You are on page 1of 17

1

A misso da igreja e a sociedade


ALIANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL A temtica social est fortemente presente em todas as partes do Antigo Testamento: a Lei (Pentateuco), os Profetas e os Escritos. A base da responsabilidade social bblica o carter de Deus. Deus se apresenta ao povo de Israel como um Deus justo e misericordioso, que atenta para os sofredores (Jr 9.24; Sl 68.5-6; 103.6; 146.7-9). Acima de tudo, Deus gracioso e misericordioso para com Israel, amando-o, escolhendo-o, libertando-o do cativeiro, conduzindo-o pelo deserto, dando-lhe a terra prometida, suprindo todas as suas necessidades (Dt 4.37; 7.6-8; 8.4,7-10,15-16; Ex. 20.2). E assim como Deus tratou Israel, ele quer que os seus filhos tratem uns aos outros (Lv 19.9-10,33-34; Dt 10.17-19). Isso faz parte da aliana que Deus firmou com Israel e da lei associada com essa aliana. Israel continuamente exortado a praticar a justia e a misericrdia. Passagem de Miquias 6.8 (ver tambm Jr 22.3; Os 6.6). Outra motivao inculcada o amor ao prximo (Lv 19.18). Deus demonstra um interesse especial pelos elementos mais frgeis e vulnerveis da sociedade, tais como o rfo, a viva, o pobre, o enfermo, o deficiente fsico e o estrangeiro (Lv 19.10,13-15). A tica do Antigo Testamento est centrada na generosidade e na solidariedade. Aplica-se aqui a lei do corporativismo tribal, ou seja o indivduo s existe na comunidade e a comunidade inteira est no indivduo. O relacionamento do povo de Deus com a sociedade sofreu mudanas do Antigo testamento ao Novo Testamento, e ao longo da histria da igreja. A nossa tarefa entender como aplicar estes princpios vida da igreja em nossos dias. Para nos ajudar nesta tarefa temos os textos bblicos e as experincias e reflexes de cristos ao longo dos sculos (histria da igreja e a teologia).

2
A misso da igreja e a sociedade

1 A IGREJA NO ANTIGO TESTAMENTO E SUA ATUAO SOCIAL

A palavra igreja vem do grego e quer dizer Ekklesia,ou derivao do latim para o portugus que quer dizer Ecclesia indica uma assemblia (Dt.9:10;23:3 Mq.2:5)ou uma agrupamento de poltico (Ed 10.8-12; Ne.8:2-17). Werner Karchel defini igreja assim: A igreja um organismo vivo, regido por princpios imutvel mas em constante movimento atravs da historia Tais movimento nos leva a estudar a igreja em sua forma primaria Tabernaculo no Antigo testamento encontramos o pensamento de Deus figurado no tabernaculo onde o povo se encontrava com Ele atravs dos Sacerdotes os quais prestavam servio a comunidade sendo o local de habitao de Deus na terra. Logo que o tabernaculo foi levantado sob orientao do prprio Deus assim tornando visvel (Ex 40) tambm era chamado de tenda da congregao (Ex 29:42) tenda do testemunho(Num.17:7) ou lugar onde Deus habita no meio do seu povo. Neste lugar todos os homens tinham como principio buscar a Deus trs vezes por ano.onde o povo de Israel adorava a Deus e levava os seus sacrifcios e as primcias da terra(Ex34:23-26) Israel tinha o privilegio de adorar e celebrar a presena de Deus e voluntariamente todos ofereciam o melhor para Deus (Ex 38:8) Uma sociedade que dependia de Deus onde o homem buscava o Criador de tudo que h no cu e na terra um lugar de justia para com todos os cidados sem distino de classes social.tratava assim Deus sua Nao sem imparcialidade (Dt.15:7-11). A obra social no antigo testamento nasce no corao de Deus e deve existir em meio ao seu povo o estrangeiro a viva os rfs deveriam ser bem tratado (Dt. 10:17-19). Exemplo disto para Israel que Deus odeia deixar um povo sendo

3
oprimido Deus da valor a causa do necessitado e oprimido e oportunidade de uma vida social digna ao seu povo (Ex 23:10; Dt 15:15)Deus e um Deus de justia e misericrdia e puni com severidade aqueles aos quais quebram tais tratos em favor do bem estar da sociedade (Dt 26:12-15) Deus quer uma sociedade onde homens e mulheres possam viver e desfrutar do bem maior que Ele o prprio Deus deu ao povo a vida. Deus assim demonstra de maneira convincente que a retido e a justia no so nveis diferentes onde a santidade anda junto. Quando o homem zomba da justia zomba diretamente de Deus o qual ns nos recorremos (Am. 5:25) desta forma podemos perceber o cuidado e o zelo de Deus para com a sociedade.

A misso da igreja e a sociedade

1.1 ALIANA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Assim diz o Senhor dos exrcitos: executai justia verdadeira; mostre bondade e misericrdia cada um a seu irmo. No oprimais a viva, nem o rfo, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente o mal cada um contra o seu irmo no seu corao. E eles porem no quiseram atender, e me deram o ombro rebelde, e taparam os ouvidos, para que no ouvissem. Sim fizeram os seus coraes duros como diamantes, para que no ouvissem a lei , nem as palavras do senhor dos exrcitos enviara pelo seu espirito mediante os profetas que nos precederam. Por isso veio a grande ira do Senhor dos exrcitos. (Eze. 7:9-12)

Como podemos ver aliana mosaica s promessas do evangelho, a Bblia est continuamente apontando para o pobre, a viva, o rfo, o estrangeiro, o necessitado e o oprimido.

4
O Antigo Testamento revela vrios fatos significativos acerca da atitude de Deus para com o pobre. Ele acode ao necessitado que clama, e tambm ao aflito e ao desvalido. Na ordem social do Antigo Testamento, o pobre recebia um benefcio econmico. O povo devia emprestar liberalmente ao pobre, sem cobrar juros (Deuteronmio 15.7-11; xodo 22.25). Parte do trigo e da colheita da uva deveria ser deixada no campo, para ficar para o pobre (Levtico 19.9,10; 23.22). De modo significante, parte do propsito do dzimo era prover a carncia do pobre (Deuteronmio 14.29; 26.12,13). A mesa do Senhor ode todo Israelita poderia participar aps ter oferecido a Deus um sacrifcio pacifico tal semelhana com a Santa Ceia e apresentada neste ritual ode todo aquele que estivesse limpo poderia participar Israel um povo sustentado por Deus em seu movimento histrico a presena de Deus dava orientao de como deveriam agir em favor daqueles que por ventura tivessem necessidade quando olhamos para o livro de Rute uma moabita sendo cuidada com carinho por Boaz praticando a assistncia social. Rute e sua sogra era beneficiadas pelo respigar tudo que ficassem para traz ou no cho pertenceria a elas e desta forma elas teriam alimentos em suas mesa. Resumindo: no perodo israelita primitivo, encontramos grupos de pessoas formando unidades de parentesco consangneos. O texto atribui dois termos hebraicos para designar esses grupos: mispahah (=cl) e betab (= casa juntavam-se numa confederao ou liga nacional, conhecida pelo nome de Israel, com funes poltico-administrativas, econmicas e cultuais. Como diz Howard Snyder: relevante perguntar aqui porque Deus se interessa tanto pelos pobres. Que h dentro da natureza divina, que d origem a essa ateno to especial? Para responder plenamente a isso devemos examinar em detalhe o conceito Bblico de justia. No antigo testamento, o interesse de Deus para com os pobres ligado de modo consistente sua justia, bem como a sua aco visando estabelecer a justia entre o seu povo. Assim Biblicamente palavras como, pobre, ou necessitado, ou oprimido, ou estrangeiro, possuem um contedo tipicamente moral, que aponta para a exigncia de justia por parte de Deus.

5
Deus confirma, no desenrolar da Histria, sua preocupao com a vida do Homem em sociedade. No Antigo Testamento, vemos como Deus estabelece medidas econmicas visando relaes justas entre o Seu povo. Vejamos alguns exemplos:

A Lei do Jubileu (Lv. 25:8-34) - Esta lei prescrevia que a cada 50 anos: (1) a terra deveria descansar por 1 ano; (2) os escravos seriam libertados; (3) todas as dvidas seriam perdoadas; (4) as terras voltariam para seus donos originais. A inteno bsica do Jubileu era a de evitar o acmulo de terras (o meio de produo bsico em Israel). A propriedade privada no seria abolida. Mas, os meios de produo deveriam ser redistribudos, de tempos em tempos, visando com isto impedir situaes de dvidas, pobreza, desapropriao e misria. O ano Sabtico (Lv. 25:1-7) - No ano sabtico, que deveria ocorrer a cada 7 anos, a lei determinava a liberao do solo para descanso e renovao da terra (sentido ecolgico), a anistia para escravos e endividados, bem como o descanso dos trabalhadores. Em xodo 23:10,11, vemos tambm que os pobres teriam liberdade de colher por si mesmos do fruto da terra, no ano sabtico. Dzimos e colheitas (Dt. 14:22-29; Lv. 19:9,10) - O sustento dos rfos, vivas e estrangeiros era providenciado atravs dos dzimos de toda a produo agrcola. Esta medida econmica referente s sobras da colheita evitava a proliferao da pobreza entre o povo de Deus e tambm entre os estrangeiros. Podemos assim terminar este estudo dizendo o quanto Deus se preocipa com seus filhos to grande e a preocupao que a historia no pode acabar para uma nova sociedade Deus envia seu nico filho para morre em pro daqueles aos quais ele ama

6
Dando o direito de todos que quiserem achegar aos ps de Jesus tenham uma vida eterna Dentro desta transio do Antigo Testamento para o Novo Testamento poderemos ver um Homem enviado do Pai em resposta ao oprimido.

A misso da igreja e a sociedade

2. Igreja Primitiva em ao Jesus um exemplo vivo na sociedade

Jesus de Nazar movia-se de compaixo ao ver as necessidades dos seres humanos, fossem eles enfermos, enlutados, famintos, atormentados ou desamparados. No deveria a compaixo do seu povo nascer das mesmas motivaes?

A primeira comunidade crist seguiu os passos de Jesus, demonstrando uma grande sensibilidade para com as necessidades uns dos outros. Uma prtica comum daquela igreja era a partilha de bens para atender aos necessitados (At. 2:44,45; 4:34,35).Essa partilha era totalmente voluntria, e no compulsria. O que acontecia certamente era que os cristos que possuam uma melhor situao econmica vendiam suas casas e terras para atender aos irmos mais necessitados. Uma observao a ser feita aqui que a prtica dos cristos do segundo sculo, ainda que seja louvvel, no normativa para ns hoje. O ensino bblico sim normativo, mas no a prtica da igreja. O Novo Testamento no apresenta evidncias de que este costume tenha se espalhado alm da igreja de Jerusalm. O importante que aqueles primeiros cristos colocaram em prtica os princpios que haviam sido ordenados pelo Antigo Testamento e por Jesus. Este o exemplo que fica para a igreja dos nossos dias. Os apstolos tambm se preocuparam com o compromisso social cristo. Paulo fala

7
da liberdade da contribuio (I Co. 9:7). Cada um deveria dar conforme a sua prosperidade. Paulo elogiou os macednios porque deram na medida de suas posses e mesmo acima delas (II Co. 8:3). O apstolo Tiago tem uma posio bastante contundente quanto injustia social e aos ricos. Tiago condena abertamente os ricos que oprimem os pobres e so insensveis sua pobreza e necessidades. Tiago no condena os ricos por serem ricos simplesmente, mas o faz quando so egostas e cometem injustias contra os pobre(5:1-6). John Stott escreveu: O filho de Deus no permaneceu na sua segura imunidade do cu. Ele se despojou da sua glria e se humilhou a fim de servir. Fez-se pequeno, fraco, e vulnervel. Penetrou nossa dor, nossa alienao e tentaes. No somente proclamou as boas novas do Reino de Deus, mas sinalizou a sua vinda curando os enfermos, alimentando os famintos, perdoando pecados, sendo amigo dos marginalizados... Ele no veio para ser servido, declarou, mas para servir e dar a vida em resgate de outros Jesus demonstra atravs de sua vida, seu amor e carinho pela reino de Deus buscando e resgatando aqueles que buscam uma soluo para suas vidas. O servio de Jesus era auxiliar as pessoas a sanarem seus problemas seja ele emocional fsico ou espiritual cumprido-o com egito no se deixando levar por momentos fteis cumpriu a vontade de seu Pai em resgate de muitos. Ao ver homem to destemido em cumprir um papel em seu tempo em favor de muitos abandonando suas prprias vontades.olhamos para o seu testemunho junto aos seus discpulos Jesus os motiva a fazerem o mesmo auxiliar uma sociedade em crise . Um Homem motivado a servir demonstrando amor vivendo bondade transmitindo carinho em pro das pessoas Dentro de uma sociedade um Homem enviado para reinar o qual se esvazia para servir e chama pessoas para fazer o mesmo.

G. K. Chesterton escreveu: Jesus era um estrangeiro sobre a terra que compartilhava a vida errante dos mais destitudos de lar e de esperana dentre os pobres... (ele) provavelmente seria exortado pela polcia e quase com toda a certeza presa... por no ter meios visveis de subsistncia. Pois nossa lei tem em si uma nota de esquisitice ou um

8
toque de fantasia que Nero ou Herodes nunca teriam imaginado, de efectivamente punir pessoas sem lar por no estar a dormindo em casa.1

A misso da igreja e a sociedade

3. AO SOCIAL NA IGREJA Quando olhamos a temtica do Antigo Testamento e Novo Testamento vemos a ao de Deus junto a sociedade logo aps o envio de seu nico filho para agir em uma sociedade nos perguntamos o que estamos fazendo com a igreja de Deus: qual ser nossa resposta nesta caminhar. O autor Antonio Hortelano sita em sua obra A igreja do futuro uma parte de um movimento histrico que me chamou a ateno: Mas quando o imprio romano cai devido as invases germnicas, a Igreja permanece no meio das runas, como nica instituio capaz de transmitir a antiga cultura aos brbaros convertidos ao cristianismo. Assim, a igreja v-se na necessidade pratica de suprir a sociedade civil numa serie de tarefas totalmente alheias aquelas que, at esse momento tinha sido sua misso evangelizadora. Ensinar agricultura aos camponeses ( monges beneditinos ), da aulas nos mosteiros e nas catedrais, cria o chamados Estados Politicos e confirma os prncipes europeu no poder e, praticamente, ate a idade Moderna, tem o monoplio da arte da cincia e da beneficncia social. Desta forma a igreja passa a ofertar um trabalho a sociedade para poca esquecido no Ocidente fazendo uma revoluo para sua poca. Para as igreja atuais e preciso voltar no tempo e rever a histria e aplicar tais pratica no para alcanar o individuo mas afim de restaurar carter e dar dignidade as pessoas preciso como igreja tomarmos posies bblica em beneficio dos que carecem de ajuda para que tais voltem a ter esperana.
1 1

Howard Snyder, Vinho novo em odres novos, pg. 432 John Stott, O cristo em uma sociedade no crist, pg 41. .

9
Desta forma tomemos tal texto para nos auxiliar neste tempo: em verdade em verdade vos digo todas as vezes que o fizeste ao mais pequenino dos meus irmos, foi a mim que o fizeste. John Stott diz: claro que ele se interessa por estas coisas, mas somente se estiverem relacionadas com toda a nossa vida. De acordo com os profetas do antigo testamento e os ensinos de Jesus, Deus muito crtico quanto religio que se limita a cerimnias religiosas divorciadas da vida real, do servio em amor e da obedincia moral que brota do corao.2 Podemos ver que as que as igrejas do Novo Testamento davam muita importncia a este assunto, pois Paulo em vrias das suas cartas dava instrues aos crentes de como tratar dos pobres e necessitados: E digo isto: O que semeia pouco, pouco tambm ceifar, e o que semeia com fartura, com fartura tambm ceifar. Cada um contribua segundo props no seu corao, no com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama o que d com alegria...Conforme est escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justia permanece para sempre...A ministrao deste servio, no s supre as necessidades dos santos, mas tambm transborda em muitas graas, que se do a Deus. (2 Cor. 9:7,9,12)

Que possamos ter esta verdade em nossos coraes aplicando-a em nossos dia a dia em favor daqueles que carecem de nosso auxilio pois esta e nossa misso. De tal forma que a igreja possa assumir seu papel missional atendendo o ser humano como um todo seja necessidade espiritual, fsica ou social lembro me de

um fato ocorrido comigo em 2007 quando chegava para trabalhar me deparei com um morador de rua na porta da loja todo molhado quando olhei para ele logo pensei quando sai de casa para trabalhar eu me sentia tristes e incapaz de realizar qualquer tarefa naquele dia mais olhado pra aquele rapaz pensei tem gente pior do que eu conversamos por alguns segundo falamos nossos nomes e Jose solta a boa voc deve ter acordado se achando o ultimo dos mortais agora que esta olhando para mim acha que eu sou este tal mortal. Aquilo soou para mim como um tapa dado por Deus para que eu acorda se para uma realidade existe pessoas necessitadas de ouvir a palavra de Deus logo vi dois pombos e apliquei o evangelho se Deus se
2

John Stott, O cristo em uma sociedade no crist, pg. 34.

1 0
preocupa com este pombinhos protegendo os quem dera a nos. Jose ficou quieto enquanto eu falava no discutia tomou um caf oferecido pela vizinha me ofereceu parte ficamos conversando sobre f eu dizia que Deus pode transformar a dor em alegria chamei Jose para ir a uma outra loja que tnhamos perto da grfica com muito custo ele foi ao entra muito desconfiado com medo de causar constrangimento Jose queria ir embora Eu havia chamado Jose para tomar um banho ele no queria incomodar muito resoluto aceitou ficar foi quando falou seu mauro falar do evangelho e fcil fazer e difcil e ao entrar no banheiro para tomar seu banho me chamou e disse agora voce esta fazendo o que Deus quer que o senhor faa acolher os pequeninos pregar o verdadeiro evangelho. Ao tomar seu banho passamos um dia abenoador um dia pelo qual eu no queria que existi se Deus trabalhou o meu corao enviando Jose para falar do imensurvel amor dele pela criatura a qual Ele criara. Jose me deu orientaes sobre texto bblico e como falar em publico dicas das quais guardo ate hoje. Jose pregou para mim naquele dia o que e ser missionrio atender e acolher o que carece de ajuda fazer a vontade de Deus esta e nossa missodei. A misso da igreja so pode ser estudada adequadamente nos moldes em que o seu cumprimento se apresente na historia o ensino de Jesus nos leva a ver o que devemos fazer para se obter uma sociedade justa e obediente a palavra de Deus em cumprimento ao amor ao prximo como igreja devemos viver restaurando vidas em destruio do poder do mal atuante na sociedade. Quando olhamos para a temtica do novo testamento vemos homens e mulheres sendo motivados em auxiliar o prximo nos perguntamos como igreja qual nossa misso para esta gerao. da chuva dando lhes de comer

1 1

A misso da igreja e a sociedade

4 Uma igreja em busca do amor

Mais tarde no sculo II. d.C., um grande pensador e telogo de nome Justino escreveu: 0s que tem, e querem, do o que lhes parece, conforme a sua livre determinao, sendo a colecta entregue ao presidente, que com ela auxilia os rfos e vivas, os enfermos e outros necessitados, os encarcerados, os estrangeiros de passagem, constituindo-se numa palavra, provedor de quantos se acham em necessidade.3

Notasse aqui que os um dos pais da igreja tinham uma grande preocupao com os necessitados. Eles no estavam indiferentes para com aqueles que tinham problemas sociais, antes eles se mostravam interessados em que houve-se na igreja um sentimento de amor e caridade para com o prximo.
Quando olhamos para Jesus um Homem incansvel em servir o prximo (Marcos

10:45)

e nos aprofundamos em conhecer o que marcos queria relatar sobre a

pessoa de Jesus podemos constatar um grande trabalho ministerial feito por Jesus motivando seus discpulo a fazerem o mesmos dado lhes autoridade para agirem naquela sociedade mostrando lhes que existe missional Alguns deles confundiram o Reino de Deus com a civilizao crist em geral, e com a democracia social em particular, e comearam a pensar que, atravs de seus programas sociais, poderiam construir o Reino de Deus na terra. E foi provavelmente numa relao extrema a esta grave distoro do evangelho que muitos evanglicos ficaram receosos de todo e qualquer tipo de envolvimento social.4 um Deus zeloso por sua obra

18

Cirillo F. Gomes, Antologia dos santos padres, pg. 66,67. Comisso de Lausanne, Evangelizao e responsabilidade social, v.2. Pg. 18.

1 2
E desta forma chegamos aos nossos dias. A igreja vive neste momento uma certa desconfiana quanto a se envolver em obras sociais, e isto provocado por estes ltimos movimentos extremistas. Algumas igrejas nessa atitude de desconfiana e com receio de se envolverem na obra de ao social, ficam paradas e inertes em meio de tantos problemas sociais, que fustigam a nossa sociedade, e deixando de por em prtica o amor que Jesus nos ensinou. 5. Amor prtico Qual deve ser nosso papel para esta sociedade: assim como podemos perceber no capitulo anterior nosso dever e trabalhar em amor ao prximo aproximando o do verdadeiro amor de Cristo motivando tais pessoas a abandonarem seus vcios e mazelas alarmante o facto de cerca de 800 milhes de pessoas, ou seja, um quinto da raa humana, so desamparadas e no tem as condies bsicas para sobreviver, e que milhares delas morrem de fome todos os dias. Milhes de outras pessoas no tem onde morar, no tem roupas, gua limpa ou cuidados mdicos; no tem oportunidades na rea de educao e emprego, e esto condenadas a levar uma existncia miservel, sem qualquer possibilidade de promoo pessoal para si mesmas ou para as suas famlias. Essas pessoas podem ser descritas como oprimidas pela desigualdade econmica brutal de que so vitimas e pelos diversos sistemas econmicos que provocam e perpetuam essa situao.5 existe no Mundo um grande nmero de pessoas oprimidas, muitas vezes em consequncia da prpria sociedade onde ns vivemos. Precisamos olhar para estas pessoas com o mesmo olhar que jesus olhou para a mulher samaritana para o gadareno enfim precisamos nos preocupar em ter uma ao neste nosso tempo em pro da vida. Eis uma oportunidade para pormos esse amor em prtica, fazendo ou colaborando num projeto de ao social em nossa comunidade local. Seja em uma escola da familia no posto de saude dando aulas de ginasticas para a terceira idade como igreja podemos ser util sem

Comisso de Lausanne, Evangelizao e responsabilidade social, v.2. Pg. 15.

1 3
irmos muito longe sem atravessarmos fronteiras basta querermos tranformar o ambiente em que vivemos faamos deste local nossa Jerusalem. No nos surpreende que Jesus Cristo tenha reflectido a compaixo de seu pai. Ele teve a compaixo dos famintos, dos doentes, dos despojados, dos proscritos. Teve compaixo das multides, porque eram pessoas aflitas e exaustas, como ovelhas sem pastor. E a sua compaixo resultou na aco adequada. Alm do mais, o primeiro fruto do Espirito Santo o amor (Gl. 5:22). ele, portanto, que d ao seu povo uma conscincia social sensvel, impelindo-o a se envolver totalmente com a assistncia humanitria, o seu desenvolvimento e a busca da justia social.6

Jesus deixou para nos um exeplo a ser seguido pois quando praticamos a aao social enfluenciamos seja nossa sociedade a caminhar de forma

humanitaria dando soluo aos probremas sociais presente sejamos um exemplo de igreja e pratiquemos o mesmo amor que nosso senhor Jesus praticou. Os cristos devem impregnar a sociedade no crist. Embora os cristos sejam (ou devessem ser) moral e espiritualmente distintos dos no cristos, eles no devem se segregar socialmente. Pelo contrrio a sua luz deve brilhar nas trevas, e seu sal penetra a carne em estado de putrefaco. A lmpada no produz efeito algum se for colocada debaixo da cama ou sob a tigela; tambm o sal de adianta se continuar dentro do saleiro. Os cristos, semelhantemente, ao invs de afastarse da sociedade, retirando-se para um lugar onde no conseguem afecta-la, devem mergulhar nela. A sua luz tem de brilhar, a fim de que se vejam as suas obras.7 No devemos esquecer que somos chamados a ser como luz e sal no mundo onde vivemos. E quando praticamo o amor divinal devemos recordar para que fomos chamados que possamos brilar e dar sabor aqueles que precisam da nossa ajuda A aco social e a evangelizao so como as duas lminas de uma tesoura, ou como as duas asas de um pssaro. Esta relao pode ser vista claramente no ministrio de Jesus, que no somente pregou o evangelho, mas alimentou os
6 7

Comisso de Lausanne, Evangelizao e responsabilidade social, v.2. pg. 17. John Stott, O cristo em uma sociedade no crist, pg. 97.

1 4
famintos e curou os enfermos. No ministrio de Cristo, o kerygma (proclamao) e a diakonia (servio), caminhavam de mos dadas. Suas palavras expunham suas obras, e suas obras dramatizavam suas palavras. Eram ambas as expresses de sua compaixo pelas pessoas. Assim tambm ambas deveriam expressar o seu amor. Ambas emanam do senhorio de Jesus, pois ele nos envia ao mundo tanto para pregar como para servir.8

Se proclamamos as boas nova do evangelho tambem precisamo falar do amor pratico de Jesus pelas pessoas. Desta forma podemos afirmar que os cristos no podem ficar somente, por pregar o evangelho s pessoas temos que ter disposio para atuarmos na sociedade e transformando assim nossa geraao de novas igreja em um celeiro de beno aos que procuram abrigo precisamos ento manifestar amor, servindo aos necessitados dandolhes a mesma oportunidade que nos foi dada por jesus. Jesus Cristo foi o maior e melhor evangelista e assistente social entre outras titulos que existiu at hoje, e realmente ns temos muito para aprender com ele. Ele testemunhou o amor e a compaixo de Deus atravs da sua maneira de viver. Que possamos sair de nossa zona de conforto e assumamos uma responsabilidade social. imagine um grande castelo rodeado por uma vala, a maior parte do tempo no h sinais de vida. As aldeias prximas no tm ideia do que se passar l dentro. Um dia, com um som estridente os ferrolhos so corridos, a porta abre-se e a ponte levadia baixada. La de dentro saem os crentes montados em carruagens brancas, arvorando estandartes de combate. Empunhando as suas lanas diante deles, atingem alguns descrentes desprevenidos, carregando-os triunfalmente, voltam para dentro do castelo. As enormes portas voltaram a fechar-se, os ferrolhos so corridos e a ponte levadia recolhida. Ento de novo, no se ouve nem se sabe mais nada daqueles que esto dentro do castelo..."9

8 9

Comisso de Lausanne, Evangelizao e responsabilidade social, v.2. Pg. 21. Fran Becktt, Traduzido do manual "Love in Action"

1 5
Que possamos viver a vontade de Deus que e boa perfeita e agradavel (romanos 12) e desta forma aplicarmos a sociedade tais valores do reino o qual nao e nosso Deus em sua infinita misericordia nos ordenou a falarmos e agirmos em amor ao proximo nao podemos viver em cavernas ou escondidos do mundo pois o evangelho epara todos. So poderemos divulgar a vontade de Deus se estivermos no centrode sua vontadecomo podemos perceber desde genesis Deus quer ter um

relacionamento justo com sua Criatura. Precisamos como crentes agir em beneficio da cruz. Pois cristo agiu em nosso favor por uma sociedade que deveria fazer a vontade daquele que os chamou para servir Desta forma podemos assim diser que so conceguiremos mudar a sociedade onde vivemos porque mudamos nosso viver por um testemunho ao qual devemos seguir como exemplo de vida. Jesus questionou os fariseu como agiremos quando estivermos diante do trono da graa. Qual sera nossa resposta referente ao descuido que tivemos com relao aos nessecitados. Se seguimos a biblia como nossa unica regra de fe epratica.

CONCLUSO

Depois de ter feito este estudo, baseado em uma pesquisa feita a Palavra de Deus e tambm a vrios livros, escritos por autores consagrados ao evangelho e com bastante autoridade para falar sobre este assunto, a concluso a que eu cheguei de que a ao social um mandamento dado por Deus sua igreja.

1 6
E como parte do corpode Cristo temos nosso papel aser cumprido nesta sociedade em nosso tempo que abramos nossos olhos e descrusemos nossos braos em favor dos nessecitados para que possamos ter uma resposta clara e objetiva perante nosso senhor o qual nos comicionou a irmos levar as boas novas do evangelho restaurador a uma sociedade sofrida. Que assim possamos em nossas igreja nao so viver o socialismo mas praticalo atravez de nossas vidas em favor daqueles que nosso senhor deu sua vida por resgates de muitos Concluimos este trabalho preocupado com o pouco que fazemos aos nossos irmaos que sofrem por nao ter onde abrigar ou recrinar suas cabeas. Que Deus proporcione a tua igreja o direito de estudar e pratica justia sociaol em pro do crecimento do reino dele. E que assim possamos deixar de ser homissos a vontade de Deus. Assim termino pedindo a deus sua benao sobre minha vida e familiares pr e amigos que me estruira a andar na verdade que e Cristo jesus e que esta verdade possa estar viva em nossos coraes.

Que a luz (verde) que temos recebido de Jesus e daqueles que foram fieis sua vida e mensagem irradie energia e poder para o mundo de escurido. As injustias na vida de tantas pessoas e nas estruturas de nossa sociedade no somente precisam ser denunciadas, como deve ser oferecida uma soluo o autntico poder de Jesus e sua cruz. Esta soluo primeiro tem que ser vivida por aqueles que a proclamam, s ento ter credibilidade.10

10

Jos Gallardo, O caminho da justia, pag. 72.

1 7
BIBLIOGRAFIA

BECKTT, Fran. Traduzido do manual "Love in Action". Londres: The Shaftesbury Society.

Comisso de Lausanne. Evangelizao e responsabilidade social. (Evangelism and social responsability). Trad. Jos Gabriel Said. So Paulo: ABU. 1983. 10 v., v.2.

FOLCH, G. Cirilo. Antologia dos santos padres. 2 ed. So Paulo: Edies Paulinas, 1979

SNYDER, Howard. Vinho novo odres novos. (The Problem of Wineskins Today). Trad. Norio Yamakami, Lucy Hiromi Kono Yamakami e Daniel Yoshmito. So Paulo: ABU, 1997.

STOTT, John R. W. O cristo em uma sociedade no crist. Rio de Janeiro: Vinde, 1989. HORTOLANO; Antonio A igreja do futuro: Coleo novo rumo Ed. Perptuo socorro

You might also like