You are on page 1of 10

A senhora dos espritos

Como Zibia Gasparetto transformou sua mediunidade num imprio de comunicao, com 41 livros publicados, 16 milhes de exemplares vendidos e presena no rdio, na tev e na internet
por Joo Loes

Confira trechos do documentrio A Vida de Zibia Gasparetto:

A fila j dava voltas no auditrio da livraria de um shopping da zona norte de So Paulo. Eram 20 horas de uma quinta-feira do ms de maio, dia de trnsito complicado na cidade, mas ningum dava sinal de que arredaria os ps antes de conseguir um autgrafo e uma foto com a estrela da noite, a escritora, mdium, lder espiritual e empresria Zibia Gasparetto, 86 anos. Convidada pela rede de lojas, ela havia falado durante 35 minutos para o pblico e agora atendia, um a um, os cerca de 150 fs que aguardavam para conhec-la e ganhar um exemplar assinado do livro S o Amor Consegue, o 41 da carreira da autora, lanado em maro e j com 80 mil cpias vendidas. Qual o seu nome, minha filha?, perguntava Zibia s moas, grande maioria, que chegavam com a obra na mo, para depois confirmar a grafia do sobrenome e colocar uma singela dedicatria: Com carinhoso abrao, alegria e luz, Zibia Gasparetto. Quando o salo esvaziou, perto das 22 horas, seis funcionrias da livraria apareceram, esbaforidas, com suas cpias do romance para garantir o autgrafo. Mesmo cansada e com dor no pulso, fruto de uma tendinite crnica, atendeu sorridente: Claro, meu bem, pode vir, disse. Soberana do romance medinico no Brasil, Zibia Gasparetto escreve livros a partir das mensagens que diz ouvir dos espritos que a acompanham desde os anos 1950. Carinhosa com os fs e dura nos negcios, a octogenria, que j publica h 55 anos e contabiliza 16 milhes de livros vendidos, construiu, ao lado dos filhos e netos, um verdadeiro imprio esprita, com ramificaes no rdio, na internet, na televiso e no mercado de palestras (leia quadro na pg. 76). No ramo editorial, onde tudo comeou, ela prpria quem comanda a editora e grfica Vida e Conscincia, empresa em franco processo de crescimento. Segundo sua filha e scia, Silvana Gasparetto, 45 anos, a impresso mensal de livros da empresa, que fechou 2012 com 300 mil unidades, j chegou a 500 mil no primeiro semestre de 2013 e deve bater as 650 mil unidades at o comeo de 2014. A terceira mquina que compramos comea a rodar em breve, diz Silvana, da espaosa sala que ocupa no quarto e ltimo andar da sede do grupo, no bairro do Ipiranga, zona sul de So Paulo.

Poucas coisas do a dimenso do poder dos Gasparetto quanto uma ida sede da grfica e editora Vida e Conscincia. Quem v o prdio por fora pode fazer pouco do espao, uma construo antiga, com aspecto de fbrica. Mas uma visita ao que h do outro lado do muro, principalmente ao quarto andar, onde fica a diretoria, mostra bem o que 16 milhes de livros vendidos podem comprar. O espao impressiona pela beleza e conforto. Com p-direito de mais de quatro metros, piso de madeira de demolio, detalhes em pastilhas de vidro e mobilirio refinado, ele lembra uma luxuosa cobertura de prdio. Um grande jardim com fonte adornada por belos conjuntos de ladrilhos hidrulicos circunda metade do andar. Zibia e Silvana tm

acesso exclusivo a ele das enormes salas que ocupam, uma vizinha outra. E, se o tempo estiver frio para um passeio pelo espao verde, elas podem optar por ficar em uma terceira sala de pelo menos 80 metros quadrados no mesmo quarto andar. Iluminada por janeles de vidro com impecveis caixilhos brancos, ela tem sofs e poltronas, alm de uma pequena cozinha e uma imensa mesa onde a matriarca almoa todo dia, s 12h30. Gosto daqui, mas, para escrever, preciso estar na minha sala, diz Zibia.

O ritual para receber os livros de seu guia espiritual, Lucius, que nas ltimas cinco dcadas lhe transmitiu 26 romances, sendo S o Amor Consegue o 27, o mesmo da dcada de 1950. Trs vezes por semana, por volta das 15h30, a mdium mais famosa do Brasil se senta agora diante do computador, diminui a luz, liga uma msica suave e l a ltima frase do romance em que deseja trabalhar pelo menos trs so

escritos simultaneamente. Como mgica, a voz de timbre familiar surge do silncio e a narrao recomea. Tenho conscincia absoluta do que est acontecendo, no um transe, afirma a pioneira no uso do computador para psicografar no Brasil. Apenas sinto uma grande alegria, e meus pensamentos e raciocnios passam a ser geis e leves.

Nem sempre, porm, o contato com os espritos foi agradvel para a matriarca dos Gasparetto. A primeira experincia medinica, por exemplo, foi traumtica. Catlica, recm-casada e com um filho de colo, Zibia, ento com 22 anos, despertou uma noite sentindo um estranho formigamento pelo corpo. Ainda que incomodada, continuou na cama, na esperana de que aquilo passasse. O desconforto, porm, foi crescendo at que, subitamente, ela comeou a falar em alemo, lngua que desconhecia. Assustado, seu marido, Aldo, correu at a casa de uma vizinha em busca de ajuda. A senhora foi at a casa, fez uma prece e garantiu: aquilo era coisa de esprito. No dia seguinte meu marido foi at a Federao Esprita Brasileira (FEB) para comprar alguns livros sobre o assunto e, em pouco tempo, estvamos fazendo o evangelho do lar em casa, diz a autora.

O incmodo sumiu e um ano se passou at que, um dia, durante o Evangelho, Zibia comeou a sentir dor no brao. A mo, ento, passou a se mexer sozinha e o marido, mais adiantado nas leituras espritas, pegou papel e lpis e deu mulher, que comeou a escrever. Eram coisas desconexas no comeo, mas depois passaram a fazer sentido, afirma a mdium. Com visitas ao centro esprita Seara do Mestre, no bairro do Ipiranga, a mediunidade foi afinando at que ela passou a ouvir uma voz masculina que parecia ditar uma narrativa. Curiosa para ver como acabava a histria, sentava para colocar o que ouvia no papel sempre que podia. J com dois filhos, porm, ela no conseguia se dedicar como gostaria. O primeiro livro, O Amor Venceu, levou cinco anos para ficar pronto, diz. Talvez como prmio pela determinao e compromisso, Lcius, que havia ditado o livro, mas ainda no havia se apresentado, finalmente se identificou, assinando a ltima pgina. Acho que ele se sentiu satisfeito com a parceria, afirma a autora.

At hoje, O Amor Venceu (1958) que, como no poderia deixar de ser, conta uma histria de amor, s que no Egito antigo, vendeu mais de meio milho de cpias. Foi, ao mesmo tempo, o livro que abriu o universo esprita para milhes de brasileiros, por tratar do tema de forma leve e romanceada, e colocou Zibia no mapa dos mundos medinico e editorial. Recheado de referncias a Allan Kardec, que sistematizou a doutrina, e ao espiritismo formal, o ttulo estabeleceu uma espcie de formato para boa parte dos romances da mdium at a segunda metade dos anos 1990 ricamente descritivos, longos, com enredos que se passam em tempos e pases distantes e versando sobre temas universais, como amor e dio, felicidade e sofrimento, justia e injustia e f e incredulidade. Entre 1958 e 1993, Zibia publicou dez romances nesse estilo, entre eles um de seus maiores best-sellers, Laos Eternos, de 1976, que j vendeu 825 mil cpias e cuja adaptao para o teatro, em cartaz desde 1991, atraiu mais de 200 mil espectadores.

Ainda que colhendo resultados expressivos at meados dos anos 1990 dentro do formato que criou na dcada de 1950, Zibia, em seus contatos com livreiros e j com experincia como dona de editora em 1982, ela fundou a Editora Caminheiros , comeou a perceber que o perfil do leitor de obras espritas no Brasil estava mudando. Certo dia, ento, o esprito Lucius, segundo a autora, igualmente antenado, deu os primeiros sinais de que mudaria o estilo de suas narrativas. Mas foi s no romance de nmero 11, intitulado Pelas Portas do Corao, de 1995, que a mudana se concretizou. De leitura mais gil, apoiado em dilogos e quase sem referncias ao espiritismo ou a Allan Kardec e com trama contempornea, o ttulo marcou o incio de uma segunda, e mais voraz, etapa da produo literria da autora (leia quadro abaixo). Mudei por orientao dos espritos, afirma. Lucius me disse que precisava sair do rtulo esprita. Outra influncia, essa mais terrena, tambm contribuiu para viabilizar a guinada da mdium para o mercado. Na poca, Luiz Gasparetto, seu filho, ento com 46 anos, estava promovendo uma verdadeira revoluo no espiritismo nacional. Seus outros dois filhos, Pedro e Irineu, tambm so mdiuns. Pedro administra o curtume da famlia em Mogi das Cruzes e Irinei msico e apresetador de rdio. Luiz, prtico e despojado como poucas lideranas da sisuda religio, j era referncia mundial no ramo da pintura medinica, tinha em seu currculo passagens por centros de referncia em estudo de terapias alternativas e vinha dando disputadas palestras motivacionais com discurso que misturava as bases do espiritismo com tcnicas de aprimoramento pessoal propaladas pelo movimento Nova Era.

Com uma viso completamente diferente do sucesso e, principalmente, do dinheiro, Luiz eliminou a noo de que o trabalho medinico devia ser gratuito, como pregava a Federao Esprita. E Zibia acolheu as orientaes do filho. Fechou a Associao Crist de Cultura Esprita Os Caminheiros, um centro esprita clssico fundado em 1969 pela famlia Gasparetto e mantido com dinheiro das vendas de seus livros, e passou a se dedicar exclusivamente nascente Vida e Conscincia, editora fundada por ela com os filhos Luiz e Silvana. Nos dez anos seguintes, entre 1995 e 2005, produziu o que havia levado 37 anos para fazer quando ainda dividia seu tempo com as obrigaes e compromissos espritas. curioso observar as mudanas na produo literria de Zibia depois das novidades apresentadas pelo Luiz, afirma Sandra Jacqueline Stoll, doutora em antropologia social pela Universidade de So Paulo (USP) e autora do livro Espiritismo Brasileira (Edusp, 2003). Pendendo pesadamente para a auto-ajuda, mas ainda com a rubrica de Lucius, seus novos livros venderam como gua. O maior best-seller da carreira, Ningum de Ningum, por exemplo, foi lanado em 2000 e vendeu 860 mil cpias. Ela passou a seguir um ritmo de lanamentos parecido com o dos grandes autores, diz Sandra. Com pelo menos um livro novo por ano, sempre em outubro, para pegar carona nas compras de Natal, ela chegou a emplacar dois ttulos simultaneamente na lista de mais vendidos do Pas, feito que s autores do quilate de Paulo Coelho haviam conseguido. Hoje no tenho religio, mas no me incomodo de ser chamada de espiritualista, diz Zibia (leia quadro acima). A tolerncia com a nova categorizao faz sentido. Para Reginaldo Prandi, professor do departamento de sociologia da USP e autor do livro Os Mortos e os Vivos (Ed. Trs Estrelas, 2012), justamente no chamado espiritualismo que boa parte dos egressos do espiritismo, sedentos pela livre associao da doutrina ortodoxa da religio com novidades como a cromoterapia, a energizao de cristais e a autoajuda, vai se encaixar. um grupo que rene quem no tem interesse em se conformar com conjuntos de regras, afirma.

Mas a guinada que levou os Gasparetto a se distanciarem dos preceitos balizadores do espiritismo no veio sem crticas. Para muitos, a mxima do dai de graa o que recebestes de graa foi relegada em nome da vaidade e do dinheiro. Muitos exigiam, inclusive, que Zibia abrisse mo dos direitos autorais dos livros que recebia dos espritos, como fez Chico Xavier, o maior psicgrafo brasileiro de todos os tempos. O Chico abriu mo dos direitos dos livros dele, mas uma vez chorou para mim, arrependido do que tinha feito, revela Zibia. No d para negar que, sua maneira, a autora medinica trabalha pela expanso do que ela acredita ser o caminho certo para o espiritualismo no Brasil. Alm do compromisso com a produo de livros, ela hoje tem um programa semanal de rdio e, no comeo do ano, lanou uma rede de televiso na internet. Batizada de Alma e Conscincia TV (ACTV), ela administrada por seu neto Ren Gasparetto, tem quatro horas dirias de programao e, em breve, deve comear a produzir telenovelas baseadas nos livros da matriarca. um projeto que comeou h um ano e meio e ainda d prejuzo, mas uma aposta nossa, diz Silvana. Mais uma frente que se abre para a famlia que, liderada por Zibia Gasparetto, construiu um imprio esprita que no para de crescer.
Fotos: Joo Castellano/ag. isto Fotos: Joo Castellano/ag. isto; ZECA WITTNER/ESTADO CONTEDO/AE Fontes: Sandra Jacqueline Stoll, Reginaldo Prandi, Revista Planeta (mar. 1991, ago. 1991, set. 1995), Revista de Histria da Biblioteca Nacional, Revista Isto Fotos: PAULO PINTO/ESTADO CONTEDO/AE Foto: ESTADO CONTEDO/AE

You might also like