You are on page 1of 2

ACSTICA As ondas sonoras so ondas mecnicas e, portanto no se propagam no vcuo, pois ondas mecnicas precisam de um meio para se propagar.

So audveis pelo homem quando sua freqncia se situa entre 2 !" e 2 . !". Infra-sons so vi#ra$%es mecnicas com freqncias inferiores a 2 !". &s ultra-sons so vi#ra$%es mecnicas com freqncias superiores a 2 . !". &s infra'sons e os ultra'sons so inaudveis para o homem. Altura ( qualidade de um som que permite di"er se o mesmo ( mais agudo ou mais grave que o outro. Intensidade de um som ( a qualidade que permite )ulg'lo mais forte ou mais fraco que o outro. Intensidade fsica sonora:

I =

E A.t

&nde* E + ,nergia transportada pela onda A + -rea da superfcie atravessada t + .ntervalo de tempo & nvel sonoro de um som, medido em #el ou deci#el, relaciona'se com a sensa$o que o som produ" no indivduo. /veis sonoros muito elevados podem causar danos irreparveis, fsicos e psicol0gicos. Nvel sonoro:

10 =

I I0

1 Aplicando logaritmo nessa equa$o, vem que*

= log

I 12 I 0 = 10 W / m 2menor intensidade audvel3 I0

Timbre ( a qualidade de um som relacionada com o n4mero de harm5nicos emitidos por uma fonte sonora )untamente com o fundamental. 6 a qualidade que permite reconhecer o instrumento emissor do som. Reverberao de um som ( o prolongamento da sensa$o auditiva em virtude da refle7o do som e sua percep$o pelo ouvido antes da e7tin$o do som direto. Eco ( o som refletido por um o#stculo situado a uma distncia superior a 89 metros e que, por isso, pode ser perce#ido pelo ouvido humano ap0s a e7tin$o do som direto. atimento ( a interferncia entre duas ondas, particularmente, dois sons, de freqncias pr07imas, com alternncia de refor$o e e7tin$o da onda resultante. /o caso do som, o #atimento se caracteri"a por flutua$o peri0dica de intensidade. A freqncia do #atimento ( dada pela diferen$a das freqncias componentes.

f b = f 2 f1 ( f 2 > f1 )

!ontes sonoras so sistemas que transmitem vi#ra$%es sonoras audveis ao meio am#iente. So fontes sonoras, por e7emplo, as sereias, as cordas vi#rantes, os tu#os sonoros, os diapas%es etc.

Cordas vibrantes:

fn = n

v 2l

n =

2l (n = 1,2,3,...) n

Tubos sonoros: !ec"ados:

fi = i

v 4l v 2l

i =

4l (i = 1,2,3,...) i 2l (n = 1,2,3,...) n

Abertos:

fn = n

n =

Efeito #o$$ler: A freqncia do som ouvido por um o#servador ( diferente da freqncia real do som emitido pela fonte, em virtude do movimento desta, do o#servador ou de am#os. ,sse efeito tam#(m ) foi o#servado com a lu". /o efeito :oppler sonoro, a freqncia ouvida pelo o#servador 2f;3 pode ser dada pela e7presso*

f '= f
&nde*

v v0 v v f

f + freqncia real f; + freqncia aparente. <em#re'se* =ode conven$o, adota'se a velocidade, tanto do o#servador quanto da fonte, para a esquerda como sendo negativo e para a direita como sendo positivo, a a e7plica$o para o , depende do sentido do movimento de am#os.

You might also like