You are on page 1of 2

CARTA DE IDENTIDADE DOS OBSERVATRIOS SOCIAIS

Garantir, em qualquer nvel organizacional, a associao de pessoas idneas, sem vinculao partidria ou subordinao a rgo observado. Fundamentar o alicerce institucional a partir da mais ampla diversidade representativa da sociedade civil organizada. Estimular o trabalho voluntrio no controle social e pela cidadania fiscal. Respeitar as diretrizes estabelecidas pelo Observatrio Social do Brasil, fundamentado na padronizao dos trabalhos. Primar pela sustentabilidade tica, sem vnculo com recursos de rgo fiscalizado ou de fonte inidnea. Garantir a adequao dos Estatutos Sociais ao do Observatrio Social do Brasil. Submeter-se ao Conselho de tica institudo pelo Observatrio Social do Brasil. Primar pela qualidade da aplicao dos recursos pblicos e estimular a cidadania fiscal, focado no interesse coletivo. Divulgar, pblica e periodicamente, os relatrios de atividades e prestao de contas, aprovadas pela diretoria. Manter uma postura imparcial e impessoal, focada na avaliao construtiva de processos e resultados.

Mantenedores:

Pela transparncia e qualidade na aplicao dos recursos pblicos.

Apoiadores:

OBSERVATRIO SOCIAL DO BRASIL Rua Heitor Stockler de Frana, 356 Centro Cvico 41.3307-7058 | osb@osbrasil.org.br 80030-030 CURITIBA-PR

Indignar-se importante. Atitude fundamental.


www.observatoriosocialdobrasil.org.br

O QUE UM OBSERVATRIO SOCIAL (OS)?


um espao para o exerccio da cidadania, que deve ser democrtico e apartidrio e reunir o maior nmero possvel de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gesto pblica. Cada Observatrio Social integrado por cidados brasileiros que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparncia e da qualidade na aplicao dos recursos pblicos. So empresrios, profissionais, professores, estudantes, funcionrios pblicos e outros cidados que, voluntariamente, entregam-se causa da justia social.

O QUE O OBSERVATRIO SOCIAL DO BRASIL (OSB)?


Os OS so organizados em rede, coordenada pelo Observatrio Social do Brasil, que assegura a disseminao da metodologia padronizada para atuao dos observadores, promovendo a capacitao e oferecendo o suporte tcnico aos OS, alm de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das aes locais. A Rede OSB est presente em mais de 60 cidades, em 12 Estados brasileiros.

COMO CONSTITUIR UM OS?


Identificar a demanda local

Solicitar palestra de sensibilizao, via site

Mobilizar o maior n de entidades representativas para participar da palestra

COMO FUNCIONA?
Atuando como pessoa jurdica, em forma de associao, o Observatrio Social prima pelo trabalho tcnico, fazendo uso de uma metodologia de monitoramento das compras pblicas em nvel municipal, desde a publicao do edital de licitao at o acompanhamento da entrega do produto ou servio, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos pblicos. Alm disso, o Observatrio Social atua em outras frentes, como: a educao fiscal, demonstrando a importncia social e econmica dos tributos e a necessidade do cidado acompanhar a aplicao dos recursos pblicos gerados pelos impostos. a insero da micro e pequena empresa nos processos licitatrios, contribuindo para gerao de emprego e reduo da informalidade, bem como aumentando a concorrncia e melhorando qualidade e preo nas compras pblicas. a construo de Indicadores da Gesto Pblica, com base na execuo oramentria e nos indicadores sociais do municpio, fazendo o comparativo com outras cidades de mesmo porte. E a cada 4 meses realiza a prestao de contas do seu trabalho sociedade.
Rondnia Mato Grosso Mato Grosso do Sul

Par Paraba Pernambuco Bahia

Aps a palestra, constituir uma comisso de trabalho para implementao

Paran

Rio de Janeiro So Paulo Santa Catarina

Planejar sustentabilidade financeira e institucional

Rio Grande do Sul

Aps constituio legal (com CNPJ), solicitar filiao ao OSB

RESULTADOS DA ATUAO DOS OS


So mais de 1000 voluntrios trabalhando pela causa da justia social nos Observatrios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que em 2011, com a contribuio desses voluntrios, houve uma economia de mais de R$ 100 milhes para os cofres municipais. O mais importante no so os nmeros! a nova cultura que est se formando: da participao do cidado de olho no dinheiro pblico.
Constituir equipe de trabalho e buscar capacitao junto ao OSB

Outras orientaes, modelos de documentos, manuais, capacitao e suporte tcnico sero fornecidos pelo OSB. www.observatoriosocialdobrasil.org.br

You might also like