You are on page 1of 15

Manual de

GUIA PRTICO
ABONO DE FAMLIA PR-NATAL

INSTITUTO DA SEGURANA SOCIAL, I.P

ISS, I.P. Departamento/Gabinete

Pg. 1/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

FICHA TCNICA

TTULO Guia Prtico Abono de famlia pr-natal (N01 v4.15)

PROPRIEDADE Instituto da Segurana Social, I.P.

AUTOR Instituto da Segurana Social, I.P.

PAGINAO Gabinete de Comunicao

PAGINAO Gabinete de Comunicao

CONTACTOS Telefone: 808 266 266 (n. azul), dias teis das 08h00 s 20h00. Estrangeiro: (+351) 272 345 313 Site: www.seg-social.pt, consulte a Segurana Social Direta.

DATA DE PUBLICAO 20 de janeiro de 2012

ISS, I.P.

Pg. 2/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

NDICE

A O que ? ................................................................................................................................................ 4 B1 Quem tem direito?................................................................................................................................ 4 B2 Qual a relao desta prestao com outras que j recebo ou posso vir a receber?............................ 4 C Como posso pedir? C1 Que formulrios e documentos tenho de entregar? ...................................... 5 D Como funciona esta prestao? D1 Quanto e quando vou receber?.................................................. 7 D2 Como posso receber?........................................................................................................................ 10 D3 Quais as minhas obrigaes?............................................................................................................ 11 D4 Por que razes termina?.................................................................................................................... 12 E Outra Informao. E1 Legislao Aplicvel....................................................................................... 12 E2 Glossrio ............................................................................................................................................ 13 Perguntas Frequentes ................................................................................................................................ 14

A informao contida neste guia prtico no dispensa a consulta da lei.

ISS, I.P.

Pg. 3/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

A O que ?

um apoio em dinheiro pago mensalmente s mulheres grvidas que tenham atingido a 13. semana de gravidez.

B1 Quem tem direito?

Quem tem direito ao abono de famlia pr-natal As grvidas que: j atingiram a 13. semana de gravidez so residentes em Portugal ou equiparadas a residentes. tm um rendimento de referncia e patrimnio mobilirio abaixo do valor limite (atualizado todos os anos) Nota: este valor limite varia conforme o ano a que os rendimentos dizem respeito; tanto para rendimentos de 2009 como para rendimentos de 2010, o valor limite de 8.803,62. Regra geral, para calcular o rendimento de referncia da grvida usada a declarao de IRS do ano anterior. O abono pr-natal pode ser pedido durante a gravidez (a partir da 13 semana) ou aps o nascimento da criana (durante 6 meses contados a partir do ms seguinte ao do nascimento).

Condio de acesso ao Abono de Famlia Pr-natal Apenas tm acesso ao Abono de Famlia Pr-natal, a grvida pertencente a um agregado familiar em que o valor total do patrimnio mobilirio (depsitos bancrios, aes, certificados de aforro ou outros ativos financeiros) de todos os elementos do agregado, seja inferior a 100.612,80 no ano de 2011 (240 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais) Para uma informao mais detalhada sobre a condio de recursos, consultar o Guio 8000 Condio de Recursos

B2 Qual a relao desta prestao com outras que j recebo ou posso vir a receber?

No pode acumular com Pode acumular com Depois da criana nascer

No pode acumular com Subsdio por Interrupo da Gravidez

ISS, I.P.

Pg. 4/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

Pode acumular com Majorao do abono de famlia pr-natal para famlias monoparentais (se a grvida viver sozinha ou s com crianas ou jovens com direito ao abono de famlia, que podem estar a receber abono ou no) Abono de famlia para crianas e jovens (da me, caso ainda receba abono de famlia, e dos filhos) Bonificao por deficincia Subsdio de desemprego e subsdio social de desemprego Subsdio de doena Penso de invalidez Subsdio mensal vitalcio Subsdio de funeral Rendimento social de insero Subsdio de parentalidade

Depois da criana nascer: Subsdio de parentalidade Abono de famlia para crianas e jovens Majorao do abono de famlia para famlias monoparentais (se a criana viver com um nico adulto) Majorao do abono de famlia dos segundos, terceiros ou mais filhos (para as crianas dos 12 aos 36 meses, se houver mais do que uma criana) Bonificao por deficincia (se a criana for portadora duma deficincia; necessrio fazer uma Prova de Deficincia) Subsdio por frequncia de estabelecimento de educao especial Subsdio por assistncia de terceira pessoa

C Como posso pedir? C1 Que formulrios e documentos tenho de entregar?

Para pedir o abono de famlia pr-natal Formulrios Documentos necessrios Quem pode pedir o abono? Onde se pede? Quando se pode pedir?

Para pedir o abono de famlia pr-natal Formulrios RP5045/2011 requerimento de abono de famlia pr-natal/abono de famlia para crianas e jovens
ISS, I.P. Pg. 5/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

RP5045/2011/1 requerimento de abono de famlia pr-natal/abono de famlia para crianas e jovens (continuao) - para quando pede mais do que um abono RP5045/2011/2 informaes e instrues de preenchimento GF44 declarao mdica que indique o tempo de gravidez e do nmero de crianas que vo nascer (no preciso entregar se pedir o abono de famlia pr-natal junto com o abono de famlia, depois do nascimento da criana) Estes formulrios esto disponveis em www.seg-social.pt no menu Formulrios > Abono de famlia.

Documentos necessrios 1. Fotocpias dos seguintes documentos de todos os membros do agregado familiar: Documento de identificao vlido (pode ser o carto de cidado, bilhete de identidade, a certido do registo civil, o boletim de nascimento, ou o passaporte); Carto de contribuinte.

Se os membros do agregado familiar j estiverem identificados na Segurana Social, no preciso entregar estes documentos. 2. Certificado mdico que comprova o tempo de gravidez e o nmero de crianas que vo nascer (se fizer o pedido durante a gravidez) ou identificao da criana ou crianas recm-nascidas (se fizer o pedido depois do nascimento). 3. Documento comprovativo do NIB (talo de multibanco, fotocpia da primeira folha da caderneta bancria ou de um cheque em branco), no caso de pretender que o pagamento seja feito por transferncia bancria. Quando solicitado pelos servios de Segurana Social: Nas situaes em que os servios de segurana social entendam ser necessrio verificar os valores do patrimnio mobilirio declarados, podem exigir, em relao ao requerente ou a qualquer membro do seu agregado familiar, uma declarao de autorizao para acesso informao bancria ou, em alternativa, a apresentao dos documentos bancrios que sejam considerados relevantes.

O que acontece se no cumprir Se no for entregue a declarao de autorizao ou os documentos solicitados no prazo fixado, o pedido de atribuio da prestao fica suspenso e h perda do direito ao valor das prestaes at data da entrega da declarao de autorizao ou dos documentos bancrios solicitados. Se j estiver em curso o pagamento das prestaes sociais quando for solicitada a declarao de autorizao ou os documentos bancrios e estes no forem apresentados no prazo fixado, as prestaes so suspensas e h perda do direito s mesmas at data de entrega da declarao de autorizao ou dos documentos bancrios solicitados.

Cidads estrangeiras Documento que comprove que residem legalmente em Portugal. As estrangeiras de pases com os quais Portugal tem acordos nesta rea no precisam

ISS, I.P.

Pg. 6/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

de apresentar estes documentos (mas tm de estar c a trabalhar ou ser pensionistas da Segurana Social portuguesa). Estes pases so: os pases da Unio Europeia, Austrlia, Brasil, Cabo Verde e Marrocos.

Quem pode pedir o abono de famlia pr-natal? A grvida (ou me, se pedir o abono pr-natal depois do nascimento da criana).

Onde se pede? Segurana Social Direta - preenche o formulrio online e entrega a documentao digitalizada. Servios de atendimento da Segurana Social apresenta os formulrios em papel e os documentos nele indicados.

Quando se pode pedir? A partir da 13 semana de gravidez. Se no pedir durante a gravidez, pode faz-lo no prazo de 6 meses contados a partir do ms seguinte ao do nascimento (neste caso, pede o abono de famlia pr-natal junto com o abono de famlia).

Ateno: Se no for pedido dentro deste prazo de 6 meses, perde o direito ao abono de famlia pr-natal.

D Como funciona esta prestao? D1 Quanto e quando vou receber?

Quanto se recebe? Como se calcula o valor do abono Quais os rendimentos que so considerados? At quando se recebe? A partir de quando se tem direito a receber?

Quanto se recebe Depende do escalo, que por sua vez depende do rendimento de referncia. Quanto mais baixo este for, mais alto ser o valor do abono de famlia pr-natal.

Quando est grvida de mais do que uma criana O valor do abono multiplicado pelo nmero de crianas que vo nascer.

ISS, I.P.

Pg. 7/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

Famlias com um s adulto (monoparentais) As grvidas que vivam sozinhas ou s com crianas ou jovens (com direito a abono de famlia, quer estejam a receber abono ou no) tm direito a receber mais 20% de abono de famlia pr-natal. Para uma informao mais detalhada sobre a condio de recursos, consultar o Guia Prtico N08 Majoraes do Abono de Famlia para Crianas e Jovens e do Abono de Famlia Prnatal. Quadro 1 Valores do abono de famlia pr-natal
Escales (rendimentos da famlia) 1 Abono de famlia prnatal 1 beb Gmeos Trigmeos Abono de famlia prnatal (famlia monoparental) 1 beb Gmeos Trigmeos 140,76 281,52 422,28 168,91 337,82 506,73 2 116,74 233,48 350,22 140,09 280,18 420,27 3 92,29 184,58 276,87 110,75 221,50 332,25 4. 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00

Como se calcula o valor do abono Para saber o valor do abono preciso saber em que escalo o agregado familiar est. E para isso, preciso calcular o rendimento de referncia.

Para saber o escalo preciso calcular o rendimento de referncia da famlia do agregado familiar 1. Somam-se os rendimentos anuais de todos os elementos do agregado familiar. 2. Somam-se as crianas e jovens do agregado que tm direito ao abono de famlia, mais os bebs que vo nascer, mais um. 3. Divide-se o primeiro valor pelo segundo para encontrar o rendimento de referncia. 4. Esse rendimento de referncia equivale a um escalo (do 1. ao 4.).

Existem quatro escales, quem est nos mais baixos recebe mais As grvidas que esto nos trs primeiros escales recebem abono, as que esto no quarto escalo no recebem. As grvidas que esto no 1 escalo so aquelas cujos agregados familiares tm os rendimentos mais baixos e as que recebem o abono pr-natal maior.

Quais os rendimentos que so considerados? 1 - So considerados no apuramento do rendimento mensal do agregado familiar, as seguintes categorias de rendimentos:
ISS, I.P.

Rendimentos de trabalho dependente; Rendimentos de trabalho independente (empresariais e profissionais); Rendimentos de capitais (ver ponto 3); Rendimentos prediais (ver ponto 4);
Pg. 8/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

Penses (incluindo as penses de alimentos); Prestaes Sociais* (todas exceto as prestaes por encargos familiares, por deficincia e por dependncia); Bolsas de Estudo e de formao no enquadradas no mbito da ao social escolar (exceto o subsidio de alimentao, transporte e alojamento).

Subsdios de renda de casa ou outros apoios pblicos habitao, com carter regular.

Nota: * So consideradas prestaes sociais os montantes atribudos pelas escolas aos alunos pertencentes ao 1 escalo

2 - No caso do agregado familiar residir em habitao social, somado ao rendimento mensal do agregado familiar o valor de 15,45 correspondente a um tero do apoio pblico habitao.

3- Se os elementos do agregado familiar tiverem patrimnio mobilirio (depsitos bancrios, aes, certificados de aforro ou outros ativos financeiros), considera-se como rendimentos de capitais o maior dos seguintes valores: i) O valor dos rendimentos de capitais auferidos (juros de depsitos bancrios, dividendos de aes ou rendimentos de outros ativos financeiros); ii) 5% do valor total do patrimnio mobilirio, em 31 de dezembro do ano anterior (crditos depositados em contas bancrias, aes, certificados de aforro ou outros ativos financeiros).

4 - Se os elementos do agregado familiar forem proprietrios de imveis, considera-se como rendimentos prediais, o resultante da soma dos seguintes valores: a) Habitao permanente (apenas se o valor patrimonial da habitao permanente for superior a 600 vezes o Indexante de Apoios Sociais, ou seja, 251.532 no ano de 2011): i) 5% da diferena entre o valor patrimonial da habitao permanente e 251.532 (se a diferena for positiva). b) Restantes imveis, excluindo a habitao permanente. Deve considerar-se o maior dos seguintes valores: i) ii) O valor das rendas efetivamente auferidas; 5% do somatrio do valor patrimonial de todos os imveis (excluindo habitao permanente). Quadro 3 Os 4 escales do rendimento de referncia (rendimentos 2010)
Escales 1 At 2.934,54 (inclusive) 2 de 2.934,55 a 5.869,08 3 De 5.869,09 a 8.803,62 Acima de 8.803,62 4

Rendimento de referncia

ISS, I.P.

Pg. 9/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

At quando se recebe? Se a criana nascer aps 40 semanas de gravidez ou mais At ao ms do nascimento, inclusive. Neste caso, pode receber abono por mais de 6 meses.

Se o nascimento for prematuro (menos que 40 semanas) Recebe o abono de famlia pr-natal durante 6 meses, podendo ser acumulado com o abono de famlia para crianas e jovens aps o nascimento.

Se ocorrer aborto espontneo ou interrupo voluntria da gravidez (IVG) Recebe at ao ms em que abortou, inclusive. obrigada a avisar a Segurana Social que houve um aborto espontneo ou interrupo voluntria da gravidez (IVG).

A partir de quando se tem direito a receber? Desde o ms seguinte quele em que se atingem as 13 semanas de gestao.

D2 Como posso receber?

Transferncia bancria. Cheque no ordem

Nota Importante Os cheques emitidos pela Segurana Social para pagamento de prestaes so sempre cheques "no ordem".

O cheque "no ordem":

No pode ser endossado (passado ou transmitido) a terceiros (qualquer pessoa diferente do prprio beneficirio); S pode ser levantado pelo prprio ou depositado numa conta do prprio.

Para saber mais sobre cheques "no ordem" consulte os Cadernos do Banco de Portugal (Caderno n. 3: Cheques - Regras Gerais) em http://www.bportugal.pt

Para maior comodidade e segurana adira ao pagamento dos subsdios por transferncia bancria. O dinheiro entra diretamente na sua conta bancria e fica disponvel de imediato. A Segurana Social garante um pagamento mais rpido, mais seguro, sem atrasos e extravios.

ISS, I.P.

Pg. 10/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

Como aderir ao pagamento por transferncia bancria Pela Internet, no servio Segurana Social Direta: o o o o o Aceda ao site da Segurana Social em www.seg-social.pt; Clique em: Segurana Social Direta Aceda aqui Digite o NISS (Nmero de Identificao de Segurana Social) e a Palavra-Chave; No menu Servios Disponveis, clique em Alterao de NIB Indique o seu NIB

Preenchendo o modelo RP 5046DGSS, disponvel para impresso na Internet em www.seg-social.pt, Formulrios, selecionar Pagamento de Prestaes por Depsito em Conta Bancria, clicar em Ver (link direto em http://www.seg-

social.pt/preview_formularios.asp?r=2233&m=PDF ) . 1. Junte um dos seguintes documentos comprovativos do seu NIB Declarao bancria onde conste o seu NIB; Fotocpia da primeira folha da caderneta bancria; Fotocpia de um cheque em branco.

2. Junte tambm fotocpia de documento de identificao civil vlido que tenha a sua assinatura (carto de cidado, bilhete de identidade, passaporte) para se verificar a autenticidade da assinatura. 3. Envie o formulrio e os documentos (NIB e identificao) pelo correio para o Centro Distrital da Segurana Social da sua rea de residncia ou entregue-os diretamente num dos Servios de Atendimento ao pblico. Em www.seg-social.pt/atendimentos, consulte o mapa da rede de servios de atendimento pblico. Pode tambm obter o formulrio nos Servios de Atendimento da Segurana Social.

D3 Quais as minhas obrigaes?

Apresentar os documentos pedidos pela Segurana Social Se lhe for pedido, deve apresentar prova de: Rendimentos; Composio do agregado familiar; Residncia.

Informar a Segurana Social no prazo de 10 dias: Se houver um aborto espontneo ou interrupo voluntria da gravidez (IVG).

ISS, I.P.

Pg. 11/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

D4 Por que razes termina?

O pagamento do abono de famlia pr-natal interrompido se O pagamento do abono de famlia pr-natal termina se

O pagamento do abono de famlia pr-natal interrompido se No entregar, quando lhe for exigida, declarao de autorizao para acesso a informao bancria de qualquer elemento do agregado familiar ou, em alternativa, a apresentao de documentos bancrios que sejam considerados relevantes, no prazo que lhe for concedido, perdendo o direito prestao at entregar a referida declarao.

O pagamento do abono de famlia pr-natal termina se Se deixar de residir em Portugal; Se terminar o prazo de validade do comprovativo de residncia legal em Portugal (se for estrangeira); Se houver um aborto espontneo ou IVG (deixa de receber no ms seguinte); No ms seguinte ao nascimento da criana, se a gravidez durar mais de 40 semanas; Ao fim de 6 prestaes mensais, em caso de nascimento prematuro. Prestar falsas declaraes quanto aos elementos necessrios para determinar a condio de recursos e lhe tiver sido atribuda uma prestao social qual no tinha direito. Como penalizao, no poder receber durante 24 meses (dois anos), a contar da data a partir da qual for detetada esta situao pelos Servios da Segurana Social, qualquer prestao social sujeita a condio de recursos (no s aquela em que prestou falsas declaraes, mas sim as Prestaes Familiares, o Subsdio Social de Desemprego, o RSI e os Subsdios Sociais de Parentalidade).

E Outra Informao. E1 Legislao Aplicvel

Portaria n. 249/2011, de 22 de junho Aprova os modelos de requerimento do rendimento social de insero, abono de famlia pr-natal, abono de famlia para criana e jovens e declarao de composio e rendimento do agregado familiar para o subsdio social de desemprego e subsdio social no mbito da parentalidade.

Lei n. 15/2011, de 3 de maio Altera a redao do art. 3., n. 1, h), do Decreto-Lei n. 70/2010, de 16 de junho.

Portaria n. 1113/2010, de 28 de outubro Fixa os novos montantes do abono de famlia.

ISS, I.P.

Pg. 12/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

Decreto-lei n. 116/2010, de 22 de outubro Cessa a atribuio do abono de famlia ao 4 e 5 escales e elimina a majorao de 25% para o 1 e 2 escales.

Decreto-Lei n. 70/2010, de 16 de junho Estabelece as regras para a determinao da condio de recursos a ter em conta na atribuio e manuteno das prestaes do subsistema de proteo familiar e do subsistema de solidariedade

Decreto-Lei n 176/2003, de 2 de agosto, com as alteraes introduzidas pelo DL 41/2006, de 21 de fevereiro, complementado pela Portaria 458/2008 de 18 de maio e pelo DL 87/2008 de 28 de maio Novo regime jurdico de proteo nos encargos familiares.

Portaria n. 511/2009 de 14 de maio Revoga as portarias n.s 346/2008, de 2 de maio e 425/2008 de 16 de junho.

Portaria n 458/2006, de 18 de maio Ttulos que permitem a equiparao de estrangeiros a residentes.

Portaria n. 346/2008, de 2 de maio Valores das prestaes familiares em 2008.

Portaria 1223/2007, de 20 de setembro Modelo de certificao mdica do tempo de gravidez.

Decreto-Lei n 41/2006, de 21 de fevereiro Equiparao a residentes dos estrangeiros portadores de ttulos vlidos de permanncia.

E2 Glossrio

Pessoas residentes e equiparadas a residentes Tambm so considerados residentes: Portugueses a residir no estrangeiro mas que so funcionrios pblicos a trabalhar para o Estado Portugus e membros do seu agregado familiar.

So considerados equiparados a residentes: Cidados estrangeiros que tm um ttulo de permanncia em Portugal vlido. Os ttulos possveis so: visto de trabalho vlido, ttulo vlido de proteo temporria e ttulos vlidos de permanncia e respetivas prorrogaes (ver caso a caso).

ISS, I.P.

Pg. 13/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

Rendimento de referncia O rendimento de referncia diz-nos em que escalo a grvida est. Existem quatro escales. As grvidas que esto nos trs primeiros escales recebem abono, as que esto no quarto escalo no recebem. As grvidas que esto no 1 escalo so aquelas cujas famlias tm os rendimentos mais baixos e as que recebem o abono pr-natal maior. Para calcular o rendimento de referncia da famlia (para o abono de famlia pr-natal): 1. Somam-se os rendimentos anuais de todas as pessoas do agregado familiar. 2. Somam-se as crianas e jovens do agregado que tm direito ao abono de famlia, mais os bebs que vo nascer, mais um. 3. Divide-se o primeiro valor pelo segundo para encontrar o rendimento de referncia. 4. Esse rendimento de referncia equivale a um escalo (do 1. ao 4.)

Os 4 escales do rendimento de referncia (rendimentos de 2010) usados para calcular o valor do abono pr-natal a partir de 2011, quando estiverem disponveis as declaraes de IRS referentes a 2010.
Escales 1 At 2.934,54 (inclusive) 2 de 2.934,55 a 5.869,08 3 De 5.869,09 a 8.803,62 Acima de 8.803,62 4

Rendimento de referncia

Nascituro o feto, a criana que vai nascer.

Perguntas Frequentes

Quem faz parte do agregado familiar? So considerados elementos do agregado familiar, as pessoas que vivam em economia comum e que tenham entre si os seguintes laos: Cnjuge ou pessoa com quem viva em unio de facto h mais de dois anos Parentes e afins maiores em linha reta e em linha colateral, at ao 3 grau: Pais; Sogros; Padrasto, Madrasta, Filhos, Enteados, Genro, Nora, Avs, Netos, Irmos, Cunhados, Tios, Sobrinhos, Bisavs, Bisnetos. Parentes e afins menores em linha reta e linha colateral (no tm limite de Grau de parentesco) Adotados restritamente e os menores confiados administrativamente ou judicialmente a algum dos elementos do agregado familiar

ISS, I.P.

Pg. 14/15

Guia Prtico Abono de famlia pr-natal

Nota: O conceito de agregado familiar para a verificao da condio de recursos o aproximado ao conceito de agregado familiar domstico (as pessoas que vivem na mesma casa) e com alguma relao de parentesco. No entanto, existem excees. No podem ser consideradas como fazendo parte de um agregado familiar pessoas que: Tenham um vnculo contratual (por exemplo, hospedagem ou aluguer de parte de casa) Estejam a trabalhar para algum do agregado familiar Estejam em casa por um curto perodo de tempo Se encontrem no agregado familiar contra a sua vontade por motivo de situao de coao fsica ou psicolgica Nota 2: As crianas e jovens acolhidos em Centros de acolhimento so consideradas pessoas isoladas.

Os valores que recebo da Segurana Social a ttulo de subsdio de Abono de Famlia pr natal devem ser declarados para efeitos de IRS? No, no necessita de declarar, para efeito de IRS, os valores recebidos de subsdio de Abono de Famlia prnatal.

ISS, I.P.

Pg. 15/15

You might also like