You are on page 1of 11

O homem na cidade moderna: Walter Benjamin e uma leitura crtica dos contos de detetive de Edgar Allan Poe Fabiana

de Lacerda Vilao1

Resumen:

Proponho apresentar e comentar estudos empreendidos na pesquisa que estou realizando no mestrado, cujo objetivo fazer uma leitura crtica dos trs contos de detetive de Edgar Allan Poe The murders in the rue Morgue, The mystery of Marie Rogt e The purloined letter, luz dos comentrios sobre a obra de Poe feitos por Walter Benjamin, especialmente em Baudelaire: um lrico no auge do capitalismo. So de especial importncia seus apontamentos sobre a existncia do indivduo na cidade e o apagamento de sua individualidade na massa, sobre a evoluo dos meios de divulgao da notcia e da literatura e sobre o surgimento das histrias de detetive neste contexto. Embora referindo-se frequentemente ao conto The man of the crowd, as observaes de Benjamin tm mostrado ter conseqncias muito importantes para a leitura dos contos de detetive. Como a pesquisa ainda no est concluda, a apresentao abordar os estudos realizados at aqui e as perguntas que tem se colocado para a sua continuao.

USP-FFLCH-Letras, fabianavilaco@hotmail.com

O homem na cidade moderna: Walter Benjamin e uma leitura crtica dos contos de detetive de Edgar Allan Poe

Este texto apresenta apontamentos que fazem parte de um estudo sobre os trs contos de detetive do contista, crtico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe Murders in the rue Morgue, The mystery of Marie Rogt e The purloined letter, em ordem de publicao , luz dos comentrios sobre a obra de Poe feitos por Walter Benjamin, especialmente em Baudelaire: um lrico no auge do capitalismo. So de especial importncia seus estudos sobre a existncia do indivduo na cidade e o apagamento de sua individualidade na massa, sobre o desenvolvimento dos meios de divulgao da notcia e da literatura no sculo XIX e sobre o surgimento das histrias de detetive neste contexto. Mesmo quando se referem ao conto The man of the crowd, as observaes de Benjamin tm mostrado ter conseqncias muito importantes para a leitura dos contos de detetive.

Os trs contos de detetive de Edgar Allan Poe foram publicados entre 1841 e 1844 em peridicos norte-americanos da poca, e so considerados os mais antigos do gnero. O primeiro deles, Murders in the rue Morgue, j apresenta os elementos caractersticos deste tipo de literatura que influencia diversas produes artsticas at os dias de hoje: o crime de assassinato, o mistrio sobre a identidade do criminoso, o detetive independente Dupin, que investiga o caso margem do trabalho empreendido pela polcia , a visita ao local do crime, o levantamento e a anlise de pistas, e a soluo do mistrio sobre a autoria do crime ao final.

Talvez por ser o primeiro conto de detetive de Poe, tendo desempenhado um papel importante em sua busca de definir uma nova forma de narrativa, Murders in the rue Morgue nico dos trs que possui todos estes elementos constitutivos do gnero. Em The mystery of Marie Rogt, a soluo do mistrio no revelada ao leitor; o conto se encerra quando Dupin, depois de ter exaustivamente lido e refletido sobre o caso, afirma que j sabe quais passos seguir para finalmente resolv-lo. Isto gera uma quebra de

expectativa do leitor, mudando a relao que ele tem com o texto; por isso, certamente no foi uma escolha inocente do autor. J em The purloined letter, no qual o crime no um assassinato, mas o roubo de uma carta importante, a identidade do criminoso j conhecida desde o incio, e o mistrio restringe-se ao lugar onde este teria escondido a carta. Alm disso, a investigao aparece no conto de uma maneira muito peculiar, a posteriori, contada pelo detetive depois de ter resolvido o caso e entregue a carta polcia. Assim, a narrativa fora a ateno do leitor a se desviar do objetivo final da investigao que a soluo do mistrio para o seu processo. No basta saber onde estava a carta; a pergunta aqui como ele descobriu isso? Mais do que simples mudanas na forma, o que se observam a so verdadeiras experimentaes formais, que revelam as tentativas do autor no sentido de lidar com o contedo histrico que se apresentava diante de seus olhos. Os apontamentos que se seguem constituem um mapeamento desse contedo e o levantamento de questes importantes suscitadas no estudo de suas relaes com o material literrio estudado.

Paris, a capital do sculo XIX para Benjamin, o lugar em que se ambientam os trs contos, e em todos a ao intrinsecamente relacionada ao ambiente e sociedade da metrpole. A cidade tem especial importncia como espao das ocorrncias surpreendentes e assustadoras, da troca de informaes e da circulao de pessoas de diferentes nacionalidades e classes sociais. Peridicos do sculo XIX nos Estados Unidos referiam-se com alguma frequncia a cidades e personagens europeus, em demonstraes de uma grande valorizao da cultura daquela regio o que pode levar a crer que tal valorizao era um trao cultural comum na sociedade em que Poe viveu. Portanto, sua opo por ambientar os trs contos em Paris no parece ter sido por acaso.

Benjamin d a medida da importncia que tem a cidade no conto de detetive quando afirma que o contedo social primitivo do romance policial a supresso dos vestgios do indivduo na multido da cidade grande 1. Este dado essencial nos contos analisados, mas as circunstncias em que ele se d em cada um so diversas, revelando assim a variedade dos modos de atuao da multido, ou da massa, na realidade da metrpole.

Em Murders in the rue Morgue, a identificao do assassino dificultada pelo fato de a cidade ser freqentada por uma grande quantidade de pessoas de origens diferentes: pessoas das mais diversas nacionalidades circulavam ento em Paris, que j tinha um dos portos mais importantes da Europa na poca, por onde se movimentavam mercadorias de e para diferentes partes do mundo inclusive a Amrica. Ao investigar sobre uma das vozes ouvidas na cena do crime na fatdica noite, o que seria um passo que poderia contribuir para a investigao da autoria do assassinato, cada testemunha acaba atribuindo voz um sotaque de uma nacionalidade diferente. A divergncia entre os depoimentos e a plausibilidade de cada um deles se torna um obstculo identificao do sotaque pela polcia. Asiticos e africanos, diz Dupin, no existiam em Paris em grande nmero; em contrapartida, circulava na cidade uma enorme quantidade de pessoas oriundas das principais localidades europias: alemes, ingleses, espanhis, italianos, russos. Todos esses sotaques chegaram a ser atribudos misteriosa voz. E foi justamente esta grande divergncia de suposies que levou Dupin a suspeitar que talvez ela nem sequer fosse uma voz humana.

Em The mystery of Marie Rogt, a multido desempenha um papel decisivo por sua interao com o espao urbano. Os suspeitos pelo assassinato da perfumery-girl so vrios, bem como as possibilidades de motivao do crime. Neste conto, durante a investigao sobre o local do crime, os espaos aparecem como refgio para os diversos grupos de pessoas que circulam na cidade e em seus arredores, e este dado se constitui em um elemento importante da investigao. Na cidade moderna, como ela aparece no conto, encontrar um lugar recluso praticamente impossvel. Dupin diz que mesmo o amante da natureza est preso poeira e ao calor da cidade, pois, ao ir encontrar-se com o verde em algum dos recantos mais distantes dos grandes centros, nos bosques que os rodeiam, este indivduo certamente vai se deparar com bandidos evidncia do aumento da criminalidade no perodo. Quanto mais densa a mata, mais os bandidos ali se amontoam, transformando assim esses recantos em templos mais profanados2 expresso utilizada por Dupin que revela resqucios de uma viso romntica da natureza, como algo originariamente puro e sagrado, que acaba denegrido pela crueza do que h de abjeto na

sociedade moderna. Assim, a metrpole poluda, contraditoriamente, constitui-se no refgio deste indivduo que ama a natureza, pois sua poluio de tipo menos inconveniente, imprprio, absurdo e, consequentemente, menos odioso do que o perigo escondido na mata.

No fim de semana, estas reas mais distantes so procuradas pelos criminosos ainda mais do que durante a semana. No por amor ao contato com o ambiente natural, com as rvores e o rio, pois de fato odeiam isso tudo; mas porque essas reas se constituem em uma alternativa de fuga dos limites e das convenes da sociedade. Ali, eles procuram uma liberdade licenciosa que no encontram dentro dos limites da cidade, que lhes permita aproveitar a companhia de seus semelhantes e sua escandalosa alegria forjada filha da libertinagem e do rum.

No conto, estas circunstncias servem de impedimento, segundo o argumento de Dupin, para a hiptese de os objetos de Marie encontrados no suposto local do crime terem estado l desde o seu desaparecimento, por quase um ms, at o dia em que foram encontrados. Para ele, mais provvel que o assassinato no tenha acontecido no mesmo dia do seu sumio, ou ainda que os objetos tenham sido deixados l a posteriori, para ludibriar a investigao.

Em The purloined letter, no se pode dizer que a massa como tal tenha uma participao ativa, diferente do que acontece nos outros dois contos. No h apagamento da identidade do criminoso em nenhum momento; pelo contrrio, o chefe de polcia j sabe quem roubou a carta, e j informa Dupin a respeito logo de incio. At se pode afirmar que o homem que dispara uma arma no meio da rua contratado por Dupin, no dia em que ele vai buscar a carta no escritrio de D. e substitu-la pela carta falsa tem a identidade escondida na multido; no se sabe quem ele , e muito menos se suspeita a servio de quem ele est. Mas ele no um criminoso. Neste conto, a polcia que age de maneira semelhante ao que Benjamin descreve como a massa tal como ela aparece em Poe este ponto discutido adiante. A prpria investigao que se d em The purloined letter tem objetivo

completamente diverso dos outros dois contos: neles, o detetive busca identificar o criminoso, que um assassino; aqui, como o criminoso desde o incio conhecido, o mistrio onde est o objeto roubado. Isso parece apontar de fato para uma especificidade deste conto, o que inescapavelmente deve ter um impacto no tipo de tratamento dado ao seu contedo social.

Poe enxerga as massas de maneira uniformizante. Esta proposio de Benjamin tem consequncias muito relevantes para a leitura do conto The purloined letter, o ltimo conto de detetive escrito por Poe, especialmente para uma problematizao do papel que desempenha no conto o chefe de polcia chamado apenas de G. Este personagem aparece nos trs contos, mas, nos dois primeiros, so poucas as referncias que se fazem a ele ou polcia em geral. Mesmo assim, j possvel perceber uma crtica sua forma de atuao em diversos comentrios de Dupin, enquanto estuda os casos. Mas no ltimo dos contos com o detetive que se encontra a maior discusso a respeito da conduta e dos mtodos do chefe da polcia parisiense.

Dupin critica o trabalho de G., cujos procedimentos no parecem dar conta da realidade bem sua frente, j que traz para o detetive um caso que no tem conseguido resolver por si s. Sua tcnica a regra sendo o mtodo do chefe de polcia, o mtodo da prpria polcia como instituio. Ele age de maneira reflexa, como se seus mtodos pudessem ser aplicados a todos os crimes, independente de quem seja o criminoso e de quais sejam as demais circunstncias do caso. Portanto, G. e sua equipe agem como autmatos, como os operrios que aprendem a coordenar seu prprio movimento ao movimento uniforme, constante, de um autnomo3, revelando a natureza absurda da uniformidade com que Poe pretende estigmatizar a multido. Uniformidade da indumentria, do comportamento e, no menos importante, a uniformidade dos gestos4. Benjamin fala neste trecho dos transeuntes em The man of the crowd; contudo, uma automao dos gestos da mesma natureza que se observa na aplicao de certo mtodo de investigao pela polcia. Isto especialmente interessante porque, como dito anteriormente, a massa como tal no desempenha de fato um papel em The purloined letter: o enredo conta os relatos e aes

de G. e sua equipe, de Dupin, do narrador e do ministro D. Onde est a multido nessa lista? Refletindo sobre a observao feita por Benjamin, possvel afirmar que os policiais, inclusive considerando sua posio social dentro deste grupo de personagens atuantes no enredo, so representantes da massa neste conto, at no sentido de serem alienados do mtodo e do prprio objeto que procuram a carta, que ser restituda verdadeira dona, mediante o devido pagamento. De fato, os policiais so os nicos trabalhadores aqui: Dupin e seu amigo passam seus dias dentro da biblioteca, refletindo sobre casos passados e fumando seu aristocrtico meerschaum, no realizando nenhum tipo de trabalho formal; uma nobre a dona da carta; e tambm um nobre o homem que a rouba. E este, conforme Dupin conta no seu relato do resgate da carta, o homem mais esforado do mundo mas apenas quando ningum est olhando.

A crtica que se faz, portanto, ao mtodo de trabalho alienado, automatizado e irrefletido realizado pela polcia, que representa a massa neste conto. Como uma mquina em uma fbrica, este mtodo impe o ritmo do trabalho de quem faz uso dele. Nesta linha, com seu detetive Dupin, Poe prope que um novo mtodo de trabalho necessrio, que exige o uso da inteligncia crtica e ativa e da intuio portanto, um envolvimento com o processo de trabalho de natureza totalmente diversa. E Dupin, como o heri que entrega a soluo do mistrio para a sociedade e restabelece a ordem, encarna este mtodo. isso que permite que Benjamin afirme que a literatura policial, conforme desenvolvida por Poe, ainda no glorifica o criminoso, mas sim os seus adversrios e, sobretudo, o terreno onde se desenrola a caada5, sendo este a prpria cidade.

Todos esses comentrios de Dupin sobre a investigao de G. e a sua prpria constituem-se essencialmente em comentrios de Poe sobre o mtodo do conto policial. Ele ensina os passos a ser seguidos para a construo de um conto que atenda a tudo o que ele postula ser essencial a este gnero brevidade, totalidade, unidade de efeito , fazendo uso de todos esses recursos para falar de certo aspecto da sociedade que ainda no tinha recebido tratamento literrio semelhante. Isso tudo tambm, consequentemente, um anncio de uma maneira de entender o mundo e o prprio papel do escritor neste mundo. Como

indivduo inserido e precisando sobreviver dentro do sistema, ele vivia na prpria pele a necessidade de dinheiro, e a mercadorizao da literatura era uma exigncia essencial que lhe garantiria a renda necessria para seu sustento. Para isso, seria conveniente desenvolver uma tcnica de escrita que resultasse em produes que tivessem valor comercial, por ser atraentes e envolventes. No se pode esquecer que uma das principais caractersticas do conto policial seu potencial de prender a ateno do leitor e, assim, atrair leitores para os peridicos em que se publicavam.

A partir desse dado, possvel supor que a estigmatizao da massa apontada por Benjamin como caracterstica da escrita de Poe uma referncia prpria alienao prpria do trabalho nas fbricas, mas tambm do prprio trabalho do escritor, que precisa produzir um certo nmero de textos em um prazo determinado pelo editor do peridico para o qual escreve, procedimento tambm em certa medida realizado de maneira repetitiva e mecanizada. Este procedimento era bastante conhecido por Poe.

A este propsito, interessante comentar o que Benjamin fala sobre o estgio de desenvolvimento da indstria cultural literria por volta de 1830. Neste perodo, na Frana, a literatura tinha espao garantido nos peridicos. Estes s podiam ser adquiridos por assinantes, cujo nmero vinha aumentando muito devido reduo no preo das assinaturas e publicao de literatura, estratgias empregadas com o objetivo de atrair mais leitores. Nos Estados Unidos, tambm se disseminava o hbito de leitura dos peridicos. A literatura tambm j era parte integrante dos peridicos norte-americanos de ento. Grande parte da obra de Poe foi publicada em revistas da poca. Foi neste contexto que se deu o surgimento de gneros literrios que se ocupavam dos elementos inquietadores e ameaadores da vida urbana: na Frana, a literatura panormica; nos Estados Unidos, o conto policial. Segundo Benjamin, este o tipo de literatura ao qual pouco lhe importa a determinao de tipos; ocupa-se, antes, com as funes prprias da massa na cidade grande circunstncia que se buscou demonstrar nos comentrios sobre os contos feitos at aqui , em um momento em que a massa desponta como o asilo que protege o anti-social contra os seus perseguidores6.

A notcia em si ocupava pouco espao no jornal, mas era devida a ela a variao diria na diagramao e no contedo do jornal. Fofocas, curiosidades e acontecimentos da cidade eram temas freqentes. A intrnseca relao entre a mdia escrita e a origem dos contos de detetive aparece em dois dos contos estudados, em que os jornais so motores do prprio enredo.

Em The mystery of Marie Rogt, as notcias de jornal desempenham papel central na narrativa. Para Benjamin, esse conto , ao mesmo tempo, o prottipo do aproveitamento de informaes jornalsticas no desvendamento de crimes. Aqui, o detetive de Poe, o cavalheiro Dupin, no trabalha com base nas aparncias, nas observaes pessoais, mas sim nas reportagens da imprensa diria. A anlise crtica das reportagens fornece os alicerces da narrativa7. Dupin desenvolve toda a sua investigao com base na leitura dos jornais que se publicaram sobre o caso. Ele analisa os textos, as evidncias, as hipteses de alguns peridicos, e constri as suas prprias com base em sua observao deste material. O detetive sequer visita o suposto local do crime.

O jornal Le Commerciel, uma das primeiras fontes de informao sobre o crime para Dupin, publica que dificilmente Marie teria andado por muito tempo sem ser vista por algum conhecido. No entanto, Dupin relativiza esta hiptese, descrevendo-a como a hiptese de um homem que circula sempre entre os mesmos meios, encontrando-se e relacionando-se sempre com as mesmas pessoas, de interesses e rotinas semelhantes. Ora, esta crtica ao editor do jornal semelhante que ele faz ao mtodo de trabalho da polcia francesa, que tambm toma como verdade absoluta determinada forma de entender o mundo, sem considerar o problema tratado em suas nuances especficas. justamente a possibilidade de caminhar na cidade como um ser annimo que teria possibilitado o desaparecimento de Marie; para Benjamin, esta a mesma raiz do poema A uma passante, de Baudelaire: s a impossibilidade de identificao da mulher em meio turba permite a sua passagem efmera e to marcante.

Em Murders in the rue Morgue, o jornal a primeira fonte de informao sobre o crime para Dupin e seu amigo. por meio de uma edio vespertina da Gazette des Tribunaux um importante jornal francs da poca que eles ficam sabendo do ocorrido. No dia seguinte, eles tomam conhecimento, tambm pelo jornal, dos depoimentos tomados pela polcia. E o contato com o peridico tem ainda maior relevncia para o desenvolvimento da narrativa pelo fato de que foi a partir das informaes lidas que o detetive desenvolveu sua hiptese: era justamente onde o crime mais assustava por seu horror, e paralisava as mentes sensibilizadas, que residia a chave para sua soluo. S com essa hiptese em mente o detetive e seu amigo vo visitar a cena do crime, onde Dupin confirma algumas suspeitas e de onde j sai com a concluso de que as vtimas foram assassinadas por um orangotango. Logo em seguida, decidido a encontrar o dono do animal, Dupin faz publicar um anncio no Le Monde, na poca um jornal que era bastante lido por marinheiros. Portanto, tambm um jornal que permite a resoluo do caso.

A relao estabelecida por Benjamin entre o flneur e o detetive tambm ilumina importantes circunstncias que esto na origem do conto de detetive. Para ele, o flneur se torna um detetive medida que observa a cidade e os mal-feitores procedimento que lhe socialmente interessante, pois assim justifica sua ociosidade. O detetive encontra sua condio de existncia quando cada um tem em si tambm um pouco de conspirador. Antes disso, este personagem no poderia sequer ser imaginado. Assim, o detetive v abrirem-se sua auto-estima vastos domnios8, como diz Benjamin. A cena inicial de The purloined letter retrata um momento de cio quase sem comparao em qualquer um dos contos. Dentro da biblioteca, Dupin e seu amigo fumam, em silncio, confortavelmente instalados na escurido da biblioteca. Em silncio e indolentemente tambm ele ouve G, fazendo apenas alguns comentrios no incio de sua narrao dos fatos, chegando a cochilar algumas vezes durante a fala do chefe de polcia. Mas tal indolncia, como diz Benjamin, apenas aparente, pois em momento algum Dupin desvia sua ateno do que essencial no relato do chefe de polcia. De certa forma, sua indolncia de fato se justifica neste ato, pois os excessos narrativos de G. em nada contribuiriam para o raciocnio do detetive e para sua compreenso da situao que lhe apresentada.

Como gnero essencialmente da modernidade, o conto de detetive surge e se desenvolve ao longo da histria da literatura ligado cidade de maneira inescapvel. Como os apontamentos apresentados neste artigo procuraram demonstrar, s a urbanidade tal como se deu ofereceu as condies de existncia do detetive, personagem que sedimenta o conhecimento de que a realidade complexa diante de seus olhos apresenta um desafio para sua figurabilidade; desafio que esta nova forma surgiu como uma tentativa de abarcar.

BENJAMIN, Walter. Paris do Segundo Imprio (1938) trad. Jos Carlos Martins Barbosa, In: Charles

Baudelaire: um lrico no auge do capitalismo. Obras Escolhidas vol. III, Brasiliense, So Paulo, 2000, p. 41.
2

POE, Edgar Allan. The mystery of Marie Roget In: Selected Works. Gramercy Books, New York, 1985,

p. 335. A expresso usada em ingls the temples most desecrate. A expresso em portugus usada neste artigo encontrada em: POE, Edgar Allan. Fico completa e ensaios, trad. Oscar Mendes e Milton Amado, Rio de Janeiro, Nova Aguilar, 1997, p. 120.
3 4 5 6 7 8

BENJAMIN, op. cit., p. 125. Benjamin cita aqui um trecho de O capital, de Karl Marx. BENJAMIN, op. cit., p. 125. BENJAMIN, op. cit., p. 39. BENJAMIN, op. cit., p. 38. BENJAMIN, op. cit., p. 41. BENJAMIN, op. cit., p. 38.

You might also like