You are on page 1of 28

CROMOTERAPIA

Cromoterapia uma prtica de tratamento teraputico natural, que utiliza cores para corrigir disfunes nos corpos fsico, energtico e mental. Alm de equilibrar o corpo energtico em carter preventivo, pode tambm despertar e desenvolver capacidades potenciais.

Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizaes, como no Egito Antigo, ndia, Grcia, China onde suas aplicaes teraputicas foram comprovadas por experimentaes constantes e verificaes de resultados.

Embora tendo suas razes no passado, a Cromoterapia, como outras tantas cincias da atualidade, ressurgiu em nossos tempos, estimulada pela evoluo da tecnologia e da cincia. Foi um cientista indiano, D.P.Ghadiali, que descobriu os princpios cientficos que explicam o por que e como os diferentes raios coloridos tem efeitos teraputicos em nosso organismo.

Segundo D.P.Ghadiali, cada rgo ou sistema tem uma cor que estimula e outra cor que inibe seu funcionamento. Desta forma, conhecendo o efeito de cada cor sobre cada rgo, pode-se aplicar a cor correta, restabelecendo ento, o equilbrio no mesmo. O desequilbrio dessas energias causa as doenas. O objetivo da terapia pelas cores restabelecer este equilbrio das energias da cor dentro do organismo.

Diferena entre luz e cor


Luz uma energia vibratria, ondulatria e radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnticas. A luz branca a mistura de todas as cores.
Isaac Newton, fsico e matemtico ingls, verificou que um raio de luz branca ao atravessar um prisma de vidro, se decompe em vrios (sete) feixes coloridos (violeta, ndigo, azul, verde, laranja, amarelo e vermelho), que ele denominou de: espectro de luz.

O sol a fonte maior de irradiao de energia para a Terra. Sua luz, a olho nu, apresenta-se na colorao branca transparente. Todavia, colocando-se um cristal prismtico diante de um feixe dessa luz, obtm-se o desdobramento das cores nele contidas, e que so visveis vista humana.

Essas cores vo desde o vermelho, passando pelo alaranjado, o amarelo, verde, azul, ndico e terminando no violeta. Desse espectro, a radiao mais fraca a vermelha e a mais forte a violeta. Isso significa que na atmosfera terrestre esto todas essas diferentes irradiaes, apresentando-se, porm, aos nossos olhos, como se um s espectro de luz fosse. Entretanto, nossa mente tem o poder de separ-las, tal qual o cristal prismtico, e utiliz-las.

Andr Luiz, Nosso Lar, captulo 3, pgina 27, psicografado por Francisco C. Xavier.

Estamos nas esferas espirituais vizinhas da Terra, e o Sol que nos ilumina, neste momento, o mesmo que nos vivificava o corpo fsico. Aqui, entretanto, nossa percepo visual muito mais rica. A estrela que o Senhor acendeu para os nossos trabalhos terrestres mais preciosa e bela do que a supomos quando no crculo carnal. Nosso Sol a divina matriz da vida, e a claridade que irradia provm do autor da Criao..

Agradeamos ao Senhor dos Mundos a bno do Sol ! Na natureza fsica a mais alta imagem de Deus que conhecemos. Temo-lo nas mais variadas combinaes, segundo a substncia das esferas que habitamos, dentro do sistema. Ele est em "Nosso Lar", de acordo com os elementos bsicos de vida, e permanece na Terra segundo as qualidades magnticas da Crosta. E visto em Jpiter de maneira diferente. Ilumina Vnus com outra modalidade de luz. Aparece em Saturno noutra roupagem brilhante. Entretanto, sempre o mesmo, sempre a radiosa sede de nossas energias vitais !

Andr Luiz, Os Mensageiros, captulo 33, pgina 176, psicografado por Francisco Cndido Xavier.

Cores so as diferentes frequncias vibratrias da luz visvel. Sendo que a cor de maior frequncia vibratria (mais rpida) do espectro visvel o violeta e a de menor o vermelho. Os chamados raios ultravioletas so os de frequncia vibratria acima do violeta, e os infravermelhos so os de frequncia abaixo do vermelho. Eles no so captados pela viso humana.

Cada cor tem uma vibrao caracterstica, ou uma freqncia, sendo que as de vibrao mais rpida so as chamadas frias (violeta, ndigo e azul) e tem efeitos calmante, coagulante e cicatrizante. As cores de vibrao mais lentas (vermelho, laranja e amarelo) so as quentes e tem efeitos estimulante, fortificante e liquidificante. A cor verde equilibrante.

O Corpo Fsico e a Harmonia das Cores As clulas do corpo humano so


sensveis s cores. Embora isso no seja percebido pelos nossos sentidos fsicos, as clulas se vivificam ou se degeneram de acordo com a colorao, ou frequncia da energia que as atinge. E, por consequncia, todo o organismo. As cores, ou energias diferenciadas, atuam diretamente no mago das clulas. Para recolh-las os corpos Fsico, Astral e Mental, possuem centros captadores, que chamamos de Chacras ou centros de fora.

Cada um dos sete chacras principais tem seu movimento natural adequando a uma tonalidade. Nos momentos de atividade equilibrada so essas cores respectivas, cada uma por sua vez, que predomina em cada um deles.

Coronrio Violeta
Frontal ndigo Larngeo azul Cardaco Verde Gstrico amarelo Esplnico Laranja Bsico - Vermelho

As cores predominantes na vida de uma pessoa indicam quais os tipos de energia com os quais ela mais se sintoniza, em razo de seu campo psquico. Da vermos as pessoas propensas ao negativismo e depresso sempre trajando roupas escuras, como tambm procurando lugares obscuros, para neles ficar longo tempo.

Na cor Branca esto sintetizadas todas as vibraes das demais cores, com exceo da cor preta. Por isso a cor branca a excelncia de todas elas, pois contm, em mescla, um pouco de cada uma das demais. E a cor vivificadora. Na cor Preta ocorre o oposto. Anulam-se todas as vibraes das cores individualizadas. Em razo disso, torna-se a cor preta uma vibrao deprimente, entristecedora. Altamente negativa.

Assim, as cores no so apenas para diversificar e enfeitar a paisagem. So fortes fatores de ao psicolgica, e suas radiaes para mais intensas, ou para menos, influenciam construtiva ou destrutivamente.

A Aura
Segundo Andr Luiz, (Mecanismo da Mediunidade), a aura de cada criatura permanece tecido de correntes atmicas sutis de pensamentos que lhes so prprios ou habituais dentro de normas que correspondem lei dos quanta de energia e aos princpios da mecnica ondulatria, que lhes imprimem freqncia e cor peculiares. Essas foras, em constantes movimentos sincrnicos ou estado de agitao pelos impulsos da vontade, estabelecem para cada pessoa uma onda mental prpria.

A aura revela os diversos estados da conscincia, mostrando ainda, as condies de sade, estado de esprito e carter das pessoas. Atravs da aura somos vistos e avaliados pela espiritualidade superior, que conhece nossas necessidades, podendo nos ajudar, principalmente com o concurso da fluidoterapia.

Aura - espermatozoide

Aura de uma mo e de um dedo

As diferentes auras encontram-se, cruzam-se, misturam-se sem contudo se confundirem e se harmonizam ou se repelem, pela particularidade dos seus fluidos, causando impresso agradvel ou desagradvel. Se repelem

Ou

Se harmonizam
A Aura no o Esprito ou o Perisprito. apenas uma emanao do perisprito, com impregnaes morais do Esprito e orgnicas do corpo.

Aura Cores e significados

nuvens espessas de cor escura O DIO; cinzento tendendo para o escuro O EGOSMO; raios vermelhos em um fundo bem negro A CLERA; vermelho sanguneo SENSUALIDADE EXCESSIVA; vermelho ferrugem AVAREZA; verde escuro MENTIRA, HIPOCRISIA; alaranjado sujo ORGULHO E AMBIO; infravermelho AMBIO; nevoeiro escuro com estrias esmaecidas TEMOR E MEDO; ultravioleta PRESENA DE CAPACIDADES PSQUICAS; verde esmeralda TOTAL ALTRUSMO; azul ndigo luminoso IDEAL NOBRE; amarelo para dourado ESPIRITUALIDADE, etc...

Concluso
O objetivo prioritrio do Centro Esprita ensinar Espiritismo, que pauta to somente a moralizao do indivduo. As prticas so desprovidas de aparatos exteriores. No entanto, podemos nos valer tambm dos conhecimentos humanos para a pratica do Espiritismo. Cromoterapia est fora das atividades do Centro Esprita, mas poder ser abordada sim como conhecimento humano.

Podemos considerar a Cromoterapia como Espiritualista, e no espirita. Sabemos que toda cura do lado espiritual ela atua primeiro no corpo perispiritual para depois se irradiado para o corpo fsico, atravs do duplo eterico. Do lado espiritual comumente empregada a vibrao das cores em diversos tratamentos realizados no perspirito de companheiros necessitados, mas isso sob a superviso de elevados irmos que j dominam a tcnica e que possuem a experincia comprovada.

You might also like