You are on page 1of 4

Azoto Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 1

Azoto
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

(Redirecionado de Nitrognio) O azoto, nitrognio (portugus europeu) ou nitrognio (portugus brasileiro) um elemento qumico com smbolo N , nmero atmico 7 e nmero de massa 14 (7 protes e 7 neutres), representado no grupo (ou famlia) 15 (antigo VA) da tabela peridica1 . o quinto elemento mais abundante no Universo 2 . Nas condies ambientes (25 C e 1 atm) encontrado no estado gasoso, obrigatoriamente em sua forma molecular biatmica (N2), formando cerca de 78% do volume do ar atmosfrico3 . A mais importante aplicao comercial do nitrognio na obteno do gs amonaco pelo processo Haber. Considera-se que foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma poca, tambm se dedicou ao seu estudo Scheele que o isolou.
N P Aparncia gs, lquido ou slido incolor

Azoto
Carbono Azoto Oxignio
7

Tabela completa Tabela estendida

ndice
1 Histria 2 Caractersticas principais 3 Aplicaes 3.1 O nitrognio como adubo 4 Abundncia e obteno 5 Compostos 6 Aces biolgicas 7 Istopos 8 Precaues 9 Referncias 10 Ligaes externas

Linhas espectrais do azoto.

Informaes gerais Nome, smbolo, nmero Srie qumica Grupo, perodo, bloco Densidade, dureza Nmero CAS Azoto, N, 7 No-metal 15 (VA), 2, p 1,2506 kg/m3 , 7727-37-9

Histria
O nitrognio (do latim nitrogenium e este do grego = nitro, e genio, da raiz grega = gerar) considera-se que foi descoberto formalmente por Daniel Rutherford em 1772 ao determinar algumas de suas propriedades. Entretanto, pela mesma poca, tambm se dedicaram ao seu estudo Scheele que o isolou, Cavendish, e Priestley. O nitrognio um gs to inerte que Lavoisier se referia a ele como azoe, que uma palavra francesa que significa "imprprio para manter a vida". Alguns anos depois, em 1790, foi chamado de nitrognio, por Jean Antoine Chaptal, que significa formador de salitre.

Propriedade atmicas Massa atmica Raio atmico (calculado) Raio covalente Raio de Van der Waals Configurao electrnica 14,0067(2) u 65 pm 75 pm 155 pm [He] 2s2 2p3 3, 5, 4, 2 (cido forte)

Eltrons (por nvel de energia) 2, 5 (ver imagem) Estado(s) de oxidao

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%AAnio

07/11/2013 19:01:22

Azoto Wikipdia, a enciclopdia livre Foi classificado entre os gases permanentes desde que Faraday no conseguiu torn-lo lquido a 50 atm e -110 C. Mais tarde, em 1877, Pictet e Cailletet conseguiram liquefaz-lo. Alguns compostos de nitrognio j eram conhecidos na Idade Mdia: os alquimistas chamavam de aqua fortis o cido ntrico e aqua regia a mistura de cido ntrico e clordrico, conhecida pela sua capacidade de dissolver o ouro.
Estrutura cristalina hexagonal

Pgina 2

Propriedades fsicas Estado da matria Ponto de fuso Ponto de ebulio Entalpia de fuso Entalpia de vaporizao Volume molar Velocidade do som Classe magntica Diversos Eletronegatividade (Pauling) 3,04 Calor especfico Condutividade trmica 1 Potencial de ionizao 2 Potencial de ionizao 3 Potencial de ionizao 4 Potencial de ionizao 5 Potencial de ionizao 6 Potencial de ionizao 7 Potencial de ionizao 1040 J/(kg K) 0,02598 W/(m K) 1402,3 kJ/mol 2856 kJ/mol 4578,1 kJ/mol 7475 kJ/mol 9444,9 kJ/mol 53266,6 kJ/mol 64360 kJ/mol gasoso 63,15 K 75,36 K 0,3604 kJ/mol 2,7928 kJ/mol 13,5410-6 m3 / mol 334 m/s a 20 C diamagntico

Caractersticas principais
Ocorre como um gs inerte (N2 ), no-metal, incolor, inodoro e inspido, constituindo cerca de 4/5 da composio do ar atmosfrico, no participando da combusto e nem da respirao. Como elemento (N) tem uma elevada eletronegatividade (3 na escala de Pauling) e 5 electres no nvel mais externo (camada de valncia), comportandose como io trivalente na maioria dos compostos que forma. Condensa a aproximadamente 77 K (-196 C) e solidifica a aproximadamente 63 K (-210 C). O nitrognio o principal componente da atmosfera terrestre. Este elemento chega ao solo atravs de compostos orgnicos (restos vegetais e animais) e/ou inorgnicos. Sua fixao pode ser biolgica (simbitica ou no) ou por descargas eltricas. No solo o N se encontra na forma orgnica ou inorgnica, podendo se mudar de forma (ou vice-versa) pelo fenmeno da mineralizao ou imobilizao.4

Aplicaes

A mais importante aplicao comercial do nitrognio na Ed obteno do gs amonaco pelo processo Haber. O amonaco iso AN Meia-vida MD PD MeV usado, posteriormente, para a fabricao de fertilizantes e 13 cido ntrico. N sinttico 9,965 min 2200 13C 14 usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera N 99,634% estvel com 7 neutres 15 inertizada em tanques de armazenamento de leos vegetais e N 0,366% estvel com 8 neutres animais.5 Tambm usado em tanques de lquidos explosivos, Unidades do SI & CNTP, salvo indicao contrria. durante a fabricao de componentes eletrnicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricao do ao inoxidvel. O nitrognio lquido, obtido pela destilao do ar lquido, se usa em criogenia, j que na presso atmosfrica condensa a -196 C. usado como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos, conservao de corpos e clulas reprodutivas sexuais, masculinas e femininas ou quaisquer outras amostras biolgicas. Entre os sais do cido ntrico esto includos importantes compostos como o nitrato de potssio (nitro ou salitre empregado na fabricao de plvora) e o nitrato de amnio como fertilizante. Os compostos orgnicos de nitrognio como a nitroglicerina e o Trinitrotolueno (TNT) so muito explosivos. A hidrazina e seus derivados so usados como combustvel em foguetes. Na medicina nuclear, o 13N (l-se nitrognio 13), radioactivo com emisso de positro, usado no exame PET. Na indstria automobilstica utilizado para inflar pneus de alto desempenho.

Istopos mais estveis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%AAnio

07/11/2013 19:01:22

Azoto Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 3

O nitrognio como adubo


O nitrognio o elemento que as plantas necessitam em maior quantidade. um macronutriente primrio ou nobre. No entanto, devido multiplicidade de reaes qumica e biolgicas, dependncia das condies ambientais e ao seu efeito no rendimento das culturas, o nitrognio tambm o elemento que apresenta maiores dificuldades de manejo na produo agrcola mesmo em propriedades tecnicamente orientadas. As formas preferenciais de absoro de Nitrognio pelas plantas so a amnia (NH4+) e o nitrato (NO3-). Compostos nitrogenados simples, como uria e alguns aminocidos, tambm podem ser absorvidos, mas so poucos encontrados na forma livre no solo.6 Mas, apesar de ser o nutriente mais abundante da atmosfera terrestre, o N no figura como constituinte de qualquer rocha terrestre. Talvez, seja por este motivo ele o elemento mais caro dos fertilizantes, pois, para sua formao so necessrias diversas reaes qumicas, as quais necessitam de muita energia. Tal afirmao e justificada pelo fato da difcil sntese e alto custo energtico da formao do NH3.7 As formas em que o N se apresenta nos adubo nitrogenados so: Ntricas (Ex. Nitrato de Clcio), amoniacal (Ou ambas como e o caso do Nitrato de Amnia), orgnica e amdica (Uria). A concentrao de N nos adubos podem variar desde 82% na amnia anidra at alguns dcimo de 1% nos adubos orgnicos.8

Abundncia e obteno
O nitrognio o componente principal da atmosfera terrestre (78,1% em volume). obtido, para usos industriais, pela destilao do ar lquido ou pelo enriquecimento atravs de filtros moleculares. O elemento est presente na composio de substncias excretadas pelos animais, usualmente na forma de ureia e cido rico. Tem-se observado compostos que contm nitrognio no espao exterior. O istopo 14N se cria nos processos de fuso nuclear das estrelas.

Compostos
Com o hidrognio forma o amonaco ( NH3 ) e a hidrazina ( N2 H4 ). O amonaco lquido anftero como a gua atua como uma base em soluo aquosa formando ons amnio ( NH4 + ). O mesmo amonaco comporta-se como um cido em ausncia de gua, cedendo um prton a uma base, dando lugar ao nion amida (NH2 -). Tambm se conhece largas cadeias e compostos cclicos de nitrognio, porm, so muito instveis. Com o oxignio forma vrios xidos como o xido nitroso ( N2 O) ou gs hilariante, o xido ntrico (NO) e o dixido de nitrognio ( NO2 ), estes dois ltimos so representados genericamente por NOx e so produtos de processos de combusto, contribuindo para o aparecimento de contaminantes (smog fotoqumico). Outros xidos so o trixido de dinitrognio ( N2 O3 ) e o pentxido de dinitrognio (N2 O5 ), ambos muito instveis e explosivos, cujos respectivos cidos so o cido nitroso (HNO2 ) e o cido ntrico (HNO3 ) que, por sua vez, formam os sais nitritos e nitratos.

Aces biolgicas
O azoto o componente essencial dos aminocidos e dos cidos nucleicos, vitais para os seres vivos. As leguminosas so capazes de desenvolver simbiose com certas bactrias do solo chamadas de rizbios, estas bactrias absorvem o azoto directamente do ar, sendo este transformado em amonaco que logo absorvido pela planta. Na planta o amonaco reduzido a nitrito pela enzima nitrito redutase e logo em seguida reduzido a nitrato pela enzima nitrato redutase. O nitrato posteriormente utilizado pela planta para formar o grupo amino dos aminocidos das protenas que, finalmente, se incorporam cadeia trfica. Um bom exemplo deste processo observado na soja, sendo esta uma cultura que dispensa adubao nitrogenada. (veja: ciclo do nitrognio).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%AAnio

07/11/2013 19:01:22

Azoto Wikipdia, a enciclopdia livre

Pgina 4

Istopos
H dois istopos estveis do azoto: 14N e 15N. O mais comum o 14N, com uma abundncia relativa de 99,634%, sendo o restante preenchido pelo 15N. No universo, o 14N produzida pelo ciclo carbono-azoto das estrelas. Dos dez istopos artificiais do nitrognio (sintetizados em laboratrio), o 13N tem uma vida mdia de nove minutos enquanto que os demais istopos, da ordem de segundos ou menos.
Espectro de descarga do tubo de nitrognio.

As reaces biolgicas de nitrificao e desnitrificao contribuem, de maneira determinante, na dinmica do azoto no solo, quase sempre produzindo um enriquecimento em 15N do substrato.

Precaues
Os fertilizantes azotados so uma poderosa fonte de contaminao do solo e das guas. Os compostos que contm ies cianeto formam sais extremadamente txicos e so mortais para numerosos animais, entre os quais os mamferos.

Referncias
1. Nitrogen (http://www.webelements.org/nitrogen/), no site www.webelements.org 2. The 10 Most Abundant Elements in the Universe, Thomas Jefferson National Accelerator Facility (http://education.jlab.org/ glossary/abund_uni.html) (em ingls) 3. Lower Atmosphere basics - What does tropospheric air consist of? (http://www.atmosphere.mpg.de/enid/233.html), site Environmental Science Published for Everybody Round the Earth 4. Machado,Leonardo de Oliveira. Adubao Nitrogenada. <http://www.dpv24.iciag.ufu.br/new/dpv24/Apostilas/Monitor% 20Leonardo%20-%20Apostila%20Adub.%20Nitrogenada%2002.pdf>. Accessdate = 25 April 2010 5. Gama Gases, Propriedades dos Gases, Nitrognio (http://www.gamagases.com.br/propriedades_nitrogenio.htm) 6. Machado,Leonardo de Oliveira. Adubao Nitrogenada. <http://www.dpv24.iciag.ufu.br/new/dpv24/Apostilas/Monitor% 20Leonardo%20-%20Apostila%20Adub.%20Nitrogenada%2002.pdf>. Accessdate = 25 April 2010 7. Machado,Leonardo de Oliveira. Adubao Nitrogenada. <http://www.dpv24.iciag.ufu.br/new/dpv24/Apostilas/Monitor% 20Leonardo%20-%20Apostila%20Adub.%20Nitrogenada%2002.pdf>. Accessdate = 25 April 2010 8. Machado,Leonardo de Oliveira. Adubao Nitrogenada. <http://www.dpv24.iciag.ufu.br/new/dpv24/Apostilas/Monitor% 20Leonardo%20-%20Apostila%20Adub.%20Nitrogenada%2002.pdf>. Accessdate = 25 April 2010

Ligaes externas
Enciclopedia Libre (http://enciclopedia.us.es/index.php/Nitrgeno) WebElements.com - Nitrgeno (http://www.webelements.com/webelements/elements/text/N/index.html) EnvironmentalChemistry.com - Nitrgeno (http://environmentalchemistry.com/yogi/periodic/N.html) It's Elemental - Nitrgeno (http://education.jlab.org/itselemental/ele007.html) Schenectady County Community College - Nitrgeno (http://www.sunysccc.edu/academic/mst/ptable/n.html) Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Azoto&oldid=36686162" Categorias: Palavras que diferem em verses da lngua portuguesa Elementos qumicos Atmosfera Azoto Esta pgina foi modificada pela ltima vez (s) 22h29min de 16 de agosto de 2013. Este texto disponibilizado nos termos da licena Atribuio-Partilha nos Mesmos Termos 3.0 no Adaptada (CC BY-SA 3.0); pode estar sujeito a condies adicionais. Consulte as condies de uso para mais detalhes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nitrog%C3%AAnio

07/11/2013 19:01:22

You might also like