experimente uma nova dimenso na arte de conduzir. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

44

Audi connect

Audi connect:
A ligao inteligente do veculo Internet.
Em viagem, mas sempre ligado em rede. O Audi connect permite dispor de Internet no veculo e aproveitar todas as funcionalidades do Smartphone, Tablet e porttil. Tambm a transmisso de dados entre veculos passar a ser possvel brevemente, graas ao Audi connect. A pensar no seu conforto e prazer em viagem, o Audi connect oferece-lhe novas perspetivas. A partir do seu MMI de navegao plus com MMI touch, aceda ao Audi connect e procure confortavelmente na Internet apelativos destinos especiais, informe-se sobre as condies meteorolgicas do destino de navegao selecionado ou consulte as informaes de ltima hora. A transmisso de dados processa-se atravs do mdulo UMTS do Audi connect, que pode ser encomendado, como opo, juntamente com o MMI de navegao plus com MMI touch. O Audi connect permite o acesso Internet sem fios atravs de uma ligao WLAN Hotspot. Deste modo, os passageiros podem aproveitar a viagem para consultar a Internet ou os e-mails nos seus dispositivos portteis. Para algumas verses de Smartphones est disponvel a aplicao para o Audi music stream. A plataforma myAudi, protegida por palavra-passe, funciona como uma central de comando pessoal e disponibiliza uma ampla variedade de servios do Audi connect. Aps o primeiro registo, poder gerir, selecionar e configurar os servios disponibilizados pelo Audi connect de forma cmoda e rpida. Para mais informaes sobre a disponibilidade e outros pormenores de carter legal, requisitos tcnicos (tarifrio, registo), eventuais custos e respetivas condies de utilizao, consulte a pgina 109 do presente catlogo ou o stio da Internet www.audi.com/myAudi. O seu concessionrio Audi ter todo o prazer em inform-lo sobre a disponibilidade e extenso dos servios do Audi connect.

Cdigo QR

Se desejar experimentar a polivalncia do Audi connect, faa um scan deste cdigo QR com o seu Smartphone ou utilize o seguinte link: www.audi.com/audiconnecta3

Audi music stream Acesso a todas as estaes de rdio do mundo atravs de aplicao do Smartphone e ligao WLAN

Pesquisa de pontos de interesse com comando por voz Navegao complementada com imagens do Google Earth* e Google Maps Street View*

Reconhecimento da localidade com o Google Maps Street View*

myAudi a sua plataforma central de comando pessoal para os servios do Audi connect permite gerir, selecionar e configurar os servios disponibilizados e descarregar os destinos de navegao atravs de myAudi Notcias online Disponibiliza todas as notcias nacionais e internacionais da atualidade atravs dos RSS feeds predefinidos e fontes favoritas City Events Informaes atualizadas sobre as atividades e eventos agendados para uma localidade Informao sobre os transportes ferrovirios e areos Consulta cmoda dos horrios de partidas e chegadas Abastecimento do depsito Consulta dos postos de abastecimento com preos mais favorveis perto de si Picturebook Navigation Os dados das suas imagens conduzem-nos ao destino via GPS Estado do tempo Previso meteorolgica e mapa do destino selecionado Acesso ao Facebook e Twitter Com funo de leitura

E-mails Podem ser consultados atravs do telemvel e lidos atravs do sistema de voz

Informaes de viagem Dicas e informaes da Internet sobre o trajeto selecionado Informaes de trnsito online Informaes detalhadas sobre o estado do trnsito como, por exemplo, troos rodovirios; informao atualizada sobre congestionamentos e engarrafamentos

Ligao WLAN Hotspot

*O Google e o logtipo Google so marcas registadas da Google Inc.

46

MMI Multi Media Interface

Menu: a apresentao grfica dos menus proporciona uma maior clareza e simplifica o comando.

Bluetooth: a interface Audi Bluetooth permite que os telemveis com capacidade Bluetooth possam ser ligados ao veculo. A funo mos-livres est disponvel atravs de um microfone.

Car: esta funo permite operar diretamente, a partir do MMI radio, os sistemas de assistncia ao condutor, as configuraes do veculo, o ar condicionado e o servio.

Rdio: o recetor de rdio integrado sintoniza as frequncias FM e AM. Em combinao com o recetor de rdio digital e com o MMI de navegao plus com MMI touch, recebe sinais de rdio digitais com atualizao permanentemente da lista de emissoras.

Siga a sua intuio


e chegar sempre bem ao seu destino.
O nosso compromisso Na vanguarda da tcnica assumido em cada equipamento Audi, nomeadamente, no aperfeioado MMI (Multi Media Interface), como opo. O MMI permite-lhe operar um grande nmero de dispositivos multimdia, como o sistema de navegao e outras funcionalidades do sistema de conforto. Antes, comandar o MMI era simples. Agora, ainda mais fcil, Um menor nmero de botes permite uma melhor panormica das funes do aparelho. Os dois novos botes basculantes do MMI radio para comando do rdio, telefone, sistema de navegao e outras funcionalidades possibilitam uma comutao rpida entre as vrias funes do MMI. Os restantes quatro botes de comando esto inteligentemente dispostos junto do boto rotativo central, o que permite um comando intuitivo. A funo skip integrada no regulador do volume permite comutar rapidamente entre as vrias emissoras de rdio. Tambm uma novidade a representao grfica em forma de carrossel no ecr do Multi Media Interface (MMI). O monitor do sistema MMI retrtil, com um ecr de 5,8 ou 7 polegadas a cores e apresenta uma espessura muito reduzida. O seu design apelativo associado alta resoluo da imagem permite uma melhor legibilidade das informaes apresentadas. O que especial no opcional MMI de navegao plus o MMI touch que consiste num painel ttil integrado no boto rotativo, orientado no conceito de comando intuitivo. Deste modo, a operao do sistema de navegao, entre outros, realiza-se de uma forma lgica e inteligente, bastando colocar o dedo sobre o painel de comando ttil para escrever virtualmente as letras ou nmeros que permitem aceder s suas principais funes. O sistema confirma a entrada de cada alfanumrico com um sinal acstico. Poder ainda percorrer a lista de lbuns de msica da jukebox atravs de um simples arrastar de dedo.

Sistema de navegao: o sistema de navegao plus com MMI touch* inclui uma memria flash que disponibiliza mapas em 3D e a representao tridimensional dos monumentos e lugares tursticos de interesse e oferece espao de armazenamento para guardar faixas musicais (10 GB).

Multimdia: indicao das fontes media disponveis como jukebox, cartes de memria SD, Audi music interface, CD ou DVD.

Album Browser

MMI touch: para comandar o MMI touch, basta colocar o dedo sobre o painel de comando ttil para escrever as letras ou algarismos, que o sistema identifica automaticamente. Muito prtico para o sistema de navegao e telefone. Para percorrer a lista de lbuns de msica da jukebox, basta arrastar o dedo.

Tambm o seu Audi ostenta a insgnia da alta eficincia.


Os modelos Audi representam no s o esprito desportivo e as tecnologias inovadoras de vanguarda, mas tambm a utilizao inteligente dos recursos. Os eficientes motores TDI com tecnologia common-rail so outro exemplo que ilustra os principais atributos da marca Audi. A combinao da injeo direta a gasleo com um turbocompressor sinnimo de uma combusto altamente eficiente. Os motores TFSI utilizam o mesmo princpio de funcionamento, disponibilizando uma potncia e binrio extraordinrios a par de consumos moderados. Os nossos engenheiros no pouparam esforos para aperfeioar os motores Audi, pelo que, hoje, eles so mais eficientes do que nunca, registando consumos mais reduzidos, graas ao peso diminuto. Este princpio enquadra-se na estratgia da marca de extrair mais potncia de menor cilindrada. Os nossos veculos utilizam as mais avanadas tecnologias do programa de eficincia modular da Audi como, por exemplo, o sistema Start-Stop e o sistema de recuperao de energia. A caixa de velocidades de dupla embraiagem, S tronic, aproveita da melhor forma o potencial dos potentes motores da Audi. O seu escalonamento curto e perfeitamente definido permite imprimir um ritmo dinmico desde os regimes mais baixos, suportado por passagens rpidas e quase impercetveis, o que reduz significativamente o consumo de combustvel. O modo de eficincia do Audi drive select e a utilizao da tecnologia Audi ultra potenciam a eficincia e economia dos modelos Audi. Como v, nos modelos A3, as inmeras solues tecnolgicas de vanguarda combinam singularmente conforto e dinamismo com eficincia energtica. Para mais informaes, consulte as pginas seguintes.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Eficincia Audi

49

50

Audi ultra

Um meritrio lugar no pdio graas tecnologia Audi ultra: O Audi R18 ultra.

Audi ultra:
Por cada grama a menos, mais um avano tecnolgico.
A utilizao da tecnologia ultra-leve de vanguarda mais do que a mera soma de componentes leves, pois privilegia a combinao de materiais inovadores com conceitos inteligentes de engenharia e mtodos de produo com menor consumo de recursos. A utilizao da tecnologia Audi ultra nos modelos Audi A3 comea logo na carroaria. O inteligente conceito de construo da carroaria em painis de ao alia uma rigidez de referncia a um menor peso. Deste modo, os materiais so utilizados onde so realmente necessrios, a fim de garantir os resultados pretendidos. A mistura de materiais que compem a carroaria, formada por painis e perfis moldados a frio e a quente, contribui para uma estrutura significativamente mais leve. Para alm do ao de elevada resistncia, tambm o alumnio utilizado em alguns componentes como, por exemplo, o capot e os guarda-lamas, desempenha um papel chave na reduo do peso. Os componentes de alumnio do eixo dianteiro, bem como as jantes de liga leve em alumnio reduzem no s o peso total do veculo, como diminuem tambm o peso da massa no suspensa, o que confere um melhor comportamento dinmico e agilidade ao veculo. As tecnologias de propulso como a injeo direta e o turbocom pressor permitem que os motores da marca Audi atinjam uma potncia e eficincia assinalveis. Os modernos motores TDI e TFSI extraem mais potncia de menor cilindrada e so significativamente mais leves do que os motores anteriores. O conjunto prima por uma maior leveza e eficincia, graas a uma elevada percentagem de componentes de alumnio, cuja dimenso foi tambm reduzida. O conceito de construo leve aplicado na carroaria e motores conduz a resultados secundrios em todo o veculo, permitindo tambm reduzir o peso de vrias peas do sistema de escape, da suspenso e do habitculo. Deste modo, os modelos Audi A3 pesam menos 90 kg que os modelos anteriores. A implantao do conceito de construo Audi ultra reduz significativamente o peso total do veculo ao mesmo tempo que incrementa a sua eficincia.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

As exigncias colocadas aos veculos modernos so paradoxais. Se, por um lado, devem oferecer mais potncia, por outro, tm de ser mais eficientes e econmicos. O conceito ultraleve da Audi combina estes princpios, protagonizando mais um captulo de sucesso. Na Audi, todos componentes so criteriosamente estudados a fim de conciliar a mxima funcionalidade com o menor peso possvel. A utilizao inteligente de materiais permite reduzir as dimenses dos motores, tornando os nossos modelos mais direcionveis. Depois do Audi R15 TDI ter conquistado um histrico triunfo em 2010 com um motor V10, agora foi a vez do Audi R18 e-tron quattro e do Audi R18 ultra terem granjeado uma nova vitria com um motor V6 na prova de 24 Horas de Le Mans.

Tema: Reduo do peso

A imagem apresenta o modelo Audi A3.

Painel de alumnio Perfil de alumnio Ao enformado a quente Ao enformado a frio

52

TFSI

Motor de baixo atrito Turbocompressor em ao fundido Motor com recirculao dos gases de escape integrado Sistema Audi valvelift

Muitas horas dedicadas ao desenvolvimento e milhares de quilmetros percorridos. Para qu?

Motor 1.8 TFSI (180 CV)

Curva de potncia do motor 2.0 TFSI quattro (300 Cv) do S3


Potncia kW Potncia/Power output Binrio/Torque
250

Binrio Nm
500

225

450

200

400

175

350

150

300

125

250

100

200

75

150

50

100

25

50

0 0 1000 2000 3000 4000 5000 6000

0 7000

Rotao do motor em rpm

Em breves segundos, ficar a saber.


Com a tecnologia FSI, o combustvel diretamente injetado e pulverizado na cmara de combusto. Deste modo, a gasolina fornecida na quantidade estritamente necessria e calculada a cada milsimo de segundo, de acordo com as exigncias do motor, o que resulta num melhor aproveitamento do combustvel e, consequentemente, em consumos mais moderados. Os modelos Audi A3 utilizam a tecnologia TFSI que concilia as vantagens do eficiente e dinmico sistema FSI com as de um turbocompressor, assegurando uma potncia suplementar de acelerao. O motor 1.4 TFSI de 122 CV faz avanar o A3 e o A3 Sportback de forma eficiente e impetuosa em direo ao seu destino. O crter do motor em alumnio permite reduzir consideravelmente o seu peso e, por conseguinte, obter um consumo mais moderado de combustvel. O motor 1.8 TFSI de 180 CV utiliza o comando varivel das vlvulas Audi valvelift e o sistema inteligente de gesto trmica. A combinao da injeo direta com uma injeo adicional no coletor de admisso permite variar a amplitude de abertura das vlvulas em funo da necessidade, disponibilizando um binrio elevado nos regimes mais baixos. A resposta s solicitaes do condutor mais rpida e eficiente. Com a transmisso automtica S tronic, este motor acelera o A3 dos 0 aos 100 km/h em 7,2 segundos e o A3 Sportback em 7,3 segundos. Para alm de todos estes atributos, o sistema Audi valvelift permite ainda reduzir o consumo de combustvel e as emisses de CO. O motor 1.8 TFSI de 180 CV conta com dupla injeo a gasolina independente para as injees direta e indireta, o que permite aumentar consideravelmente a eficincia no regime de carga parcial. O turbocompressor dispe, em ambos os motores, de uma vlvula eltrica wastegate que regula a presso do turbo de forma rpida e precisa. Alm disso, o coletor de escape foi integrado no motor arrefecido a gua, o que diminui o perodo de aquecimento do motor e reduz a temperatura dos gases de escape. Todas estas medidas permitem conciliar consumos moderados com uma extraordinria agilidade e conduo dinmica. Ambos os motores cumprem ainda a rgida norma EU5. O motor 2.0 TFSI do Audi S3 cumpre antecipadamente as rigorosas exigncias da norma EU6. Com transmisso automtica S tronic, este motor de 300 Cv acelera o Audi S3 dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos. A inovadora tecnologia Audi valvelift garante uma agilidade de manobra notvel enquanto o coletor de escape integrado contribui para reduzir o consumo de combustvel.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

54

TDI

Os injetores abrem e fecham em milsimos de segundo e injetam o combustvel vrias vezes por ciclo de injeo na cmara de combusto com uma presso at 1.800 bar. Em cada ciclo de injeo, so injetadas quantidades mnimas de combustvel, inferiores a um milsimo de grama.

A pr-injeo conduz a uma sequncia de combusto suave e, por conseguinte, a uma excelente acstica e agradvel sonoridade do motor.

TDI

Quase que nos esquecemos onde fica o depsito.


Quase um em cada dois modelos Audi vendidos mundialmente um Diesel. O que hoje parece to bvio suscitou, h 20 anos, uma grande agitao. A Audi revolucionou o mercado com o primeiro motor 2.5 l TDI. As novas tecnologias como a injeo direta common-rail contriburam para aumentar ainda mais a eficincia dos motores TDI. Os injetores asseguram uma distribuio uniforme e precisa do combustvel. Os motores Diesel tornaram-se mais econmicos, ao mesmo tempo que a potncia mais do que duplicou desde o lanamento do primeiro motor TDI. A deciso de incluir um motor Diesel no desporto automvel foi, portanto, lgica e bem sucedida. Em 2006, o Audi R10 TDI foi o primeiro veculo de corridas Diesel a conseguir uma vitria na dura prova de 24 horas de Le Mans e a repeti-la vrias vezes, incluindo em 2012. A mesma eficincia emana dos potentes motores TDI do A3 e A3 Sportback. O sistema de injeo direta common-rail trabalha com 4 injetores e evidencia-se por uma elevada potncia associada a uma excelente acstica do motor e conforto em andamento. O motor 1.6 TDI de 105 Cv debita um binrio mximo de 250 Nm e acelera o A3 dos 0 aos 100 km/h em apenas 10,7 segundos, quando acoplado a uma caixa de velocidades manual. Apresenta um consumo mdio de 3,8 l/100 km e emisses de 99 g CO/km em ciclo combinado. Com caixa de velocidades manual, o motor 2.0 TDI de 150 CV acelera o A3 de 0 a 100 km/h em 8,6 e o A3 Sportback em 8,7 segundos. Para alm disso, o motor 2.0 l TDI conta ainda com um eficiente sistema de gesto trmica. Os dois veios de equilbrio esto agora integrados diretamente no crter do motor, contribuindo tambm para incrementar a eficincia. Com um binrio mximo de 320 Nm logo s 1.750 rpm, este motor consome apenas 4,1 l/100 Km no A3 e 4,2 l/100 Km no A3 Sportback, apresentando impressionantes valores de emisses poluentes de apenas 106 g CO/km no A3 e de 108 g CO/km no A3 Sportback, em ciclo combinado.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Turbocompressor de geometria varivel Motor de baixo atrito Sistema de injeo de alta presso de 1.800 bar

Veios de equilbrio

Motor 2.0 TDI (150 CV)

56

Caixa de velocidades S tronic

S tronic: duas embraiagens monodisco asseguram um dinamismo desportivo e um elevado grau de rendimento da caixa de velocidades.

Qual a funo da embraiagem dupla?


Dupla economia, em tempo e energia.

A caixa de velocidades de dupla embraiagem S tronic permite realizar passagens de caixa rpidas, quase sem interrupo da fora de trao. Em 1985, a Audi testou esta tecnologia no Audi Sport quattro S1 e os resultados foram aplaudidos entusiasticamente. Entusiasmo esse que contagiou tambm os condutores Audi. Com a moderna transmisso S tronic, as passagens de caixa ocorrem com a mxima rapidez. A caixa S tronic conta com duas embraiagens monodisco, que controlam engrenagens diferentes. As embraiagens atuam sobre veios seletores e estes, por sua vez, atuam sobre um determinado conjunto de carretos. A embraiagem 1 aciona as relaes

mpares e a embraiagem 2 encarrega-se das relaes pares. As duas embraiagens esto sempre ativas, embora apenas uma esteja sincronizada com o motor. Se, por exemplo, o veculo acelera em 3 velocidade, a embraiagem 1 que fica encarregue da transmisso da potncia s rodas. A 4 mudana automaticamente pr-engrenada pela embraiagem 2. A durao das transies assim minimizada. As transies de mudanas realizam-se em centsimos de segundo, com extrema rapidez e comodidade, quase sem quebra da fora de trao. tudo to fluido e suave que o condutor quase no se apercebe. Quer o condutor escolha o modo totalmente automtico com os programas D (Drive) e S (Sport) ou mudanas ma-

nuais atravs da alavanca seletora ou das opcionais patilhas no volante, a sensao transmitida sempre precisa e extremamente desportiva. Tendo em conta o seu dinamismo, a S tronic tambm extremamente eficiente, contribuindo assim para uma maior reduo dos consumos de combustvel e das emisses de substncias poluentes.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

58

Trao quattro

Porqu contar apenas com duas rodas, quando um automvel tem quatro?
A trao integral permanente quattro.

Quem conhece a Audi, conhece tambm o conceito quattro*. E quem j experimentou a trao quattro, dificilmente optar por outro sistema. Porqu? Porque no existe maneira mais eficaz do que esta de transpor a potncia do motor para a estrada. quattro uma trao integral permanente s quatro rodas. Se as rodas de um eixo perderem a

aderncia e tenderem a patinar, a fora motriz automaticamente transferida para o outro eixo, sendo a potncia do motor distribuda de forma automtica e gradual, atravs da repartio varivel e progressiva da fora motriz e da embraiagem Haldex. As vantagens evidenciam-se na excelente trao na acelerao e na segurana redobrada, graas a uma extraordinria trajetria em curva. Mas, o que torna a trao quattro to

aliciante, a sensao de se estar colado estrada, como nos tm referido inmeros clientes Audi. Ns caracterizamo-la assim: a trao integral quattro oferece uma maior sensibilidade e capacidade de resposta estrada, conferindo uma segurana acrescida.

* Para mais informaes sobre a data de implementao do Audi A3 Sportback, consulte o seu concessionrio Audi.

O veio de transmisso quattro

60

Chassis

Dinmico. Confortvel. Imponente.


Um carter supremo.
A suspenso dinmica do A3 e A3 Sportback alia a agilidade desportiva a uma fantstica estabilidade direcional, ao mesmo tempo que proporciona um elevado nvel de conforto. A suspenso do tipo McPherson responde diretamente s condies do piso. Devido relao de desmultiplicao da direo, o veculo reage de forma direta e espontnea aos comandos da direo eletromecnica que assegura uma servo-assistncia ajustada velocidade. A verso Sport dispe, de srie, de suspenso desportiva com chassis rebaixado at 15 mm para uma conduo simultaneamente confortvel e desportiva. A suspenso desportiva S, de srie no S3, e a suspenso desportiva S line, opcional no A3 e A3 Sportback, rebaixam mais em 10 mm e contam com molas e amortecedores com regulao desportiva, o que permite aumentar a agilidade do veculo. A direo dinmica, de srie no S3, comdesmultiplicao varivel em funo da velocidade, viabiliza um comportamento mais dinmico. O opcional sistema de amortecimento varivel, Audi magnetic ride, permite usufruir de uma conduo simultaneamente confortvel e desportiva. Este sistema ajusta a firmeza dos amortecedores s diversas condies de conduo numa frao de segundo. O sistema Audi magnetic ride utiliza um fluido cuja viscosidade pode ser influenciada por um campo eletromagntico. O condutor pode escolher entre dois programas. O programa Normal que confere um maior nvel de conforto e que proporciona uma conduo descontrada, tambm nos percursos mais longos. O programa Sport oferece uma resposta mais direta das condies do piso e confere ao veculo uma maior agilidade. E, por fim, o modo Automtico que adapta a suspenso s diferentes condies de conduo.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

A suspenso desportiva com chassis 15 mm mais baixo e molas e amortecedores mais firmes proporciona um contacto mais direto com o piso e uma conduo mais desportiva, em combinao com o opcional sistema Audi magnetic ride, com seleo individual do modo de regulao da suspenso.

62

Audi drive select

Porque que os modelos A3 combinam to bem consigo? Porque se ajustam perfeitamente a si. Audi drive select.

comfort

dynamic

auto

efficiency

individual

Cruise control adaptativo Motor Cruise control Direo

Audi magnetic ride Caixa de velocidades (S tronic) Ar condicionado automtico Sistemas configurveis atravs do Audi drive select

Existem vrias definies para comportamento dinmico. A nossa a seguinte: conduza de acordo com a sua disposio. A funo Audi drive select, disponvel de srie com a verso Sport e com o Audi S3, permite-lhe configurar alguns componentes do seu veculo atravs da simples presso num boto ou do menu Car, no opcional MMI, de modo a alterar o carter do seu Audi. Tem ao seu dispor at cinco modos operativos: efficiency, comfort, dynamic,

auto e, em combinao com o MMI radio ou o MMI de navegao plus com MMI touch, o modo individual. O modo individual permite-lhe definir o comportamento de diversos componentes do seu veculo. O modo comfort especialmente indicado se pretende desfrutar de uma conduo descontrada em viagens de longo curso. O modo auto representa um bom equilbrio entre uma conduo gil e confortvel. Para uma conduo desportiva, em

estradas com muitas curvas, o modo dynamic o mais adequado. O modo efficiency permite ao condutor gozar de uma conduo eficiente em termos de consumo de combustvel. Enquanto parte integrante do Audi drive select, seleciona a relao ideal da caixa de velocidades automtica e destaca-se igualmente pelo seu consumo de energia otimizado quando associado transmisso automtica S tronic. No modo efficiency, o sistema comuta automaticamente para o modo roda livre e desengrena automaticamente o mo-

tor e a caixa de velocidades quando o condutor levanta o p do acelerador, ou seja, o veculo continua a circular em modo neutro, evitando perdas decorrentes da travagem com o motor. As configuraes disponibilizadas pelo Audi drive select dependem do equipamento selecionado para o veculo.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

64

Sistemas de assistncia

As decises tomam-se ao volante.


Os sistemas limitam-se a responder.
A maioria dos acidentes rodovirios deve-se a erros humanos. Os modernos sistemas de assistncia ao condutor podem ajudar a atenuar as suas consequncias. A Audi oferece uma vasta panplia de tecnologias para garantir a sua segurana. Os sistemas de assistncia funcionam em rede, o que os torna mais eficientes e funcionais, proporcionando uma conduo simultaneamente descontrada e segura. Os modelos Audi A3 no s disponibilizam muitas inovaes no captulo tecnolgico, como vm dotados de um sexto sentido, o Audi pre sense. Atravs de sensores instalados no veculo, as situaes de conduo so dispostas por categorias, sendo estabelecidas medidas de preveno que visam proteger os ocupantes e reduzir o risco de colises. O sistema Audi pre sense basic, como opo, inclui vrios sistemas inteligentes de proteo dos ocupantes que so ativados em caso de emergncia, como o caso dos pr-tensores dos cintos de segurana dianteiros, do sistema de fecho dos vidros e do teto de abrir (se existir). Com o sistema opcional Audi pre sense frente, a distncia em relao aos veculos da frente pode ser tambm medida atravs do sensor de radar do opcional cruise control adaptativo. Em situaes crticas, o sistema adverte o condutor e amplifica, se necessrio, a fora de travagem. Com o objetivo de prevenir a priori situaes crticas, o opcional sistema de recomendao de pausa adverte o condutor, a partir de 65 km/h (e at 200 km/h), atravs de um sinal acstico e de uma indicao correspondente no computador de bordo, assim que identifica sinais de cansao. Em caso de acidente, imediatamente ativado um sistema que desliga o motor e corta o combustvel, enquanto que as portas so destrancadas e as luzes de emergncia ligadas. Alm disso, uma nova funcionalidade impede que, na maioria dos casos, o veculo fique desgovernado aps o acidente. Tambm a clula de segurana do habitculo de elevada rigidez, com zonas de deformao programada com resposta otimizada ao impacto, assegura uma excelente proteo.

Cruise control adaptativo com funo de travagem de emergncia:* identifica os veculos que circulam frente atravs de um sensor de radar, regulando automaticamente a velocidade e a distncia atravs de travagens e aceleraes precisas, dentro dos limites do sistema. Se detetar uma coliso iminente contra um veculo devido a trnsito lento ou congestionamento, por exemplo, o sistema desenvolve uma desacelerao estabilizada, e a uma velocidade inferior a 30 Km/h,pode mesmo travar o veculo at sua imobilizao.

O Audi active lane assist* atua a partir de uma velocidade aproximada de 60 km/h (e at 250 km/h) e corrige imediatamente a trajetria do veculo atravs de uma suave interveno na direo antes que a linha de delimitao da faixa de rodagem seja ultrapassada. O momento da interveno na direo regulvel em dois nveis no MMI (interveno antecipada [A] e interveno retardada [B]). A indicao dos sinais de trnsito com cmara, como opo, identifica os sinais de trnsito, incluindo os sinais de limitao da velocidade e de proibio de ultrapassagem, indicando-os no ecr a cores do computador de bordo.

Audi side assist*: o sistema de assistncia Audi side assist apoia o condutor na mudana de faixa de rodagem. O sistema monitoriza a zona lateral e traseira do veculo, a partir de 30 km/h. Atravs de sensores de radar, o Audi side assist verifica se, numa mudana de faixa, existe algum veculo no ngulo morto e avisa, se necessrio, atravs de indicadores LED no espelho retrovisor exterior.

No se esquea que os equipamentos operam apenas dentro dos seus limites. Os sistemas de assistncia apoiam o condutor, mas no o isentam de prestar a ateno necessria. * Equipamento opcional.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

66

Faris com tecnologia LED

< 300 C
As lmpadas incandescentes convencionais aquecem at 300 C. As luzes LED so, devido sua complexidade tecnolgica, mais sensveis ao calor e no suportam temperaturas superiores a 150 C. Com o motor em funcionamento, a zona volta do farol atinge uma temperatura aproximada de 120 C. Teoricamente, o farol com tecnologia LED necessitaria de uma refrigerao adicional para poder funcionar plenamente. Os engenheiros da Audi no quiseram prescindir do excelente equilbrio energtico proporcionado pelos faris LED e avanaram com uma nova ideia: um ventilador que dissipa o calor e mantm a temperatura moderada. O que especial neste ventilador a sua mais-valia. No caso das lmpadas convencionais, estas permitem o desembaciamento dos faris devido sua elevada temperatura de funcionamento. As luzes LED dispem, agora, tambm dessa funcionalidade. O novo ventilador desvia o ar quente dos mdulos LED e canaliza-o diretamente para o vidro difusor do farol, evitando, assim, o seu embaciamento. Luz de circulao diurna Luz de mdios Indicadores de mudana de direo Faris com tecnologia LED

Menos energia, mais visibilidade:


o Audi S3 dotado de faris integralmente LED.
O Audi S3 est disponvel, como opo, com faris* integralmente LED. A tecnologia LED proporciona uma iluminao da estrada semelhante luz do dia, bem como uma maior economia de energia e longevidade em relao s lmpadas convencionais. Os faris com tecnologia LED do Audi S3 integram, pela primeira vez, luzes de mdios, de mximos, de circulao diurna, de presena e indicadores de mudana de direo num s condutor de luz. O design incisivo dos faris confere a este modelo um rosto marcante, de dia e de noite. A luz correta para cada situao: os faris direcionais permitem seguir o traado da curva, iluminando perfeitamente o seu interior. A luz de autoestrada ativa-se automaticamente a mais de 110 km/h e cria um cone de luz que duplica o alcance da luz, permitindo que o condutor possa ver melhor ao longe. Os faris incluem ainda luz de mau tempo que dispensa os faris de nevoeiro convencionais. O controlo independente dos vrios mdulos de dodos luminosos permite diferentes ngulos de distribuio da luz, o que reduz o risco de encandeamento por nevoeiro, pluviosidade ou queda de neve. As vrias funes (luz de presena, de autoestrada e de cidade) so automaticamente ativadas em funo da velocidade do veculo e podem ser comandadas atravs do MMI touch, com base nos dados das rotas guardados no opcional MMI de navegao plus. Graas luz de cruzamento associada aos faris dianteiros de longo alcance, as funes automticas do assistente de luzes so complementadas na perfeio. Todas estas funcionalidades garantem uma excelente visibilidade em todas as condies atmosfricas a par de um elevado conforto de conduo.

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

Tema Luz

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

3 5

4 10

9 6

11

12 8 1 Mdulo de potncia da regulao do alcance dos faris 2 Unidade de comando dos indicadores de mudana de direo, luz de presena e luz de circulao diurna 3 Ventilador 4 Unidade de comando da luz de mdios, mximos e luz de autoestrada 5 Dissipador de calor da luz de mdios 6 Moldura da luz de mdios 7 Grupo das luzes de mdios 8 Mdulo da luz dinmica de curva e de mau tempo 9 Dissipador de calor da luz de mximos 10 Cobertura 11 Refletor da luz de mximos 12 Moldura interior 13 Lamelas da luz de mximos 14 Condutor de luz dos indicadores de mudana de direo, 15 luz de presena e de circulao diurna Moldura de cobertura exterior

13 9

14

15

68

Equipamento

Faa do seu Audi a extenso da sua prpria individualidade.

70

Nveis de equipamento

Dois nveis de equipamento. Fascnio a multiplicar por dois.

Escolha o Audi A3 ou o A3 Sportback que melhor combina com a sua personalidade. Tem sua disposio dois nveis de equipamento fascinantes: Attraction e Sport.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Attraction Carter e emoo


Attraction Equipamento de srie dependente do modelo Caractersticas do equipamento interior: Inseres decorativas em Platina Micrometalizada nos revestimentos das portas e no painel de bordo Bancos com estofos em tecido Marathon Caractersticas do equipamento exterior: Jantes de liga leve de 10 raios, tamanho 6,5 J x 16 com pneus 205/55 R 16 Caractersticas ao nvel das funcionalidades: Volante de 4 braos, em couro

As imagens representam o modelo Audi A3.

72

Nveis de equipamento

Sport Dinamismo e esprito desportivo


Sport Equipamento de srie dependente do modelo Caractersticas do equipamento interior: Inseres decorativas em Platina Micrometalizada nos revestimentos das portas e no painel de bordo Frisos nas soleiras das portas com inseres em alumnio Bancos com estofos em tecido Rallye Caractersticas do equipamento exterior: Jantes de liga leve com design de 5 raios, tamanho 7,5 J x 17 com pneus 225/45 R 17 Ponteiras de escape cromadas (duplas ou simples, dependendo da motorizao) Caractersticas ao nvel das funcionalidades: Bancos dianteiros desportivos Volante desportivo de 3 braos, em couro; inclui punho da alavanca da caixa de velocidades tambm em couro Computador de bordo com ecr a cores, com programa de eficincia e velocmetro digital Audi drive select Faris de nevoeiro em halogneo, integrados no para-choques dianteiro Suspenso desportiva (tambm pode ser encomendado com suspenso dinmica)

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118. As imagens representam o modelo Audi A3.

Ambiente Luxo e conforto (no disponvel em Portugal)


Ambiente Equipamento de srie dependente do modelo Caractersticas do equipamento interior: Inseres decorativas em tica 3D Luv nos revestimentos das portas e no painel de bordo Frisos das embaladeiras em preto Bancos com estofos em tecido Regatta/mono.pur Caractersticas do equipamento exterior: Jantes de liga leve com design de 15 raios em Y, tamanho 7 J x 16 com pneus 205/55 R 17 Pacote de alto brilho Ponteiras de escape cromadas (duplas ou simples, dependendo da motorizao) Caractersticas ao nvel das funcionalidades: Computador de bordo com ecr a cores, incluindo velocmetro digital Cruise control Volante de 4 braos, em couro, inclui punho da alavanca da caixa de velocidades em couro Apoio de braos central dianteiro Pacote de luzes Sensores de estacionamento atrs

As imagens representam o modelo Audi A3.

Audi exclusive. Exclusividade sem concesses. Mas com uma versatilidade ilimitada.
A Audi vende centenas de milhares de veculos todos os anos. No entanto, o seu nico. Como possvel? Com as propostas da quattro GmbH que conferem ao seu veculo um aspeto inconfundvel: Audi exclusive. A ampla seleo de madeiras nobres combinadas com couros macios de vrias tonalidades e exclusivas cores exteriores adaptam a proposta da Audi a todos os gostos individuais. assim que nasce um automvel exclusivo. Para mais informaes sobre as vrias opes de configurao do seu automvel, consulte o seu Concessionrio Audi.

Audi exclusive

75

Interior em alcntara/couro Audi exclusive de cor Branco Alabastro/Bege P-de-arroz com costuras de contraste em Bege P-de-arroz e elementos de comando Audi exclusive. Uma proposta da quattro GmbH. A imagem apresenta o modelo Audi A3. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

76

S line

S line. Inequivocamente mais desportivo.

A escolha de um Audi A3 ou A3 Sportback uma declarao pblica da sua paixo pelo desporto automvel. Os pacotes S line constituem uma possibilidade de acentuar o porte atltico do seu Audi A3 ou A3 Sportback. Estes equipamentos reforam o dinamismo das suas linhas, conferem uma identidade mais desportiva ao seu interior e melhoram o seu comportamento dinmico e aerodinmico. Opte por um dos pacotes S line e reforce o esprito desportivo do seu Audi.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Pacote exterior S line Para-choques dianteiro e traseiro, grelha lateral do radiador e difusores Em design acentuadamente desportivo. Grelha do radiador Em Preto Alto Brilho. Difusores De cor Cinzento Platina. Spoiler de tejadilho S line Faris de nevoeiro Contornos nos faris de nevoeiro Em Preto Alto Brilho. Ponteiras de escape cromadas Duplas ou simples, dependendo da motorizao. Frisos nas embaladeiras Com inseres em alumnio e logtipo S line. Logtipo S line Nos guarda-lamas dianteiros. Para-choques dianteiro em design desportivo com proeminentes entradas de ar laterais e grelha do radiador em Preto Alto Brilho. Difusor de cor Cinzento Platina, com estrutura alveolar.

78

S line

Volante desportivo, em couro, com costuras de contraste e logtipo S line (aro do volante em couro perfurado).

Alavanca da caixa de velocidades com punho em couro preto perfurado.

Interior preto com costuras de contraste, bancos dianteiros desportivos com estofos em couro/tecido Biathlon e logtipo S line embutido, inseres decorativas em alumnio escovado mate (as imagens representam o modelo Audi A3).

Jantes de alumnio fundido com design de 5 raios paralelos, parcialmente polidas.

Estofos

Inseres decorativas

Pacote desportivo S line* Jantes de liga leve com design de 5 raios paralelos, parcialmente polidas Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18; como opo, esto disponveis outros modelos de jantes de 18 polegadas. Suspenso desportiva S line Com molas e amortecedores mais firmes e suspenso 10 mm mais baixa em relao suspenso desportiva e 25 mm mais baixa em relao suspenso dinmica. Como opo: Audi magnetic ride. Logtipo S line Nos guarda-lamas dianteiros e nos frisos das soleiras das portas. Habitculo, painel de bordo e forro do tejadilho De cor Preto, costuras de contraste nos estofos dos bancos, volante desportivo em couro e fole da alavanca da caixa de velocidades em couro. Volante desportivo S line com design de 3 braos, em couro Em opo: volante desportivo multifunes S line de 3 braos, em couro, com fundo plano; ambos em couro preto com logtipo S line (aro do volante em couro perfurado); em combinao com a caixa de velocidades automtica, com patilhas no volante. Punho da alavanca da caixa de velocidades Em couro perfurado de cor preto. Pacote porta-objetos e pacote de bagageira Espelhos de cortesia iluminados Estofos em tecido Biathlon/couro De cor preto, com logtipo S line nas costas dos bancos dianteiros; em opo: estofos em alcntara perfurado/ couro ou em couro macio (com bancos dianteiros desportivos, zona dos ombros em couro Velvet; com bancos dianteiros desportivos S, zona dos ombros em couro macio acolchoado com costuras de contraste), respetivamente em preto, com logtipo S line embutido nas costas dos bancos dianteiros. Os estofos e as cores exteriores esto disponveis nas seguintes combinaes: Disponveis em todas as cores de srie e adicionalmente na cor especial de Cinzento Daytona Metalizado.

Tecido Biathlon/Couro Preto

Alumnio Escovado Mate

Alcntara Perfurado/Couro Preto

tica 3D Preto

Inseres decorativas S line Em Alumnio Escovado Mate; em opo: em 3D Preto. Bancos dianteiros desportivos Em opo: bancos dianteiros desportivos S.

Couro Preto

Outras cores exteriores

Cinzento Daytona Metalizado

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

* Apenas disponvel para a verso Sport.

80

Pacote interior Audi design selection em Laranja Capri

Pacote interior Audi design selection em Laranja Capri: uma nota de sofisticao.

A imagem apresenta o modelo Audi A3.

O pacote interior Audi design selection Laranja Capri* para o A3 e A3 Sportback preenche os mais elevados requisitos de elegncia e conforto graas aos equipamentos exclusivos e aos materiais de qualidade inexcedvel. O contraste entre as cores Preto e Laranja Capri cria um ambiente simultaneamente desportivo e sofisticado. Os bancos desportivos em Couro Milano de cor preto e o punho da alavanca da caixa de velocidades em couro conferem uma imagem de agilidade e dinamismo ao interior. O couro Velvet na zona dos ombros dos bancos desportivos sublinha a atmosfera marcante que envolve o habitculo. Os equipamentos que fazem parte deste pacote podem ser consultados na pgina 98. * Apenas disponvel para a verso Sport. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118. As imagens representam o modelo Audi A3.

82

Pacote interior Audi design selection em Vermelho Corso

Pacote interior Audi design selection em Vermelho Corso: a cor genuna de um atleta.

A imagem apresenta o modelo Audi S3.

O pacote interior Audi design selection Vermelho Corso confere ao Audi S3 um dinamismo arrebatador patente em cada detalhe. Os bancos dianteiros desportivos, a proteo de joelhos e o apoio de brao nas portas em couro macio de cor Vermelho Corso realam ainda mais a elevada qualidade do interior do veculo. Os painis interiores das portas e as inseres na zona dos ombros dos bancos desportivos em couro Velvet de cor Vermelho Corso reforam o seu superior dinamismo e conferem-lhe um visual mais desportivo. Um toque sofisticado dado pelas costuras de contraste no volante desportivo em couro e na alavanca e fole da caixa de velocidades. Cada detalhe impressiona e complementa a atmosfera desportiva que se vive a bordo do S3. Os equipamentos que fazem parte deste pacote podem ser consultados na pgina 98. Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118. As imagens apresentam o modelo Audi S3.

84

Guia de estilos Audi A3

Audi A3 Sport de cor Azul Scuba Metalizado com jantes de liga leve de 5 raios em design cintico. Equipamento: bancos desportivos em Couro Milano Cinzento Titnio, inseres decorativas em Alumnio Mistral, sistema de som Bang & Olufsen e aplicaes de alumnio no interior.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi A3 Ambiente de cor Branco Glaciar Metalizado com jantes de liga leve com design de 15 raios. Equipamento: bancos normais em tecido Regatta/mono.pur Castanho Castanha, inseres decorativas em 3D Look, sistema de som Bang & Olufsen e aplicaes de alumnio no interior.

86

Guia de estilos Audi A3 Sportback

Audi A3 Sportback Sport de cor Vermelho Misano Metalizado com jantes de liga leve Audi exclusive com design de 5 raios em rotor, de cor preto, brilhantes. Equipamento: bancos desportivos em tecido Rallye preto/prata, inseres decorativas em Alumnio Mistral.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Audi A3 Sportback Ambiente de cor Castanho Beluga Metalizado com jantes de liga leve com design de 15 raios em Y. Equipamento: bancos normais em couro Milano Bege Pashmina, inseres decorativas em 3D Look, pacote de elementos decorativos mono.pur para o interior.

88

Cores exteriores

Pinturas lisas

Pinturas metalizadas

Branco Amalfi

Prata Gelo Metalizado

Castanho Beluga Metalizado

Vermelho Lacado

Cinzento Mono Metalizado

Preto Lacado

Cinzento Dakota Metalizado

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Pinturas metalizadas

Pinturas metalizadas

Pinturas brilhantes

Castanho Beluga Metalizado

Azul Scuba Metalizado

Vermelho Misano Metalizado

Azul Estoril Brilhante

Branco Glaciar Metalizado

Preto Phantom Metalizado

Preto Pantera Brilhante

Pinturas especiais Audi exclusive

Vermelho Shiraz Metalizado

Cores especiais Audi exclusive* Uma proposta da quattro GmbH.

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

90

Jantes/pneus

Jantes/pneus

Jantes de ao com tampo integral Tamanho 6,5 J x 16 com pneus 205/55 R 16.

Jantes de liga leve com design de 5 raios Tamanho 7,5 J x 17 com pneus 225/45 R 17 (em opo, com pneus run-flat).

Jantes de liga leve Audi exclusive com design de 5 raios duplos Tamanho 7,5 J x 17 com pneus 225/45 R 17. Uma proposta da quattro GmbH.

Jantes de liga leve com design de 5 raios duplos em estrela (design S), antracite, parcialmente polidas Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18.

Jantes de liga leve com design de 10 raios Tamanho 6,5 J x 16 com pneus 205/55 R 16.

Jantes de liga leve de 5 raios em design cintico Tamanho 7,5 J x 17 com pneus 225/45 R 17 (em opo, com pneus run-flat).

Jantes de liga leve com design de 5 raios dinmicos, antracite, parcialmente polidas Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18.

Jantes de liga leve Audi exclusive com design de 5 raios em rotor, em preto, brilhantes Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18. Uma proposta da quattro GmbH.

Jantes de liga leve com design de 15 raios em Y Tamanho 7 J x 16 com pneus 205/55 R 16.

Jantes de liga leve com design de 15 raios Tamanho 7,5 J x 17 com pneus 225/45 R 17 (em opo, com pneus run-flat).

Jantes de liga leve com design de 5 raios paralelos (design S), parcialmente polidas Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18.

Jantes de liga leve Audi exclusive com design de 10 raios* Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18. Uma proposta da quattro GmbH.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Jantes/pneus

Porcas de segurana antirroubo S podem ser desapertadas com o adaptador fornecido. Kit de reparao de pneus Com compressor de 12 V e vedante para pneus; permite uma velocidade at 80 km/h. Sistema de controlo da presso dos pneus Advertncia tica e acstica em caso de perda de presso em uma ou mais rodas. Ferramentas de bordo Na bagageira. Macaco de elevao Na bagageira. Pneu sobresselente de dimenso reduzida Pneus run-flat Pneus com caractersticas de emergncia, em que a viagem pode ser prosseguida com falta de presso e sem troca do pneu a uma velocidade mxima de 80 km/h e at uma distncia de 30 km.

Jantes de inverno em ao com tampo integral Tamanho 6 J x 16 com pneus 205/55 R 16, velocidade mxima 210 km/h, permitem a utilizao de correntes de neve.

Jantes de inverno em liga leve com design de 5 raios dinmicos Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18; velocidade mxima 240 km/h, no permitem a utilizao de correntes de neve.

Jantes de inverno em liga leve com design de 10 raios Tamanho 6,5 J x 16 com pneus 205/55 R 16, velocidade mxima 210 km/h, permitem a utilizao de correntes de neve.

Jantes de inverno de liga leve com design de 5 raios paralelos (design S) Tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18, velocidade mxima 240 km/h, no permitem a montagem de correntes de neve.

Jantes de inverno em liga leve com design de 5 raios Tamanho 6 J x 17 com pneus 205/50 R 17, velocidade mxima 210 km/h, permitem a utilizao de correntes de neve.

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

92

Bancos/estofos

Estofos em tecido

Tecido Maratona Preto

Tecido Regatta/mono.pur Preto

Tecido Maratona Cinzento Titnio

Tecido Regatta/mono.pur Cinzento Titnio

Bancos dianteiros normais Com regulao manual da posio longitudinal e da inclinao dos encostos, regulao manual da altura, dos encostos de cabea e dos cintos de segurana (a imagem apresenta banco dianteiro normal em couro Milano Bege Pashmina). Tecido Regatta/mono.pur Bege Pashmina

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Estofos em tecido

Estofos em couro

Tecido Regatta/mono.pur Castanho Castanha

Couro Milano Preto

Revestimentos em couro Audi exclusive* Uma proposta da quattro GmbH.

Couro Milano Bege Pashmina

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

94

Bancos/estofos

Estofos em tecido

Tecido Rallye Preto/Preto

Tecido Rallye Preto/Amarelo

Tecido Rallye Preto/Prata

Bancos dianteiros desportivos Com apoios laterais salientes para melhor suporte lateral nas curvas, com regulao manual da posio longitudinal e da inclinao dos encostos, regulao manual em altura dos assentos, dos encostos de cabea e dos cintos de segurana, regulao manual da inclinao do assento e superfcie extensvel de apoio das coxas; no S3, com logtipo S embutido nas costas dos bancos dianteiros (a imagem apresenta banco dianteiro desportivo em tecido Rallye Preto/Prata).

Tecido Rallye Preto/Azul

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Revestimentos em tecido e couro

Estofos em couro

Tecido Trophy/couro

Couro Milano Preto

Pacote interior Audi design selection em Laranja Capri

Alcntara/Couro Preto

Couro Milano Cinzento Titnio

Pacote interior Audi design selection em Vermelho Corso

Alcntara/Couro Cinzento Titnio

Couro Milano Castanho Castanha

Alcntara/Couro Preto/Prata Lua

96

Bancos/estofos

Estofos em couro

Couro Preto

Revestimentos em couro Audi exclusive* Uma proposta da quattro GmbH.

Couro Prata Lua

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Estofos em couro

Couro Preto

Revestimentos em couro Audi exclusive* Uma proposta da quattro GmbH.

Bancos dianteiros desportivos S Com encostos de cabea integrados, flancos laterais salientes para uma maior sustentao lateral nas curvas, regulao manual dos bancos com inclinao do assento e apoios das coxas escamoteveis; no S3, com logtipo S embutido nas costas dos bancos dianteiros (a imagem apresenta bancos dianteiros desportivos S em couro preto).

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

98

Interiores em tecido/couro, forro do tejadilho, inseres decorativas

Revestimentos em tecido e couro Estofos em Tecido Maratona Para bancos dianteiros normais: faixa central dos bancos em tecido Maratona, flancos laterais, encostos de cabea e inseres nos revestimentos laterais das portas em tecido Uni. Estofos em Tecido Regata/mono.pur Para bancos dianteiros normais: faixa central dos bancos em tecido Regata, flancos laterais, encostos de cabea, apoio de braos central dianteiro (se existir) e inseres nos revestimentos laterais das portas em tecido mono. pur. Estofos em Tecido Rallye Para bancos dianteiros desportivos: faixa central dos bancos em tecido Rallye, flancos laterais, encostos de cabea e inseres nos revestimentos laterais das portas em tecido Uni. Estofos em tecido Trophy/couro Para bancos dianteiros desportivos: flancos laterais dos bancos, encostos de cabea, parte superior dos encostos, punho e fole da alavanca da caixa de velocidades em couro preto, apoio de braos central dianteiro (se existir) em couro sinttico; faixa central dos assentos em tecido Trophy preto, zona dos ombros em tecido Trophy preto/ vermelho corso, flancos laterais com costuras de contraste; com logtipo S embutido nas costas dos bancos dianteiros. Estofos em Alcntara/couro Para bancos dianteiros desportivos: faixa central do encosto de cabea, flancos laterais dos bancos, punho e fole da alavanca da caixa de velocidades em couro, apoio de braos central dianteiro (se existir) em couro sinttico, faixa central dos bancos e revestimentos das portas em alcntara; no S3, com logtipo S embutido nas costas dos bancos dianteiros. Estofos em Couro Milano Faixa central do assento, flancos laterais dos bancos e faixa central do encosto de cabea em couro Milano; com bancos desportivos, zona dos ombros do encosto e revestimentos das portas em couro Velvet a condizer, apoio de braos central dianteiro (se existir) em couro sinttico. Estofos em couro macio Para bancos dianteiros desportivos: bancos, encostos de cabea, inseres nos revestimentos laterais das portas, apoio de braos central dianteiro (se existir) em couro macio e zona dos ombros em couro Velvet com costuras de contraste, a condizer com o habitculo. Com bancos dianteiros desportivos S: zona dos ombros em couro acolchoado com costuras de contraste; no S3, com logtipo S embutido nos encostos dos bancos dianteiros. Pacote interior Audi design selection Laranja Capri Para bancos dianteiros desportivos: faixa central dos bancos e dos encostos de cabea e flancos laterais em couro Milano preto com costuras de contraste em laranja Capri, apoio de braos central dianteiro (se existir), proteo de joelhos e apoio de brao nas portas em couro macio preto com costuras de contraste em laranja Capri, zona dos ombros e painis laterais das portas em couro Velvet laranja Capri; inclui volante desportivo de 3 braos em couro preto com costuras de contraste em laranja Capri, punho e fole da alavanca da caixa de velocidades em couro preto com costuras de contraste em laranja Capri; tapetes com contorno em laranja Capri. Pacote interior Audi design selection em Vermelho Corso Para bancos dianteiros desportivos: faixa central dos bancos e dos encostos de cabea, flancos laterais, apoio de braos central dianteiro, protetor de joelhos e apoio de brao nas portas em couro macio preto com costuras de contraste em vermelho Corso, zona dos ombros e painis laterais das portas em couro Velvet vermelho Corso; com logtipo S embutido nas costas dos bancos dianteiros; inclui volante desportivo de 3 braos em couro preto com costuras de contraste em vermelho Corso, punho e fole da alavanca da caixa de velocidades em couro preto com costuras de contraste em vermelho Corso; tapetes com contorno em vermelho Corso. Estofos em Alcntara/couro macio Audi exclusive* Para bancos dianteiros desportivos e desportivos S: flancos laterais, encostos de cabea e apoio de braos central dianteiro (se existir) em couro macio, faixa central dos bancos, inseres nos revestimentos laterais das portas e zona de ombros dos bancos em alcntara; em opo, com costura colorida; no S3, com logtipo S nas costas dos bancos dianteiros; inclui tapetes com contorno em couro. Uma proposta da quattro GmbH. Pacote em couro Audi exclusive* Faixa central dos bancos, flancos laterais, encostos de cabea e apoio de braos central dianteiro (se existir) em couro com bancos dianteiros ou bancos dianteiros desportivos S; inseres nos revestimentos das portas em couro. Zona dos ombros em couro Velvet com bancos dianteiros desportivos ou em couro macio com bancos dianteiros desportivos S; em opo, com costuras coloridas; no S3, com logtipo S embutido nas costas dos bancos dianteiros; o pacote inclui tambm tapetes com contorno em couro. Uma proposta da quattro GmbH. Pacote alargado em couro Audi exclusive* Apoios de brao nas portas e almofada de proteo dos joelhos na consola central em couro. Uma proposta da quattro GmbH. Pacote de elementos decorativos mono.pur para o interior Acentua o design da proteo de joelhos e dos apoios de brao nas portas; inclui costura na cor a condizer com os estofos dos bancos. Os materiais de exclusiva qualidade vincam o carter desportivo e elegante do veculo.

Forro do tejadilho Forro do tejadilho em tecido prata luar Com peas de montagem em prata luar. Forro do tejadilho em tecido preto Com peas de montagem em preto.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Inseres decorativas

Platina Micrometalizada

Alumnio Escovado Mate

Inseres decorativas Nos revestimentos das portas e no painel de bordo (a imagem apresenta inseres decorativas em alumnio mistral).

3D Look

3D Preto

Alumnio Mistral

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

100

Luzes e espelhos, equipamento exterior

Luzes Adaptive light Luz esttica de curva e luz dinmica de curva; a luz dinmica de curva identifica, pelo movimento do volante, o contorno da estrada e ilumina as curvas por meio de faris oscilantes, entre os 10 e os 110 km/h. A luz esttica de curva liga automaticamente quando os indicadores da mudana de direo so acionados por um perodo mais longo, direcionando a luz em funo da nova direo. Esto ainda disponveis trs modos diferentes de alcance da luz dos faris que variam em funo da velocidade: luzes de circulao na cidade, em autoestrada e estrada secundria. Adicionalmente, o Audi connect, com o sistema de assistncia inteligente baseado nos dados de navegao, controla estes trs modos de alcance do adaptive light atravs das informaes das rotas memorizadas no opcional MMI de navegao plus com MMI touch. Graas luz de cruzamento associada aos faris dianteiros de vasto alcance e ao modo de circulao com comutao automtica por GPS entre mdios e mximos, as funes automticas do assistente de luzes so complementadas na perfeio.

Faris com tecnologia LED* Integram: luzes de mdios, mximos, luz de circulao diurna combinada com luz de presena e indicadores de mudana de direo num s condutor de luz, luz esttica de curva e funo de luz de circulao em autoestrada; inclui luz de mau tempo para diminuir o risco de encandeamento dos condutores que surgem de frente (nevoeiro, pluviosidade e queda de neve), faris direcionais que seguem o traado da curva e iluminam o seu interior, luz de autoestrada com aumento automtico da intensidade e alcance dos faris a partir de 100 km/h. A tecnologia LED proporciona uma iluminao da estrada semelhante luz do dia, uma maior economia de energia e longevidade e, em especial, uma perceo mais precoce do Audi A3 para os restantes condutores, graas forma incisiva dos grupos ticos tanto de noite como de dia. Esto ainda disponveis trs modos diferentes de alcance da luz dos faris que variam em funo da velocidade: luzes de circulao na cidade, em autoestrada e estrada secundria. Adicionalmente, o Audi connect, com o sistema de assistncia inteligente baseado nos dados de navegao, controla estes trs modos de alcance dos faris atravs das informaes das rotas memorizadas no opcional MMI de navegao plus com MMI touch. Graas luz de cruzamento associada aos faris dianteiros de vasto alcance e ao modo de circulao com comutao automtica por GPS entre mdios e mximos para o trnsito que circula direita e esquerda, as funes automticas do assistente de luzes so complementadas na perfeio; inclui farolins traseiros com tecnologia LED.

Faris de Xnon plus Os faris com tecnologia de descarga de gs nos mdios e mximos de grande longevidade permitem uma iluminao intensa da faixa de rodagem, uma excelente uniformidade e um amplo raio de ao, com uma luminosidade semelhante luz do dia, a curta e a longa distncia. A regulao automtica do alcance dos faris evita o encandeamento dos utentes que circulam no sentido oposto; inclui luz de circulao diurna e luzes traseiras com tecnologia LED de baixo consumo. Integram ainda o sistema lava-faris que funciona com gua sob alta presso e preserva a intensidade luminosa dos faris e a boa visibilidade, reduzindo a disperso.

Farolins traseiros com tecnologia LED Com design inovador de efeito tridimensional; luzes de travagem, indicadores de mudana de direo e luzes traseiras com tecnologia LED.

Luzes traseiras Farolim de marcha-atrs branco, com luz traseira de nevoeiro, inclui terceira luz de travagem elevada e luz de matrcula em LED.

Faris de halogneo De foco varivel com vidro transparente, regulao eltrica do alcance das luzes, luzes de estacionamento e luz de circulao diurna.

Regulao dinmica do alcance dos faris A regulao dinmica do alcance dos faris funciona com uma cmara instalada no retrovisor interior que capta as fontes de luz dos outros veculos. O alcance e a amplitude dos faris so progressivamente ajustados luz dos mdios e dos mximos e, por conseguinte, s condies do momento, de modo a proporcionar ao condutor uma excelente visibilidade sem encandear os outros utentes da via pblica.

Lava-faris Funciona com gua a alta presso para preservar a intensidade luminosa dos faris e assegurar uma boa visibilidade.

Faris de nevoeiro em halogneo Integrados no avental dianteiro.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Luzes Assistente de mximos Reconhece autonomamente, dentro dos limites do sistema, as luzes dos faris dos automveis em sentido contrrio, as luzes traseiras dos outros utentes da via pblica e as localidades, comutando as luzes de mximos para mdios, consoante a situao.

Espelhos Retrovisor interior com anti-encandeamento manual

Sistemas para o tejadilho

Retrovisor interior com anti-encandeamento automtico Com sensor de luz e chuva; inclui para-brisas com faixa cinzenta.

Farolins traseiros com luz de travagem adaptativa Acende de forma intermitente quando se efetua uma travagem de emergncia, para avisar o trnsito que segue atrs; ativao automtica das luzes de emergncia com a imobilizao da viatura.

Espelhos de cortesia iluminados Nas palas de anti-encandeamento solar do condutor e do passageiro.

Iluminao interior Com temporizador e interruptor de contacto em todas as portas; iluminao do porta-luvas e da bagageira.

Pacote de luzes Com luzes de acesso nas portas, iluminao na zona dos ps frente (no A3 Sportback, tambm atrs), iluminao dos manpulos interiores das portas, do espelho de cortesia, do suporte de bebidas e duas luzes de leitura frente e atrs; a luz refletora na consola central e nos revestimentos das portas em tecnologia LED contribui para uma melhor visualizao do espao interior; refletores ativos nas portas.

Retrovisores exteriores com indicadores de mudana de direo em tecnologia LED Com regulao eltrica, vidro asfrico no espelho esquerdo e convexo no vidro direito; no A3/A3 Sportback, caixa dos espelhos na cor da carroaria; no S3, em alumnio. Como opo: Eltricos e aquecidos Com esguichos do sistema limpa/lava-vidros aquecidos. Eltricos, aquecidos e rebatveis Com esguichos do sistema limpa/lava-vidros aquecidos e rebatimento automtico do retrovisor direito. Eltricos, aquecidos e rebatveis, com anti-encandeamento automtico do lado do condutor Com esguichos do sistema limpa/lava-vidros aquecidos e rebatimento automtico do retrovisor direito. O retrovisor exterior do lado do passageiro automaticamente dirigido para o pneu traseiro como apoio ao estacionamento assim que a marcha-atrs engatada, possibilitando uma melhor visualizao do bordo do passeio.

Teto de abrir eltrico, em vidro panormico Com acionamento eltrico para levantar e correr a parte da superfcie vidrada, vidro colorido com proteo manual contra o sol, ajustvel a toda a extenso do teto de abrir, fecho de conforto a partir do exterior por intermdio do comando distncia; contribui atravs de uma maior luminosidade, para uma sensao de espao no habitculo e, quando aberto, para um agradvel fluxo de ar em andamento; o defletor de vento integrado reduz os rudos aerodinmicos.

Barras de tejadilho em alumnio Para o transporte seguro, estvel e aerodinmico.

Sensor de luz e chuva Para controlar a ativao automtica dos faris, o funcionamento automtico do limpa-vidros, a funo coming home/leaving home: ativao automtica/corte temporizado dos faris principais, dos faris de nevoeiro (se existir) ou da luz de circulao diurna com LED (em combinao com faris de Xnon plus), iluminao traseira e da matrcula durante a imobilizao/ abertura das portas; inclui para-brisas com faixa cinzenta na parte superior.

Barras de tejadilho em preto Em alumnio, para o transporte seguro, estvel e aerodinmico.

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

102

Equipamento exterior, equipamento interior

Sistemas de fecho Chave com telecomando Para abrir e trancar as portas, a tampa da bagageira e a tampa do depsito de combustvel; inclui fecho/ abertura de conforto pelo exterior das janelas; no S3, com logtipo S3.

Vidros Para-brisas de vidro acstico com faixa cinzenta na zona superior Insonorizao eficaz; para uma maior reduo dos rudos provenientes do exterior.

Outros equipamentos exteriores

Comfort key Chave de conforto, com sistema de acesso ao habitculo e incio de marcha; basta fazer-se acompanhar pela chave; arranque e paragem do motor atravs do boto Start-Stop na consola central, fecho da viatura pelo exterior atravs de tecla integrada nos puxadores das portas dianteiras; a abertura do veculo tambm possvel atravs da tampa da bagageira.

Vidro traseiro aquecido Com temporizador e com desembaciador suplementar na posio final do limpa-vidros traseiro.

Vidros escurecidos Vidro traseiro e vidros laterais traseiros escurecidos.

Imobilizador eletrnico Integrado na unidade de comando do motor, ativao automtica atravs da chave do veculo.

Limpa-vidros Com duas velocidades, contacto de toque nico, sistema automtico lava e limpa-vidros, com sistema reversvel e posio de repouso das escovas para aumentar a sua vida til, com limpa-vidros traseiro que efetua um ciclo de limpeza quando a marcha-atrs engrenada (quando est ligado o limpa-vidros dianteiro).

Spoiler de tejadilho S line Pintado na cor da carroaria, com componentes aerodinmicos laterais em Preto Alto Brilho, com design acentuadamente desportivo.

Spoiler de tejadilho Pintado na cor da carroaria, com componentes aerodinmicos laterais em Preto Alto Brilho.

Alarme volumtrico Inclui monitorizao do habitculo e proteo antireboque (desativvel) por meio de um sensor do ngulo de inclinao; buzina autoalimentada para monitorizao das portas, da tampa do motor e da bagageira.

Palas de anti-encandeamento solar Para o condutor e passageiro; rebatveis e orientveis; espelho de cortesia com tampa.

Spoiler de tejadilho S3 Pintado na cor da carroaria, com componentes aerodinmicos laterais em Preto Alto Brilho, com design acentuadamente desportivo.

Preparao para sistema anti-carjacking Preparao para ligao a um dispositivo de localizao anti-carjacking, atravs do qual pode ser determinado o paradeiro do veculo roubado (disponvel nos Acessrios Originais Audi).

Designao do modelo/tecnologia No A3/A3 Sportback, na tampa da bagageira, designao quattro (nos modelos quattro*) na grelha do radiador Singleframe, na tampa da bagageira e no painel de bordo do lado do passageiro; no S3, com logtipo S3 na grelha do radiador Singleframe, na tampa da bagageira, no volante desportivo em couro e no conta-rotaes; logtipo quattro" no painel de bordo do lado do passageiro; opcionalmente sem designao do modelo na traseira (para todos os modelos).

Grelha do radiador Singleframe No A3/A3 Sportback, contorno da grelha do radiador em Cinzento Pedra, com os anis cromados ao centro; no S3, grelha do radiador em Cinzento Platina com frisos horizontais cromados e anis cromados ao centro.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Outros equipamentos exteriores Ponteiras de escape Ponteira nica para o motor 1.6 TDI (105 CV); nas restantes motorizaes (a gasolina ou gasleo), com duas sadas do lado esquerdo; cromadas na verso Sport e em combinao com o pacote exterior S line; no S3 duas ponteiras duplas e ovais, uma de cada lado, cromadas.

Bancos/sistemas de conforto dos bancos Funo easy-entry Com funo ampliada do rebatimento dos bancos dianteiros para permitir um acesso mais cmodo ao banco traseiro.

Volantes/alavanca de velocidades/elementos de comando

Para-choques Revestidos a material sinttico, pintados na cor da carroaria; no S3, com proeminentes entradas de ar laterais, frisos laterais das embaladeiras e difusor S na traseira em design marcadamente desportivo.

Bancos dianteiros com apoio lombar eltrico Apoio lombar eltrico no banco do condutor e do passageiro, com 4 nveis de regulao, no sentido horizontal e vertical.

Banco do passageiro com regulao em altura

Pacote de Alto Brilho Frisos do tejadilho e contornos dos vidros em alumnio anodizado.

Banco do condutor com regulao eltrica Regulao eltrica em altura, no sentido longitudinal, na inclinao do assento e do encosto; regulao manual do banco do passageiro.

Apoio de braos central dianteiro Inclinao ajustvel, regulvel no sentido longitudinal.

Volante de 4 braos em couro Com airbag de grande dimenso, regulao em altura e profundidade; inclui punho da alavanca de velocidades em couro. Volante de 4 braos Com airbag de grande dimenso, com regulao em altura e profundidade.

Preparao para engate de reboque Inclui cablagem at cavidade da roda de reserva e um sistema de refrigerao do motor reforado. O jogo de peas para montagem posterior pode ser adquirido atravs do Programa de Acessrios Originais Audi.

Bancos dianteiros com regulao eltrica Regulao eltrica em altura, no sentido longitudinal, na inclinao do assento e do encosto.

Sistema de fixao ISOFIX para o banco do passageiro Com interruptor de desativao do airbag do lado do passageiro; no A3 Sportback, adicionalmente dispositivo eltrico de segurana para crianas para as portas traseiras.

Banco traseiro rebatvel Encosto rebatvel em 40 : 60 ou completamente. Engate de reboque Removvel e com tranca; barra de engate e bola de reboque em ao; a tomada de 13 pinos pode ser escondida atrs do avental do para-choques; o engate de reboque pode ser desmontado e colocado no espao destinado roda de reserva.

Bancos dianteiros aquecidos Para aquecer os assentos e os encostos; aquece tambm os flancos laterais dos bancos desportivos ou de couro; regulao independente dos bancos dianteiros.

Sistema de fixao ISOFIX e ponto de fixao Top Tether para os lugares traseiros exteriores Suportes normalizados para uma fixao prtica das cadeiras de criana; inclui ponto adicional de fixao (Top Tether). As cadeiras de criana compatveis esto disponveis no seu Concessionrio Audi.

Volante desportivo de 3 braos, em couro Com airbag de grande dimenso, ajustvel em altura e profundidade; inclui punho da alavanca da caixa de velocidades em couro; no S3, com logtipo S3 e costura decorativa em cor de contraste.

* Para mais informaes sobre a data de implementao do Audi A3 Sportback, consulte o seu concessionrio Audi.

104

Equipamento interior

Volantes/alavanca de velocidades/elementos de comando

Ar condicionado

Volante multifunes de 4 braos, em couro Equipamento como o volante em couro de 4 braos; com botes multifunes para comandar o sistema de rdio Audi, o computador de bordo, telefone, fontes udio e sistema de navegao; opcionalmente com patilhas no volante para comutar as mudanas da caixa S tronic.

Volante desportivo multifunes com design de 3 braos, em couro, com fundo plano Equipamento como o volante desportivo de 3 braos, em couro; com botes multifunes para comandar o sistema de rdio Audi, computador de bordo, telefone, fontes udio e sistema de navegao; opcionalmente com patilhas no volante para comutar as mudanas da caixa S tronic; no S3, com logtipo S3 e costura decorativa em cor de contraste.

Punho da alavanca da caixa de velocidades em alumnio Audi exclusive No S3, sem logtipo S3 no punho da alavanca da caixa de velocidades. Uma proposta da quattro GmbH.

Ar condicionado manual Para refrescar ou aquecer o habitculo, com quatro sadas de ar no painel de bordo, difusores de ar na zona dos ps frente e atrs, desembaciadores no para-brisas e vidros laterais; com recirculao manual do ar, filtro de partculas, ventilador progressivo e distribuio manual do ar.

Volante em couro Audi exclusive Disponvel em vrias cores exclusivas; couro e costura disponveis em vrias cores Audi exclusive; com costura especfica Audi exclusive. Uma proposta da quattro GmbH.

Elementos de comando em couro Audi exclusive Volante, fole e punho da alavanca da caixa de velocidades em couro Audi exclusive; costura personalizada, disponvel nas diversas cores Audi exclusive. Volante com costura especfica Audi exclusive. Uma proposta da quattro GmbH. Volante desportivo multifunes de 3 braos, em couro Equipamento como o volante em couro de 3 braos; com botes multifunes para comandar o sistema de rdio Audi, computador de bordo, telefone, fontes udio e sistema de navegao; opcionalmente com patilhas no volante para comutar as mudanas da caixa S tronic. Aquecimento/ventilao de parque Aumenta a temperatura no interior e mantm os vidros limpos de gelo; a ventilao estacionria permite a entrada de ar fresco e baixa a temperatura; com temporizador e comando distncia independente (um sistema inteligente calcula o perodo de aquecimento otimizado em termos de energia e de durao); comandos distncia independentes com visor iluminado.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Ar condicionado

Sistemas de reteno e de arrumao da bagagem

Ar condicionado automtico Regulao em funo da intensidade dos raios solares, independente para o condutor e passageiro, regulao eletrnica da temperatura, do caudal e da distribuio do ar; regulao automtica da recirculao do ar atravs de um sensor de qualidade do ar, filtro combinado, sadas de ar atrs, regulao do nvel de humidade para um funcionamento mais eficiente do ar condicionado, ventilao indireta atravs dos desembaciadores e identificao da chave.

Pacote porta-objetos e pacote de bagageira Constitudo por redes nas costas dos bancos dianteiros, rede porta-objetos na zona dos ps do passageiro, tomada de 12 V na consola central traseira, gaveta por baixo do banco traseiro (inclui dois coletes retrorefletores); bagageira com ponto de fixao adicional, rede no revestimento lateral, cintas tensoras com ganchos, tomada de 12 V.

Cobertura para a bagageira Removvel.

Tapete de bagageira reversvel Com uma face em veludo e outra em borracha, cobre o plano de carga, mesmo com o encosto do banco traseiro rebatido.

Porta-objetos Nos revestimentos laterais das portas e na consola central; inclui gaveta por baixo do banco do passageiro.

Olhais de fixao Quatro unidades na bagageira para fixar a carga transportada no porta-bagagens (caixas e objetos), pontos de fixao para a rede de reteno de carga (opcional).

Ganchos para vesturio No pilar B, do lado esquerdo e direito (um de cada lado).

Sistema de ventilao Quatro difusores redondos, individualmente regulveis no painel de bordo, difusores de desembaciamento para o para-brisas e vidros laterais, difusor para a zona dos ps frente e atrs.

Piso de carga duplo Permite transportar, de forma prtica, objetos de grandes dimenses (no disponvel com trao quattro ou engate de reboque em combinao com sistema de som Bang & Olufsen ou sistema de som Audi).

Para informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

Para informaes sobre a data de implementao do A3 Sportback, consulte o seu concessionrio Audi.

106

Equipamento interior, Infotainment

Sistemas de reteno e de arrumao da bagagem

Outros equipamentos interiores

Sistema de passagem de objetos longos Permite criar uma superfcie de carga plana para transportar objetos mais compridos; inclui apoio de braos traseiro com suporte de bebidas e compartimento.

Frisos das soleiras das portas No S3, com inseres em alumnio e logtipo S3.

Aplicaes de alumnio no interior Nos difusores de ar, porta-luvas, interruptor de regulao dos retrovisores, comandos eltricos dos vidros, comandos interiores das portas, compartimento para moedas, botes de comando do travo de estacionamento e do Audi hold assist (se existir).

Tapetes, frente Em veludo, a condizer com a cor da alcatifa. Saco de esqui/snowboard removvel Para o transporte prtico e seguro de objetos compridos como, por exemplo, quatro pares de esquis ou dois snowboards. Consola central Com compartimento. Tapetes, atrs Em veludo, a condizer com a cor da alcatifa. Isqueiro e cinzeiro Cinzeiro removvel, com tampa cromada, decorada com os quatro anis da Audi, isqueiro integrado na consola central (ao invs da tomada de 12 V).

Comandos eltricos dos vidros Com limitador de fora, abertura/fecho de conforto atravs da chave com telecomando, funo de toque nico para abrir e fechar.

Tomada de 12 V Na consola central dianteira.

Compartimento para telemvel e chaves* Compartimento integrado na consola central com contorno cromado para guardar o telemvel e as chaves.

Pegas Quatro no total, amortecidas e rebatveis, embutidas na zona do tejadilho.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

* Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi.

MMI e sistemas de navegao Pacote de navegao Inclui o Pacote Connectivity (Audi music interface, interface Bluetooth com Bluetooth Audio Streaming, preparao para sistema de navegao e leitor de cartes SDXC adicional com capacidade at 2 TB) e dados de navegao (carto SD); apresentao dos mapas no ecr escamotevel a cores de 5,8 polegadas, comando atravs do MMI radio, do volante desportivo multifunes em couro ou do sistema de comando por voz. Computador de bordo com ecr monocromtico Disponibiliza vrias informaes teis ao condutor atravs do ecr monocromtico de 3,5 polegadas; indica a emissora de rdio momentaneamente sintonizada ou o ttulo, a velocidade, temperatura exterior e a hora, bem como os dados do sistema de navegao e dos sistemas de assistncia ao condutor. O computador de bordo com memria temporria e memria de longo prazo indica o consumo mdio e momentneo de combustvel, a velocidade mdia, o tempo de viagem e o percurso. O programa de eficincia integrado indica valores de consumo, visualiza consumidores adicionais, a mudana seguinte mais indicada, bem como recomendaes para uma conduo mais econmica. Em combinao com um volante multifunes so tambm indicadas as listas de emissoras de rdio e de dispositivos multimdia, bem como o menu do telefone; inclui sistema de recomendao de pausa. Este sistema, integrado no computador de bordo, analisa o comportamento do condutor atravs de vrios sensores. Se o comportamento de conduo divergir de um comportamento atento e o sistema detetar sinais de fadiga e perda de concentrao por parte do condutor, recomendada a realizao de uma pausa. O comportamento registado atravs dos movimentos da direo e do acionamento do pedal do travo e do acelerador so comparados com os padres individuais de conduo do condutor. O sistema emite um aviso acstico e aconselha o condutor a efetuar uma pausa no momento certo, via computador de bordo. O sistema fica operacional a partir dos 65 km/h (at 200 km/h), podendo ser desativado a qualquer momento.

Carto de memria SD com dados de navegao Contm dados de navegao (se digitalizados) para os seguintes pases: Albnia, Andorra, Blgica, Bsnia Herzegovina, Bulgria, Dinamarca, Alemanha, Estnia, Finlndia, Frana, Gibraltar, Grcia, Gr-Bretanha, Irlanda, Islndia, Itlia, Kosovo, Crocia, Letnia, Liechtenstein, Litunia, Luxemburgo, Malta, Macednia, Moldvia, Mnaco, Montenegro, Holanda, Noruega, Noruega, ustria, Polnia, Portugal, Romnia, Rssia, So Marinho, Sucia, Sua, Srvia, Repblica Eslovaca, Eslovnia, Espanha (incl. Canrias), Repblica Checa, Turquia, Ucrnia, Hungria, Cidade do Vaticano, Chipre.

MMI de navegao plus com MMI touch* e dados de navegao (memria flash) Ecr escamotevel a cores de 7 polegadas, de alta resoluo, com representao em 3 D de mapas de alta definio com as cores da topografia, indicao dos lugares tursticos de interesse e das localidades em 3D, apresentao de 3 rotas alternativas, informao sobre a rota no modo splitscreen" (zonas de manobra, pontos de interesse na autoestrada, TMC ao longo da rota), mapa detalhado dos cruzamentos e recomendaes sobre a via, conduo dinmica ao destino (se disponvel), indicao dos sinais de limitao de velocidade, seleo do destino por comando por voz (indicao do destino por palavras completas), setas direcionais do destino no computador de bordo; inclui rdio com sintonizador triplo, diversidade de antena, memria flash para faixas musicais (10 GB), leitor DVD que suporta os formatos MP3, WMA, AAC e MPEG 4 (tambm DVD udio e vdeo), 2 leitores de cartes SDXC (at 2 TB), Audi music interface (para a ligao do iPod Apple a partir da 4. gerao, Apple iPhone (funo udio), memrias USB e leitores MP3), interface Bluetooth com Bluetooth Audio Streaming e 8 altifalantes passivos com potncia total de 80 Watt. O sistema permite ainda consultar os e-mails no telemvel e reproduzi-los atravs do sistema de voz. Em combinao com o Audi connect, possvel aceder a diversos servios como, por exemplo, navegao com imagens de satlite do Google Earth e Google Maps Street View, informaes da atualidade e da meteorologia e informaes de trnsito Audi online. MMI touch: painel de comando ttil do MMI orientado no conceito de comando intuitivo; introduo de alfanumricos sem necessidade de desviar o olhar da estrada; introduo contextualizada de letras e algarismos atravs do reconhecimento automtico dos destinos de navegao introduzidos, seleo a partir do livro de endereos ou atravs de introduo do nmero de telefone ou procura de ficheiros multimdia, deslocamento fcil do mapa e seleo dos pontos de interesse.

Requisito: telemvel compatvel com Bluetooth MAP (Message Access Profile). Para informaes sobre a compatibilidade de telemveis, consulte o seu Concessionrio Audi ou o stio da Internet www.audi.com/bluetooth. O sistema pode ser comandado em alemo, ingls, francs, italiano e espanhol. Para mais informaes sobre o Audi connect, consulte as pginas 44, 45 e 109. Os servios disponibilizados pelo Audi connect variam em funo do pas. Para mais informaes, consulte o seu Concessionrio Audi. O Google e o logtipo Google so marcas registadas da Google Inc.

108

Infotainment

MMI e sistemas de navegao

Sistemas de rdio

Computador de bordo com ecr a cores Equipamento como o computador de bordo com ecr monocromtico, adicionalmente com ecr de alta resoluo com boa visibilidade e legibilidade graas representao a cores; possibilidade de exibir as informaes do cruise control adaptativo e dos sinais de limitao de velocidade (se existir).

Rdio Audi (Mo disponvel em Portugal) Painel de comando escamotevel com ecr de 2,5 polegadas Leitor de CD (compatvel com formatos MP3 e WMA) e sada AUX-IN 6 botes de pr-sintonia com memorizao para 24 emissoras, bandas de receo FM e AM, com diversidade de antena e volume do som adaptado velocidade 4 altifalantes passivos frente, potncia total de 40 Watt.

Recetor de rdio analgica e digital (DAB) Para alm da receo analgica, recebe sinais de rdio digitais (DAB), o que permite uma melhor qualidade do som; receo adicional de DAB+ e DMB udio. Estas informaes podem estar associadas ao programa momentaneamente sintonizado (por exemplo, nome do intrprete, ttulo da faixa musical, capa do CD, etc.) ou a outros contedos distintos (por exemplo, notcias, servio meteorolgico e informaes de trnsito). Em combinao com o MMI de navegao plus com MMI touch, o segundo sintonizador DAB procura permanentemente frequncias alternativas da emissora sintonizada, atualizando a lista de emissoras. Ateno: a receo depende da disponibilidade da rede digital local; os contedos e desenvolvimentos das informaes adicionais so da responsabilidade da respetiva emissora de rdio.

MMI radio Sistema de operao integrado que consiste na unidade de comando MMI com um ecr escamotevel a cores de 5,8 polegadas, painel de comando MMI e menu Car Unidade para CD e leitor de cartes de memria SDHC (at 32 GB), que suporta os formatos MP3 e WMA e sada AUX-IN Memorizao para 50 emissoras, lista dinamizada de emissoras, bandas de receo FM e AM, com indicao das informaes associadas ao programa momentaneamente sintonizado (por exemplo, nome do ttulo e do intrprete, se disponvel); diversidade de antena e volume do som adaptado velocidade 8 altifalantes frente e atrs, potncia total de 80Watt.

Sistema de som Bang & Olufsen Reproduo atravs de 14 altifalantes de alto rendimento, uma coluna central no tablier e subwoofer na cavidade da roda de reserva; os altifalantes so alimentados por um amplificador de15 canais com uma potncia total de 705 Watt. As exclusivas tampas dos altifalantes com aplicaes em alumnio e as colunas de graves com iluminao LED frente acentuam ainda mais a linguagem de design do sistema de som. Um sistema compensa o rudo do veculo atravs da utilizao de um microfone, adaptando automaticamente o volume e o timbre produzidos pelo sistema de som. Em combinao com o MMI de navegao plus com MMI touch, com leitor de DVD integrado, possvel a reproduo atravs do 5.1 Surround Sound.

Sistema de som Audi Com 10 altifalantes, incluindo uma coluna central no painel de bordo e subwoofer na cavidade da roda de reserva, amplificador de 6 canais com potncia total de 180Watt.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Sistemas de rdio Cabos adaptadores plus para o Audi music interface Jogo composto por 2 cabos para ligao do iPod/ iPhone ou suporte de dados/leitor media com porta USB (tipo A); em combinao com o iPhone e iPod das novas geraes, suporta a reproduo de CoverArts e de funes de vdeo, dependendo da verso do iPod utilizada. Eventuais cabos adaptadores adicionais podem ser adquiridos atravs dos Acessrios Originais Audi. Para informaes sobre a compatibilidade, consulte o seu Concessionrio Audi ou o stio da Internet www.audi.com/mp3.

Telefone e comunicao Audi connect Permite a ligao cmoda do seu veculo Internet atravs de um mdulo GSM integrado. Inclui leitor de cartes SIM no MMI de navegao plus com MMI touch. O Audi connect disponibiliza os seguintes servios: Navegao com imagens por satlite do Google Earth e do Google Maps Street View Procura de pontos de interesse (POI); inclui comando por voz Carregamento do itinerrio atravs do myAudi ou do Google Maps Informaes sobre o itinerrio e a meteorologia Acesso Internet na traseira do habitculo atravs de uma ligao de LAN sem fios (WLAN) num dispositivo porttil (p. ex., porttil) Audi music stream Informaes de trnsito online City Events Abastecimento do depsito Informao sobre os transportes ferrovirios e areos Notcias online (personalizadas) Picturebook Navigation Acesso ao Facebook e ao Twitter Os servios suportados pelo Audi connect s esto disponveis para telemveis com assinatura e em zonas com cobertura da rede mvel, podendo tambm estar sujeitos a um limite mnimo de utilizao de 36 meses. necessrio proceder sua ativao no veculo e desbloquear o acesso plataforma www.audi.com/ myAudi, mediante registo. A receo de pacotes de dados da Internet est sujeita a custos adicionais, dependendo da respetiva assinatura de telemvel e, em particular, da sua utilizao no estrangeiro. Devido ao elevado volume de dados, recomenda-se um contrato telefnico mvel com tarifa fixa. Para mais informaes, consulte o seu operador de servios telefnicos mveis. Os servios disponibilizados pelo Audi connect variam em funo do pas. Para mais informaes, consulte o seu concessionrio Audi. Para mais informaes sobre o Audi connect e respetivas condies de utilizao, consulte o stio da Internet www.audi.com/myAudi.

Audi music interface Permite a ligao de dispositivos portteis como o Apple iPhone (funo udio) e o Apple iPod a partir da 4. gerao, bem como de memrias USB e leitores MP3; localizao na consola central; operao atravs do sistema MMI, do volante multifunes ou do sistema de comando por voz. Nota: s utilizvel juntamente com um cabo de adaptao especial (disponvel no Programa de Acessrios Originais). Para informaes sobre a compatibilidade de leitores mdia, consulte o seu Concessionrio Audi ou o stio da Internet www. audi.com/mp3 (componente do Pacote Connectivity e do MMI de navegao plus com MMI touch).

Audi Phone Box Permite a livre utilizao do telefone no veculo atravs de colocao do telemvel no compartimento previsto para o efeito, na consola central; com kit mos-livres e comando por voz para as funes do telefone; inclui ligao antena do veculo atravs de uma antena de acoplamento localizada no compartimento, o que reduz o nvel de radiao no habitculo; possibilidade de carregamento via USB; pode ser comandado atravs do sistema MMI, das teclas do volante multifunes ou do sistema de comando por voz. Para informaes sobre a compatibilidade de telemveis, consulte o seu Concessionrio Audi ou o stio da Internet www.audi.com/bluetooth.

Jogo de cabos adaptadores para o Audi music interface Composto por 2 cabos para ligao do iPod/iPhone ou suporte de dados/leitor mdia com porta USB (tipo A). Eventuais cabos adaptadores adicionais podem ser adquiridos atravs dos Acessrios Originais Audi. Para informaes sobre a compatibilidade, consulte o seu Concessionrio Audi ou o stio da Internet www.audi. com/mp3.

Interface Audi Bluetooth Os telemveis com capacidade Bluetooth podem ser ligados ao veculo por meio de uma interface. Possibilidade de funo mos-livres atravs de um microfone. Inclui Bluetooth Audio Streaming (se compatvel com o telemvel). Para informaes sobre a compatibilidade de telemveis, consulte o seu concessionrio Audi ou o site da Internet www.audi.com/bluetooth.

O Google e o logtipo Google so marcas registadas da Google Inc. Os servios Abastecimento do depsito, Informao sobre os transportes ferrovirios e areos e City Events, disponibilizados pelo Audi connect, tm de ser previamente desbloqueados. Os servios Picturebook Navigation e Notcias online (personalizadas) do Audi connect, bem como o acesso ao Facebook e ao Twitter requerem um desbloqueio prvio e uma configurao individual. Ambos os processos so executados aps registo na plataforma myAudi, em www.audi. com/myAudi. O direito de utilizao dos servios acima indicados e das informaes de trnsito Audi online aplica-se ao perodo de 36 meses, a contar da data de ativao (desde que ocorra durante os primeiros 6 meses aps atribuio da primeira matrcula; caso contrrio, o perodo de utilizao sofrer uma reduo correspondente). O seu concessionrio Audi inform-lo- sobre as opes de prolongamento e sobre os eventuais custos da decorrentes.

110

Infotainment, sistemas de assistncia, tcnica

Telefone e comunicao Pacote Connectivity Inclui Audi music interface (para ligao ao Apple iPod a partir da 4 gerao, Apple iPhone (funo udio), memrias USB e leitores MP3), interface Bluetooth (para telemveis com capacidade Bluetooth), Bluetooth Audio Streaming, pr-instalao de navegao (instalao posterior da funo de navegao e do material cartogrfico atravs dos Acessrios Originais Audi), leitor adicional de cartes de memria SDXC (at 2TB). Nota: com o Audi music interface, a sada individual AUX-IN suprimida.

Sistemas de assistncia Audi active lane assist Sistema de assistncia na manuteno da trajetria que informa o condutor no caso de uma sada involuntria da faixa de rodagem, a partir de uma velocidade entre 60 km/h e 250 km/h. Se o sistema estiver ativado e o condutor no tiver ligado os indicadores de mudana de direo, o Audi active lane assist corrige imediatamente a trajetria do veculo atravs de uma suave interveno na direo antes que a linha de delimitao da faixa de rodagem seja ultrapassada; adicionalmente, o condutor pode escolher entre uma interveno precoce ou tardia ou optar por vibraes no volante como sinal de advertncia; inclui assistente de mximos. Reconhece automaticamente, dentro dos limites do sistema, as luzes dos faris do trnsito em sentido contrrio, as luzes traseiras dos outros utentes da via pblica e as localidades, comutando as luzes de mximos para mdios, consoante a situao. Em combinao com o MMI de navegao plus com MMI touch, disponvel com indicao dos sinais de trnsito com cmara.

Indicao dos sinais de trnsito com cmara O sistema identifica e indica constantemente os sinais de limitao da velocidade e de proibio de ultrapassagem, incluindo os sinais provisrios (p. ex. em autoestrada), avaliando a velocidade em funo de fatores como a humidade do piso, os troos com obras, limites de velocidade impostos a certas horas do dia, bem como a conduo com reboque. Se a cmara no identificar um sinal, o limite de velocidade indicado graas ao Audi connect, a partir dos dados de navegao (se existir) (apenas para a Europa Ocidental).

Cruise control adaptativo Regulao automtica da distncia (com caixa de velocidades manual, entre 30150 km/h, com caixa S tronic entre 0150 km/h; em combinao com o opcional pacote de assistncia, at 200 km/h); travagem automtica at imobilizao do veculo (com caixa S tronic), com arranque automtico imposto pelo condutor. Identifica os veculos que circulam frente, dentro dos limites do sistema, por meio de um sensor de radar, mantendo a distncia atravs da travagem e da acelerao; 4 nveis ajustveis e vrios programas de conduo; inclui Audi pre sense frente. Se detetar uma coliso iminente contra um veculo imobilizado ou em andamento, a menos de 30 km/h, o sistema desenvolve, atravs da interveno do assistente de travagem, uma desacelerao estabilizada de modo a evitar o embate.

Audi hold assist Mantm o veculo imobilizado, aps uma paragem, quer em subidas quer em descidas, sem limitao de tempo. O sistema ativado atravs de presso num boto e permite ao condutor um arranque confortvel nas subidas sem ser necessrio recorrer ao travo de estacionamento eletromecnico.

Cruise control Mantm constante a velocidade pretendida a partir dos 30 km/h, se a potncia do motor o permitir, interveno ativa nos traves, por exemplo, em descidas acentuadas, comando atravs de uma alavanca na coluna de direo; a velocidade do momento tambm temporariamente visualizada no computador de bordo (se existir).

Audi side assist A partir de 30 km/h, controla a zona traseira e lateral do veculo atravs da tecnologia de radar e informa o condutor, por meio do indicador LED na caixa dos retrovisores exteriores, sempre que um veculo se encontra no ponto morto de viso ou se aproxima da parte traseira do veculo.

Pacote de assistncia conduo O pacote de sistemas de assistncia conduo rene as funcionalidades dos seguintes sistemas: sensores de estacionamento atrs e frente com viso seletiva, Audi active lane assist e cruise control adaptativo com permetro de regulao alargado (caixa manual entre 30200 km/h e caixa S tronic entre 0200 km/h).

Audi pre sense basic Atravs do funcionamento em rede dos diferentes sistemas do veculo, as situaes de conduo so categorizadas, sendo estabelecidas medidas de preveno que visam a proteo dos ocupantes, como o caso dos pr-tensores dos cintos de segurana dianteiros, do sistema de fecho dos vidros e do teto de abrir (se existir).

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Sistemas de assistncia Sensores de estacionamento atrs Facilitam as manobras de estacionamento em marcha-atrs por meio de sinalizao acstica, de acordo com a distncia do veculo em relao ao obstculo identificado; controlo atravs de sensores de ultrassom, discretamente integrados nos para-choques.

Suspenso/traves Suspenso dinmica frente do tipo Mc-Pherson com braos inferiores triangulares de suspenso, sub-chassis em alumnio e barra estabilizadora tubular. Eixo traseiro independente de 4 braos com suspenso independente, sub-chassis em alumnio, barra estabilizadora tubular; o motor 1.6 TDI (105 CV) contar com um eixo traseiro de construo leve com braos combinados.

Sensores de estacionamento atrs e frente com viso seletiva Sistema auxiliar de estacionamento acstico e tico para a dianteira e traseira do veculo; com indicao no ecr de marcas de delimitao de cor branca que passam progressivamente a vermelho medida que o veculo se aproxima do obstculo. O sistema visualiza todos obstculos identificados no ecr do MMI, em funo do raio de viragem e do ngulo da direo. Em combinao com o MMI de navegao plus com MMI touch, a trajetria virtual criada pelo sistema inclui tambm a apresentao de linhas auxiliares laterais em funo da viragem do volante, apoiando o condutor nas manobras de estacionamento mediante indicao do ngulo correto do volante; controlo atravs de sensores de ultrassom, discretamente integrados nos para-choques; opcionalmente, com cmara traseira.

Suspenso desportiva Carroaria rebaixada em 15 mm; molas e amortecedores mais firmes para um contacto mais direto com o piso e uma conduo mais desportiva. Sistema de assistncia ao parqueamento com viso seletiva Equipamento como os sensores de estacionamento atrs e frente com viso seletiva; adicionalmente, como sensores de ultrassons que medem o lugar de estacionamento, comparando-o com o comprimento do veculo. Calcula o ngulo da direo e realiza a manobra quase automaticamente, quer no estacionamento em paralelo quer transversalmente no sentido de marcha, terminando a manobra de direo de forma quase automtica. A assistncia ao parqueamento domina qualquer situao, auxiliando o estacionamento em espaos apertados e em curvas, proporcionando resultados ideais na manobra de estacionamento. A direo assumida pelo veculo e o condutor s necessita de acelerar ou travar. O indicador da zona perifrica regista e adverte atravs de 4 sensores adicionais e em funo do ngulo de viragem da direo, os obstculos laterais, apoiando o condutor nas manobras de estacionamento mediante apresentao da trajetria; como opo, disponvel com cmara traseira.

Suspenso desportiva S Com molas e amortecedores mais dinmicos e chassis rebaixado em 25 mm.

Suspenso desportiva S line Com molas e amortecedores mais dinmicos e chassis rebaixado em 10 mm comparativamente suspenso desportiva e em 25 mm em relao suspenso normal.

Cmara traseira Visualizao apoiada por uma cmara na zona da retaguarda do veculo, no ecr do MMI; com modos dinmicos de visualizao da trajetria calculada e linhas de orientao atravs da apresentao de linhas auxiliares em funo da viragem do volante; a cmara traseira est discretamente integrada no friso da tampa da bagageira.

112

Tcnica, Garantia Ampliada Audi

Suspenso/traves Audi magnetic ride Sistema de amortecimento adaptativo com seleo individual do modo de suspenso (auto/normal/sport) atravs do acionamento de um boto colocado na consola central (opcional nos motores TFSI e TDI a partir de 150 CV); otimiza o conforto e o comportamento dinmico por meio de regulao do amortecimento em funo das condies de conduo; com chassis rebaixado em 15 mm em relao suspenso dinmica.

Tcnica/segurana Carroaria Galvanizada (totalmente galvanizada nas zonas mais sujeitas a corroso), monobloco, soldada plataforma, zonas de deformao programadas frente e atrs (12 anos de garantia contra corroso). Coluna de direo de segurana Complementa o potencial de proteo do cinto de segurana e do airbag.

Protetores de impacto lateral Constitudos por perfis de alumnio nas portas de elevada resistncia toro e reforos na estrutura da carroaria, em especial nos pilares B e embaladeiras.

Cintos de segurana Automticos de 3 pontos em todos os lugares; com regulao do cinto em altura e tensor pirotcnico nos lugares da frente e limitador de esforo em todos os bancos exteriores.

Audi drive select Configurao individual das caractersticas do veculo como, por exemplo, variao da desmultiplicao da direo, da curva caracterstica do acelerador e da caixa de velocidades (nos modelos com caixa S tronic), bem como de outros equipamentos opcionais. Esto disponveis os seguintes modos operativos: comfort, auto, dynamic, efficiency e, em combinao com o MMI radio ou o MMI de navegao plus com MMI touch, o modo individual. O modo efficiency permite um funcionamento mais eficiente do motor, da caixa de velocidades S tronic, do opcional cruise control adaptativo e do ar condicionado.

Airbags de grande dimenso Para o condutor e passageiro. Travo de estacionamento eletromecnico Travagem de estacionamento com o veculo parado; assistncia automtica no arranque e funo de travo de emergncia em andamento com ao s quatro rodas.

Airbags laterais dianteiros Integrados nos encostos laterais dos bancos.

Cintos de segurana monitorizados Para todos os bancos; um sinal acstico e tico lembra os ocupantes dos bancos dianteiros que devem colocar o cinto de segurana; um sinal tico indica quando a fivela do cinto de segurana dos bancos traseiros no est fechada.

Sistema de travagem Com sistema antibloqueio de traves ABS, com distribuio eletrnica da fora de travagem EBV e assistncia na travagem, duplo circuito de travagem, servo-freio (dual rate), traves de disco frente e atrs, ventilados frente.

Airbags laterais traseiros Como complemento aos protetores de impacto lateral das portas.

Luzes de aviso e de controlo Para airbag, ABS, ESP/ASR, travo de mo acionado, EDS, luzes, mximos, indicadores de mudana de direo, sistema de travagem, presso do leo, tampa da bagageira, sistema eltrico do motor, sistema de pr-incandescncia (TDI), entre outras.

Assistente de travagem de colises subsequentes Em caso de acidente, impede que, na maioria dos casos, o veculo fique desgovernado aps o acidente. Deste modo, evita-se que ocorram colises adicionais aps o primeiro embate.

Airbag para a cabea de grande dimenso Protege os passageiros dianteiros e traseiros no caso de ocorrer uma coliso lateral; expande-se como uma cortina sobre os vidros laterais; o sistema de airbags de cabea complementa o sistema de protetores de impacto e os airbags laterais.

Tringulo de pr-sinalizao Com suporte no interior da tampa da bagageira.

Kit de primeiros socorros No compartimento por baixo do banco do passageiro. Airbag para os joelhos Para o lado do condutor. Direo assistida eletromecnica Direo servo-assistida em funo da velocidade, com assistncia ativa de retorno ao ponto inicial, funo de correo automtica do sentido da direo, por exemplo, em caso de vento lateral ou de piso inclinado; modo de funcionamento econmico em termos de energia, funo de amortecimento das irregularidades do piso, raio de pivotamento estabilizador de via.

Direo progressiva Incrementa o conforto ao oferecer ao condutor uma maior leveza no momento das manobras e em baixas velocidades no ciclo urbano, tornando a direo progressivamente mais pesada com o aumento da velocidade para que a segurana no seja comprometida (tal como sucede com a direo eletromecnica). A desmultiplicao da direo torna-se mais precisa e direta; pode ser configurada atravs do Audi drive select (comfort/auto/dynamic).

Sistema integrado de encostos de cabea No caso de uma coliso traseira, o tronco amparado seletivamente graas configurao especial do banco e a cabea tambm precocemente apoiada; deste modo, aumenta-se o efeito de proteo e reduz-se o perigo do chamado efeito de chicote.

O equipamento disponvel de srie e o equipamento opcional podem ser consultados no ndice a partir da pgina 122.

Tcnica/segurana Bloqueio eletrnico do diferencial EDS O auxiliar de arranque trava automaticamente as rodas motrizes no caso de diferenas de aderncia ao piso numa estrada escorregadia e assegura uma progresso dinmica. Sistema Start-Stop Reduz o consumo de combustvel e as emisses de CO ao desligar o motor durante as paragens temporrias, por exemplo nos semforos. O processo de arranque do motor inicia-se logo com o acionamento da embraiagem (caixa manual) ou depois de deixar de pressionar o travo (S tronic). Desativvel atravs de um interruptor.

Garantia Ampliada Audi Garantia Ampliada Audi Associada compra de um veculo novo, a Extenso de Garantia prolonga o prazo de garantia de fbrica, cobrindo as reparaes e custos imprevisveis aps expirao do prazo de dois anos. Disponvel nas seguintes combinaes de anos/quilmetros: Mais 1 ano de Extenso de Garantia Audi com quilometragem total de 60.000 km no max. Mais 1 ano de Extenso de Garantia Audi com quilometragem total de 90.000 km no max. Mais 2 anos de Extenso de Garantia Audi com quilometragem total de 80.000 km no max. Mais 2 anos de Extenso de Garantia Audi com quilometragem total de 120.000 km no max. Mais 3 anos de Extenso de Garantia Audi com quilometragem total de 100.000 km no max. Modo roda livre Com o modo efficiency ativado e a mudana "D" selecionada, o Audi drive select permite realizar uma conduo defensiva e reduzir o consumo de combustvel; quando se desacelera, a desembraiagem feita automaticamente e basta um toque no pedal do travo ou do acelerador para que o sistema de transmisso engrene novamente. Mais 3 anos de Extenso de Garantia Audi com quilometragem total de 150.000 km no max

Controlo eletrnico de estabilidade ESP Desativvel, com assistncia hidrulica na travagem. O controlo eletrnico de estabilidade (ESP) assegura uma maior estabilidade a qualquer velocidade em situaes crticas, atravs de uma desacelerao seletiva das rodas e interveno no sistema de gesto do motor, estabilizando e posicionando o veculo na trajetria pretendida pelo condutor. Caixa automtica S tronic Caixa de 6 ou 7 velocidades com dupla embraiagem que permite realizar passagens de caixa curtas quase sem interrupo da fora de trao; pode ser comandada atravs das patilhas no volante (como opo), da alavanca de velocidades ou no modo automtico; inclui sistema auxiliar de arranque nas subidas.

Sistema de recuperao de energia Atravs do aumento da tenso do alternador nas desaceleraes e travagens, possvel transformar a energia cintica das rodas em energia eltrica que armazenada. Esta gesto da energia cintica permite diminuir a carga do alternador na acelerao seguinte e reduzir o consumo de combustvel at 3%.

Controlo eletrnico de estabilidade ESP com bloqueio transversal O programa eletrnico de bloqueio transversal integra o controlo eletrnico de estabilidade ESP nos veculos com trao dianteira. Reparte o binrio pelas rodas atravs da interveno seletiva dos traves, em funo da situao de conduo. Nas curvas, atua sempre que o veculo apresenta uma tendncia subviradora, o que se traduz numa trao e dinamismo otimizados e num comportamento mais preciso nas curvas. A agilidade tambm otimizada durante os movimentos do volante, o que contribui para incrementar a segurana em marcha.

Trao dianteira Bloqueio eletrnico do diferencial EDS por meio da atuao dos traves sobre as rodas motrizes, controlo de trao ASR, ESP com assistncia na travagem.

Sistema de controlo de trao ASR Evita a patinagem das rodas motrizes atravs da reduo da potncia do motor, proporcionando uma maior trao e estabilidade.

Trao quattro Trao integral permanente para uma excelente trao e segurana em marcha.

Filtro de partculas Diesel sem aditivos Para todos os modelos Diesel; o sistema de filtragem automtica reduz as emisses de partculas.

Caixa manual de 6 velocidades Totalmente sincronizada, com embraiagem monodisco a seco de acionamento hidrulico e revestimento sem amianto, volante do motor de duas massas.

Para informaes sobre a data de implementao do A3/A3 Sportback, consulte o seu concessionrio Audi. Para informaes sobre a data de implementao do A3 Sportback, consulte o seu concessionrio Audi.

114

Acessrios Originais Audi

Na vanguarda da individualidade. Acessrios Originais Audi.


Os Acessrios Originais Audi permitem-lhe configurar o seu Audi A3 ou A3 Sportback de uma forma mais personalizada. O "Pacote Style" confere um dinamismo acrescido a este modelo. Os vrios modelos de jantes de alumnio fundido reforam a exclusividade do conjunto. Os equipamentos destinados aos tempos de lazer em famlia incrementam o conforto das viagens enquanto as novas faixas coloridas lhe permitem adaptar o seu Audi ao seu gosto pessoal. Nas pginas seguintes, encontrar uma pequena seleo do vasto leque de Acessrios Originais Audi.

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Para mais informaes, consulte o Catlogo de Acessrios do Audi A3 e Audi A3 Sportback em www.audi.com ou solicite informaes junto do seu concessionrio Audi.

A3

Acessrios Audi A3 | A3 Sportback

Audi Acessrios Originais

116

Acessrios Originais Audi

1 Kit de faixas decorativas para o interior Confere mais individualidade ao habitculo graas s faixas decorativas para o espelho retrovisor interior e consola central, frisos decorativos para o painel de bordo e revestimentos das portas, bem como tapetes decorativos em fibra txtil. Disponvel em Vermelho Misano/Branco bis e Azul Nvoa/Branco bis. 2 Jantes de inverno em liga leve com design de 5 raios em rotor Permitem a montagem de correntes de neve, roda completa de inverno de tamanho 6 J x 16 para pneus 205/55 R 16. 3 Correntes de neve Incrementam a segurana em estradas com neve e gelo.

4 Revestimento para a bagageira Oferece uma proteo eficaz contra a entrada de sujidade no piso da bagageira. O padro da sua superfcie evita que a carga deslize, garantindo um timo acondicionamento da sua bagagem; pode ser facilmente arrumado sem ocupar muito espao (apenas disponvel para o A3). 5 Cadeira de criana Audi Pode ser utilizada virada para a frente ou para trs. Esta cadeira cresce com o seu filho, graas ao assento e encosto ajustveis e ao cinto tipo suspensrios. Facilmente removvel. O estofo lavvel, respirvel e possui uma textura agradvel ao toque; certificado de acordo com a norma ko-Tex Standard 100. Disponvel nas combinaes de Vermelho Misano/Preto e Cinzento Titnio/Preto. Utilizvel apenas em combinao com a base de reteno ISOFIX. Para crianas at 18 kg (aprox. 4 anos).

6 Box para esquis e bagagem (480 l) Esta esttica e compacta box para esquis adequa-se ao transporte de equipamento para os desportos de Inverno e de qualquer tipo de bagagem. Com fecho antirroubo; pode ser aberta de ambos os lados. De fcil limpeza, graas superfcie lisa (utilizvel apenas em combinao com o suporte base). 7 Cabos adaptadores para o Audi music interface Permitem a ligao de vrios modelos de iPod, bem como de outros dispositivos mdia portteis. Comando atravs do sistema MMI, caso suporte a funo medienplayer.

8 Suporte para bicicletas Este suporte em alumnio anodizado e chapa de ao galvanizada, com revestimento pulverizado, permite uma montagem simples e rpida. Trancvel. Carga mxima: 17 kg (utilizvel apenas em combinao com o suporte base).

Os valores de consumo de combustvel e de emisses de CO podem ser consultados a partir da pgina 118.

Peso total admissvel: 50 kg.

Para mais informaes, consulte o seu Concessionrio Audi.

2 3

118

Dados Tcnicos

Modelo

A3/A3 Sportback 1.4 TFSI (122 Cv) Motor a gasolina de 4 cilindros em linha com injeo direta, turbocompressor e sistema de refrigerao indireta 1395 (4) 122(90)/50006000 [122(90)/5000] 200/14004000

A3/A3 Sportback 1.8 TFSI (180 Cv) Motor a gasolina de 4 cilindros em linha com injeo direta, turbocompressor e sistema de refrigerao indirecta 1798 (4) 180(132)/51006200 250/12505000

A3 1.8 TFSI quattro (180 Cv) Motor a gasolina de 4 cilindros em linha com injeo direta, turbocompressor e sistema de refrigerao indirecta 1798 (4) 180(132)/45006200 280/13504500

Tipo de motor

Cilindrada em cm (vlvulas por cilindro) Potncia mx. em cv (kW) s rpm Binrio mx. em Nm s rpm Transmisso/Rodas Tipo de trao Tipo de transmisso

Trao dianteira Caixa manual de 6 velocidades [S tronic de 7 velocidades] Jantes de liga leve 6,5 J x 16 205/55R16 A3 1250 1735 75/75 620 1400 1600 50 [1270] [1755] [75/75] [630] [1400] [1600] [50] A3 Sportback 1280 1765 75/75 640 1400 1600 50

Trao dianteira Caixa manual de 6 velocidades [S tronic de 7 velocidades] Jantes de liga leve 6,5 J x 16 205/55R16 A3 1305 1790 75/75 650 1600 1800 50 [1325] [1810] [75/75] [660] [1600] [1800] [50] A3 Sportback [1355] [1840] [75/75] [670] [1600] [1800] [50]

Trao integral permanente quattro [S tronic de 6 velocidades] Jantes de liga leve 6,5 J x 16 205/55R16

Jantes Pneus Peso/Volume Tara em kg Peso total admissvel em kg Peso tejadilho/carga vertical em kg Peso admiss. de reboque em kg sem travo inclinao 12% inclinao 8%

[1425] [1910] [75/75] [710] [1600] [1800] [55]

Capacidade do depsito aprox. em l Prestaes/Consumo Velocidade mxima em km/h Acelerao 0100 km/h em s Tipo de combustvel Consumo de comb. em l/100 km urbano extraurbano misto Emisses de CO em g/km urbano extraurbano misto

203 9,3

[203] [9,2]

203 9,5

232 7,1

[232] [7,2]

[232] [7,3]

[228] [6,7] Super sem chumbo 95 ROZ [8,2] [5,6] [6,6] [189] [131] [152] EU5

Super sem chumbo 95 ROZ 6,5 4,4 5,2 151 102 120 EU5 [6,1] [4,2] [4,9] [142] [98] [114] 6,6 4,6 5,3 153 106 123

Super sem chumbo 95 ROZ 7,4 4,9 5,8 172 113 135 EU5 [7,0] [4,8] [5,6] [162] [112] [130] [7,0] [4,8] [5,6] [162] [112] [130]

Norma de emisses

[ ] Dados para S tronic. As explicaes de a encontram-se na pgina 120.

Modelo

A3 1.6 TDI (105 Cv) Motor Diesel de 4 cilindros em linha com injeo direta common-rail, turbocompressor e sistema de refrigerao 1598 (4) 105(77)/30004000 250/15002750

A3/A3 Sportback 2.0 TDI (150 Cv) Motor Diesel de 4 cilindros em linha com injeo direta common-rail, turbocompressor e sistema de refrigerao 1968 (4) 150(110)/35004000 320/17503000

A3 2.0 TDI quattro (150 Cv) Motor Diesel de 4 cilindros em linha com injeo direta common-rail, turbocompressor e sistema de refrigerao 1968 (4) 150(110)/35004000 320/17503000

S3 2.0 TFSI quattro (300 Cv) Motor a gasolina de 4 cilindros em linha com injeo direta, turbocompressor e sistema de refrigerao 1984 (4) 300(221)/55006200 380/18005500

Tipo de motor

Cilindrada em cm (vlvulas por cilindro) Potncia mx. em cv (kW) s rpm Binrio mx. em Nm s rpm Transmisso/Rodas Tipo de trao Tipo de transmisso

Trao dianteira Caixa manual de 6 velocidades [S tronic de 7 velocidades] Jantes de liga leve 6,5 J x 16 205/55R16

Trao dianteira Caixa manual de 6 velocidades [S tronic de 6 velocidades] Jantes de liga leve 6,5 J x 16 205/55R16 A3 A3 Sportback [1370] [1855] [75/75] [680] [1600] [1800] [50] 1385 1870 75/75 690 1600 1800 50

Trao integral permanente quattro Caixa manual de 6 velocidades

Trao integral permanente quattro Caixa manual de 6 velocidades [S tronic de 6 velocidades] Jantes de liga leve 7,5 J x 18 225/40R18

Jantes Pneus Peso/Volume Tara em kg Peso total admissvel em kg Peso tejadilho/carga vertical em kg Peso admiss. de reboque em kg sem travo inclinao 12% inclinao 8%

Jantes de liga leve 6,5 J x 16 205/55R16

1305 1790 75/75 650 1500 1700 50

[1325] [1810] [75/75] [660] [1500] [1700] [50]

1355 1840 75/75 670 1600 1800 50

1435 1920 75/75 710 1800 1800 50

1470 1955 75/ 55

[1490] [1975] [75/] [] [] [] [55]

Capacidade do depsito aprox. em l Prestaes/Consumo Velocidade mxima em km/h Acelerao 0100 km/h em s Tipo de combustvel Consumo de comb. em l/100 km urbano extraurbano misto Emisses de CO em g/km urbano extraurbano misto

195 10,7 Diesel 4,6 3,3 3,8 121 86 99 EU5

[195] [10,7]

216 8,6 Diesel

[213] [8,3]

216 8,7

214 8,4 Diesel

250 5,4

[250] [5,1]

Super Plus sem chumbo 98 ROZ 9,1 5,8 7,0 209 135 162 EU6 [8,8] [5,9] [6,9] [202] [136] [159]

[4,8] [3,4] [3,9] [125] [89] [102]

4,9 3,6 4,1 128 94 106 EU5

[5,2] [4,0] [4,4] [136] [105] [117]

5,0 3,7 4,2 128 96 108

5,7 4,1 4,7 149 107 122 EU5

Norma de emisses

120

Dados tcnicos, dimenses

Explicaes Os dados indicados foram estabelecidos de acordo com o mtodo de medio prescrito (Diretiva 80/1269/CEE na verso atualmente em vigor).

Audi A3

102

0*

Na verso Sport, jantes de alumnio fundido, tamanho 7,5 J x 17 com pneus 225/45 R 17.

Tara do veculo com condutor (68 kg), carga (7 kg) e depsito de combustvel cheio a 90 %, de acordo com a Diretiva 92/21/CEE, na verso atualmente em vigor. Os equipamentos opcionais montados podem aumentar a tara do veculo e o coeficiente de resistncia aerodinmica, com a correspondente reduo da carga til e da velocidade mxima.
869 2601 4237 767

951

A performance do motor vai diminuindo medida que se conduz em altitudes cada vez maiores. A partir de 1.000 m acima do nvel do mar e, por cada 1.000 m adicionais, necessrio diminuir em 10 % o peso rebocado (carga rebocada + peso total do veculo trator). Valor vlido para o dispositivo de engate de reboque fornecido de fbrica. Em caso de utilizao comercial do veculo com dispositivo de engate de reboque, necessrio, em determinadas condies, um aparelho de controlo. O consumo de combustvel e as emisses de CO de um veculo dependem no s de uma eficiente utilizao do combustvel pelo veculo, como so tambm influenciados pelo estilo de conduo e por outros fatores no tcnicos. O CO o principal gs responsvel pelo efeito de estufa e pelo aquecimento global do planeta. Eletronicamente limitada. recomendada a utilizao de gasolina Super sem chumbo de 95 ROZ, de acordo com a norma DIN EN 228. Quando indisponvel: gasolina normal sem chumbo de 91 ROZ, de acordo com a norma DIN EN 228, com ligeira reduo das prestaes. A gasolina sem chumbo de 95 ROZ com uma mistura mxima de 10 % de etanol (E10) tambm pode ser utilizada. Os valores de consumo dizem respeito utilizao de gasolina de 95 ROZ, de acordo com o regulamento 692/2008/CE. recomendada a utilizao de gasleo sem enxofre de acordo com a norma DIN EN 590. Quando indisponvel: Diesel segundo a norma EN 590. recomendada a utilizao de gasolina Super Plus sem chumbo de 98 ROZ, de acordo com a norma DIN EN 228. Quando indisponvel: gasolina Super sem chumbo de 95 ROZ, de acordo com a norma DIN EN 228, com ligeira reduo das prestaes. A gasolina sem chumbo de 95 ROZ com uma mistura mxima de 10 % de etanol (E10) tambm pode ser utilizada. Os valores de consumo dizem respeito utilizao de gasolina de 95 ROZ, de acordo com o regulamento 692/2008/CE. Os valores indicados foram apurados de acordo com os processos de medio prescritos. Os dados no se referem individualmente a um veculo e no fazem parte da oferta, destinando-se apenas a servir de termo de comparao entre os diversos modelos. Aviso importante A reviso tem de ser efetuada aps indicao de servio.
1542 1777 1421

1392***

1411**

1343***

1464**

770 1000

958

1514 1966

Dados em milmetros. Dados com o veculo sem carga. Volume da bagageira: 365/1.100 l (medio segundo o mtodo VDA com paraleleppedos de 200 x 100 x 50 mm de comprimento de arestas; o segundo valor refere-se ao banco traseiro rebatido e carga at ao tejadilho). ngulo de viragem de 10,7 m, aproximadamente. * Espao mximo do banco ao tejadilho. ** Largura ao nvel dos cotovelos. *** Largura ao nvel dos ombros.

686

Audi A3 Sportback

Audi S3

1021 *

1020 *

955

677

951

869

2636 4310

805

872

2596 4254

786

1392***

1344***

1392***

778

1343***

1453**

1422**

1464**

1411**

770

1000

1425

1401

955

958

1535 1785

1506 1966

1535 1777

1511 1966

Dados em milmetros. Dados com o veculo sem carga. Volume da bagageira: 380/1.220 l (medio segundo o mtodo VDA com paraleleppedos de 200 x 100 x 50 mm de comprimento de arestas; o segundo valor refere-se ao banco traseiro rebatido e carga at ao tejadilho). ngulo de viragem de 10,9 m, aproximadamente. * Espao mximo do banco ao tejadilho. ** Largura ao nvel dos cotovelos. *** Largura ao nvel dos ombros.

Dados em milmetros. Dados com o veculo sem carga. Volume da bagageira: 365/1.100 l (medio segundo o mtodo VDA com paraleleppedos de 200 x 100 x 50 mm de comprimento de arestas; o segundo valor refere-se ao banco traseiro rebatido e carga at ao tejadilho). * Espao mximo do banco ao tejadilho. ** Largura ao nvel dos cotovelos. *** Largura ao nvel dos ombros.

1000

665

122

ndice

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

Pgina

Pgina

S3

Pinturas lisas Branco Amalfi Vermelho Lacado Preto Lacado Pinturas metalizadas Prata Gelo Metalizado Cinzento Mono Metalizado Cinzento Dakota Metalizado Castanho Beluga Metalizado Branco Glaciar Metalizado Vermelho Shiraz Metalizado Azul Scuba Metalizado Pinturas metalizadas Vermelho Misano Metalizado Preto Phantom Metalizado Pinturas brilhantes Azul Estoril Brilhante Preto Pantera Brilhante Cores especiais Audi exclusive Cores especiais Audi exclusive Jantes/pneus Jantes de ao de 16" com tampo integral

88

Jantes de liga leve de 16" com design de 15 raios em Y

Jantes de liga leve de 17" com design de 5 raios 88

Jantes de liga leve de 17" com design de 5 raios em design cintico

Jantes de liga leve de 17" com design de 15 raios

89

Jantes de liga leve Audi exclusive de 17" com design de 5 raios duplos

89

Jantes de liga leve de 18" com design de 5 raios dinmicos

89

Jantes de liga leve de 18" com design de 5 raios paralelos (design S)

90 Jantes de liga leve de 18" com design de 5 raios duplos em estrela (design S)

Jantes de liga leve de 16" com design de 10 raios

Jantes de liga leve Audi exclusive de 18" com design de 5 raios em rotor, em preto, brilhantes

Equipamento de srie Equipamento opcional No disponvel O nvel do equipamento pode divergir de pas para pas. Para saber quais os equipamentos de srie ou opcionais no seu pas, consulte o seu concessionrio Audi.

S3

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

Pgina

Pgina

S3

Jantes de liga leve Audi exclusive de 18" com design de 10 raios

Bancos dianteiros desportivos S Estofos para bancos dianteiros normais Tecido Marathon Preto 92

Jantes de inverno em ao de 16" com tampo integral

Tecido Marathon Cinzento Titnio Tecido Regatta/mono.pur Preto Tecido Regatta/mono.pur Cinzento Titnio

Jantes de inverno de liga leve de 16" com design de 10 raios

Tecido Regatta/mono.pur Bege Pashmina Tecido Regatta/mono.pur Castanho Castanha Couro Milano Preto

Jantes de inverno de liga leve de 17" com design de 5 raios

Couro Milano Bege Pashmina Revestimentos em couro Audi exclusive Estofos para bancos dianteiros desportivos 94

Jantes de inverno de liga leve de 18" com design de 5 raios dinmicos

Tecido Rallye Preto/Preto Tecido Rallye Preto/Prata Tecido Rallye Preto/Azul

Jantes de inverno de liga leve de 18" com design de 5 raios paralelos (design S)

Tecido Rallye Preto/Amarelo Tecido Trophy/couro Couro Milano Preto

Porcas de segurana antirroubo Kit de reparao de pneus com compressor Sistema de controlo da presso dos pneus Ferramenta de bordo Macaco de elevao Pneu de reserva de dimenso reduzida Pneus run-flat Bancos Bancos dianteiros normais Bancos dianteiros desportivos 92

Couro Milano Cinzento Titnio Couro Milano Castanho Castanha Pacote interior Audi design selection em Laranja Capri Pacote interior Audi design selection em Vermelho Corso Alcntara/Couro Preto Alcntara/Couro Cinzento Titnio Alcntara/Couro Preto/Prata Lua Couro Macio Preto Couro Macio Prata Lua

Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi. Apenas disponvel em combinao com o pacote desportivo S line.

De srie em combinao com pneu de reserva de dimenso reduzida ou com rodas de inverno.

S3

124

ndice

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

Pgina

Pgina

S3

Revestimentos em couro Audi exclusive Estofos para bancos dianteiros desportivos S Couro Preto Revestimentos em couro Audi exclusive Revestimentos em tecido e couro Tecido Marathon Tecido Regatta/mono.pur Tecido Rallye Tecido Trophy/couro Alcntara/Couro Estofos em Couro Milano Couro macio Pacote interior Audi design selection em Laranja Capri Pacote interior Audi design selection em Vermelho Corso Revestimentos em Alcntara/Couro Audi exclusive Revestimentos em Couro Audi exclusive Revestimentos adicionais em Couro Audi exclusive Pacote de elementos decorativos mono.pur para o interior Forro do tejadilho Forro do tejadilho em tecido Prata Luar Forro do tejadilho em tecido Preto Inseres decorativas Platina Micrometalizada 3D Look Alumnio Mistral Alumnio Escovado Mate 3D Preto 99 98 98 97

Luzes Faris com tecnologia LED Faris de Xnon plus com lava-faris integrado Faris de halogneo Lava-faris Faris de nevoeiro Farolins traseiros com tecnologia LED Luzes traseiras Adaptive light Regulao dinmica do alcance dos faris Assistente de mximos Farolins traseiros com luz de travagem adaptativa Iluminao interior Pacote de luzes Sensor de luz e chuva Espelhos Retrovisores exteriores com indicadores de mudana de direo com tecnologia LED Retrovisores exteriores eltricos aquecidos Retrovisores exteriores eltricos, aquecidos e rebatveis Retrovisores exteriores eltricos, aquecidos e rebatveis, com anti-encandeamento automtico do lado do condutor Retrovisor interior com anti-encandeamento manual Retrovisor interior com anti-encandeamento automtico Espelhos de cortesia iluminados Sistemas para o tejadilho Teto de abrir eltrico, em vidro panormico Barras de tejadilho em alumnio

100

101

101

Barras de tejadilho em preto Equipamento de srie Equipamento opcional No disponvel O nvel do equipamento pode divergir de pas para pas. Para saber quais os equipamentos de srie ou opcionais no seu pas, consulte o seu concessionrio Audi.

S3

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

Pgina

Pgina

S3

Sistemas de fecho Chave com telecomando Comfort key Imobilizador eletrnico Alarme volumtrico Preparao para sistema anti-carjacking Vidros Para-brisas de vidro acstico Vidro traseiro aquecido Vidros escurecidos Limpa-vidros Palas de anti-encandeamento solar Outros equipamentos exteriores Spoiler de tejadilho S line Spoiler de tejadilho Spoiler de tejadilho S3 Designao do modelo/tecnologia Grelha do radiador Singleframe Ponteiras de escape Para-choques Pacote de Alto Brilho Preparao para engate de reboque Engate de reboque Bancos/sistemas de conforto dos bancos Funo easy entry Bancos dianteiros com apoio lombar de 4 nveis de regulao Bancos dianteiros com regulao em altura

102

Banco do condutor com regulao eltrica Bancos dianteiros com regulao eltrica Banco traseiro rebatvel Bancos dianteiros aquecidos Apoio de brao central dianteiro Sistema de fixao ISOFIX para o banco do passageiro

102

Sistema de fixao ISOFIX e ponto de fixao Top Tether para os lugares traseiros exteriores Volantes/alavanca de velocidades/elementos de comando Volante de 4 braos, em couro Volante de 4 braos Volante desportivo de 3 braos, em couro 103

102

Volante multifunes de 4 braos, em couro Volante desportivo multifunes de 3 braos, em couro Volante desportivo multifunes de 3 braos, em couro, com fundo plano Volante em couro Audi exclusive Elementos de comando em couro Audi exclusive Punho da alavanca da caixa de velocidades em alumnio Audi exclusive Ar condicionado Ar condicionado manual Aquecimento/ventilao de parque Ar condicionado automtico Sistema de aquecimento e ventilao 104

103

Sistemas de reteno e de arrumao da bagagem Pacote porta-objetos e pacote de bagageira Porta-objetos Ganchos para vesturio Cobertura da bagageira

105

Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi. Apenas disponvel em combinao com o pacote desportivo S line. De srie em combinao com o pacote desportivo S line. Componente dos faris de Xnon plus com lava-faris integrado. Componente dos faris de Xnon plus (com lava-faris integrado) ou dos faris com LED. Apenas disponvel em combinao com adaptive light e Audi active lane assist. Apenas disponvel para o A3 Sportback. Apenas disponvel para o A3 e S3.

S3

126

ndice

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

Pgina

Pgina

S3

Tapete de bagageira reversvel Olhais de fixao Piso de carga duplo Sistema de passagem de objetos longos Saco de esqui/snowboard removvel Outros equipamentos interiores Frisos nas soleiras das portas Tapetes frente Tapetes atrs Comandos eltricos dos vidros Aplicaes de alumnio no interior Consola central Cinzeiro e isqueiro Tomada de 12 V Compartimento para telemvel e chaves Pegas MMI e sistemas de navegao MMI de navegao plus com MMI touch Pacote de navegao Carto de memria SD com dados de navegao Computador de bordo com ecr monocromtico Computador de bordo com ecr a cores Sistemas de rdio Rdio Audi Recetor de rdio analgica e digital (DAB) MMI radio Sistema de som Audi 108 107 106

Sistema de som Bang & Olufsen Audi music interface Cabos adaptadores para o Audi music interface Cabos adaptadores plus para o Audi music interface Telefone e comunicao Audi phone box Interface Audi Bluetooth Audi connect Pacote Connectivity Sistemas de assistncia Audi active lane assist Indicao dos sinais de trnsito com cmara Audi side assist Cruise control adaptativo Pacote de sistemas de assistncia Audi hold assist Cruise control Audi pre sense basic Sensores de estacionamento atrs Sensores de estacionamento atrs e frente com viso seletiva Sistema de assistncia ao parqueamento com viso seletiva Cmara traseira Suspenso/traves Suspenso dinmica Suspenso desportiva Suspenso desportiva S Suspenso desportiva S line 111 110 109

Equipamento de srie Equipamento opcional No disponvel O nvel do equipamento pode divergir de pas para pas. Para saber quais os equipamentos de srie ou opcionais no seu pas, consulte o seu concessionrio Audi.

S3

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Attraction

A3/A3 Sportback Sport

A3/A3 Sportback Ambiente

Pgina

A3/A3 Sportback Ambiente

Pgina

Audi magnetic ride Audi drive select Travo de estacionamento eletromecnico Sistema de travagem Assistente de travagem de colises subsequentes Direo progressiva Tcnica/segurana Carroaria Protetores de impacto lateral Airbags de grande dimenso Airbags laterais dianteiros Airbags laterais traseiros Sistema de airbags para a cabea Airbag para os joelhos do condutor Sistema integral de encostos de cabea Coluna de direo de segurana Cintos de segurana Cintos de segurana monitorizados Luzes de aviso e de controlo Tringulo de pr-sinalizao Kit de primeiros socorros Direo assistida eletromecnica Bloqueio eletrnico do diferencial (EDS) Controlo eletrnico de estabilidade (ESP) Controlo eletrnico de estabilidade ESP com bloqueio transversal Sistema de controlo de trao (ASR) 112

S3

Caixa manual de 6 velocidades Caixa automtica S tronic Trao dianteira Trao quattro Filtro de partculas Diesel sem aditivos Sistema Start-Stop Sistema de recuperao de energia Modo roda livre Garantia Ampliada Audi Garantia Ampliada Audi 4 anos ou 80.000 Km 113

Equipamento do Audi A3 representado (pg. 4-29, 4243): Cor exterior: Prata Gelo Metalizado Jantes: Jantes de liga leve com design de 5 raios dinmicos, antracite, parcialmente polidas, tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18 Estofos: Couro Milano Castanho Castanha Inseres decorativas: Alumnio Mistral Equipamento do Audi A3 Sportback representado (pg. 4-29, 4243): Cor exterior: Branco Glaciar Metalizado Jantes: Jantes de liga leve com design de 15 raios, tamanho 7,5 J x 17 com pneus 225/45 R 17 Estofos: Couro Milano Cinzento Titnio Inseres decorativas: Alumnio Mistral Equipamento do Audi S3 representado (pg. 30-43): Cor exterior: Vermelho Misano Metalizado Jantes: Jantes de liga leve com design de 5 raios paralelos (design S), parcialmente polidas, tamanho 7,5 J x 18 com pneus 225/40 R 18 Estofos: Couro Preto (zona dos ombros em couro, com acolchoado e costuras de contraste) Inseres decorativas: Alumnio Escovado Mate

No disponvel com trao quattro ou engate de reboque em combinao com sistema de som Bang & Olufsen ou sistema de som Audi. Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi. Para mais informaes sobre a data de implementao, consulte o seu concessionrio Audi. No disponvel com o motor 1.6 TDI (105 Cv). Apenas disponvel para o A3 Sportback. Apenas disponvel nos modelos com trao dianteira. Para mais informaes sobre a data de implementao do Audi A3 Sportback, consulte o seu concessionrio Audi. Apenas disponvel com os motores Diesel. De srie nos modelos com caixa S tronic e Audi drive select.

S3

128

Fascnio Audi

Um Audi muito mais do que um simples automvel.


Ao decidir-se por um Audi, estar a optar por uma marca que lhe prope uma oferta muito generosa. Mais individualidade, mais exclusividade e mais fascnio.

www.audi.pt
Na vanguarda da tcnica. Este o lema que move a Audi e explica o seu percurso repleto de sucessos marcantes e inovaes revolucionrias. Uma marca que exerce um fascnio sem limites. > www.audi.pt

Configurador Audi
Experimente configurar o seu Audi ao seu gosto pessoal. Tem sua disposio uma vasta gama de modelos, motorizaes, cores e equipamentos. > www.audi.pt

Audi tv
A Audi TV permitir-lhe- descobrir aspetos inteiramente novos sobre a Audi: reportagens interessantes sobre os nossos modelos, inovaes tecnolgicas, acontecimentos do desporto automvel, tradio, cultura e estilo de vida. Venha conhecer os bastidores e esteja sempre atualizado, a toda a hora. > www.audi.tv

AUDI AG 85045 Ingolstadt www.audi.com Vlido a partir de novembro de 2012 Impresso na Alemanha 233/1230.32.65

Os modelos e equipamentos reproduzidos e descritos neste catlogo, bem como alguns dos servios apresentados no se encontram disponveis em todos os pases. Alguns veculos reproduzidos neste catlogo dispem de equipamento opcional fornecido com acrscimo de preo. Os dados relativos s especificaes de fornecimento, aspeto, desempenhos, medidas e pesos, consumos e custos operacionais dos veculos correspondem aos conhecimentos atuais data de impresso. Reservado o direito a eventuais diferenas na cor e forma das reprodues, bem como a erros de impresso. Todas as informaes sobre equipamentos e dados tcnicos baseiam-se nas caractersticas do mercado portugus. Reservado o direito a alteraes. A reproduo total ou parcial deste catlogo s possvel mediante a autorizao escrita da AUDI AG. Este catlogo foi impresso em papel produzido a partir de pasta celulosa branqueada sem cloro.

You might also like