You are on page 1of 13

87

KIERKEGAARD: DA RELAO ENTRE EXISTNCIA E PENSAMENTO NO POST-SCRIPTUM CONCLUSIVO NO CIENTFICO Leonardo Arajo Oliveira1 Jorge Miranda de Almeida2 Resumo: O presente artigo estabelece uma relao entre existncia e pensamento, numa interpretao do Post-Scriptum (1846) de Kierkegaard, em trs seguimentos, a saber: a) abordando peculiaridades desse texto e da oposio de Kierkegaard Hegel; b) criticando o conceito de verdade, enquanto adequao entre pensamento e ser; c) afirmando o estilo do pensador dinamarqus como um elemento singular e essencial em sua crtica aos sistemas filosficos e aos pensadores sistemticos. Palavras-chave: Existncia; Kierkegaard; Pensamento; Post-Scriptum. Abstract: This article establishes a relationship between existence and thought into an interpretation of the Post-Scriptum (1846), by Kierkegaard, in three segments, namely: a) addressing the peculiarities of this text and of Kierkegaards opposition to Hegel; b) criticizing the concept of truth as adequation between thought and being; c) stating the style of the danish thinker as a singular and essential element in his criticism of philosophical systems and systematic thinkers. Keywords: Existence. Kierkegaard. Thought. Post-Scriptum.

Graduando do curso de Filosofia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do grupo de pesquisa tica e educao em Kierkegaard e Paulo Freire . E-mail: leovash5@gmail.com. 2 Ps-doutor em Filosofia pela UNISINOS. Professor Titular do DFCH da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenador do grupo de pesquisa tica e educao em Kierkegaard e Paulo Freire . E-mail: mirandajma@gmail.com.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

88

INTRODUO O presente artigo tem como fito trabalhar a relao entre existncia e pensamento, na filosofia de Soren Kierkegaard (1813-1855). Para isso, nossa anlise se concentrar na obra concluda em 1846, intitulada Post-Scriptum conclusivo no cientfico s Migalhas filosficas. Aps abordarmos alguns aspectos singulares dessa obra, no contexto geral da produo kierkergaardiana, e, em particular, da contra-argumentao Hegel (1770-1831) e filosofia sistemtica, trataremos da crtica kierkegaardiana a um postulado predominante na histria da filosofia e a definio de verdade que dele deriva: o da adequao entre pensamento e ser. Por fim, abordaremos o problema do estilo, de acordo com o conflito entre dois tipos de se fazer filosofia, estabelecido no interior do PostScriptum, entre o pensador subjetivo e o pensador objetivo, levando em considerao, sobretudo, o terceiro captulo da segunda parte da obra, intitulado a subjetividade real, a subjetividade tica; o pensador subjetivo, especialmente a quarta seo, intitulada "O pensador subjetivo; sua tarefa, sua forma, isto , seu estilo. Portanto, procuramos levar em considerao no apenas o correspondente ao contedo expresso no Post-Scriptum, como as categorias de Indivduo 3, interioridade e paradoxo, mas demonstrar, tambm, como essas categorias se relacionam com sua forma de expresso filosfica, atravs do uso da comunicao indireta, isto , como o contedo da filosofia de Kierkegaard reduplicado no estilo e a reduplicao, tambm uma categoria kierkegaardiana, nos serve de reforo para o presente argumento, seguindo uma coerncia interna entre teoria e prtica de pensamento, segundo a qual se estabelece um questionamento da ligao direta entre pensamento e ser. oportuno salientar que Kierkegaard opera com categorias eminentemente hegelianas, alis, ironicamente, ao lado de Marx, um grande discpulo do mestre, o que, por si s, j garante a grandeza do discipulado. Porm, Kierkegaard atribui novos contedos s categorias e ao mtodo da dialtica, pois, na concepo hegeliana, categorias existenciais como subjetividade, existncia, angstia, salto qualitativo so absorvidas na universalidade do conceito; alm do mais, a dialtica hegeliana, tal como Kierkegaard a interpreta, anula Deus, imortalidade, liberdade e f.

Usaremos a categoria de Indivduo (iniciando com letra maiscula) para designar aquele que se ope, com sua existncia, que ela prpria se acople ao domnio da quantificao, o que Kierkegaard expressa (em sua lngua original) com o termo Den Enkelt;diferente, portanto, de det individ, que expressa a existncia daquele que adequado como mais um nmero na multido, e que expressaremos, por sua vez, com o termo indivduo (iniciando com letra minscula). Essa diferenciao fundamental, tendo em vista a importncia que a categoria de Indviduo tem para o pensamento de Kierkegaard: : Se a questo de o Indivduo fosse para mim um futilidade, poderia deix -la cair, e at ao faria com prazer e vergonha para mim se no estivesse disposto a isso com toda a ateno possvel. Mas no o caso; para mim, como pensador e no pessoalmente, a questo do Indivduo decisiva entre todas (KIERKEGAARD, 1986, p.105).
3

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

89

O POST-SCRIPTUM E A CRTICA AO SISTEMA Kierkegaard, em Temor e tremor (1843), sob o pseudnimo Johannes de Silentio, anuncia, ironicamente, no ser um filsofo, por no ter compreendido os sistemas especulativos (Cf. KIERKEGAARD, 2009, p. 52). Concluda trs anos depois, a obra P ostScriptum conclusivo no-cientfico s Migalhas filosficas se insere no projeto kierkegaardiano de crtica aos sistemas filosficos, demonstrando que possvel um sistema lgico, porm, no possvel um sistema da existncia, porque a existncia no se deixa resolver em conceitos ou em sistemas estanques. Para o pensador dinamarqus a ideia do sistema a identidade de sujeito-objeto, a unidade do pensamento e do ser; a existncia , com efeito, precisamente, a separao (KIERKEGAARD, 1993, p. 325) Ao estabelecer essa distino, Kierkegaard afirma que ser um pensador autntico implica em desenvolver com seriedade e rigor o ato de pensar que conduz, inevitavelmente, ao limite da razo. Do exposto, fica estabelecido que Kierkegaard no um pensador anti-sistemtico, o que ele critica a pretenso do sistema em abarcar toda a realidade, reduzindo Deus, transcendncia, f, amor, imortalidade, paradoxo, salto, s categorias da mediao lgica. A citao a seguir pedaggica e esclarecedora a respeito (KIERKEGAARD, 1993, p. 322):
um sistema da existncia (Tilvrelsens System ) no pode haver. Ento no existe um tal sistema? De modo algum! Isso no est implicado no que foi dito. A existncia mesma um sistema para Deus, mas no pode s-lo para algum esprito existente. Sistema e completude se correspondem mutuamente, mas existncia justamente o contrrio. Visto abstratamente, sistema e existncia no se deixam pensar conjuntamente, porque, para pensar a existncia, o pensamento sistemtico precisa pens-la como superada (ophvet ) e, portanto, no como existente. Existncia o que abre espao, que aparta um do outro; o sistemtico a completude, que rene.

No Post-Scriptum e na obra geral de Kierkegaard h vrias crticas ao sistema. A batalha travada pelo pensador dinamarqus contra os hegelianos profunda, pois o sistema pretende absorver a realidade e a existncia na dinmica da lgica. A perspectiva kierkegaardiana, como estabelecida no Dirio, a de que o sistema o contrrio da vida, uma fico (KIERKEGAARD, 1980, v. III, p. 98). E por que uma obra de fico? Por que trata a verdade e a existncia como completas e definidas, esquecendo que a existncia o concretizar do movimento e que o movimento no pode ser reduzido nem apreendido em seu concretizar, lvaro Valls, em artigo intitulado Hegel no Ps-escrito de Kierkegaard, hoje no Brasil, defende a tese de que, com raras excees (como as promessas de sistema de Heiberg e Nielsen), quando Kierkegaard menciona sistema, est se referindo ao hegeliano (Cf. VALLS, 2011, p.73). A nomeao, no ttulo do texto, de conclusivo no
Revista Hmus - ISSN: 2236-4358 Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

90

cientfico, revela o aspecto irnico de sua crtica, que, alm de se opor ao carter cientfico da obra de Hegel, para quem a filosofia deve se tornar saber efetivo (cincia), arquiteta dois termos, tidos para o pensamento abstrato-objetivo-sistemtico, como contraditrios entre si. O Post-Scriptum mais uma obra kierkegaardiana assinada por um pseudnimo, a saber, Johannes Clmacus, autor tambm de Migalhas filosficas, e personagem de Johannes Climacus ou preciso duvidar de tudo. Porm, o Post -scriptum comporta a peculiaridade de ter recebido a assinatura do prprio Kierkegaard como editor, o que nos faz questionar se no seria uma maneira de aprovar, com maior veemncia, as teses ali expostas. Nesse contexto, podemos estabelecer a validade da crtica ao sistema e aos hegelianos, conforme atesta o prprio filsofo (KIERKEGAARD, 1993, p. 289):
aqui, porm, uma nica palavra, para deixar claro, no caso de algum compreender mal algumas de minhas expresses, que ele que quer me entender mal, enquanto que eu no tenho culpa. Honra e glria especulao, louvado seja todo aquele que se ocupa de verdade com ela. Negar valor especulao (embora se possa desejar que os cambistas do ptio do templo, etc., sejam afugentados como profanadores) seria, a meus olhos, prostituir a si mesmo, alm de ser especialmente tolo da parte de algum cuja vida, em grande medida, conforme suas humildes condies, est devotada ao servio dela; e especialmente tolo da parte de algum que admira os gregos.

Em uma obra em que Kierkegaard no faz uso de pseudnimos, o Ponto de vista explicativo de minha obra como escritor, o autor dinamarqus explicita o papel do Post Scriptum no combate contra a pretenso totalizante dos sistemas (KIERKEGAARD, 1986, p. 85):
aqui se situa o Post-Scriptum definitivo, o ponto crtico de toda a obra que pe o problema e que, por outro lado, graas a uma esgrima indirecta e a uma dialtica socrtica, fere de morte o Sistema, pelas costas, numa luta contra o Sistema e a especulao.

A experincia existencial no se permite ser ultrapassada pela especulao sistemtico-filosfica. Kierkegaard no cessa de combater a adequao da vida ao reduto biolgico, do homem definido como ser que nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre. A vida humana , sobretudo, existncia, concretizada no mundo e relacionada ao outro, s outras existncias, que estaro, por sua vez, concretizadas somente nas escolhas e na assuno da singularidade de cada uma, na descontinuidade do mundo de possibilidades, ativado em relao auto-posio da subjetividade. Ao contrrio da determinao hegeliana, para Kierkegaard o que servir de influncia, sobretudo, Sartre a necessidade que atinge a existncia somente a da escolha, em meio ao infinito mar de possibilidades e de projees. A necessidade , assim, tica: a da coragem de assumir a existncia, seus riscos e dificuldades, onde a tarefa, antes da escolha, consiste na

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

91

responsabilidade de escolher querer, isto , de escolher querer tornar-se a si mesmo, e para tanto, preciso o desenvolvimento da interioridade. Vale mencionar, como exemplo que configura a importncia da escolha existencial em contraposio a diluio do Indivduo na necessidade da mediao hegeliana, o papel dos estdios da existncia (esttico, tico e religioso), que no esto sujeitos sntese, porque efetivamente, dependem da escolha e da deciso do existente. Os estdios no so degraus; no se passa de um para o outro como em um processo evolutivo ou como o movimento da conscincia na superao hegeliana, uma vez que no existe um sistema da existncia determinando o movimento da vida por intermdio de padres ou de qualquer sujeio a necessidade. Entre os estgios existem abismos, que, para o movimento lgico que culmina na mediao, so incontornveis, o que faz com que a passagem de um para o outro se d somente atravs do Salto. Os dois pargrafos do segundo captulo intitulado Teses possveis e reais de Lessing e que so denominados como 1 o pensador subjetivo existente atento a dialtica da comunicao e 2 - O pensador subjetivo existente, em sua relao existencial com a verdade, to negativo quanto positivo, tem tanto de cmico quanto essencialmente tem de pathos, e est continuamente em processo de vir-a-ser, isto , est esforando-se, so fundamentais para compreender a distino entre Kierkegaard e Hegel, entre o sistema e a existncia. Para Hegel, como exposto na Fenomenologia do Esprito, a histria e os conceitos seguem, por intermdio do movimento necessrio da conscincia, em direo a uma mtua unio no Esprito absoluto (Cf. HEGEL, 1992, p.220), possuindo um sentido universal, no qual as buscas particulares dos indivduos no passam de joguetes para o cumprimento dos objetivos maiores da Razo. Para Kierkegaard, o homem, ao escolher tornar-se a si mesmo, possui a potncia de compreenso da singularidade de sua prpria histria, como um caminho tico de construo da interioridade para tornar-se si mesmo: Por isso, a tica fita com olhos desconfiados todo o saber histrico universal (KIERKEGAARD, 2010, p.138). No existe histria universal, como um lugar de manifestao do absoluto, e sim a histria singular de cada Indivduo, onde a subjetividade o campo de conhecimento e construo de si mesmo; ou seja, Deus, enquanto Absoluto s se relaciona com o absoluto de cada singularidade, do contrrio, no se avanaria muito em colocar o estado no lugar de Deus, enquanto autoridade ou ser supremo. Na histria universal, a existncia do Indivduo no ultrapassa a condio de efeito de superfcie, de uma exaltao insignificante que logo se acalma com a morte, a fim de permitir que venha a luz o desenvolvimento dialtico do Esprito e dos conceitos na histria (Cf. HEGEL 1992b, p.220), nos quais os acontecimentos se diluem em um fundo
Revista Hmus - ISSN: 2236-4358 Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

92

homogneo. Por esse ponto de vista, a subjetividade aniquilada, ou definida como nosaber quando tambm se defende a tese, ironizada por Kierkegaard, de que o interior deve se tornar exterior (HEGEL, 2007, p.22). Por isso, no captulo sobre a subjetividade real e tica, Kierkegaard argumenta que a tica foi expulsa do sistema e substituda por uma confuso entre o universal e o singular, entre a necessidade da histria e as demandas dos Indivduos (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.341). exatamente o que ele define em outro trecho do Post-scriptum:
qualquer um perceber, decerto, o que h de imoral nisso, e ento qualquer um por certo tambm perceber como inteiramente em ordem aquilo que um outro autor observou a respeito do sistema hegeliano: que, com ele, ganhamos um sistema, o sistema absoluto, concludo sem ter uma tica (KIERKEGAARD, 1993, p. 322).

Em ltima instncia, no sistema se aboliu o que constitui o verdadeiramente humano, transformando-o em humanidade (KIERKEGAARD, 1993, p. 325). Para Hegel, permanecer na subjetividade mutilar o real, uma vez que este o desdobramento do Esprito e reflexo de sua racionalidade dialtica, em um movimento de contradies que so subsumidas na mediao expresso da viso mais ampla, a do Saber absoluto, que confere o sentido pleno do real atravs da rememorao (Cf. HEGEL, 1992, p. 220); e onde a subjetividade aparece apenas como uma perspectiva parcial. Em Kierkegaard, o real est sempre acompanhado do possvel, todo conhecimento da realidade possibilidade (KIERKEGAARD, 2010, p.313). A relao que o existente estabelece com o mundo passa, necessariamente, pelo pathos. A auto-posio da subjetividade dinamiza o mundo do Indivduo, numa relao dialtica apaixonada. O pathos existencial pretende ser uma transformao da existncia e o que h de mais elevado na interioridade do existente (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p. 200). Toda questo existencial requer paixo, e o pathos que impede que a existncia se encerre em quantificaes (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.345). Destarte, enquanto em Hegel, a dialtica consiste no movimento necessrio que ocorre, em primeiro plano, na conscincia, em Kierkegaard, a dialtica acontece antes, na experincia existencial, de onde podemos inferir o seu carter de devir. Destarte, a dialtica kierkegaardiana uma dialtica da descontinuidade e da situao tensionada. A existncia se compe no constante movimento do tornar-se, e, ao contrrio de ser definida segundo a pr-eminncia do pensamento, pr-existe a ele (CF. KIERKEGAARD, 2010, p. 94), fazendo-o pensar, e a pensar, inclusive, o impensado, a saber, o paradoxo, que descrito por Clmacus, nas Migalhas filosficas, como a grande paixo do pensamento (Cf. KIERKEGAARD, 2011, p. 59). Contra as teses que pressupem a superioridade do pensamento em relao existncia, Kierkegaard se posiciona: a

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

93

verdade no superior ao bem e a beleza, mas a verdade, o bem e a beleza pertencem essencialmente a toda existncia humana e permanecem unidas para um existente, no em seu pensar, mas em seu existir (KIERKEGAARD, 2010, p.343). A dialtica existencial paradoxal, oposta a mediao, na medida em que, ainda que reconhea os termos opostos entre si, no efetua a sntese. Os opostos encontram sua concretude e se mantm relacionados em uma situao tensionada, que, ao invs de pretender solucionar os problemas existenciais, coloca-os em evidncia. Portanto, a disputa entre Kierkegaard e Hegel pode ser configurada como um conflito entre uma concepo de verdade como subjetividade existencial e uma concepo de verdade, racionalizada e sistemtica. Porm, esse embate terico no pode ser identificado com as desgastadas discusses que oscilam entre subjetivismo e objetivismo, idealismo e realismo, racionalismo e empirismo etc.; na medida em que, quando Kierkegaard anuncia, no Post-Scriptum, que a verdade a subjetividade (KIERKEGAARD, 2010, p.191), o que entra em jogo no apenas um conjunto de questes de cunho epistemolgico, mas tambm, implicaes ticas, afianadas com a tarefa de retirar a verdade do domnio da objetivao retificadora e trabalh-la nas tramas da existncia e da subjetividade.

A CRTICA A DEFINIO DE VERDADE COMO ADEQUAO ENTRE PENSAMENTO E SER Kierkegaard no se contenta com a definio de verdade como adequao entre pensamento e ser, uma vez que essa definio vlida apenas em si mesma, o que a torna louvvel para o pensador abstrato e objetivo, mas no para o pensador subjetivo, na medida em que a definio, em si mesma, no vale para a existncia do Indivduo e nem mesmo para a sua relao apaixonada com o outro e com o mundo. Segundo Kierkegaard (2010, p. 205):
se a subjetividade a verdade, a determinao da verdade deve conter, simultaneamente, em si, uma expresso da anttese com a objetividade, [...] e ento essa expresso indica a tenso da interioridade. Tenho aqui uma definio tal da verdade: a verdade a incerteza objetiva sustentada na apropriao da interioridade mais apaixonada, tal a mais elevada verdade que h para um existente.

A verdade, para o Scrates dinamarqus, reduplicao, encontrada na existncia pelo pensamento e retornada a ela; apropriao da subjetividade na interioridade (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.194), e no simplesmente uma questo conceitual cuja resoluo permita ser encaixada como engrenagem na abstrao de um sistema especulativo, no
Revista Hmus - ISSN: 2236-4358 Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

94

qual se oblitera as vicissitudes da existncia, oferecendo satisfao intelectualidade, mas no interioridade. De uma outra forma, a filosofia moderna, no podendo afirmar a verdade do nada, estabelece a identificao entre ser e pensamento como sendo a verdade, devendo, necessariamente, todas as realidades e verdades dessas realidades serem contidas nessa mxima. Ora, a verdade sendo afirmada como exatido e como certeza, torna-se verdade de pensamento, no verdade de fato. A verdade da identificao entre ser e pensamento limita o alcance da verdade apenas zona do conhecimento. mister que ocorra um deslocamento ou um salto para se apropriar da verdade como vida, pois, finalmente, o que importa encontrar uma verdade para si mesmo, uma verdade pela qual valha a pena viver e morrer, como sentencia Kierkegaard, em mais de uma passagem de seu Dirio. A relao do homem com a verdade no se reduz a vias exteriores. O homem no apreende a verdade como apanha um pssaro morto, mas realiza o movimento de tornarse a verdade encarnada. Em Kierkegaard, a verdade efetiva aquela que, em devir, se confunde com a existncia do Indivduo, assumida no temor e no tremor. Nesse sentido, a verdade na interioridade, concilia-se com a segunda tica, pois fundamenta-se e identifica-se com a responsabilidade do Indivduo no comprometimento com sua existncia. No entanto, a verdade no oferece o sentido definitivo e objetivo da vida, mas somente um sentido para aquele que se insere no movimento de tornar-se a si mesmo, para a subjetividade do Indivduo que, por meio de suas escolhas e do rduo trabalho da interioridade, compromete e concretiza sua existncia em meio turbulncia de um mundo repleto de incertezas. Desse modo, Kierkegaard refora a importncia da interioridade como condio de construir maturidade existencial e em seu interior concretizar a escolha diante da vida, transformando-a em existncia. A conscincia das dificuldades da existncia conscincia da subjetividade, de onde no somente se deriva a responsabilidade com a construo da personalidade, mas, tambm, do comprometimento com a verdade existencial. Desse modo, a verdade no se define como base indissolvel da unidade de um sistema, nem como uma relao extrnseca entre conhecimento e ser ou uma identificao de adequao interna e isolada. Ainda que o embate terico com a tradio possa posicionar Kierkegaard em sua prpria formulao do conflito entre Indivduo e multido 4, ele esteve acompanhado, em seu sculo, de nomes como Marx e Nietzsche, que, em favor de uma nova relao entre pensamento e existncia, tambm fizeram os mais meritrios e vigorosos esforos contra aquilo que o mestre da ironia denomina de fantasmagoria do pensamento puro. Porm, a
A categoria de Indviduo, Kierkegaard ope a noo de multido, como uma abstrao que dilui os Indviduos existentes: A multido, no esta ou aquela, actual ou de outrora, composta de humildes ou de grandes, de ricos ou de pobres, etc..., mas a multido considerada no conceito (KIERKEGAARD, 1986, p.98).
4

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

95

partir de Kierkegaard, surgem consequncias ontolgicas particulares, como indica Sartre (2005, p. 16), em conferncia em homenagem aos cento e cinquenta anos do pensador dinamarqus:
sem dvida, uma das preocupaes constantes do sculo XIX consiste em distinguir o ser, do conhecimento que dele se tem; dito de outro modo: em rejeitar o idealismo. O que Marx reprova em Hegel no tanto seu ponto de partida quanto a reduo do ser ao saber. Mas para Kierkegaard e para ns, que hoje consideramos o escndalo kierkegaardiano se trata de uma certa regio ontolgica em que o ser pretende [...] escapar ao saber e alcanar a si mesmo.

A linha que liga pensamento e ser se estende da proposio de Parmnides que diz pensar ser identificao hegeliana entre realidade e racionalidade. Ao operarem a destruio dessa unidade, Marx e Nietzsche manejam, respectivamente, a noo de relaes materiais de produo e o conceito de vontade de potncia; em Kierkegaard, a existncia o bastante para desqualificar a relao entre pensamento e ser (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.130) e o conceito de verdade que dela deriva. A relao que se estabelece entre conhecimento e ser a de que o conhecimento possui realidade. Mas no terreno da existncia, o ser do saber, enquanto abstrao especulativa da objetividade, e o ser da existncia, enquanto experincia vivida da subjetividade, so heterogneos entre si. Quando aplicadas a interioridade, as estruturas do conhecimento objetivo produzem apenas falsos saberes (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.342-343). So necessrias novas categorias, como a do paradoxo e da paixo, que o pensamento engendra na existncia. No mbito da polmica contra Hegel e da crtica definio da verdade como adequao entre pensamento e ser, surge, no interior do Post-scriptum, a diferenciao kierkegaardiana entre o pensador subjetivo e o pensador objetivo, bem como o problema da expresso filosfica e da comunicao, especialmente na seo intitulada O pensador subjetivo; sua tarefa, sua forma, isto , seu estilo.

O ESTILO DO PENSADOR SUBJETIVO Se o pensamento puro o que define a qualidade de um pensador, o pensador subjetivo desqualificado, e, com ele, todos os problemas da existncia que no encontram espao nas filosofias de sistema, pois o pensador subjetivo um dialtico existencial (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.345). Tal pensador precisa da imaginao, do sentimento, da dialtica da interioridade existencial apaixonada. impossvel o pensamento da existncia sem paixo. A existncia uma imensa contradio, mas o

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

96

pensador subjetivo no foge dela com abstraes, pois possui a tarefa de compreender-se na existncia e de impedir sua diluio na dialtica da histria universal. Nesse sentido, Kierkegaard afirma que a tarefa mais elevada para o homem a de chegar a ser subjetivo (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p. 166). Enfrentar a imensa contradio que a existncia se colocar diante da disjuno absoluta. O pensador subjetivo, com sua paixo pelo pensamento, possui a disjuno absoluta como parte integrante da existncia, evitando que o pensamento se instale no domnio do quantitativo. Todos os problemas da existncia so animados de paixo. Pensar os problemas omitindo a paixo no pensar, esquecer que se um existente; assim como o nico conhecimento essencial aquele cuja relao com a existncia essencial (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.199). Nota-se aqui a defesa de uma relao intrnseca entre pensamento e existncia, que precisa ser diferenciada do postulado que busca estabelecer uma relao, nas mesmas condies, entre pensamento e ser (KIERKEGAARD, 2010, p. 199):
que o conhecimento essencial se relaciona essencialmente com a existncia, no obstante, no significa aquela identidade abstrata entre pensamento e ser mencionada acima, nem tampouco que o conhecimento se relacione objetivamente com algo que exista com seu objeto. O que significa que o conhecimento se relaciona com aquele que conhece, o qual essencialmente um existente, e que, por tanto, todo conhecimento essencial se relaciona com a existncia e com o existir.

Essas diferentes relaes devem permanecer inconfundveis, uma vez que precisamente a existncia, como j indicado, que opera a destruio da unidade entre pensamento e ser, entre sujeito e objeto. So, portanto, teses opostas, pois a tese que identifica pensamento e ser, como anuncia Kierkegaard, expressa que o pensamento tenha abandonado a existncia completamente, que tenha emigrado e encontrado um sexto continente em que totalmente auto-suficiente, acomodado sob a absoluta identidade entre pensar e ser (KIERKEGAARD, 2010, p. 327). Escapar do quantitativo, do pensamento estatutrio, se diferenciar do pensador objetivo. Na primeira parte do Post-scriptum (KIERKEGAARD, 2010, p. 82), nas teses sobre Lessing, j se encontra essa diferenciao:
Enquanto o pensamento objetivo indiferente ao sujeito que pensa e sua existncia, o pensador subjetivo, enquanto existente, est essencialmente interessado pelo seu prprio pensamento, existe nele. Portanto, o seu pensamento possui outro tipo de reflexo, a saber, a da interioridade, da posse, em virtude da qual pertence ao sujeito pensante e a nenhum outro. Enquanto o pensador objetivo estabelece tudo em termos de resultado, e estimula toda a humanidade a trapacear, mediante a transcrio e repetio de resultados e de fatos, o pensamento subjetivo pe tudo em devir e omite o resultado, em parte, precisamente porque lhe pertence, posto que possui o caminho que conduz a ele; e em parte porque, enquanto existente, se encontra permanentemente em devir.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

97

O pensador subjetivo, ao invs de compreender o concreto de maneira abstrata, busca compreender o abstrato de maneira concreta (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.347). Quando Kierkegaard fala em omisso do resultado pelo pensador subjetivo, no est a indicar uma falta de probidade intelectual. Aqui, mais uma vez surge a oposio a Hegel, particularmente tese que postula a identificao entre interioridade e exterioridade. Para o pensador dinamarqus, tal tese no s desqualifica a interioridade, mas, no bojo da identificao entre pensamento e ser, omite o devir da existncia e do pensamento, isto , a dificuldade. Por isso, o pensamento objetivo no comporta enigmas, que s compete ao pensador subjetivo. Essa diferenciao se reflete diretamente no problema da comunicao por parte do pensador subjetivo, pois, sua comunicao, enquanto sua forma, deve ser essencialmente conforme a sua prpria existncia (KIERKEGAARD, 2010, p. 89), e o devir e a multiplicidade da existncia devem refletir no estilo, pois quem o tem de verdade, nunca o tem acabado, mas cada vez que inicia, agita as guas da linguagem e consegue que a expresso mais cotidiana surja para ele com a originalidade de um recm nascido (KIERKEGAARD, 2010, p. 94-95). O pensador subjetivo se esfora para estar atento dialtica da comunicao (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p.82). O esforo do pensador subjetivo caracteriza o seu constante tornar-se a si mesmo, libertando-se, no interior do devir e da afirmao de si como pensador existencial; e, assim como o pensador subjetivo se liberta a si mesmo, o enigma, na comunicao, reside precisamente em libertar o outro, da que no se deva comunicar diretamente (KIERKEGAARD, 2010, p. 83). Se a verdade subjetividade, trabalho da interioridade na existncia, a comunicao da verdade no deve se efetuar de maneira objetiva, uma vez que objetivamente, se acentua o que se diz; subjetivamente, como se diz (KIERKEGAARD, 2010, p. 204). notvel que somente o pensador subjetivo seja quem procura sua prpria diferena, pois ele quem est atento a forma de sua expresso, devido particularidade do contedo de seu pensamento e da coerncia que busca seguir. Essa constante ateno com o estilo faz com que Kierkegaard afirme, inclusive, que o pensador subjetivo no um cientista, um erudito, mas um artista (Cf. KIERKEGAARD, 2010, p. 346; 88); e que:
o fato de que o conhecimento no possa ser declarado diretamente, por ser essencial nele a apropriao, o que faz com que seja um segredo para todo aquele que no por si mesmo duplamente reflexivo. Mas, que essa seja a forma essencial da verdade, faz com que no possa ser enunciada de outra maneira. Por isso, quem pretende comunic-la diretamente um estpido, e se algum tratara de exigi-lo, tambm o . Frente a uma comunicao artstica e enganosa como esta, a habitual estupidez humana gritaria: Isso egosmo!. Se uma estupidez semelhante triunfasse e a comunicao fosse direta, o triunfo da estupidez seria tal que o comunicante chegaria a ser igualmente estpido.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

98

No contexto da crtica objetividade e da reduplicao dessa crtica no estilo de se fazer filosofia, Kierkegaard moveu componentes da literatura e do teatro para o interior da filosofia, em um processo criativo singular. O autor do Post-Scriptum manteve uma relao potica com grande parte de sua obra, fez uso de pseudnimos na maioria de seus escritos filosficos, que comportam a tonalidade de falas de personagens retiradas do teatro, discursos que partem de lugares especficos, de interioridades lapidadas que, ainda que, enquanto mscaras literrias, atuam em funo de um mtodo pedaggico, uma vez que, como apontado no Ponto de vista explicativo, o efeito esttico da comunicao indireta se insere em uma proposta tica, religiosa e filosfica, como ttica imprescindvel para tarefa de tornar o homem atento (Cf. KIERKEGAARD, 1986, p.45). Enquanto a comunicao pela via direta reflete apenas a objetividade, correspondente ao tipo de discurso cientfico, da adequao entre pensamento e ser; a comunicao indireta reflete o projeto de ligao intrnseca entre existncia e pensamento, uma vez que o carter enigmtico da subjetividade diludo no discurso objetivo, o que o torna imprprio para expressar os problemas filosficos existenciais. Dessa maneira, a comunicao indireta aparece a Kierkegaard como a mais apropriada para expressar o tipo de filosofia que se prope a fazer, da filosofia que no se separa da existncia e das dificuldades que lhe so inerentes, como o movimento real (no-conceitual) e o devir. Assim como o pensador subjetivo que descreve, Kierkegaard se movimenta na tenso de se mostrar e se ocultar, atravs da ironia, do humor e, principalmente, com uma aguda conscincia do carter imprescindvel da comunicao indireta, como afirma nas ultimas pginas do Post-scriptum: a pseudonmia no teve um base acidental em minha pessoa [...], e sim uma base essencial em minha produo (KIERKEGAARD, 2010, p. 602). Kierkegaard anuncia a impossibilidade de um sistema da existncia. Defendemos que seu estilo a garantia de que essa ideia no culmine em um irracionalismo fatalista. Pois, se no possvel um sistema da existncia, como seria possvel uma filosofia da existncia? A resposta est na assuno da comunicao indireta, que permite a expresso de um pensamento filosfico acerca da existncia, trabalhando com a verdade enquanto subjetividade encarnada, a um s tempo em que quebra a unidade entre pensamento e ser, e afirma a inextricvel relao entre existncia e pensamento.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

99

CONSIDERAES FINAIS Se, por um lado, Kierkegaard tensiona o mximo a necessidade e o rigor do pensamento sistemtico, por outro, se recusa a aceitar que a existncia possa ser contida num conceito, por isso defende a tese de que um sistema lgico possvel, mas que no possvel um sistema da existncia. Dessa forma, o pensamento, como postula o pensador dinamarqus, descontnuo, flexvel, existencial, paradoxal e, sobretudo, apaixonado. a paixo que faz com que o pensamento possua um tlos infinito e no permita a sua reduo a um sistema filosfico desinteressado da existncia. filosofia legada a tarefa de se emaranhar na existncia, no mais se conformando em iluminar a vida do homem com formulaes especulativas distanciadas do existir humano, mas buscar tornar-se a prpria existncia do homem. Para tanto, preciso se afastar da pretenso hegeliana de transformar a filosofia em cincia, uma vez que tal postura tem como pressuposto a ideia de um espectador imparcial, distanciado, neutro, em suma, de um ideal de no comprometimento; e, segundo Kierkegaard, o pensamento puro no pode apreender a existncia.

REFERNCIAS
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. F e Saber. So Paulo: Hedra, 2007. ________. Fenomenologia do Esprito. Petrpolis: Vozes, 1992. (Vol. II). KIERKEGAARD, Soren. Migalhas filosficas ou um bocadinho de filosofia de Joo Clmacus. Petrpolis, RJ: Vozes, 2011. ________________. Ponto de vista explicativo de minha obra como escritor. Lisboa: Edies 70, 1986. ________. Post Scriptum no cientfico y definitivo a Migajas filosficas. Salamanca: Ediciones Sgueme, 2010. ________. Temor e tremor. Lisboa: Relgio Dgua, 2009. ________. Opere. Milano: Sansoni Editore, 1993. ________. Diario. Brescia: Morcelliana, (12 volumes) 1980. SARTRE, Jean-Paul. El universal singular. In: Kierkegaard vivo. Uma reconsideracin. Madrid: Ediciones Encuentro, 2005, p.11-38. VALLS, lvaro L. M.. Hegel no Ps-escrito de Kierkegaard, hoje no Brasil. Pensando Revista de Filosofia. Vol.2, n4, 2011, p.69-84.

Revista Hmus - ISSN: 2236-4358

Jan/Fev/Mar/Abr. 2013. N 7.

You might also like