You are on page 1of 36

LOGSTICA FARMACUTICA

Central de Abastecimento Farmacutico


Unidade que tem por finalidade manter e abastecer de modo dinmico os estoques de materiais (medicamentos e produtos afins) com qualidade e quantidades adequadas, economicamente desejveis no momento oportuno.

Logstica de Materiais
o processo de planejamento , implementao e controle do fluxo eficiente e eficaz de matriasprimas,estoques de produtos semiacabados e acabados, bem como de fluxos de informaes a eles relativo, desde a origem at o consumo, com o propsito de atender aos requisitos dos clientes.(Council of Logistics Management )

CICLO DA LOGISTICA
1. SELEO 2. PROGRAMAO 3. AQUISIO 4. ARMAZENAMENTO 5. DISTRIBUIO 6. DISPENSAO

PR-REQUISITOS PARA COMPRAR BEM 01 - O que vamos comprar ?

02 - Para que vamos comprar ?


03 - Como vai ser utilizado ? 04 - Para quanto tempo vamos comprar ? 05 - Que fatores podero contribuir para oscilaes no mercado ? 06 - Quais os riscos de no comprar ? 07 - Quanto vamos comprar ? 08 - Quais so os fornecedores ? 09 - Qual o tempo da reposio ? 10 - Como vamos comprar ? 11 - Onde vamos armazenar ?

Aquisio em rgos Lei 8666/93 - Licitao

pblicos-

PRINCPIOS
Procedimento Formal Publicidade de seus atos Igualdade entre os licitantes Sigilo na apresentao das propostas Vinculao ao edital Julgamento Adjudicao compulsria ao vencedor

Modalidades de Licitao
Concorrncia. Tomada de Preos. Convite. Prego : Presencial ou Eletrnico.

Dispensa de Licitao
Emergncia

Inexigibilidade de Licitao
Aquisico de produtos exclusivos

Armazenamento

o segmento da administrao de materiais responsvel pelas atividades de movimentao e estocagem dos materiais passveis de utilizao pela instituio. A movimentao de material a atividade voltada para o recebimento e a sua expedio

Objetivos do Armazenamento de Medicamentos


Receber medicamentos de acordo com as especificaes determinadas nos processos de programao e aquisio. Estocar os medicamentos dentro das condies recomendadas, respeitando as especificidades, incluindo a segurana da equipe e do ambiente de trabalho. Assegurar a localizao de forma pronta, gil e inequvoca; Preservar a qualidade dos produtos.

Tcnicas de armazenamento

Estrado Empilhamento Ordenao dos estoques Identificao Equidistncia

EMPILHAMENTO

ARMAZENAMENTO

PRODUTOS TERMOLABEIS

MEDICAMENTOS CONTROLADOS

DISPENSAO POR CDIGO DE BARRAS

REA FSICA (ESTRUTURA) 1- Local ventilado, temperatura ambiente ou fresco ( de 8 a 25C); 2- Geladeiras para medicamentos termolabeis; 3- Paredes e pisos revestidos com materiais lavveis; 4- Evitar insolao direta sobre os produtos, 5- Localizao que possibilite fcil acesso para carga e descarga;

PARA QUE PADRONIZAR MEDICAMENTOS E MMH ?

QUAL A IMPORTNCIA DE CONTROLAR O ESTOQUE?

QUAL A MELHOR MANEIRA DE CONFERIR OS ESTOQUES?

PARMETROS PARA COMPRA A) Com relao ao tempo de processamento interno; B) Com relao ao tempo estocado ( quantidade) C) Consumo mdio Mensal

Instrumentos Gerenciais
Curva ABC Custo x A B C 80% 15% 5% itens 5% 15% 80%

Curva XYZ X- Produtos com elevado numero de similares, a falta no interfere no tratamento Y- Produtos com presena de semelhantes no hospital, interfere no tratamento Z- Produtos vitais.

SISTEMA DE DISTRIBUIO DE MEDICAMENTOS E M.M.H


Sammara Tavares Nunes
Coord. Central de Abastecimento Farmacutico CAF/HUWC

Importncia do Sistema de Distribuio Racional Eficiente Econmico

Objetivos de um sistema de distribuio: 1.Reduzir erros de medicao; 2.Racionalizao da distribuio; 3.Aumentar o controle dos itens; 4. Reduzir os custos; 5. Aumentar a segurana para os pacientes.

Tipos de Sistema de Distribuio de Medicamentos


SISTEMA DE DISTRIBUIO COLETIVO

Prescrio mdica

Enfermaria transcreve a prescri prescrio

Pedido Farmcia

Administrao do medicamento

Estoque Estoque na na Enfermaria Enfermaria

Envio Enfermaria

Roteiro

Sistema Coletivo
Vantagens 1. facilidade de acesso dos itens para uso imediato; 2. pouco volume de requisies; 3. recursos humanos e infra-estrutura da farmcia reduzidos; 4. ausncia de investimento inicial.

Sistema Coletivo
Desvantagens 1. ausncia do farmacutico na equipe de sade; 2. mnimas atividades de devoluo farmcia, 3. aumento do potencial de erros de medicao, 4. perdas econmicas decorrentes da falta de controle.

Tipos de Sistema de Distribuio de Medicamentos


SISTEMA DE DISTRIBUIO INDIVIDUALIZADO
Farm Farmcia recebe 2 2via da prescri prescrio Farmcia prepara doses para 24 hs

Prescrio mdica

Administrao do medicamento

Estoque Estoque na na Enfermaria Enfermaria

Envio Enfermaria

Sistema Individualizado
Vantagens 1. reduo de estoques perifricos nos setores, 2. atendimento da medicao para 24h, 3. diminuio do nmero de erros quanto medicao quando se tem acesso prescrio, 4. devoluo farmcia, 5. reduo do tempo gasto pela enfermagem na separao dos medicamentos por paciente 6. atuao do farmacutico.

Sistema Individualizado
Desvantagens 1. o potencial de erros com medicamentos ainda alto; 2. o tempo gasto pela enfermagem para separar as dosagens por paciente; 3. falta de controle efetivo do estoque e faturamento.

Tipos de Sistema de Distribuio de Medicamentos


SISTEMA DE DISTRIBUIO MISTO

Enfermaria transcreve a prescri prescrio Prescrio mdica Farm Farmcia recebe c cpia da prescri prescrio

Pedido Farmcia Farmcia prepara doses para 24 hs

Administrao do medicamento

Estoque Estoque na na Enfermaria Enfermaria

Envio Enfermaria

Tipos de Sistema de Distribuio de Medicamentos


SISTEMA DE DISTRIBUIO POR DOSE UNITRIA

Prescrio mdica

Farm Farmcia recebe c cpia da prescri prescrio

Farmcia prepara doses por paciente e por horrio

Administrao do medicamento

Estoque Estoque na na Enfermaria Enfermaria

Envio Enfermaria

Sistema por Dose Unitria


Vantagens 1. ausncia de estoques perifricos; 2. reduo do potencial de erros de medicao; 3. atuao efetiva e dinmica do farmacutico; 4. maior devoluo dos medicamentos; 5. reduo de custos com medicamentos pelo maior controle dos estoques; 6. medicao dispensada em doses organizadas e higinicas; 7. maior segurana para o mdico, enfermagem e paciente; 8. funcionamento dinmico da farmcia.

Sistema por Dose Unitria Desvantagens 1. aumento de recursos humanos e infraestrutura da farmcia; 2. investimento necessrio ao incio do sistema; 3. aumento das atividades na farmcia; 4. aquisio de materiais e equipamentos especializados.

You might also like