You are on page 1of 28

Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE e-ISSN: 2176-0756 DOI: Organizao: Comit Cientfico Interinstitucional Editor Cientfico: Benny Kramer

Costa Avaliao: Double Blind Review pelo SEER/OJS Reviso: Gramatical, normativa e de formatao

A PROSPECO DO FUTURO COMO SUPORTE BUSCA DE INFORMAES PARA A DECISO EMPRESARIAL

PROSPECT OF FUTURE AS A SUPPORT TO SEARCH FOR INFORMATION FOR BUSINESS DECISION

UNA PERSPECTIVA DE FUTURO COMO APOYO PARA BUSCAR INFORMACIN PARA LA TOMA DE NEGOCIOS

Nelson Daishiro Yoshida Doutorando do Programa de Ps Graduao em Administrao da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo PPGA FEA/USP E-mail: nelson.yoshida@uol.com.br (Brasil) James Terence Coulter Wright Doutor pela Universidade de So Paulo USP Lder de grupo de pesquisa CNPq E-mail: jtwright@usp.br (Brasil) Renata Giovinazzo Spers Ps-doutorado na Universidade Vanderbilt, EUA Lder do grupo de pesquisas Programa de Estudos do Futuro da Universidade de So Paulo PROFUTURO/USP E-mail: renatag@usp.br (Brasil) _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

209

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial A PROSPECO DO FUTURO COMO SUPORTE BUSCA DE INFORMAES PARA A DECISO EMPRESARIAL

RESUMO Nesta pesquisa foi estudada a prtica de prospeco do futuro como suporte busca de informaes para a deciso. Dentre os objetivos da pesquisa esto a busca de associaes entre os mtodos de prospeco e temas estudados, a importncia atribuda atividade, a frequncia de uso, os horizontes de tempo e o grau de satisfao com os resultados obtidos. A pesquisa realizada por metodologia mista, foram feitos levantamento de dados quantitativos e estudos de casos. Foi identificado que h associao entre a categoria da informao prospectada e os mtodos. atribuda importncia para a atividade, dependendo do tipo de deciso ser estratgico ou ttico, e este fator tambm influencia a frequncia em que a atividade praticada. O horizonte de tempo da prospeco est associado aos mtodos. Os mtodos mais praticados so os que apresentam a possibilidade de interatividade pessoal, sendo que mtodos objetivos, como os que utilizam equaes, no figuraram entre os mais praticados. Nos casos estudados foi identificado que os mtodos mais praticados so baseados em opinio e julgamento e utilizam a interatividade pessoal fortemente. H preocupao manifestada sobre a necessidade de estruturao da atividade nas empresas e sobre a prtica da mesma seguindo recomendaes metodolgicas. Palavras-chave: Estratgia; Estudos do Futuro; Tomada de Deciso.

PROSPECT OF FUTURE AS A SUPPORT TO SEARCH FOR INFORMATION FOR BUSINESS DECISION

ABSTRACT

The use of future studies methodologies to provide information for decision making has been studied in this research. The objectives of the research are to identify the association of methods to different information categories, the importance of future studies, the frequency of use, the time horizon and users perceived satisfaction with the results. The research is implemented through a mixed-methods methodology, with a survey and case studies. Combined results have been analyzed in a complementary approach. Results fromthe sample indicate that there is an association of methods with information categories. Evaluation of the importance of future studies is high and depends on the decision type to be strategic or tactical,it also influences the frequency of use. Time horizon is associated to methods. The most used methods are the ones with high personal interaction, on the other hand, objective methods, e.g. mathematical techniques, are not among the most used. In the case studies results, methods based on judgment and opinion with high personal interaction are the most used. There were concerns about the need for more structure to deal with future studies in the company and also about its practice in accordance with methodological recommendations. Keywords: Strategy; Futures Studies; Decision Making. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

210

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers UNA PERSPECTIVA DE FUTURO COMO APOYO PARA BUSCAR INFORMACIN PARA LA TOMA DE NEGOCIOS

RESUMEN En esta investigacin se estudi la prctica de la prospeccin del futuro para apoyar la bsqueda de informacin para la decisin. Entre los objetivos de la investigacin son la bsqueda de asociaciones entre los mtodos de prospeccin y sujetos estudiados, la importancia atribuida a la actividad, frecuencia de uso, los horizontes de tiempo y el grado de satisfaccin con los resultados. La encuesta se lleva a cabo mediante una metodologa mixta se hicieron datos de encuestas cuantitativas y estudios de casos. Se identific que existe una asociacin entre la categora de informacin prospectado y mtodos. Importancia se atribuye a la actividad, dependiendo del tipo de decisin de ser estratgica o tctica, y este factor tambin influye en la frecuencia a la que se practica la actividad. El horizonte temporal se asocia con los mtodos de prospeccin. Los mtodos practicados son los que tienen la posibilidad de interaccin personal y mtodos objetivos, tales como los que utilizan ecuaciones, se encontraban entre los ms populares. En los casos estudiados se identific que los mtodos ms practicados se basan en la opinin y el juicio y el uso de la interactividad personal fuerte. Existe la preocupacin expresada acerca de la necesidad de estructurar la actividad en los negocios y en la prctica de seguir las mismas recomendaciones metodolgicas. Palabras-clave: Estrategia; Los Futuros Estudios; Toma de Decisiones.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

211

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial 1 INTRODUO

A tomada de deciso frequentemente associada a incertezas em relao ao futuro. A limitao quanto disponibilidade de informaes que permitam analisar o futuro e suas influncias sobre a deciso tomada no presente representam um desafio para gestores. A hiptese de que o futuro seja passvel de antecipao irreal, pois o futuro imprevisvel. Por outro lado, gestores so responsveis pelas suas decises, e estas ltimas necessitam de premissas e anlises sobre o futuro, ento seria igualmente irreal crer que os gestores no recorram a mtodos de prospeco. Devido complexidade do ambiente atual e a existncia de mltiplos stakeholders interessados nas organizaes e instituies, tomar decises deixando de prospectar o futuro pode representar um risco maior do que o risco de prospectar e errar. Dessa forma, o presente estudo tem como problema de pesquisa o estudo da prtica de prospeco do futuro como suporte busca de informaes para a tomada de deciso. A pergunta de pesquisa central - A prospeco praticada? A partir dela, so propostas outras questes decorrentes: Que temas induzem prospeco? Esses temas esto associados com os mtodos de prospeco? A atividade importante? Qual a frequncia em que praticada? Qual o horizonte de tempo prospectado? O tipo de deciso envolvida influencia a prtica?

1.1 OBJETIVOS

Para elucidar o problema de pesquisa proposto, esta pesquisa tem como objetivos: (1)estudar a prtica da prospeco do futuro e a importncia atribuda atividade pelos gestores nas empresas; (2) estudaraassociaoentreosmtodosdeestudosdofuturoeascategoriasde informaes que so prospectadas; (3) verificar a satisfao com os resultados obtidos e, por fim, (4) identificara influncia dos tipos de deciso, estratgico e ttico, sobre a prospeco do futuro.

2 REFERENCIAL TERICO

A reviso dos conceitos de prospeco do futuro desta pesquisa realizada considerando os objetivos acima mencionados. So includos conceitos sobre a prtica de prospeco, a teoria que trata da prospeco e da tomada de deciso, os mtodos de prospeco e as variveis relacionadas ao seu uso e as categorias de informao prospectadas. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

212

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers 2.1 A PRTICA DA PROSPECO E SEUS FATORES RELEVANTES O estudo do futuro no deve buscar a certeza, uma vez que ela no pode ser alcanada (Sardar, 2010). O foco demasiadamente concentrado tambm pode levar a resultados limitados (Day & Schoemaker, 2004). Schwarz (2008) argumenta que gestores compreendem a necessidade de se estudar o futuro. Dentre os mtodos que ganharo importncia ao longo do tempo, estoaqueles que abrangem anlises de contexto, de monitoramento de tendncias do ambiente e o de formulao de cenrios. O maior desafio a utilizao dos mtodos nas empresas, pois os gestores no sentem falta de mtodos e tcnicas disponveis, contudo, sentem dificuldade na aplicao dos mesmos (Schwarz, 2008). A escolha do mtodo (ou da combinao de mtodos) deve ser feita considerando alguns itens, dentre eles horizonte de tempo, a urgncia na disponibilidade da informao, a frequncia de atualizaes das informaes, o conhecimento dos mtodos, a disponibilidade e capacidade de processamento computacional e o oramento disponvel. (Georgoff & Murdick, 1986). Temas que sempre devem estar presentes na prtica de prospeco so: objetivos,horizonte de tempo, tipos de fontes de dados, familiaridade com os mtodos, critrios de escolha do mtodo, revises de julgamento subjetivo e comunicao de resultados, conforme Winklhofer, Diamantopoulos e Witt (1996). A falta de familiaridade, de conhecimento tcnico ou de experincia na aplicao dos mtodos pode ser um obstculo (Hogarth & Makridakis, 1981; Dawes, 1979). Mentzler e Kahn (1995) estudaram as relaes entre a familiaridade com os mtodos e a satisfao com os resultados, sendo que a pesquisa destes autores foi longitudinal entre 1985 e 1994. Os mtodos mais utilizados foram opinio de executivos, pesquisas de mercado sobre expectativas de clientes, regresso e linhas de tendncia. Mahmoud (1989) contribuiu propondo a combinao de mtodos de prospeco. A proposta abrange mtodos de naturezas diferentes, como os quantitativos com os de julgamento. Godet e Roubelat (1996) indicavam formas de tratar incertezas de cenrios por meio do uso combinado de mtodos como Delphi e anlise morfolgica. Considerando os argumentos dos autores citados, observa-se que a prtica dos mtodos de prospeco deve considerar fatores relacionados com o tema em anlise e a expectativa de tempo e frequncia em que resultados so necessrios. Dessa forma, nesta pesquisa so consideradas como variveis relativas aos mtodos de prospeco: Importncia da atividade, Horizonte de tempo, Frequncia de Uso e Satisfao com os resultados. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

213

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial 2.2 A PROSPECO DO FUTURO, TOMADA DE DECISO, INCERTEZA E INFORMAO A tomada de decises uma atividade caracterizada por diversas influncias. O jogo poltico, o uso do poder e o controle de informaes influenciam as escolhas a serem consideradas (Eisenhardt & Zbaracki, 1992). Galbraith (1974) argumentou que quanto mais incertezas houver, maior o volume de informao processada, e Phlips (1988) argumenta que a informao tem papel importante na deciso. As incertezas no so relacionadas somente ao estado do ambiente. Devem ser analisadas tambm as incertezas relacionadas aos efeitos do ambiente sobre a organizao, bem como as possveis respostas que podem ser adotadas pela organizao (Milliken, 1987). A motivao para se estudar o futuro a possibilidade de poder se preparar para atingir objetivos escolhidos ou prevenir e preparar a organizao para situaes futuras. A preparao para o futuro realizada por um planejamento estabelecido por decises orientadas para o futuro (Hogarth & Makridakis, 1981). No processo de tomada de deciso, o ser humano eficaz apenas em relao seleo e codificao da informao para subsidiar a deciso. Em se tratando de integrar as informaes de forma a permitira tomada de deciso, a limitao humana prejudica o processo (Dawes, 1979). H situaes em que o uso de mtodos quantitativos de estudos do futuro pode ser mais recomendado do que os de julgamento (Georgoff & Murdick, 1986). Em contraste, estudar o futuro inclui julgamentos subjetivos, mesmo nos casos em que a deciso seja baseada utilizando-se mtodos quantitativos. A literatura indica haver alteraes nos resultados em parte significativa dos casos, ou seja, os gestores julgaram subjetivamente o valor dos resultados obtidos, alterando-os posteriormente (Fildes & Goodwin, 2007). comum a tendncia de insero de vieses na avaliao das chances de um determinado evento ocorrer, em funo do maior ou menor desejo de que aquele evento ocorra de fato (Bolger&Wright, 1994). Por um lado admitir erros na prospeco pode significar que se assume o tratamento das incertezas como possivelmente improdutivo; por outro lado admitir que esteja correto significa assumir a prpria iluso de controle, que um vis cognitivo. Erros de utilizao dos mtodos prospectivos podem ser oriundos das dificuldades do ser humano na tomada de decises sob condies de incertezas, argumentam Makridakis, Hogarth e Gaba (2009). O ser humano no consegue gerar todas as alternativas de aes plausveis para uma deciso, tambm no capaz de coletar e processar todas as informaes para prever as _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

214

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers consequncias das alternativas, e finalmente, mesmo que as consequncias pudessem ser antecipadas, o ser humano no consegue calcular com preciso o valor delas (Simon, 1997). Um componente relacionado ao uso de mtodos prospectivos a necessidade de anlises preliminares, de premissas e de fontes de informaes a serem utilizadas na prospeco. O processo de utilizar (praticar) os mtodos to importante quanto o uso dos resultados obtidos (Strand, 1999). A informao e as anlises realizadas a partir de sua disponibilidade tm papel importante na tomada de deciso. Quando ela trata sobre o futuro, certo que estar acompanhada de incertezas que necessitam ser tratadas. Dessa forma, a varivel Informao se constitui um foco desta pesquisa.

2.3 TEMAS INDUTORES SOBRE O FUTURO: CATEGORIAS DE INFORMAES

A abordagem para agregar os temas que induzem prospeco, as categorias de informao para esta pesquisa, se inicia por meio da anlise PESTEL (sigla do original em ingls), que agrupa as informaes em fatores polticos (P), econmicos (E), sociais (S), tecnolgicos (T), meio ambiente (E) e legais (L). Walsh (2005) combinou esta tcnica com a de anlise de recursos e o mtodo de cenrios para pesquisar sobre o desempenho de empresas em lidar com incertezas relacionadas s mudanas no meio ambiente. Kaplan e Norton (2008) indicam a anlise PESTEL como modelo para subsidiar a anlise estratgica. Porter et al. (1991) argumentam que temas como os recursos naturais, matria-prima, capital financeiro, recursos humanos e infraestrutura so relevantes para a organizao de base tecnolgica. Baseado nesses argumentos adota-se nesta pesquisa a categoria Insumos e Recursos como um tema passvel de prospeco. Schoemaker (1995) argumenta que gestores nas organizaes podem no perceber ou no gerar novas oportunidades de negcios para a organizao.Walsh (2005) tambm prope que os estudos que buscam relaes entre a estratgia, o ambiente e o desempenho de organizaes precisam considerar variveis sobre o foco do negcio.Dessa forma, o tema Oportunidades de Negcios adotado como tema de prospeco. O estudo de Walsh (2005) tinha foco nos atributos do produto. Considerando que um produto (ou servio) tem muitos atributos e contm diversos componentes tecnolgicos j disponveis ou ainda por serem desenvolvidos, ento recomendvel que Produto passe a ser considerado como um tema de prospeco. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

215

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial O ambiente demogrfico um fator relacionado ao mercado que representa importante influncia na estratgia. Variveis como taxa de crescimento, grau de instruo e perfil de renda tem sua relevncia na estratgia de marketing, conforme Kotler e Keller (2006). Dessa forma, nesta pesquisa adotado o tema Mercado como objeto de prospeco. Em resumo, os temas indutores da prospeco, as categorias da varivel Informao desta pesquisa, so: Poltica, Economia, Social, Tecnologia, Meio ambiente, Legal, Mercado, Insumos e Recursos, Produtos (incluindo servios) e Oportunidades de Negcios.

2.4 MTODOS DE PROSPECO

Esta pesquisa inclui os mtodos de prospeco a seguir:

a. Anlise Bibliomtrica A anlise bibliomtrica um mtodo de contagem de termos sobre contedos bibliogrficos. Segundo Daim, Ploykitikoon, Kennedy, e Choothian (2008)a tcnica possibilita o auxlio no processo de tomada de decises, pois permite explorar, organizar e analisar grandes massas de dados. A identificao do nmero de vezes em que termos so citados, e a taxa de crescimento desse nmero, indicaria o nvel de atividade de pesquisa sobre um tema em prospeco. As aplicaes tpicas so para rastreamento de tendncias de pesquisas ou identificao de tecnologias emergentes, conforme Vidican, Woon e Madnick (2009) e Porter (2007). b. Cenrios O mtodo de cenrios consiste em construir, de forma criativa, estruturada e disciplinada, narrativa sobre possveis contextos futuros aplicveis para anlise estratgica das organizaes (Schoemaker, 1995). O mtodo no aplicado para encontrar um acerto sobre previses de como ser o futuro. Ele visa, principalmente, agregar mais informaes ao processo, melhorar as informaes e assim compreender as decises envolvidas para que estas sejam tomadas observando o que tenha sido prospectado, e assim atingir objetivos relacionados ao futuro (Wright & Spers, 2006). Cenrios tanto pode ter uma abordagem qualitativa, na qual se enfatiza o poder analtico e criativo das pessoas, quanto pode ter uma abordagem quantitativa na qual so realizadas simulaes computacionais com o uso de probabilidades e valores atribudos para as variveis consideradas nos modelos de cenrios (Chermack, 2006). _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

216

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers c. Delphi A tcnica Delphi passou a ser difundida a partir dos anos 1960, quando os pesquisadores Olaf Helmer e Norman Dalker, da Rand Corporation, coordenaram estudo para aprimorar o uso de consulta a especialistas. O aprimoramento proposto pelos pesquisadores era centrado em trs condies, conforme Martino (1993, p.17-19): (1) anonimato dos especialistas respondentes, (2) representao estatstica da distribuio dos resultados obtidos e (3) feedback aos respondentes com o intuito de possibilitar a reavaliao de suas respostas dadas em etapa anterior, o que cria condies para convergncia de respostas.O conceito bsico consiste em consultar um grupo de especialistas sobre determinado tema e seus possveis estados futuros. A consulta realizada por meio de questionrio, aplicado em mais de uma rodada de consulta com o objetivo de se obter uma convergncia das respostas. A consulta preserva o anonimato dos respondentes, visando evitar o alinhamento das opinies com as respostas de algum especialista de destacada reputao. A cada rodada realizado um feedback aos respondentes do grupo de especialistas, e implementada uma nova consulta que permite ao respondente calibrar seu julgamento (Wright & Giovinazzo, 2000).Estudos empricos mostram que o mtodo gera resultados mais acurados em comparao aos demais mtodos de grupos de interao no estruturados (Rowe & Wright, 1999).

d. Mtodos matemticos Georgoff e Murdick (1986) classificam mtodos que relacionam variveis entre si como de associao ou de causa, pois eles tm foco em possibilitar a associao entre variveis ou a identificao de relao de causa entre elas. Nesta pesquisa os mtodos matemticos incluem: Correlao, regresso, modelos economtricos, extrapolao de dados histricos.

e. Palestras de especialistas A palestra de especialistas um mtodo que utilizado de forma combinada com outros mtodos, muitas vezes com aqueles que utilizam o julgamento e a opinio de pessoas. Georgoff e Murdick (1986) classificam os mtodos que utilizam interao pessoal como baseados em julgamento e opinio de pessoas. A interao entre pessoas permite explorar diversas opinies e sintetiz-las para poder representar o futuro. O mtodo de palestras de especialistas bem utilizado porque ele permite questionar, esclarecer dvidas e debater sobre as informaes com o especialista presente. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

217

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial f. Pesquisas de mercado Nesta pesquisa so os mtodos que utilizam estimativas de contagem, de propenso a consumo ou uso de determinado produto ou servio em distintos mercados segmentados por algum critrio de interesse do pesquisador. Este mtodo est classificado por Georgoff e Murdick (1986) como de contagem, pois busca traduzir em nmeros o potencial futuro de demanda, de vendas ou uso de produto ou servio. A pesquisa de mercado permite uma delimitao clara como um mtodo de prospeco, ao possibilitar um meio pelo qual o planejamento de marketing pode ser realizado (Kotler & Keller, 2006, p.98).

g. Previses e projees de executivos, fora de vendas e distribuidores So mtodos em que se utilizam previses de pessoas. Esses mtodos, quando aplicados em horizontes de tempo mais curtos, podem ser relacionados dentre os descritos a seguir (Georgoff & Murdick, 1986): previses e projees de fora de vendas, de distribuidores e fornecedores, previses e projees de executivos, palpite simples e analogia histrica. A estimativa de demanda futura a aplicao mais comum desses mtodos. Anlises de inteno de compra, composio das opinies de foras de vendas, consulta aos especialistas e anlise das vendas acumuladas so tcnicas utilizadas para complementar o mtodo de previso e projeo de executivos.

h. Roadmap tecnolgico Uma descrio que pode ser utilizada para este mtodo : o mapeamento de tecnologia por meio de uma viso grfica, ao longo do tempo, das relaes entre diversos componentes relacionados com tecnologias, com os produtos que as incorporam, com as reas da organizao que as aplicam e as utilizam e finalmente com os mercados consumidores. O mtodo permite aprimorar a viso do ambiente futuro das tecnologias. Contribui tambm para o desenvolvimento de conhecimento acerca da tecnologia, em outras palavras, aspectos como o que ela , por que ela pode ser adotada, por quem, quando, como e onde ser adotada, conforme Phaal, Farrukh e Probert (2004). Roadmap Tecnolgico tem a ver com tecnologia e produto, e tambm com a rota a ser percorrida para se chegar ao produto, com as relaes entre os diversos componentes de tecnologia, chegando ao mapa de como poder chegar ao futuro (Lee & Park, 2005).A viabilizao de algumas tecnologias componentes pode depender da disponibilidade de outras tecnologias que as precedem. Dessa forma o Roadmap Tecnolgico contribui para analisar informaes sobre como pode ocorrer o _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

218

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers encadeamento temporal dessas tecnologias e, ao final, a disponibilidade do produto ou servio resultante (PHAAL et al., 2004).

3 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

A metodologia adotada nesta pesquisa orientada para explorar e entender o fenmeno de forma preliminar. Portanto adequado um estudo exploratrio e descritivo, segundo Sampieri, Collado e Lucio (2006). A metodologia utilizada mista, ou seja, com mais de um mtodo de pesquisa, visando aumentar o potencial de anlise (Creswell, 2010). Por decorrncia disso, o presente estudo desenvolvido por meio da combinao de mtodo quantitativo com qualitativo, buscando sinergias entre os mtodos (Eisenhardt, 1989). A coleta de dados realizada por dois meios: (1) questionrio em forma de levantamento (survey) para a parte quantitativa e (2) estudos de casos por entrevista pessoal para a parte qualitativa. Em termos de amostragem, para esta pesquisa optou-se por uma escolha dirigida por meio de amostragem no probabilstica. A base de respondentes utilizada formada pelos alunos e ex-alunos do MBA Executivo Internacional da Fundao Instituto de Administrao (FIA), caracterizando-se, portanto, como uma amostra por convenincia. O questionrio foi aplicado para 1.324 executivos de empresas, com contatos disponveis,sendoque127respondentes concluram integralmente o preenchimento do questionrio da pesquisa. As entrevistas da parte qualitativa foram realizadas com gestores de quatro organizaes: (1) NEC Brasil, (2) Bioagncia, (3) Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e (4) Itaipu Binacional. Os critrios para escolha dessas empresas foram quatro: (1) alto dinamismo do setor (NEC Brasil telecom), (2) atuao em setor de liderana tecnolgica (Bioagncia - etanol de cana de acar), (3) centro de pesquisa do setor de liderana tecnolgica (CTC - etanol) e (4) setor de grande longevidade da operao (Itaipu gerao de energia hidreltrica). Os relatos foram utilizados para complementar as anlises da pesquisa quantitativa. O Quadro 1a seguir mostra o modelo conceitual terico e a matriz metodolgica adotada neste estudo.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

219

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial

A prospeco do futuro como suporte tomada de deciso A prtica da prospeco do futuro Frequncia de uso
Horizonte de tempo

Mtodos de Prospeco

Importncia

Informao

Satisfao

Deciso

Questes da pesquisa Tcnicas de Anlise Q1: Que mtodos de prospeco Estatstica descritiva do futuro so praticados nas Estudos de casos empresas? Estatstica descritiva Estatstica inferencial: Q2: Qual a frequncia de uso da Teste Kolmogorovprospeco nas empresas? O1. Estudar a prtica da Smirnov prospeco do futuro e a Estudos de casos importncia atribuda atividade Estatstica descritiva Q3: Para qual horizonte de tempo nas empresas presentes no Brasil. Estatstica inferencial: so praticados os mtodos de Teste Qui-quadrado prospeco? Estudos de casos Q4: Qual a importncia da atividade de prospeco do futuro Estatstica descritiva como suporte tomada de Estudos de casos deciso? Estatstica descritiva O2. Estudar a associao entre os Estatstica inferencial: Q5: A prospeco praticada mtodos de estudos do futuro e as Teste Qui-quadrado para buscar e analisar que categorias de informaes que so Anlise de categorias de informaes? prospectadas. Correspondncia Simples Estudos de casos Q6: O quanto gestores se Estatstica descritiva O3. Verificar, sob a tica dos consideram satisfeitos com os Estatstica inferencial: respondentes, sua satisfao com mtodos de prospeco na sua Teste Kolmogorovos resultados obtidos pela funo de prover informaes Simirnov prospeco do futuro. para a tomada de deciso? Estudos de casos Estatstica descritiva O4. Identificar a influncia dos Q7: H diferena na importncia Estatstica inferencial: tipos de deciso estratgico e atribuda atividade em funo da Teste Kolmogorovttico sobre a prospeco do deciso ser estratgica ou ttica? Smirnov futuro. Estudos de casos

Objetivos da pesquisa

Quadro 1 Modelo Conceitual Terico e matriz metodolgica Fonte: Elaborado pelos autores. A pesquisa foi executada durante o primeiro semestre de 2011.

4 ANLISE E DISCUSSO DE RESULTADOS

4.1 SOBRE A PRTICA DE MTODOS DE PROSPECO Neste item se analisou a prtica da prospeco do futuro nas organizaes, e os resultados quantitativos mostraram que os mtodos mais utilizados so aqueles que permitem interao entre pessoas: Na ordem: Cenrios, Pesquisas de Mercado, Previses e Projees de Executivos, Fora de Vendas e Distribuidores e Palestras de Especialistas, conforme mostra a Tabela 1. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

220

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers
Tabela 1 Mtodos de prospeco do futuro praticados
MTODOS UTILIZADOS FREQUNCIA % (100% = 127)

Cenrios

108

85%

Pesquisa de mercado

95

75%

Previses e projees de executivos, fora de vendas

93

73%

Palestras de especialistas

70

55%

Mtodos matemticos/estatsticos

65

51%

Roadmap tecnolgico

44

35%

Mtodo Delphi

15

12%

Anlise bibliomtrica

7%

Nenhuma das anteriores (a prospeco no praticada)

2%

Outros

10

8%

Total

512

Fonte: Elaborado pelos autores.

Nos casos estudados, observou-se que a possibilidade de interagir pessoalmente com outras pessoas durante a prospeco um facilitador no processo. A confiana em mtodos que utilizam modelos ou tcnicas instrumentalizadas e que geram resultados sem julgamento humano (sem interao ou debate) no elevada, o que converge com o estudo de Fildes e Goodwin (2007). Em nvel intermedirio de respostas encontram-se os mtodos Matemticos com 51%. Este resultado mostra que aplicaes tpicas que so atendidas pelo uso de ferramentas j consolidadas, inclusive com softwares de apoio, ainda no so utilizadas de forma disseminada. Em 1979, Dawes j indicava esse fenmeno, e mesmo mais de trinta anos depois ele ainda ocorre. As entrevistas realizadas tambm indicaram a ocorrncia desse fenmeno. O caso do CTC ilustra a situao. Naquele centro de pesquisa h certa preferncia por mtodos e tcnicas _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

221

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial prescritivas para prospeco. Por outro lado, nem sempre isso possvel, uma vez que alternativas em anlise impactam diferentes partes na cadeia da cana de acar, e as pessoas que representam estas partes influenciam nos critrios de anlise. Trata-se de uma questo de agentes de influncia na deciso. Evitar essas influncias impossvel, segundo o relato obtido. Ao final, a ocorrncia de julgamentos sobre os dados obtidos por modelos instrumentalizados, como os matemticos, por exemplo, um fenmeno corriqueiro.

4.2 SOBRE A FREQUNCIA DE USO DA PROSPECO DO FUTURO

Observa-se que h diferena na frequncia de uso da prospeco para decises tticas e estratgicas, ou seja, os resultados para a frequncia de uso da prospeco mostraram que o tipo de deciso influencia a frequncia de uso, 2 = 33,469, p < 0,05, conforme Grfico 1.

Frequncia em que a prospeco utilizada nas empresas


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 7: sempre 15 19 3 10 6: cerca de 90% dos casos 5: cerca de 75% dos casos 4: cerca de 50% dos casos 3: cerca de 25% dos casos

16

32

32

21
9

22 12 5 ttico

2: cerca de 10% dos casos


1: nunca

estratgico

Grfico 1 Frequncia de uso da prospeco do futuro Fonte: Elaborado pelos autores.

Nos casos estudados identificou-se que para decises tticas o horizonte de tempo menor do que nas estratgicas, e a responsabilidade do gestor mais direta, pois impacta os resultados do oramento. Dessa forma, a atuao mais focada no monitoramento das variveis, que j foram identificadas em etapas de prospeco anteriores. Por decorrncia disso, a frequncia desta ltima atividade menor. No caso da deciso estratgica, h muitas incertezas sobre quais variveis devem ser prospectadas, por consequncia, a prospeco mais frequente nesses casos. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

222

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers 4.3 SOBRE OS MTODOS DE PROSPECO E O HORIZONTE DE TEMPO

Com relao ao horizonte de tempo da prospeco, somando-se as frequncias para prximo trimestre e at 6 meses e testando-se pela prova de Qui-Quadrado, tem-se: 2 = 130,8, p = 0,000 < 0,05

Isto mostra evidncias de que Mtodo de Prospeco e Horizonte de Tempo no so variveis independentes. Cenrios e Roadmap Tecnolgico apresentam maior horizonte de tempo na amostra desta pesquisa. Cerca de 50% dos respondentes atriburam no mnimo 5 anos ou mais.Mtodos Matemticos e Mtodo Delphi resultaram num patamar intermedirio em termos de horizonte de tempo com 37% e 31% dos respondentes atribuindo mnimo de 5 anos, respectivamente. Entre os utilizadores de Anlise Bibliomtrica, Previses e Projees de Executivos, Palestras de Especialistas e Pesquisas de Mercado, o horizonte de tempo mais citado foi de at um ano, portanto para curto prazo. Com exceo do mtodo de Cenrios, os mtodos utilizados para horizontes de tempo mais longos no so muito utilizados. Nos casos estudados foi constatado que o curto prazo mobiliza os gestores das empresas pela presso do oramento e das metas, portanto h maior envolvimento e engajamento na atividade de planejamento, induzindo prospeco de curto prazo. Quando o horizonte de tempo mais longo, as incertezas aumentam e a quantidade de pessoas internas da empresa que participam do processo diminui. Recorre-se a mtodos que envolvam interatividade pessoal e que facilitem o debate interpessoal, da a razo de Cenrios ser mais utilizado.

4.4 SOBRE A IMPORTNCIA GERAL ATRIBUDA PROSPECO DO FUTURO A prospeco considerada extremamente importante ou muito importante para quase 87% dos respondentes. Este resultado corrobora o que constatou Schwarz (2008).

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

223

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial


Tabela 2 Importncia geral da prospeco do futuro
IMPORTNCIA FREQUNCIA %

5: extremamente importante

56

44,1

4: muito importante

54

42,5

3: importante

14

11

2: muito pouco importante

1,6

1: nada importante

0,8

Total

127

100

Fonte: Elaborado pelos autores.

4.5 SOBRE A ASSOCIAO ENTRE MTODOS DE PROSPECO E A INFORMAO

A anlise da associao entre os Mtodos de Prospeco e as categorias de Informao resultou, pela prova do Qui-quadrado que a hiptese de independncia foi rejeitada (2 = 385,9; p = 0,000 < 0,05). A tcnica utilizada para aprofundar a anlise foi a Anlise de Correspondncia Simples. A Tabela 3 e o Grfico2 mostram, respectivamente, a varincia explicada pelas dimenses e a projeo bidimensional.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

224

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers
Tabela 3 Percentual da varincia explicada
DIMENSO % VARINCIA % VARINCIA ACUMULADA 60,1%

60,1%

26,1%

86,2%

7,0%

93,2%

3,5%

96,7%

2,6%

99,4%

0,4%

99,8%

0,2%

100,0%

Total

100,0%

100,0%

Fonte: Elaborado pelos autores.

Grfico 2 Projeo bidimensional das variveis Mtodos de Prospeco e Informao Fonte: Elaborado pelos autores.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

225

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial No Grfico 2, os Mtodos esto grafados em azul e as categorias de Informao (temas prospectados) em vermelho. Do lado positivo do eixo horizontal, as categorias da varivel Informao que ali se encontram representam temas externos organizao. Dessa forma,elas podem demandar mais esforos para mitigar incertezas, pois no so variveis controlveis pelos gestores das empresas. Ali se encontram as categorias (de Informao): Poltica, Economia, Social, Legislao, Meio Ambiente e Economia. Quanto varivel Mtodos de Prospeco, no lado direito do Grfico 2esto Cenrios, Palestras de Especialistas, Anlise Bibliomtrica e Delphi. As categorias de mtodos Cenrios, Palestras de Especialistas, Anlise Bibliomtrica e Delphi so, dessa forma, mais adequadas para lidar com informaes sobre Poltica, Economia, Social, Legislao e Meio Ambiente. Delphi e Anlise Bibliomtrica so mtodos que se encontram mais distantes de Economia, Social e Poltica, portanto seu uso para lidar com esses temas pode no ser adequado. No eixo horizontal negativo (lado esquerdo), as categorias das variveis em estudo tm relao com temas internos s empresas, situao em que parte das variveis pode ser diretamente gerencivel pelos gestores, portanto o esforo para mitigar incertezas pode ser menor do que do lado direito do Grfico 2. Em relao varivel Informao, esto representadas nesse lado: Insumos e Recursos, Produtos, Mercado e Oportunidades de Negcios. Em relao varivel Mtodos de Prospeco, ali so encontrados: Pesquisas de Mercado, Previses e Projees de Executivos, Fora de Vendas e Distribuidores e os mtodos Matemticos. Os mtodos ali encontrados podem ser adequados para lidar com as categorias de informao ali localizadas. Roadmap Tecnolgico, contudo, est mais distante das categorias Insumos e Recursos, Produtos e Oportunidades de Negcios. Isso indica que o mtodo tem associao menos forte com essas categorias, podendo apresentar alguma limitao de uso para lidar com esses temas indutores da prospeco. A primeira dimenso (eixo horizontal) explica 60,1% da varincia total, e denominada nesta pesquisa como fator Mitigao de Incertezas. Ela assim denominada porque a varivel Informao apresenta duas categorias mais significantes nesse eixo, e elas esto em posies opostas no eixo. No extremo direito se encontra Poltica, e no esquerdo, Insumos e Recursos. O primeiro de ambiente amplo e o segundo tem mais relao com temas mais operacionais dos negcios da empresa. A disponibilidade de informao e a sua anlise contribui para lidar com incertezas, o que define o eixo horizontal como fator de Mitigao de Incertezas. A segunda dimenso (eixo vertical) explica 26,1% da varincia total. Neste eixo a categoria de mtodos Matemticos se encontra prximo do mtodo Previses e Projees de Executivos, _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

226

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers Fora de Vendas e Distribuidores, e ambos esto prximos de Mercado. Portanto os mtodos Matemticos, Previses e Projees de Executivos, Fora de Vendas e Distribuidores podem ser adequados para buscar e analisar informao da categoria Mercado. Considerando essa segunda dimenso (eixo), do lado positivo deste eixo o mtodo de Cenrios se encontra prximo das categorias Economia e Social, que so categorias da varivel Informao. Isso pode indicar maior adequao de Cenrios para lidar com informaes sobre economia e sociedade. Essas combinaes no eixo vertical positivo podem indicar maior familiaridade para lidar com essas informaes pelo mtodo de Cenrios. Por outro lado, as categorias de informao Meio Ambiente e Tecnologia esto na parte de baixo do Grfico 2. Como no h mtodos de prospeco muito prximos, possivelmente h uma lacuna no tratamento dessas categorias de informao quando se trata de prospeco do futuro.Os mtodos mais prximos para Meio Ambiente e Tecnologia so o Delphi e o Roadmap Tecnolgico. As distncias constatadas entre elas, contudo, no so pequenas, o que indica haver possvel limitao para lidar com essas categorias de informao por meio desses mtodos, embora eles sejam, dentre os mtodos aqui estudados, os mais fortemente associados com essas categorias de informao. Esse resultado indica haver necessidade de se estudar porque isso ocorre. Uma suposio que a amostra de respondentes pode representar empresas que no lidam muito com prospeco de tecnologia. Outra suposio que o nvel de familiaridade com a prtica dos mtodos Delphi e Roadmap Tecnolgico no seja bom. Nesta pesquisa a segunda dimenso (vertical) denominada de fator Familiaridade. No extremo positivo vertical esto mtodos Matemticos e informaes sobre Economia e Mercado. No lado negativo vertical esto mtodos Roadmap Tecnolgico, Delphi e Anlise Bibliomtrica e informaes sobre Tecnologia e Meio Ambiente. Embora sejam categorias prximas entre si, as distncias ainda so grandes, portanto so associaes menos fortes. Esta a razo pela denominao do eixo vertical como fator Familiaridade, ela significa que categorias prximas na parte positiva representam combinaes adequadas em termos de operar os mtodos para buscar as categorias de informao ali encontradas. Do lado negativo, contudo, as associaes so menos fortes, e mesmo havendo alguma proximidade entre categorias, ou pode haver limitao na aplicao do mtodo ou a categoria de informao no est no radar da prospeco. Quando as distncias entre categorias so maiores, ocorre limitao em lidar tanto com os mtodos quanto com as informaes. A anlise dessa diferena de fora nas associaes do lado superior e inferior do Grfico 2aponta indcios de oportunidades de pesquisa. Uma primeira, com foco na teoria dos mtodos e _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

227

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial suas recomendaes de como aplic-la (prescrio), e uma segunda com uma abordagem focada nos temas indutores de prospeco que resultaram em associaes menos fortes com os mtodos. Observam-se quatro conjuntos de agrupamentos contendo categorias das variveis Mtodos de Prospeco e Informao, conforme ilustra o Quadro 2.

CONJUNTO DE PONTOS

CATEGORIAS DE INFORMAO

MTODO DE PROSPECO

Poltica, Economia, Social, Legislao

Palestras e Cenrios

Legislao, Meio Ambiente, Social

Anlise bibliomtrica

Insumos e Recursos, Produtos, Mercado, Oportunidades de Negcios

Previses e projees de executivos..., Pesquisa de mercado, mtodos Matemticos/Estatsticos

Tecnologia

Mtodo Delphi e Roadmap Tecnolgico

Quadro 2 Agrupamentos de Mtodo de prospeco x Informao com associao mais forte Fonte: Anlise dos autores.

Em cada conjunto de pontos descritos no Quadro 2, as categorias da varivel Informao representam as que tm mais adequao para serem buscadas e analisadas pelas respectivas categorias da varivel Mtodos. O conjunto de pontos 1, do Quadro 2, indica que busca e anlise de informaes sobre Poltica, Economia, Sociedade e Legislao possa ter mais propenso a ser realizada pelo uso dos mtodos de Cenrios e Palestras de Especialistas. Observa-se que o mtodo de Cenrios est acima do de Palestras de Especialistas, mostrando maior familiaridade com o uso deste mtodo para lidar com as categorias de informao indicadas, isso se comparado ao uso de Palestras de Especialistas para as mesmas categorias de informao. O conjunto de pontos 2, do Quadro 2, indica a Anlise Bibliomtrica como o mtodo prximo de temas como Legislao, Sociedade e Meio Ambiente. H, contudo, a constatao de que o mtodo ainda carece de familiaridade no seu uso, pois ele se encontra na parte negativa do eixo vertical. Foi constatado que o mtodo um dos menos utilizados, e a anlise de correspondncia resultou que, para as categorias de informao citadas, os resultados da amostra de respondentes mostra uma possvel adequao da Anlise Bibliomtrica para lidar com temas de _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

228

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers Legislao, Sociedade e Meio Ambiente. O mtodo Delphi poderia ser considerado para a categoria de informao Meio Ambiente, devido proximidade entre estas categorias. Contudo, cabem as mesmas ressalvas sobre a familiaridade feitas para a Anlise Bibliomtrica para lidar com MeioAmbiente. No conjunto de pontos 3, do Quadro 2, tem-se a combinao das categorias de informao sobre Insumos e Recursos, Produtos, Mercado e Oportunidades de Negcios com os mtodos de Pesquisa de Mercado, Previses e Projees de Executivos, Fora de Vendas e Distribuidores e mtodos Matemticos. Nota-se que informaes sobre Produtos esto mais fortemente associados com os mtodos de Pesquisa de Mercado e Previses de Executivos. Informaes sobre o Mercado e Oportunidades de Negcios esto associadas com mtodos Matemticos e Pesquisa de Mercado, mas essas categorias se encontram mais direita se comparados com Produtos e principalmente com Insumos e Recursos. Isto sinal de que os temas ligados a Mercado e a Oportunidades de Negcios possam demandar mais esforo dos gestores para mitigar incertezas se comparados com Produtos e Insumos e Recursos. No conjunto de pontos 4, do Quadro 2, encontra-se a categoria de informao relacionada Tecnologia. Os mtodos que mais se aproximam dele so Delphi e Roadmap Tecnolgico, mas ainda assim no esto muito prximos. Isto pode ser um sinal de que a busca e anlise de informaes sobre Tecnologia seja um objetivo pouco perseguido pelos respondentes da amostra, ou o uso dos respectivos mtodos no seja de domnio dos respondentes, limitando sua adoo para a prospeco. Outra causa possvel pode ser atribuda natureza de inovao inerente ao tema Tecnologia, e tambm menor familiaridade com os mtodos Delphi e Roadmap Tecnolgico, trazendo limitaes no uso dos mesmos. No se pode concluir sobre essas suposies, o conjunto de pontos 4 pode gerar temas de pesquisas futuras. Em termos gerais, na amostra de respondentes desta pesquisa, os resultados obtidos na Anlise de Correspondncia Simples mostram que os fatores Mitigao de Incertezas (na horizontal) e Familiaridade (na vertical) podem ter papel importante na atividade de prospeco do futuro.

4.6 SOBRE A SATISFAO COM A PRTICA DA PROSPECO Os resultados da amostra indicaram que Pesquisas de Mercado, Cenrios e Previses e Projees de Executivos, Fora de Vendas e de Distribuidores so os mtodos que apresentam maior satisfao, com respectivamente 91%, 88% e 88% na soma de Satisfeito, Muito Satisfeito e Totalmente Satisfeito. Roadmap Tecnolgico tambm teve alta satisfao (67% nos _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

229

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial mesmos itens), mas foi o segundo colocado na frequncia de insatisfeitos (14%).Esse resultado da fase quantitativa converge com as declaraes obtidas nas entrevistas da fase qualitativa. Os mtodos que permitem interatividade e julgamento so citados como os que mais contribuem para a tomada de deciso. Os entrevistados demonstraram preferncia por interao com outras pessoas, pares da empresa, especialistas, consultores, fornecedores e distribuidores. Os mtodos Matemticos ficaram em um nvel bom de satisfao (80% nos mesmos itens). Contudo, nas entrevistas foi citada a necessidade de validao dos resultados prospectados. O termo foi referido num contexto em que um resultado de uma prospeco no tem paralelo de comparao, demandando alguma outra forma de corroborar ou criticar o resultado. Os mtodos Anlise Bibliomtrica e Delphi apresentaram menor satisfao(54% e 55% nos mesmos itens). Roadmap Tecnolgico ficou em segundo lugar em termos de respondentes insatisfeitos, apesar de ter tido 42,9% de Totalmente Satisfeito e Muito Satisfeito. Nas entrevistas foi constatado que mtodos que no permitem julgar e debater o futuro de forma interativa e pessoalso considerados mais difceis de lidar. Isso explicaria porque Roadmap obteve boa avaliao de satisfao se comparado com Anlise Bibliomtrica e Delphi. Estes ltimos so realizados sem a possibilidade de interao entre os participantes. Analisando-se os resultados obtidos nas fases quantitativa e qualitativa, observa-se que pode haver questes sobre confiabilidade nos resultados da prospeco do futuro. Como esta varivel no foi includa nesta pesquisa, pode ser tema de pesquisas futuras.

4.7 SOBRE A IMPORTNCIA DA PROSPECO DO FUTURO E O TIPO DE DECISO

Para a importncia geral da prospeco do futuro, os resultados quantitativos mostram que os respondentes da amostra consideram importante a atividade de prospeco do futuro para suporte tomada de deciso (87% de 5 - Extremamente Importante e 4 - Muito Importante). Esse resultado converge com o relatado pelos entrevistados nos estudos de casos, onde foi observado que anlises sobre o futuro so consideradas relevantes no processo de deciso. Em resumo, os casos estudados indicaram que a atividade de prospeco do futuro considerada, no mnimo, uma atividade necessria para suporte deciso. Quando colocado o tipo de deciso na pergunta, os resultados quantitativos mostram que a amostra apresenta distribuies diferentes, e as diferenas no so casuais. Quando a deciso do tipo estratgico, aumenta a quantidade de respostas para as categorias 5 - Extremamente Importante e 4 - Muito Importante. Neste caso, elas somam 96% para decises estratgicas, _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

230

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers contra 87% quando o tipo de deciso no era considerado na pergunta.Quando o tipo de deciso foi ttico, a mesma soma caiu para 43%. A prova de Kolmogorov-Smirnov mostrou que, ao nvel de significncia = 0,05, h diferena na importncia atribuda prospeco em funo da deciso envolvida ser estratgica ou ttica.

5 CONSIDERAES FINAIS A prtica da prospeco do futuro foi constatada na amostra de executivos dessa pesquisa, sendo que os mtodos utilizados e os temas indutores que levam os gestores a recorrer atividade foram identificados. Alguns aspectos encontrados nos resultados devem ser comentados, com o objetivo de contribuir com as concluses e apontar oportunidades de pesquisas no futuro. A pesquisa apontou que a prtica da prospeco atividade presente e recorrente nas organizaes da amostra pesquisada, e os gestores pesquisados consideram a atividade importante para o suporte tomada de decises. Os mtodos mais praticados foram identificados, os horizontes de tempo e a frequncia de uso da prospeco foram caracterizados. Os temas indutores da prospeco foram estudados e verificou-se que eles so associados aos mtodos, sendo possvel estimar recomendaes de mtodos em funo do tipo de tema indutor de prospeco. A pesquisa contribuiu para identificar que algumas dessas recomendaes so mais diretas, j outras, nem tanto. Se por um lado, a atividade uma prtica valorizada nas organizaes, por outro lado ela demonstra sofrer alguma limitao que merece ateno em termos de aplicabilidade nas empresas e instituies. Esta limitao pode ter componentes relacionados com a teoria disponvel sobre prospeco do futuro e a natureza prescritiva do seu uso e sua disseminao nas organizaes. Tambm cabe mencionara existncia de componentes relacionados com as lacunas que podem existir, especialmente quando se lida com determinados temas indutores da prospeco e as respectivas metodologias que possam contribuir para lidar com eles. Os resultados apontam indcios de que a teoria disponvel sobre os mtodos pode no conter lacunas, o que converge com a literatura, mas ao se considerar os diferentes temas indutores de prospeco, a aplicao da teoria pode necessitar de recomendaes metodolgicas que mitiguem as limitaes em lidar com temas que no tenham tido forte associao com mtodos. Esta uma das contribuies desta pesquisa. Seguindo com as concluses, os resultados mostram que os gestores pesquisados utilizam mais de um mtodo de prospeco (512 citaes de mtodos para 127 respondentes da Tabela 1), _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

231

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial resultando em aproximadamente 4 mtodos em mdia. Isso pode ser um ponto positivo, pois a teoria recomenda o uso de mais de um mtodo para lidar com mesmo problema de prospeco, contudo, observou-se nos casos estudados que os gestores tendem a preferir mtodos que permitam interao entre as pessoas. Dessa forma, ocorre maior recorrncia a mtodos de julgamento ou de opinio, seja para se prospectar preliminarmente, seja para confirmar ou validar os resultados obtidos em uma primeira anlise realizada. A combinao de mtodos de julgamento com outros de natureza mais estruturada, que se constitui numa recomendao prescritiva da teoria, pode no estar ocorrendo. Uma oportunidade de pesquisa futura, portanto, decorre dessa constatao, uma vez que nesta pesquisa no foi foco central o estudo de uso combinado de mtodos para um mesmo problema de prospeco. Adicionalmente, se os gestores no sentem falta de mtodos prospectivos disponveis, a sua prtica pode no estar cobrindo todas as possibilidades de benefcios, uma vez que mtodos objetivos e estruturados, usados em combinao com os mtodos de julgamento, podem facilitar as anlises prospectivas. Este estudo carrega limitaes, especialmente com relao amostra utilizada na pesquisa de campo e a impossibilidade de generalizar os resultados. Ainda assim, este trabalho contribui significativamente para o entendimento sobre a utilizao de mtodos prospectivos nas organizaes, apresentando informaes relevantes para os tomadores de deciso nas organizaes, com relao utilizao de mtodos e abordagens de prospeco, assim como apresenta resultados exploratrios interessantes para a Academia, que podero ser aprofundados em pesquisas futuras, conforme mencionado anteriormente. Destaca-se que foi identificado que h associao entre a categoria da informao prospectada e os mtodos. Os mtodos mais praticados so os que apresentam a possibilidade de interatividade pessoal, sendo que mtodos objetivos, como os que utilizam equaes, no figuraram entre os mais praticados. H uma preocupao sobre a necessidade de estruturao da atividade de prospeco nas empresas e sobre a prtica da mesma seguindo recomendaes metodolgicas. Estes resultados demonstram uma clara relao entre os avanos metodolgicos que podem ser consolidados e disseminados pela Academia e a prtica das organizaes em prospeco.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

232

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers REFERNCIAS

Bioagncia (2011) www.bioagencia.com.br acesso em abril de 2011. Bolger, Fergus; Wright, George (1994).Assessing the quality of expert judgment.DecisionSupport Systems 11 (1994) 1-24. Brasil Tratado de Itaipu (1973)Braslia,26.4.1973.Disponvelem http://www2.itaipu.gov.br/empre/docum_trata.htm#top acessado em abril/2011. CTC-CentrodeTecnologiaCanavieira (2011).Acessopelo http://www.ctcanavieira.com.br/site/index.php acessado em abril de 2011. endereo

Chermack, Thomas J. (2006)Assessing the quality of scenarios in scenario planning. FuturesResearchQuarterly, Winter 2006. Creswell. John W. (2010) Projeto de pesquisa: mtodos qualitativo, quantitativo e misto 3 Ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. Daim, Tugrul U.; Ploykitikoon, Pattravadee; Kennedy, Elizabeth; Choothian, Woraruthai (2008)Forecasting the future of data storage: case of hard disk drive and flash memory.Foresight, vol. 10, issue 5, 2008. Day, George S.; Schoemaker, Paul J.H.(2004)Driving Through the Fog: Managing at the Edge. Long Range Planning 37 (2004) 127142. Dawes, Robyn M. (1979) The robust beauty of improper linear models in decision making. American Psychologist, Vol. 34, N 7, 571-582, July,1979. Eisenhardt, Kathleen M.; Zbaracki, Mark J. (1992)Strategic Decision Making.Strategic Management Journal, Vol. 13, 17-37 (1992). Eisenhardt, Kathleen M. (1989)Building theories from case study research. The Academy of Management Review, Vol. 14, No. 4. (Oct., 1989), pp. 532-550. Fildes, Robert; Goodwin, Paul (2007)Against Your Better Judgment? How Organizations Can Improve Their Use of Management Judgement in Forecasting. Interfaces; Nov/Dec 2007; 37, 6. Galbraith, Jay (1974)Organization Design: an information processing view. Interfaces, vol. 4, n 3, may, 1974. Georgoff, David M.; Murdick, Robert G. (1986)Managers guide to forecasting.Harvard Business Review, 1986. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

233

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial Godet, Michel; Roubelat, Fabrice (1996)Creating the future: the use and misuse of scenarios.Long Range Planning, Vol. 29, No. 2, pp. 164 to 171, 1996. Hogarth, Robin M.; Makridakis, Spyros (1981)Forecasting evaluation.Management Science (pre-1986); Feb 1981; 27, 2. and planning: an

ItaipuBinacional (2009) Itaipu:usinahidreltricaprojeto:aspectosdeengenharia.. Foz do Iguau: TAB Marketing Editorial, 2009. Kaplan, Robert S.; Norton, David P. (2008)The execution premium: linking strategy to operations for competitive advantage. Harvard Business School Publishing, Boston, Massachusetts, 2008. Kotler, Philip; Keller, Kevin L. (2006)Administrao de marketing 12a ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. Lee, Sungjoo; Park, Yongtae (2005)Customization of technology roadmaps according to roadmapping purposes: Overall process and detailed modules. Technological Forecasting & Social Change 72 (2005) 567583. Mahmoud, Essam (1989)Combining forecasts: Some managerial issues. International Journal of Forecasting 5 (1989) 599-600. Makridakis, Spyros; Hogarth, Robin M.; Gaba, Anil (2009)Forecasting and uncertainty in the economic and business world. International Journal of Forecasting 25 (2009) 794812. Martino, Joseph P. (1993) Technological forecasting for decision making. New York: McGraw-Hill c1993. Mentzler, John T.; Kahn, Kenneth B. (1995)Forecasting technique familiarity, satisfaction, usage, and application.Journal of Forecasting, Vol. 14, 465-476 (1995). Milliken, Frances J. (1987)Three Types of Perceived Uncertainty about the Environment: State, Effect, and Response Uncertainty. The Academy of Management Review, Vol. 12, No. 1 (Jan., 1987), pp. 133-143. Phaal, Robert; Farrukh, ClareJ.P.; Probert, DavidR. (2004) Technology roadmapping - A planning framework for evolution and revolution.Technological Forecasting & Social Change 71 (2004) 526. Phlips, Louis. (1988)The economics of imperfect information. New York Cambridge University Press, 1988. Porter, Alan L.; Roper, A. Thomas.; Mason, Thomas H.; Rossini, Frederick H.; Banks, Jerry (1991)Forecasting and Management of Technology. John Wiley & Sons, 1991. _______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

234

Nelson Daishiro Yoshida, James Terence Coulter Wright & Renata Giovinazzo Spers Porter, Alan L. (2007)How "tech mining" can enhance r&d management. Research Technology Management; Mar/Apr 2007; 50, 2, pg. 15. Rowe, Gene; Wright, George (1999)The Delphi technique as a forecasting tool: issues and analysis. InternationalJournalofForecasting 15 (1999) 353375. Sampieri,RobertoH.;Collado,CarlosF.;Lucio,PilarB.(2006) Metodologiade Pesquisa. 3. ed. So Paulo: McGraw-Hill, 2006. Sardar, Ziauddin (2010)The Namesake: Futures; futures studies; futurology; futuristic; foresight Whats in a name? Futures 42 (2010) 177184. Schoemaker, Paul J. H. (1995) Scenario Planning: A Tool for Strategic Thinking.Sloan Management Review; Winter 1995; 36, 2. Schwarz, Jan O. (2008)Assessing the future of futures studies in management. Futures 40 (2008) 237246. Simon, Herbert A. (1997)Administrative behavior.A study of decision-making in administrative organizations - 4th edition. The Free Press, New York, 1997. Strand, Sverre (1999)Forecasting the future: pitfalls in controlling for uncertainty.Futures 31 (1999) 333350. Vidican, Georgeta; Woon, Wei L.; Madnick, Stuart (2009)Measuring innovation using bibliometrictechiques: The case of solar photovoltaic industry.Sloan School of Management, MIT, 2009. Walsh, Philip R. (2005) Dealing with the uncertainties of environmental change by adding scenario planning to the strategy reformulation equation. Management Decision Vol. 43 No. 1, 2005 pp. 113-122. Winklhofer, Heidi; Diamantopoulos, Adamantios; Witt, Stephen F. (1996) Forecasting practice: a review of the empirical literature and an agenda for future research. InternationalJournalofForecasting 12 (1996) 193-221. Wright, James T.C.; Giovinazzo, Renata A. (2000 Delphi Umaferramentadeapoio aoplanejamentoprospectivo. CadernodePesquisasemAdministrao,SoPaulo, v.01, n12, 2 trim/2000. Wright, James T.C.; Spers, Renata A.G. (2006) O pas no futuro: aspectos metodolgicos e cenrios. Estudos Avanados 20 (56), 2006.

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

235

A Prospeco do Futuro como Suporte Busca de Informaes para a Deciso Empresarial

______________________________ Recebido: 28/11/2012

Aprovado: 25/01/2013

_______________________________ Revista Ibero-Americana de Estratgia - RIAE, So Paulo, v. 12, n. 1, p. 208-235, jan./mar. 2013.

You might also like