You are on page 1of 4

1 PERIODO DIREITO ABORDAGEM SOCIOLGIA DO SISTEMA jURDICO SUMRIO : 1-Sociologia do direito (abordagem positivista) 2- Sociologia no direito (abordagem evolucionista)

3- Outras concepes da sociologia jurdica. 4- Definio da sociologia jurdica.

Desde finais do sculo XlX, dois grandes socilogos surgem com anlise profundas e sistemticas sobre o DIREITO, trata-se de milr Durkheim e Max Weber, sua obra mais importante e intitulada ECONOMIA E SOCIEDADE. Nesta obra o autor ns mostra um extenso estudo sobre a sociologia jurdica, nesta obra o autor ns mostra um estudo extenso sobre a sociologia jurdica, com este estudo Max Weber veio a influenciar socilogos do direito em todo o mundo. A disciplina de sociologia era jovem, mas j estava com seus olhos voltados para o direito. mile Durkheim e Max Weber dedicaram-se ao estudo dos vrios fenmenos sociais, foi dentro destes estudos Max Weber e mile Durkheim analisaram o direito ao lado da economia, da moral, da poltica, das classes sociais, da religio, da famlia etc. A contribuio de Max Weber e mile Durheim veio somar para o desenvolvimento da sociologia jurdica, foi particularmente importante, seus textos so usados at hoje com mbito obrigatrio do estudo desta matria, somando a outros cientistas sociais que dedicaram longas e interessantes analises a sociolga.

MANUAL DA SOCIOLOGIA JURIDICA Como nasceu a sociologia jurdica? A sociologia jurdica nasce como disciplina especifica no inicio do sculo XX, quando s fenmenos jurdicos comearam a serem analisados por meio do uso sistemtico de conceitos e mtodos da sociologia geral. O autor Carlos Nardi-Greco (italiano) escreveu o primeiro livro da futura disciplina (sociologia jurdica), Carlos Nardi-Greco publicou o livro sociologia jurdica em 1907. Esta foi a primeira obra a ter como titulo o nome da futura disciplina. Carlos Nardi-Greco apresenta em sua obra vrios sistemas jurdicos e analisa as causas e funes sociais do direito. Particularmente Carlos Nardi-Greco, insistia na determinao de seus contedos ela estrutura econmica da sociedade . Em 1913, Eugen Ehrlich apresenta sua obra na Alemanha FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA DO DIREITO, que tem grande repercusso entre estudiosos do direito, Eugen Ehrlich sustenta que existe vrios ordenamentos jurdicos em uma mesma sociedade sendo: direito da comunidade, direito do estado e direito dos juristas, Eugen Ehrlich apresentou os mtodos de pesquisa que a sociologia jurdica deve empregar para analisar tais ordenamentos. A tese apresentada de que o direito um fato social ou uma funo da sociedade(Ehrlich), a nica fonte que os socilogos do direito consideram que o direito possui a vontade do grupo social.

ABORDAGEM SOCIOLOGICA DO SISTEMA JURIDICO A sociologia jurdica deve estudar aquilo que Eugen Erlich chama de FATOS DO DIREITO, cuja manifestao no depende da lei escrita, mas sim da sociedade que produz estes fatos e cria relaes jurdicas. A partir deste pensamento foram desenvolvidas duas abordagens da sociologia jurdica: a sociologia do direito e a sociologia no direito, cada uma delas tem uma metodologia e viso prpria sobre a finalidade e objetivos da diciplina. EX: Mdico legista- exame de bito- registrar (sociologia do direito) Mdico cirurgio- vai extirpar, melhorar a sade do paciente-(sociologia no direito)

1) SOCIOLOGIA DO DIREITO (abordagem positiva) Os adeptos consideram que a sociologia do direito faz parte das cincias sociais, sendo um ramo da sociologia, mas sempre utilizando o seu mtodo tradicional, garantindo uma posio autnoma com relao as outras cincias humanas. Quase todos na sociologia que se dedicam a sociologia jurdica adotam esta posio metodolgica, entre eles Niklas Luhmann, Renato Treves, Vincenzo Ferrari e Ramon Soriano. A sua origem deve ser buscada na obra de Max Weber, que queria construir uma sociologia livre de avaliaes (neutralidade axiolgica) e em parte nas analises de Kelsen sobre a PUREZA da cincia jurdica, que no deve ser confundida nem misturada com analise filosficas ou sociolgicas. Estes esquisadores consideram que a sociologia jurdica NO pode ter uma participao ativa dentro do direito. OBS: Se o direito a lei e as relaes entre as leis tudo o que NO for lei e relaes entre leis, fica fora da cincia jurdica. O positivista cr que a aplicao imparcial do direito possvel e constitui uma garantia para os cidados, quando o juiz aplicar a lei deve ser o mais NEUTRO possvel. O positivista critica tal postura que aconselha o juiz a cometer uma ilegalidade, ocorre uma confuso entre a criao e a aplicao o direito e as opinies polticas do aplicador da norma. Os juzes que aplicam o direito conforme suas convices pessoais, ou mesmo segundo recomendaes sociolgicas podem comprometer a segurana jurdica, juzes com posies diferentes decidem de forma diferente sobre casos similares, o poder judicirio NO possui a competncia nem a legitimidade democrtica para criar um novo direito. Para o positivista interessante as indagaes sociolgicas sobre o direito, mas no podem interferir a aplicao do mesmo.

2) A SOCIOLOGIA NO DIREITO (abordagem evolucionista) Essa segunda abordagem adota uma perspectiva INTERNA com relao aos sistemas jurdicos, os seus adeptos contestam a exclusividade de um mtodo jurdico tradicional,

afirmando que a sociologia jurdica deve interferir ativamente na elaborao, no estado dogmtico e inclusive na aplicao do direito. NO h uma cincia jurdica autnoma porque o direito, ademais dos mtodos tradicionais, tambm emprega ou deve empregar mtdos prprios das cincias sociais. Isso e uma ruptura com o conceito KELSENIANO e a norma e as relaes entre as normas-(os conceitos elaborados pela sociologia jurdica integrem a cincia jurdica. Colocando-se em duvida a suposta NEUTRALIDADE o jurista. (a sociologia e importante mais no pode interferir no direito) O recurso a sociologia tambm necessrio para que o juiz possa fazer previses sobre o futuro, avaliando, por exemplo, se o preso apresenta risco de reincidncia antes de decidir se deve conceder-lhe a liberdade provisria ou examinando casos de violncia domestica contra mulheres e crianas. Desta forma, os socilogo do direito que adotam s perspectiva evolucionista desejam compartilhar o poder de INFLUENCIA que a dogmtica do direito detem sobre o sistema jurdico. Diversos autores defendem o sistema evolucionista so eles: - Manfred Rehbinder -Winfried Hassemer -Giovanni Tarello -Andr-Jean Arnaud -Juan Bustos Ramires -Roberto Bergalli -Alessandro Baratta -Juristas brasileiros

A primeira abordagem positivista- A sociologia no deve interferir no direito. A segunda abordagem evolucionista- A sociologia deve interferir no dreito.

3) OUTRAS CONCEPES DA SOCIOLOGIA JURDICA As abordagens positivistas e evolucionistas parecem ser inconciliveis e ns colocam diante de um dilema, ambas apresentam argumentos de peso, tornando assim difcil tomar uma posio TRANQUILA por parte do pesquisador, colocando o grande problema da autonomia das cincias jurdicas da neutralidade do legislador e do interprete do direito, a escolha e ainda mais difcil porque na pratica as coisas so sempre mais complicadas . Nas ultimas dcadas desenvolveram tentativas de unificar a sociologia jurdica com aquela externa ( sociologia no ou do direito), outros autores insistem no fato de que a sociologia jurdica tem necessariamente dois aspectos , o interno e o externo, sendo que no podemos ignorar nenhum dos dois, ou seja, devemos trabalhar ao mesmo tempo como jurista e como socilogo. Apesar da dificuldade em tomar uma posio e das controvrsias que existem, podemos dizer o seguinte: sensibilizar e influenciar o processo de elaborao das leis e participar ativamente do debate dogmtico um dever da sociologia jurdica, pelo menos ate quando existir o direito.

DEFINIO DA SOCIOLOGIA JURIDICA


Muito embora a Sociologia Jurdica seja freqentemente definida como um ramo da Sociologia que se dedica especificamente ao estudo do direito, esse conceito algumas vezes compreendido como um campo de pesquisa autnomo. Independente dessa disputa em torno de sua definio uma rea claramente ligada antropologia, cincia poltica, ao direito, psicologia e especialmente sociologia. Desse modo, uma cincia rica por empregar conceitos, mtodos e teorias desses outros campos do conhecimento aos quais se filia. A sociologia jurdica examina a influencia dos fatores sociais sobre o direito e as incidncias deste ultimo na sociedade , ou seja, os elementos de interdependncia entre o social e o jurdico, realizando uma leitura externa do sistema jurdico. ( a sociologia jurdica examina as causas sociais e os efeitos sociais das normas jurdicas. Objeto de analise a realidade jurdica, na tentativa de responder trs questes fundamentais:

- Por que se cria uma norma ou um inteiro sistema jurdico? - Quais so as conseqncias do Direito na vida social? - Quais so as causas sociais da decadncia do direito, que se manifesta por meioo do desuso e da abolio de certas normas ou mesmo mediante a extino de determinado sistema jurdicos.

O sentido da observao externa olhar o direito de fora, no significa que o pesquisador no seja neutro ou livre. Na verdade o direito nasce no meio do social, criado, interpretado e aplicado por membros da sociedade e persegue finalidades sociais, tentando influenciar o comportamento de seus membros.

Em outras palavras, o direito, e ao mesmo tempo parte, e produto da sociedade.

You might also like