You are on page 1of 12

Direito Constitucional

Interveno: 1. Conceito Medida constitucional excepcional que tem por objetivo reestabelecer a ordem em uma federao. Interveno = Interferir. Federao: autonomia dos entes. a quebra temporria da autonomia de um ente federativo. 2. Espcies - Federal: da Unio em Estados. - Estadual: do Estado em Municpios. 3. Finalidade Restaurar a normalidade democrtica; a normalidade constitucional. Algum preceito foi violado pelo Estado ou pelo Municpio e no h alternativa se no a interveno. 4. Caractersticas 4.1 Excepcional: o princpio da no-interveno 4.2 Temporria: Prazo que o decreto determinar, um prazo razovel. 5. A Unio nunca intervm em municpio 5.1 Exceo: No Brasil podem ser criados territrios, territrios so sempre federais, nessa hiptese a constituio permite que a Unio intervenha em municpio de territrio. 6. Requisio de auxilio do poder executivo Interveno atuao do exrcito nas favelas uma cooperao (cooperao: entre o governo federal e o estadual ou o municipal) e exemplo de requisio de auxlio. 6.1 Cooperao

7. Interveno Espontnea Art. 34 I, II, III e V da C.F aquela em que no precisa de nenhuma requisio. 8. Interveno Provocada 8.1 Solicitada Art. 34 IV. D-se por solicitao. 8.2 Requisitada Art. 34 VI. D-se por requisio, deciso judicial. 9. Consequncias 9.1 Revogao do Ato Art. 36 1 O ato que ensejou a interveno, se o ato ferir a constituio de alguma forma, ele ser revogado. 9.2 Afastamento da autoridade 10. Princpios Constitucionais Sensveis

Ao Direta Interventiva: 1. Conceito Tem por objeto verificar a inconstitucionalidade de uma norma com a finalidade de promover a interveno. 2. Finalidade Desconstituir um ato que est contra a Constituio. Manter a integralidade e superioridade da C.F. 3. Competncia para julgar No Plano Federal: STF No Plano Estadual: TJ

4. Titularidade A titularidade para ajuizar a ao do Procurador-Geral da Repblica, que o chefe do MP. 4.1 Crtica (Prof. Souto)

Poder Legislativo

1. Funes tpicas e atpicas - tpica: legislar - atpica: no diz respeito essencialmente; diretamente ao legislativo. Exemplo: funo restrita atpica de julgar, mas no julga com a condio de impor pena de restrio de liberdade, a pena se restringe a imposio perda de cargos e suspenso dos direitos polticos. 2. Tipos de Legislativo 2.1 Legislativo Unicameral a) Conceito De uma cmara s, de apenas um rgo. 2.2 Legislativo Bicameral a) Conceito Legislativo composto por dois rgos, duas cmaras que legislam separadamente. 3. Vantagens e Desvantagens No legislativo unicameral a vantagem que a discusso de um projeto de lei se d de uma forma mais rpida, mais clere. A desvantagem da unicameral consiste no fato da norma ser menos discutida.

No legislativo bicameral a desvantagem que tendo duas casas o processo mais lento. Porm, permite um debate maior e uma discusso mais ampla. O Brasil adota o sistema bicameral no sistema federal, e no plano estadual e municipal o sistema unicameral.

O Brasil adotou o sistema bicameral (duas Cmaras), pelo qual uma das Casas Legislativas inicia o processo legislativo e a outra o revisa, sendo que ambas devem se manifestar sobre a elaborao das leis, excetuadas as matrias privativas de cada Casa. Porm, nos Estados-membros, no Distrito Federal e nos municpios adotou-se o sistema unicameral, ou seja, a funo legislativa desempenhada por uma nica Cmara: A Assemblia Legislativa (nos Estados), a Assemblia Distrital (no Distrito federal) e a Cmara Municipal (nos municpios).

4. Legislativo Bicameral 4.1 Espcies - Aristocrtico Exemplo: Inglaterra; Cmara dos Lordes. - Federativo Existe em Federaes, em Estados Federais. Teve origem nos EUA. H a casa que representa o povo (Cmara dos Deputados) e a casa que representa os Estados (Senado Federal). http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/anexos/48644857-1-PB.html

4.2 Origens do Bicameralismo Federativo - Finalidade

5. Sistema Brasileiro Bicameral no plano federal e unicameral no plano estadual e municipal. 6. O Legislativo no Brasil 7. Congresso Nacional 7.1 Conceito As duas casas do legislativo federal. Cmara e Senado. No necessariamente de forma conjunta. Tem competncia prpria, competncia definida e direo prpria. 7.2 Composio - Cmara Representa o povo. Todo estado tem representante na cmara, nenhum estado tem menos de oito, nem mais de 70 cuja definio dada por lei, sendo proporcional a populao do estado. - Senado Tem nmero fixo, so trs senadores por estado. 7.3 Atribuies (Congresso) Em regra a deliberao separada. 7.4 Competncia: Legisla e decide. - Exclusiva O Congresso decide sem interferncia externa, o projeto no vai sano presidencial, resolve-se no mbito do congresso. Art. 49 da C.F; - No exclusiva Submete-se sano do presidente. Art. 48 da C.F; 8. Reunies 9. Deliberaes

Mesa Diretora 1. Cmara e Senado 2. Competncias rgo diretor, gerencia, coordena. 3. Composio Alternada para a mesa do Congresso nacional, no eleita, decorre das autoridades dos membros das mesas da cmara e do senado. Mesa da Cmara: Proporcionalidade 4. Eleio A eleio da Mesa se d pelo Plenrio (TODO); O mandato de dois anos. 5. Reeleio A Constituio probe a reeleio (reconduo) para os mesmos cargos, eleio imediatamente subsequente. 5.1 Legislativa: No pode haver reeleio para o mesmo cargo na mesma legislatura. A vedao vale dentro da mesma legislatura. (isso mera interpretao, no nenhum dispositivo literal). 5.2 Possibilidade e Impossibilidade - Situao A: possvel reeleio em cargos diferentes. - Situao B: possvel em cargos idnticos em legislaturas diferentes e proibido na mesma legislatura. 6. Comisses 6.1 Conceito: Integram o colegiado que auxiliam o desenvolvimento do mandato do parlamentar, constitudo por parlamentares e que tem competncias especficas previstas na Constituio e no regimento. 6.2 Espcies Simples So formadas somente por deputadas ou somente por senadores (Congresso). Mista Formada por Deputados e Senadores. (CPM/CPMI(inqurito))

Permanente Existe permanentemente na estrutura da Cmara e/ou do Senado. Basta que o assunto seja relevante e suficiente. Temporria Para determinado assunto. Prazo certo para funcionar. 6.3 Composio Na comisso no h reeleio, h presidente da comisso. Art. 58 CF. 6.4 Atribuies rgo auxiliar. H um corpo tcnico que produz estudos. 6.5 Aprovao de Projeto de Lei Comisso permanente pode em casos especficos aprovar um projeto de lei. Pargrafo 2 do artigo 58, C.F; Desde que o regimento interno no proba, no seja lei complementar. - Recurso Cabe recurso 7. Comisso Parlamentar de Inqurito 7.1 Conceito 7.2 Composio 7.3 Finalidade 7.4 Requisitos 7.5 Poderes 7.6 Prazo para funcionamento 7.7 Reserva de Jurisdio 7.8 Importncia do carter colegiado

Foro competente para processar parlamentares: 1. Senadores e Deputados Federais: STF; crimes comuns. Antes de ser diplomado: justia comum.

Quando se perde a funo, mesmo tendo cometido o crime durante a funo/mandato, remete-se o processo para a vara competente da justia comum e no mais o foro especial. Quem denuncia: Procurador Geral da Repblica.

2. Deputado Estadual: crime comum- Tribunal de Justia. Quem denuncia: Procurador Geral de Justia. 3. Vereadores: No tem foro especial, processado por crime comum perante juiz de direito. A constituio estadual pode criar foro especial no TJ. O prefeito processado perante o TJ.

Legislatura 1. Fixao de subsdios 2. Toda comisso temporria extinta ao final da legislatura. 3. Reeleio da mesa diretora: parmetro para fixar a possibilidade de reeleio da mesa diretora: fruto de entendimento doutrinrio e no fixado pela C.F. 4. Arquivamento de proposies legislativas: ao final da legislatura as proposies no terminadas sero arquivadas, para no ter um projeto de lei ad eternum. O projeto de lei que no conseguiu aprovao ao final de quatro anos ser arquivado, excees: - Projeto de lei oriundo de outro poder - Projeto de lei que tem parecer favorvel de algumas comisses, j tramitou por algumas comisses e obteve parecer favorvel. - Projeto de lei j aprovado por outra casa. - Projeto de lei de cdigo. - Projeto de lei de origem popular.

5. Sesses legislativas Perodo de tempo em que o Congresso se encontra reunido para deliberar sobre as suas competncias, atribuies.

Legislativa Ordinria: durao de um ano, dividida em dois perodos. Legislativa Extraordinria: pode ocorrer quando o Congresso est em recesso. A convocao sempre de ambas as casas, no se convoca uma casa no recesso, se convoca as duas. Art. 57 pargrafo 7.: O Congresso somente deliberar para o assunto a que foi chamado, e se houver M.P pendente, ela entrar na pauta. 6. Sesso ordinria: reunio do plenrio, a do dia-a-dia. 7. Sesso extraordinria: Se houver votao, interesse de uma votao muito importante, h sesso extraordinria pra aquele dia, a madrugada. Diz respeito a uma casa. convocada por casa.

Processo Legislativo Uma srie de atos com a finalidade de elaborao de atos normativos. Em regra, pressupe a participao de pelo menos dois poderes. 1) Partcipes: O legislativo sempre participa, embora seja possvel um ato normativo produzir efeitos sem antes de ter passado pelo legislativo. Por exemplo, a medida provisria. 2) Povo: o povo pode participar do projeto de lei, porem no muito comum projeto de lei elaborado pelo povo, pois necessrio muitas assinaturas. O povo participa s da iniciativa de lei. Exemplo: Lei da Ficha Limpa. 3) Judicirio: Ao Direta de Inconstitucionalidade no processo legislativo. Tem atribuio estrita de propositura de um projeto de lei. 4) Fases do Processo Legislativo:

a) Iniciativa: capacidade de apresentar um projeto de lei e fazer com que ele tramite, a legitimidade de apresentar um projeto. Capacidade de iniciativa legislativa. b) Protocolo c) Discusso d) Comisso: vai analisar a constitucionalidade do projeto, se entender que fere a constituio cabe recurso para o plenrio. - Arquivamento

Lei Complementar Estudar Emenda Constitucional.

1. Conceito Caracteriza-se pela reserva material, reserva de temas, e pelo qurum qualificado. Reserva Material, pois a opo por uma lei complementar no livre. Art. 69 C.F 2. Qurum Qualificado Maioria Absoluta. Para estabelecer a maioria simples basta estar presente a maioria absoluta, extrai-se a maioria do quantitativo presente.

Lei Ordinria: no possui qurum qualificado.

3. Lei complementar com dispositivos de Lei Ordinria

4. Lei Delegada Ela fruto de uma concesso. O Executivo solicita a delegao ao Legislativo para legislar sobre um determinado tema. Art. 68 21/09 e 25/09 no haver aula

Medida Provisria Trata-se de espcie anmala, incomum do processo legislativo, com titularidade do Presidente da Repblica. Ela j nasce com fora de lei. Segue o processo legislativo de uma maneira incomum. A medida provisria se faz necessria por fora da complexidade da vida atual que em determinada circunstancias no razovel aguardar o desenrolar normal de um processo legislativo, h momentos em que o Estado necessita de um instrumento com rapidez pra implementar suas polticas pblicas. Requisitos: Relevncia Urgncia Excepcionalmente o Judicirio pode declarar a inconstitucionalidade de uma MP, declarando ausente a relevncia e a urgncia, ou uma ou outra, pois pra editar uma MP necessrio que existam as duas situaes. A MP ato exclusivo do Presidente da Repblica; Ele edita, porm encaminha ao Congresso Nacional, l ela pode ser aprovada integralmente, parcialmente ou ser rejeitada totalmente, pode tambm ser emendado com algumas restries, desde que no seja tema de competncia exclusiva do presidente, desde que no crie despesas, ou se criar que cite a fonte, etc. O Legislativo o senhor da situao. A Emenda Constitucional 32/01 mudou radicalmente a MP.

You might also like