You are on page 1of 9

Analisar as aparies de Protgoras nos dilogos Teeteto e Protgoras

Robson Gabioneta1

Resumo: Pretendemos neste trabalho investigar como a figura de Protgoras surge no interior de dois dilogos de Plato, a saber, Teeteto e Protgoras. Pensamos haver diferenas significativas que nos impedem de dizer que os dois personagens so o mesmo, ainda que possamos identificar algumas semelhanas. Assim, julgamos pertinente analisar esses dois dilogos, procurando identificar os momentos dramticos nos quais Protgoras, e, a partir disso, discutir de maneira mais pormenorizada as semelhanas e dessemelhanas entre eles. Palavras-chave: Protgoras. Teeteto. Sofista. Personagem. Abstract: We intend to investigate how the figure of Protagoras appears within two dialogues of Plato, namely, Theaetetus and Protagoras. We believe there are significant differences that prevent us from saying that the two characters are the same, yet we can identify some similarities. Thus, we deem appropriate to analyze these two dialogues, trying to identify the dramatic moments in which Protagoras, and, as appropriate, to discuss in more detail the similarities and dissimilarities between them. Keywords: Protagoras. Theaetetus. Sophist. Character.

***

Introduo

Desde o sec. IV a.C. quando Plato estabeleceu os contornos da filosofia, at o sec. XIX, com Hegel, os sofistas foram excludos da tradio filosfica2. Esse fato, segundo Vaz Pinto, ocorreu graas s crticas que Plato e Aristteles fizeram a eles. Todavia, no caso de Plato, em especial, acreditamos que o destaque dado pela interpretao tradicional a alguns trechos onde os sofistas aparecem desvalorizados, nos impede de perceber sutilezas da filosofia platnica3. verdade que Plato critica os sofistas em alguns momentos, porm h outros nos quais ele os eleva. Por isso, pensamos que preciso entender melhor os vrios momentos em que a figura do sofista
Aluno do sexto ano de graduao em Filosofia na Unicamp. Orientador Prof. Dr. Hector Benoit. E-mail: robsongabioneta@yahoo.com.br. 2 VAZ PINTO, 2005, p. 17 e seg.. 3 BENOIT, 2004, livro III. p. 34 e seg..
1

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

44

aparece no interior dos dilogos. Assim, propomos neste trabalho investigar e discutir como o personagem Protgoras aparece no interior do dilogo que leva o seu nome e do dilogo Teeteto.

Desenvolvimento No Teeteto4, Scrates identifica a teoria do homem como medida de todas as coisas de Protgoras com a definio de cincia como sensao de Teeteto. Scrates tambem v semelhanas entre essas teorias e as de Herclico, Empedocles, Epicarmo e Homero. Aqui, Scrates compara-se as parteiras e faz uma espcie de casamento entre essas diversas teorias. Do mesmo modo que as parteiras julgam saber como formar casais e com isso promover unies acertadas5, Scrates aproxima todas essas teorias que, em essncia, diriam a mesma coisa6. Unificadas em Teeteto, Scrates vai investiglas, ora analisando se seria possvel uma cincia idntica sensao, ora mostrando os limites desta teoria. Na defesa da teoria imobilista, Scrates diz: que o movimento a causa de tudo o que devm e parece existir, e o repouso a do no-ser e da destruio.(153a3) Um exemplo disso, continua Scrates, a constituio do corpo, com o repouso ele se deteriora, mas com a ginstica conserva-se7. Ainda defedendo essa tese, um pouco mais adiante Scrates distingue os elementos da sensao:
Desse modo, se tornar evidente que o branco e o preto e as demais cores resultam do encontro dos olhos com o movimento particular de cada uma e que a cor designada por ns como existente no nem o que atinge o sentiente nem o que atingido, porm algo intermedirio e peculiar a cada indivduo. (154a.)

Disso resulta, indica Scrates, que os objetos de que temos sensaes alteramse, pois, se no fosse assim, as sensaes seriam sempre as mesmas. Mas, continua ele, no s os objetos das sensaes que no se mantm, tambm aqueles que sentem, ou o sentiente muda constantemente. Logo, diz Scrates (...) o agente e o paciente geraram a doura e a sensao, ambas em estado de movimento (...) (159d1).
4 5

Estamos usando as tradues do prof. Carlos Alberto Nunes. Teeteto 149e a 151d. 6 Teeteto 152e2. 7 Teeteto 153c1.

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

45

Feita a defesa da teoria de Protgoras, Scrates comea a mostrar seus limites. Umas dessas crticas diz respeito distino entre o sono e a viglia. Nos dois momentos temos sensaes e em ambos achamos que essas sensaes so verdadeiras. Se no possivel distinguir uma da outra, no possvel identificar conhecimento sensao.8 Scrates continua criticando essa teoria dizendo que se minha sensao verdadeira para mim, eu nunca errarei, porm, como explicar que conhecimento no as sensaes que tenho? Disso decorre que, sendo eu o nico juiz para minhas prprias impresses, ningum, alm de mim mesmo, possui autoridade sobre elas, logo, todas as sensaes que tenho so verdadeiras. Alm disso, continua ele:
De que jeito, amigo, Protgoras ter sido sbio, a ponto de passar por digno de ensinar os outros e de receber salrios astronmicos, e por que razo teremos ns de ser ignorantes e de frequentar suas aulas, se cada um for a medida de sua prpria sabedoria? (161e).

Com isso, Scrates quer mostrar que se a teoria de Protgoras for verdadeira ele no poder ensin-la para ningum, uma vez que cada um sbio naquilo que sente. Na sequncia do dilogo, Scrates diz que preciso defender Protgoras. Como nem Teeteto, nem Teodoro fazem isso, Scrates prope defend-lo. Desse modo, Scrates fala como se fosse Protgoras e justifica sua teoria diante das crticas feitas anteriormente por ele mesmo. A primeira crtica deste Protgoras forjado por Scrates, diz repeito ao dialogante de Scrates, Teeteto. Este no conseguiu sustentar a teoria da cincia como sensao, pois ainda jovem9. Este Protgoras continua dizendo que ningum identificaria a memria atual com a impresso passada, mas ao contrrio, todos concordam que ambas so distintas, logo, no se pode dizer que saber e no saber seja a mesma coisa10. Quanto ao sbio, continua o suposto Protgoras:
Quanto sabedoria e ao sbio, eu dou o nome de sbio ao indivduo capaz de mudar o aspecto das coisas, fazendo ser e parecer bom para esta ou aquela pessoa o que era ou lhe parecia mau (166d5 -9).

Ele continua dizendo que no se trata do indivduo doente ser ignorante quando comparado com o que tem sade por ter uma opinio diferente da dele, mas o que deve ser feito modificar a condio do primeiro, pois a outra lhe superior em tudo
8 9

Teeteto 158d. Teeteto 166a. 10 Teeteto 166b.

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

46

(167a1). Essa justamente a funo da educao, diz este Protgoras inventado por Scrates, pois a ela cabe o papel de passar os homens de um estado pior para melhor. Passando para o universo poltico, continua Protgoras:
De fato, tudo o que parece belo e justo para cada cidade, continua sendo para ela isso mesmo enquanto assim pensar; porm o sbio faz ser e parecer benfico o que at ento lhes era pernicioso (167c3-5).

Dessa forma, justifica o suposto Protgoras, o sofista capaz de educar seus discpulos desse modo sbio e merece ser muito bem pago por eles, depois de terminado o curso (167c9). Por fim, Protgoras distingue a discusso da investigao dialtica:
No primeiro caso, o disputador diverte-se com o adversrio e procura logr-lo o mais possvel; no outro, o dialtico procede com seriedade e esfora-se por levantar o adversrio, com mostrar-lhe apenas os erros em que ele incorrera, ou fosse por conta prpria ou por m orientao de outros diretores (161e).

V-se aqui que Protgoras pede a Scrates que no discuta suas posies, mas que faa uma anlise dialtica das mesmas. Feita a descrio de como aparece o Protgoras no Teeteto, vejamos como ele aparece no dilogo de Plato que leva o seu nome. No dilogo Protgoras, a aproximao de Scrates com o personagem homnimo ao ttulo do dilogo se d por intermdio de Hipcrates. Hipcrates vai casa de Scrates e pedi-lhe para lev-lo at Protgoras11. Aps fazer algumas advertncias, Scrates atende ao pedido de Hipcrates. Num primeiro momento, Protgoras diz que Hipcrates voltar para casa melhor depois de ter lies com ele.12 Scrates intervem e pergunta para Protgoras em que ele deixaria o jovem melhor. O sofista responde assim:
Essa disciplina a prudncia nas suas relaes familiares, que o por em condies de administrar do melhor modo sua prpria casa e, nos negcios da cidade, o deixar mais do que apto para dirigi-los e para discorrer sobre eles (319a).

Scrates, todavia, aps identificar essa disciplina com o ensino da arte poltica, diz que ela no pode ser ensinada. Os motivos apresentados por Scrates so: em

11 12

Protgoras 310c. Protgoras 318b.

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

47

relao administrao da cidade, qualquer pessoa pode opinar e, alm disso, os homens dotados desta arte no conseguem transmit-la aos seus filhos e tambm no confiam a nenhum professor essa incumbncia.13 Protgoras, em 320c5, para responder a Scrates pergunta como ele prefere que seja demonstrada que a virtude pode ser ensinada, se por meio de um mito ou de uma dissertao. Scrates, na condio de narrador, diz que quase todos os presentes deixaram a escolha para Protgoras que, inicialmente, usou o mito e, posteriormente, a dissertao. Assim, de 320c6 a 322d6, Protgoras apresenta o mito de Prometeu. Nesse mito, aps a distribuio das caractersticas de todos os mortais feitas por Epimeteu e Prometeu, Zeus pede a Hermes para levar aos homens o pudor e a justia, pois eram essas as qualidades que lhes faltavam para viverem em sociedade. Protgoras diz que essas virtudes foram dadas por Zeus a todos e no para algum em especial. Tendo proferido o mito, Protgoras diz o seguinte:
Penso haver demonstrado que eles tm razo em aceitar a opinio de qualquer pessoa, a respeito desta virtude, por acreditarem que todos dela participam; agora, que apesar disso no a consideram um dom natural, ou efeito do acaso, porm, algo que pode ser adquirido pelo estudo e aplicao, por quantos chegam a alcan-lo, o que procurarei demonstrar (323c).

Na demonstrao seguinte, Protgoras diz que ningum repreende, cartiga ou procura corrigir quem possui algum defeito natural, porm o contrrio ocorre com a virtude, uma vez que para possu-la preciso o esforo da parte do candidato. Alm disso, continua ele, para que a cidade possa existir necessrio que as pessoas possuam justia, temperana, santidade, que numa s palavra eu designaria como virtude (325a2). Por isso, diz Protgoras, as crianas devem ser ensinadas a serem virtuosas, caso isso no ocorra como fazemos com as rvores inclinadas e contorcidas, so endireitados por meios de ameaas e de processos violentos (325d7). Depois disso, continua o sofista, as crianas devem ser encaminhadas para a escola. L devem ler as obras de bons poetas, que eles so obrigados a decorar, prenhes de preceitos morais, com muitas narraes em louvor e glria dos homens ilustres do passado (326a1). Tambm devem ter aulas de msica e ginstica, a primeira para que a alma delas se
13

Protgoras 320a.

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

48

aproprie dos ritmos e harmonias, j a segunda necessria para fazer o corpo ter condies de servir a uma alma virtuosa. Por fim, conclui Protgoras quando saem da escola, a cidade, por sua vez, os obriga a aprender leis e a tom-las como paradigma de conduta (326d1). Na sequncia do dilogo, Protgoras vai apresentar o porqu de haver filhos degenerados de pais virtuosos. Para tanto, ele compara uma cidade onde todos precisam tocar flauta com a cidade real, que necessita que todos saibam as leis e sejam justos. Nessa cidade imaginria, o menino que leva jeito com a flauta, no importando se seu pai seja bom ou mau flautista, pode ter lies com os melhores flautistas da cidade. Desse modo, a excelncia em tocar flauta continuaria a ser cultivada pela cidade. Mesmo o mais medocre dos flautistas seria melhor do que aquele que nada sabe sobre este instrumento. Isso semelhante nossa cidade, continua Protgoras
O indivduo que se te afigure o mais injusto de quantos se criaram no convvio de homens submetidos lei, justo e conhecedor dessa matria, quando comparado com pessoas que no tiveram nem educao, nem tribunais, nem leis (...) (327c9 e seg.).

Todavia, diz Protgoras, um professor de virtude no fcil de encontrar, logo, se acharmos um, mesmo que esse ensino resulte em uma pequena melhora, devemos nos alegrar. Ele conclui dizendo:
Tenho-me na conta de um desses, superior aos demais homens no conhecimento daquilo que os pode deixar melhores e mais honestos, e me julgo, sem dvida, merecedor de receber o pagamento estipulado, seno maior ainda, conforme os prprios alunos o declaram. Por isso, estabeleci a seguinte modalidade de pagamento: depois de haver algum tomado lies comigo, se estiver satisfeito, paga-me a quantia combinada; caso contrrio, entre num templo e ali declare sob juramento quanto acha que valem os conhecimentos adquiridos comigo, e deposite essa quantia (328b).

Diferenas e semelhanas entre os dois Protgoras

Inicialmente podemos apontar uma importante semelhana entre os dois Protgoras. No comeo do dilogo Protgoras, o personagem que d nome ao texto diz que Hipcrates voltar para casa melhor se tiver lio com ele. No Teeteto, tambm Protgoras diz que seu aluno ficar melhor depois que ele o instruir. O que difere os
Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

49

dois o sentido desse melhor, enquanto no primeiro melhor significa o ensino da virtude para que a cidade possa existir, no segundo melhor significa ter impresses melhores. V-se que enquanto o primeiro protgoras est mais interessado na poltica, o segundo preocupa-se em justificar como o homem pode ser a medida de todas as coisas14. Outra semelhana significativa decorre do fato de que ambos cobram altos valores para ensinar. Porm, aqui tambm h uma diferena, no Protgoras, o personagem homnino diz que combina antes com a pessoa o quanto ela dever pagar, porm se o aluno no estiver satisfeito Protgoras pede-lhe que v at um templo e deposite o quanto ele achar que vale a aula, isso no aparece no Protgoras do Teeteto.

Metodologia - Opo pelo dilogo

Sabemos que Plato foi um dos poucos autores na histria da filosofia a escrever em forma de dilogo. Isso de incio impe uma dificuldade: aquilo que os personagens falam a posio do autor? Se isso j no fosse o bastante, Plato, como vimos, costuma apresentar mtodos e posicionamentos semelhantes por personagens diferentes. Sem dvida, isso vem tirando o sono dos interpretes que, alm de atentarem para aquilo que dito, precisam tambm observar quem diz e em que contexto ocorrem as conversaes, como aponta Scolnicov15. No mesmo texto, Scolnicov faz o seguinte comentrio:
Um dilogo, como uma pea de teatro, avana passo a passo, e deve ser lido seqencialmente, na ordem em que se desenrola a nossa frente. Como num drama, a situao se desenvolve, os personagens mudam muito ou pouco, e o sentido de uma frase pronunciada por algum no comeo do dilogo pode ser ou no ser o mesmo para ele (ou para seu interlocutor) aps umas quantas pgina de conversao.16

Como podemos ver, para o interprete, nos dilogos platnicos nem sempre h posicionamentos fixos dos personagens, o que exigi dos leitores, uma ateno redobrada em cada momento do dilogo. No mesmo sentido, so os comentrios de Trabattoni.

14

Talves hoje, com as divises das reas da filosofia, diriamos que a discusso do primeiro pertence ao campo da tica, enquanto que a do segundo pertence teoria do conhecimento. 15 SCOLNICOV, Samuel, Como ler um dilogo platnico, Boletim do CPA, ano V, N 10, p. 224. 16 Idem, p. 227.

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

50

Tambm, para ele, os dilogos precisam ser lidos como dilogos e acrescenta duas importantes indicaes:
Na verdade, em qualquer texto de carcter dramtico, como precisamente um dilogo, existem sempre dois gneros diversos de comunicao: a comunicao que vai de um personagem a outro, no necessariamente colocados no mesmo plano (como no nosso caso), e a comunicao que vai de autor ao espectador ou ao leitor (p. 23).

Trabattoni tambm faz crticas aos interpretes que valorizam Scrates frente a outros personagens. De modo semelhante, Benoit afirma:
Privilegiando-se de maneira unilateral, particularmente, os discursos do personagem Scrates, utilizando-se das narraes mticas, recortando os textos conflitantes, aparando as arestas com sobreposies externas de ordem biogrfica, cronolgica ou histrica, aproximando os textos mais diversos de maneira arbitrria e, sobretudo, desconhecendo e suprimindo a inerente dramaticidade das cenas dialgicas, os Dilogos foram transformados de dilogos em contnuo e permanente monlogo (p. 32).

Foram essas as orientaes que procuramos fazer ao ler os dilogos de Plato: em primeiro lugar buscamos ler os dois dilogos de forma integral, de modo a atentarmos em como os acontecimentos dramticos podem nos ajudar a interpret-los; segundo, procuramos observar o que cada personagem fala e como essa fala depende do contexto do dilogo; por fim, tentamos no valorizar em demasia o personagem Scrates.

Referncias Textos de Plato PLATON. Oeuvres compltes, texto grego e traduo francesa, Collection des Universits de France, Les Belles Lettres, Paris, 1920. PLATO. Dilogos, Traduo portuguesa, Carlos Alberto Nunes, Belm, UFPA, 1972. PLATN. Protgoras. Gorgias. Carta Sptima, GARCA, F. J. M. Madrid, Ed. Alianza Editorial, 1998 PLATN. Dilogos. Madrid, Editorial Gredos S.A., 1997. PLATO. Protagoras. Trad. TAYLOR, C. C. W., Fellow of Corpus Christi College Oxford, Clarendon Press, Oxford, 1991 Comentadores e textos auxiliares

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

51

BENOIT, H. Plato: o saber esotrico da dialtica, tese de doutoramento apresentada na USP em So Paulo em 1990, dois volumes, edio mimeografada. _________. Em busca da odissia dialgica: a questo metodolgica das temporalidade, tese de livre docncia apresentada na Unicamp em Campinas em 2004, quatro volumes. DIGENES L. Vidas e doutrinas dos filsofos ilustres. 2. ed. Trad. Mrio da Gama Kury. Braslia, Ed. UnB, 1977. KRAUT, R. Plato, Stanford Encyclopedia of Philosophy. Published 2004, revision 2009 http://plato.stanford.edu/entries/plato JAEGER, W. Paidia - a formao do homem grego. Trad. Artur M. Pereira. Braslia, Martins Fontes, 1989. Sofistas: Testemunhos e Fragmentos. Trad. SOUZA, A. A. A. e PINTO, M. J. V.. Lisboa, Ed. Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005. TRABATTONI, F. Oralidade e escrita em Plato. Trad. Roberto Bolzani Filho e Fernando Barros Rey Puente. So Paulo: Discurso Editorial; Ilhus: Editus, 2003. WATANABE, L. A. Plato, por mitos e hipteses: Um convite leitura dos Dilogos. So Paulo, Ed. Moderna, 1995. Artigos e Captulos BENOIT, H. Notas sobre as temporalidades nos dilogos de Plato. Boletim do CPA nmero 8/9, julho 1999/junho 2000. BEVERSLUIS, J. Cross-Examining Socrates: a Defense of the Interlocutors in Platos Early Dialogues, Cap. 13: Protagoras, pp. 257-290, Cambridge University Press, 2000. BOLZANI, R. Da Forma do Dilogo em Plato, in: Cadernos Pet Filosofia UfPr, Curitiba, v4, 2002, pp. 7-19. _________. O Cnico no Protgoras. In: Revista Brasileira de Estudos Clssicos, So Paulo, v. 13/14, 2001, pp. 219-290. _________. Sobre filosofia e filosofar. In: Discurso, So Paulo, v. 35, 2005, pp. 29-59. SCOLNICOV, Samuel, Como ler um dilogo Platnico. Boletim do CPA n 10, julho/dezembro de 2000. MARQUES, M. P. Cap. 1: Os sofistas: o saber em questo. In: Filsofos na sala de aula, vol. 2, organizador FIGUEREIDO, V. So Paulo, Ed. Berlindis & Vertecchia, 2007. Dicionrios e Vocabulrios Dicionrio Eletrnico Houaiss Dicionrio de Filosofia. ABBAGNANO, N. trad. Alfredo Bossi. 5 Ed. So Paulo, Ed Martins Fontes, 2007. Dicionrio Grego-Portugus e Portugus-Grego. PEREIRA, I. Braga, Livraria Apostolado da Imprensa, 1998. Vocabulrio grego da filosofia. GOBRY, I. Trad. BENEDETTI, I. C., So Paulo, Ed. Martins Fontes, 2007.

Vol. 3, n 1, 2010. www.marilia.unesp.br/filogenese

52

You might also like