You are on page 1of 10

Cadernos :: edio: 2001 - N 17 > Editorial > ndice > Resumo > Artigo AS (I)LIMITAES DA PESQUISA HISTRICA EM EDUCAO

Eduardo J Z Ayala Martha A. Zevallos Believe in me Because I don't believe in anything And I want to be someone to believe. Counting Crows " Mr Jones" in August and everything . Em termos gerais, este trabalho se deriva da necessidade de compreender o significado irrestrito da pesquisa histrica. Assim, questes relativas ao prprio conceito, s abordagens, aos fatos do passado e s fontes e suas respectivas crticas, fizeram parte de um todo que foi visto com uma curiosidade reconceitualizante. A partir desse intuito se traou o objetivo maior que norteou os passos deste estudo: Delinear as caractersticas terico-metodolgicas da inquirio histrica entendida como uma atividade de autntica reconstruo do passado.

1. A narrativa histrica: cincia ou fico? Em termos gerais, assume-se, aqui, que a funo bsica da pesquisa histrica consiste em estudar, sistematicamente, os fatos sociais considerados significativos para a humanidade e a cultura universal. Apresentar um argumento sobre o passado pressupe a descoberta e a interpretao dos indcios que deram origem aos atributos de um povo. Para tanto:

A ignorncia de fatos econmicos e polticos simples, assim como esta tendncia a "personalizar" os fatos, isto , identific-los com algum indivduo, ou " chefe" famoso, distorce a possibilidade explicativa da Histria. Esta distoro se produz precisamente naqueles casos em que tambm seriam importantes a reflexo e a informao sobre as relaes e situaes suprapessoais (BOGGIO et. al., 1973:61).
O produto da investigao, ento, deve ultrapassar a simples narrativa cronolgica e periodizada das realizaes, supostamente, conduzidas por protagonistas de notvel relevo. Uma atitude pessoal marcante , por via de regra, a natural decorrncia da permanente transformao social. Nada acontece isoladamente. Todo ato gerado pelo homem a espontnea culminncia dos desgnios de uma coletividade envolvida em aes concretas, reais, tangveis... Questes econmicas, polticas e ideolgicas (cultura e religio) devem ser examinadas cuidadosamente, visto que a interao delas condiciona as variaes dos eventos humanos, fazendo-os singulares em veemncia e repercusso. O tema do pesquisador da histria situa-se no passado. A esto todos os fatos que so objeto da sua curiosidade cientfica. inquirindo essa poca que se alcana a descoberta e, desta, a revelao do que houve num lugar e tempo precisos.

Ao passado apelaram todos os visionrios: os profetas, os utopistas, os filsofos da histria. Esta apelao no est vedada ao historiador, seno lhe exigvel. O passado, realmente, indagado pelo historiador desde a instncia subjetiva do presente, porm projetando essa indagao para o futuro (ROMERO, 1988: 23).

na instncia subjetiva do presente onde se desenvolve a atividade investigativa. Nela, efetua-se o julgamento dos acontecimentos que, noutrora, criaram pautas de conduta, monumentos seculares, embates devastadores, vises de mundo de todo tipo, concepes estticas das mais variadas... Deste modo, a pesquisa histrica define-se como um trabalho metdico de busca, no presente, para compreender e dar significado vida vivida. Nem o presente nem o futuro possuem imagem prpria. O primeiro uma experincia in processu: vida em curso. J, o segundo no passa de uma mera virtualidade: vida a ser vivida. Contudo, ambos representam uma permanente possibilidade histrica, isto , passveis de responder com particulares circunstncias do passado. Se o papel do historiador consiste em descobrir e explicar o que foi que realmente aconteceu, no h dvida que o far tendo como referncia o campo de significados da sua prpria cultura. As dimenses significantes de um fenmeno social, nesse caso, sujeitam-se interpretao ecltica. Os homens e as suas criaes tornam-se fontes de uma historiografia que registra um pretrito que oscila entre o singular ou personalista (gnios, obras primas) e o contextual ou holstico (aes coletivas). Ento, qual a histria verdadeira? No h dvida: a ideologicamente tolerada, mais conhecida como histria oficial, aquela que de edio em edio sofre acmodos e reacmodos, acompanhando o compasso do vaivm dos grupos governantes dos pases. A propsito, VERISSIMO na sua exposio memorialstica, ilustra magistralmente essa prtica:

Em 1937 a editora exigiu a maior e melhor parte de meu tempo. Nesse ano publiquei um pequeno livro para crianas, As Aventuras de Tibicuera. Meu objetivo fora contar, paralelamente com as proezas dum ndio imortal, as aventuras do Brasil. A coisa acabou sendo uma fico duma fico, uma vez que tomei como base a verso oficial escolar da Histria do nosso pas. A Histria verdadeira de qualquer nao do mundo jamais poder ser contada (1975: 263).
O sistema educacional de todas as latitudes tem o singular hbito de veicular, subrepticiamente, por intermdio dos programas escolares, uma especfica normativa oficial. Por detrs do currculo explcito, h um outro oculto e subentendido. O primeiro, legitima e inculca os valores que se derivam das expectativas do grupo hegemnico, seja qual for o preceito ideolgico que este professe; o outro, pela sua inconvenincia, banido do espao do saber. As disciplinas da rea de cincias sociais, e entre elas a Histria, so passveis de sofrer alteraes capciosas para justificar os interesses mais escusos da classe dominante. Esta subservincia do contedo de ensino torna apcrifo o conhecimento e alienada a aprendizagem. O ceticismo de Verissimo sobre o conhecimento indubitvel da Histria verdadeira compreensvel. A verso oficial escolar da Histria do nosso pas apresenta-se nos livros didticos como algo mtico, pico, grandioso demais, bastante afastada do cotidiano dos homens e precariamente prxima da fico literria. Portanto, se a indagao desemboca numa historiografia que para ser aceita depende do reconhecimento ideolgico, ela corre o aparente risco de perder seriedade cientfica perante aqueles com convices diferentes. Para estes a histria verdadeira outra, enquanto que a oficial no vai alm de uma simples narrativa ficcional. Porm, quem garante que a outra histria nooficial a verdadeira? Esta controvrsia, Bismarck, parece t-la resolvido com a seguinte frase: O principal fazer histria, no escrev-la. Muitos narradores com disposio para a prosa literria preferem ser chamados de contadores de histrias e no de romancistas. A propsito, o prefcio de Lzaro aponta nessa direo:

Esta uma histria que combina o imaginrio e o real. O narrador tem alterado nomes, personagens e situaes de acordo com as exigncias da sua tarefa, mas os fatos que aparecem aqui so histricos... Esta uma histria que se desenvolve no Per... Esta uma histria da revoluo do povo... Esta uma histria americana do forte e o dbil, do amor e o dio, da

violncia e a esperana, da agonia de existir ao acaso, da injustia da justia, do abatimento e a ressurreio, da morte e a vida... Dito o dito, a histria, pode ser contada (ALEGRA, 1973: 17).
Alegra, nesse breve prlogo, utiliza seis vezes o termo histria, nenhuma vez as palavras fico, prosa, narrativa ou romance. Para designar a natureza literria da sua obra utiliza uma vez o vocbulo imaginrio; no entanto, resiste explicitamente em admitir que ela (sua obra) se desenvolve no plano ficcional. Diz que tem feito alteraes em alguns componentes do enredo, porm no deixa de salientar que os fatos... so histricos, consequentemente reais. A este respeito, Balzac afirmava que a fico era a histria privada das naes. Pois , parece que no lhe faltava razo. No obstante, quando o escopo do debate o alcance da cincia do passado, a prudncia de Ricoeur parece ser a mais aconselhvel:

A histria e a fico referem-se ambas ao humana, embora o faam na base de duas pretenses referenciais diferentes. S a histria pode articular a pretenso referencial de acordo com as regras de evidncia comum a todo o corpo das cincias... as narrativas de fico podem cultivar uma pretenso referencial de outro tipo, de acordo com a referncia desdobrada do discurso potico. Esta pretenso referencial no seno a pretenso de redescrever a realidade segundo as estruturas simblicas da fico (Apud DE DECCA, 1998: 18).
Embora a investigao histrica se realize no terreno da evidncia, impossvel que ela venha a estabelecer certezas sobre o acontecido. O mximo que a historiografia tem a oferecer uma narrativa que tenda reduo das incertezas. A prosa literria, por outro lado, refere-se realidade recorrendo s estruturas simblicas da fico, ou seja, a trama de um romance ou um conto, possuem formas inerentes a sua elaborao. O flash back, o monlogo interior, a identidade relator-personagem, o recurso fantasia ou ao realismo so, por exemplo, alternativas que outorgam uma enorme flexibilidade ao trabalho do narrador. Ele se sente a vontade para relatar o acontecido sem recorrer s amarras cientficas da inquirio histrica. Permite-se todos os malabarismos e irreverncias com a realidade. Em A festa do bode, Vargas Llosa retrata com extraordinria habilidade os trinta e um anos de tirania do generalssimo Rafael Leonidas Trujillo Molina, ditador da Repblica Dominicana de 1930 a 1961. Esse romance, alm de reunir todas as tcnicas narrativas, , sem sombra de dvidas, fruto de uma acurada pesquida documental. Surpreendentemente, aproxima-se dos acontecimentos com maior veemncia que as biografias e os tratados de histria publicados, at hoje, sobre os atos desse hipntico personagem. Qui, em virtude disso, o referido escritor peruano, afirme que a literatura conta a histria que a histria que escrevem os historiadores no sabe nem pode contar (VARGAS LLOSA, 1996:13). 2. Sobre as abordagens: possvel um pluralismo sem dialeticidade? Para Mannheim, todo conhecimento histrico estabelece-se numa viso radical do historicismo relativista; pois no existe nenhuma afirmao sobre a histria na qual no penetre a posio filosficohistrica do sujeito observador. Esta posio, por sua vez, depende de (ou est vinculada a) certas camadas sociais e sua dinmica. Estas diferentes representaes da histria (Geschichtsbilder) no so contraditrias: elas circundam o mesmo objeto a partir de posies diversas (Apud LWY, 1988:77). De fato, o relato histrico , afinal de contas, a conseqncia lgica de uma opinio. o produto de uma cognoscibilidade valorativa dos eventos sociais. Assim, se um ajuizamento se efetua sob o cnon do positivismo objetivo e neutro; o que fazer? Muito simples, resta-nos a prerrogativa de concordar ou no com ele. Este critrio tambm extensivo a outros enfoques. A dialtica do materialismo histrico que se fundamenta no economicismo dos modos de produo ou a interpretao subjetiva, relativista, polissmica e sempre inacabada so, por exemplo, igualmente viveis na reconstituio e na compreenso das realizaes humanas. A moderna Escola Francesa dos Annales outra instigante abordagem por ser entendida como uma

revolta contra a estreiteza da histria positivista e a abertura de novos caminhos para o conhecimento das sociedades utilizando-se de cincias afins. A sociologia, a antropologia, a demografia foram as disciplinas que mais contribuies metodolgicas trouxeram, mas tambm a psicologia social, a psicanlise e a lingstica tm, freqentemente, dado suporte a autores e temticas da nova histria. Da a utilizao de novas fontes, a ampliao destas e o recurso ao que fora desprezado pelos historiadores tradicionais (PEIXOTO, 1990: 48).
Esta proposta, muito em voga nos dias de hoje, traz, sem dvida, uma contribuio salutar. Amplia, com o recurso interdisciplinar, a percepo metdica do modus vivendi dos mais diversos povos e suas correspondentes geraes. Isto, porm, no significa que tal Escola possua, em definitiva, a nica viso plausvel. , isso sim, mais um novo procedimento que no invalida a adoo de outras correntes investigativas. Contudo, a soluo ecltica pura e simples, entendida como justaposio de diversos procedimentos de busca, sem antagonismo nenhum, no a mais adequada. Ou, ento, a sntese de posies diferentes, supostamente sensata, no conduz, efetivamente, a uma sisuda interpretao histrica. Quem pensa ao contrrio divaga na simplicidade das boas intenes, quando no da ingenuidade. Convvio aptico e fuso de vises diferentes, at conflitantes, pura quimera, uma burda quebra da dialeticidade, da polmica que engendra toda dvida cientfica: gnese e razo de ser de qualquer pesquisa. Quando Mannheim afirma que posies diversas no so contraditrias, cogita, ipso-facto, que qualquer narrativa histrica insere-se na verdade do acontecido, sem dar margem a verses adversas e instalando, assim, o monismo da sntese consensualista. Acredita-se que melhor seria estimular o debate edificante das diferenas metodolgicas. Ver no pluralismo o acesso abertura gnosiolgica, preservando, destarte, a luta permanente dos contrrios. Nas cincias sociais no h lugar para a similaridade de percepes mas, sim, para a diversidade que resulta da prtica controvertida da apreenso da dinmica do mundo dos homens.

O homem no tem natureza, o que tem histria; porque histria o modo de ser de um ente que constitutivamente, radicalmente, movimento e mudana. E por isso no a razo pura, eletica e naturalista a indicada para entender o homem (...) O homem "um desconhecido" e no nos laboratrios onde ser identificado. Tem comeado a hora das cincias histricas! A razo pura tem que ser substituda por uma razo narrativa. O homem hoje o que porque ontem foi outra coisa. Ah! Ento, para entender o que hoje basta com que nos contem o que foi ontem. Basta com isso e aparece transparente o que hoje estamos fazendo. E essa razo narrativa "a razo histrica" (ORTEGA y GASSET, 1983: 121-122).
Para Ortega e Gasset, nesse caso, captar a realidade das coisas em estado constante, ajustase mais s pretenses das cincias naturais. Na fsica, a qumica ou a biologia se observa uma realidade invarivel com o intuito de detalhar as suas caractersticas. O imperativo da razo pura, eletica e naturalista, por conseguinte, baseia-se na tese da unidade e imobilidade absolutas do ser ; condies essenciais para o delineamento do feitio particular do objeto em estudo. Por outro lado, a razo histrica se processa pela razo narrativa. Relatar o movimento e a mudana acerca da vida dos homens de ontem, implica entender o presente e, possivelmente, vislumbrar o futuro. O ser humano e suas realizaes constituem uma dualidade em transformao permanente, o que ele e faz hoje revela, unicamente, o natural prosseguimento da obra das geraes que o antecederam. mais que notria a acentuada afinidade entre a razo eletica e o mtodo cientfico das cincias naturais e exatas. Este, quando utilizado na pesquisa social, carrega o distintivo da atualmente denominada abordagem quantitativa que

apresenta trs caractersticas bsicas: primeiro, defende o dualismo epistemolgico, ou seja, a separao radical entre o sujeito e o objeto do conhecimento; segundo, v a cincia social como

neutra ou livre de valores; e terceiro, considera que o objetivo da cincia social encontrar regularidades e relaes entre os fenmenos sociais (SANTOS F, 1997: 23).
Doutra parte, a razo histrica de Ortega e Gasset est balizada pelas categorias do procedimento cientfico da chamada abordagem qualitativa. Ela mantm uma maior sintonia com os caracteres das cincias sociais e humanas e, portanto, da histria, o direito ou a educao. No existe distncia alguma entre o sujeito-pesquisador e o objeto do conhecimento; ao contrrio, ambos preservam a unicidade epistmica. O ser humano , simultaneamente, sujeito e objeto da investigao ou, como diz Smith, o estudo de ns mesmos (Apud op.cit: 25). A indagao sistemtica sobre o passado no envolve a busca de leis, mas, fundamentalmente, de uma compreenso profunda das idiossincrasias dos mais diferentes povos que habitaram este mundo. Embora haja uma certa coerncia nas colocaes acima expostas, no aconselhvel seguir ao p da letra esse desiderato. A bifurcao do paradigma quantitativo-qualitativo no vai alm de um raciocnio simplista. Essa tentativa dicotomizante pretende instalar um dualismo apcrifo e estereotipado (objetivo/ subjetivo, explicativo/compreensivo, normativo/prescritivo, factual/valorativo, dedutivo/indutivo, etc.) e, desta forma, desagregar a reflexo da mensurao. Qualquer abordagem, enfoque ou mtodo de investigao cientfica contm ingredientes factuais e valorativos. No existem pesquisas exclusivamente quantitativas nem qualitativas. H, sim, pesquisas mais quantitativas do que qualitativas e vice- versa. At nossos dias, ningum demostrou com limpidez meridiana o limite entre ambas. A indagao mais eletica e naturalista no se livra dessa afirmao. Veja-se um caso: uma acadmica do Curso de Medicina Veterinria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), efetuando uma observao assistemtica no setor ps- operatrio de pequenos animais, concluiu que o antdoto bloqueia com maior rapidez a patognese quando o procedimento curativo vai alm da dosagem medicamentosa. No momento em que se fala em rapidez ou dosagem recorre-se a categorias de tempo e proporo, isto , quantitativas. Porm, ir a alm da simples prtica clnica indigita, sem dvida alguma, horizontes conceituais tipicamente qualitativos como cuidados especiais ou afeto perseverante pelo animal em convalescena. No cotidiano da educao escolar, uma atividade tida como predominantemente qualitativa, apesar das inmeras tentativas para desquantificar o processo comprobatrio da aprendizagem ( avaliao emancipatria, qualitativa, mediadora, do ato do amor...), o que realmente se conseguiu foi consolidar o significado de medida; da contraposio entre o adequado e o inadequado, do mais e o menos; gerando, assim, uma estatstica oscilatria entre esses dois plos (escalas nominal e ordinal). Sabe-se que as tradicionais notas e conceitos no traduzem, de fato, o verdadeiro desempenho dos alunos por serem o resultado subjetivo do aferimento do professor, mas o uso deles, por enquanto, parece ser mais que pertinente. 3. Os fatos histricos: eles ainda produzem conseqncias? A ao feita fato; aquela a ser feita factvel. A pesquisa histrica lida com fatos, isto , com realizaes humanas j ocorridas num lugar especfico, em circunstncias e pocas irreversveis. O homem vtima ou beneficirio dos resultados materiais por ele e com ele gerados na sua contnua relao com um mundo temporalmente definido:

um fato pode ser considerado como de importncia histrica quando produziu conseqncias. Esclarecemos imediatamente, por precauo, que todos os fatos tm as suas, mas que estas so mais ou menos considerveis numa escala humana, submetida, de resto, a uma constante reviso (GLENISSON, 1979: 127).
Ampliando a citao supra e de maneira bastante apriorstica, assume-se, aqui, que nos dias de hoje se vive as conseqncias do impacto de inmeros fatos notoriamente distribudos em duas vertentes. H os que, vistos a partir da contemporaneidade, simplesmente, retratam os avanos e as restries atingidos por um povo em pocas anteriores; outros, transcendem a sua condio pretrita e prolongam, com relativa repercusso, seus efeitos at a atualidade. Aqueles so

merecedores da admirao ou a indiferena; estes, fontes de inspirao para reafirmar projetos pessoais ou coletivos. A importncia histrica de ambos tipos de fatos, sujeita-se a uma constante reviso oriunda da pesquisa e a reflexo crtica do historiador. Em razo disso, ele quem define a intensidade das conseqncias ocasionadas pelas criaes humanas; sem desmerecer, naturalmente, a diletante contribuio de outrem. Machu Picchu , como evidncia histrica; pertence primeira vertente. uma imensa cidadela que consagra sua existncia secular de forma inclume, como inacreditvel feitura de uma civilizao que se oferece quieta ao julgamento permanente das geraes que se sucedem. Constituda por

hemiciclos que parecem assentar-se nas ladeiras erguidas e bosques frondosos, mais que como obra do homem, como natural anfiteatro nas rduas vertentes do Vilcabamba e brota das pedras milenares uma mensagem feita de silncio e de mistrio ( BELANDE, 1988: 9).
A ardente prosa de Belande condensa uma embriagadora venerao pela cidade perdida dos incas. o homem de hoje que sucumbe diante do esmagador encanto arquitetnico de ontem. Machu Picchu est a onipresente e portentosa, irradiando um sereno enigma para a posteridade. Ela um fato e, como tal, representa a operosa fora criadora de um povo. Detrs de sua grandeza megaltica misturam-se a vontade e a fadiga de milhares de obscuras figuras humanas que a ergueu com tamanha perfeio. Decerto, a nobreza incaica, a classe sacerdotal ou a alta hierarquia militar no foram os que levaram de rastos as imensas pedras de sua estrutura. Como geralmente acontece na histria, foi o homem do povo, o mais comum do conjunto social quem instalou Machu Picchu no cume de uma montanha andina. E, da que presta testemunho sobre a vitalidade de uma raa que desconheceu a fome e o ultraje, mas que, infelizmente, no conseguiu evitar a agresso perversa do homem branco que, segundo Tudorov, em nome de Deus e do Rei da Espanha, cometeu o maior genocdio da histria da humanidade. Por outro lado, os fatos que ultrapassam a sua singularidade de tempo ido e projetam, at inopinadamente, seus efeitos concretos aos momentos atuais, situam-se dentro da segunda vertente. Causa perplexidade observar, por exemplo, que aps de quase seis dcadas do fim da mais execrvel pgina da histria da humanidade ainda ecoem, hoje, as repulsivas consignas do nazismo. A segregao racial, a xenofobia, o preconceito sexual, cultural e religioso, o dio irracional e outras inominveis manifestaes de intolerncia coexistem com um mundo dilacerado pela fome, as doenas e a pobreza endmicas. Insinua-se, manhosamente, a preeminncia da raa ariana como sinnimo de progresso e de um dourado porvir para o gnero humano. E tudo isto sob o manto protetor da democracia. Ou seja, a condescendncia das liberdades democrticas desempenhariam uma funo provisria: o tempo suficiente que o neonazismo precisasse delas para instaurar sua abjeta tirania. A democracia seria o meio; a sua anulao, o fim. O Demo-Kratos, entendido como a soberania exercida pelo povo, sucumbiria diante da necedade do autoritarismo de uma raa supostamente onmoda. Grupelhos latino-americanos como o Nuevo Triunfo, da Argentina, a Ao Integralista Brasileira, o Orgullo Skinhead, do Uruguai, o En el Sur del Mundo, do Chile ou o Movimento Nacional-Socialista Peruano; representam um anmico saudosismo pelo fhrer (Seig Heil) e uma averso impiedosa pelo semitismo (limpemos o mundo deste maldito sionismo). Esquecem-se, com surpreendente candura, que a identidade tnica deste continente possui a maior fora interracial do planeta, onde as futuras geraes, a despeito de qualquer subestima, avanam na direo de um nico tecido biolgico universal, fruto da natural miscigenao historicamente inevitvel. Alm desse hitlerismo tupiniquim a mdia surpreende o mundo com a ascenso da ultradireita austraca com tintes neonazistas. O pas onde nasceu Hitler conferiu ao Partido da Liberdade de Joerg Haider o segundo lugar nas eleies parlamentares de 3 de outubro de 1999. Nada menos que a maior votao obtida por um poltico racista e xenfobo da II ps-guerra que, explicitamente, exala repulsa pelos estrangeiros e enaltece a poltica econmica do III Reich. No

bastasse isso, em 13 de maio de 2001, o magnata Silvio Berlusconi escolhido por uma coalizo de centro-direita, que inclui grupos neofacistas, primeiro ministro da Itlia. Por enquanto, apregoa reestudar as leis de imigrao; belssimo eufemismo para esconder as suas intenes xenofbicas. Tremenda "faanha", com certeza, deve ser um blsamo para o orgulho ferido de alguns nacionalistas romnticos que, atualmente, ainda "duvidam" se o holocausto foi judeu ou alemo. Ou, quem sabe, um estmulo para os chauvinistas que vem no separatismo a forma mais apropriada de consolidar um arremedo da cultura eurocntrica no sul do Brasil. A propsito, VARGAS LLOSA nos relata que os fanticos

andam soltos tambm pela Europa nestes dias, tratando de criar ordens sociais to perigosas e estpidas como a dos fundamentalistas islmicos do Meio Oriente. Saem caa dos turcos, os ciganos, os judeus, os rabes e de quem tem outra cor de pele ou fala uma lngua diferente. O "estrangeiro" tem sido sempre o inimigo para o homem de esprito tribal, para o primitivo que vive em perptuo pnico das nebulosidades exteriores, do desconhecido e diferente. O fato de que estes grupos racistas e xenfobos sejam minoritrios e que meream o repdio da imensa maioria no deveria tranqilizar ningum. O fascismo, o nazismo, o comunismo foram isso, no princpio: pequenos bandos de inspirados, convencidos de uma verdade to contundente que podia ser inculcada a todo o mundo a sangue e fogo. Para que este mundo promiscuo e desordenado seja, finalmente, justo e perfeito (1994: 83-84).
A f irredutvel e a moral radicalizada descaracterizam a essncia da espcie humana, enfraquece a espontaneidade e o natural convvio inerentes ao instinto gregrio. Torna quele que o professa num ser diferente entre seus congneres, numa possibilidade a ser imitada ou, ento, num fariseu desprezvel. A mstica intransigente , de fato, assustadora pela sua imprevisibilidade, pois dela que resultam tanto o herosmo e o fanatismo , quanto feitos altrustas e crimes inefveis. O passado remoto dos incas que sobrevive em Machu Picchu e, o mais recente que diz respeito a aventura nazista, so dois fatos histricos com dinmicas prprias. Acompanhando o j citado raciocnio de Glenisson, observa-se que ambos tem importncia histrica para compreender as ilimitadas facetas das aes humanas. Eles produziram conseqncias que vo desde suas extraordinrias organizaes scio-econmicas at as agresses irracionais com vtimas e vitimrios caractersticos, em tempos e espaos bem definidos e com objetivos bastante claros: a cobia e o preconceito. Ainda, uma constante reviso desses dois acontecimentos leva a concluir que a invaso ibrica ao imprio incaico, com toda a crueldade que a caracterizou, deu passo ao surgimento de uma nova verso tnica, que Haya de la Torre designa de raa csmica. J, a desventura irreversvel, triste legado da obtusidade nazista, reserva um espao de reflexo sobre a estupidez inscrita na intolerncia, na violncia e no predomnio de uma bandeira da barbrie. O holocausto judeu, a devastao nuclear em Hiroxima e Nagasaki ou as experincias franquensteinianas com ciganos e homossexuais cometidas pelo diablico bistur do Dr. Menguele, jamais devem ser esquecidos pelos que detestam o autoritarismo e amam a liberdade. Desculpe prezado leitor, mas s vezes no possvel disfarar a indignao. At parece que, nesta parte do artigo, foi adotada a digresso como mtodo de anlise e exposio. O que fazer, se perante semelhantes violaes executadas contra a cultura e a vida dos homens no existe um minsculo atenuante que justifique tamanho absurdo? Nas escolas de todos os nveis e orientaes, a funo precpua dos professores est acima da mera transmisso de conhecimentos. Eles, potencialmente, so os agentes mais indicados para incentivar o debate permanente sobre temas de grande significncia histrica. O racismo um deles, uma vez que

a escola vai produzindo individualidades, construindo hierarquias, estabelecendo diferenas e faz isso porque funciona dentro do que aqui chamamos de lgica do racismo. E que lgica essa? Segundo Foucault, a lgica que classifica, que normatiza, que hierarquiza e centraliza. a lgica em que s um bom, puro, normal. a lgica que separa, estigmatiza,

exclui. A lgica que manda para fora o diferente. Essa lgica que funciona dentro da escola fabrica nossa subjetividade, fazendo viver algumas prticas e deixando morrer outras ( CERVI, 1998: 17-18).
A lgica do racismo impe dois valores antpodas: um, o da superioridade; o outro, o da inferioridade. Este estatuto salta aos olhos no cotidiano da vida universitria. Na UFSM, no poucas vezes, se assiste ao "natural" distanciamento entre alunos gachos de origem europia e outros de pele mais escura, de procedncia norte-nordestina ou estrangeira. Ou, ento, corriqueiro ouvir expresses como: "sou alemo sem nenhuma mistura", "os meus avs pelos dois lados so italianos puros", "ns, aqui no sul, trabalhamos feito doidos, enquanto que os cabeas chatas, de l acima, fazem carnaval o ano todo", "eu sou bem bugre, brasileiro mesmo, graas a Deus! "... Enfim, vo se estabelecendo as diferenas ... Entretanto, cabe aos bons mestres a rdua tarefa de levar conscincia de seus pupilos a mensagem de igualdade na esfera nica da identidade nacional: a do povo brasileiro. 4. As fontes e suas crticas: subsdios ou problemas de pesquisa? O relato de testemunhas oculares e as peculiaridades dos objetos que podem ser examinados de forma direta, so valiosos subsdios para a reconstituio do passado (fontes primrias). A transmisso oral de pessoas que ouviram narraes advindas de protagonistas de eventos marcantes , do mesmo modo, bastante relevante (fontes secundrias). Agora, servir-se com absoluta determinao de uma fonte implica, necessariamente, a prvia constatao da sua autenticidade (crtica externa). Mas, a pura e simples verificao da fidedignidade s representa um dos primeiros passos da pesquisa histrica. Documentos ou cermicas podem ser autnticos e as verses orais comprovadamente verdadeiras; porm, qual a contribuio que essas provas oferecem para o enriquecimento da produo historiogrfica? No resta dvida: s a bagagem de conhecimentos tericos, a experincia indagativa e a mente perspicaz do historiador, so os melhores predicados para julgar o mrito delas (crtica interna). As colocaes acima so bastante clssicas no jargo da cincia histrica; contudo, algumas consideraes sobre elas so mais que necessrias. Por exemplo, com o avano das cincias afins, a histria transps quase todas as avaliaes que exige a fidedignidade das fontes primrias materiais. O prprio, contudo, no acontece com as informaes orais fornecidas direta ou indiretamente. Vejamos o seguinte trecho: Tenho considerado obsessivamente a oralidade como uma coisa absolutamente peruana. Eu creio, sigo acreditando, que os peruanos so maravilhosos narradores orais e que so seres que substituem a realidade, realmente a substituem, por uma nova realidade verbal que transcorre depois dos fatos (ECHENIQUE, 1994: 29-30). Mesmo que os peruanos sejam maravilhosos narradores orais preocupa, ao mesmo tempo, que no consigam superar a crtica externa por reemplazarem a realidade por uma nova realidade verbal. Justifica-se esta atitude por dois motivos. Primeiro, toda descrio de acontecimentos ouvidos ou vividos submete-se a uma apreciao que se deriva de uma particular subjetividade alicerada na cultura e na experincia do informante. Segundo, existe, por parte da fonte, uma natural necessidade de cultuar a prpria auto-imagem e, assim, elevar a sua participao ou a do confidente a um patamar, de ordinrio, admirvel, diria-se quase herico . Nessas circunstncias, so poucas as alternativas ao alcance do pesquisador. Uma, seria deixar fluir a suspeita e a intuio diante do relato e; outra, conferir especial credibilidade s revelaes que guardam maior coincidncia. Para este fim, ento, sugere-se entrevistar tantos informantes quantos necessrios forem s exigncias da elucidao do problema de pesquisa, obviamente. Considera-se, tambm, importante o devido papel que as fontes histricas devem desempenhar no processo de compreenso dos eventos humanos. Reconstruir o passado a partir dos significantes de uma evidncia no to instigante quanto compreender o presente como consequncia das especficas circunstncias que o provocaram. A propsito, para Nora

toda a poca positivista acreditou que a existncia das fontes e a possibilidade do seu exame exaustivo ditavam a problemtica histrica, quando a inversa que verdadeira; a problemtica que faz nascer as fontes, praticamente inesgotveis (Apub CARBONELL, 1981:127).
Com efeito, no preciso apresentar um argumento de maior alcance para confirmar algo patente e claro demais. O raciocnio de Nora insere-se na lgica convencional da cincia, visto que o conhecimento fruto da dvida, do persistente questionamento que induz problematizao. Qualquer assero consistente sobre o passado produto de uma preocupao que gira em torno do prurido do hoje e do agora. Por outras palavras, as fontes confirmam os fatos e, a compreenso destes, reduz as incertezas do problema de pesquisa. No Programa de Ps-graduao em Educao da UFSM, pioneiro no pas, encontra-se em fase conclusiva uma tese de doutorado que pretende resgatar, desde os primrdios at os dias de hoje, a belssima trajetria do programa em meno. O autor conta que a curiosidade inicial sobre o tema foi grande e que, com o decorrer do tempo, se tornou obsessiva; enfim, numa meta a ser atingida, numa suspeita (problema) a ser desvendada. A pesquisa, de feio eminentemente histrica, s est, por enquanto, inacabada porque as fontes documentais e orais acham-se, lamentavelmente, dispersas. No entanto, o processo investigativo acompanha a formalidade do trajeto epistmico; isto , do problema constatao criteriosa.

BIBLIOGRAFIA ALEGRA, Ciro. Lzaro. Buenos Aires: Losada, 1973. BELANDE, Victor Andrs. Unidad de la historia del Per. In VARCRCEL, Carlos Daniel et. al. Historia general de los peruanos. Lima: Peisa, 1988. BOGGIO, Ana et al. Cuesta Arriba Cuesta abajo?: Un Anlisis crtico de los Textos de lectura de Primaria. Lima: Desco, 1973. CARBONELL, Charles-Olivier. LHistoriographie. Paris: Presses Universitaires de France, 1981. CERVI, Gicele. Relaes de poder-saber na escola e a lgica do racismo. Brusque: Revista da Feben03, pp. 13-21, 1998. DECCA de, Edgar Salvadori. Questes terico-metodolgico da histria. In Saviani Dermeval et. al.(orgs), Histria e histria da educao: O debate terico metodolgico atual. So Paulo: Autores Associados, 1998. ECHENIQUE, Alfredo Bryce. confesiones sobre el arte de vivir y escribir novelas. In Los mundos de Alfredo Bryce Echenique. Lima: PUC, 1994. GLNISSON, Jean. Iniciao aos estudos histricos. So Paulo-Rio de Janeiro: Difel, 1979. LLOSA, Mario Vargas. Desafios a la libertad. Lima: Peisa, 1994. _____ La verdad de las mentiras: ensayos sobre la novela moderna. Lima: Peisa, 1996. LWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen. So Paulo: Busca Vida, 1988. ORTEGA Y GASSET. Sobre la razn histrica. Madrid: Revista do Occidente en Alianza Editorial, 1983.

PEIXOTO, Ana Maria Casassanta. Resenha: A histria nova de LE GOFF, Jaques. In Contribuies das cincias humanas para a educao. Braslia: Em Aberto, INEP, 1990. ROMERO, Jos Luis. La vida histrica. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1988. SANTOS FILHO, Jos Camilo dos. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmtico. In Silvio Snchez Gamboa (org.), Pesquisa educacional: quantidade qualidade. So Paulo: Cortez, 1997. VERISSIMO, rico. Solo de clarineta: memrias. Porto Alegre: Globo, 1975.

Fonte: http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2001/01/a8.htm Em 24-8-2013

You might also like