You are on page 1of 184

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

APOSTILA
# SOCIOLOGIA DO TRABALHO # NOES DE MICROECONOMIA # NOES DE MACROECONOMIA # ECONOMIA SOLIDRIA # ECONOMIA CRIATIVA # COOPERATIVISMO # ECONOMIA EM REDE

Tcnico em Orientao Comunitria


2011, Umuarama.

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

EMENTA:

Mercado; Preos dos Produtos; Economia Urbana; Economia Rural; Particularidades Socioeconmicas Regionais; Avaliao e aproveitamento dos recursos naturais; Programas de sustentabilidade. Associativismo; Cooperativismo; Economia Solidria.

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

SOCIOLOGIA DEFINIO

Por que temos que trabalhar tanto?

Mesmo com tanto trabalho moramos to mal e nossos filhos no podem ter escolas e alimentao.

http://queroserverde.blogspot.com

Por que a violncia est to presente na vida dos mais humildes, principalmente os moradores das comunidades (antes denominadas favelas) de grandes centros urbanos?

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

http://www.somdovialejo.com.br Existem grupos de pessoas que tem o mundo em suas mos e tomam as decises quanto ao futuro das outras.

Todos estes questionamentos e afirmaes acima so objeto de estudos do homem. Para responder a causa destes problemas e apresentar solues, foi necessrio estudar de forma cientifica estes fenmenos. Esta busca cientfica resultou em uma cincia denominada SOCIOLOGIA. Portanto, sociologia a cincia que estuda o comportamento social do homem enquanto indivduo e tambm das organizaes humanas. Como cincia, a sociologia visa compreender os fenmenos citados acima e outros de uma forma mais sistematizada e precisa. Por exemplo, quando vemos as pessoas muito ricas e pessoas muito pobres, praticamente miserveis, poderamos apresentar a seguinte explicao:

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

AS PESSOAS SO RICAS PORQUE TRABALHAM MAIS. OS POBRES NO TRABALHAM.

realmente verdade esta afirmao? Os pobres so pobres simplesmente por que no trabalham? A sociologia olhar para esta situao e buscar explicaes mais profundas para esta realidade. Alm disso, a sociologia tambm pode apresentar solues para romper com a situao de pobreza de grandes grupos. Outra forma de atuao da sociologia explorar os smbolos culturais que so criados pelos seres humanos para expressar as suas relaes sociais. Smbolos religiosos, personalidades, mitos e mesmo smbolos como bandeiras e brases.

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Muita ateno crianas. Devemos respeitar a Bandeira Nacional.

Os fatos histricos passados e contemporneos tambm so instrumento de pesquisa da sociologia. Busca entender como estes fatos histricos influenciam nas transformaes da cultura da estrutura social da comunidade e do pas.

Olha s vov, a eleio deste presidente provocou uma mudana econmica e social no pas. As pessoas passaram a ver a poltica de forma diferente.

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Com a quebra da bolsa em 1929, tivemos que correr muito para recuperar a confiana dos investidores.

Como vemos, fatos histricos como a eleio de um presidente e a quebra da bolsa de valores nos Estados Unidos da Amrica, podem alterar as relaes sociais das pessoas e instituies. Tambm promovem mudanas no comportamento dos indivduos, alterando hbitos de consumo, formas de investimento e etc. Hoje entender a sociedade que vivemos um tema central e uma questo de sobrevivncia. Conhecendo as relaes sociais podemos acessar os mercados e criarmos parcerias. Por exemplo, duas comunidades de pases diferentes podem ser parceiras comerciais, mas claro que este caminho fica facilitado quando as duas conhecem os princpios e valores de cada grupo. O respeito s formas de negociar e satisfao dos interesses sociais dos dois grupos um grande passo para uma relao comercial duradoura e de sucesso para os dois ou mais envolvidos. Concluindo esta definio podemos tambm afirmar que conhecer e se utilizar da sociologia uma forma de poder. Conhecer os parceiros e mesmo adversrios comercias e as relaes sociais que esto envolvidos um dos quesitos para o sucesso. Veja o exemplo abaixo.

ESCOLA ISLMICA DISCUTE O USO DE ETANOL NOS VECULOS

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

O Brasil um grande produtor de Etanol e os pases islmicos podem ser nossos futuros clientes, mas o quanto teremos que conhecer de sua cultura religiosa para sabermos qual a melhor forma de sermos parceiros. Aqui entra os conhecimentos da sociologia.

A SOCIOLOGIA E O MUNDO DO TRABALHO Dentro dos assuntos estudados pela sociologia, um muito importante o exerccio do trabalho e das relaes sociais oriundas do trabalho. Para iniciar, vamos perguntar:

Por que trabalhamos?

Ora, a resposta clara: porque precisamos de dinheiro e com este dinheiro posso comprar o que eu preciso. Posso alimentar minha famlia, dar estudo para meus filhos e quem sabe, at ajudar a sogra. Mas existem aqueles que trabalham, e muito, e no podem alimentar sua famlia, dar estudo para os filhos e nem mesmo ajudar a sogra. Tambm existem os que trabalham pouco ou simplesmente no trabalham e podem dar o melhor para suas famlias e ajudar muitas sogras. Por que acontecem estas coisas na sociedade, como esta situao formada? Aqui entra a sociologia para criar explicaes cientficas (verdadeiras) e encontrar solues para estas distores e injustias da sociedade. Outra pergunta simples, mas muito interessante:

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

O QUE SIGNIFICA TRABALHAR?

Parece muito simples responder, mas as pessoas tm ideias diferentes do que trabalho. Um exemplo o que ns, professores, enfrentamos. muito comum nossos alunos nos perguntarem:

Professor! O senhor s d aulas, ou trabalha tambm?

Perceberam o problema, se respondo que s dou aulas, para este aluno eu sou uma pessoa que no trabalha. Mas, mesmo assim tenho que sustentar minha famlia, dar estudos para os filhos e se possvel ajudar a sogra (olha que ela um amor). Tambm as donas de casa enfrentam este problema. Elas no so consideradas trabalhadoras (por muitos) e inclusive muitos dos direitos sociais no so permitidos s trabalhadoras do lar. Faamos agora um exerccio de anlise sociolgica sobre o caso das mulheres trabalhadoras do lar. A sociedade no valoriza o seu trabalho e permanncia junto aos filhos, consequentemente estas mulheres, para terem melhores condies de vida, buscam trabalho fora e abandonam parcialmente suas funes de mes. Resultado, filhos mal educados, problemas na escola, aproximao do uso de drogas, jovens violentos, etc. Aqui vem a pergunta: o que mais barato para a sociedade? Obrigar as mulheres a competirem no mercado de trabalho ou criar uma nova sociedade que priorize a permanncia MUITO DIGNA das mulheres com seus filhos.

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Gente! Este menino um anjo. Gostaria tanto que meu filho fosse assim, mas mal posso ficar com ele.

Continuando com a anlise da definio de trabalho vamos conhecer a definio de um cientista muito importante para as cincias sociais, Karl Marx.

Para mim trabalho : Todo processo de trabalho um processo de transformao da natureza, mas ao transform-la, o homem tambm transforma a si mesmo.
Perceba que ele vai mais longe do que a nossa conversa sobre o porqu trabalhamos. Para Marx, o trabalhar promover mudanas no meio e em ns mesmos. O nosso trabalho tambm uma fonte de aprendizado. Infelizmente, para muitos o trabalho colocado como algo desmerecedor e contraditrio ao processo de aprendizado. Por exemplo, alguns pais dizem aos seus filhos que no estudaram e s trabalharam, por isso so pobres e ignorantes. Este um conceito muito errado que passamos aos nossos filhos. O trabalho est empatado em dignidade com o estudo e sim uma forma de aprendizado. Os dois so necessrios a todos os homens. A formao completa vem do estudo e do exerccio prtico no trabalho. Prova disto a exigncia que se faz para que os estudantes realizem estgios prticos sobre o curso que esto fazendo. Caso o trabalho no fosse importante, seria melhor este aluno ocupar as horas de estgio somente com aulas tericas. Algum poderia lhe perguntar:

10

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Mas, os animais tambm trabalham. Qual a diferena do nosso trabalho e do deles?

Sim verdade, os animais trabalham. Mas, para eles somente uma questo de instinto e sua capacidade de elaborao mental muito pequena, mesmo para os animais considerados inteligentes. Observao: alguns pesquisadores consideram que as orcas apresentam formas de organizao social para realizao de tarefas. Inclusive grupos de orcas diferentes, tm diferentes formas de trabalho e ocorre um processo de ensino entre elas, com superviso das mais experientes. O que difere o homem desses animais a capacidade de, racionalmente, idealizar e visualizar seu produto em sua mente antes de materializar o seu trabalho. Outra grande diferena o que homem aplica diferentes valores ao seu trabalho. No caso dos animais o valor sempre o mesmo, propiciar sustento ou proteo. Com esta capacidade de aplicar diferena de valor aos seus produtos, o homem cria as condies e preos no mercado. Por exemplo, um trabalho muito elaborado de uma indstria pode valer muito pouco em relao ao preo, pois muitas indstrias o produzem (oferta grande). Porm, uma pea simples produzida por um arteso pode valer muito em preo, pois nica no mundo.

Estou pensando em cobrar um valor maior pelo mel. Afinal este ano, com a estiagem, produzimos bem menos

11

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


MODOS DE PRODUO FORAS PRODUTIVAS MEIOS DE PRODUO Como vemos o trabalho transforma a natureza, resulta em bens elaborados e dependendo das condies so definidos os valores em preo destes bens. Mas, para que o trabalho seja realizado, preciso algumas condies mnimas. So elas:

Meios de produo so o Conjunto de meios e objetos de trabalho: Instrumentos, ferramentas, instalaes, estruturas, terra, etc. Foras produtivas so as formas que uma determinada sociedade tem para transformar a natureza, ou seja, as formas de produo do trabalho. Compreendem as foras de trabalho e meios de produo.

12

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

MODO DE PRODUO A MANEIRA PELA QUAL A SOCIEDADE PRODUZ SEUS BENS E SERVIOS, COMO OS UTILIZA E OS DISTRIBUI.

Portanto, o trabalho enquanto gerador de renda, transformador e criador de bens e processo de educao para os homens, necessita destes fatores: meios de produo e foras de trabalho. A fora de trabalho o bem do trabalhador, j os meios de produo podem no estar ao seu alcance e, portanto, ele no consegue realizar o que deseja. Tendo como opo realizar o que o proprietrio dos meios de produo lhe determina. Esta relao entre as foras produtivas (fora de trabalho no caso do trabalhador) e os meios de produo determinada pelo modo de produo, no nosso caso, o capitalismo.

O sistema CAPITALISTA permite e estimula que eu acumule os meios de produo e com isto posso comprar a fora de trabalho de muitos funcionrios.
Convm lembrar que existem outras formas de sistemas econmicos. Muito conhecido o sistema socialista. Por ser contraditrio ao capitalismo, somos induzidos a pensar que ele resolve todos os problemas sociais do pas que o adota. Porm, a prtica tem mostrado o contrrio. Em pases socialistas houve uma

13

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

concentrao de poder poltico e militar nas mos de poucos, conseqentemente, na prtica gerou tanta ou mais excluso social que o sistema capitalista. Hoje o nosso desafio no e simplesmente encontrar um sistema econmico que resolva todos os problemas da sociedade, principalmente quanto a diviso de bens e renda. Provavelmente este sistema no existe, ou ainda no somos capazes de elabor-lo, assim o que podemos realizar a transformao gradativa de nosso sistema e paulatinamente corrigirmos suas distores, seja ele capitalismo ou socialismo. ESTRATIFICAO SOCIAL A maior conseqncia deste modelo de sistema econmico com as suas distores a criao de uma estratificao social com conseqente excluso dos menos favorecidos. Mesmo que no haja uma vontade consciente nas pessoas (principalmente detentores dos meios de produo), ocorrem as desigualdades entre as pessoas. So menores possibilidades de estudo, trabalho, acesso ao crdito e mesmo o respeito e tratamento diferenciado entre as pessoas. Podendo existir aqueles que conscientemente buscam reforar estas estratificaes. Devido as suas posses passam a desenvolver e transmitir para os filhos que existe uma diferena natural entre eles, os ricos, e os outros, os pobres. TIPOS DE ESTRATIFICAO

Estratificao econmica A posse desigual de bens econmicos produz uma estratificao de pessoas ricas, pobres e classe mdia.

http://legoodoy.blogspot.com

14

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Estratificao poltica Na maioria das vezes a estratificao econmica conduz a situao de alguns tero o poder poltico e a grande maioria pobre no.

Estratificao profissional Devido estrutura poltica e socioeconmica algumas profisses so muito mais valorizadas do que outras. Esta valorizao tanto econmica como social. Um advogado e um pedreiro que trabalhem em um rgo pblico tero diferenas de salrios e de tratamento no ambiente de trabalho.

http://tormentasocial.blogspot.com/

A estratificao social Ocorre quando separamos as pessoas por suas diferenas fsicas, religiosas, tnicas e culturais. Criamos os grupos: os negros, os brancos, os catlicos, os evanglicos, os sertanejos, os roqueiros, etc.

15

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Nem sempre as desigualdades so prejudiciais, pois no podemos confundir diversidade com desigualdade social. No h mal algum para sociedade existir pessoas mais altas e baixas, negros e brancos, islmicos e cristos. O problema quando as diferenas so mobilizadas para tratar as pessoas e grupos de forma injusta.

Podemos ser diferentes, mas no queremos desigualdades sociais e econmicas.

DESIGUALDADES NO CAMPO No meio rural existe tratamento desigual? Existe tratamento desigual tanto do homem urbano para com o rural como entre os homens do meio rural. As pessoas que crescem no meio urbano recebem informaes distorcidas sobre o homem do meio rural. Acabem por formar uma opinio de que o meio rural e as pessoas que ali moram no so to boas como as da cidade. Por exemplo, os nossos materiais didticos de ensino fundamental, quando tratam do assunto xodo rural apresentam uma viso um tanto quanto distorcida para os dias de hoje. Os livros de nossas crianas comentam que no meio rural as possibilidades de trabalho e acesso a sade so muito piores do que na cidade. Segundo os materiais didticos, as cidades so capazes de fornecer tudo isto aos moradores: mdicos, estudo, emprego, timos salrios, etc. Esta verso pode ter alguns fatos verdadeiros, mas ela no completa e nem mesmo atual. Para nossas crianas apresentado que at hoje a situao a mesma: cidade maravilha X meio rural pssimo. Atualizemos esta verso. Primeiro hoje as cidades realmente oferecem todo este paraso para seus moradores? Caso oferea, como explicar as favelas (hoje denominadas comunidades), os hospitais sucateados, mortes nos pronto-atendimentos, violncia estarrecedora, falta de escolas, subempregos e o pior de todos os males, o consumo descontrolado de drogas. Portanto, hoje o meio urbano no pode se gabar por apresentar inmeras vantagens sobre a vida no meio rural. Assim, esta viso que o homem urbano tem do morador do meio rural, como um homem ignorante e que mora em um lugar sem as mesmas condies que a cidade distorcida. Na verdade temos uma inverso, o

16

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

meio rural proporciona qualidade de vida e mesmo muitas opes de emprego de possibilidades de empreendimentos. Quanto ao relacionamento entre as prprias pessoas do campo tambm existe desigualdades e estratificaes. Os motivos so os mesmos j apresentados, como por exemplo, a concentrao dos meios de produo. No caso da agricultura, principalmente a terra. Podemos classificar de uma forma simples em duas classes no meio rural: os possuidores de terra e os sem terra. Neste momento no podemos nos enganar e achar que:

Eu tenho terras porque trabalhei. Vocs so SEM TERRA porque no trabalham.

O fato das pessoas no terem ou terem terras para produzir no se deve ao simples fato de alguns trabalham e outros no. Existem muitas pessoas que trabalham a vida toda, e muito, e mesmo assim no tero terras. Enquanto algumas pessoas que trabalharam pouco (algumas no trabalharam) e possuem muitas terras. O critrio para existir os sem terra e os com muita terra, no trabalho em si, mas sim o sistema econmico em que ocorre este trabalho. Lembra da conversa acima? Estamos em um sistema capitalista e a concentrao dos meios de produo a sua lgica de funcionamento. Lembrando tambm que no basta optarmos por outro sistema econmico, para termos uma mudana nesta estratificao e diminuirmos as diferenas entre os que TEM TERRA e os SEM TERRA e necessrio uma mudana na posio das pessoas diante do sistema econmico.

17

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Precisamos motivar os lderes polticos para que tenham uma posio de coragem e busquem desenvolver polticas que favoream a populao como um todo e no uma minoria (no caso os donos de muita terra). Tambm necessrio convencer o dono de muitas terras que a diviso da propriedade pode gerar tanta riqueza no pas, que ele no perder em seu poder de gerar renda. Alis, empresrios de viso sabem que os meios de produo sendo utilizados por mais pessoas produtivas, resultaro em ganhos de escala e eles podem muito bem ser beneficiados por esta estrutura. CONCENTRAO DE TERRAS NA HISTRIA Tanto Isto verdade que verdadeiros gigantes caram sobre seus prprios erros quando concentraram a posse das terras. Podemos citar, por exemplo, a histria econmica de Roma. O grandioso Imprio Romano ruiu, no por contratar mercenrios para seus exrcitos, mas sim porque abandonou os sistema de produo agrcola baseado em pequenas propriedades e que sustentou o Imprio durante sculos. O incio do processo de concentrao latifundiria no Imprio Romano o abre alas para seus problemas polticos e depois comerciais, que resultaram em sua dissoluo.

http://www.historianet.com.br Outro gigante que abandonou o trabalho artesanal e do campo e promoveu uma grande concentrao de terras, foi Portugal. Este gigante dos sculos XIV e XV, optou por apostar suas fichas todas no mercado externo (eram grandes navegadores). Com os problemas comerciais que surgiram, a economia externa entrou em declnio e a interna estava abandonada. No conseguiram nem mesmo produzir o prprio sustento. Resultado, tornaram-se grandes importadores dos produtos ingleses. Na virada para o sculo XVI estavam totalmente dependentes do comrcio com a Inglaterra e viram o seu poder ultramarino desabar sobre as presses inglesas.

18

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

http://aprendemosbrincando.blogspot.com H desigualdades no campo e esta cria uma situao desfavorvel para toda a sociedade. Portanto, esta realidade precisar mudada. A pergunta : como?

Estas mudanas no campo so importantes para toda sociedade.

19

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Como eu posso ajudar? Comeamos por onde?

SOLUES POSSVEIS A primeira medida para ajudar a si mesmo e a sociedade abandonar uma ideia muito antiga que ainda faz morada na mente das pessoas. No existe o salvador da ptria. Isto mesmo, ns no podemos ficar esperando que uma s pessoa resolva todos os problemas de um pas e os problemas de cada indivduo. Devemos nos tornar protagonistas de nossas realidades, sermos o mocinho do nosso filme.

Pessoal, esta histria de heri do cavalo branco no existe. Temos que assumir as responsabilidades por nossas vidas.

Outra lio importante: no devemos reclamar do governo, ou pedir esmolas. Devemos sim, cobrar do governo, exigir nossos direitos e lutarmos por eles.

20

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Com uma observao muito importante, quando formos agraciados com algum projeto que est utilizando dinheiro pblico, deveremos valoriz-lo ao mximo. Devemos dar o melhor de ns para que o dinheiro investido em nossas vidas d resultado para toda a sociedade. Posso citar alguns exemplos: Quando recebemos uma cozinha comunitria, us-la para os fins corretos da comunidade e cuidarmos com muito zelo do patrimnio.

Vou sempre fazer todas as manutenes do trator comunitrio. Assim, muita gente vai poder usar pra tocar a roa.

Tambm o funcionalismo pblico. Os salrios que os mantm so uma aposta de toda uma sociedade que espera o melhor deles.

Vou dar o melhor de mim. Estes alunos vo passar no vestibular e entrar na Universidade.

21

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Eu sinto muito prazer em ser mdico no servio pblico.


Mais uma lio para enfrentar esta realidade da sociedade capitalista desigual : no seremos vencedores sozinhos, precisamos nos unir.

A UNIO REALMENTE NS FAZ FORTES.

UM RETRATO DA DESIGUALDADE URBANA SEGREGAO URBANA E REPRODUO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS: UM ESTUDO SOBRE OS ATUAIS BAIRROS POBRES URBANOS E SUA INFLUNCIA NA TRAJETRIA DE SEUS MORADORES

Andr Ricardo Salata A crise no mercado formal de trabalho, iniciada no fim dos anos sessenta, ao lado a diminuio do papel do estado dentro da sociedade, acarretou uma srie de conseqncias, dentre elas uma mudana no padro de segregao urbana em muitas das grandes cidades ao redor do mundo, inclusive na cidade do Rio de Janeiro, que ocupar minhas atenes neste artigo. Se da dcada de 1930 at meados da dcada de 1970 tnhamos o clssico modelo de centro rico e periferia pobre, nas ltimas dcadas, vem se construindo uma nova forma de segregao, onde podemos observar a difuso da pobreza por todo tecido metropolitano do Rio de Janeiro, atravs da retomada do crescimento das favelas tanto nas reas centrais quanto nas perifricas (LAGO, 2000,

22

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

p. 15), ao mesmo tempo em que a periferia se tornou socialmente mais heterognea ao abrigar novos espaos residenciais e comerciais destinados s camadas mdias (LAGO 2000, p. 15). Faz-se presente, ento, uma nova modalidade de segregao, onde h uma maior proximidade espacial entre ricos e pobres; mas, ao mesmo tempo, e como conseqncia dessas mudanas, emerge um processo que torna esses espaos exclusivos a seus moradores, seja por meio dos muros (no caso dos condomnio fechados e shoppings), seja por meio da violncia e do medo (no caso das favelas). O padro de acumulao fordista, caracterstico do ps-guerra, se dava atravs da produo em srie, onde os trabalhadores tinham contratos duradouros e formais com as empresas nas quais exerciam sua profisso. Quase toda produo ficava concentrada em uma nica localidade; da mesma forma, os operrios tambm trabalhavam todos prximos uns dos outros, exercendo atividades extremamente especializadas dentro de uma mesma linha de montagem. O estado, por sua vez, garantia o cumprimento dos contratos e das leis trabalhistas; procurava tambm intervir economicamente, a fim de manter as taxas de crescimento, seja investindo em infra-estrutura ou na previdncia social. Todo esse padro de organizao da produo levou ao surgimento do operrio-massa. Concentrados em um mesmo territrio, onde ficavam trabalhando por muito tempo, ganhando salrios semelhantes, os trabalhadores criavam uma identidade coletiva, um padro de vida e uma maneira de estar no mundo ethos -, no qual quase todos se inseriam. Essa identidade coletiva operria se espalhava por diversas reas, dentre elas: na maneira de se vestir, nos projetos de vida, no gosto musical e artstico em geral, no modo de falar, no vocabulrio, e claro, no local de moradia. Diante do quadro de crescimento econmico que se fazia presente naquelas dcadas do ps-guerra at os anos setenta, milhares de migrantes vinham do campo ou de regies menos desenvolvidas at o Rio de Janeiro, atrados pela demanda de empregos nos grandes centros. Segundo Lago (2000), somente na dcada de cinqenta, o municpio do Rio de Janeiro recebeu 714.750 migrantes, em sua maioria vindos de outros estados, principalmente do nordeste brasileiro. Esses migrantes vinham morar em localidades que contavam com uma considervel coeso interna devido semelhana entre os moradores -, uma tica do trabalho, e um projeto de vida coletivo mais presentes do que nos atuais bairros populares. Mas, em meados dos anos setenta, esse quadro comeou a mudar. O fordismo foi substitudo, principalmente, pelo toyotismo, uma nova forma de organizao da produo que se baseia na flexibilidade. O toyotismo nasceu na fbrica da Toyota, no Japo, aps a Segunda Guerra Mundial, e se diferencia do fordismo pelos seguintes traos: uma produo mais vinculada demanda, se tornando por isso mais individualizada e heterognea; se estrutura de forma mais flexvel, o que possibilita a um mesmo operrio trabalhar em diversas mquinas ao mesmo tempo, assim como fabricar produtos distintos dentro de uma mesma linha de montagem; suas empresas adotam uma estrutura horizontalizada, de maneira que cada empresa seja responsvel apenas por uma etapa dentro da linha de montagem; por fim, o toyotismo utiliza em suas matrizes mo-de-obra qualificada, ao mesmo tempo que quanto mais nos afastamos do ncleo, mais precarizado se torna o trabalho, sendo realizado por meio de mo-de-obra terceirizada, temporria e sub-empregada (ANTUNES, 1999, p.54-57). O estado, por sua vez, antes ativo tanto socialmente quanto economicamente, perde fora e entrega ao mercado grande parte de suas antigas funes; o controle da economia e a previdncia social passam a obedecer lgica do mercado.

23

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


1

Diante desse novo quadro, a classe trabalhadora, se que ainda podemos utilizar este termo , perde sua identidade comum. Sub-empregada, autnoma, terceirizada, sem contratos de trabalho fixos, a classe que vive do trabalho, principalmente nos pases subdesenvolvidos, se torna uma massa disforme, irregular e heterognea. Em funo de sua nova forma de se inserir dentro da estrutura produtiva, mesmo em contextos de crescimento econmico, os trabalhadores no so beneficiados. Assim, os antigos bairros operrios vo pouco a pouco desaparecendo e, no lugar deles, se fortalecem as localidades dessa nova pobreza urbana, a principal delas no caso da cidade do Rio de Janeiro - sendo as favelas. Habitadas por indivduos que exercem profisses completamente heterogneas - em sua grande maioria sub-empregados ou autnomos -, e sofrendo com profunda carncia de servios bsicos que deveriam ser providenciados pelo estado, essas localidades no oferecem os mesmos benefcios que os antigos bairros de trabalhadores ofereciam, como mostrarei adiante. Pretendo mostrar neste artigo como esse novo padro qualitativo de segregao influi na reproduo das desigualdades sociais. Para tanto, primeiramente, preciso entender a pobreza no apenas como a carncia de recursos matrias, mas tambm como a deficincia de ativos que permitiro aos indivduos se manter ou ascender socialmente. Segundo a definio de Kaztman (1999, p.18), ativos so todos os recursos que um lugar possui, tangveis ou intangveis, cuja mobilizao permite o aproveitamento das estruturas de oportunidades existentes em um momento, seja para elevar o nvel de bem-estar ou para mant-lo diante de situaes que o ameacem. Esses ativos no esto distribudos igualmente dentro da sociedade; cada localidade proporcionar aos seus moradores determinados tipos e quantidade de ativos que podero no ser encontrados em outros locais. Analisarei, baseando-me principalmente nos socilogos Kaztman e Bourdieu, as diferenas entre os antigos bairros operrios e os novos bairros pobres urbanos em relao posse ou no desses recursos, e a maneira como isso vai influenciar na capacidade de seus moradores de ascender socialmente. Bourdieu (1997) utiliza o conceito de habitus para explorar a relao entre a estrutura social e os indivduos, permitindo adotar uma postura que leve em conta, ao mesmo tempo, o livre-arbtrio e o papel das estruturas supra-individuais. O habitus diz respeito quilo que subconsciente no comportamento individual, tudo que fazemos e pensamos sem refletir, que j est to internalizado em nossas mentes e corpos que nem pensamos a respeito; ele est na maneira de falar, de andar, nos valores, nas opinies, na maneira de se comportar etc; ele o modo como os indivduos internalizam a posio que ocupam dentro da estrutura social a subjetivao da objetividade. Por isso, o habitus geralmente diz respeito a uma classe ou a um grupo. Poderamos, por exemplo, falar de um habitus burgus, operrio, de moradores de favela, de habitantes de bairros de elite e etc. Segundo Bourdieu (1997, p. 165), se o habitat contribui para fazer o hbito, o hbito contribui tambm para fazer o habitat atravs dos costumes sociais mais ou menos adequados que ele estimula a fazer. Ou seja, o habitus, ao mesmo tempo em que influenciado pelo espao de moradia, tambm influencia esse espao, formando um ciclo vicioso. Kaztman e Filgueira (2001) elaboram interessantes tipos ideais de bairros latino-americanos; dentre eles esto os antigos bairros operrios (presentes nas dcadas de crescimento econmico do ps-guerra) e os atuais bairros pobres urbanos (tpicos das duas ltimas dcadas). Mesmo que em alguns pontos a presente descrio no seja exatamente fiel realidade brasileira, ela pode nos ajudar, e muito, a entender as transformaes urbanas ocorridas nos ltimos anos.

24

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Dentro dos antigos bairros de trabalhadores, circulava um habitus bastante distinto da favela. Neles os indivduos viam o trabalho como algo dignificante, e principal meio de ascenso social. Valorizavam tambm um projeto de vida, tanto a nvel individual quanto coletivo; e prezavam pela participao poltica como meio de atingir as metas coletivas. Agora, nas favelas, a tica do trabalho no se faz mais presente, de modo que a atividade do labor no mais reconhecida como capaz de proporcionar grandes mudanas nas trajetrias individuais; da mesma forma, a idia de projeto de vida descartada por no fazer mais sentido dentro de um mercado de trabalho to fluido. Devido descrena em relao capacidade e vontade do estado e dos polticos em resolver os graves problemas desses locais, seus moradores adotam uma postura bastante indiferente em relao poltica; como no se reconhecem mais como uma classe, e por isso perdem sua identidade comum, a idia de objetivos coletivos tambm cai em descrdito. Essas transformaes de valores habitus dentro dos antigos e dos novos locais de moradia dos trabalhadores urbanos s fez dificultar a mobilidade social dos mesmos, funcionando como um verdadeiro cimento das desigualdades (KAZTMAN; FILGUEIRA, 2001, p.22). Mas no so apenas as mudanas de habitus responsveis por isso; a distribuio de capitais sociais, culturais e materiais conceitos que so trabalhados tanto por Kaztman quanto por Bourdieu - tambm se alterou profundamente. Os tradicionais bairros de trabalhadores eram espaos habitados predominantemente por operrios, pessoas que tinham um trabalho, que possuam contatos nesse trabalho, e que tinham algum nvel de escolaridade e conhecimento necessrio para alcanar seus postos. Inseridos numa economia desenvolvimentista, de produo em massa, com taxas de crescimento considerveis, e protegidos por contratos de trabalho slidos, aqueles operrios tinham condies de sustentarem suas famlias de forma razovel. Ao mesmo tempo, em funo dos servios estatais presentes naquele momento, essas famlias podiam contar com a escola pblica para instruir seus filhos de maneira adequada. Um filho de operrio, ento, podia estudar em uma escola de qualidade e contava com um local de moradia que o possibilitava estudar em casa tambm. Em seu bairro, contava com exemplos exitosos de indivduos que conseguiram conquistar parte de seus objetivos por meio do trabalho, o que levava assimilao de uma tica do trabalho, enxergando esta atividade como aquela capaz de realizar seus desejos. Como todos exerciam profisses bastante semelhantes, havia uma coero interna considervel dentro daquelas localidades, o que inibia condutas desviantes. As famlias tambm eram compostas por operrios com algum grau de formao, gerando um clima cultural dentro das suas casas que valorizava um projeto de vida baseado nos estudos e no trabalho. Enfim, como a grande maioria dos adultos estava empregada, podiam fornecer contatos pessoais importantes para a carreira dos mais jovens, facilitando sua entrada no mercado de trabalho. Como j mencionei, estou me baseando em tipos ideais, construdos por esses dois autores - Kaztman e Filgueira (2001) -, j que o quadro descrito anteriormente no poderia ser encontrado de forma to exata na nossa realidade. Trata-se de um recurso heurstico, que possibilita uma melhor comparao entre esses dois casos: os antigos bairros operrios e as favelas . Por isso, devemos relativizar as descries expostas e trat-las como recursos que nos ajudam a entender diferentes realidades, e no como a prpria realidade em si mesma. Habitadas por desempregados, sub-empregados e autnomos, as favelas apresentam uma realidade muito distinta daquela. Ela no fornece os ativos materiais necessrios a um projeto de vida exitoso: suas casas no so adequadas para a prtica do estudo e os servios sociais bsicos dentre eles, a escola so precrios. Quanto ao capital cultural, tambm h muitas deficincias; as famlias no so mais compostas por
3 2

25

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

trabalhadores que valorizam o estudo e o trabalho como principais meios de ascenso social e suas casas no contam mais com um clima cultural adequado. Os exemplos exitosos agora provm de pessoas que se utilizam de meios ilcitos para alcanar seus objetivos; a coeso interna fraca e pouco pode fazer a fim de inibir esses comportamentos ilegais. Como no tm um trabalho fixo, os adultos no contam com redes de contato amplas e capazes de facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Toda essa srie de diferenas descritas vai contribuir para dificultar a ascenso social dos novos pobres urbanos. Como nos faz lembrar (KAZTMAN; FILGUEIRA, 2002, p.40) a deficincia de ativos em uma etapa da vida vai prejudicar a capacidade do indivduo acumular outros ativos futuramente. Um indivduo nascido dentro de uma famlia de desempregados, morando em uma localidade como a descrita no segundo caso, vai ter uma srie de deficincias de recursos desde a sua primeira infncia, o que vai impossibilit-lo de conseguir outros ativos quando for mais velho e assim por diante, formando um processo cumulativo que culminar na reproduo das desigualdades sociais. Por exemplo, ao no contar com um clima cultural adequado em seu local de moradia, a criana poder ter srias dificuldades em aproveitar os ativos fornecidos pelas escolas, o que por sua vez ir dificultar a sua entrada no mercado de trabalho formal. Cria-se assim um ciclo vicioso, do qual dificilmente os indivduos nascidos nessas localidades conseguiro se livrar: filhos de ricos provavelmente sero ricos, e crianas nascidas nesse contexto de pobreza provavelmente continuaro pobres. Com o objetivo de ilustrar melhor tudo que foi dito at aqui, falarei sobre o trabalho de campo que realizei durante os ltimos meses para uma pesquisa do IPPUR Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional -, com a qual se pretende explorar justamente as conexes entre segregao urbana e a reproduo das desigualdades sociais . Em setembro de 2006, comecei um estudo etnogrfico em uma escola municipal localizada no Leblon RJ. Trata-se de uma escola modelo, com uma excelente infra-estrutura e condies fsicas muito boas, que chegam a chamar a ateno de quem passa pelo local. Pelo que pude perceber, um colgio disputado pelas famlias de crianas que moram nas favelas prximas, principalmente Rocinha e Vidigal. Alguns alunos moram em bairros como Ipanema, Gvea, ou no prprio Leblon, mas a maioria esmagadora proveniente daquelas duas localidades. Meu foco estava na turma de quarta srie, na qual fiz diversas observaes ao longo desse tempo. Atravs dessas observaes, pude perceber quais alunos se destacavam, tanto positivamente quanto negativamente, dentro da sala. Meu objetivo era selecionar alguns destes para fazer estudos de caso, visitando suas casas e entrevistando seus responsveis. Nesse processo de seleo, tambm contei com a ajuda da professora, que me indicava os alunos com melhores e piores desempenhos acadmicos. Neste artigo vou concentrar minha ateno sobre o estudo de caso daquele que era considerado pela professora como o aluno mais problemtico da turma. Seu nome, constantemente lembrado durante as aulas, Francisco. Estava quase sempre sentado no fundo da sala e muitas vezes no fazia o dever de casa nem os exerccios em aula. Certa vez a professora, nervosa por seu desleixo, gritou: Francisco, voc um caso perdido!. Portanto, eu no poderia deixar de conhecer a realidade familiar daquela criana. Combinei com a sua famlia de pegar o aluno na sada da escola e ir com ele at sua casa, na Rocinha. Francisco estava acostumado a ir e voltar sozinho da escola; ele foi me guiando at o ponto de nibus e, durante o percurso, tivemos a oportunidade de conversar um pouco, quando me falou a respeito do que mais lhe incomoda no local onde mora: os tiroteios. A viagem de nibus demorou uns vinte minutos, at que saltamos no alto da estrada da Gvea. A criana, ento, foi me guiando pelas ruelas cada vez mais estreitas em direo
4

26

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

parte mais alta da favela. Em certo momento, Francisco parou, apontou para frente e falou: Aposto que ali tem bandido, demonstrando certo medo. Tivemos que seguir em frente e realmente cruzamos com alguns adolescentes armados em nosso caminho. Andamos mais um pouco, por terrenos cada vez mais irregulares, at que passamos por mais um grupo de meninos do trfico; um deles, ao v-lo passar, gritou: vem aqui gordinho!; ele continuou andando e falou: no posso, tenho que fazer um negcio a. Andamos mais e Francisco, ao passar por um menino armado, o chamou pelo nome e cumprimentou. Chegamos ento casa dele, que ficava bem prxima a um local onde rapazes armados estavam reunidos. A casa, por fora, toda feita de tijolos, tinha um aspecto de bastante pobreza e desorganizao. Francisco abriu a porta de madeira e logo pude ver sua me. Ela parecia que estava dormindo no colcho, enquanto seu pai descansava deitado no sof; a televiso estava ligada. Entrei na casa, cumprimentei a ela e a seu marido. A casa era bem pequena; a sala tinha, alm da TV, sof, armrio e um colcho; ao lado, separado apenas por um pouco de parede, havia um quarto pequeno, com apenas uma cama; do outro lado, tambm com uma separao pouco definida, havia a cozinha. Do meio da sala, eu podia observar a casa toda. Na casa tambm estava Luziana, cunhada de Francisco, e seu filho de um ms de idade. Naquele pequeno espao moravam sete pessoas. Nesse dia, tive a oportunidade de conversar com os pais do aluno. Os dois vieram do Cear onde trabalhavam na roa - h vinte anos, atrs de melhores condies de vida. Nenhum dos moradores da casa possua um emprego formal, e tinham nveis de instruo bem baixos: a me estava desempregada h trs meses e havia chegado stima srie; o pai vivia de servios gerais como pedreiro, pintor, encanador etc h um ano e no chegou a freqentar a escola; seu irmo completou a segunda srie do segundo grau e agora trabalhava sem carteira assinada como moto-txi h um ms; seu outro irmo completou a oitava srie e estava exercendo os mesmos servios que o pai h um ms; sua cunhada tambm concluiu a oitava srie e estava desempregada h quatro meses. Como disse a me de Francisco durante a entrevista: passamos a maior parte do tempo dentro de casa, olhando um para cara do outro, j que ningum tem um emprego (informao verbal). Quando perguntada sobre as suas expectativas em relao ao futuro de Francisco, sua me em nenhum momento se referiu a escolas, faculdades ou profisses, dizendo apenas que estimulava muito o menino a praticar esportes, o que poderia lev-lo adiante em sua trajetria de vida. Alm disso, um outro fato me chamou a ateno na entrevista: os pais da criana falaram que preferiam se manter distante do resto dos moradores do local, pois no queriam ter problemas com ningum. Alguns pontos desse relato de campo devem ser destacados, quando pensamos na influncia do local de moradia sobre o desempenho escolar de Francisco e, posteriormente, sobre sua capacidade de ascender socialmente. Em primeiro lugar, o aluno parece morar em um local pouco valorizado em relao ao universo da Rocinha. Sua me diz que, se pudesse se mudar dali, iria para um lugar mais perto do asfalto, mais l em baixo. Para chegar em sua casa, o menino precisa passar por alguns locais onde traficantes armados se renem e, pelo que presenciei, tentam alici-lo quela atividade, como no momento em que um deles o chama para conversar. Francisco diz que os tiroteios o incomodam e pareceu temeroso quanto aos bandidos expresso usada por ele mesmo -, o que indica um certo desconforto, que pode prejudic-lo psicologicamente, afetando seu desempenho acadmico. Sua casa no lhe proporciona as condies materiais adequadas ao estudo; mesmo que queira estudar, o aluno encontrar muita dificuldade em faz-lo, devido falta de espao e ao excesso de pessoas morando ali.

27

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

O clima cultural da famlia muito baixo, pois, como j mencionei, nenhum dos integrantes do ncleo familiar havia completado o segundo grau; seu pai, inclusive, nunca freqentou a escola. Da mesma maneira, ningum possui emprego fixo e Francisco no conta, em sua famlia e provavelmente no local onde mora , com exemplos de trajetrias exitosas construdas atravs do trabalho, o que pode enfraquecer a viso daquele como um meio de alcanar seus objetivos. Nem mesmo sua me parece esperar que o filho siga este caminho, demonstrando muito mais esperana em seu talento dentro de atividades esportivas. Por fim, podemos perceber, quando a me de Francisco diz que procura se manter distante dos outros moradores da favela, a falta de redes de sociabilidade/solidariedade dentro daquela localidade. Isso pode ocasionar conseqncias deletrias para os habitantes do local - j que tero mais dificuldades para contar com a ajuda de vizinhos em casos de necessidade - e a coeso interna que poderia inibir condutas ilegais enfraquecida. No podemos afirmar que o futuro de Francisco j esteja traado e que, inevitavelmente, ele seguir o caminho de seus pais. Mas, diante das imensas dificuldades impostas pela realidade do local onde vive, esta criana ter srias dificuldades para conseguir ascender socialmente. A deficincia de capitais, sejam eles materiais, culturais ou sociais, somados construo de uma determinada subjetividade habitus -, j parecem estar prejudicando seu desempenho escolar; e as conseqncias desse fato provavelmente dificultaro sua entrada em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Diante desse quadro, pouco podemos esperar do futuro de crianas criadas nesse tipo de localidades urbanas.

Referncias Bibliogrficas
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmao e a negao do trabalho. 1 ed. So Paulo: Boitempo, 1999. BOURDIEU, P (1997). Efeitos de Lugar. In: _____ (Org). A misria do Mundo. Petrpolis: Vozes. p. 159166. KAZTMAN, R. Marco conceptual sobre activos, vulnerabilidad y estrutura de oportunidades. In: _____. Apoyo a la implementacin del Programa de Accin de la Cumbre Mundial sobre Desarrollo Social. Montevideo: CEPAL, 1999. p. 723. KAZTMAN, R; FILGUEIRA, F. Seducidos y abandonados: el aislamento social de los pobres urbanos. Revista do CEPAL, n. 75, p. 25-57, 2001. _____. Panorama de la infncia y la famlia en Uruguay. Montevidu: Universidade Catlica do Uruguay, 2002. LAGO, L. C. Desigualdades e segregao na metrpole: o Rio de Janeiro em tempo de crise. Rio de Janeiro: Revan, 2000.

28

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

FORMAS DE ORGANIZAO OU UNIO Primeiro cuidado a ser tomado: a unio sem organizao ou sem planejamento pode ter resultados catastrficos. Dar errado, as pessoas se desentenderem e, consequentemente, abandonarem a idia de formar uma associao, cooperativa ou sindicato. Portanto, para formar uma organizao necessrio preparo e estudo. Neste item vamos conhecer um pouco sobre os padres de organizao e o comportamento dos indivduos dentro das organizaes.

PREFIRO FAZER TUDO SOZINHO. ESSE NEGCIO DE COOPERATIVA? J TENTEI E DEU ERRADO.

ORGANIZAO FORMAL constituda pela estrutura organizacional composta de rgos, cargos, relaes funcionais, nveis hierrquicos. As relaes so mais impessoais e a comunicao entre os elementos da organizao se faz por meio de uma padronizao. Em instituies grandes, esta comunicao pode ser feita, inclusive, sem o contato pessoal (email, carta, panfletos, etc). A organizao formal conduzida por prticas estabelecidas pela empresa e por uma poltica empresarial. Esta poltica determinada pelos objetivos que a empresa deve atingir. Esta organizao formal sempre ocorrer quando formamos alguma associao, cooperativa ou sindicato. Apesar de algumas pessoas no se encaixarem bem neste tipo de relao formal e mesmo se revoltarem contra esta forma de funcionamento, ela necessria. Muitas vezes a sade de uma cooperativa ou associao depende formalidades para que tenham ordem em seu funcionamento, o que influi diretamente nos seus resultados.

29

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Modelo de sistema hierrquico - formal

Diretor presidente Diretor financeiro Diretor de produo Diretor de patrimnio Diretor de marketing e vendas Gerente de vendas

Vendedor

ORGANIZAO INFORMAL A organizao informal toda interao e relacionamento que se estabelece entre as pessoas. Este tipo de organizao formada pelas particularidades de cada pessoa e das situaes em que se encontram. Podemos afirmar que as organizaes informais no se repetem. possvel fazer algumas previses sobre as organizaes informais baseando-se nas caractersticas dos seus formadores, mas estas previses no sero exatas. As decises dos dirigentes no que diz respeito aos aspectos informais das organizaes dependem da sua experincia junto comunidade e tambm uma questo de feeling.

30

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Todas estas obras para fazer e eu estou em dvida de quem ser o melhor gerente. Preciso escolher aquele que saiba liderar a equipe.

Outro fator importante de que a organizao informal muda constantemente. Por exemplo, a sada ou entrada de um membro na organizao pode resultar em mudanas nos padres de comportamento da organizao informal.

Que pena! A Maria faz falta, ela deixava todo mundo animado pra trabalhar.

No existe uma separao de organizao formal e informal de forma absoluta. A organizao informal est dentro da formal, pois as pessoas e suas caractersticas e relaes esto dentro da organizao formal.

31

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Muito cuidado, quando administramos uma organizao formal, tambm administramos a informal. As pessoas, que compem a organizao informal, podem estar prontas a preservar seus estilos de vida e valores. Assim, medidas administrativas, aparentemente corretas, podem resultar em um fracasso, caso no conheamos muito bem os aspectos pessoais e culturais da organizao. Nas cooperativas e associaes esta realidade no diferente. As pessoas esto unidas por um bem comum, mas no deixam suas crenas e valores do lado de fora das reunies.

32

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Quando se estabelecem as relaes no processo de formao das organizaes informais, ocorrero situaes de coeso e de antagonismo. Determinados grupos tero simpatia entre si e outros antipatia. Esta identificao no est ligada diretamente a hierarquia. Tanto que comum pessoas de setores diferentes apresentaram muita identificao e outras do mesmo nvel e setor serem totalmente contrrios. O desafio do gestor impedir de forma harmnica que grupos de desavena ocorram. H uma diviso de status no grupo e este fato tambm independe do nvel hierrquico. Alguns funcionrios ou mesmos associados de menor preparo tcnico formal, so grandes lderes no grupo e suas opinies conduzem as decises do grupo. Normalmente, so pessoas que j possuem um histrico na associao. Estas pessoas devem ser respeitadas e ouvidas. Em empresas capitalistas estes ideais de conciliar os valores das pessoas no muito respeitado. Tanto que quando um novo diretor geral assume a empresa comum ele dar um choque de gesto, ou seja, demitir os subalternos mais antigos para no ter suas opinies desafiadas. Em uma organizao informal o funcionamento espontneo, as pessoas prontamente passam a realizar as tarefas. Mas, isto ocorre quando h uma sintonia dentro da organizao informal. Uma organizao informal mal conduzida pode comprometer os objetivos da empresa ou cooperativa. Por exemplo, os grupos que tenham antipatia devem ser administrados para que suas rusgas no comprometam o trabalho de todos. Acima comentamos que a organizao informal est dentro da organizao formal, mas ela tambm transcende a formal. Enquanto a organizao formal est circunscrita ao local fsico e ao horrio de trabalho da empresa, a organizao informal escapa a essas limitaes. Quando termina o servio as relaes informais

33

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

continuam no nibus, no clube, no bar e na igreja. O gerente pode fechar as portas, mas o funcionamento da empresa pode estar ocorrendo nas conversas informais que os funcionrios continuam a ter.

Tambm podemos afirmar isto quanto s cooperativas. As assemblias so na verdade um resumo de tudo que os associados conversaram entre si antes do momento formal. Muito importante, os grupos informais podem querer um desempenho ou mesmo estratgia diferente do que foi definido pelo grupo formal. A administrao planeja um determinado objetivo, mas ele est totalmente contrrio s expectativas do grupo informal. Agindo assim a liderana no conseguir a motivao do grupo. aconselhado que a liderana procure outro caminho. Poderia primeiro pesquisar as expectativas do grupo informal e determina os objetivos a partir delas. Outra alternativa seria, antes de iniciar as atividades, convencer o grupo informal da importncia dos objetivos. Entenda-se que esta estratgia no pode se constituir em uma manipulao dentro da associao ou cooperativa.

34

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Nunca tende acabar com os grupos informais, pois eles so a expresso da necessidade que o indivduo tem de reconhecimento e aprovao do grupo social com qual convive. Portanto, estes grupos somente acabam quando no temos pessoas na empresa ou cooperativa. O que devemos fazer direcionar estas relaes informais para o sucesso do empreendimento. O INDIVDUO E A ORGANIZAO As associaes nunca podem deixar de priorizar o indivduo. Quando as associaes, cooperativas ou sindicatos passam a exigir muitos sacrifcios de seus participantes visando unicamente o bem-estar da instituio, est no momento do grupo rever suas prioridades. Todos devem ter dedicao e mesmo abrir mo de benefcios individuais para o bem do coletivo. No podemos confundir este tipo de sacrifcio com uma verdadeira idolatria instituio. Lembre-se a organizao surgiu para servir e melhorar a vida das pessoas e no as vidas das pessoas estar em funo do desenvolvimento da organizao. GESTO DE PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAES Como estamos vendo gerir um empreendimento em vrios aspectos, uma atividade sociolgica. O empreendimento posto para funcionar pela ao das pessoas envolvidas. Assim administrar ou gerir um empreendimento , principalmente, administrar pessoas. A cincia da administrao preocupa-se sobremaneira com esta rea do conhecimento, gesto de pessoas. Muitas teorias foram desenvolvidas para tentar orientar a melhor forma de conduzirmos os indivduos e os grupos neste processo. Muitas outras ainda sero escritas e aplicadas. Atualmente existe um grupo de modelos de gesto de pessoas que foram batizados pelos administradores de novos modelos. Faremos uma breve apresentao destes modelos, mas j antecipamos que so ferramentas adaptadas ao sistema econmico neoliberal. Muito delas podem ser aproveitadas dentro de um processo de economia solidria, mas elas precisam ser readaptadas com uma viso crtica. GESTO POR COMPETNCIAS Neste enfoque priorizada a capacidade que o indivduo e o grupo tem de transformar as condies internas da organizao em produto, ou algo que agregue valor ao produto. Este sistema no est preocupado com a competncia enquanto acmulo de conhecimento dos indivduos, mas sim como este conhecimento e outras habilidades so colocados a disposio da empresa. Muitas vezes a competncia do indivduo no satisfaz as necessidades da empresa naquele momento, mas pode satisfazer de outra empresa.

35

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Neste sistema, potenciais individuais, que no esto sendo utilizados pela empresa no momento, podem passar despercebidos. Resultando em excluso de algum colaborador de muito potencial, mas que no tem podido demonstrar capacidade naquele momento. GESTO ESTRATGICA DA MUDANA Este um modelo que visa adaptar a empresa ao consumismo descartvel que impera hoje em boa parte do mundo. O consumo de hoje sofre mudanas bruscas de preferncias e em um intervalo de tempo muito pequeno. Certos produtos consumidos em grande escala em um ano, j no servem para o prximo. Como as empresas iro se adaptar as estas constantes novas mudanas e mais como as empresas iro prever mudanas no mercado para antecipar mudanas em sua produo. A gesto por mudanas no uma tarefa fcil, pois envolve mudanas na estrutura da organizao formal, mas tambm na organizao informal. necessrio mudar o comportamento de pessoas e equipes para a nova realidade produtiva Outra preocupao que o gestor tem na mudana : quais os custos para organizao e para as pessoas de tantas novas configuraes produtivas? As pessoas envolvidas tm que apresentar um perfil apto as muitas mudanas e desafios, j que eles sero constantes. GESTO DO CLIMA ORGANIZACIONAL a percepo global das pessoas a respeito de seu ambiente de trabalho. Esta percepo afeta diretamente o comportamento do profissional envolvido e com isto o desempenho da instituio. Neste enfoque de gesto o envolvimento do trabalhador com a empresa muito importante. O quanto ele se preocupa com a eficincia das estratgias adotadas, qual o grau de comprometimento e o quanto afinado com os produtos oferecidos pela empresa? Os gestores devem identificar os focos de problemas como: insatisfao e desmotivao, focos de resistncia a mudanas, problemas gerenciais e de comunicao, desconhecimento e falta de compromisso com a estratgia. Em seguida levantar as causas e buscar medidas que mudem esta viso dos profissionais para com a instituio.

36

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

QUE MARAVILHA! O CLIMA NA EMPRESA EST UMA BELEZA. TODOS FICARAM BASTANTE MOTIVADOS COM A NOVA LINHA DE PRODUTOS.

GESTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL Para o psiclogo organizacional Edgar Schein, cultura organizacional o conjunto de pressupostos bsicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com problemas de adaptao externa e de integrao interna, e que funcionam bem o suficiente para serem considerados vlidos e serem ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relao a esses problemas. Enfim, o jeito que o grupo aprendeu ou criou para lidar com os problemas e vo transmitindo esta cultura para os mais novos de empresa. So hbitos que funcionam, s no se sabe com que eficincia, pois normalmente no so feitas avaliaes destas formas de trabalho. Neste caso o desafio do gestor da cultura organizacional estud-la e desenvolver meios para o comportamento das pessoas dentro deste contexto fique alinhado aos objetivos estratgicos da empresa. No caso de Empreendimentos Solidrios, uma etapa primordial, anterior a qualquer processo de implantao, conhecer muito bem a cultura do grupo que se propem a realizar o empreendimento.

CONHECER COMO PENSA O GRUPO MUITO IMPORTANTE PARA O SUCESSO DE UM EMPREENDIMENTO COLETIVO.

37

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


GESTO DO CONHECIMENTO E DA APRENDIZAGEM. O grande dilema das organizaes tm sido evoluir rapidamente a fim de se adaptar s constantes inovaes requeridas pelo mercado (clientes). Como elas podem sobreviver adaptando-se at mesmo antes de surgir a necessidade? A resposta : investir na maior das riquezas do homem, sua enorme capacidade de absorver informaes e gerar conhecimento, o qual ir agregar valor ao processo produtivo. Este conhecimento um ativo intangvel, mas o seu valor pode superar em muito os ativos tangveis de uma organizao (prdios, indstrias, terras, etc).

PARA TER SUCESSO AS EMPRESAS DEVEM SER CAPAZES DE APRENDER E DE GERIR O CONHECIMENTO.

O processo de gesto do conhecimento nas organizaes em geral segue trs passos: Aquisio e desenvolvimento Disseminao Construo do conhecimento organizacional.

Neste processo de as trilhas e desenvolvimento da sociedade passam pelo mapeamento das capacidades de seus componentes.

38

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Outro fator importante que existe um processo de aprendizagem conjunto da empresa e do colaborador. Este processo mantm a empresa dinmica e plenamente capaz de se adaptar s mudanas de mercado. OS JOGOS DE PODER NOS EMPREENDIMENTOS Uma caracterstica natural do ser humano a busca pela segurana. Uma das formas de obter esta segurana estar dentro de uma estrutura social e dentro dela ocupar uma posio. A partir de ento sua segurana relacionada a esta posio na qual se encontra. As organizaes sociais no so imutveis, so muito comuns as mudanas. Vemos mudanas na famlia, na poltica, na escola e tambm no nosso empreendimento. Dentro do contexto destas mudanas, tambm sofrero mudanas as posies das pessoas dentro destas estruturas Na busca de manter suas posies as pessoas fazem uso de alguma forma de PODER. Igualmente as pessoas que ocupam uma posio de liderana necessitam fazer com que os esto sob suas ordens realizem seus objetivos, mesmo quando eles so contrrios s vontades individuais de cada um. Com a inteno de convenc-las o lder poder se utilizar de PODER. Tambm ouvimos muito falar do poder judicirio, poder poltico, poder executivo, poder legislativo. AFINAL O QUE PODER? A sociologia define PODER como a habilidade que a pessoa ou o grupo tem para impor a sua vontade a outros e com isto atingir seus objetivos. Maior o poder quando a pessoa ou grupo impe sua vontade mesmo com a resistncia da pessoa ou grupo que est sendo convencido.

Eu devo ser um chefe muito simptico, ningum questiona minhas ordens.

39

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Voc sabe muito bem, quem manda aqui. Eu quero este servio pronto hoje.

PODER ECONMICO Est relacionado com a posse dos meios de produo. Quando uma pessoa ou grupo possui a maior parte dos meios de produo, o restante da sociedade deve se sujeitar a esta pessoa ou grupo para poder manter-se no empregado e obtendo renda.

No suporto mais tantas horas de trabalho. Como eu gostaria de ter minha terra e trabalhar no que meu.

PODER MILITAR Refere-se s foras armadas de uma nao. A sua funo proteger as fronteiras do pas e garantir a soberania. Porm, podem atuar em momentos de calamidade e extrema insegurana social. Normalmente os componentes deste segmento no trabalham em funo de suas vontades, mas sim de comandos da hierarquia militar.

40

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

POSSO NO CONCORDAR, MAS O SARGENTO MANDOU. ENTO, VOU CUMPRIR AS ORDENS.

PODER POLTICO Para o Estado a possibilidade coercitiva que ele possui para obrigar as pessoas a fazer ou no fazer algo. Porm, nestes casos o poder pblico tem como objetivo o bem pblico. Na democracia as pessoas tambm podem manifestar o seu poder poltico. Isto ocorre quando, livremente, realizam o exerccio do voto e o governante representa a vontade da coletividade.

NA NOSSA COOPERATIVA NS PRATICAMOS A DEMOCRACIA. TODOS OS ASSOCIADOS EM SITUAO REGULAR COM A SOCIEDADE PODEM EXERCER O DIREITO DE VOTO.

PODER SOCIAL

41

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Quando vivemos em sociedade sempre haver a necessidade da existncia de um poder social, aquele que coordene e controle a sociedade. Toda sociedade se concretizou com a criao e evoluo de um poder social, pois ocorrer o choque entre os objetivos coletivos e as vontades e interesses dos particulares. Na sociedade o poder social e todas as suas manifestaes tambm necessitam de um poder controlador. No nosso caso os direitos entre as pessoas e entre estas e as instituies garantida pelo nosso sistema de leis, criado pelo legislativo e tendo as pendncias resolvidas pelo judicirio.

Plenrio da Assemblia Legislativa do Paran http://www.luispablo.com.br

NO ADIANTA BRIGAR. EU VOU DECIDIR SEGUNDO A LEI.

42

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Dento de um empreendimento social tambm se faz necessrio organizar o poder social. Evitando inclusive a destruio do interesse coletivo, mas tambm evitando que a estrutura de poder caminhe para uma ditadura. A organizao deste poder se faz atravs do estatuto do EMPREENDIMENTO. Este assunto discutido mais detalhadamente nos encontros de cooperativismo.

O ESTATUTO BEM FEITO, EVITA MUITOS PROBLEMAS.

IDEOLOGIA. Muitas vezes o poder constitudo ou imposto, faz uso de uma IDEOLOGIA para concretiza seus objetivos. O conjunto de ideias e conceitos que se tem sobre a sua realidade, ou seja, a viso de mundo o que podemos chamar de ideologia. Tambm podemos entender o conjunto de preceitos sobre os quais nos analisamos e julgamos o mundo em que vivemos. Por exemplo, a pessoa cresce em uma sociedade consumista, na qual, o status e a realizao pessoal se fazem por consumo ininterrupto de bens. A pessoa cresce ouvindo isto em casa, na escola, no trabalho e at mesmo na igreja e acaba transformando o consumo em um ideal de vida. Tambm podemos educar os nossos jovens sobre valores como respeito ao prximo, ao meio ambiente, partilha nos processos produtivos e outros. Este jovem desenvolver uma ideologia com estes aprendizados e passar a us-la para guiar sua vida. Este jovem, no futuro, no escolher uma profisso que destrua a natureza ou prejudique seus prximos. Ele est seguindo a sua ideologia, seu conjunto de ideias. Leiamos a letra da msica ideologia dos msicos e poetas Cazuza e Frejat:

43

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


Meu partido um corao partido E as iluses Esto todas perdidas Os meus sonhos Foram todos vendidos To barato Que eu nem acredito Ah! eu nem acredito... Que aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Frequenta agora As festas do "Grand Monde"... Meus heris Morreram de overdose Meus inimigos Esto no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver... O meu prazer Agora risco de vida Meu sex and drugs No tem nenhum rock 'n' roll Eu vou pagar A conta do analista Pra nunca mais Ter que saber Quem eu sou Ah! saber quem eu sou.. Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Agora assiste a tudo

44

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


Em cima do muro Em cima do muro... Meus heris Morreram de overdose Meus inimigos Esto no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Pra viver... Pois aquele garoto Que ia mudar o mundo Mudar o mundo Agora assiste a tudo Em cima do muro Em cima do muro... Meus heris Morreram de overdose Meus inimigos Esto no poder Ideologia! Eu quero uma pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver.. Ideologia! Pra viver Ideologia! Eu quero uma pra viver... Vejam como uma pessoa pode sofrer por no ter um sistema de valores no qual acreditar. No caso dos poetas, eles perderam a f na ideologia na qual foram criados. A msica uma crtica ao sistema de ideias que eles viveram, ou seja, uma crtica sua ideologia.

45

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Ideologia! Eu quero uma pra viver...

2000 - Fotos de divulgao DC Ideologia. Flvio Colker. http://www.cazuza.com.br Para Marx e Engels a ideologia pode ser implantada pelo poder dominante para justificar o seu domnio sobre as outras classes. Por exemplo, aquela histria de dizer que as pessoas so pobres porque no trabalham, uma tima ideologia (apesar de falsa) para as classes dominantes. Pois os pobres, na sua condio de pobreza, sentem-se como se nunca estivessem trabalhando o suficiente e, portanto, estaro sempre disponveis a mais servio. Crendo que este esforo, alm de suas condies humanas, resolver o seu problema de pobreza.

46

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Acreditem Trabalhem muito para mim e ficaro ricos.

Uma sociedade consciente no se sujeita a imposio de uma ideologia contrria aos interesses da coletividade. Ao contrrio, ela se organiza e vai a luta por seus direitos.

47

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Adaptado de Jairo Maral. SOCIOLOGIA - ENSINO MDIO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO do Paran, 2006. Reproduo livre, livro pblico. O NOVO MUNDO A GLOBALIZAO Hoje na televiso ouvimos muito esta expresso mundo globalizado. O que exatamente significa esta expresso? De uma forma simples, globalizao uma integrao mundial da sociedade. Principalmente dois aspectos esto sendo interligados na globalizao, a economia e a comunicao. Hoje mesmo, qualquer um do grupo, com domnio mnimo da informtica, pode se comunicar com vrias regies do pas e ao mesmo tempo conversar com algum no Rio Grande do Sul e na Bahia. Caso tambm saiba um pouco de ingls pode conversar com o mundo todo (lembrando que hoje j existem os tradutores automticos). Com esta nova comunicao e o desenvolvimento dos transportes (martimos e areos), o comrcio internacional cresceu enormemente. O mundo se transformou em um grande mercado. O crescimento e sobrevivncia de muitas empresas passam a depender do comrcio que realiza com o mundo. Abastecer somente o mercado interno pode no gerar o volume necessrio de dividendos para fazer frente aos concorrentes internacionalizados. Assim a empresa se obriga a conquistar novos consumidores em outras regies do mundo. Porm, esta conquista pode implicar em muitas mudanas no pas onde passa a exercer suas relaes comerciais. Por exemplo, para que os produtos de um pas sejam aceitos em outros devem oferecer vantagens, entre elas o preo. A todo o momento ouvimos o quanto os preos dos produtos chineses so baratos. praticamente impossvel determinadas indstrias nacionais competirem com os preos chineses. O que isto significa para o pas importador? Que suas fbricas iro fechar e consequentemente, causar demisses. Esta no a nica conseqncia negativa da globalizao. Tambm os aspectos culturais so alterados. Determinados grupos empresariais investem pesadamente em Marketing e outras formas de divulgao de seus produtos para iniciar certas populaes no consumo de seus produtos. Para atingir este objetivo, realizado uma reeducao da populao e muitos hbitos, pertencentes a cultura daquele povo, so abandonados e morrem. At mesmo os valores de um povo so alterados pela televiso, internet e campanhas em geral para aumentar o consumo dos produtos internacionais. Olha a tal da IDEOLOGIA a de novo.

48

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

OS GOVERNOS PERDEM PODER Em um mundo globalizado um fenmeno comum o governo perder poder, pois os grandes conglomerados e mesmo os blocos econmicos passam a fazer muita presso sobre os lderes polticos e estes acabam por sujeitar o plano governamental aos interesses da globalizao. A conseqncia mais nefasta deste processo a perda dos direitos trabalhista e a implantao de um modelo neoliberal de governo. OS BLOCOS ECONMICOS Na tentativa de fazer frente concorrncia internacional os pases fazem alianas comerciais, so os blocos econmicos. Os pases com proximidades geogrficas e interesses comerciais comuns organizam uma abertura comercial mais intensa de suas fronteira alfandegrias e sociais. Assim as dimenses do comrcio dos empresrios destes pases aumentam e, consequentemente, formam um mercado interno mais forte para fazer frente aos concorrentes internacionais. Tambm a maior aproximao destes pases e de seus empresrios aumenta as possibilidades de exportarem com maior eficincia e preos menores para outros pases e blocos. Porm, estas aberturas podem ser prejudiciais s populaes locais, pois empresas migram dentro do bloco econmico em busca de mo-de-obra mais barata. O que causa desemprego e desorganizao social. CUIDADO COM A IDEOLOGIA

49

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


A globalizao cria uma iluso de que vivemos a era de um progresso sem limites, e esconde assim a sua forma exploratria (o aumento da explorao do trabalho, com as empresas circulando, se instalando e desinstalando sem se preocupar com o nus social) e destrutiva (ao estabelecer junto com as polticas neoliberais uma forma de retirar dos trabalhadores a seguridade que as leis trabalhistas proporcionam). Texto extrado de: SOCIOLOGIA - ENSINO MDIO. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO do Paran, 2006. Reproduo livre, livro pblico.

QUESTIONAMENTO? Como podemos manter nossa renda e sustenta da famlia diante de tanta concorrncia? Como possvel sobreviver em uma concorrncia mundial? MULHERES, HOMENS, JOVENS, NEGROS, BRANCOS, INDGENAS, PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS A discriminao existe dentro do mercado de trabalho, mulheres, jovens, negros, indgenas normalmente recebem um tratamento social e econmico diferenciado em suas relaes de trabalho com as outras pessoas e empresas. As pessoas portadoras de necessidades especiais tambm so vtimas deste processo instalado em nossa sociedade. Somos preparados para focar a incapacidade de pessoas especiais e no as suas possibilidades de se tornarem produtivas. Lembrando que a APAE j deu inmeros grandes exemplos que as pessoas com necessidades especiais so altamente produtivas. Inclusive existe um tipo de cooperativa para eles: a COOPERATIVA ESPECIAL. Analisemos as reportagens abaixo: Sexismo gera prejuzo salarial de mais de US$ 1 mi para mulheres http://exame.abril.com.br Guerra dos sexos | 05/07/2011 Levantamento mostra quais as profisses que apresentam as piores diferenas salariais entre homens e mulheres e quanto elas perdem com isso em 35 anos So Paulo Nesta tera-feira (5), a francesa Christine Lagarde assume a direo do Fundo Monetrio Internacional (FMI). Ela a primeira representante feminina a chegar ao posto mais alto da entidade.

50

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Como ela, outras mulheres tambm esto entrando em reas antes dominadas pelos homens. Mas, um olhar atento sobre as estatsticas mostra que a discrepncia salarial entre homens e mulheres persiste. Para se ter uma ideia, no mercado de trabalho brasileiro, em mdia, as mulheres ganham um salrio 24,1% menor do que os homens, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) este ano. Alm disso, do total de companhias em operao no Brasil, apenas 8% so presididas por profissionais do sexo feminino. Levantamento feito pelo site da revista Forbes mostra que essa disparidade no exclusividade do Brasil. L, de acordo com dados do Bureau de Labor Statistics EUA, uma mulher que atue durante 35 anos na funo de conselheira de finanas pessoais pode perder cerca de 1,25 milho de dlares em comparao com o que um homem receberia pelo mesmo tempo de trabalho. Veja a tabela abaixo quais so as profisses mais sexistas nos Estados Unidos:

Ainda longo o caminho at a igualdade de gnero http://www.feebpr.org.br/Mulher/Estatisticas.htm So destinados aos homens os melhores cargos e salrios. A evidncia disso o fato de que 5,5% dos homens ocupados chegaram a um cargo de direo, e apenas 3,9% das mulheres. O Prmio Anual Executivo de Valor, que elege os melhores profissionais em 20 setores da economia atravs da escolha feita por um jri composto por um grupo de empresas do mercado de "headhunting" nacional e

51

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

internacional, nenhuma mulher foi premiada, certamente no por discriminao do jri, mas porque elas so escassas no mercado de executivos. A ltima pesquisa do IBGE mostra o rosto das diferenas por gnero. Para cada R$ 100 de salrio de um homem de baixa renda, uma mulher vai receber R$ 76. Para cada R$ 100 recebidos pelo funcionrio do sexo masculino, uma mulher receber R$ 66,10. Neste pas de imensa pobreza, considera-se o topo da carreira uma renda mensal de R$ 3.730 para os homens e de R$ 2.466,50 para as mulheres. Na pesquisa por faixa de escolaridade as mulheres com at quatro anos de estudo recebem 80,6% do salrio dos homens com a mesma escolarizao. Com 12 anos ou mais de estudo as mulheres recebem apenas 61,6% do que os homens. As mulheres tm mais tempo de estudo: elas estudam, em mdia, 8,6 anos, quando a mdia nacional entre a populao ocupada de 7,6 anos. Os Estados da Regio Sul esto na lista daqueles com maior nmero de mulheres em cargos de direo. Essa proporo cai assustadoramente conforme se avana pelos Estados mais pobres da Federao onde as mulheres recebem menos em relao aos homens: na mdia, 59,4% do salrio masculino. Dados sobre a ocupao das mulheres com nvel superior: Os homens com estudo universitrio se distribuem de forma equilibrada pelos setores da economia. As mulheres se concentram nas reas de educao, sade e servios sociais. Segundo o IBGE, grande parte da responsabilidade pelas diferenas de rendimento entre homens e mulheres se reproduz no mercado de trabalho onde as divises dos papis ainda desempenhados pela mulher dentro da famlia, cabem a me os cuidados com filhos, idosos e doentes. Pesquisa revela que as mulheres inseridas no mercado de trabalho dedicam 22,1 horas por semana s tarefas da casa, enquanto os homens gastam apenas 9,9 horas com essas atividades. A dupla jornada ainda a realidade da mulher brasileira, mesmo com a melhora de escolaridade e maior insero no mercado. O economista Marcelo Neri, chefe do Centro de Polcias Sociais da FGV, considera que o prprio mercado reduzir as diferenas de gnero. Ele explica: quanto mais jovem a populao, mais as mulheres superam os homens em educao. De onde se conclui que, no futuro, as mulheres sero, em mdia, mais qualificadas que os homens. O tempo dir, mas a realidade que o Brasil ainda lida com uma situao de profunda desigualdade, no apenas social, mas tambm de gnero.

52

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


Fonte: Editorial do Valor - 17/04/2006 Diferena do salrio entre brancos e negros cai, mas ainda de 46,4% 11/05/2011 http://g1.globo.com Mulheres negras receberam em 2010 o menor salrio mdio no Brasil. Dados por cor referem-se apenas a trabalhadores da iniciativa privada.

A Relao Anual de Informaes Sociais (RAIS) de 2010, divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Ministrio do Trabalho, aponta reduo na diferena entre a remunerao mdia paga a brancos e negros no Brasil. Entretanto, ela continua alta e fechou 2010 em 46,4%. Em 2009 esse ndice era de 47,98%. De acordo com o Ministrio do Trabalho, a reduo se deve ao reajuste real mdio (acima da inflao) concedido no ano passado. Trabalhadores brancos tiveram aumento de 2,47%, ante 3,58% dado aos negros e 3,05% aos que se declararam como pardos. A RAIS identificou que a maior disparidade salarial entre negros e brancos ocorre na faixa de trabalhadores com nvel superior completo. Neste nicho, o rendimento dos negros representa 69,83% do dos brancos. Profissionais identificadas como mulheres e negras receberam em 2010 o menor salrio mdio no Brasil: R$ 944,53, ante R$ 916,30 em 2009. A remunerao mdia das mulheres pardas foi de R$ 1.001,52 no ano passado e, das brancas, R$ 1.403,67. J a mdia salarial dos homens em 2010 ficou em R$ 1.891,64 (brancos), R$ 1.296,39 (pardos) e R$ 1.255,72 (negros). Os dados por raa e cor referem-se apenas a trabalhadores da iniciativa privada, um universo de 35,5 milhes de pessoas. Deficientes De acordo com a RAIS, o Brasil fechou 2010 com 306 mil trabalhadores formais declarados deficientes fsicos. O nmero representa 0,7% do total de 44,1 milhes de trabalhadores formais. Em 2009, eram 288,6. O rendimento mdio desses trabalhadores, porm, foi em 2010 superior media nacional, atingindo R$ 1.922,90 ante R$ 1.742,00.

Diante destes fatos fica a pergunta para nossos Empreendimentos solidrios: Seremos um modelo de solidariedade? Todos independente do sexo, raa e condio fsica e psicolgica tero oportunidades em nossas atividades?

53

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

EU TAMBM QUERO AJUDAR.


http://interessantte.blogspot.com

NOES DE MICROECONOMIA As mulheres que se casavam com os homens de minha famlia sempre eram apresentadas a minha av e passavam por uma forma de entrevista. Minha avozinha gostava de conhecer com quem os seus netos se casariam. Entre as perguntas normais, uma nunca podia faltar: voc econmica? Depois do casamento, minha av visitava o casal e ela observava a administrao que esposa do neto realizava na casa. Em seguida comentava: ela uma boa moa, muito econmica. Em outras situaes nos vemos a palavra economia sendo utilizada pelas pessoas ou por nos mesmos. Por exemplo, quantas vezes falamos:

54

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

www.clipartsplanet.com

www.clipartsplanet.com

www.clipartsplanet.com

/ http://sitededicas.uol.com.br

Como vemos a palavra ECONOMIA muito utilizada como sinnimo de poupana ou de escolha entre diferentes gastos. Porm, a palavra ECONOMIA tambm se refere a uma cincia e, como tal, tem algo a ver com o uso que foi dado a palavra ECONOMIA nos desenhos acima? Para responder tal pergunta vamos trabalhar com o conceito cientfico de economia. Estudando a origem da palavra ECONOMIA vamos descobrir que ela formada pela juno de duas palavras. A primeira OIKOS (eco) significa casa (local) e a segunda NOMOS (nomia) refere-se norma ou lei. Portanto, o significado seria o conjunto de normas para administrar a casa, ou mais abrangente, administrao da coisa pblica. Com a evoluo da cincia ECONOMIA, ela passou a ser a cincia social que se preocupa em responder como o homem e a sociedade aplicaro seus recursos produtivos escassos, na produo de bens e servios, e depois de produzidos como distribu-los aos indivduos que compe a sociedade. Sendo que esta distribuio deve satisfazer a necessidade das pessoas.

55

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Percebam que a definio diz: como aplicaro seus recursos produtivos escassos, ou seja, a economia a cincia da escassez. Desenvolvemos a ECONOMIA parar sabermos o que, quanto, como e para quem produziremos, aplicando nossos recursos. Quanto mais escasso for o recurso para a confeco do produto desejado, maior ser a preocupao da cincia econmica para obt-lo. Analisando as frases acima nos desenhos podemos encontrar a aplicao da definio de ECONOMIA. Na primeira vemos o pintor pensando que precisa trabalhar para obter os recursos e depois poup-los para direcionar o dinheiro para um objetivo: a compra da motocicleta. No segundo vemos o funcionrio de escritrio preocupado com o destino que deu ao salrio, pois no fez poupana, portanto est sem capacidade de investir ou mesmo cumprir com os compromissos financeiros que assumiu. O terceiro desenho trata de uma questo tpica da economia: em que gastar o dinheiro? A personagem chega concluso que se optar pela bolsa (apesar do apelo feminino para tal item), no ter dinheiro para adquirir a mquina de lavar roupas.

http://sitededicas.uol.com.br A ECONOMIA de um pas pode ser organizada de diferentes formas. O modelo que escolherem para direcionar sua economia ser bastante determinante na vida econmica e social de cada pessoa. Basicamente podemos subdividir os modelos de sistemas econmicos em dois: economia de mercado (ou descentralizada, tipo capitalista) e economia planificada (centralizada, tipo socialista).

56

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

www.gifsecliparts.com.br

A economia de mercado pode ser um sistema de concorrncia pura, neste no h interveno governamental. O governo agir somente nas funes essenciais: educao, segurana e sade. Os adeptos deste sistema acreditam que os mecanismos de mercado controlaro o funcionamento econmico da sociedade pela lei da oferta e procura (demanda). Quando houver excesso de oferta formam-se estoques nas empresas e estas so obrigados a diminurem seus preos para escoar os produtos e isto ocorre at os preos chegarem ao patamar de equilbrio. Da mesma forma o mecanismo de equilbrio comea a agir quando h excesso de procura das mercadorias. Os preos sobem at que a demanda diminuir para um nvel de equilbrio. O Esquema abaixo representa o sistema de concorrncia pura com seus componentes.

57

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

A ECONOMIA de mercado tambm pode ser do tipo mista, ou seja, h participao do governo no controle econmico do pas. O surgimento da interveno estatal tornou-se necessria porque o sistema de concorrncia pura no conduz a um equilbrio de mercado. O surgimento de monoplios, oligoplios, m distribuio de renda, concentrao excessiva dos meios de produo e falta de investimentos na estrutura bsica do pas leva o governo a intervir e assumir papis na economia. Com a atuao do governo na rea econmica espera-se suprir o que a iniciativa privada no investir. Tambm a atuao do governo promove as correes de disparidades econmicas e sociais, pois promovendo o investimento em classes menos favorecidas, cria condies para que estes tornem-se produtivos e competitivos. No sistema de mercado misto o governo atua das seguintes formas: Formao de preos com criao de impostos, preos mnimos, salrio mnimo, taxa de cmbio. Investimentos em infra-estrutura. Fornecimento de servios pblicos. Compra de bens e servios do setor privado.

www.pbase.com Praa dos trs poderes em Braslia No sistema de ECONOMIA planificada as opes para o desenvolvimento da economia so decididas por um rgo governamental. Neste sistema a propriedade privada no ocorre, os meios de produo so propriedade pblica e controlados pelo estado. Somente os meios de sobrevivncia (roupas, alimentos, eletrodomsticos) pertencem s pessoas. CUSTO DE OPORTUNIDADE Sempre que iniciamos um novo negcio muito importante que saibamos o quanto gastaremos. O clculo exato do custo do investimento nos permite saber a nossa verdadeira possibilidade (ou no) de entrar no negcio. Tambm com o valor correto do custo de investimento poderemos calcular o verdadeiro valor de nosso lucro lquido. Nas aulas de administrao realizaremos estudos mais detalhados sobre o custo de produo. Porm, nesta aula de economia iniciaremos um conceito fundamental: CUSTO DE OPORTUNIDADE. Normalmente, principalmente os agricultores proprietrios de terra, no somam o CUSTO DE OPORTUNIDADE aos custos totais do investimento. Para entender o porqu deste esquecimento, vejamos o significado de CUSTO DE OPORTUNIDADE. CUSTO DE OPORTUNIDADE o valor que deixamos de ganhar em outro investimento, pois o dinheiro fica imobilizado (empatado) em no nosso negcio. Por exemplo, quando eu gasto meu dinheiro para

58

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

comprar uma propriedade agrcola para produzir gado, o dinheiro que gastei poderia estar em uma aplicao no banco. O juro e a capitalizao que estou deixando de ganhar um CUSTO DE OPORTUNIDADE. Utilize-se da tabela para calcular o custo de oportunidade. Use exemplos da sua regio. Valor da terra Valor do prdio Valor do maquinrio Taxa de juros da aplicao Taxa de juros da aplicao Taxa de juros da aplicao Custo de oportunidade Custo de oportunidade Custo de oportunidade

Lembre-se, no porque o investidor deixou de ganhar com o dinheiro na poupana, que o resultado de seu investimento foi negativo. A escolha pelas vacas pode ter sido a mais acertada, pois a renda com a venda do leite e outros produtos pode ter proporcionado um lucro lquido em muito superior ao dinheiro na poupana. http://www.abcteach.com Segundo o site www.investeducar.com.br foi realizada uma pesquisa nos Estados Unidos da Amrica, onde se constatou que menos de 25% das pessoas sabem o que significa custo de oportunidade. Consequentemente, poucos o aplicam em suas atividades empresariais. Tambm no esqueamos que as horas de nosso trabalho so um investimento e devem contabilizados, principalmente em atividades cooperativas. DEMANDA DEMANDA quantidade de determinado bem ou servio que o consumidor deseje (necessite) adquirir. A determinao absoluta da DEMANDA algo bastante complexo, pois vrios so os fatores que a influenciam. Entre eles: riqueza e sua distribuio, renda e sua distribuio, preos dos bens, fatores climticos, propaganda, gostos do consumidor, etc. Para simplificar os economistas consideram os seguintes elementos no estudo da DEMANDA: preo do bem desejado, preo dos bens substitutos, preo de bens complementares, renda do consumidor e gostos do consumidor. OFERTA a quantidade de determinado bem ou servio os produtores e vendedores desejam vender em determinado perodo de tempo. Para determinao da oferta so utilizados os seguintes itens: preo do bem, preo dos fatores e insumos de produo, preos dos bens que podem substituir na produo e os objetivos do empresrio. EQULIBRIO DE MERCADO

59

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

O preo dos bens determinado tanto pela demanda como pela oferta. Dizemos que est em equilbrio de mercado a situao, na qual, a oferta e demanda esto iguais. A quantidade que os consumidores querem comprar a mesma que os produtores querem vender. No est havendo nem excesso ou escassez de oferta e demanda. muito comum o seguinte grfico para representar esta situao:

FATORES QUE DETERMINAM A DEMANDA Efeito do preo do prprio bem: Quando o preo de um determinado bem aumenta, normalmente a sua demanda diminui. Este fenmeno normalmente ocorre porque o consumo pode ser reduzido ou substitudo (o mais normal ocorrer). Quando o preo diminui a demanda pelo bem aumenta, pois com o preo menor o poder aquisitivo do consumidor est maior e tambm o bem torna-se mais competitivo em relao aos seus concorrentes. Esta influncia do preo em relao ao consumo pode, em alguns casos, ser o contrrio, ou seja, o menor preo do bem faz com ele seja menos consumido. Quando isto pode ocorrer? Nas situaes que estamos trabalhando com bens inferiores. So bens que satisfazem o consumidor, mas no atendem o seu gosto plenamente. Assim, logo que obtm um maior poder de compra o consumidor substitui por outro de sua preferncia.

60

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

www.surfdoggie.com Efeito do preo dos bens substitutos: Os bens podem ser substitudos por outros bens, quando o bem preferencial tem seu valor aumentado acima do poder de compra de consumidor. Quando o consumidor julgar que o novo valor de um produto for maior que a satisfao que este lhe proporciona e pode optar por outro. Este efeito de substituio forar o produtor retornar a valor anterior, ou este ter que arcar com uma menor demanda de seu produto. No mercado de alimentos o maior exemplo deste processo e substituio o aumento na carne bovina. Muito rapidamente o consumidor reage ao aumento e passa a consumir mais carne de frango. O contrrio tambm verdade, a queda nos preos da carne bovina promove uma queda no consumo de frango. Efeito do preo dos bens complementares: Outra situao que merece a ateno a existncia dos bens complementares. So os bens que so consumidos junto com outros bens. So exemplos po e margarina, gasolina e veculos, palet e gravata, etc. Quando um produto tem seu preo aumentado o seu complementar tem as vendas diminudas.

www.surfdoggie.com Efeito da alterao da renda do consumidor: O aumento de renda promove um aumento no consumo do bem e a diminuio efeito contrrio. Excees ocorrem com os bens saciados, os quais, j so consumidos em quantidades que satisfazem o consumidor, assim mesmo com maior renda, no haver um aumento de seu consumo. Por exemplo, uma famlia alimenta-se muito bem e com fartura. O responsvel da famlia consegue um aumento de salrio. Este

61

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

salrio permite comprar mais alimentos, mas no o suficiente para a famlia trocar de nvel alimentar. Assim, no iram comprar mais alimentos do podem consumir. Efeito das preferncias do consumidor: Apesar do gosto do consumidor ser algo muito particular, ele pode ser manipulado pelo produtor ou vendedor. Por exemplo, quantos de ns somos levados a consumir uma mercadoria em funo da propaganda: roupas, doces, brinquedos, carros, etc. Existe uma cincia prpria para entender este fenmeno e proporcionar aos produtores e vendedores as melhores formas de convencer as pessoas a adquirirem os seus produtos, o MARKETING. Como se j dizia: a propaganda alma do negcio. Marketing o conjunto de estratgias e aes que provem o desenvolvimento, o lanamento e a sustentao de um produto ou servio no mercado consumidor (Dicionrio Novo Aurlio). www.clipartsgratis.com.br Tambm existem fatos que inibem o consumo de determinados bens. Por exemplo, quando alguma reportagem, ou campanha, anuncia insistemente que determinado alimento faz mal para sade. Neste caso o consumo deste alimento pode diminuir. A cadeia produtiva pode reagir diminuindo os preos para incentivar o consumo ou contra-atacar com outra campanha para estimular o consumo. FATORES QUE DETERMINAM A OFERTA Efeito do preo do prprio bem: A oferta de um bem determinada pelo preo do prprio bem a ser oferecido no mercado. Quando o preo de um bem aumenta no mercado e a procura no diminui, os produtores tendem a oferecer mais deste bem, aumentando a produo. Porm, a queda de preos podem fazer com que os produtores diminuam a produo para forar uma elevao no preo. Efeito do preo dos fatores e insumos de produo: Quando os fatores de produo (terra, mo-de-obra, energia, matrias primas) aumentam de preo, pode ocorrer uma diminuio da oferta do bem. Outra possibilidade o repasse do aumento para o valor a ser pago para o consumidor. Normalmente, o consumidor no aceita muito bem estes repasses.

62

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

http://tdg.gedan.com/clipartsgratis Efeito do preo de outros bens substitutos na produo: Veja que no desenho acima a pizza aumenta de preo por causa do aumento da mussarela e este aumento no bem aceito pela consumidora. O empresrio pode optar por produzir mais pes, pois estes no devem ter aumento, pois a farinha no subiu e a maioria dos pes comuns no usa mussarela em suas receitas. Outro exemplo a substituio de culturas, quando a produo de caf no est sendo lucrativa, o agricultor pode optar por diminuir a rea de caf e aumentar o pasto ou outro tipo de cultura. Efeito dos objetivos e metas do empresrio: Muitas vezes podemos observar um aumento na oferta de um bem e junto um aumento na oferta do mesmo. Parece que o empresrio est cometendo um erro, pois nesta situao deveria diminuir a oferta. O empresrio pode estar tentando dominar um mercado e combater concorrentes. Para isto faz uso desta estratgia: oferta plena a preos baixos. Podemos observar esta estratgia tambm quando se faz lanamento de um novo produto. O empresrio disponibiliza o seu produto em preos abaixo da concorrncia incentivando o consumidor a conhecer o seu produto e suas qualidades. Depois que o produto passa a fazer parte da lista do consumidor o preo pode voltar aos patamares desejados pelo produtor. Esta estratgia pode ser perigosa, pois o consumidor pode no aceitar os novos preos e abandonar o novo produto retornando ao seu antigo hbito de compra. ELASTICIDADES No planejamento econmico para a comercializao de um bem muito importante sabermos o quanto este bem pode ter seu preo alterado. Por exemplo, quando sobe o preo do sanduche de frango na lanchonete, ns facilmente trocamos por um cachorro quente (desde que o preo no tenha subido). Porm, o preo do arroz pode aumentar e ns no diminuiremos a quantidade comprada do arroz. Nestes casos podemos observar a elasticidade da demanda dos bens em funo do aumento do preo. O sanduche um bem elstico, pois o aumento de preo faz com a quantidade consumida diminua. Isto ocorre porque o bem possui outros substitutos (outros lanches).

63

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Quanto ao arroz, podemos consider-lo inelstico, pois o aumento do preo no promove grandes alteraes nas quantidades consumidas. Isto se deve ao fato do arroz ter poucos bens substitutos.

EXCEDENTE DO CONSUMIDOR Este tambm um conceito muito importante, pois o excedente do consumidor o quanto ele est satisfeito com o produto que est consumindo. Por exemplo, o consumidor adquiriu um doce feito em uma cidade do interior do Paran. O doce muito saboroso e algo similar no encontrado em nenhum supermercado das cidades grandes. Alis, o produto lembra o sabor do doce que a av do consumidor fazia na sua infncia. O preo que o produtor cobrou por seu doce foi de R$ 10,00, mas como na cidade grande no h doces similares o consumidor estaria pronto para remunerar em at R$ 15,00 por pote de doce. Este valor de R$ 5,00 o EXCEDENTE DO CONSUMIDOR.

TRIBUTOS

64

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Para financiar suas atividades o governo lana mo da cobrana de tributos. Este assunto tratado na nossa Constituio Federal no art. 145, sendo considerados tributos os impostos, taxas e contribuies. O tributo toda prestao compulsria, ou seja, imposta por lei e deve ser paga em moeda. No sendo aceito pagamento em trabalho ou mercadoria (base de troca). Esta prestao no resultado de ato ilcito, ou seja, no uma penalizao por cometer algo ilcito diante da lei. A cobrana do tributo ocorre a partir da realizao do fato gerador, ou seja, tem que haver a atividade (produo, comercializao, prestao de servios, etc.) para ocorrer a cobrana do tributo. IMPOSTO O imposto definido no Cdigo Tributrio Nacional, como a obrigao produzida por fato gerado, independente de qualquer atividade estatal especfica, relativa ao contribuinte. A lei institui o imposto e este passa a ser cobrado assim que realiza-se o fato gerador, mas o governo no adquire uma obrigado de contrapartida relacionada diretamente ao pagamento deste tributo. Os impostos servem para custear os gastos pblicos com sade, segurana, educao, transporte, cultura, pagamentos de salrios de funcionrios pblicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos tambm usado para investimentos em obras pblicas (hospitais, rodovias, hidreltricas, portos, universidades, etc). O governo executivo no tem total liberdade para direcionar os gastos com os valores arrecadados por meio de impostos. As receitas e despesas so formalizadas na Lei Oramentria Anual (LOA), que deve ter aprovao do Congresso Nacional para ser executada. ALGUNS IMPOSTOS COBRADOS NO BRASIL: Federais IR (Imposto de Renda) - Imposto sobre a renda de qualquer natureza. No caso de salrios, este imposto descontado direto na fonte. IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados. IOF - Imposto sobre Operaes Financeiras (Crdito, Operaes de Cmbio e Seguro ou relativas a Ttulos ou Valores Mobilirios). ITR - Imposto Territorial Rural (aplicado em propriedades rurais). Estaduais ICMS - Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios. IPVA Imposto sobre Propriedade de Veculos Automotores (carros, motos, caminhes). Municipais IPTU - Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (sobre terrenos, apartamentos, casas, prdios comerciais). ITBI - Imposto sobre Transmisso Inter Vivos de Bens e Imveis e de Direitos Reais a eles relativos. ISS - Impostos Sobre Servios. IMPOSTOS INDIRETOS

65

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

So aqueles que incidem sobre o preo das mercadorias. Portanto, so cobrados sobre as vendas. Estes impostos so considerados regressivos em relao renda, pois representa um peso maior para ser pago pelas classes de menor poder aquisitivo. Por exemplo, sobre um pacote de macarro h uma incidncia tributria de 40%, resultante em um preo para o consumidor final de R$ 1,40. Para um consumidor que tenha uma renda de R$ 5.000,00 o valor de tributos a ser pago de R$ 0,40 e para o consumidor que tenha uma renda R$ 300,00, ao comprar este pacote de macarro pagar os mesmos R$ 0,40 de tributos. Perceba que quanto menor a renda do consumidor, mais pesada torna-se a carga tributria. So exemplos de imposto indiretos ICMS e IPI. IMPOSTOS DIRETOS So os impostos que incidem diretamente sobre a renda das pessoas. Baseando-se na renda das pessoas, este tipo de imposto e considerado progressivo, pois quanto maior a renda, maior ser o valor a ser pago. No caso dos assalariados este valor j pode ser descontado direto na fonte pagadora. O imposto de renda um imposto direto. TAXAS E CONTRIBUIES Taxa um valor cobrado por servios pblicos colocados disposio ou custeado pelo Estado. um exemplo de taxa o valor cobrado pela disponibilizao da iluminao pblica. Tambm so consideradas taxas os servios de fiscalizao e emisso de licenciamentos. A contribuio de melhoria refere-se a um tributo resultante de uma ao estatal que promova uma valorizao de um bem do contribuinte. Por exemplo, quando feito uma obra como um viaduto ou nova via de acesso, os imveis da regio podem ser valorizados e portanto, devem podem ser tributados por esta melhoria. PRODUO Produo o processo pelo qual a empresa transforma os insumos e fatores de produo em bens ou servios para serem disponibilizados no mercado.

66

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

http://office.microsoft.com Na escolha do processo de produo a empresa deve fazer uma escolha que tenha a eficincia tcnica e econmica. A eficincia tcnica quando a empresa opta por utilizar a tcnica produtiva, que produz a mesma quantidade de produto que as outras tcnicas, mas com o menor consumo de insumos. A eficincia econmica quando o processo escolhido permite produzir uma mesma quantidade de produto com o menor custo. PRODUO TOTAL quantidade produzida pela empresa em determinado perodo de tempo. Por exemplo, quantos bolos a panificadora comunitria pode produzir por ms. PRODUTIVIDADE MDIA a relao entre a produo total e um fator de produo em um determinado perodo de tempo. Por exemplo, quando dividimos a produo total pelo numero de trabalhadores, saberemos qual a produtividade mdia por trabalhador. PRODUTIVIDADE MARGINAL o quanto ir variar na quantidade produzida quando variamos em uma unidade um fator de produo, em determinado perodo de tempo. Por exemplo, quando contratamos um funcionrio novo, quanto teremos de aumento na produo por dia?

67

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

CUSTO DE PRODUO O custo de produo a soma de todos os gastos com os fatores de produo. Neste clculo devemos incluir os custos monetrios, ou seja, aqueles que em h dispndio de dinheiro. Como por exemplo, a compra de insumos, luz, energia e mo-de-obra. Mas, no podemos esquecer o custo de oportunidade, que como j vimos, aquele que no implica em dispndio monetrio direto, pois a empresa j conta com este fator de produo. Por exemplo, quando uma empresa inicia a produo de um novo produto com maquinrios que j fazem parte do patrimnio da empresa. O dinheiro do valor deste maquinrio poderia estar aplicado no mercado financeiro, assim deve ser considerado como custo no total. CUSTOS VARIVEIS So aqueles que sofrem uma variao conforme aumenta a produo do bem. Portanto, seu total dependente da quantidade produzida. Por exemplo, os insumos, a mo-de-obra, energia, etc. CUSTOS FIXOS So aqueles que no sofrem variao com o aumento de produo do bem. Portanto, seu total independe da quantidade produzida. Por exemplo, o custo de depreciao do maquinrio, custo administrativo (salrio de gerente e seus assessores). A mo-de-obra, dependente do caso, podem se comportar como um custo fixo, pois pode aumentar a produo sem necessariamente aumentar o custo com mo-de-obra. Quando feito investimento em uma nova tecnologia de produo.

68

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

CUSTO MDIO custo total dividido pela quantidade de bens produzidos. CUSTO MARGINAL Refere-se alterao do custo quando altera-se a quantidade produzida. Para calcular divide-se a quanto aumentou no custo total com a nova produo, pelo variao da quantidade produzida.

RECEITAS BRUTAS So aquela obtidas pela multiplicao da quantidade de bens comercializados pelo respectivo preo de venda. RECEITAS LQUIDAS Do resultado da receita bruta subtramos o valor dos custos totais e obtemos a receita lquida. LUCROS BRUTOS So obtidos quando subtramos do valor das receitas lquidas os impostos de produo (IPI Imposto sobre Produto Industrializado) e os de comercializao (ICMS Imposto sobre a Circulao de Mercadorias e Servios). LUCROS LQUIDOS

69

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

So resultantes da diferena entre os lucros lquidos e os demais tributos, como Contribuio da Seguridade Social e Imposto de Renda. RECEITA MARGINAL obtida pela diviso da variao de receita quando aumentamos a produo, pela variao de quantidade produzida. O ponto de equilbrio de uma firma d-se quando a receita marginal e custo marginal igualam-se, ou seja, a firma est produzindo a quantidade ideal para obter o Maximo de lucro. ECONOMIA DE ESCALA Ocorre economia de escala quando uma empresa aumenta a produo e consequentemente aumenta os custos totais de produo e o numero de unidades produzidas. Porm, o custo mdio por produto diminui a mdio e longo prazo.

NOES DE MACROECONOMIA

Organizado pelo Professor MSc. George Wilson Aiub


PRODUTO INTERNO BRUTO Quando somamos todos os bens e servios produzidos dentro de um pas temos o PIB, Produto Interno Bruto. Para obtermos este valor temos que considerar todos os setores: empresas, autnomos, agricultores, arteses, etc. O valor agregado produzido por todos os setores deve ser o mesmo do valor final dos bens. Porm no podemos esquecer de que o PIB considera tambm os valores oriundos de empresas estrangeiras que tenham investimentos no pas. Todavia os seus resultados podem ser enviados para fora do pas, apesar de serem computados no PIB. Os pases menos desenvolvidos tecnologicamente so os que mais enfrentam este problema, pois para conseguir determinados produtos, abrem suas fronteiras para empresas estrangeiras. PRODUTO NACIONAL BRUTO O PNB considera os valores produzidos por todas as empresas nacionais, as de dentro e as de fora do pas. Para o clculo do PNB, os valores das empresas estrangeiras, que so enviados para o exterior, so subtrados do PIB e os valores da empresas nacionais que esto no estrangeiro, mas tem so seus lucros enviados ao pas de origem so somados. Divulgar este valor interessante os pases desenvolvidos que encontram facilidades para instalarem suas empresas nos pases menos desenvolvidos (recursos naturais e mo-de-obra barata) e, portanto, possuem um PNB alto.

70

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Por motivos polticos, os governos dos pases menos desenvolvidos e com grande nmero de empresas estrangeiras, preferem divulgar o PIB. PIB produto interno bruto REE - renda enviada ao exterior RRE - renda recebida do exterior PNB produto nacional bruto DE - depreciao RNL - renda nacional liquida RPC - renda per capita POP - populao

INDICADORES ECONMICOS So dados importantes, pois so dados e informaes que sinalizam o comportamento dos agentes e fenmenos econmicos do pas, regio, estado ou municpio. Eles propiciam uma compreenso da presente e do os subsdios para tomada de decises a mdio e longo prazo, bem como orientam a criao de estratgias. Os indicadores so divididos em cinco conjuntos de variveis econmicas: Nvel de atividade, Preos, Setor externo, Agregados monetrios e Setor pblico. O nvel de atividade quantificado pelo Produto Interno Bruto, pelas estticas de emprego e desemprego e estatsticas de produo industrial. Para os preos o aspecto mais observado o comportamento da inflao, que pode alterar os preos sistematicamente e desequilibrar a economia. No setor externo estuda-se a relao entre as exportaes e importaes e tambm a dvida externa. Quanto aos agregados monetrios, so considerados os juros mdios praticados pelo Banco Central para a rolagem da dvida pblica (SELIC) e taxa de juros pagos a poupana. O ltimo conjunto de indicadores econmicos refere-se ao setor pblico, mais especificamente a dvida pblica. Esta dvida pode ser interna (total de dbitos assumidos pelo governo junto s pessoas fsicas e jurdicas residentes no prprio pas) e externa (somatrio dos dbitos de um pas, garantidos por seu governo, resultantes de emprstimos e financiamentos contrados com residentes no exterior). INDICADORES ECONMICOS Os indicadores econmicos podem ser classificados em cinco subconjuntos de variveis

macroeconmicas relevantes: a) Nvel de atividade;

71

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

b) Preos; c) Setor externo; d) Agregados monetrios; e) Setor pblico. a) Indicadores de nvel de atividade: Os indicadores do nvel de atividade funcionam como um termmetro das condies gerais dos elementos mais sensveis s flutuaes cclicas do lado real da economia, sintetizados no comportamento do produto interno bruto (PIB), da produo industrial e das estatsticas de emprego e desemprego. Produto Interno Bruto (PIB) Fala-se na distino entre PIB nominal e PIB real; o primeiro o valor comum na expresso do PIB, ou seja, a soma simples dos bens e servios produzidos; o segundo acompanha-se de uma correo inflacionria. A frmula clssica para expressar o PIB de uma regio a seguinte:

Y=C+I+G+X-M
Onde, Y o PIB C o consumo I o total de investimentos realizados G representa gastos governamentais X o volume de exportaes M o volume de importaes O PIB calculado pelo Instituto de Geografia e Estatstica (IBGE), com base em metodologia recomendada pela Organizao das Naes Unidas (ONU), a partir de minucioso levantamento e sistematizao de informaes primrias e secundrias apuradas ou apropriadas por aquela instituio. O PIB pode ser aferido a preos correntes (nominais ou monetrios) e constantes (reais). Produo Industrial Este indicador revela a variao mensal da produo fsica da indstria brasileira, obtida a partir da Pesquisa Industrial Mensal Produo Fsica (PIM-PF), realizada pelo IBGE desde o incio dos anos de 1970. Serve como indicador preliminar da evoluo do PIB industrial. Atualmente a PIM-PF aplicada em uma amostra intencional de quase 950 produtos e mais de 6.000 empresas informantes, representativos de 62% do valor bruto da produo do Censo Industrial de 1985.

72

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

A pesquisa mensal industrial do IBGE fornece, mensalmente, uma estimativa do movimento do produto da indstria em termos fsicos. Trata-se de um ndice de quantum (anlise das quantidades produzidas), cuja a base de comparao instituda pelo IBGE atualmente o ano de 1991. Desemprego O IBGE realiza a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) desde outubro de 1984, abrangendo seis regies metropolitanas (So Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador). A pesquisa procura levantar e medir apenas o desemprego aberto (incluindo a realizao de bicos), para a populao considerada em idade ativa, acima de quinze anos, que procurou emprego durante a semana que precede a visita do pesquisador.

b) PREOS Inflao O clculo da inflao efetuado por meio de uma mdia da variao dos preos pesquisados para os diferentes produtos, ponderada pelas quantidades produzidas, consumidas ou comercializadas dos bens, a partir de parmetros primrios obtidos das pesquisas dos oramentos familiares e at de matrizes de relaes intersetoriais. Os principais ndices de inflao esto relacionados abaixo. c) SETOR EXTERNO Exportaes valor das vendas e outras remessas de bens e servios de propriedade para o exterior, realizadas por agentes econmicos residentes do pas, a preo de embarque, excluindo o pagamento de fretes, seguros, impostos e taxas.

73

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


Importaes valor das compras e outros ingressos de mercadorias e servios procedentes do exterior do pas. Saldo da balana comercial exportaes menos importaes. Saldo em transaes correntes consolidao das balana comercial e de servio e das transferncias unilaterais. Os servios compreendem transportes, seguros, viagens internacionais, assistncia tcnica, lucros e dividendos e juros da dvida externa. As transferncias unilaterais correspondem s doaes, remessa de imigrantes etc. Divida externa valor total de dbitos do pas, contratados com residentes no exterior e garantidos pelo governo, decorrentes de emprstimos e financiamentos, com prazo de vencimento superior a um ano. d) AGREGADOS FINANCEIROS Juros Over/Selic taxa de juros mdia (em %) praticada pelo Banco Central para a rolagem de ttulos da divida pblica por um dia. Apesar de terem sido concebidos para propiciar a gesto da liquidez do sistema econmico, os papis do governo sempre representaram ativos de primeira linha, indicando o piso da rentabilidade do mercado financeiro, devido a sua pronta liquidez e plena garantia de recompras. Poupana rendimento calculado para a remunerao mensal dos depsitos em caderneta de poupana, a partir da Taxa Referencial de Juros (TR), acrescida de 0,5%. A TR obtida a partir da combinao da remunerao mdia mensal, livre de impostos, dos depsitos a prazo fixo captados pelos bancos comerciais e de investimento e agncias operadoras com ttulos pblicos. Taxa Selic a taxa de juros determinada pelo Banco Central. Essa taxa que define o ndice pelo quais os ttulos do governo so remunerados. Se a taxa real de juros, que a taxa Selic descontado a inflao, a parte do rendimento financeiro que vai para o bolso do investidor, quando est baixa a economia cresce, quando esto alta, os agentes econmicos iro preferir investir nos ttulos do governo. O Brasil apresenta hoje, uma das maiores taxas de juros do mundo. Sua taxa real de juros da ordem de 6,75% (11,25% Selic menos 4,5% de inflao), o que inviabiliza qualquer tipo de investimento no setor produtivo, acarretando, assim, desemprego, queda na renda e setor industrial parado. O quadro a seguir mostra o juro real no mundo,

74

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

e) SETOR PBLICO

75

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


Dvida lquida - somatrio do endividamento dos governos federal (inclusive Banco Central), estadual e municipal e por suas empresas junto ao sistema financeiro (pblico e privado), ao setor privado no financeiro e o resto do mundo, descontados os valores correspondentes aos crditos do governo. Dvida Pblica - A dvida pblica composta pela dvida interna e externa. A dvida interna consiste no total de dbitos assumidos pelo governo junto s pessoas fsicas e jurdicas residentes no prprio pas. Sempre que as despesas do governo superam as receitas, h necessidade de cobrir o dficit. Para isso, as autoridades econmicas podem optar por trs solues: emisso de papel-moeda, aumento da carga tributria e lanamento de ttulos. J a dvida externa consiste no somatrio dos dbitos de um pas, garantidos por seu governo, resultantes de emprstimos e financiamentos contrados com residentes no exterior. Os dbitos podem ter origem no prprio governo, em empresas estatais e em empresas privadas. No caso da dvida privada, ela ocorre com aval do governo para o fornecimento das divisas que serviro s amortizaes e ao pagamento dos juros. INFLAO CONCEITOS, TIPOS E INTENSIDADE CONCEITO Para Pinho e Vasconcellos (1998), a inflao pode ser conceituada como um aumento contnuo e generalizado no nvel geral de preos. Ou seja, os movimentos inflacionrios representam elevaes em todos os bens produzidos pela economia e no meramente o aumento de um determinado preo. Outro aspecto fundamental refere-se ao fato de que o fenmeno inflacionrio exige a elevao contnua dos preos durante um perodo de tempo, e no meramente uma elevao espordica dos preos. Dado que a inflao representa uma elevao dos preos monetrios, ela significa que o valor real da moeda depreciado pelo processo inflacionrio. Assim, por definio, a inflao um fenmeno monetrio. Entretanto, isto no significa que a sua soluo passe simplesmente por um controle do estoque de moeda. De incio, pode-se dizer que a inflao representa um conflito distributivo existente na economia, mal administrada. Em outras palavras, a disputa dos diversos agentes econmicos pela distribuio da renda representa a questo bsica no fenmeno inflacionrio. Dada a diversidade de agentes econmicos existentes, o processo inflacionrio pode estar acoplado a inmeras facetas. O exemplo mais tpico, tradicionalmente enfatizado pelos monetaristas, refere-se ao desequilbrio financeiro do setor pblico, que induz a uma elevao do estoque de moeda em taxas acima do crescimento do produto. No mbito do conflito distributivo, poderamos representar esse tipo de inflao como decorrente de um conflito entre o setor privado e o setor pblico pela disputa do produto. Nesta hiptese, caso o setor pblico reduza seus gastos e assim consiga evitar o acrscimo de moeda, o problema inflacionrio pode ser resolvido. CAUSAS E EFEITOS

76

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Conforme cita Dallagnol (2007), existem vrias teorias que so capazes de explicar todos os tipos de inflao; geralmente so diferenciados por qualificativos que remetem s causas, s magnitudes dos processos de alta e a suas caractersticas visveis. Podem ser agrupadas em quatro principais troncos tericos: a) Inflao de procura. Uma das principais explicaes tericas da inflao sustenta que as altas generalizadas de preos resultam de uma procura agregada excessiva em relao capacidade de oferta da economia. A inflao resultante de gastos agregados excessivos pode originar-se tanto no setor real, quanto no setor monetrio. Podem resultar de expectativas sobre insuficincias nas cadeias de suprimento, ou seja, o consumidor passa a consumir mais com medo que faltem suprimentos. Podem resultar de excessivos gastos pblicos sem correspondncia de poupana do governo. Ou pela inadequada conduo da poltica monetria, conduzindo prostrao da oferta de moeda e multiplicao dos meios de pagamento em escala mais que proporcionais capacidade efetiva de gerao de bens e servios. Trata-se, portanto, de um tipo de inflao fortemente correlacionada expanso da moeda. b) Inflao de custos. Trata-se de movimentos de alta originrios da expanso dos custos dos fatores mobilizados no processamento da procura de bens e servios; ou se, um processo inflacionrio gerado pela elevao dos custos de produo, especialmente dos salrios ou dos preos de importao. No Brasil, por exemplo, no final da dcada de 70, os sindicatos dos trabalhadores na indstria metalrgica teriam assumido o papel de agentes propulsores de elevaes reais das taxas salariais. Alm de ser explicada pela variao nas taxas salariais, a inflao de custos pode resultar de acrscimos nos preos de matrias-primas de alta participao na estrutura de custos das principais indstrias da economia. A teoria da origem da inflao nos custos supe que aumentos reais das taxas salariais so as causas da inflao. Presses que resultem em elevaes salariais desse tipo so, em geral, decorrentes de negociaes coletivas conduzidas por sindicatos organizados e poderosos e da capacidade de esses setores influenciarem os sindicatos menos organizados. A base desse argumento supe que elevaes de custos de produo se incorporem como regra geral, aos preos de mercado. c) Inflao estrutural. Trata-se de inflao que se apia em fatores estruturais bsicos, relacionando essencialmente com a inelasticidade da oferta de produtos agrcolas, com o desequilbrio crnico no comrcio exterior, com a distribuio desigual da renda e com a rigidez dos oramentos pblicos. A teoria estrutural contm muitos elementos das outras teorias. A originalidade est em ser voltada para pases em desenvolvimento. Foi desenvolvida por pesquisadores da Comisso Econmica para a Amrica Latina e Caribe (CEPAL), rgo da Organizao das Naes Unidas. Em resumo, a origem da inflao nos pases pobres decorre de caractersticas particulares da estrutura dos pases em desenvolvimento, quais sejam:

77

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

a) Inelasticidade da oferta agrcola. Na Amrica Latina, temos uma estrutura fundiria concentrada (terra em poucas mos), o setor agrrio tecnologicamente atrasado e a regio est em processo de urbanizao (parcelas crescentes da populao dependem da oferta de produtos agrcolas). O resultado o aumento de preo dos produtos agrcolas. b) Desequilbrio crnico no comrcio exterior. Os pases em desenvolvimento, em geral, so importadores de bens de capital (mquinas e equipamentos), objetivando aparelhar seu parque industrial. Os bens de capital so comercializados em moedas fortes (dlar, libra esterlina, marco alemo, franco suo, iene), gerando desequilbrios no balano de comrcio (importaes maiores do que as exportaes) dos pases em desenvolvimento. c) Distribuio desigual de renda. Com a produo de novos produtos, os grupos assalariados de baixa renda pressionam para a ampliao de sua capacidade aquisitiva. Obtendo xito, teremos presses inflacionrias de custo, desde que as empresas tentem manter as margens de lucro. Por conta dos aumentos salariais, manter o lucro significa aumentar os preos. A soluo seria a aceitao, por parte dos setores empresariais, da nova distribuio de renda mais favorvel aos assalariados de baixa renda. d) Rigidez do oramento pblico. Nos pases de crescimento acelerado, o governo assume responsabilidades na implantao de infra-estrutura industrial (abastecimento de gua, energia, esgoto e transportes). Em geral, no existe um mercado no qual a colocao de ttulos do governo financie a infraestrutura. A soluo seria a emisso de moeda (fabricao de dinheiro), aumentando o dinheiro em circulao, origem monetria da inflao. No caso da existncia do mercado de ttulos, via de regra, o volume disponvel de recursos pequena diante das necessidades do governo e dos empresrios privados. O resultado da disputa por recursos escassos um aumento na remunerao dos proprietrios dos recursos (aumento da taxa de juros). Nesse caso, quem recorreu a emprstimos aumenta preos em funo do aumento na parcela a ser paga aos credores. d) Inflao inercial. A abordagem inercialista fundamenta-se na capacidade de autopropagao da inflao e na prtica generalizada da indexao, ou seja, um processo inflacionrio muito intenso, gerado pelo reajuste pleno de preos, de acordo com a inflao, observado no perodo imediatamente anterior. Com isso, ocorre a indexao generalizada dos preos, os contratos e os preos passam a se reajustar num perodo cada vez menor. A indexao generalizada e outros mecanismos iniciais de manuteno da inflao dificilmente so controlveis pelos instrumentos tradicionais da poltica monetria. EFEITOS DA INFLAAO De acordo com Pinho e Vasconcellos (1998), o processo inflacionrio, especialmente aquele caracterizado por elevadas taxas e particularmente por taxas que oscilam, tem sua previsibilidade dificultada por

78

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

parte dos agentes econmicos, e promove profundas distores na estrutura produtiva, inclusive provocando um equilbrio abaixo do nvel de pleno emprego. Diante de tais questes, os principais efeitos provocados por esse fenmeno so apontados a seguir. EFEITO SOBRE A DISTRIBUIO DE RENDA Pinho e Vasconcellos (1998) afirmam que talvez a distoro mais sria provocada pela inflao diga respeito reduo relativa do poder aquisitivo das classes que dependem de rendimentos fixos, que possuem prazos legais de reajuste. Neste caso, esto os assalariados que, corri o passar do tempo, vo ficando com seus oramentos cada vez mais reduzidos, at a chegada de um novo reajuste. Os proprietrios que auferem renda de aluguel tambm tm uma perda de rendimento real, ao longo do processo inflacionrio, mas estes so compensados pela valorizao de seus imveis, que costuma caminhar frente das taxas de inflao. Nesta categoria tambm esto os capitalistas, que tm mais condies de repassar os aumentos de custos provocados pela inflao, procurando garantir a manuteno de seus lucros. EFEITO SOBRE O MERCADO DE CAPITAIS Tendo em vista o fato de que, num processo inflacionrio intenso, o valor da moeda deteriora-se rapidamente, ocorre um desestmulo aplicao de recursos no mercado de capitais financeiro. As aplicaes em poupana e ttulos devem sofrer uma retrao. Por outro lado, a inflao estimula a aplicao de recursos em bens de raiz, como terras e imveis, que costumam valorizar-se. No Brasil, essa distoro foi bastante minimizada pela instituio do mecanismo da correo monetria, pelo qual alguns papis, como os ttulos pblicos, bem como as cadernetas de poupana e ttulos privados, passaram a ser reajustados (ou indexados) por ndices que refletem aproximadamente o crescimento da inflao. Em pocas de acelerao da inflao, isso tem contribudo para um verdadeiro desvio de recursos de investimentos no setor produtivo, para aplicao no mercado financeiro. EFEITO SOBRE O BALANO DE PAGAMENTOS Elevadas taxas de inflao, em nveis superiores ao aumento de preos internacionais, encarecem o produto nacional relativamente ao produzido externamente. Assim, devem provocar um estmulo s importaes e um desestmulo s exportaes, diminuindo o saldo do balano comercial (exportaes menos importaes). Esse fato costuma, inclusive, provocar um verdadeiro crculo vicioso, se o pas estiver enfrentando um dficit cambial. Nessas condies, as autoridades, na tentativa de minimizar o dficit, so obrigadas a lanar mo de desvalorizaes cambiais, as quais, depreciando a moeda nacional, podem estimular a colocao de nossos produtos no exterior, desestimulando as importaes. Entretanto, as importaes essenciais, das quais muitos pases no podem prescindir, como petrleo, fertilizantes, equipamentos sem similar nacional, tornar-se-o inevitavelmente mais caras, pressionando os custos de produo dos setores que se utilizam mais largamente de produtos importados. O crculo se fecha com uma nova elevao de preos, provocada pelo repasse do aumento de custos aos preos dos produtos.

79

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

EFEITO SOBRE AS EXPECTATIVAS Outra distoro provocada por elevadas taxas de inflao prende-se formao das expectativas sobre o futuro. Particularmente o setor empresarial bastante sensvel a esse tipo de situao, dada a relativa instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros. O empresrio fica num compasso de espera, enquanto a conjuntura inflacionria perdurar, e dificilmente tomar iniciativas no sentido de aumentar seus investimentos na expanso da capacidade produtiva. Assim, a prpria capacidade de produo futura e, conseqentemente, o nvel de emprego podem ser afetados pelo processo inflacionrio. EFEITO SOBRE OS PAGAMENTOS DE EMPRSTIMOS E IMPOSTOS Nas etapas iniciais do processo inflacionrio, todos aqueles que contraram dvidas lquidas ganham com a inflao, justamente porque no incorporam nenhuma expectativa inflacionria. Neste caso, o credor quem perde, recebendo a quantia emprestada reduzida pela inflao e, por isso mesmo, perdendo no s as taxas normais, mas tambm a renda que teria se tivesse aplicado seu dinheiro em outras alternativas mais rentveis de investimento. Quanto aos impostos, era uma prtica comum no Brasil o atraso do pagamento desses dbitos, pois os juros da mora eram irrisrios, e o atraso significava, em termos reais, uma diminuio do valor do imposto. Aps a Reforma Tributria de 1967, essa vantagem deixou de existir, uma vez que so cobrados juros da mora, acrescidos de multas e de correo monetria. Agora, embora alguns possam ganhar com a inflao a curto prazo, pode-se dizer que, a longo prazo, poucos ou quase ningum ganha com ela, porque seu processo, funcionando como um rolo compressor, desarticula todo o sistema econmico. MEDIDAS DE INFLAO

80

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

81

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

ECONOMIA SOLIDRIA Para iniciarmos este assunto estudaremos o maior problema que as atitudes solidrias enfrentam no ambiente empresarial e de trabalho, o individualismo. Pensar somente em si e seus interesses, hoje um padro em boa parte das pessoas. Por que somos assim? da natureza humana ser extremamente egosta e individualista? Em parte podemos encontrar na natureza humana a responsabilidade por esta forma de agir. uma caracterstica natural preocupar-se com a prpria sobrevivncia e segurana. Portanto, agir pensando em si mesmo natural do homem. Porm, o mesmo homem tambm altrusta (age pelo bem dos outros), podemos

82

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

constar na preocupao que os pais tem por seus filhos, na professora que busca a proteo de seus alunos e nos lderes religiosos que sacrificam as prprias vidas pela segurana de seus fiis. O homem pode aprender a ser solidrio ou egosta. Infelizmente, podemos constatar que na sociedade somos educados desde criana para termos uma viso de competio e uma necessidade de derrotarmos algum para sermos bem sucedidos.

www.jm-digital.com.br/download_cliparts.asp Tambm podemos aprender a sermos mais solidrios e voltarmos nossas energias e dedicao para o sucesso coletivo. O homem necessita da participao de outras pessoas em sua vida. Na realidade o homem incapaz de iniciar sua caminhada neste planeta sem a participao de seus semelhantes. Ns podemos ser educados para caminhar com os outros, produzir com os outros e dividir. este o objetivo da economia solidria, educar os homens para que aprendam produzir, assumir riscos e dividir lucros em conjunto. Na economia solidria o participante passa a ser o seu prprio gestor e determina o fim de uma dependncia de lderes que no visam o bem coletivo. O participante de uma associao de economia solidria preocupa-se em no se omitir (fugir) de suas responsabilidades. Ele ter direitos, mas tambm obrigaes para com seus prximos. A EcoSol essencialmente uma atividade democrtica, mas no com as caractersticas de um socialismo radical, no qual, as pessoas perdem a sua personalidade dentro da mquina do Estado. A atividade solidria respeito o conjunto e cada indivduo dentro deste conjunto.

83

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

www.jm-digital.com.br/download_cliparts.asp O resultado da economia solidria a igualdade entre seus participantes. Igualdade que se reproduz e se propaga para outros segmentos da sociedade. A EcoSol tem um efeito multiplicador dentro da sociedade, gera novas cooperativas, novas associaes e mais pessoas sendo beneficiadas. CARACTERSTICAS DA EcoSol Um conjunto de atividades de produo, distribuio, consumo Tem como base o trabalho coletivo, a cooperao, a autogesto e as diversas formas de compartilhamento; Busca o benefcio social e o cuidado com o meio ambiente; Privilegiam o desenvolvimento comunitrio e sustentvel; Promove a pessoa humana e a justia social, a igualdade de gnero, raa e etnia; Busca a democratizao do acesso informao e ao conhecimento; A fora de trabalho coletiva; Os meios de produo so coletivos; Os bens e servios produzidos so de controle e gesto coletiva dos participantes do empreendimento. PARTICIPANTES DA EcoSol Organizaes e grupos de crdito solidrio; Grupos produtivos e/ou culturais informais; Associaes e cooperativas de produo; Comercializao, de trabalho, de consumo solidrio ou de servios; Cooperativas sociais (pessoas portadoras de necessidades especiais); Bancos populares e comunitrios; Fundos rotativos e cooperativas de crditos;

e crdito para gerao de trabalho e renda;

84

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Redes de empreendimentos, produtores e consumidores; Grupos e clubes de troca; Empresas e indstrias falidas recuperadas pelos trabalhadores; Empresas de auto-gesto. DESEMPREGO O que significa desemprego? Uma resposta fcil seria: no estar empregado em atividade de trabalho. Quais as conseqncias da falta deste emprego? A pessoa sem emprego, caso no seja proprietria de bens que lhe proporcionem renda, no ter

condies de sobreviver, ou de ter dignidade. Porm, podemos ter renda sem estarmos trabalhando de empregado para algum empresrio? A resposta : podemos, caso queiramos assumir a responsabilidade de administrarmos nossa prpria vida empresarial. Na EcoSol, este fato de administrarmos a ns mesmos, denominada de autogesto. Significa que no estaremos simplesmente vendendo a nossa fora de trabalho e aceitando que algum direcione o nosso trabalho. Ns mesmos estaremos decidindo com o que trabalharemos, com quem nos relacionaremos comercialmente e poderemos participar das decises sobre os lucros. Em empreendimentos solidrios, a autogesto refere-se ao grupo administrando-se de forma democrtica e com participao de todos nas decises. Quem de ns no ouviu nos ltimos meses a notcia de que sobra empregos, mas falta mo-de-obra especializada? O capitalismo, enquanto sistema econmico, preocupa-se com a atividade geradora de riqueza e no com a priorizao da pessoa. Assim, em uma situao como esta, o que importa e gerar a situao que crie mais riqueza, no caso uma vaga de emprego que use alta tecnologia. Porm, o sistema capitalista, no se importa com quem ir assumir esta funo. Se a pessoa est preparada tecnicamente para realizar a funo. Portanto, apesar do capitalismo tecnificado do mundo contemporneo gerar vagas de empregos, ele continua a gerar excluso social. Normalmente, os mais pobres so os quem tem menores chances de alcanarem este nvel de preparo que o mercado exige. A pergunta que se faz : como este grupo de pessoas pode driblar esta situao e gerar renda, mesmo sem o emprego formal? possvel? A resposta : sim, podemos gerar renda mesmo para os que no tero a famosa carteira assinada. A soluo passa por estas pessoas explorarem as habilidades que possuem. Talvez no estejam preparados para algum trabalho altamente tecnificado que as empresas oferecem, mas com certeza em muitas comunidades existem pessoas que dominam conhecimentos para criar uma atividade de produo e comercializao. Uma vez encontrada esta atividade que a comunidade saiba desempenhar, o problema passa a ser como iniciar a atividade. Recursos e pessoas para trabalhar passam a ser grandes desafios.

85

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

A Economia Solidria se apresenta como a soluo para esta situao. Com a ao conjunta das pessoas interessadas, possvel ter as diversas tarefas da produo e comercializao realizadas e tambm facilita muito a obteno de crdito para financiar a execuo do projeto. Uma vez iniciada a atividade solidria, pelo fato de ser um grupo, as possibilidades de sucesso do negcio so muito maiores. Outras pessoas que tambm esto excludas do mercado de trabalho podem se aproximar e ampliar os trabalhos da Associao ou Cooperativa. Porm, convm lembrar que um grupo de pessoas para trabalhar em ordem e sem desentendimentos necessita de uma boa preparao e regras claras para o grupo todo.

http://www.blogbrasil.com.br

www.jm-digital.com.br/download_cliparts.asp

HISTRICO DA ECONOMIA SOLIDRIA A poltica econmica neoliberal promoveu nos estados uma desobrigao do governo de se responsabilizar pela economia, consequentemente no haveria alguma forma de controle da concentrao exagerada do capital e do desemprego. Sem a atuao do estado, as populaes mais carentes de renda e formao, ficam sujeitas s pssimas condies de trabalho e oferta de baixos salrios. Foi diante deste quadro que se fortaleceu no mundo a discusso sobre a Economia Solidria. Na prtica foi formado no Frum Social Mundial (FSM) um espao para o dilogo e articulao dos movimentos de EcoSol. Destas discusses originou-se no Brasil o Grupo de Trabalho de EcoSol. Este grupo foi formado por vrias instituies ligadas s lutas sociais do pas e, com a experincia e relaes destes envolvidos, permitiu o rpido contato do movimento de EcoSol brasileiro com as Redes Internacionais de Economia Solidria. O resultado do contato com outras experincias internacionais permitiu constatar que o segmento de EcoSol no uma UTOPIA, mas algo que pode ser concretizado e vivel para o nosso presente. A partir de 2002, no governo de Luiz Incio Lula da Silva, o movimento de EcoSol, por meio do Grupo de Trabalho Brasileiro, reivindicou um espao maior para a Ecosol no governo. Durante a I plenria de EcoSol brasileira, foi aprovada uma carta a ser encaminhada ao presidente Lula, onde constava as reivindicaes dos integrantes para a concretizao da EcoSol no Brasil. Em 2003, durante o III Frum Social Mundial, o governo anunciou a criao da Secretaria Nacional de Economia Solidria, no mbito do Ministrio do Trabalho e Emprego.

86

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Em 2003 criado o Frum Brasileiro de Economia Solidria (FBES), que reuniu muitos representantes de quase todos os estados. Esta participao dos representantes estaduais, permitiu a divulgao das ideias de EcoSol pelos estados e, consequentemente, pelos municpios. Os estados, apoiados pela SENAES/MTE, criaram os fruns estaduais e, alguns casos, foram formados os fruns municipais. ORGANIZAO DA ECONOMIA SOLIDRIA O setor do trabalho no Brasil est organizado a partir do MTE Ministrio do Trabalho e Emprego, vinculado ao ministrio existe a SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidria. Esta secretaria responde pela disseminao e articulao da EcoSol em nvel nacional e garante uma interao entre gerao de renda e as diversas formas de lutas sociais do pas. As aes da SENAES-MTE visam ampliar os conhecimentos de economia solidria para que a sociedade possa construir uma organizao econmica muito mais democrtica e independente da posse concentrada do capital. Tambm em nvel nacional existe o FBES - Frum Nacional de Economia Solidria. Este Frum auxiliou na formao de Equipes Gestoras Estaduais, com a participao de representantes das Delegacias do Trabalho, de Instituies de Ensino Superior, de gestores pblicos e representantes de Fruns Estaduais da Economia Solidria. Estas Equipes Estaduais so as executoras destas atividades que esto ocorrendo em nossas comunidades. A promoo da formao em EcoSol e em empreendimentos solidrios, faz parte destas aes.

SETP/PR http://www.setp.pr.gov.br/setp/ Curitiba/PR Telefone: (41) 3883-2725 Correio Eletrnico: vladimirdefranca@setp.pr.gov.br

87

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

http://www.fbes.org.br/

OS PRINCPIOS GERAIS DA ECONOMIA SOLIDRIA NO BRASIL Segundo os cadernos de Formao em Economia Solidria do Projeto Casa Brasil, vinculado ao Ministrio de Trabalho e Emprego, os princpios gerais da economia solidria no Brasil so: 1. Combater a excluso social, eliminando as desigualdades materiais. 2. Articular o consumo solidrio com a produo, a comercializao e as finanas, de modo orgnico e dinmico, do nvel local at o global. 3. Contribuir para o progresso individual e o bem comum pela melhoria da qualidade de vida e de trabalho de cada um e de todos, respeitando o meio ambiente. 4. Substituir prticas tradicionais de competio e de maximizao do lucro individual por novos conceitos, como vantagens cooperativas e eficincia sistmica. 5. Promover a justia econmica e social e a democracia participativa, sem a tutela de Estados centralizadores e longe das prticas cooperativas burocratizadas. 6. Ampliar as oportunidades de trabalho, mantendo a atividade econmica ligada ao seu fim primeiro, que responder s necessidades produtivas e reprodutivas da sociedade. 7. Articular solidariamente os diversos elos de cada cadeia produtiva, em redes de entidades de apoio e empreendimentos que se apiam e se complementam. RAZES PARA SE CRIAR UM EMPREENDIMENTO ECONMICO SOLIDRIO (EES) Existem motivos bem claros que justificam a criao de EES no Brasil. 1) Alternativa ao Desemprego Como discutido nos encontros passados, a economia tecnificada do mundo contemporneo no abre as portas para os que no tiveram acesso s escolas ou cursos tcnicos. Assim, importante que os trabalhadores saibam criar atividades geradoras de renda a partir de suas habilidades e de aes coletivas. 2) Complemento de Renda Existem muitos casos em que algum da famlia possui emprego formal e proporciona renda para famlia, ou so produtores rurais e realizam a venda de seus produtos. Porm, nestes dois casos, a renda pode no ser suficiente para as necessidades da famlia. O EES pode complementar esta renda, inclusive com a atividades dos filhos e da esposa. 3) Obteno de Maiores Ganhos A compra de insumos, a comercializao e a produo em conjunto, proporciona melhores preos de compra e venda. Garantindo a todos os participantes maiores ganhos. 4) Gesto Coletiva da Atividade

88

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

O EES proporciona uma diviso de tarefas e riscos do investimento. Tambm potencializa a capacidade de trabalho dos envolvidos. 5) Acesso ao Crdito A atividade em Associao ou Cooperativa facilita a obteno de crditos junto s redes de crdito solidrio ou institucionais. QUEM PODE PARTICIPAR DE UM EES Podem participar homens, mulheres, jovens, agricultores, trabalhadores urbanos e rurais. Enfim todos que estejam dispostos a desenvolver uma atividade Econmica Solidria. Na regio a participao de homens (70%) consideravelmente maior do que das mulheres. importante que as mulheres melhorem esta participao e se fortaleam enquanto geradoras de renda para suas famlias. Principalmente nos casos em que as mulheres assumem, por uma condio ou outra, a responsabilidade financeira de seus lares. Tambm devemos estimular a participao dos jovens na EES para que j cresam dentro de um processo democrtico de gesto. Combatendo o ensino de competio exagerada que temos hoje na sociedade neoliberal. PRODUTOS E SERVIOS DOS EES Atualmente as principais atividades desenvolvidas pelos EES esto concentradas em: produtos agropecurios, extrativismo, pesca, produo de alimentos e bebidas e artesanatos. Porm, h possibilidades de diversificar muitas destas atividades, inclusive com a verticalizao da produo. Podemos no EES assumir o papel de coordenadores da cadeia produtiva. Isto significa que uma vez organizados, os participantes do EES podem estar produzindo a matria-prima, industrializando e comercializando o produto. Assim, podero produzir com qualidade e preos justos para produtores e consumidores. OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS EES NO BRASIL Nem tudo so flores na EcoSol, alis muitas dificuldades ocorrem na caminhada de um empreendedor solidrio. O maior nmero de dificuldades e que acabam fechando o Empreendimento Solidrio ocorrem justamente com aqueles que no se preparam antes de iniciar a atividade. Portanto, com a participao no curso, j estamos resolvendo o maior dos problemas, a falta de preparo para desenvolver um EES. Os outros problemas do EES so: 1) Comercializao A maioria dos empreendedores sociais tem algum tipo de dificuldade com a sua comercializao. Quase 60% deles conseguem disponibilizar seus produtos e servios somente para os consumidores locais da comunidade em que participam. E aproximados 50% disponibilizam para os consumidores do municpio. Pensando que estes empreendedores fazem parte de comunidades e municpios com baixa renda, a comercializao e a remunerao dos produtos ou servios ficam bem limitadas.

89

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Menos de 10% comercializam a nvel nacional e menos de 5% atingem o comrcio exterior. Portanto, uma das razes do sucesso a busca por mercados amplos e de bom poder de compra. Atingir este objetivo requer um estudo de mercado de qual produto ou servio o EES vai fornecer e para quem. Outra busca atual dos novos EESs de no depender totalmente das vendas institucionalizadas (venda para o governo) como os programas de Compras Diretas. Qualquer mudana de Poltica Pblica compromete seriamente o EES que depende muito deste tipo de venda. 2) Resultados financeiros Menos de 20% dos EESs so deficitrios e mais de 30% pagam as contas, mas no tem sobras. Estes resultados poderiam ser bem melhores caso a administrao financeira fosse mais eficiente nos EESs. Os responsveis por este setor do Empreendimento devem ser aqueles que j possuem algum treinamento em gesto ou devem ser preparados para esta finalidade. Caso no tenha nenhum membro do Empreendimento preparado e a atividade j existe, aconselhvel que busquem colaborao at que um dos membros esteja devidamente preparado. Onde estes EESs podem encontrar este auxlio, depende do momento e situao, podendo ser encontrada ajuda em algum EES j existente, na SeTP ou secretaria municipal. 3) Remunerao dos empreendedores Devido aos problemas anteriores, a remunerao da maioria dos empreendedores ainda est prxima de um salrio mnimo. Esta remunerao tambm se deve ao fato de muitos empreendedores dedicarem-se ao EES como complementao de renda e no como principal fonte de renda. Atingindo melhores mercados (nacional internacional) e com uma gesto mais eficiente, os EESs tendem a proporcionar rendas mais elevadas do que os trabalhos formais em zonas de baixa renda e municpios pequenos. 4) Acesso ao Crdito Metade dos EESs tem dificuldade em acessar linhas de crdito para iniciar ou melhorar suas atividades. A maioria dos casos no se deve a falta do crdito, mas sim a falta de capacidade tcnica para acess-lo. O problema da falta de capacidade tcnica ampliado devido aos procedimentos burocrticos para utilizados pelas instituies oficiais de crdito. Para resolver este problema, necessitamos que as instituies oficiais criem mtodos mais rpidos e fceis de crdito e que os Empreendedores Solidrios busquem uma maior capacitao. Tambm sugerido um maior entrosamento com os setores do poder pblico que podem orientar os Empreendedores na obteno do crdito. 5) Assistncia tcnica Existe uma escassez de mo-de-obra tanto para orientar o processo produtivo, como tambm para orientar os aspectos tcnicos da auto-gesto do EES. A soluo deste problema o maior investimento das instituies pblicas em mo-de-obra mais qualificada. As prefeituras, secretarias de estado e as instituies de ensino deveriam contratar mais tcnicos e proporcionar uma slida

90

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

formao em EsoSol para que estes tcnicos. Os EESs por sua vez, enquanto organizao social, devem cobrar das instituies estas contrataes e o investimento em treinamento destes tcnicos. necessrio que as lideranas polticas e econmicas percebam que a EcoSol no somente uma atividade para os mais pobres. Ela tambm um segmento essencial para o equilbrio econmico de um pas. O EES pode conviver com os investimentos de cunho puramente capitalistas e so responsveis por proporcionar um equilbrio na renda das pessoas e na competio produtiva.

TRANSFORMANDO A CRIATIVIDADE BRASILEIRA EM RECURSO ECONMICO Ana Carla Fonseca Reis

Administradora pblica pela FGV-SP, economista, mestre em administrao de empresas e doutoranda em urbanismo pela USP, fundadora da empresa Garimpo de Solues economia, cultura e desenvolvimento, consultora em economia criativa e economia da cultura para a ONU e diversas empresas privadas e pblicas. Curadora de conferncias nacionais e internacionais (Creative Clusters, Creative Cities Summit 2.0), professora de ps-graduao na Fundao Getulio Vargas (So Paulo) e na Universidade Candido Mendes (RJ) e conferencista internacional em cinco lnguas. Membro da Associao Internacional de Economia da Cultura (ACEI), autora, dentre outros, de Marketing Cultural e Financiamento da Cultura e de Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentvel (Prmio Jabuti 2007).

O Brasil costuma ser reconhecido pelos turistas que o visitam como um local de beleza natural privilegiada, de enorme diversidade cultural e de inmeros outros atributos louvveis. Entretanto, dentre todos os aspectos positivos, o que se destaca absoluto o povo brasileiro: sua forma de se relacionar com o mundo, de reagir diante dos problemas, de buscar solues alternativas, que originou a campanha O melhor do Brasil o brasileiro.

91

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Essa percepo externa gera eco no que se cunha chamar de jeitinho brasileiro: a convico de que para toda difi culdade h soluo, desencadeando um constante frescor de raciocnios alternativos. Porm, essa criatividade pujante, que enreda e oxigena a dinmica do pas, no se concretiza economicamente por combusto espontnea. Para transformar um ingrediente to farto em resultado se arranjos institucionais que configuram a economia criativa, preciso que outras condies sejam garantidas, do amplo acesso infraestrutura de tecnologia e comunicaes ao reconhecimento do valor do intangvel embutido nos bens criativos, passando pela reorganizao da arquitetura institucional entre os agentes pblicos, privados e do terceiro setor. Este artigo est dividido em trs grandes blocos: um histrico da economia criativa no pas e o momento em que nos encontramos nesse debate; uma anlise de alguns fatores impulsionadores da economia criativa que se mostram especialmente expressivos para o pas; e a discusso acerca da capacidade de as cidades transformarem sua trama socioeconmica ao olharem para sua essncia, em um debate sobre cidades criativas e suas caractersticas. HISTRICO E SITUAO ATUAL O embrio das discusses acerca da economia criativa no Brasil foi gerado em 2004, com a realizao, durante o encontro quadrienal da Unctad , em So Paulo, da sesso temtica High Level Panel on Creative Industries and Development. Ao analisar os desdobramentos desse evento, o ento Ministro da Cultura, Gilberto Gil, fez uma defesa entusiasmada da diversidade brasileira como substrato da criatividade no pas: Estamos conscientes de que a maior garantia das vantagens mtuas que possamos ter advm da natureza da matria-prima que est em jogo: a criatividade das pessoas, comunidades e povos do mundo, a essncia donosso patrimnio imaterial, expressando-se a partir do precioso lastro da nossa diversidade cultural.
2 1

Como resultado concreto das aes seguintes, foi organizado em 2005, sob a liderana do Embaixador Rubens Ricupero, ento Secretrio-Geral da Unctad e doMinistro Gil, o Frum Internacional de Indstrias Criativas, em Salvador . Durante o evento o ministro ratificou a proposta de criao do Centro Internacional das Indstrias Criativas, cuja misso seria constituir um banco de conhecimento e espao para as atividades e programas sobre o tema. Embora o centro no tenha se concretizado, o debate acerca da economia criativa teve seguimento no pas. Em 2006, o Frum Cultural Mundial, que se desenrolou no Rio de Janeiro, inseriu um mdulo paralelo de trs dias sobre o tema. O ano de 2007 viu o desabrochar de iniciativas estaduais, com a organizao de eventos especficos no Cear (por iniciativa privada), em So Paulo (liderada pelas secretarias de Cultura e Desenvolvimento) e no Esprito Santo (realizada por aliana entre o Sebrae e a Secretaria da Cultura). Ademais, conferncias especficas tiveram lugar na Bovespa (responsvel por 70% do volume de negcios com aes na Amrica Latina) e no Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), abordando facetas da economia criativa.
3

Disponvel em: http://www.unctadxi.org Disponvel em: http://www.cultura.gov.br/site/?p=1089. 3 Para ouvir as palestras, visite: http://www.cultura.gov.br/foruns_de_cultura/economia_da_cultura/ industrias_criativas/index.php?p=9269&more=1&c=1&pb=1
1 2

92

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

. A diversidade dos agentes organizadores sugere que o tema tem gerado uma convergncia de interesses pblicos, privados e da sociedade civil. Entretanto, em que pese o maior interesse despertado, raros indcios de aes concretas originadas dos debates so visveis no cenrio nacional. Uma das carncias mais debilitantes para o reconhecimento da importncia da economia criativa no pas a de estatsticas e pesquisas. Cultura e economia criativa se apiam em processos de transformao da realidade. Para transformar a realidade preciso, antes de mais nada, conhec-la. Os nmeros expressam essa figura de fundo, mostram a distncia a que se est do objetivo e permitem balizar a efi ccia das aes e polticas pblicas para transformar o quadro ideal em real. O que encontramos so dados isolados de setores especficos, como moda e software, consolidados por associaes do setor privado. De forma macro, desde 2003 foram divulgadas algumas pesquisas ligadas a oferta, distribuio e consumo culturais, que se espera tornem-se contnuas, como o Sistema de Informaes e Indicadores Culturais e o Sistema de Informaes Bsicas Municipais (Munic) , ambas conduzidas pelo Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatstica (IBGE). Em termos internacionais, estudo da Unesco salienta duas concluses acerca do fl uxo de bens e servios culturais brasileiros: o desequilbrio de trs para um entre valor de importaes e exportaes, conforme dados de 1994; a concentrao acachapante de comrcio cultural. Estados Unidos e Reino Unido, somados, representaram 45,1% do valor de bens e servios culturais importados pelo Brasil, em 2003, ao passo que toda a Amrica Latina e o Caribe no responderam por mais do que 21% desse comrcio. Embora a pesquisa apresente dados defasados, tenha por base apenas valores declarados em alfndega e exclua parte signifi cativa da economia criativa (como vrios servios relacionados s indstrias culturais), cabvel imaginar que o panorama desenhado no se distancia da realidade. OS CATALISADORES DA ECONOMIA CRIATIVA senso comum entre os estudiosos da economia criativa (HARTLEY, 2005; TEPPER, 2002; VENTURELLI, 2000; REIS, 2006) atribuir a uma confl uncia de fatores o amlgama que impulsionou a formao de uma nova dinmica de processos e modelos sociais, culturais e econmicos, no qual a economia criativa encontra um terreno frtil. Dentre eles destacam-se a globalizao, as novas mdias, a falncia dos modelos econmicos tradicionais em promover desenvolvimento e incluso e a valorizao do conhecimento no s tcnico, mas cultural. Sendo assim, embora no haja novidade no reconhecimento da criatividade como matriaprima de inovaes, ela passa a ser vista agora como recurso bsico de uma economia que se pauta por uma nova arquitetura de relaes e modelos, conforme as caractersticas detalhadas na introduo deste livro.
6 4 5

Disponvel em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indic_culturais/2005/default. shtm 5 Disponvel em : http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/perfi lmunic/default.shtm 6 UNESCO, International fl ows of selected cultural goods and services, 1994-2003. Montreal, 2005.
4

93

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

No caso do Brasil, particularmente relevante destacar o impacto das novas tecnologias de comunicao e a valorizao econmica da intangibilidade cultural, que sero ilustrados com exemplos paradigmticos. NOVAS TECNOLOGIAS DE MDIA E COMUNICAO As novas tecnologias de mdia e comunicao repercutem na economia criativa brasileira sob trs formas principais: a) Permitem a criao de novos modelos de negcios, dentre os quais os colaborativos e em open business (negcios abertos). Ao contrrio dos modelos tradicionais de negcios, lineares e com distribuio concentrada, estes se baseiam no uso de redes de colaborao entre os agentes, na explorao de canais alternativos de distribuio, na criao de uma dinmica heterodoxa de reconhecimento financeiro do criador (que no depende apenas da lgica tradicional de direitos autorais) e, claramente, no uso das novas tecnologias. O tecnobrega, fenmeno da regio amaznica de Belm, criou um conceito de festa em que o compositor cria suas msicas, grava-as em seu prprio estdio caseiro, distribui as faixas para os DJs que trabalham nas grandes festas e gratuitamente para os camels. Os primeiros fazem as msicas conhecidas, os segundos multiplicam esse efeito, funcionando como canais de distribuio. A remunerao dos msicos se d pela contratao de shows e pela venda de CDs durante os mesmos. Alm de reduzir os custos de gravao, a tecnologia possibilita o processo e sua grande protagonista. A msica tem base eletrnica e a festa, chamada de aparelhagem, gravita ao redor dos equipamentos de som. Segundo pesquisa da Fundao Getulio Vargas, em 2006 o tecnobrega congregava 140 bandas, 700 conjuntos de equipamentos e 860 camels, produzindo 4.300 festas por ms e gerando 6.400 postos de trabalho diretos. b) Ampliam as possibilidades de produo, distribuio e acesso aos bens e servios criativos. Embora seja um problema mundial, a tenso gerada entra a efervescncia da produo criativa e a concentrao dos canais de distribuio atinge taxas alarmantes no Brasil, gerando enorme difi culdade de acesso diversidade. Isso se deve essencialmente a dois motivos. Em primeiro lugar, s suas dimenses continentais; em segundo, s fortes disparidades econmicas regionais, que tendem a se reproduzir nas indstrias criativas. Buscando quebrar essa condio, o site Overmundo foi criado para oferecer um canal de expresso para a diversidade da produo cultural do Brasil e dos brasileiros no exterior. Ele funciona de forma colaborativa, por meio de uma comunidade de cerca de 25 mil pessoas que geram msicas, filmes, textos, votam nos que gostariam de ver publicados, comentam e trocam informaes de modo permanente. Com isso, diluemse as fronteiras entre produtores, divulgadores e consumidores de cultura, entre classes sociais e entre regies.
7

www.overmundo.com.br

94

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

c) Promovem a alfabetizao do usurio tecnolgico. Jogam aqui novamente os contrastes do pas. Se por um lado o usurio brasileiro das novas tecnologias tende a ser extremamente engajado (os internautas brasileiros lideram o ranking mundial de tempo mdio de navegao residencial, com 22 horas e 59 minutos por ms ), o nmero de internautas residenciais ativos no pas no passa de 21,4 milhes de pessoas. Somando-se outros ambientes de acesso rede (trabalho, correio, lan houses), so 39 milhes de usurios da web com 16 anos ou mais, ou 39% da populao brasileira nessa faixa etria. fato que o crescimento na base de usurios foi de 48,4% entre 2006 e 2007, mas questo da possibilidade de acesso s tecnologias adiciona-se a falta de familiaridade com elas. O acesso formal s novas tecnologias (a chamada incluso digital) no se mostra sufi ciente para eliminar o abismo digital. A alfabetizao tecnolgica que caracteriza no s a incluso, mas a emancipao digital, requer tambm um processo de capacitao e familiaridade com o uso das novas mdias, como defendido pelo pesquisador Gilson Schwartz (2005). Se a incluso digital refere-se ao hardware, infra8

Boletim da pesquisa Ibope/NetRatings divulgado em janeiro de 2008.

95

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

estrutura, a emancipao digital diz respeito ao preparo do software de cada pessoa para se relacionar com as novas mdias. Essa capacidade de interao exige raciocnio e reflexo. Esse um enorme desafio adicional para um pas no qual a qualidade da educao criticvel e onde em mdia cada cidado adulto no l mais de 1,8 livro ao ano. Iniciativa interessante para fomentar a intimidade do usurio com as novas tecnologias a dos Pontos de Cultura, desenvolvida pelo Ministrio da Cultura, por acordo travado entre o governo federal e organizaes sem fins lucrativos. Estas recebem um equipamento multimdia e um valor mensal para sediar, articular e fomentar um processo de empoderamento da comunidade de baixa renda, por meio da criao de um local que facilita o uso das novas tecnologias. So 680 pontos espalhados pelo Brasil (dados de 2008), atuando em comunidades quilombolas, indgenas e das periferias que produzem, acessam e distribuem criaes locais na rede. Um novo alento para que a falta de emancipao digital no incorra em excluso criativa dado pela convergncia tecnolgica, impulsionando a familiaridade com a produo, a circulao e o acesso a contedos criativos por meio do telefone celular. O pas encerrou 2007 com 121 milhes de celulares e uma densidade de 63,59 celulares por 100 habitantes, embora a distribuio da infra-estrutura de comunicaes no pas e o custo de uso ainda no favoream a transmisso de dados por telefone para parcela significativa dos usurios . VALORIZAO ECONMICA DA INTANGIBILIDADE CULTURAL economicamente evidente que a singularidade da cultura de um povo confere valor agregado aos seus produtos criativos (msica, audiovisual, moda, design, games, literatura) e proporciona uma vantagem competitiva inimitvel. No h como copiar o substrato cultural que caracteriza determinadas produes e manifestaes e lhes confere traos nicos. Em termos econmicos, alm do bvio impacto econmico setorial usualmente mencionado (o faturamento da indstria do software, o nmero de empregos gerados pelo cinema etc.), destacam-se outros dois modos menos evidentes de incorporao do valor desse intangvel cultural nos bens e servios criativos. a) Inspirando outros setores econmicos. Ao motivar novas dinmicas e processos na economia como um todo, a economia criativa promove spin off s das indstrias criativas para outros setores econmicos. Exemplo claro o da So Paulo Fashion Week (SPFW), um dos trs maiores eventos da cidade de So Paulo e entre as cinco maiores semanas de moda do mundo, responsvel pela gerao de mais de 5 mil empregos diretos e indiretos e R$ 350 milhes anuais em mdia espontnea.
9

Disponvel em: http://www.teleco.com.br

96

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Exposio de materiais sustentveis durante a So Paulo Fashion Week | imagem: Arquivo So Paulo Fashion Week A indstria txtil a segunda maior empregadora do pas e a que mais utiliza mo-de-obra feminina, mas at meados da dcada de 1990 havia uma desorganizao no calendrio da moda no pas, gerando difi culdades na logstica de produo de tecidos, vesturio e comrcio e no entendimento das oportunidades de negcios. A So Paulo Fashion Week foi criada em 1996 pela iniciativa privada e sem apoio governamental, para criar relaes estratgicas entre os diversos setores e entidades, conciliando o valor tangvel do txtil ao intangvel da criao brasileira. Enquanto o Brasil exporta 1 kg. de algodo a US$1 e 1 kg. de vesturio a US$20, j 1 kg. de moda exportada chega a US$80. Seu espectro de criao de valor cobre do desenvolvimento e pesquisa de novos tecidos ambientao do espao para o desfile, passando pelas costureiras da periferia, pelos cursos de moda, pelas prprias indstrias txtil, de vesturio e de acessrios, pelo comrcio de diferentes portes e pelas sacoleiras, que se abastecem em So Paulo para revender roupa nas pequenas cidades brasileiras. Mais do que o impacto econmico da moda nacional, os valores da cultura brasileira passam a ser divulgados no exterior e, internamente, inspiram setores com credenciais de inovao e tecnologia, como o automobilstico, o de celulares e o de cosmticos de ponta. b) Impulsionando arranjos produtivos locais. O exemplo mais expressivo de arranjo produtivo local (APL) cultural o de Conservatria, cidade fluminense conhecida como capital das serestas e serenatas, estilos musicais profundamente enraizados no Brasil da primeira metade do sculo XX. Seu atrativo principal dado pela apresentao ao ar livre que percorre as ruas da cidade nos fi ns de semana, entrelaando nos bastidores do APL atividades relacionadas msica (compositores, intrpretes, msicos), ao turismo de cultura e lazer (restaurantes, hotis, pousadas e servios correlatos), em uma rede que ultrapassa as cadeias setoriais. Outros APLs culturais esto em fase de criao ou foram recm-criados para entender e dar concretude ao potencial competitivo local, a exemplo do APL do audiovisual, em Gois, estado no qual o setor j movimenta 3,8% do PIB.

97

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


CRIATIVIDADE NO CONTEXTO URBANO CIDADES CRIATIVAS Cidades criativas so cidades capazes de encontrar dentro de si a soluo para seus problemas. So cidades que transformam o tecido socioeconmico urbano com base no que tm de mais singular, criativo e especfi co e em um profundo entendimento de sua identidade cultural. Uma cidade criativa capaz de atrair empreendedores, investimentos e um perfi l de turista que respeita e aprecia a cultura local, entendendo a cidade como sua anfitri. No Brasil, essa questo particularmente delicada devido consolidao, nos ltimos 50 anos, da evaso populacional, em especial jovem, das cidades com at 50 mil habitantes, gerando trs riscos graves: a insustentabilidade social e econmica das pequenas cidades; a descontinuidade das tradies e conhecimentos culturais; o inchao dos grandes centros urbanos. A defesa das cidades criativas se faz para oferecer a esses migrantes a possibilidade de permanecerem e se realizarem econmica e culturalmente em suas prprias cidades, encontrando nelas mesmas oportunidades de trabalho e ofertas culturais. Conforme se depreende dos dois grfi cos abaixo, cerca de 90% das 5.564 cidades brasileiras tm at 50 mil habitantes, porcentual estvel na ltima metade do sculo passado. Entretanto, a participao da populao dessas cidades decaiu, de cerca de 2/3 da populao nacional, em 1950, para pouco mais de 1/3 em 2000. CIDADES COM AT 50 MIL HABITANTES EM % DE CIDADES BRASILEIRAS E DA POPULAO NACIONAL

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatstica (IBGE), Censo Demogrfi co 2000. Por outro lado, a populao das cidades com mais de 500 mil habitantes pulou de 9,82% da populao nacional, em 1950, para 27,64%, em 2000, mantendo-se estvel em nmero de cidades. CIDADES COM MAIS DE 500 MIL HABITANTES EM % DE CIDADES BRASILEIRAS E DA POPULAO NACIONAL

98

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatstica (IBGE), Censo Demogrfi co 2000. Dentre os vrios exemplos de pequenas cidades criativas brasileiras, dois merecem destaque. PARATY (RJ) POPULAO: 32.838 HABITANTES Paraty, cidade costeira circundada pela Mata Atlntica, a meio caminho dos dois maiores centros urbanos do pas, So Paulo e Rio de Janeiro, conhecida por abrigar um patrimnio arquitetnico colonial de valor inestimvel. Com o fi m do ciclo do ouro e de pedras preciosas e a construo de uma ferrovia distante da cidade, o que fora no sculo XVIII o segundo mais importante porto brasileiro definhou economicamente, guardando uma riqueza intocada de tradies e saberes culturais at ser redescoberta pelo turismo, na dcada de 1970. Ao final do sculo era uma cidade dividida em duas: a do patrimnio cultural tangvel, palco dos turistas e de moradores forasteiros, e a do patrimnio cultural intangvel, perifrica e com graves problemas sociais. A Festa Literria Internacional de Paraty (Flip)
10

surgiu em 2003 por iniciativa da ONG Casa Azul, capitaneada pelo

arquiteto Mauro Munhoz, mas foi desde o incio apropriada e desenvolvida com a comunidade local. Hoje parte integrante do circuito internacional de literatura, a Flip rene grandes autores do planeta e um complexo programa de atividades educacionais, sociais e culturais, que envolve 90% dos estudantes da regio e tm desdobramentos ao longo do ano. Alm de ter elevado a ento combalida auto-estima da populao local, a FLIP ajudou a protagonizar a recuperao do tecido socioeconmico da cidade, promoveu a unio entre as facetas visvel e invisvel da cultura paratiense, promoveu um fluxo contnuo de turistas com perfil qualificado e engajou a comunidade em um processo de protagonismo na transformao de seu futuro.

10

www.fl ip.org.br

99

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Imagem: Google Images GUARAMIRANGA (CE) POPULAO: 4.307 HABITANTES Corria o ano de 2000 quando a produtora cultural Via de Comunicao lanou o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, proporcionando uma alternativa de qualidade populao que no se identificava com os ritmos tradicionais do Carnaval e promovendo o turismo at ento concentrado em Fortaleza em uma cidade com caractersticas peculiares. Encravada em uma regio de Mata Atlntica, Guaramiranga trazia em seu DNA as reminiscncias dos saraus e tertlias do incio do sculo passado. Jazz e blues foram escolhidos ao se constatar que os instrumentistas cearenses, de naipe reconhecido internacionalmente, no encontravam mercado de trabalho e a diversidade cultural se fragilizava com a falta de circulao da produo local. Guaramiranga, apesar de sua biodiversidade natural, tinha escassez turstica, atravessava estagnao econmica e oferecia raras possibilidades profissionais ou culturais populao. Desenvolvido junto com a comunidade, o festival complementado por oficinas, atividades de ecoturismo, encontros de novos talentos e nomes consagrados, reflorestamento e demais aes de conscientizao e fomento a um fluxo turstico que se perpetua ao longo do ano. Entre 2000 e 2007, o nmero de restaurantes passou de 2 para 24, surgiram 22 hotis e uma variedade de servios tursticos. Economicamente, o festival gera para o municpio o equivalente a dez meses de arrecadao tributria e garante fontes diversas de renda e emprego para a populao local. Culturalmente, o programa inspirou a criao de bandas e casas noturnas de msica instrumental, impulsionou o nmero de CDs gravados e programas de rdio. Socialmente, recuperou a auto-estima da comunidade e, acima de tudo, lhe restituiu a possibilidade de transformar o seu futuro.

Imagem: Google Images

100

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

TRAOS COMUNS S CIDADES CRIATIVAS Se cidades criativas so aquelas capazes de se transformar socioeconomicamente e mudar as relaes que estabelecem com o mundo, tendo por base sua prpria essncia, claro que os exemplos bem-sucedidos em um contexto no so transportveis para outro. H, porm, elementos comuns e fundamentais aos mais diversos casos, independentemente da localizao ou do porte da cidade: a organizao de um projeto cultural como catalisador de um programa complexo, transformador e transversal a diferentes setores (economia, meio ambiente, turismo, educao); o reconhecimento da necessidade de uma transformao profunda, motivada por uma situao de crise econmica e social (estagnao econmica, violncia, desesperana, baixa auto-estima), em cumplicidade com uma determinao inequvoca de sobrepujar obstculos; a apropriao do programa pela comunidade, ainda que inicialmente no seja ela a protagonista; a identificao de traos distintivos (ainda que latentes) da cultura local, cuja originalidade percebida e apreciada pelo olhar de quem de fora. Com isso, quebra-se a falsa dicotomia entre preservao da cultura local e abertura para o turismo e se garante a continuidade do turismo mesmo fora dos perodos de realizao do projeto; o apelo a um turista qualifi cado, que entende a cidade como a casa de sua anfitri e procura conhecla e vivenci-la com respeito; a aliana entre as instituies pblicas, privadas e do terceiro setor, com governana claramente definida, no importando qual dos trs tenha se destacado no incio desse processo de transformao; o investimento na qualificao dos recursos locais, na capacitao de crianas e jovens e na organizao de atividades de conscientizao e expanso da capacidade de raciocnio da comunidade; a viso de que a sustentabilidade cultural local dependente de sua sustentabilidade econmica. Isso no equivale a dizer que o valor de mercado se sobreponha aos valores culturais, mas sim que as duas esferas so complementares e necessrias para que a comunidade tenha a possibilidade de fazer suas prprias escolhas; o combustvel cultural de altssima octanagem que se d pelo rompimento das fronteiras entre erudito e popular, externo e local, grande nome e jovem talento.

101

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


CONCLUSES E INQUIETUDES A economia criativa, como conceito e por suas caractersticas prprias, apresenta um enorme potencial de transformao e incluso socioeconmica para o Brasil, se o pas souber entender e se inserir nas novas dinmicas e arranjos institucionais que se formam nessa economia (e.g. processos colaborativos, redes, alianas entre agentes e setores, conciliao do tangvel e do intangvel, do econmico e do social, exigncias de capacitao distintas). O debate e a conscientizao so, portanto, fatores sine qua non para que nossa criatividade seja traduzida em resultados tambm econmicos. preciso reconhecer que a criatividade recurso necessrio, mas no suficiente, para que a economia criativa se desenvolva. Governana, infra-estrutura onipresente de tecnologia e comunicaes e educao com um perfil diferenciado so elos fundamentais para sustentar um processo de desenvolvimento ancorado na economia criativa.

Referncias bibliogrfi cas HARTLEY, John (Ed.), Creative industries. Oxford: Blackwell Publishing, 2005. REIS, Ana Carla Fonseca, Economia da cultura e desenvolvimento sustentvel O caleidoscpio da cultura. So Paulo: Manole, 2006. SCHWARTZ, Gilson, Educao digital para emancipao social. Jornal da USP, Universidade de So Paulo, 21 nov. 2005, p. 2-2. TEPPER, Steven J., Creative assets and the changing economy. The Journal of Arts Management, Law, and Society, v. 32, n. 2, Summer 2002, p. 159-168. Disponvel em: http://www.culturalpolicy. org/pdf/Tepper.pdf UNITED NATIONS CONFERENCE ON COMMERCE AND TRADE (UNCTAD), Creative economy report. Genebra, Abril 2008. Disponvel em: http://www.unctad.org/Templates/Webfl yer.asp?intItemID=4494 UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION (UNESCO), International fl ows of selected cultural goods and services, 1994-2003. Montreal, 2005. Disponvel em: http://www.uis.unesco.org/ template/pdf/cscl/IntlFlows_EN.pdf VENTURELLI, Shalini, From the information economy to the creative economy: moving culture to the center of international public policy. Washington D.C.: Center for Arts and Culture, 2000. Disponvel em: http://www.culturalpolicy.org/pdf/venturelli.pdf

102

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


SERVIOS AMBIENTAIS Cartilha de educao ambiental BUNGUE / IAP Os servios ambientais so servios teis oferecidos pelos ecossistemas para o homem, como a produo de oxignio e sequestro de carbono, a conservao da biodiversidade, a proteo de solos e das guas. So produtos ambientais, aqueles oferecidos pelos ecossistemas e utilizados pelos seres vivos, para seu consumo direto ou para serem comercializados pelos seres humanos, tais como: madeira, frutos, peles, carnes, sementes e medicinas, entre outros. Constituem uma base de sustentao e fonte de renda importante para a sociedade. Este movimento que teve incio na Costa Rica, baseado no princpio do protetor beneficirio, busca recompensar aqueles que preservam a natureza por meio do pagamento por servios ambientais. Assim como aquele que polui deve recuperar o meio ambiente e pagar a sociedade pelo mal praticado, deve tambm aquele que contribui para a conservao dos recursos naturais, atravs dos servios ambientais e da manuteno dos produtos ambientais, ser compensando pela sociedade, a qual, como um todo, beneficiada. fato notrio que os instrumentos de represso e coero, como multas e prises, tm se mostrado insuficientes para a proteo do meio ambiente e para a alterao do quadro ambiental atual. Apesar da severa legislao florestal, a presso sobre os ltimos remanescentes florestais ainda elevada. Uma eficincia maior pode ser conseguida mediante a agregao de novos instrumentos legais e de poltica, como: incentivos fiscais e criao de linhas especiais de crdito. Os ecossistemas (florestas, cerrados, manguezais, recifes etc.) oferecem humanidade uma variedade de produtos e servios no mbito local, nacional e mundial. Os servios ambientais so funes imprescindveis, desempenhadas pelos ecossistemas naturais e teis ao homem, tais como: a proteo dos solos, regulao do regime das guas, controle do efeito estufa e proteo da flora e fauna. fundamental encontrar formas de proteo, manejo e uso das florestas nativas, que assegurem gerao de renda, aprimoramento da qualidade de vida dos moradores e a manuteno dos servios ambientais. O QUE SO OS PRODUTOS E SERVIOS AMBIENTAIS? Os produtos ambientais so prestados pelos ecossistemas e servem ao homem para sua sobrevivncia ou para atividades comerciais, como a indstria da madeira, da alimentao, das peles para roupa, das sementes e de medicamentos. Os servios ambientais so trabalhos teis, prestados pela natureza para o homem, como: a produo de oxignio, sequestro e captao de carbono, conservao das plantas e dos animais, biodiversidade, proteo de solos e proteo da gua. QUAL O SERVIO AMBIENTAL PRESTADO COM A CONTRIBUIO DO PRODUTOR RURAL PARA A SOCIEDADE?

103

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

A propriedade rural quando tem suas florestas rurais bem preservadas, contribui para a manuteno da qualidade das guas, para a proteo do solo e para fornecer abrigo para as plantas e animais. Isto contribui diretamente para a manuteno da biodiversidade e a conservao de ambientes saudveis, no campo e nas cidades. Ao final, todos somos beneficiados com gua limpa, ar com qualidade e ambientes mais equilibrados. A impossibilidade fsica e institucional do Poder Pblico em controlar e fiscalizar o acesso e uso da floresta, constata-se que as prticas de manejo tm custo adicional, que prejudica a comercializao dos produtos limpos. O conceito do pagamento por servios ambientais, no est baseado na represso, mas no incentivo e na compensao para aquele que faz o esforo de manter os servios ambientais, como o proprietrio rural que conserva os rios e florestas em sua propriedade. Quem paga aquele que recebe os benefcios dos servios ambientais. Por exemplo: uma companhia de energia eltrica ou uma cervejaria que utilizam a gua como matria-prima principal do seu negcio, pagam queles proprietrios que mantm preservadas as reas de nascentes e cursos dgua. Os servios ambientais usufrudos por todos que moram nas cidades, como a estabilizao do clima mediante seqestro de carbono e a qualidade da gua dos mananciais de abastecimento pblico, criam a obrigao de uma contribuio financeira, para remunerar os que se esforam para manter estes servios. ALTERNATIVAS DE PAGAMENTO POR SERVIOS AMBIENTAIS (OBJETOS DE PAGAMENTO) Desmatamento Evitado (REDD): indstrias que emitem grandes quantidades de poluentes no ar, compram crditos de carbono, obtidos de produtores rurais, que abdicam de seus direitos de cortar suas florestas para sequestrar e imobilizar o carbono em suas rvores. Sequestro de carbono: indstrias que no conseguem reduzir suas emisses de Carbono na atmosfera, pagam para que produtores rurais possam plantar rvores e mantenham suas florestas. Proteo da fauna e flora: uma empresa farmacutica paga a uma comunidade para a manuteno da floresta, para ter sua disposio matria-prima para sua indstria. Proteo dos rios: usurios das guas de um rio a jusante, pagam para que os proprietrios rurais mantenham suas florestas as margens do rio, e adotem usos da terra que diminuam a eroso e a contaminao do lenol fretico. Ecoturismo: por exemplo, uma empresa de turismo paga para que uma comunidade local no realize caa numa floresta, usada para turismo de observao da vida silvestre. Compensao ambiental e servido florestal: um produtor rural que tem excedente de floresta em sua propriedade, cede sua rea a um vizinho, que no tem reserva florestal em sua propriedade. Ou ainda, uma empresa que impacta o ambiente deve pagar uma compensao ao Estado, utilizada para criar e manter unidades de conservao.

104

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Mecanismos de incentivo tributrio: as reas de preservao permanente, reserva legal e RPPN so isentas do Imposto Territorial Rural (ITR). Crditos por reduo certificada de emisses de gases de efeito estufa: esse mecanismo chamado de Desenvolvimento Limpo (MDL), permite a uma empresa que emite mais do que a sua quota (estabelecida no protocolo de Quioto) comprar, via mercado, crdito de carbono de outra empresa ou projeto que consiga emitir menos do que a sua quota, ou que sequestra carbono (MDL). Este mecanismo no est destinado a atividades limpas j estabelecidas. Crditos por reduo voluntria de emisso de gases de efeito estufa: mecanismo que permite a uma empresa valorizar, no mercado voluntrio, a sua contribuio na reduo de gases de efeito estufa.

A aberrao dos quatro mdulos fiscais Por Mrcio Santilli http://www.socioambiental.org/nsa/direto/direto_html?codigo=2011-05-09-093002 A figura jurdica do mdulo fiscal foi instituda pelo Incra com o objetivo de estabelecer um parmetro mnimo de extenso das propriedades rurais que indique a sua viabilidade como unidade produtiva, dependendo da sua localizao. A extenso do mdulo fiscal varia de 5 a 110 hectares, dependendo da localizao do municpio em que est situada a propriedade rural. Nas regies metropolitanas, via de regra, a extenso do mdulo rural tendencialmente bem menor do que nas regies mais afastadas dos grandes centros consumidores. Caso a proposta de reviso do Cdigo Florestal formulada pelo deputado Aldo Rebelo venha a ser aprovada pelo Congresso Nacional, a instituio da figura do mdulo fiscal como parmetro para isentar propriedades rurais (at quatro mdulos) da responsabilidade de recuperar reas de reserva legal geraria situaes absurdas pelo territrio nacional afora. Uma propriedade rural com 100 hectares, que tenha desmatado a sua rea de reserva legal, estar isenta de recuper-la se estiver situada no municpio de Tiet, mas no estar isenta e estar obrigada a recuperar ou compensar 20 hectares se estiver situada no municpio de Piracicaba, ambos localizados numa mesma sub-regio do estado de So Paulo. Uma propriedade rural com 500 hectares, que tenha desmatado a sua rea de reserva legal, ter que recuperar ou compensar uma extenso de 79,2 hectares se estiver situada em Tiet, mas ter que recuperar ou compensar uma extenso de 92 hectares se estiver situada em Piracicaba. Similarmente, uma propriedade com 100 hectares e que no dispe de reserva legal no precisar recuper-la se estiver em Conchas, mas precisar recuperar ou compensar 20 hectares se estiver em So Manuel, na mesma sub-regio de SP. Se a propriedade tiver 500 hectares e no dispuser

105

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

de reserva legal, ter que recuperar ou compensar 76 hectares se estiver em Conchas, mas que seriam 86,5 hectares se ela estivesse localizada em So Manuel. No municpio paulista de Cunha, com perfil serrano, propriedades sem reserva legal com at 160 hectares ficariam isentas de recuper-la ou compens-la, enquanto em Itapecerica da Serra, municpio com um perfil topogrfico similar e localizado no mesmo estado, embora em regio diferente, propriedades sem reserva legal com mais de 20 hectares estariam obrigadas a recuper-la ou compens-la. A extenso oito vezes menor do mdulo fiscal em Itapecerica, que se justifica por sua proximidade em relao capital, lhe imporia uma desvantagem comparativa em relao a Cunha para fins de obrigao de recuperao de reserva legal, quando as terras em Itapecerica seriam, supostamente, mais valiosas e mais necessrias para a produo de alimentos do que as situadas em Cunha, muito mais distantes dos principais mercados consumidores. Ainda comparando esses dois municpios paulistas, uma propriedade com 500 hectares sem reserva legal em Cunha estar obrigada a recuperar somente 72 hectares, enquanto outra com a mesma extenso e situao localizada em Itapecerica estar obrigada a recuperar 96 hectares. No Mato Grosso, onde j h diferenciao por bioma (floresta 80% e cerrado 35%) do percentual de reserva legal, uma propriedade sem reserva legal e com 350 hectares no precisaria recuperla se estiver situada em Cludia ou em Sinop, mas teria que recuper-la se estiver em Canarana, Querncia ou Primavera do Leste. Se a propriedade tivesse uma extenso de mil hectares e no dispusesse de reserva legal, teria que recuperar 480 hectares se estivesse em Cludia, 512 ha se estivesse em Sinop, 544 ha se estivesse em Querncia, 238 ha se estivesse em Canarana e 266 ha se estivesse em Primavera do Leste. Anomalias do gnero ocorreriam Brasil afora. Uma propriedade de 300 ha em Crates (CE), desprovida de reserva legal, no teria nada a recuperar, mas propriedade com igual extenso e tambm sem reserva, em Eusbio (CE), estaria obrigada a recuperar 52 ha (embora as terras em Eusbio, na grande Fortaleza, sejam supostamente mais necessrias ocupao). Em Gois, uma propriedade com 500 ha e sem reserva teria que recuperar 44 ha se estiver situada em Posse ou em Alvorada do Norte, mas teria que recuperar 84 ha se estivesse em Ceres, mas que j seriam 60 ha no municpio vizinho de Pilar de Gois. Alm disso, a utilizao deste parmetro projetar as distores fundirias e cartoriais sobre a obrigao ambiental de cada propriedade ou proprietrio. Por exemplo, uma propriedade com sete mdulos de extenso, se composta por mais de uma matrcula cartorial, poder ver-se totalmente isenta dessa obrigao. Por conseguinte, a instituio em lei deste parmetro incentivar manipulaes cartoriais e subdivises de propriedades com o objetivo de desmatar ou de no recuperar reas florestadas nas propriedades rurais. Significa dizer que a eventual aprovao da proposta do deputado Aldo Rebelo, nos termos em que se encontra tornaria impossvel o controle pelos rgos ambientais sobre a situao de cada propriedade, assim como inviabilizaria a implantao de qualquer tipo de cadastro ambiental rural (previsto na sua prpria proposta). Haveria uma situao fundiria de fato, relativa condio objetiva das propriedades rurais, e uma situao fictcia, decorrente da burla generalizada dos dados fundirios visando isenes de obrigaes ambientais.

106

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Por essas e outras, caso o Congresso Nacional venha a acolher a referida proposta, estar instituindo uma situao de absoluta ingovernabilidade florestal, seja qual for a instncia do poder pblico responsvel pela gesto da poltica florestal. Por isso, reafirmo a minha opinio de que a proposta em discusso reacionria, predatria e impossvel de ser remendada. Se o Congresso acat-la como base para a reforma do Cdigo Florestal, estar produzindo a pior lei florestal da histria do Brasil. 9/5/2011

107

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

APOSTILA DE ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO


HISTRIA DO COOPERATIVISMO O homem um ser de instinto gregrio, isto , necessita viver em comunidade. Desde a pr-histria encontra-se diversas formas de associaes de pessoas, ou seja, a cooperao faz parte dos hbitos e instintos dos seres humanos ao longo dos tempos. As civilizaes, desde as mais primitivas (pr-histricas), agrupavamse em comunidades para sua prpria defesa e preservao, cooperando uns com os outros, desde as tarefas mais simples como caa, pesca e colheita, at na construo de habitaes e produo de bens. Nas civilizaes mais antigas como Asteca, Maia e Inca, encontrase formas bem definidas de cooperao. Na Babilnia, no Egito e na Grcia j existiam formas de cooperao nos campos de trigo e no artesanato. Assim, para defender interesses comuns, o homem desde a antiguidade, demonstrava a tendncia de viver em grupos de ajuda mtua, caracterizando um cooperativismo natural. No entanto, as idias do Cooperativismo Moderno surgiram com a Revoluo Industrial (1760-1850). Com o surgimento das mquinas a vapor, cidades ocorre os o que crescimento atrai para rurais da as e industrializao,

trabalhadores

108

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

artesos campesinos, em busca de melhores condies de vida. No entanto, essa migrao provoca um excesso de mo-de-obra, que acarreta um enorme problema social, com muitos trabalhadores perdendo seus empregos, sendo substitudos por mquinas e, a partir desta situao, sujeitando-se as condies de trabalho subumanas, com jornadas de trabalho de at 16 horas, salrios baixssimos, sem garantias de aposentadoria ou frias. No caso das mulheres, essas trabalhavam nas mesmas condies e ganhavam menos ainda. Como forma de amenizar esta situao, que assolava a classe de trabalhadores, foram organizadas diversas sociedades com caractersticas de cooperativas na Inglaterra e na Frana. Esses movimentos de cooperao foram conduzidos por idealistas, como Robert Owen, Louis Blanc, Charles Fourier, entre outros, que defendiam idias baseadas na ajuda mtua, igualdade, associativismo e auto-gesto. Estes idealistas so considerados por muitos como os precursores do cooperativismo. Foram pensadores socialistas que descobriram a cooperao como instrumento de organizao social e comearam a divulgar suas idias e experincias. O marco de criao do Cooperativismo, porm, s aconteceu em 21 de dezembro de 1844, na cidade de Rochdale, na Inglaterra, quando um grupo de 28 teceles, sentindo-se prejudicados pelo novo modelo industrial, decidiram pela criao de uma sociedade de consumo, baseada no cooperativismo puro. Fundaram ento a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, armazm comunitrio, com um capital inicial de 28 libras, representado por uma libra que cada um do grupo havia economizado. Desta forma nasceu a primeira cooperativa de consumo da histria. Alugaram um depsito abandonado num bairro chamado Toad Lane, que significa beco do sapo. Dispondo apenas de pequenos estoques de farinha, acar e aveia, sendo administrado pelos seus prprios fundadores, este modesto estabelecimento foi alvo de pilhrias dos tradicionais comerciantes da cidade. Porm, com preos acessveis, despertou a ateno dos consumidores locais e principalmente das classes trabalhadoras. Dez anos depois, em 1855, j contavam com 1.400 associados. Os princpios que direcionaram a organizao dos teceles, aos poucos, foram disseminados de modo que o movimento cooperativista cresceu e em 1881, j existiam 1.000 (mil) cooperativas de consumo, com cerca de 550 mil cooperados.

109

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

A idia original da cooperativa era promover uma ampla mudana que pudesse resultar em melhores condies de trabalho para os operrios. O que parecia apenas um armazm criado para oferecer aos seus associados artigos de primeira necessidade a um custo acessvel, transformou-se na semente do movimento cooperativista. COOPERATIVISMO NO BRASIL Aproximadamente no ano de 1610, aconteceram no Brasil as primeiras tentativas de criao de cooperativas, ou de um Estado que se baseasse na ajuda mtua, com a chegada das primeiras Redues Jesuticas no Brasil. Os padres jesutas princpio encontraram do auxlio nos ndios (mutiro), brasileiros estas prticas, baseada no mtuo encontrada em quase todos os povos primitivos, sendo incentivadas por eles e tendo vigorado por cerca de 150 anos. Porm, s em 1847 que se assinala o incio no do movimento onde foram cooperativista esprito. Hoje, em pleno sculo XXI, volta tona os problemas enfrentados com a Revoluo Industrial. Pois, com o mundo competitivo, globalizado e com uma Revoluo Tecnolgica dominando todos os setores da economia, busca-se uma Brasil,

fundadas diversas sociedades com esse

110

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

alternativa econmica, com fins humanitrios, que vise proporcionar ao indivduo os meios necessrios de atingir uma melhor condio de vida, dando fora a criao de novas cooperativas. Capitulo extrado de JOVENS LIDERANAS COOPERATIVAS PROGRAM DE FORMAO. SESCOOP RUMOS DA LIDERANA JOVEM MDULO BSICO. HISTRICO DA LEGISLAO COOPERATIVISTA
Faculta aos profissionais da agricultura e indstrias rurais a organizao de sindicatos para defesa de seus interesses. Cria Sindicatos profissionais e sociedades cooperativas. Aprova o regulamento destinado a reger a fiscalizao gratuita da organizao e funcionamento das Caixas Raiffeisen e Bancos Luzzatti. J com as alteraes em itlico, introduzidas pelo decreto-lei n 581. Revoga o decreto n 22.239, de 19 de dezembro de 1932; estabelece bases, normas e princpios para a cooperao profissional e para a cooperao social; faculta auxlios diretos e indiretos s cooperativas; e institui o Patrimnio dos Consrcios Profissionais Cooperativos. Dispe sobre registro, fiscalizao e assistncia de sociedades cooperativas; revoga os decretos ns.23.611, de 20 de dezembro de 1933; 24.647, de 10 de julho de 1934; e revigora o decreto 22.239, de 19 de dezembro de 1932. Dispe sobre a organizao, funcionamento e fiscalizao das cooperativas. Revoga os decretos-leis n 5.893 de 19 de outubro de 1943 e 6.274 de 14 de fevereiro de 1944, exceto disposies dos arts. 104 a 118 e seus pargrafos, revigorando o Decreto-lei n 581, de 1 de agosto de 1938 e a lei n 22.239, de 19 de dezembro de 1932. Define a poltica nacional de cooperativismo, cria o Conselho Nacional do Cooperativismo e d providncias. outras

Decreto N 979 de 06 de janeiro de 1903 Decreto-Lei N 1.637 de 5 de janeiro de 1907 Decreto-Lei N 17.339 de 2 de junho de 1926 Decreto-Lei N 22.239 de 19 de dezembro de 1932

Decreto-Lei N. 24.647 de 10 de julho de 1934

Decreto-Lei N 581 de 1 de agosto de 1938 Decreto-Lei 5.893 de 19 de outubro de 1943 Decreto-Lei N 8.401 de 19 de dezembro de 1945 Decreto-Lei N 59 de 21 de novembro de 1966

Decreto-Lei 60.597 de 19 de abril de 1967

Regulamenta o Decreto-Lei n 59, de 21 de novembro de 1966. 111

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Lei N 5.764 de 16 de dezembro de 1971

Define a Poltica Nacional de Cooperativismo, institui o regime jurdico das sociedades cooperativas e d outras providncias.

ATIVIDADES

1) Complete: O marco de criao do Cooperativismo aconteceu em 21 de 1844, na cidade de Rochdale, na Inglaterra, por um grupo de 28 teceles. Em 1.847 que se inicia o movimento Cooperativista no Brasil, onde foram fundadas diversas sociedades. 2) Historicamente, desde quando so encontrados exemplos de cooperao entre os homens? Desde a pr-histria encontramos diversas formas de associaes de pessoas. 3) Cite algumas civilizaes antigas que viviam em cooperao. Astecas,Maias e Incas. 4) Qual o papel da Revoluo Industrial no surgimento das Cooperativas? A Revoluo Industrial contribuiu para o surgimento das idias do Cooperativismo Moderno. O crescimento da industrializao atraiu trabalhadores rurais e artesos em busca de melhores condies de vida, o que provocou um excesso de mo-de-obra e um enorme problema social: muitos trabalhadores perderam seus empregos, sendo substitudos por mquinas ou sujeitando-se a condies de trabalho subumanas, com jornadas de trabalho de at 16 horas, salrios baixssimos, sem garantias de aposentadoria, frias e etc. Mulheres trabalhavam nas mesmas condies e ganhavam menos ainda. Com isso, foram organizadas diversas sociedades com caractersticas de cooperativas na Inglaterra e na Frana como forma de amenizar os traumas econmicos e sociais que assolavam a classe de trabalhadores. 5) Cite o nome de alguns "idealistas" do cooperativismo e seu marco de criao. Robert Owen, Louis Blanc, Charles Fourier, entre outros, que defendiam idias baseadas na ajuda mtua, igualdade, associativismo e autogesto. 6) Que movimento poltico ocorrido na Europa no perodo de 1760 a 1850 proporcionou o surgimento do Cooperativismo Moderno? Revoluo Industrial. 7) O Cooperativismo no Brasil surgiu aproximadamente no ano de 1610 com a chegada dos Jesutas no Brasil. Que experincia eles tiveram e com quem, que caracterizou este incio? Tiveram a experincia da criao de um Estado que se baseasse na ajuda mtua e encontraram nos ndios brasileiros as prticas de auxlio mtuo (mutiro),

112

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

essas prticas foram incentivadas pelos jesutas e vigorou por cerca de 150 anos. 8) Sobre os aspectos histricos do cooperativismo julgue V (Verdadeiro) ou F (Falso) as seguintes afirmaes: ( F ) O cooperativismo uma prtica dos tempos modernos, no tendo nenhum registro na histria de sua prtica antes da Revoluo Industrial. ( V ) Civilizaes mais antigas como Astecas, Maias e Incas, so exemplos de que o homem desde a antiguidade, demonstrava a tendncia de viver em grupos de ajuda mtua, caracterizando um cooperativismo natural. ( F ) A necessidade das civilizaes primitivas de agrupar-se refere-se apenas a uma necessidade natural de sobrevivncia. O fato do homem se agrupar para atender necessidades em comum no configura uma caracterstica do cooperativismo. ( V ) As primeiras aes do cooperativismo moderno surgiram a partir da necessidade de atender os desequilbrios sociais provocados pela Revoluo Industrial (1760-1850). ( F ) A primeira sociedade com caractersticas puramente cooperativas foi a "Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale" que foi a primeira cooperativa de crdito da histria. ( F ) A Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale no deu certo porque era uma cooperativa de consumo, ento seus cooperados abriram uma nova cooperativa dessa vez agrcola, chamada Toad Lane, que significa "beco do sapo". ( F ) No Brasil o movimento cooperativista s foi significativo em 1969 com a constituio da Organizao das Cooperativas Brasileiras OCB.

SOCIABILIDADE DO HOMEM O homem essencialmente socivel, ou seja, no nasceu para viver sozinho. Ns dependemos de outros seres humanos para realizar as nossas necessidades mais bsicas e at mesmos as nossas aspiraes mais elevadas. Por exemplo, precisamos de algum para nascermos, crescermos e no nos educamos sozinhos. Veja os seus hbitos, costumes, sotaque da fala, tudo aprendido com influncia de algum.

113

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Existem pessoas que, ao chegarem a uma determinada idade, discordam de seus pais, professores e lderes religiosos. Os julgam atrasados e sem capacidade de entend-lo. Alis, passam a acreditar que so totalmente diferentes de seus pais e educadores, que esto em outro mundo e que no sofrem nenhuma influncia de seus antecessores. pois mesmo Esto que muito tenham enganados,

passado os anos e tenhamos desenvolvido uma forma de pensar diferente, somos muito influenciados por aqueles que nos educaram na infncia, adolescncia e juventude. Alis, at mesmo as diferenas com nossos pais originam-se da relao que desenvolvemos com eles. Somos seres sociveis e recebemos muito do que somos da sociedade. A sociabilidade a vontade que o homem tem para viver em conjunto com outros e dialogar com eles. O homem sente necessidade prximos. Ele de partilhar os dividir seus suas pensamentos e sua forma de ser com os necessita experincias, desejos e emoes. POLITICIDADE DO HOMEM Ao satisfazer a necessidade da sociabilidade o homem realiza a sua politicidade, ou seja, o conjunto de relaes que o individuo mantm com outras pessoas ou grupo de pessoas.

114

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Assim, enquanto realizamos o nosso lado social, tambm realizamos atos polticos. No entenda aqui atos polticos, como poltica partidria, que somente um segmento de nossa vida poltica. NOSSA RELAO COM O MUNDO Vivemos em uma realidade que os nossos menores atos esto envoltos em um regime social que proporciona consequncias que muitas vezes nos surpreende. Hoje qualquer ato comercial, por menor que seja, est cercado por outros atos da sociedade (impostos, contratos, aes jurdicas, indenizaes, solidariedade econmica e muitos outros). A SOCIEDADE EM REDE Vivemos em uma rede de relaes pessoais, comerciais, jurdicas e polticas que envolvem o mundo todo. Um escndalo moral de alguma autoridade poltica ou financeira pode mobilizar o mundo todo e interferir rapidamente no meu segmento de trabalho. A eleio de um candidato X em pas Y da frica pode influenciar em muitas decises polticas e financeiras do mundo.

O COOPERATIVISMO A ideologia capitalista estimula uma competio muito forte entre as pessoas. Ter sucesso, no mundo capitalista, derrotar algum. O isolamento e as atitudes produtivas individualistas so estimuladas o tempo todo. As pessoas vo perdendo aquilo que lhes natural a sociabilidade. Como vimos, a associao natural do homem. Portanto, unir-se Associaes e Cooperativas no nenhuma aberrao, como prega o capitalismo. Ao contrrio, apesar das diferenas a UNIO QUE FAZ A FORA. ATIVIDADE 1) O que politicidade?

2) O que sociabilidade?

115

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

3) O que significa viver em uma sociedade em rede?

AS POSSES E AS RELAES SOCIAIS Muito importante para as relaes saudveis dentro de uma Associao ou Cooperativa, humanos. As Cooperativas de EcoSol so formadas na maioria das vezes por pessoas de poucas posses e com problemas financeiros. Infelizmente, a sociedade capitalista nos transmite a ideia de que, uma vez pobres somos incapazes de mudar a nossa realidade ou de crescer economicamente. recursos As pessoas as faz so menos induzidas a pensarem que a falta de financeiros capazes. Assim, resta-lhes como opo servir de mo-de-obra para aqueles que naturalmente financeiro. Esta uma ideologia, perversa e falsa, que teremos que superar para constituir um Empreendimento Solidrio de sucesso. Apesar de qualquer situao financeira que nos encontremos, somos capazes de superar as dificuldades, vencer e ainda mudar a realidade para obtm o sucesso discusso sobre a importncia das posses para os seres

116

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

muitos que fazem parte de nossa sociabilidade (comunidade). Quando aceitamos que ser pobre um sinnimo de incapacidade, cairemos na armadilha de nos afastarmos dos nossos semelhantes e buscar proximidade somente com quem j obteve o sucesso financeiro. Temos medo de que a unio com pessoas pobres e humildes resulte (certamente) em fracasso. Esta outra mentira, pois uma vez entre as pessoas que enfrentam os mesmos problemas, eu posso ser aceito e ter possibilidades de crescer. Buscando relaes comerciais e sociais somente com pessoas de posio socioeconmica superior a minha posso ser utilizado somente como mo-de-obra (e talvez de baixo custo). Porm, salientar: no devemos, como empreendedores solidrios, criar preconceitos. No devemos nos isolar das pessoas que enfrentam problemas financeiros e querem se unir para resolv-los. Tambm no devemos criar uma viso monstruosa de quem possui mais posses do que o nosso grupo, pois eles podem ser futuros parceiros comerciais. Com mais posses ou menos posses todos podem ser parceiros de um Empreendimento solidrio, desde que o valor de cada participante seja o mesmo. Cada um com suas caractersticas capaz de contribuir para o sucesso de todos. Outro aspecto importante do cooperativismo o de que, aps uma cooperativa ter sucesso, ela dever colaborar com outras pessoas e cooperativas. Em alguns casos os cooperados antigos, agora com sucesso financeiro da Cooperativa e particular, no facilitam o acesso de outras pessoas Cooperativa. Ainda Cooperativas mais antigas negam auxlio e instrues s Cooperativas mais jovens que esto surgindo. Algo que totalmente condenado pelos princpios cooperativos, como veremos em nossos prximos encontros. ATIVIDADE 1) Como a Cooperativa pode manter os princpios de colaborao para com as pessoas e com outras cooperativas, mesmo aps o sucesso financeiro de seus integrantes?

117

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

AUTOGESTO Em economia solidria os empreendimentos devem ser autogeridos, ou seja, os participantes devem trabalhar e tambm participar das decises administrativas. Portanto, as decises das atividades cooperativas da EcoSol devem ter a participao do maior nmero possvel de envolvidos. A participao dos envolvidos nas decises administrativas e financeiras evita injustias e centralizao de poder. Outro aspecto importante da participao que cria compromisso. Quando participamos da deciso sobre o investimento e o trabalho a ser realizado, o nosso compromisso e dedicao para que o empreendimento tenha sucesso muito maior. Com as decises da autogesto quebra-se a clssica diviso entre os que s mandam e os que s trabalham. Na autogesto existe uma unidade, os mesmos que decidem estaro trabalhando sob suas prprias decises. A funo, no momento da execuo, no torna o participante menos importante na hora da deciso. Por exemplo, em uma cooperativa de trabalho, tanto os que fazem o papel de trabalho braal, como os que realizam a gerncia, devem ser ouvidos e podem opinar no momento de uma deciso administrativa. Depois de tomada a deciso, todos esto sujeitos a ela, tanto trabalhadores braais como os gerentes. A atividade solidria essencialmente democrtica, ou seja, o poder de deciso vem dos participantes. O voto no est baseado no capital que cada participante do empreendimento possua. As decises no podem ser pautadas em diferenas econmicas e at mesmo culturais. Um associado no pode se valer de uma maior formao cultural para impor suas vontades ao grupo. Convm lembrar que algumas cooperativas e associaes decidem conferir algum poder de administrao aos eleitos como diretores. Infelizmente, devido s permisses que existem na lei federal do cooperativismo, alguns eleitos passam a praticar uma administrao centralizadora e com muitas caractersticas de uma administrao

118

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

meramente empresarial. Cabe ao grupo no momento da constituio da Associao ou Cooperativa evitar estes abusos pela constituio de um bom estatuto. ATIVIDADE Analisar em grupo: 01)O que autogesto? 02)Como a cultura brasileira para a autogesto? 03)Como evitar uma administrao centralizadora em uma cooperativa?

INFORMAO No cooperativismo todos devem participar e todos devem estar informados do que acontece na cooperativa e como esto sendo conduzidos os negcios. As informaes divulgadas abertamente a todos interessados traz transparncia cooperativa e diretoria. Com isto, transmite confiana e vontade de produzir e colaborar dos associados. Quais as informaes que devem ser divulgadas? Protegendo a individualidade de cada um e a segurana das atividades empresarias das cooperativas todos os dados devem ser divulgados. Por exemplo; Exerccio financeiro; Custos e valores dos produtos e servios; Contratos firmados e condies da negociao; Material e equipamento disponvel e adquirido; Desempenho da cooperativa (Metas no alcanadas); Metas assumidas; Estrutura organizacional; Etc. Como dito acima estes dados no podem comprometer a individualidade dos envolvidos. Por exemplo, o salrio de um diretor pode ser divulgado em documento a ser consultado dentro da cooperativa, mas a divulgao na internet pode ser constrangedor e perigoso. Tambm o planejamento estratgico pode requerer um certo sigilo pelos cooperados, pois a cooperativa pode estar em um processo de concorrncia.

119

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Na administrao com autogesto divulgar no basta. Tambm devemos criar momentos para que os associados discutam as informaes e muitas vezes reelaborem o plano de ao da cooperativa. Quando ocorrem opinies diferentes, a reunio de avaliao de uma ao que fracassou, ou que no obteve 100% de sucesso, pode se tornar um momento de ataques e crticas desnecessrias. Portanto, quem conduz estas reunies deve propiciar a criao de momentos que estimulem o dilogo e a aceitao mtua de sucessos e fracassos. Para quem se envolve em uma atividade de autogesto a no participao das decises no uma opo. Portanto, buscar as informaes sobre o negcio e sobre as pessoas envolvidas uma obrigao de todos. ATIVIDADES 01) Qual a importncia da comunicao dentro de uma cooperativa? 02) Para transparncia e segurana da administrao de uma cooperativa, quais os dados devem divulgados regularmente? 03) Quais os meios pode ser usados para divulgar os dados e notcias de uma Cooperativa ou Associao?

CARACTERSTICAS DO COOPERATIVISMO

120

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

um empreendimento formado e dirigido por um grupo de pessoas com interesses comuns, que tm o mesmo objetivo.

www.jm-digital.com.br/download_cliparts.asp

Microsoft Media Gallery dirigida com a participao de todos. um empreendimento autogestionrio.

Muito boa a ideia de entra na cooperativa. Estou conseguindo comprar a farinha por um preo bem menor.

Microsoft Media Gallery constitudo para prestar servios aos seus scios.

121

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Microsoft Media Gallery Eliminar os intermedirios O lucro de uma Cooperativa o ganho de seus scios.

Microsoft Media Gallery Todos os scios so responsveis pelas decises da Assemblia Geral. Os dirigentes so eleitos pelos scios. Nossos atos so fiscalizados.

122

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

FUNDAMENTOS DO COOPERATIVISMO HUMANISMO O Humanismo, como fundamento do cooperativismo, prioriza valorizar o homem pelo o que ele e no pelos bens que possua. O Cooperativismo parte do princpio que todo homem, desde que lhe proporcione condies mnimas, pode desenvolver um relevante papel na sociedade. Todos os homens so capazes de gerar riquezas, preferencialmente de forma sustentvel, e contribuir para uma sociedade mais justa. O maior valor que a sociedade possui so ser as o pessoas, foco de elas todo devem ser a prioridade. Valoriz-las e promov-las deve Empreendimento Solidrio.

DEMOCRACIA A autogesto dos Empreendimentos Solidrios implica na participao igualitria de seus membros. No sistema cooperativo cada membro representa um voto e no quem possui a mais deciso capital. ser da Consequentemente,

maioria. Porm, bom lembrar que os membros devem participar ativamente das decises e no serem massa de manobra de algumas lideranas dentro da cooperativa. Os associados que no esto ligados nos

123

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

acontecimentos da cooperativa tm muita dificuldade de votar de forma consciente. Tambm importante evitar que alguns associados utilizem mecanismos legais para impor sua vontade nas votaes.

IGUALDADE Componente essencial do humanismo a igualdade. Devemos desenvolver em ns e no grupo um respeito com os participantes. A melhor forma de expressarmos este saudvel respeito o tratamento igualitrio. As ideias, as contribuies e os servios de cada associado so importantes e completam o trabalho da cooperativa.

SOLIDARIEDADE A funo da cooperativa a soluo mtua dos problemas. Podemos dizer que formamos uma Cooperativa para que cada um ajude a resolver o problema do outro e, assim, tenhamos os problemas de todos os participantes resolvidos. Entramos em uma Cooperativa para contribuir com a comunidade e tambm recebemos da comunidade auxlio em nossas dificuldades.

PARTICIPAO Participamos das discusses, das decises, dos trabalhos, dos resultados positivos e dos negativos. Somos bons associados quando no fugimos de nossas obrigaes para com a Cooperativa. Tambm no podemos inibir a participao dos outros associados, ao contrrio temos que sempre estimular para que todos possam participar das decises e dos trabalhos.

RESPONSABILIDADE

124

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

A nossa participao das decises e dos trabalhos as no implica em que A no assumamos unidos tanto consequncias. sucesso, como

Cooperativa forte quando estamos fracasso.

JUSTIA SOCIAL A remunerao deve ser justa dentro de uma Cooperativa. O seu principal foco a melhor remunerao de seus associados. No caso da comercializao, melhores rendimentos da venda dos produtos. Quando forem Cooperativas de trabalho, que obtenham a melhor remunerao pela negociao direta com os consumidores dos bens e servios. Tambm deve pesar a participao de cada um, quanto maior a participao nos trabalhos prestados pela cooperativa, maior a sua remunerao. Alm disso, a Cooperativa deve sempre participar da formao e crescimento de outras Cooperativas que busquem esta justia social. ATIVIDADE 01) Escolha o fundamento que voc cr ser mais importante e comente sobre a importncia dele para o cooperativismo.

125

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

02) O que caracteriza uma sociedade justa?

PRINCPIOS DO COOPERATIVISMO ADESO VOLUNTRIA E LIVRE As cooperativas so abertas entrada voluntria de todos que estejam interessados em participar e ajudar em sua manuteno. No podem existir mecanismos em seu estatuto para que os associados sofram presses para entrar ou sair da cooperativa. Algumas Cooperativas, infelizmente, lanam mo de valorizao das quotas-partes de forma que se torne um mecanismo de excluso. GESTO DEMOCRTICA E LIVRE Quem administra a cooperativa so os cooperados, mas ningum pode obrig-lo a assumir cargos na diretoria. Esta participao mais direta da administrao realizada de forma democrtica. Os associados interessados, candidatam-se e participante de processo eleitoral. PARTICIPAO ECONMICA DOS MEMBROS Todos os participantes contribuem com uma porcentagem de seus ganhos para a formao do capital da cooperativa e recebem a diviso dos lucros ao final de cada perodo. AUTONOMIA E INDEPENDNCIA As cooperativas so desvinculadas do governo e este s deve prestar auxlio em forma de emprstimos ou financiamentos se solicitado. No necessrio a Cooperativa ou seus associados criar qualquer vnculo poltico com partidos ou mesmo rgos governamentais para ter acesso a estes emprstimos e financiamentos.

126

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Qualquer membro pode participar de ativamente da vida poltica de sua comunidade, mas no pode transferir para dentro da Cooperativa (na administrao) os seus princpios e preferncias polticas. A administrao da Cooperativa no deve ter interferncia poltica e os membros no podem se utilizar da Cooperativa como plataforma eleitoral. EDUCAO, FORMAO E INFORMAO A Cooperativa deve investir na educao cooperativa da comunidade. Por exemplo, realizar campanhas que divulguem os princpios cooperativos. Tambm fortalecer a educao Cooperativa de seus membros. muito importante que a Cooperativa informe a sociedade, da qual faz parte, de suas aes e de seus cooperados. Essencial para o desenvolvimento de uma Cooperativa o investimento em treinamento profissional de seu quadro de associados e funcionrios. Neste caso a Cooperativa deve se preocupar com o maior nmero possvel de cooperados recebendo treinamento e no somente membros de uma diretoria que passa a ser permanente. INTERCOOPERAO Apesar de ser um Princpio do Cooperativismo, existem algumas Cooperativas que travam uma relao de pura competio empresarial. Alis, estes maus exemplos fazem com que as pessoas tenham uma viso distorcida do que uma Cooperativa. Os mais jovens, que cresceram sob este modelo de Cooperativa acreditam que elas so somente mais uma grande empresa da regio. Os membros de uma verdadeira Cooperativa participam do desenvolvimento de cada cooperado e tambm contribuem para o surgimento e o crescimento de outras. INTERESSE PELA COMUNIDADE As cooperativas buscam o sucesso de seus cooperados, mas conjuntamente atuam na sociedade melhorando as condies de vida de todos que se relacionam com Cooperativa. Ela proporciona melhores preos de negociao para seus associados, mas tambm pode gerar empregos e salrios justos na regio em atua. ATIVIDADE

127

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

01)O que significa gesto democrtica?

02) Como as cooperativas de nossa regio poderiam contribuir para a melhoria na

sociedade?

VALORES DO COOPERATIVISMO O QUE SO VALORES Nossos valores pessoais so o nosso sistema de crenas. Aquilo que mais importante para a pessoa, funciona como um sistema de parmetros para escolhermos entre o bom e mau, entre o certo e o errado. Tambm podem existir os valores institucionais, ou seja, aquilo em que as pessoas, enquanto participantes da instituio, usam como regra de conduta e prtica. Por exemplo, um dos valores do IFPR o respeito, a preservao e disseminao da cultura e das tradies locais. Portanto, seria uma enorme contradio um Reitor ou Diretor do IFPR fazer uma declarao que a cultura agrcola indgena no tem valor algum. Da mesma forma as Cooperativas possuem valores que foram sintetizados ao

128

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

longo da caminhada do processo cooperativo. Eles devem ser divulgados e respeitados por todos os associados. VIVER MELHOR A meta principal da cooperativa satisfazer as necessidades comuns dos cooperados por meio da soluo de problemas com a participao de todos. No meramente o crescimento econmico, pois quando o foco este transforma-se simplesmente em uma empresa capitalista. POUPAR SEM SOFRIMENTO Os cooperados priorizam a satisfao das necessidades dos cooperados. O excedente, aps cumprir com as prioridades dos cooperados, pode ser aplicado em investimentos e poupana. Sendo decidido em assemblia o destino destes excedentes. EDUCAR AS PESSOAS PARA CONHECIMENTOS ECONMICOS A educao econmica um dos valores do sistema cooperativo. A pessoa informada dos mecanismos econmicos muito mais capaz de promover um desenvolvimento sustentvel do homem e da sociedade. Os conhecimentos econmicos devem ser disponibilizados para todos que queiram e no somente para um grupo que assume o poder e as decises. Tambm dentro da Cooperativa, os diretores devem sempre propiciar a acesso s informaes econmicas e financeiras. ESTABELECER O PREO JUSTO A Cooperativa constituda para propiciar os melhores preos aos seus participantes e aos parceiros comerciais. Assim, os preos so decididos visando um equilbrio de mercado e sem a inteno de obter lucro exploratrio de seus associados ou de seus parceiros. AMENIZAR OS CONFLITOS As solues so buscadas de forma democrtica e respeitosa. Visamos a soma dos esforos para o bem comum. AJUDA MTUA

129

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

O cooperado participa buscando uma melhora financeira e de outros setores de sua vida (educao, segurana. Sade), mas esta busca no deve ser individualista, sempre auxiliar os outros membros da Cooperativa. RESPONSABILIDADE J discutido no encontro de Fundamentos do cooperativismo. IGUALDADE J discutido no encontro de Fundamentos do cooperativismo. ATIVIDADE 01) De quais formas poderamos divulgar os valores do cooperativismo para a sociedade?

02)

Qual a importncia de educarmos as pessoas para conhecimentos em economia?

AS COOPERATIVAS NA CONSTITUIO FEDERAL Iniciemos com o tratamento dado pela Constituio Federal. No Ttulo de nmero de II, que trata Dos Direitos e Garantias Fundamentais, no Captulo I, que disciplina sobre os Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, mais a Carta magna trata do direito de associar-se e formar sociedades cooperativas. Art. 5 XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; A restrio para todas associaes que no tenham fins lcitos ou que estejam associao para fins paramilitares (grupo armado que resolva atuar junto a sociedade sem a devida regulamentao por lei). Art 5 XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; A CF j garante a possibilidade de formar associaes e cooperativas, estando a sociedade autorizada pelo representante Estadual da Confederao, no nosso caso a OCEPAR, e com registro da Junta Comercial a

130

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Cooperativa pode operar sem a interferncia estatal. A Cooperativa, apesar da diferena de sua natureza, a mesma liberdade das demais sociedades empresariais. Art 5 XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado; Este inciso refora a independncia da Cooperativa para seu funcionamento. Recebendo todo o respeito da CF que se aplica s empresas. Art 5 XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; Este inciso est pautado pelo primeiro principio do Cooperativismo: a adeso livre e voluntria. Art 5 XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; Em aes judiciais e extrajudiciais as cooperativas podem representar os cooperantes nos assuntos que dizem respeito sociedade. Tambm o captulo constitucional que trata do Sistema Tributrio Nacional, na Seo dos Princpios Gerais, no seu Art. 146, inciso III, alnea c, diz que Lei complementar dar o tratamento tributrio para as sociedades cooperativas. No Ttulo da Ordem Econmica e Financeira, no captulo dos Princpios Gerais da Atividade Econmica do pas, o Art. 174, no seu pargrafo 2 afirma que a lei apoiar e estimular o cooperativismo e outras formas de associativismo. Este artigo afirma que a atividade cooperativa um indicativo da Carta Magna para a sociedade se organizar economicamente. O Captulo III que trata da Poltica Agrcola e Fundiria e da Reforma Agrria no pas, no Art. 187, inciso VI, mostra uma preocupao de que a poltica agrcola ser planejada levando em conta de forma especial o cooperativismo. Tambm o Captulo IV que trata do Sistema Financeiro Nacional, no seu Art. 192, garante um desenvolvimento econmico equilibrado e a servio dos interesses da coletividade e abrange os servios de crdito cooperativo. Quanto ao Cdigo Civil, no seu Segundo Livro, Ttulo do Empresrio, no Subttulo II, que trata da Sociedade Personificada, teremos o tratamento da Sociedade Cooperativa. Os Arts. 1094 e 1095 trazem as caractersticas de uma Sociedade Cooperativa, assunto que trataremos nos nossos prximos encontros. COOPERATIVAS SOCIAIS Em 10 de novembro de 1999, o ento presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso, sancionou a Lei no 9.867, que dispe sobre a criao e o funcionamento de Cooperativas Sociais.

131

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Este tipo de Cooperativa visa inserir no mercado econmico, por meio de trabalho, as pessoas que estejam em situao de desvantagem econmica e financeira. Estas Cooperativas devem promover a pessoa humana e providenciar sua integrao social. Para atingir os seus objetivos as Cooperativas sociais podem organizar e gerir servios sociossanitrios e educativos, desenvolver atividades agrcolas, industriais, comerciais e de servios. O Art. 3 desta Lei considera pessoas em desvantagem: Os deficientes fsicos e sensoriais; Os deficientes psquicos e mentais, as pessoas dependentes de acompanhamento psiquitrico permanente, e os egressos de hospitais psiquitricos; Os dependentes qumicos; Os egressos de prises; Os condenados a penas alternativas deteno; Os adolescentes em idade adequada ao trabalho e situao familiar difcil do ponto de vista econmico, social ou afetivo. O funcionamento destas Cooperativas deve ter organizao estrutural, horrio de trabalho e jornadas de forma que minimizem as dificuldades que estas pessoas enfrentam. Quando necessrio, elas devem implantar planos especiais de treinamento para aumentar a produtividade e a independncia econmica e social dos participantes. A participao como pessoa em desvantagem dever ser atestada com documentao emitida por rgos da administrao pblica, mas a pessoa deve ter seu direito privacidade preservado. Assim, a situao de desvantagem no pode ser exposto ao pblico. Cooperativas especiais, como por exemplo, uma cooperativa formada por alunos da APAE, pode ter mais de uma categoria scios. Neste caso podem existir os scios voluntrios, que respondem administrativamente pela Cooperativa, prestam seus servios gratuitamente e desempenham o papel de proteger as pessoas em desvantagem e seus interesses empresariais. POLTICA NACIONAL DE COOPERATIVISMO A Lei n 5.764, de 16 de dezembro de 1971, definiu a Poltica Nacional de Cooperativismo e institui o regime jurdico das sociedades cooperativas. Em seu Captulo primeiro a Lei define como Poltica Nacional de Cooperativismo a atividade decorrente das iniciativas ligadas ao sistema cooperativo, originrias de setor pblico ou privado, isoladas ou coordenadas entre si. Estas atividades devem ter reconhecido valor para o interesse pblico. Esta Lei tambm define as atribuies do Governo Federal para coordenar e estimular as atividades do cooperativismo no territrio nacional. O Poder Pblico deve prestar assistncia tcnica e proporcionar incentivos financeiros e crditos especiais, que estimulem a criao, o desenvolvimento e a integrao das cooperativas.
o o

132

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

REQUISITOS BSICOS PARA CONSTITUIO DA COOPERATIVA Iniciamos agora as discusses sobre o processo de constituio das cooperativas. Faremos um estudo geral sobre os aspectos que so importantes para estruturar uma Cooperativa. So requisitos bsicos e para operar constituirmos uma Cooperativa: 1) Estar constituda segundo a Lei 5.764/71. 2) Ter seus documentos arquivados na junta comercial estadual. 3) Ser registrada no ministrio da fazenda no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica). 4) Obter concesso de alvar na prefeitura municipal. 5) Obter registro na secretaria

estadual da fazenda, dependendo do ramo (indstria alimentcia que vende para outros estados). 6) Obter registro e na OCEPAR das

(Sindicato

Organizao

Cooperativas do Estado do Paran (Art. 107 da Lei 5.764/71)), no caso do Paran.

133

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

7) Aderir e participar do Programa de Autogesto das Cooperativas Paranaenses. O programa de autogesto das Cooperativas Paranaenses segue a Norma Complementar n 008 aprovada pela Diretoria da Ocepar, no dia 14 de fevereiro de 2000, em substituio norma complementar n 006 de10.07.96. 8) Possuir cadastro dos cooperados como contribuintes do INSS, quando for o caso (Cooperativas de Trabalho e Produo). 9) Possuir cadastro dos cooperados como contribuintes do ISS, quando for o caso (Cooperativa de Servios). O Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul j tomou deciso que diz: quando a Cooperativa de Servio faz o papel de simples intermediadora do Servio, no deve o ISS e quem deve pagar o cooperado individualmente. Porm, quando a Cooperativa cobra ela mesma pelo servio, ento deve pagar o ISS.

134

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

10) Possuir a documentao dos cooperados no que diz respeito sua qualificao perante os rgos de registro. Cooperativa de mdicos exige o registro no CRM (Conselho Regional Cooperativa (Conselho de de Medicina), engenheiros de

exige o registro no CREA Regional Engenharia e Arquitetura), etc. 11) Possuir todos os livros e

obrigatrios

atualizados

registrados de acordo com as instncias competentes. Livro de matrcula com os nomes dos cooperantes inscritos por ordem cronolgica de admisso constando nome, idade, profisso estado RG, endereo (caso e civil, CPF, do tenha nacionalidade,

associado, data de admisso e desligamento ocorrido) e nmero da conta corrente das quotas-partes. Livro das Atas de assemblias extraordinrias e ordinrias. Livro de Atas das reunies da Diretoria. Livro de Atas do Conselho

135

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Fiscal. Livro de presenas dos associados nas assemblias gerais. Livros fiscais, contbeis e outros obrigatrios. 12)Comprovar a participao democrtica dos cooperados nas assemblias gerais, bem como a existncia de vida societria. Os associados devem ter a sua presena registrada de forma oficial no livro de presena das assemblias e comprovar que contribuem e fazem uso dos servios da Cooperativa. 13) Comprovar a atualizao de todos os atos administrativos. Nas assemblias devem ser apresentados os exerccios financeiros, contbeis e todas as atitudes administrativas da diretoria. Alm das projees, caso existam, das aes futuras. DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA ADESO DO NOVO COOPERADO RG. CPF. Comprovante de residncia. Demais documentos conforme a natureza da Cooperativa, por exemplo, no caso de cooperativas de profissionais que exigem o registro no Conselho Profissional. DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA O REGISTRO DA COOPERATIVA JUNTO A OCEPAR Aps a assemblia geral de constituio, os associados (comisso formada para este fim) realizaro o registro da cooperativa na OCEPAR e na junta comercial. Para isto a cooperativa deve apresentar os documentos: Requerimento fornecido pela OCEPAR preenchido. Quatro vias da ata da assemblia geral de constituio, do estatuto da cooperativa e lista de participantes. Podendo ser uma via original assinada pelos fundadores e as demais podem ser fotocpias registradas em cartrio. Declarar no fecho da ata que a mesma cpia fiel. A cooperativa deve providenciar visto de advogado na ltima pgina da ata e do estatuto.

136

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

outros documentos que possam ser exigidos conforme o tipo de Cooperativa. DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA A JUNTA COMERCIAL A OCEPAR devolver autenticadas duas vias de toda a documentao apresentada e tambm o documento dirigido Junta Comercial do Estado. Neste documento consta a aprovao do ato de constituio da Cooperativa feito pelos associados. Os so arquivados na Junta Comercial e realizada a publicao de sua constituio. A partir deste momento a Cooperativa passa a ter personalidade jurdica e pode funcionar. Importante, a Cooperativa deve entrar em atividade em 90 dias contados da data do arquivamento dos documentos na Junta Comercial. Caso contrrio caducar a autorizao. ATIVIDADE 01)Quais os documentos necessrios para adeso de um novo associado?

02)Quais os livros de registros obrigatrios para a organizao e funcionamento das cooperativas? 03)Qual a lei que rege o sistema cooperativista no Brasil?

04)Quais os documentos devem ser apresentados para o registro na OCEPAR? COOPERATIVAS PAGAM TRIBUTOS PIS: 1 % sobre a folha de pagamento de funcionrios da cooperativa e 0,65 % sobre a receita bruta, com excluses da base de clculo dadas por MP (MP n 2.158-35, de 2001, art. 15; e in SRF n 247, de 2002, art. 9, pargrafo nico).

137

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

COFINS: as Cooperativas esto sujeitas ao recolhimento do COFINS, em relao sua receita bruta (Lei n 9.718, de 1988). A partir de 1o/05/2004, as cooperativas de produo agropecuria e de consumo esto sujeitas incidncia no-cumulativa do PS/Pasep e da Cofins (Lei n 10.833, de 2003, arts. 10, VI e 15). FGTS: somente para empregados da cooperativa. INSS: 15 % sobre a retirada de cada cooperante e se estes forem autnomos 20 % sobre o salrio-base de cada um. ICMS: se a cooperativa operar em um nico municpio no h incidncia do ICMS. IPI: sempre que a cooperativa tiver atividade de transformao de matria-prima. CARACTERSTICAS DAS COOPERATIVAS A Lei 5.764/71 em seu Captulo segundo, Art. 3 define como contrato cooperativo aquele celebrado entre pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios para o exerccio de uma atividade econmica. Sendo esta para proveito comum e sem objetivo de lucro. Este artigo traz dois itens muito importantes. O primeiro de que as pessoas que participam da sociedade Cooperativa se obrigam a contribuir com bens e servios para com a Cooperativa. Um dos princpios do cooperativismo e a participao econmica de seus associados. Estas contribuies fortalecem a Cooperativa e criam maior responsabilidade por parte daquele que investiu tempo e recursos. O segundo ponto muito importante diz que a sociedade Cooperativa no tem como objetivo o lucro. Parece contraditrio em um primeiro momento, pois a Cooperativa desempenha papel empresarial e consequentemente obtm lucros. Mas no visa lucro para sociedade Cooperativa e sim a diviso de sobras para seus associados. Diferente das empresas que visam o lucro para a personalidade jurdica. O Art. 4 apresenta as caractersticas que distinguem as cooperativas de outras sociedades. So elas: Adeso voluntria, com nmero ilimitado de associados, salvo

impossibilidade tcnica de prestao de servios;

138

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Esta impossibilidade ocorre com as Cooperativas prestadoras de servio que necessitam de mo-de-obra especializada e trabalham com servios limitados e altamente tcnicos. Variabilidade do capital social representado por quotas-partes; Limitao do nmero de quotas-partes do capital para cada associado, facultado, porm, o estabelecimento de critrios de proporcionalidade, se assim for mais adequado para o cumprimento dos objetivos sociais; Incessibilidade das quotas-partes do capital a terceiros, estranhos sociedade; No captulo sobre o Capital das Cooperativas os estatutos tratam sobre as quotaspartes. Basicamente abordam os seguintes aspectos: O capital da cooperativa constitudo por quotas partes. So as divises do Capital da sociedade entre os seus participantes. No caso da criao da Cooperativa ou da entrada de um novo associado, o valor que cada um contribui para ter o direito de participao. A integralizao das quotas pode ser feita em parcelas, ou por meio de bens previamente avaliados e homologados em assemblia ou por meio de reteno de parte do movimento financeiro de cada parte. O novo Cdigo Civil traz uma novidade, o incio da atividade econmica da sociedade poder ocorrer sem lhe seja oferecido qualquer recurso inicial para constituio do capital social. A quota-parte indivisvel, intransfervel a no cooperados, no podendo ser negociado de modo algum, nem dada em garantia, e sua subscrio, integralizao, transferncia ou restituio ser sempre escriturada no livro de matrcula. intransfervel tambm como herana, salvo se o filho for associado.

139

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

A transferncia de quotas-partes entre cooperados, total ou parcial, ser escriturada no livro de matrcula mediante termo que conter as assinaturas do cedente, do cessionrio e do Presidente da cooperativa. Para entrada de novos scios, a Assemblia Geral, com aprovao de 2/3 dos cooperados presentes com direito a voto, poder atualizar o valor da quota-parte. Sendo respeitados os dados oficiais de desvalorizao da moeda. As Cooperativas no podem distribuir qualquer espcie de beneficio s quotas-partes. Tambm no podem propiciar vantagens financeiras ou no a associados ou no. As Cooperativas podero distribuir juros de at 12% (doze por cento) ao ano, que so contados sobre a parte integralizada do capital, se houver sobras. Para as Cooperativas de crdito, a LC 130/09 modificou esse limite de remunerao anual para o valor da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e de Custdia - Selic para ttulos federais. O nmero de quotas-partes para admisso pode ser fixado em um mnimo e no mximo um 1/3 do total subscrito. Pode haver a proporcionalidade entre a produo e subscrio das quotas-partes. Quando ocorrem alteraes na capacidade de produo do cooperante, depois de admisso, h a obrigao do reajuste de sua subscrio, respeitados os limites e 1/3.

Singularidade de voto, podendo as cooperativas centrais, federaes e confederaes de cooperativas, com exceo das que exeram atividade de crdito, optar pelo critrio da proporcionalidade; Quorum para o funcionamento e deliberao da Assemblia Geral baseado no nmero de associados e no no capital; Retorno das sobras lquidas do exerccio, proporcionalmente s operaes realizadas pelo associado, salvo deliberao em contrrio da Assemblia Geral;

140

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Este um critrio importante para distinguir as Cooperativas das empresas mercantis. Pois estas remuneram o capital investido e no a participao nas operaes. Indivisibilidade dos fundos de Reserva e de Assistncia Tcnica Educacional e Social; Estes fundos so obrigatrios, esto vinculados entre ao objetivo, com no destinao exclusiva e no podem ser distribudos associados, pertencem aos associados. No caso de liquidao os saldos sero revertidos em favor da Fazenda Nacional. O Fundo de Reserva destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento das atividades cooperativas, constitudo com 10% (dez por cento), pelo menos, das sobras lquidas do exerccio. O Fundo de Assistncia Tcnica, Educacional e Social (FATES) deve ser constitudo por pelo menos 5% das sobras liquidas apuradas no exerccio. Ele destinado a de Assistncia Tcnica, Educacional e Social. Com a aprovao da Assemblia outros fundos podem ser criados, entre eles o Fundo Social (FS), que permite aos cooperados descanso remunerado e gratificaes peridicas, cestas bsicas, auxlio transporte, auxlio gestao, entre outros benefcios Neutralidade poltica e

141

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

indiscriminao religiosa, racial e social; No se pode constituir Cooperativa com estatutos que restrinjam a participao por motivos religiosos, raciais e sociais. Prestao de assistncia aos associados, e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa; preferencial que a Cooperativa tambm atue na melhora social e econmica de seus funcionrios. rea de admisso de associados limitada s possibilidades de reunio, controle, operaes e prestao de servios. Este inciso do Art. 4 visa inibir que as Cooperativas passem a prestar servios em regies que desvirtuem as funes da Cooperativa. ATIVIDADE 01)Quais os impostos comumente pagos pelas cooperativas? 02)O que significa singularidade do voto nas cooperativas? 03)Qual a rea de abrangncia de uma cooperativa?

04)O que significa indivisibilidade dos fundos de reserva?

05)O que significa incessibilidade das quotas-partes para terceiros no cooperativismo?

06)O que significa retorno das sobras lquidas no cooperativismo?

OBJETIVO E CLASSIFICAO DAS COOPERATIVAS

142

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

OBJETIVO As servio, Estado. So expresso denominao. CLASSIFICAO DAS COOPERATIVAS 1. Singulares Cooperativas so as constitudas obrigados a utilizarem em a sua Cooperativa sociedades operao ou cooperativas atividade. podero ter qualquer objetivo gnero de Excetuando-se as funes restritas ao

pelas pessoas fsicas (no mnimo 20) para realizao das operaes cooperativas a que se propem em seu estatuto. direta de Elas servios se aos caracterizam pela prestao associados. Pessoas

jurdicas podem participar de uma Cooperativa singular, desde objeto mesmas econmicas das que tenham por as empresarial

atividades pessoas

fsicas ou que so pessoas jurdicas sem fins lucrativos. Pessoas atividades (semelhantes) jurdicas com tambm correlatas

143

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

podem participar da Cooperativa. Porm, no podero ingressar no quadro das cooperativas os agentes de comrcio e empresrios que operem no mesmo campo econmico da sociedade. 2. Trs ou mais Cooperativas singulares podem constituir uma Cooperativa Central. Tambm podem ser formadas Cooperativas Centrais por Federaes (representaes estaduais das Cooperativas). As cooperativas centrais e federaes de cooperativas objetivam organizar, em comum e em maior escala, os servios econmicos e assistenciais de interesse das filiadas, integrando e orientando suas atividades, bem como facilitando a utilizao recproca dos servios. Estas Cooperativas Centrais podem ter a participao de associados individuais. 3. Trs ou mais Federaes de Cooperativas ou Cooperativas Centrais, da mesma ou de modalidades diferentes, podem constituir a Confederao (representao nacional). 4. Tambm existem cooperativas mistas, que apresentam mais de um objeto de atividades. CLASSIFICAO DAS COOPERATIVAS SEGUNDO O RAMO DE ATUAO COOPERATIVAS AGROPECURIAS Constitudas por produtores rurais ou agropastoris e de pesca. Busca resolver problemas comuns cadeia produtiva do agronegcio, como compra de insumos, armazenagem, industrializao e venda dos produtos. Tambm pode atuar no credito e na assistncia tcnica. COOPERATIVAS DE CONSUMO Cooperativa organizada para comprar artigos de consumo comum aos cooperantes. Ganham em poder de negociao devido escala e maior experincia e tempo para realizar a negociao.

144

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

COOPERATIVAS DE CRDITO Organizadas para proporcionar assistncia financeira a seus cooperantes. Favorecem o acesso ao crdito, prestam servios de cheque, conta bancria, dbitos automticos e outros. Funcionam mediante autorizao e fiscalizao do Banco Central do Brasil, porque so equiparadas s demais instituies financeiras. Podem obter recursos no mercado financeiro tanto de instituies privadas como publicas. Hoje no h mais as restries para as Cooperativas de crdito mtuo (urbano) e as cooperativas de crdito rural. As cooperativas de crdito rural podero associar pessoas de outros grupos sociais, independentes de terem propriedade rural ou no. O mesmo valendo para as cooperativas de crdito mtuo que podem associar pessoas de diferentes grupos profissionais. Hoje tambm existe a modalidade de cooperativa de empreendedores, formada por empresrios dos vrios ramos da atividade empresarial COOPERATIVAS EDUCACIONAIS Cooperativas que se propem a gerir instituies de ensino. No so escolas pblicas e no podem ser confundidas com associao de pais e mestres. A grande vantagem destas cooperativas tem sido a participao dos pais na proposta pedaggicas e nos custos e investimentos na escola. Tambm esta participao dos pais foi o seu maior problema. Com uma participao, mal gerida pelo estatuto, houve muita intromisso nos aspectos pedaggicos da escola. Em alguns casos essas intromisses simplesmente inviabilizaram o funcionamento da escola. Uma boa utilizao para esta modalidade de cooperativa e a formao de escolas profissionalizantes. COOPERATIVAS ESPECIAIS Tema j discutido em cooperativas sociais. COOPERATIVAS DE HABITAO Tem a funo de propiciar o autofinanciamento ou as linhas de crdito oficiais pra produzir imveis residenciais com preos abaixo do que se pratica normalmente no mercado. COOPERATIVAS DE INFRA-ESTRUTURA

145

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Atuam no fornecimento de servios de infra-estrutura para seus cooperantes. So muito importantes as cooperativas de energia e telecomunicaes, tanto que ficaram conhecidas por cooperativas de eletrificao rural. COOPERATIVAS DE MINERAO Tem a finalidade de pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos minerais. COOPERATIVAS DE PRODUO Surgiram a partir da iniciativa do governo e de ex-funcionrios de empresas falidas. Os ex-funcionrios assumem a gesto da empresa que continua a produzir os bens, mas agora os meios de produo so coletivos. COOPERATIVAS DE SADE Muito conhecidas so as cooperativas constitudas por mdicos para garantir uma melhor prestao de servios de sade com uma remunerao adequada aos profissionais e preos acessveis aos pacientes. Infelizmente, apesar de sermos no Brasil pioneiros em cooperativas deste setor, um segmento em crise. O tratamento extremamente mercantil dados pelos gestores das cooperativas de sade tem provocado um colapso no sistema. Mensalidades consideradas abusivas pelos usurios do sistema (paciente cliente) e remuneraes aviltantes para os mdicos. COOPERATIVAS DE TRABALHO So as cooperativas que prestam servios a terceiros ou podem produzir bens para serem utilizados por estes terceiros. Temos como exemplos as de artesanato, de consultoria, auditoria, costura, informtica e outros. Infelizmente, temos empresrios tem se utilizado desta modalidade para fugirem de compromissos com tributaes sociais. Eles condicionam a contratao dofuncionrio a sua associao na cooperativa, nesta condio o empresrio se desobriga de muitas tributaes. Tambm hoje so constitudas cooperativas de turismo e lazer e transporte.

ATIVIDADE

146

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

01)O que so cooperativas mistas? D exemplos?

02)O que so cooperativas centrais?

03)D exemplos de cooperativas segundo o ramo de atuao.

04)Qual tipo de cooperativa a sociedade mais necessita?

CONSTITUIO E AUTORIZAO DE FUNCIONAMENTO CONSTITUIO A constituio de uma sociedade cooperativa se faz por deliberao da Assemblia Geral dos fundadores. Este ato deve ser registrado na Ata de constituio, que assinada pelos presentes. O Ato Constitutivo somente ter o devido valor se conter:

1) Denominao da entidade, sede e objeto de funcionamento.


Nome da cooperativa, o municpio e qual a funo da mesma.

2) O

nome, nacionalidade, idade, estado civil, profisso e residncia dos

associados, fundadores que o assinaram, bem como o valor e nmero da quota-parte de cada um.

147

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

3) Aprovao

do estatuto

da sociedade. Este estatuto deve ter sido discutido em reunies anteriores a Assemblia Constituio Cooperativa. de da

4) O

nome, nacionalidade, dos de

estado civil, profisso e residncia os rgos associados eleitos para administrao, fiscalizao e outros AUTORIZAO DE FUNCIONAMENTO Uma vez constituda a cooperativa em assemblia, a sua autorizao e funcionamento estaro sujeitos a algumas medidas. Estas medidas so listadas nos Arts. 17 e 18 da Lei 5.764/71, as quais citaremos a seguir. 1) Apresentar ao respectivo rgo executivo federal de controle, no Distrito Federal, Estados ou Territrios, ou ao rgo local para isso credenciado, dentro de 30 (trinta) dias da data da constituio, para fins de

148

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

autorizao, requerimento acompanhado de 4 (quatro) vias do ato constitutivo, estatuto e lista nominativa, alm de outros documentos considerados necessrios. No caso do Paran o rgo que receber estes documentos a OCEPAR. 2) O rgo acima citado ter 60 dias, a contar da data de entrada do protocolo, para devolver duas vias da documentao devidamente autenticadas e o documento necessrio para encaminhar o processo na Junta Comercial do Estado. 3) Caso o rgo controlador no se manifeste no prazo estimulado na Lei, o Ato Constitutivo ser aprovado automaticamente e pode ser feito arquivamento da documentao na Junta Comercial. 4) Quando no atendidas as condies no so atendidas satisfatoriamente, OCEPAR (rgo correspondente em outro estado) comunicar o requerente. Neste comunicado ser citado o que falta e o requerente ter 60 dias para atender ao pedido. Quando no atendidas s exigncias, o pedido de registro ser automaticamente arquivado. 5) As cooperativas podem recorrer de uma deciso negativa do rgo controlador (OCEPAR). Os interessados tero 30 dias, contados da data do recebimento da comunicao. A instncia para este recurso o Conselho Nacional de Cooperativismo. 6) As cooperativas de crdito e o segmento de crdito das agrcolas mistas devem encaminhar tal recurso ao Conselho Monetrio Nacional. 7) As cooperativas habitacionais devem encaminhar tal recurso ao Banco Nacional de Habitao. 8) Os rgos citados tero 60 dias para deferir ou indeferir o pedido de autorizao. Na ausncia de deciso, o requerimento considerado deferido. 9) Com a autorizao, a cooperativa ter 90 dias, contados a partir do arquivamento na Junta Comercial, para entrar em funcionamento, caso contrrio caducar a autorizao. 10) Com o cancelamento da autorizao a Junta comercial receber comunicao do rgo de controle e dar baixa nos documentos arquivados. 11) Cooperativas de habitao, de crdito e o segmento de crdito das cooperativas agrcolas mistas devem ter autorizao dos respectivos rgos normativos. ATIVIDADE

149

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

01)Descreva as etapas para obter a autorizao de funcionamento de uma cooperativa? COMPONENTES DE UM ESTATUTO A maioria dos estatutos apresenta os componentes apresentados abaixo. A sequncia da maioria dos estatutos tambm segue o apresentado. Nestes trs encontros pedimos que o instrutor realize uma breve apresentao dos componentes bsicos de um estatuto e utilize o tempo para que os participantes possam ter contado com exemplos de estatutos. A sugesto que o instrutor ou mesmo os alunos levem impressos alguns modelos de estatutos. Podem ser estatutos de cooperativas agrcolas, de crdito, habitacionais ou mesmo especiais. Em grupos de trs a cinco alunos eles faam a leitura completa de um estatuto. Esta prtica far com os alunos fiquem familiarizados com o estatuto, o que facilitar muito no futuro, quando forem escrever os estatutos de suas prprias cooperativas.
Trata do nome ( denominao), sede, foro, prazo de durao (quando for o caso), rea de ao e ano social (importante para a apresentao dos resultados).
2 CAPTULO 3 CAPTULO

1 CAPTULO

Define os objetivos de atuao da cooperativa. Trata os assuntos referentes aos cooperados. a) admisso, deveres, direitos e responsabilidades b) demisso, eliminao e excluso

4 CAPTULO

Apresenta a estrutura da organizao do quadro social. Existir a figura de representantes do quadro social junto diretoria.

5 CAPTULO 6 CAPTULO

Trata da constituio por quotas-partes do capital. Descrever a formao e o funcionamento da assemblia geral. a) definio e funcionamento b) reunies preparatrias (pr-assemblias) c) assemblia geral ordinria d) assemblia geral extraordinria

150

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

e) processo eleitoral Trata da administrao da cooperativa.


7 CAPTULO

a) conselho de administrao b) administrao executiva Descreve a composio e o funcionamento do conselho fiscal. Detalha os livros que a cooperativa deve ter. Descreve como sero apresentados o balano geral, despesas, distribuio de sobras, perdas e fundos. Caso ocorra, como ser realizada a dissoluo e liquidao da cooperativa. Trata das disposies gerais e transitrias.

8 CAPTULO 9 CAPTULO 10 CAPTULO

11 CAPTULO

12 CAPTULO

ATIVIDADE 01)Ler um exemplo de estatuto em conjunto e discutir sobre a forma mais democrtica de elabor-lo.

Os artigos de 29 a 37 da Lei 5764/71 regulamentam as relaes dos associados com as cooperativas. Relacionaremos os itens mais importantes que so tratados nestes artigos.

1) Qualquer pessoa, que preencha as condies estabelecidas no estatuto, pode requerer o direito de
associar-se a cooperativa. Esta pessoa deve tambm estar disposta a aderir aos propsitos sociais, para os quais a cooperativa foi criada. Lembrando que o estatuto no pode impor discriminao religiosa, social, racial e deve ser neutra quanto a poltica partidria. Podemos acrescentar que no deve ocorrer discriminao de gnero.

2) Em cooperativas de servios, pode haver restrio na admisso de pessoas que no estejam


devidamente formadas na rea ou que no estejam inscritas em rgo normativo da classe, por exemplo, em uma cooperativa de servios prestados por engenheiros, somente ser associado quem for engenheiro e com registro no CREA.

3) Em cooperativas de pesca e de produtores rurais ou extrativistas podem participar pessoas jurdicas


que atuem nas mesmas atividades econmicas das pessoas fsicas associadas.

151

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

4) Nas cooperativas de eletrificao, irrigao e telecomunicaes, podero ingressar as pessoas


jurdicas que se localizem na respectiva rea de operaes.

5) A admisso do associado completa quando, aps a aprovao de seu pedido de ingresso pelo
rgo da administrao, ele realiza a subscrio as quotas-partes do capital social e faz a assinatura no Livro de Matrcula.

6) Caso o associado venha a manter relao empregatcia com a cooperativa no poder exercer o seu
direito de voto nas assemblias. Recuperar este direito depois que, interrompida a relao empregatcia, tenham sido aprovadas as contas do exerccio em prestava servio a cooperativa.

7) A demisso do associado ser unicamente a seu pedido. 8) O associado poder ser eliminado quando cometer infrao legal ou estatutria. 9) O associado tem direito a recurso. 10) A excluso ocorrer por:
a. Dissoluo da pessoa jurdica; b. Morte da pessoa fsica; c. Incapacidade civil no suprida; i. Supre-se a incapacidade pela representao legal. d. Deixar de atender aos requisitos estatutrios de ingresso ou permanncia na cooperativa.

11) Enquanto as contas do exerccio de desligamento no forem aprovadas os demitidos, eliminados e


excludos ainda respondem por compromisso da sociedade.

12) Os herdeiros respondem por obrigaes assumidas pelos falecidos, porm prescrevem aps um
ano, contado do dia da abertura da sucesso.

13) A cooperativa pode criar formas de remunerao aos associados que agenciarem novos associados. 14) A cooperativa pode cobrar prmios ou gio pela entrada de novos associados ainda a ttulo de
compensao das reservas.

15) A cooperativa pode estabelecer restries de qualquer espcie ao livre exerccio dos direitos sociais.

152

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

RGOS SOCIAIS

Assemblias Gerais Ordinrias

Assemblias Gerais Extraordinrias

Diretoria ou Conselho de Administrao

Conselho Fiscal

ASSEMBLIA GERAL Dentro dos limites legais e do estatuto a assemblia geral o rgo supremo da sociedade. Atua em defesa dos interesses da sociedade e suas decises so vinculantes para os ausentes ou a minoria discordante. Quando se toma uma deciso em assemblia, seguindo os requisitos para quorum, os ausentes ou os que votaram contrrios a proposta so aprovada devem aceit-la. Estas convocadas divulgadas. Nas Assemblias Gerais o quorum de instalao ser o seguinte: I - 2/3 (dois teros) do nmero de associados, em primeira convocao; II - metade mais 1 (um) assemblias com antecedncia

mnima de 10 dias e devem ser bem

153

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

dos associados em segunda convocao; III - mnimo de 10 (dez) associados na terceira convocao, ressalvado o caso de cooperativas centrais e federaes e confederaes de cooperativas, que se instalaro com qualquer nmero. A convocao pode ser feita pelo presidente, pelos rgos de administrao e por 1/5 (um quinto) dos associados em pleno gzo dos seus direitos. As deliberaes sero aquelas tomadas por maioria dos votos dos associados presentes e com direito de votar. Associados que estejam sendo representados, que tenham relao empregatcia com a cooperativa e com alguma irregularidade (que impea o direito de voto) constatada pela administrao no podem votar. A destituio de membros dos rgos sociais da cooperativa realizada pela assemblia geral. Nas cooperativas singulares, cada associado presente no ter direito a mais de 1 (um) voto, qualquer que seja o nmero de suas quotas-partes. No ser permitida a representao por meio de mandatrio. Em cooperativas singulares exceder a 3.000 (trs mil), pode o estatuto estabelecer que os mesmos sejam representados nas Assemblias Gerais por delegados que tenham a qualidade de associados no gozo de seus direitos sociais e no exeram cargos eletivos na sociedade. Tambm para cooperativas que tenham filados a mais de 50 Km admite-se a delegao. Quando necessrio, os atos da assemblia podem ser prescritos no prazo de quatro anos. As Assemblias Gerais Ordinrias so realizadas nos trs primeiros meses aps o trmino do exerccio social. Estas assemblias deliberam sobre: relatrio da gesto, balano, demonstrativo das sobras apuradas ou das perdas, destinao das sobras apuradas, eleio do conselho fiscal e diretoria, fixao do valor dos honorrios.

154

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

As Assemblias Gerais Extraordinrias so realizadas sempre que necessrio e podem deliberar sobre qualquer assunto, desde que mencionado no edital de convocao. A Assemblia Geral Extraordinria tem competncia exclusiva para deliberar sobre: mudana dissoluo nomeao liquidante. As deliberaes da assemblia extraordinria necessitam de voto de 2/3 (dois teros) dos associados presentes, para se tornarem vlidas. A sociedade ser administrada por uma Diretoria ou Conselho de Administrao, composto exclusivamente de associados eleitos pela Assemblia Geral, com mandato nunca superior a 4 (quatro) anos, sendo obrigatria a renovao de, no mnimo, 1/3 (um tero) do Conselho de Administrao. Lembrando que a perpetuao de diretores deve ser evitada pela sociedade. Para isto o estatuto pode conter Para alguma funes observao tcnicas para e renovao do cargo de presidente. administrativas a diretoria pode contratar gerentes tcnicos e comerciais. Podendo fixar as atribuies e formas de remunerao. A forma que ocorrero estas contrataes podem ser detalhadas no reforma do de do ou objeto voluntria estatuto, da da fuso, incorporao desmembramento, sociedade, sociedade contas e do

liquidantes,

155

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

estatuto. No podem compor uma mesma Diretoria ou Conselho de Administrao, os parentes entre si at 2 (segundo) grau, em linha reta ou colateral. Esta medida visa preservar os interesses da coletividade. Parentes ocupando os cargos de diretoria poderiam promover situaes em que o administrador tomar decises movidas por laos de sangue. O diretor ou associado que, em qualquer operao, tenha interesse oposto ao da sociedade, no pode participar das deliberaes referentes a essa operao, cumprindo-lhe acusar o seu impedimento. Por exemplo, a cooperativa quer montar uma agroindstria para processar algum tipo de alimento e um dos seus diretores possui uma indstria da mesma natureza. Com isto a cooperativa e a indstria deste diretor se tornam concorrentes. Os diretores, membros do conselho fiscal e membros da comisso de liquidao da cooperativa sero tratados pela lei como os administradores das sociedades annimas para efeito de responsabilidade criminal. Para que a diretoria realize uma administrao transparente o seu exerccio ser fiscalizado por um Conselho Fiscal, constitudo de 3 (trs) membros efetivos e 3 (trs) suplentes, todos associados eleitos anualmente pela Assemblia Geral, sendo permitida apenas a reeleio de 1/3 (um tero) dos seus componentes. Os membros deste conselho no podem ser diretores administrativos e nem parentes dos diretores administrativos. A lei federal 5764/71 traz muitos outros detalhes sobre a composio da estrutura administrativa de uma cooperativa e deve ser consultada no momento da composio do estatuto. ATIVIDADE 01)Quais as funes da assemblia geral?

02)Quais as funes da diretoria administrativa?

156

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

03)Comente os aspectos mais importantes da representatividade nas assemblias gerais?

MODELO DE ATA DA CRIAO DE UMA COOPERATIVA Existem vrios modelos de atas disponveis na internet. So disponibilizados pelos rgos executivos federais, por universidades e pelas prprias cooperativas. Neste encontro muito importante que tods fiquem familiarizados com os itens necessrios nas anotaes da ata. MODELO DE ATA ATA DA ASSEMBLIA GERAL DE CONSTITUIO DA COOPERATIVA Aos ... dias do ms de ... do ano de 199..., s ... horas, em ... (indicar a localidade), Estado de ..., reuniram-se com o propsito de constiturem uma sociedade cooperativa, nos termos da legislao vigente, as seguintes pessoas: (nome por extenso, nacionalidade, idade, estado civil, profisso, RG, CPF, residncia , nmero e valor das quotas partes subscritas de cada fundador) Foi aclamado para coordenar os trabalhos o Senhor ... (nome do coordenador), que convidou a mim ... (nome do secretrio), para lavrar a presente Ata, tendo participado ainda da Mesa as seguintes pessoas: (nome e funo das pessoas). Assumindo a direo dos trabalhos, o coordenador solicitou fosse lido, explicado e debatido o projeto de estatuto da sociedade, anteriormente elaborado, o que foi feito artigo por artigo. O estatuto foi aprovado pelo voto dos cooperantes fundadores, cujos nomes esto devidamente consignados nesta Ata. A seguir, o Senhor Coordenador determinou que se procedesse eleio dos membros dos rgos sociais, conforme dispe o estatuto recmaprovado. Procedida a votao, foram eleitos para comporem o Conselho de Administrao, (ou Diretoria, conforme o caso), os seguintes cooperantes: Presidente: (colocar os demais cargos e respectivos ocupantes) e como membros efetivos do Conselho

157

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Fiscal os Senhores, ... para seus suplentes, os senhores..., todos j devidamente qualificados nesta Ata. Prosseguindo, todos foram empossados nos seus cargos e o Presidente do Conselho de Administrao , assumindo a direo dos trabalhos, agradeceu a colaborao do seu antecessor nesta tarefa e declarou definitivamente constituda, desta data para o futuro, a cooperativa (denominao e sigla), com sede em (localidade), Estado de ... , que tem por objetivo: ...(acrescentar um resumo do. objetivo transcrito no estatuto). Como nada mais houvesse a ser tratado, o Senhor Presidente da sociedade deu por encenados os trabalhos e eu, (nome do secretrio) que servi de Secretrio, lavrei a presente Ata que, lida e achada conforme, contm as assinaturas de todos os cooperantes fundadores, como prova a livre vontade de cada um de organizar a cooperativa (local a data) (Assinatura do Secretrio da Assemblia) (Assinatura de todos os cooperantes fundadores) Observaes a) A Ata da Assemblia vai lavrada em livro prprio. b) O texto dos estatutos pode figurar na prpria Ata de constituio da cooperativa, como pode tambm constituir anexo da Ata, devidamente, rubricado e assinado pelo Presidente e por todos os fundadores presentes, e com o visto do advogado. c) De acordo com o artigo 18 da Lei 5.764/71, os atos constitutivos, ou seja, o Estatuto Social e Ata de constituio da Cooperativa, devero ser registrados na Junta Comercial. ATIVIDADE 01) Divida a turma em grupos de trs a cinco alunos e faam a leitura do modelo acima.

PASSOS PARA CRIAO DE UMA COOPERATIVA REUNIR UM GRUPO DE PESSOAS INTERESSADAS EM CONSTITUIR A

158

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

COOPERATIVA. Este grupo de pessoas iniciaro as discusses que definiro os objetivos da cooperativa

ESCOLHER UMA COMISSO ORGANIZADORA, COM INDICAO DE UM COORDENADOR DOS TRABALHOS. Escolher um coordenador que tenha capacidade de organizar trabalhos e tenha boa aceitao pelos participantes do processo, pois ele conduzir os dilogos da constituio da cooperativa. Em alguns casos ser necessrio o acompanhamento de um profissional. Pode ser o engenheiro agrnomo da prefeitura, o extensionista da EMATER, profissional da OCEPAR e at mesmo contratar uma assessoria privada.

ELABORAR UM PLANO DE NEGCIOS NO QUAL CONSTAR O PLANEJAMENTO DA FUTURA COOPERATIVA. O plano de negcios um quesito muito importante para ser apresentado OCEPAR e tambm uma garantia para os associados de que esto trabalhando de forma organizada.

ELABORAR UMA PROPOSTA DE ESTATUTO DA COOPERATIVA QUE DEVER SER DISTRIBUDA PARA TODOS OS INTERESSADOS PARA SER ESTUDADA. Esta uma etapa muito importante, pois com o passar dos anos podemos encontrar muitos associados que nunca leram o estatuto de sua cooperativa. Para grupos com dificuldade de leitura, o conselho que faam, a leitura em conjunto.

REALIZAR REUNIES COM TODOS OS INTERESSADOS PARA DISCUSSO DO ESTATUTO E DO PLANO DE NEGCIOS. Mais uma etapa que muitos associados no participam e compromete o futuro da cooperativa. importante que todos opinem para ser uma

159

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

cooperativa democrtica e as chances de sucesso sejam maiores.

FAZER A PESQUISA DO NOME DA COOPERATIVA E DE SUA SIGLA NA JUNTA COMERCIAL DO PARAN, PARA SABER SE J EXISTE UMA COOPERATIVA COM NOME OU SIGLA IGUAIS.

CONVOCAR TODAS AS PESSOAS INTERESSADAS PARA A REALIZAO DA ASSEMBLIA GERAL DE CONSTITUIO DA COOPERATIVA, EM LOCAL E HORA DETERMINADOS, COM BASTANTE ANTECEDNCIA. Esta etapa deve ser muito bem planejada, principalmente se for uma cooperativa que iniciar com um grande nmero de associados. A organizao da assemblia de constituio da cooperativa transmitir segurana aos futuros associados.

PROVIDENCIAR A AQUISIO DOS LIVROS NECESSRIOS PARA A ASSEMBLIA GERAL DE CONSTITUIO. LIVRO DE REGISTRO DE PRESENA, LIVRO DE REGISTRO DE ATAS, ESTATUTO SOCIAL (CPIAS PARA TODOS), LISTA NOMINATIVA, FICHAS DE INSCRIO, TER PELO MENOS UMA CHAPA PARA DIRETORIA. Se necessrio consultar o advogado e contador.

REALIZAR A ASSEMBLIA DE CONSTITUIO DA COOPERATIVA, COM A PARTICIPAO DE TODOS OS INTERESSADOS (MNIMO DE 20 PESSOAS FSICAS). O cdigo civil apresenta a possibilidade de um nmero menor, mas a OCEPAR seguir o pedido da Lei 5764/71 ENCAMINHAR A DOCUMENTAO PARA A OCEPAR JUNTO COM O FORMULRIO EXIGIDO PREENCHIDO.

160

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

ARQUIVAR

OS

DOCUMENTOS

CONSTITUTIVOS

NA

JUNTA

COMERCIAL DO PARAN.

DAR ENTRADA NO PEDIDO DE REGISTRO NO CNPJ NA DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL.

REGISTRAR A COOPERATIVA NA OCEPAR, NA SECRETARIA ESTADUAL DA FAZENDA, NA PREFEITURA MUNICIPAL, NO INSS E EM TODOS OS DEMAIS RGOS NECESSRIOS.
FUSO, INCORPORAO E DESMEMBRAMENTO Depois de estabelecidas as cooperativas podem, com deliberao em assemblia, promover a fuso, incorporao e desmembramento. Quando ocorre a fuso, as duas ou mais cooperativas formam uma nova sociedade. Esta nova cooperativa deve assumir os direitos e obrigaes das anteriores. No processo de incorporao, uma sociedade cooperativa absorve o patrimnio, recebe os associados, assume as obrigaes e se investe nos direitos de outra ou das outras cooperativas. Podem as cooperativas realizar desmembramentos. Estes podem ser quantos forem necessrios para atender as necessidades e interesses dos associados. Neste caso, para manter uma estrutura que j exitia com a cooperativa inicial, pode ser constituda uma cooperativa central ou federao. A Lei 5764/71 em seus artigos 57 a 62 detalham os procedimentos para estas trs aes. A mesma Lei no capitulo XI trata das formas de dissoluo e liquidao das cooperativas. As situaes que ocorrem a dissoluo de um cooperativa so: 1. Quando assim deliberar a Assemblia Geral, desde que os associados, totalizando o nmero mnimo exigido por esta Lei, no se disponham a assegurar a sua continuidade; Respeito a deciso democrtica dos participantes de interromper as atividades e desfazer a cooperativa. 2. Pelo decurso do prazo de durao; Para as cooperativas criadas com prazo de durao predeterminado. 3. Pela consecuo dos objetivos predeterminados; Para cooperativas que foram criadas com fim especfico, o qual, foi cumprido, portanto no necessidade de existncia da cooperativa. 4. Devido alterao de sua forma jurdica; Formao de uma nova sociedade por fuso, por exemplo.

161

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

5. Pela reduo do nmero mnimo de associados ou do capital social mnimo se, at a Assemblia Geral subseqente, realizada em prazo no inferior a 6 (seis) meses, eles no forem restabelecidos; Os associados tem a liberalidade de sarem da sociedade. 6. Pelo cancelamento da autorizao para funcionar; Irregularidades com o rgo executivo federal. 7. Pela paralisao de suas atividades por mais de 120 (cento e vinte) dias. Medida que impede a criao de cooperativas para satisfazer interesses pessoais e momentneos. Qualquer associado pode pedir a dissoluo judicialmente da cooperativa. Tambm pode ser pedida pelo rgo executivo federal. O processo de liquidao somente pode iniciar aps a audincia com o rgo executivo gestor. Quando a dissoluo for deliberada pela Assemblia Geral, esta nomear um liquidante ou mais, e um Conselho Fiscal de 3 (trs) membros para proceder sua liquidao. Os liquidantes tero todos os poderes normais de administrao podendo praticar atos e operaes necessrios realizao do ativo e pagamento do passivo. Lembrando que aps liquidar o passivo e dividir o restante com os cooperados, os fundos indivisveis sero encaminhados ao ao Banco Nacional de Crdito Cooperativo S/A.; Quando o ativo no bastar para pagar o passivo, a comisso liquidante exigir a dos associados a integralizao das respectivas quotas-partes do capital social no realizadas. Com o fim do processo de liquidao o liquidante apresentar Assemblia Geral,o respectivo relatrio e as contas finais. Dever tambm averbar, no rgo competente, a Ata da Assemblia Geral que considerar encerrada a liquidao. Aprovadas as contas, encerra-se a liquidao e a sociedade se extingue, devendo a ata da Assemblia ser arquivada na Junta Comercial e publicada. Maiores detalhes de dissoluo e liquidao judicial podem ser conferidos na Lei 5764/71. O QUE ATO COOPERATIVO So atos praticados entre as cooperativas e seus associados, entre estes e aquelas e pelas cooperativas entre si quando associados, para a consecuo dos objetivos sociais. No so atos cooperativos quando a cooperativa faz uma negociao empresarial com uma firma mercantil ou nas suas relaes trabalhistas. As cooperativas agropecurias e de pesca podero adquirir produtos de no associados, agricultores, pecuaristas ou pescadores, para completar lotes destinados ao cumprimento de contratos ou suprir capacidade ociosa de instalaes industriais das cooperativas que as possuem. As cooperativas podero fornecer bens e servios a no associados, desde que tal faculdade atenda aos objetivos sociais e estejam de conformidade com a lei.

162

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

E QUANTO AO PAGAMENTO DE DESPESAS O pagamento das despesas da sociedade coberta pelos associados mediante rateio na proporo direta do uso dos servios. Visando uma melhor distribuio das despesas, a cooperativa pode separar rateio de despesas gerais rateio de servios prestados. O rateio de despesas gerais rateado entre todos os associados, quer tenham ou no, no ano, usufrudo dos servios por ela prestados. O rateio de despesas de uso de servios proporcional ao uso. AS COOPERATIVAS PODEM PARTICIPAR DE OUTRAS SOCIEDADES . As cooperativas podem participar de sociedades no cooperativas para melhor atendimento dos prprios objetivos e de outros de carter acessrio ou complementar. Esta possibilidade surgiu com a Medida Provisria n 2.168-40, de 24 de agosto de 2001. PAGAMENTO DE PREJUZOS Os prejuzos verificados no decorrer do exerccio sero cobertos com recursos provenientes do Fundo de Reserva e, se insuficiente este, mediante rateio, entre os associados, na razo direta dos servios usufrudos. E OS EMPREGADOS DA COOPERATIVA As cooperativas igualam-se s demais empresas em relao aos seus empregados para os fins da legislao trabalhista e previdenciria. Observando que entre os cooperantes e a sociedade no existe vnculo empregatcio.
o

COOPERATIVA O QU Sociedade de pessoas sem fins lucrativos Busca de um ideal e prestao de servios aos associados

ASSOCIAO Sociedade de pessoas sem fins lucrativos Busca de um ideal e prestao de servios aos associados Mnimo de 2 pessoas No tem

OUTRAS EMPRESAS Sociedade capitalista com fins lucrativos

OBJETIVO

Lucro

NMERO DE PESSOAS CAPITAL

Mnimo de 20 Cotas partes

Mnimo de 1 pessoa Aes ou cotas

163

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

GERAO DE RECEITA

Atividades especficas Autogestionria cada cooperado tem um voto Resultado do trabalho feito pelo cooperado e deciso da Assemblia Geral Proporcional ao capital subscrito

Taxas Cada associado tem um voto

Busca-se onde tiver maior rentabilidade Pelo nmero de aes ou cotas

GESTO

RETORNO DAS SOBRAS LQUIDAS

No h

Em funo da participao no capital

RESPONSABILIDADE

Diretoria

Proporcional ao capital subscrito Definida pelo Contrato Social ou Estatuto

REMUNERAO DOS DIRIGENTES

Definida pelo estatuto e Assemblia Geral

No tem remunerao

VANTAGENS DAS ASSOCIAES So iniciativas organizativas simples, fceis de gerenciar e no exigem maiores obrigaes, nem fiscais e nem tributrias. Podem se dedicar a muitos temas e linhas de atuao. AS DESVANTAGENS DA ASSOCIAES PARA OS PEQUENOS PRODUTORES SO BEM MAIORES As associaes existem para a atuao na rea de promoes e assistncia social. Caso se dediquem a atividades econmicas passam a ser consideradas como sociedades empresrias e so obrigadas aos mesmos tributos e contabilidade que estas sociedades. As associaes no podem distribuir entre os seus associados e associadas os ganhos obtidos com as operaes realizadas sob risco de estabelecimento de vnculo empregatcio. As associaes no conseguem buscar resultados econmicos que possam estabelecer projetos que viabilizem a melhoria das condies de vida dos seus integrantes. (GOMES, F. P. et all. formao em economia solidria projeto casa Brasil - MDULO 2. In: Introduo a Economia Solidria. Ministrio do Trabalho e Emprego M.T.E. Secretaria Nacional de Economia Solidria SENAES).

164

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


PLANO DE NEGCIOS O plano de negcios uma etapa que deve ser tratada com muito cuidado na constituio de uma cooperativa. Inmeros casos de insucesso se devem a falta deste planejamento. Tratar de plano de negcios j seria outro curso, alm deste que realizamos. Mas precisamos apresentar uma ideia geral do processo de constitu-lo. Para esta finalidade, apresentaremos uma adaptao resumida de um modelo de plano de negcios produzido pelo Programa de desenvolvimento de empreendedores do SEBRAE de Belo Horizonte, MG.

PARA QUE SERVE Um plano de negcio um documento que deve ser bem redigido e identificar os objetivos de um negcio. Deve tambm mostrar quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcanados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negcio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invs de comet-los na prtica no mercado. INFORMAES Informaes so a matria-prima de qualquer plano de negcio, portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Informaes podem ser obtidas em jornais, revistas, associaes, feiras, cursos, junto a outros empresrios do ramo, na Internet ou com clientes e fornecedores potenciais.

165

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

ETAPAS DE ELABORAO 1 . Resumo Executivo 2 . Anlise de Mercado 3 . Plano de Marketing 4 . Plano Operacional 5 . Planos e projees financeiras 6 . Descrevendo o que pode dar errado ou certo 7. Avaliao Estratgica 8. Avaliao do Plano de Negcio 1- RESUMO EXECUTIVO Deve responder: O que o negcio? Quais os principais produtos e/ou servios? Quem sero seus principais clientes? Onde ser localizada a empresa? O montante de capital a ser investido?

DADO DOS EMPREENDEDORES Identificar os dados do(s) responsvel(is) pela administrao do negcio. No caso de cooperativas, uma boa liderana essencial para o sucesso. Um conselho importante para esta escolha: para uma cooperativa

166

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

solidria no basta uma pessoa com perfil empresarial, necessrio uma pessoa com viso social e que saiba liderar em condies de igualdade. Lembre-se na cooperativa todos devem ter o direito a participao.

IDENTIFICAR OS SETORES DE ATIVIDADE Agropecuria Indstria Comrcio Prestao de servios A cooperativa solidria tambm deve ter o seu foco principalmente no incio. muito mais fcil e seguro iniciar a atividade com poucos produtos e depois promover a expanso. FORMA JURDICA a maneira pela qual ela ser tratada pela lei; Sociedade Limitada; Empresrio; Cooperativismo.

167

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

ENQUADRAMENTO TRIBUTRIO Encaixam-se no Regime Normal as empresas que recolhem impostos da forma tradicional. O Regime Simples destinado s empresas que iro se beneficiar da reduo e simplificao dos tributos. As cooperativa possuem enquadramento diferenciados entre atos cooperativos e no cooperativos.

CAPITAL SOCIAL representado por todos os recursos (dinheiro, equipamentos, ferramentas, etc.) colocado(s) pelo(s) proprietrio(s) para a montagem do negcio. No caso das cooperativas so as quotas-partes.

2-ANLISE DE MERCADO Estudo dos clientes

168

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Voc deve conhecer seus clientes.

ESTUDO DOS CONCORRENTES So aquelas empresas que atuam no mesmo ramo de atividade que voc e que buscam satisfazer as necessidades dos seus clientes. Verificar, qualidade, preo, condies de pagamento, localizao, etc.. Lembre-se as cooperativas tambm podem ter concorrentes, principalmente quando produzem bens industrializados. ESTUDO DOS FORNECEDORES So todas as pessoas e empresas que iro fornecer as matrias-primas e equipamentos utilizados para a fabricao ou venda de bens e servios.

3- PLANO DE MARKETING Lembre-se a qualidade do produto aquela que o consumidor enxerga. Assim, mostrar o que temos e as qualidades do produto muito importante. Grandes empresas dominam determinados segmentos de mercado no somente pela qualidade, mas principalmente por excelentes planos de marketing. O plano de marketing deve expor os servios que so prestados, o produto, preos diferenciados, realizar promoes e localiz-lo na praa que atende. 4- ITENS DO PLANO OPERACONAL Um plano operacional apresenta o LAY-OUT da empresa, ou seja, a disposio de mquinas, plantas das edificaes, sistema de produo etc. com isto ele visa; Aumento da produtividade; Diminuio do desperdcio e do retrabalho;

169

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

CAPACIDADE PRODUTIVA O quanto pode ser produzido ou quantos clientes podem ser atendidos

5-PLANOS E PROJEES FINANCEIRAS INVESTIMENTO TOTAL o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar.

170

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO FUTURO Uma forma de estimar o quanto a empresa ira faturar por ms multiplicar a quantidade de produtos a serem oferecidos pelo seu preo de venda.

PAYBACK o tempo que a empresa vai demorar para receber de volta o dinheiro que investiu.

6- DESCREVENDO O QUE PODE DAR CERTO OU ERRADO Obtenha resultados pessimistas (queda nas vendas e/ou aumento dos custos) ou otimistas (crescimento do faturamento e diminuio das despesas). Estas previses promovem at mesmo um melhor preparo psicolgico nos cooperados, preparando-os para situaes de quedas no mercado ou para momentos de investimento, quando houver crescimento de mercado. 7- ESTRATGIAS Pense nos aspectos favorveis e desfavorveis do negcio, dos seus proprietrios e do mercado. Desenvolva tticas para melhorias. No caso especfico das cooperativas, lembrem-se que o conjunto de associados deve estar ciente destas estratgias e mesmo de possveis mudanas para algum plano B. Estas mudanas podem ser necessrias em caso de alguma crise no mercado. 8- AVALIE O PLANO DE NEGCIO

171

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Agora com as informaes adquiridas voc poder responder: Vale a pena abrir, manter ou ampliar um negcio?.

CADEIA DE PRODUO A VISO SISTMICA DO AGRONEGCIO Esta viso sistmica do negcio agrcola - e seu conseqente tratamento como conjunto - potencializa grandes benefcios para um desenvolvimento mais intenso e harmnico da sociedade brasileira. Para tanto, existem problemas e desafios a vencer. Dentre estes, destaca-se o conhecimento das inter-relaes das cadeias produtivas para que sejam indicados os requisitos para melhorar sua competitividade, sustentabilidade e equidade". (Jos Lus dos Santos Rufino. Origem e conceito do agronegcio. Informe Agropecurio, Belo Horizonte: Epamig, 1999) Como vemos por esta citao de Jos Rufino, entender o agronegcio como um todo e no somente uma parte muito importante para o sucesso do empreendimento. Alis, saudvel a toda sociedade brasileira. Porm, este sucesso depende da viso de cadeia produtiva do agronegcio. Portanto, nestes dois encontros estaremos estudando as cadeias produtivas do agronegcio. OBSERVAO Neste trabalho no faremos a diviso de agronegcio e agricultura familiar. Em alguns segmentos da sociedade faz-se esta diviso de agronegcio e agricultura familiar e tratam os dois como verdadeiros inimigos. Preferimos a viso de Otvio Batalha, grande especialista em agronegcio, agricultura familiar tambm um agronegcio. O gestor de uma cooperativa que atue no agronegcio, ou qualquer outro setor da economia deve ter uma viso do processo produtivo como um todo. esta viso sistmica que garantir as decises mais acertadas para o bem de todos os envolvidos. Por exemplo, uma cooperativa de agricultores tem que saber quais as indstrias que se utilizam do seu produto e como o anda o mercado dos bens que usam os seus produtos como insumos. Em agronegcio usada a expresso: conhecer o antes da porteira, o dentro da porteira e o depois da porteira. Antes da porteira so os fornecedores de insumos, tecnologia e mesmos as medidas governamentais que interferem e muito na produo e comercializao. Dentro da porteira a produo agrcola e pecuria em si. Envolve os fatores como: solo, clima, mo-deobra, recursos financeiros, etc.

172

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

O depois da porteira envolve as indstrias, atacados, distribuidores, central de produtores, cooperativas, exportao, etc. VANTAGENS DA VISO SISTMICA DO AGRONEGCIO Melhor compreenso do funcionamento da atividade agropecuria. Com conhece mais ganha mais. Rpida formulao de estratgias corporativas. Quanto mais rpido age a cooperativa diante das mudanas de mercado, maiores as suas oportunidades nos novos cenrios que se criam. Preciso com que as tendncias so antecipadas. Prever no mercado algo muitas vezes difcil e arriscado. Prova disso a dificuldade que at mesmo os especialistas tem de investir na bolsa de valores. Porm, quando a cooperativa participa ou estuda a cadeia produtiva e tem a viso sistmica, as chances de fazer previses mais acertadas bem maior. A cooperativa passa a participar economicamente de todo processo. Sendo isto muito importante, pois a produo agrcola representa cada vez menos percentualmente no agronegcio e o depois da porteira representa cada vez mais percentualmente. Assim a cooperativa cria a possibilidade de investir tambm no depois da porteira. Veja a tabela abaixo.

1950 Anos Setores Insumos Produo agropecuria Processamento e distribuio

2000

2028

Valor

Valor

Valor

44 125 250

18 32 50

500 1115 4000

13 15 72

700 1464 8000

9 10 81

Massilon Araujo, 2005, Fundamentos do Agronegcio. ESQUEMA DE CADEIA DE PRODUO

173

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

ATIVIDADE Constituir com os participantes uma cadeia completa de algum produto da regio. Passando por todos componentes: insumos, produo agrcola, industria, distribuidores, atacados, consumidor. Questionar em quais segmentos as cooperativas podem atuar. REDE DE PRODUO NA ECONOMIA SOLIDRIA Como vimos nas unidades anteriores, a viso sistmica da cadeia produtiva essencial para sobreviver enquanto empresa ou cooperativa. Porm, isto no basta, hoje necessrio uma relao de produo e comercial muito mais ampla, principalmente para empreendimentos solidrios. Assim, propomos o estudo das redes de cooperao em economia solidria. Rede uma estrutura organizada, coletiva, interconectada e solidria. Constituir uma rede solidaria na economia uma opo bastante inteligente. As relaes comerciais, a expanso de novos mercados e associados e mesmo o acesso ao crdito so beneficiados por aes conjuntas de atividades de empreendedores solidrios. Em uma situao de neoliberalismo econmico podemos afirmar que a rede na economia solidria uma questo de sobrevivncia.

174

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Como no caso da aranha, estar em uma rede perceber todas as mudanas que ocorrem ao seu redor e que sua rede esteja conectada. Alm das possibilidades de parcerias que citamos acima, uma rede tambm uma tima fonte de informaes no mercado. O PROJETO CASA BRASIL (SENAES TEM), em seu material sobre economia solidaria estratgias de organizao solidaria, apresenta uma lista com os requisitos para formao de uma rede de cooperao e outra com os principais objetivos de uma rede solidaria. Transcreveremos estas listas para facilitar a nossa compreenso do que rede solidria e suas aplicaes em nossas vidas. REQUISITOS PARA UMA REDE DE COOPERAO INFORMAO E COMUNICAO Este um ponto crucial, numa rede todos tm que saber sobre todos os aspectos econmicos. O que cada um vende, o que compram, quando, de onde, onde esto, quais suas necessidades, quais suas potencialidades, etc. CENTRO As redes naturais ou do mundo do trabalho tem centro. Por exemplo uma tarrafa (fio no centro, ligao entre o instrumento e o pescador), uma teia de aranha (fio central, de comunicao). O centro o corao da rede. No necessrio um centro fsico, pode ser virtual (pgina da Internet). onde existe a legalidade da rede, o comando da rede, o ponto de encontro da rede. De preferncia deve ser em territrio neutro.

175

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA


LOGSTICA Fator importante para vencer a geografia. Logstica transporte, distribuio, apoio ttico, armazenagem, estocagem, etc. Liga-se com o centro da rede. PADRONIZAO um objetivo a ser perseguido pela rede na medida do possvel. A padronizao interna e externa permite reduo de custo, melhor visibilidade, higiene, melhor armazenagem, etc. Por exemplo, s teremos ganhos em escala na compra de matria-prima se todos da rede escolherem (demandarem) a mesma matria-prima, no caso da produo da mesma mercadoria. REGRAS CLARAS A rede tem que ter um cdigo de conduta (oficial), uma tica interna, um respeito mtuo. A rede tem que se formalizar. Mesmo que comece informal ela deve buscar sua legalidade e legitimao. SOLIDARIEDADE Ter cooperao no lugar de competio. PRINCIPAIS OBJETIVOS DE UMA REDE DE ECONOMIA SOLIDRIA Possibilitar a soma de esforos e inteligncia no intuito de reduzir custos, aumentar a rentabilidade, ampliar a abrangncia de atuao dos integrantes, fortalecer o cooperativismo e a economia solidria; Eliminar a explorao das pessoas e a degradao do meio ambiente; Viabilizar que os integrantes comprem produtos e servios uns dos outros; Organizar compras conjuntas (por atacado) e dividir custos com infraestrutura e equipamentos. Na Rede os produtores e prestadores de servio compram em conjunto as matrias-primas, compartilham equipamentos, instalaes, etc, reduzindo os custos e aumentando o excedente produzido; Organizar um fundo comum para ampliao e aperfeioamento da Rede; Criar outras cooperativas e empreendimentos para atender demandas da Rede (matrias-primas, materiais diversos, etc) formando e fortalecendo uma cadeia produtiva;

176

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Envolver a comunidade local por meio do convite integrao na Rede, de cooperativas populares, hortas comunitrias, associaes de produtores, grupos de produo e servio que desejam praticar o consumo e a produo solidria; Praticar o Consumo Solidrio, que significa produzir e consumir produtos em cuja elaborao os seres humanos no foram explorados e o ecossistema no foi prejudicado ou agredido.

CONSUMO SOLIDRIO Deve ser uma conseqncia lgica da rede de produo solidria o consumo solidrio, citado acima como um dos principais objetivos da rede solidaria. Quando consumismo produtos de empreendimentos solidrios, ns estamos patrocinando aquilo que podemos chamar rede do bem. Quanto mais consumimos da rede solidria maior a possibilidade de que outros empreendedores sejam patrocinados. Ao contrrio, quando consumimos produtos que exploram a mo-de-obra desfavorecida, estaremos patrocinando o sistema exploratrio da economia de mercado. Para os participantes dos empreendimentos solidrios muito importante o consumo solidrio. Quando esto consumindo produtos das cooperativas que fazem parte da sua rede, ele est aumentando as possibilidades de ter o seu produto tambm consumido dentro da rede. EXPERINCIA DE UMA REDE DE COOPERAO Citaremos a seguir um exemplo de uma rede de cooperao que est descrito no O PROJETO CASA BRASIL (SENAES TEM), em seu material sobre economia solidaria estratgias de organizao solidaria. Este exemplo bem diferente das nossas atividades agropecurias, mas muito ilustrativo, pois demonstra que a rede solidria pode estender seus fios a todos os seguimentos da sociedade.

177

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Este exemplo est nos inspirando a fazer algo semelhante com a participao de uma igreja. O projeto do skate surgiu a partir da execuo Consrcio Social da Juventude, um programa do Governo Federal, estruturado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego -MTE, para ampliar a insero de jovens no mercado de trabalho a partir de um amplo processo de capacitao. Este Programa executado no RS, motivou diferentes entidades executoras da capacitao e que possuem compromisso com a Economia Solidria, a propor solues alternativas que viessem a contribuir na gerao de trabalho e renda aos jovens. A partir da surge o projeto do Skate. Este projeto rene 5 entidades de apoio da Economia Solidria que decidiram fomentar um empreendimento para produzir confeco e equipamentos para Skate. Cada uma das entidades ficou responsvel pela estruturao de um ncleo de produo e todas juntos pela estruturao e funcionamento da REDE. Com apoio do Ministrio do Trabalho e emprego foi estruturado um ncleo de produo de Tnis para Skate e esporte em geral; um ncleo de produo de confeco de peas de vesturio para prtica esportiva; um ncleo produtor de mochilas e acessrios, um ncleo de produo de Scheip e pistas e outro para a produo de serigrafia. Todos os ncleos juntos gerenciam e promovem um marca criada e desenvolvida pelos jovens (EPIDEMIA) utilizada em todos os produtos da rede e juntos desenvolvem estratgias de marketing e comercializao. REDE SOLIDRIA Nestes dois ltimos encontros estudaremos a formao de rede Solidria de Alimentao. Esta rede uma expresso emblemtica da economia solidaria. A sociedade que constitui a rede solidaria de alimentao demonstra que est em busca do ideal de uma economia voltada para satisfazer as necessidades humanas de forma tica e justa e no servio do capital desvinculado de sua funo humana. Para entendermos o significado de rede social solidria estudaremos a definio do filosofo Euclides Mance. Em seu livro A outra economia, ele define: O objetivo bsico dessa redes remontar de maneira solidria e ecolgica as cadeias produtivas: (a) produzindo nas redes tudo o que elas ainda consomem do modo capitalista: produtos finais, insumos, servios, etc ; (b) corrigindo fluxos de valores, evitando realimentar a produo capitalista, o que ocorre quando empreendimentos solidrios compram bens e servios de empreendimentos capitalistas; (c) gerando novos postos de trabalho e distribuindo renda, com a organizao de novos empreendimentos econmicos para satisfazer as demandas das prprias redes; (d) garantindo as condies econmicas para o exerccio das liberdades pblicas e privadas eticamente exercidas. Quando ele escreve de maneira solidria e ecolgica as cadeias produtivas pretende um retorno s condies primordiais de nossa relao comercial e com a natureza, ou seja, comrcio mais justo e sustentvel. No item a ele recomenda que as redes produzam tudo que os participantes necessitem, criando da a liberdade do sistema. evidente que, devido a tecnologia que ocupa parte de nossas necessidades no dia de

178

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

hoje, precisamos de uma rede de extenso at mesmo internacional. Ela precisa ser grande, mas no impossvel de existir. No segundo item, ele chama ateno para a necessidade de consumirmos dentro da rede solidria e evitarmos sermos patrocinadores do sistema capitalista. O terceiro momento salienta que a rede solidria pode promover renda e gerao de empregos, pois ter demanda de seus produtos. Isto garantido dentro do consumo interno da rede. Por fim ele expressa que a rede pode garantir uma economia voltada para as necessidades humanas, o exerccio da liberdade a principal delas.

Para concluir esta definio o autor comenta: Em uma rede, as organizaes de consumo, comrcio, produo e servio mantm-se em permanente conexo em fluxos de materiais (produtos, insumos, etc), de informao e de valor que circundam atravs da rede. EMPODERAMENTO Esta palavra significa que a pessoa ou o grupo adquiriu poder, mas no um poder que veio de fora ou fornecido por algum. o poder que surge da prpria pessoa e do prprio grupo, quando estes tomam conscincia de suas habilidades e competncias para produzir e gerir seus prprios destinos. As redes de solidrias propiciam este empoderamento aos seus atores. Conforme a rede se expande, a sensao de ser dominado pelos possuidores do capital, fica cada vez menor. Na Rede Solidria, este empoderamento aumenta mais quando o grupo cresce e mais indivduos e grupos passam a ganhar na rede. Totalmente contrrio ao sistema de neoliberalismo que o foco no a diviso e crescimento justo, mas sim o processo de concentrao do capital na mo de poucos. O fluxo para formao de rede solidria de alimentao poderia ser resumida nos seguintes passos:

Reunio dos agentes: produtores agrcolas e outros que atuem na transformao de alimentos. Dilogo sobre a possibilidade da produo em rede. Explicar o que , trabalho de conscientizao. Quando necessrio, neste estgio buscar orientao de parceiros: UFPR, IFPR, SeTP e outras. Levantamento dos produtos: qualidade, quantidade, diversidade e sazonalidade.

179

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Levantamento das caractersticas dos produtores (necessidades de treinamento e orientao tcnica). Estimular o consumo interno na rede (feira do produtor). Quando necessrio, propor a criao de uma associao ou cooperativa. Listar os consumidores que cada um j atende. Estudo de fornecimento dos produtos da rede para estes clientes. Cria uma aproximao dos produtores e consumidores. Estudar a possibilidade de transporte dos produtos em conjunto. Estudar a possibilidade de produzir e adquirir insumos em conjunto. Estudo e implantao de processos de melhoria da produo. Possibilidade de acesso a crditos solidrios. Estudo e implantao de procedimentos que reduzam o desperdcio de alimentos. Desenvolvimento de marketing prprio da rede. Buscar vendas e parcerias institucionais (PAA) Processo de expanso da rede para outras comunidades. Procurar atender as pessoas mais carentes de alimentao e escolas. Aumentar a relao da rede com outras categorias de produtos (artesanato, croch, faco, ect). Auxiliar na formao de outras redes. Estas etapas no so um roteiro rgido a ser seguido, podendo inclusive ser adicionadas ou suprimidas etapas. Apresentamos a seguir trs textos da internet que falam sobre PAA, RESAL e SAN. Terminamos com estes textos a nossa apostila de cooperativismo. Esperamos que tenham tido bom proveito do curso e que possam executar nas comunidades o que aprenderam durante o curso.

COMPRA DIRETA PAA PAA Compra Direta. O que , e como funciona? Compra Direta o que ?

180

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Os objetivos do programa so: complementar a alimentao preparada e ofertada em instituies sociais para famlias que vivem em situao de vulnerabilidade social e/ou de insegurana alimentar e nutricional; fortalecer a agricultura familiar por meio da gerao de renda e promover o desenvolvimento local por meio do escoamento da produo no prprio municpio. O Programa de Compra Direta da Agricultura Familiar no Paran tem como rgo gestor a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego e Promoo Social (SETP), em parceria com a Empresa de Assistncia Tcnica e Extenso Rural (Emater), a Central de Abastecimento (Ceasa) e o Conselho Estadual de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

Como funciona? O Governo do Estado do Paran, atravs da SETP, e com recursos do Governo Federal, faz a compra de alimentos produzidos por agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) DAP A , B ,A/C e Agricultores Familiares , inclusive agroextrativistas, quilombolas, famlias atingidas por barragens, trabalhadores rurais assentados, comunidades indgenas, at o valor mximo de R$ 4,5 mil /ano. Esse alimento doado simultaneamente para instituies sociais. Os beneficirios consumidores podem ser instituies no governamentais (com CNPJ) que desenvolvam trabalhos publicamente reconhecido de atendimento s populaes em situao de risco social (prioritariamente: creches, asilos, hospitais, associaes beneficentes, cozinhas comunitrias, bancos de alimentos, APMs das escolas municipais e estaduais, entre outros). http://resal-curitiba.blogspot.com/2010/07/convite-paa.html A RESAL A Rede Solidria de Alimentos RESAL uma iniciativa de abastecimento, segurana alimentar e nutricional. A RESAL pode ser compreendida como uma ao de apoio ao combate da excluso social, atuando no sentido da reduo de sua forma endmica, causada pela fome, pelo desemprego, pela violncia, enfim, pela quase absoluta falta de perspectiva de uma vida constituda com base nos princpios dos direitos humanos e da cidadania. Criada para ser um importante instrumento de luta contra o desperdcio e diminuir o abismo da desigualdade social, minimizando os efeitos da fome e da desnutrio a RESAL atua de modo complementar na alimentao, sem a pretenso de assumir ou responder integralmente pela demanda atual, nem ser substituto de programas semelhantes j existentes, ao contrrio, tem como um dos seus objetivos integrar-se s aes j existentes. Composta por representantes da sociedade civil organizada e por representantes do poder pblico nas esferas municipal, estadual e federal, a RESAL atua na articulao de aes de convnios, arrecadao, recebimento e distribuio gratuita de alimentos em perfeita condio de consumo. Nos Plos de Distribuio, os produtos so recebidos, selecionados, separados em quantidades prprias, processados ou no, embalados e distribudos gratuitamente s entidades cadastradas (creches, asilos, casas

181

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

de apoio, comunidades teraputicas e outros). Mas o trabalho da RESAL vai alm de intermediar a doao de alimentos. Uma equipe formada por tcnicos e nutricionistas, trabalha junto s instituies beneficiadas promovendo orientaes quanto manipulao e aproveitamento total dos alimentos, avaliao nutricional, palestras educativas na rea de sade e cidadania. A tarefa de combater a fome o desafio colocado para toda a sociedade e exige um compromisso de todos. O que significa dizer que, alm da adoo de polticas pblicas e estratgias de combate e erradicao da pobreza, condio indispensvel que Estado, iniciativa privada e o terceiro setor trabalhem juntos e de forma solidria para garantir o aceso de todos s condies mnimas necessrias para uma vida digna. http://resal-curitiba.blogspot.com/p/resal.html

SAN - SEGURANA ALIMENTAR E NUTRICIONAL A alimentao adequada direito fundamental do ser humano e, segundo a Lei Orgnica de Segurana Alimentar e Nutricional (Losan), cabe ao poder pblico assegur-lo. Para garantir a segurana alimentar e nutricional, o Ministrio do Desenvolvimento Social e Combate Fome (MDS) adota polticas de ampliao do acesso aos alimentos, combinando programas e aes de apoio agricultura tradicional e familiar de base agroecolgica e cooperativa, alm da implantao de uma ampla Rede de Segurana Alimentar e Nutricional. Dentro desse propsito, as polticas pblicas garantem o acesso regular e permanente a alimentos (inclusive a gua) de qualidade e em quantidade suficiente para uma vida saudvel. Essas polticas esto voltadas a todos os cidados, particularmente a populao em situao de vulnerabilidade social e os povos e comunidades tradicionais. A estratgia denominada Fome Zero composta por polticas emergenciais, transversais e estruturantes que estimulam a produo, a circulao e o consumo de alimentos. Ela tem carter federativo fundado na cooperao tcnico-oramentria entre as trs esferas de Governo. A atuao do MDS segue as diretrizes da Poltica Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (PNSAN), definidas pela Conferncia Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional. A coordenao intersetorial e o monitoramento da PNSAN so responsabilidades da Cmara Interministerial de Segurana Alimentar e Nutricional (Caisan), rgo integrante do Sistema Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Sisan), tambm composto pelo Conselho Nacional de Segurana Alimentar e Nutricional (Consea) e pelas Conferncias de Segurana Alimentar e Nutricional. SEGURANA ALIMENTAR E NUTRICIONAL Consiste na realizao do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base prticas

182

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

alimentares promotoras da sade, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econmica e socialmente sustentveis. Situaes de insegurana alimentar e nutricional podem ser detectadas a partir de diferentes tipos de problemas: fome, obesidade, doenas associadas m alimentao e consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial sade. A produo predatria de alimentos em relao ao ambiente, os preos abusivos e a imposio de padres alimentares que no respeitem a diversidade cultural tambm so provocadores de insegurana alimentar.

DIREITO HUMANO ALIMENTAO ADEQUADA A alimentao adequada direito fundamental do ser humano, inerente dignidade da pessoa humana e indispensvel realizao dos direitos consagrados na Constituio Federal, devendo o poder pblico adotar as polticas e aes que se faam necessrias para promover e garantir a segurana alimentar e nutricional da populao. A adoo dessas polticas e aes dever levar em conta as dimenses ambientais, culturais, econmicas, regionais e sociais. dever do poder pblico respeitar, proteger, promover, prover, informar, monitorar, fiscalizar e avaliar a realizao do direito humano alimentao adequada, bem como garantir os mecanismos para sua exigibilidade.

SOBERANIA ALIMENTAR A consecuo do direito humano alimentao adequada e da segurana alimentar e nutricional requer o respeito soberania, que confere aos pases a primazia de suas decises sobre a produo e o consumo de alimentos.

INTERSETORIALIDADE Significa uma srie de aes articuladas e coordenadas, utilizando os recursos existentes em cada setor (materiais, humanos, institucionais) de modo mais eficiente, direcionando-os para aes que obedeam a uma escala de prioridades estabelecidas em conjunto. Se os diferentes setores do governo e da sociedade agirem isoladamente, no teremos uma Poltica de Segurana Alimentar e Nutricional efetiva.

183

TPICOS ESPECIAIS DE ECONOMIA PROFESSOR TARCISIO MIGUEL TEIXEIRA

Recursos dispersos e aplicados sem um planejamento global so mais facilmente desperdiados ou utilizados por grupos isolados para seus interesses particulares.

SISTEMA NACIONAL DE SEGURANA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISAN) Por meio desse sistema, os rgos governamentais dos trs nveis de governo e as organizaes da sociedade civil devem atuar conjuntamente na formulao e implementao de polticas e aes de combate fome e de promoo da segurana alimentar e nutricional. Sociedade e governos (municipal, estadual e federal) tambm devem atuar conjuntamente no acompanhamento, monitoramento e avaliao da situao nutricional da populao, definindo direitos e deveres do poder pblico, da famlia, das empresas e da sociedade. A participao no sistema dever obedecer a princpios e diretrizes e ser definida a partir de critrios estabelecidos pelo Consea e pela Cmara Interministerial de Segurana Alimentar e Nutricional. http://resal-curitiba.blogspot.com/p/san.html

184

You might also like