You are on page 1of 18

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

Jane Raquel Silva de Oliveira Salete Linhares Queiroz

So Carlos - SP 2010

SUMRIO

APRESENTAO .......................................................................................................................... 2 ATIVIDADE 1 Reviso das Sees dos Textos Cientficos ............................................................. 3 ATIVIDADE 2 Os Aliados dos Textos Cientficos .......................................................................... 5 ATIVIDADE 3 A Presena do Autor nos Textos Cientficos ........................................................... 7 ATIVIDADE 4 Os Tipos de Citaes nos Textos Cientficos ........................................................... 9 ATIVIDADE 5 Trabalhando com as Citaes nos Textos Cientficos .............................................11 ATIVIDADE 6 A Produo do Texto e o Foco no Leitor ...............................................................13 ATIVIDADE 7 Cautela e Audcia nos Textos Cientficos ..............................................................15 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ...................................................................................................17

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

APRESENTAO
Neste material didtico elaborado no conjunto das atividades desenvolvidas durante a pesquisa de doutorado Mapa de Caracterizao do Texto Cientfico: produo e funcionamento no ensino superior de qumica abordamos alguns aspectos retricos do texto cientfico, isto , recursos de linguagem que os cientistas empregam na elaborao dos textos que, intencionais ou no, fortalecem seus argumentos e induzem o leitor a dar credibilidade ao trabalho apresentado. O material est organizado na forma de atividades didticas, nas quais, alm da descrio de aspectos retricos do texto cientfico, propomos algumas questes com a finalidade de estimular o estudante a reconhecer, em artigos cientficos da rea, os tpicos discutidos. Outras questes so propostas no sentido de estimular debates e reflexes crticas por parte dos estudantes sobre o tema em questo. Na Atividade 1 apresentamos apenas um exerccio de Reviso das Sees dos Textos cientficos, uma vez que nosso objetivo neste material destacar caractersticas pouco abordadas na maioria dos manuais de escrita cientfica destinados a estudantes de qumica1. Na Atividade 2, so abordadas algumas estratgias que os cientistas utilizam para fortalecer seus artigos, como a utilizao de Aliados dos Textos Cientficos, geralmente recrutados da literatura e de alguns elementos da prpria pesquisa. Na Atividade 3, destaca-se que, apesar da suposta impessoalidade do texto cientfico, possvel se identificar A Presena do Autor nos Textos Cientficos. Na Atividade 4, so apresentados os principais Tipos de Citaes Presentes em Textos Cientficos, com destaque para sua funo retrica em artigos cientficos. Na Atividade 5, Trabalhando com as Citaes nos Textos Cientficos so descritas algumas estratgias de manipulao das citaes presentes em artigos cientficos. Na Atividade 6, A Produo do Texto e o Foco no Leitor so destacados alguns aspectos como: a diferena entre o processo de elaborao do texto pelo autor e a seqncia de apresentao das sees ao leitor; a conduo do leitor ao longo dom texto; e antecipao no texto das possveis objees do leitor. E por fim, na atividade 7, apresenta-se a frequente oscilao entre Cautela e Audcia no Texto Cientfico, com destaque para as sees dos artigos em que tais estratgias so mais empregadas. Cabe ressaltar que, embora na proposta original este material tenha sido destinado a estudantes de graduao em qumica, acreditamos que ele tambm possa ser utilizado por psgraduandos, uma vez que tais estratgias da linguagem cientfica raramente so abordadas nos cursos de graduao em qumica. Alm disso, por tratar de caractersticas da linguagem que no exclusivas dos textos de qumica, acreditamos que este material tambm possa ser til a estudantes de outras reas da cincia. As autoras

Mais detalhes sobre a organizao tpica de diversos tipos de textos cientficos da rea de Qumica podem ser verificados em nosso livro Comunicao e Linguagem Cientfica: guia para estudantes de qumica (OLIVEIRA; QUEIROZ, 2007). O material didtico Estrutura de Relatrios de Laboratrio (disponvel no site www.gpeqsc.com.br) tambm apresenta algumas caractersticas estruturais que so comum a vrios textos cientficos da rea de qumica.
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

ATIVIDADE 1 Reviso das Sees dos Textos Cientficos


Exerccio de Reviso

Apresentamos a seguir alguns trechos de artigos cientficos. Identifique de qual seo do texto provavelmente cada trecho foi extrado e justifique sua resposta.

Na Tabela 2 so apresentados os parmetros obtidos atravs de TG para todas as amostras ativadas e precursores, alm da amostra I700NL. As temperaturas de oxidao mais reduzidas ocorrem para as amostras ativadas e lavadas, o que pode ser entendido pela maior porosidade que apresentam, facilitando, portanto, o acesso do oxignio matriz carbonosa. Esta estreita correlao entre o desenvolvimento da rea superficial e o aumento da reatividade com o oxignio j foi observada para diversos materiais carbonosos obtidos por ativao qumica 20,29. Dessa forma, a reduo da temperatura de oxidao nas amostras ativadas (e lavadas) constitui um indicativo do sucesso do processo de ativao. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1665, 2007)

O propsito deste trabalho foi determinar os parmetros cinticos de decomposio trmica para uma amostra de propelente base simples e base dupla. Os dados obtidos pela calorimetria exploratria diferencial foram ajustados para o modelo cintico de pseudo-primeira ordem de Flynn, Wall e Ozawa. Os respectivos parmetros obtidos foram: BS REX 1200 (E a) (2,3 0,2) 102 kJ mol-1 e (A) 1,34 1025 min-1; BD-111 (Ea) (1,6 0,1) 102 kJ mol-1 e (A) 3,31 1017 min-1. O espectro de infravermelho da amostra de propelente base dupla indicou a presena de salicilato, justificando o comportamento de decomposio observado na respectiva curva trmica (Ecltica Qumica, v.32, n.3,
p.45, 2007).

Ao longo das 4 ltimas dcadas, uma grande quantidade e variedade de polmeros formadores de filmes tm sido avaliados e utilizados para o revestimento de formas slidas orais 7. Alm dos revestimentos compostos de polmeros sintticos, tem sido proposta a associao com polmeros naturais, por ex. polimetacrilato Eudragit associado a diversos polissacardios8; polimetacrilatos adicionados goma arbica9; etilcelulose como polmero base e polissacardios 10; etilcelulose e goma guar fosfatada11; filmes isolados de polimetacrilato contendo polissacardio da raiz de ltus 12.
(Qumica Nova, v.30, n.2, p.312, 2007)

Ao apoio financeiro das agncias CNPq, CAPES, FINEP e FAPESP e aos pesquisadores, Dr. L. C. Machado e Dr. H. C. de Jesus, e ao tcnico A. A. L. Marins pelo apoio instrumental para o desenvolvimento deste trabalho. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1668, 2007)

A interpretao dos resultados obtidos eletroquimicamente permite concluir que o biossensor proposto pode ser uma ferramenta extremamente prtica para a deteco indireta de fungicidas DTC's, baseada na inibio irreversvel da enzima AldH por esses contaminantes. Para aplicao em anlise de gua, os LD's ainda se encontram dentro de uma faixa relativamente elevada; contudo, para aumentar a sensibilidade do mtodo, podem ser empregados procedimentos de prconcentrao das amostras de gua. Para anlise direta de amostras vegetais, o biossensor mostrase bastante sensvel, j que os LD's esto abaixo dos LMR's estipulados pela legislao brasileira.
(Qumica Nova, v.30, n.1, p.16, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

As anlises de compostos fenis totais dos EEP foram feitas de acordo com o mtodo espectrofotomtrico de Folin-Ciocalteau29, utilizando cido glico como padro. A absorbncia foi medida em espectrofotmetro (Uv Mini 1240) a 740 nm e os resultados expressos em equivalentes de cido glico (mg/g). As anlises de flavonides totais dos EEP foram feitas por reao colorimtrica30, a partir da mistura de 0,5 mL do EEP, 4,3 mL de etanol 80%, 0,1 mL de nitrato de alumnio 10% e 0,1 mL de acetato de potssio 1 mol/L. Aps 40 min, a absorbncia foi medida em espectrofotmetro a 415 nm e o contedo de flavonides expresso em equivalentes de quercetina (mg/g). (Qumica Nova, v.30,
n.7, p.1513, 2007)

7 8 9

A prpolis do tipo 6 apresentou uma grande diversidade de cidos graxos, sendo inclusive alguns majoritrios, como por exemplo o ster metlico do cido palmtico e o ster metlico do cido 10octadecenico. Diferentemente, a prpolis do tipo 12 demonstrou a presena de vrios derivados do cido cinmico, corroborando com os resultados encontrados por Bankova et al.17 para a prpolis do sudeste brasileiro. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1514, 2007)

Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal investigar a influncia da temperatura, fora inica e vazo da soluo do metal sobre os perfis de adsoro de ons cobre(II) pela quitosana contida em uma coluna em sistema sob fluxo hidrodinmico fechado e deteco espectrofotomtrica, escassamente descritos na literatura. Avaliar o comportamento do sistema em estudo quanto ao seu ajuste aos modelos isotrmico e cintico de adsoro, determinando a ordem de reao a partir do modelo que apresente melhor concordncia com os dados experimentais.
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.809, 2007)

[1] P. Folly, P. Mdera, Chimia 58 (2004) 374. [2] N. S. Fernandes, S. A. Araujo, M. Ionashiro, Eclt. Qum. 31 (2006) 39. [3] J. A. F. F. Rocco, J. E. S. Lima, A. G. Frutuoso, K. Iha, M. Ionashiro, J. R. Matos, M. E. V. Surez-Iha, J. Therm. Anal. Cal. 77 (2004) 803. [4] E. Y. Ionashiro, T. S. R. Hewer, F. L. Fertonani, E. T. de Almeida, M. Ionashiro, Eclt. Qum. 29 (2004) 53. [5] J. Andrade, K. Iha, J. A. F. F. Rocco, E. M. Bezerra, M. E. V. Surez-Iha, G. F. M. Pinheiro, Quim. Nova 30 (2007) 952. [6] W. Phillips, C. A. Orlick, R. Steinberger, J. Phys. Chem. 59 (1955) 1034. [7] G. I. Evans, S. Gordon, American Institute of Aeronautics and Astronautics and Society of Automotive Engineers (AIAA) 29 (1972) 1086.
(Ecltica Qumica, v.32, n.3, p.50, 2007)

10

Miguel A. Schettino Jr.*; Jair C. C. Freitas; Alfredo G. Cunha e Francisco G. Emmerich Departamento de Fsica, Universidade Federal do Esprito Santo, 29075-910 Vitria - ES, Brasil Ana B. Soares e Paulo R. N. Silva Centro de Cincia e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense, 28015620 Campos dos Goytagazes RJ, Brasil
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1663, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

ATIVIDADE 2 Os Aliados dos Textos Cientficos


A elaborao de um texto cientfico pode ser vista como uma batalha na qual o autor do artigo tenta convencer um leitor discordante. Nesta disputa, se o autor estiver isolado provavelmente no ter foras diante das dvidas e questionamentos do leitor sobre a veracidade do que ele escreveu. Assim, para se fortalecer o autor busca reforos, principalmente na literatura1. A seguir apresentamos alguns desses aliados dos textos cientficos (e os supostos motivos do autor para apresentar tais aliados).
Podem at duvidar de mim, mas no vo discordar do papa da rea. Os assessores dessa revista famosa deram credibilidade a este trabalho ou tema. Ningum vai questionar!

Citaes de artigos presentes em revistas de credibilidade no meio Citaes de autores reconhecidos na rea qual a pesquisa se insere Citao de trabalhos de outros autores que tambm investigam a mesma temtica

OS ALIADOS DO TEXTO CIENTFICO


Indicao de instituies financiadoras

Recebi financiamento da instituio ou agncia tal. Isto prova que meu trabalho relevante!

Uma das provas de que meu trabalho relevante o nmero de pessoas que tambm pesquisam sobre esse tema

Acima apresentamos os principais aliados externos. Mas os trabalhos do prprio grupo tambm podem fornecer um reforo ao texto cientfico2:
Indicaes de publicaes anteriores do grupo relacionadas ao tema em foco (D idia de que se trata de uma pesquisa que j vem sendo desenvolvido e demonstra que outros assessores j leram e aprovaram a publicao de outros artigos do grupo relacionados ao tema).

Indicao de que o trabalho inovador na rea (Destaca o importante fato de que o trabalho d uma nova contribuio construo do conhecimento).

Em sntese, para discordar da afirmao do autor, o leitor ter que se opor s concluses, idias, dados de vrios outros autores, bem como de assessores de revistas cientficas e agncias de fomento pesquisa1.
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

Observem a seguir alguns exemplos encontrados em artigos cientficos da rea de Qumica.


Citao de trabalhos e outros autores que tambm investigam a mesma temtica

Muitas espcies do gnero Xylopia tm sido estudadas quanto caracterizao de sua composio qumica, identificando-se alcalides, compostos volteis, flavonides, terpenides e esteris3-6. (Qumica Nova, v.30, n.4, p.838, 2007)

Indicao de instituies financiadoras

AGRADECIMENTOS Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq), pelo apoio financeiro concedido ao projeto 474113/2003-5; ao Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) pelo apoio financeiro ao projeto Deposies Atmosfricas (n 1108/94/) e toda administrao do Parque Nacional da Serra dos rgos, especialmente E. B. V. de Castro e C. C. Faria pela valorizao e apoio dado s atividades de pesquisa cientfica conduzidas nessas Unidade de Conservao. (Qumica Nova, v.30, n.8, p.1847, 2007)

Indicaes de publicaes anteriores do grupo relacionadas ao tema em foco

Em amostras de gua de chuva coletadas no trecho da sede do Parque Nacional do Itatiaia [...], de Mello e Almeida21 atriburam ao aerosol marinho (sea-salt aerosol) a origem principal daqueles ons. [...] Em 2004, Guimares e de Mello35 estimaram um fluxo de emisso dirio das guas da Bahia da Guanabara de 3,5 a 3,8 t de N. [...] Por exemplo, de Mello et al37 observaram que os fluxos de deposio seca de NO3- e exc-SO42- foram em mdia, respectivamente, duas a seis vezes maiores sobre as placas de Petri mantidas continuamente com gua destilada que sobre diferentes tipos de superfcies artificiais secas.
(Qumica Nova, v.30, n.8, p.1842-1848, 2007. Obs: de Mello um dos autores deste artigo)

Indicao de que o trabalho inovador na rea

[...] nenhum relato foi feito sobre a composio qumica e atividade acaricida de seu leo essencial a partir de fruto e folha, que ocorre em Pernambuco. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo determinar a composio qumica do leo essencial de folhas e frutos de X. sericea, que ocorre na floresta de restinga do litoral sul de Pernambuco, bem como seu efeito fumigante sobre o caro rajado [...]. (Qumica Nova, v.30, n.4, p.839, 2007)

Questo 1

No artigo que vocs tm em mos, identifiquem pelo menos um de cada tipo de aliado do texto cientfico. Especifiquem quais so os aliados e transcrevam os trechos do artigo nos quais eles esto presentes. Vocs conseguem localizar outros tipos de aliados que o autor utiliza no texto para fortalecer seu trabalho? Se houver, cite-os. Vocs consideram que estes aliados realmente contribuam para fortalecer o texto cientfico? Faam uma anlise crtica..

Questo 2 Questo 3

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

ATIVIDADE 3 A Presena do Autor nos Textos Cientficos


Aprendemos que o texto cientfico objetivo e impessoal e que, portanto, no cabe ao pesquisador manifestar opinies, interesses particulares. Assim, os verbos costumam aparecer na terceira pessoa, geralmente na voz passiva. Afinal o que interessa so os fatos cientficos e no quem fala deles. No entanto, embora se diga que a literatura tcnica impessoal, isso est longe de acontecer. Os autores esto por toda parte, incorporados no texto1(p.91). Apresentamos a seguir exemplos das principais marcas deixadas pelos autores nos textos2,3: Quando o autor assume sua pesquisa, justificando a escolha do tema ou do material. Geralmente presente na Introduo dos textos cientficos. Observe o exemplo:
Em agosto de 2006 foi realizada uma consulta base de dados [...]. A partir da leitura cuidadosa desse conjunto de referncias pde-se constatar que somente 4 publicaes tinham como objetivo analisar as misturas biodiesel-diesel. [...] O objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento e a validao de uma metodologia de anlise de misturas biodiesel:diesel empregando CGAR-EM [...]. (Qumica Nova, v.30, n.8, p.1900, 2007)

Quando o autor opina sobre os fatos ou resultados obtidos, engajando-se mais ou menos com relao s asseres que realiza. Bastante freqente na seo de Resultados e Discusso. Observe o exemplo:
O monitoramento da produo de CO2 das blendas de PHB/amido e PHB-HV/amido foi feito a cada 24 h isoladamente. Pode-se observar que houve uma elevada produo nos primeiros dias. Acredita-se que este comportamento inicial deve-se ao consumo de glicose no meio. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1585, 2007)

Quando o autor avalia o trabalho e sugere, novas pesquisas. Costuma ser evidenciado nas Concluses dos trabalhos. Observe o exemplo:
Esses resultados estimulam, ainda, a realizao de estudos mais avanados, com a finalidade de reduzir a quantidade de enzima no eletrodo de trabalho, a partir da incorporao de elementos que possam potencializar sua atividade [...]. A possibilidade de emprego de outras tcnicas de imobilizao da AldH, como por ex. a fixao da enzima em uma matriz sol-gel, alm do uso de diferentes mediadores eletroqumicos, podero ser ainda estudados. (Qumica Nova, v.30, n.1, p.16, 2007)

Quando o autor faz hipteses, suposies. Costuma ser estar presente na Introduo ou nas Discusses dos textos cientficos. Observe o exemplo:
Aparentemente, o aumento da fora inica favorece a adsoro dos nos Cu 2+ pela matriz biopolimrica. Uma hiptese para o efeito da fora inica sobre os perfis cinticos de adsoro dos ons cobre(II) pela quitosana pode ser relacionadas ao fato de que o aumento da fora inica diminua a carga positiva sobre o biopolmero [...]. (Qumica Nova, v.30, n.4, p.812, 2007)
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

Quando o autor chama a ateno do seu interlocutor para algum aspecto, fato em particular. Presente em quase todas as partes do texto cientfico. Observe o exemplo:
Entretanto, vale salientar que materiais com menor solubilidade geram uma expectativa de manuteno da integridade do sistema transportador de frmaco at o ambiente colnico11,20. (Qumica Nova, v.30, n.2, p.316, 2007. Grifo nosso)

Quando o autor admite limitaes na pesquisa ou ignorncia sobre determinado assunto. Costuma estar presente na Introduo, Discusso ou Concluses. Observe o exemplo:
Os resultados obtidos para o leo essencial de X. sericea, que ocorre em Pernambuco, foram provenientes de uma simples amostra de um nico sitio de coleta, sem lavar em considerao as possveis interaes intraespecficas. ( Qumica Nova, v.30, n.4, p.839, 2007)

Quando o autor utiliza expresses que denotam dvidas ou incertezas sobre os resultados (cautela nas afirmaes). Freqentemente observado nas Discusses dos resultados ou nas Concluses dos trabalhos. Observe o exemplo:
Portanto, o presente trabalho sugere que a vertente atlntica da Serra dos rgos est susceptvel a impactos negativos resultantes da deposio de poluentes atmosfricos. (Qumica Nova, v.30, n.8, p.1847, 2007. Grifo nosso)

QUESTO 1 Localizem no artigo que vocs tm em mos algumas dessas marcas que os autores deixam no texto. Especifiquem o tipo de presena (baseando-se nas listadas acima) e transcrevam os trechos encontrados. QUESTO 2 Vocs consideram que a presena do autor no texto fortalece ou enfraquece o texto cientfico? Justifiquem.

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

ATIVIDADE 4 Os Tipos de Citaes nos Textos Cientficos


Uma das caractersticas mais marcantes em todo texto cientfico a presena de vrias citaes e referncias. Vocs j observaram que algumas delas servem como aliados do autor para convencer seus leitores. Mas existem outras citaes to importantes quanto aquelas. A seguir apresentamos os principais tipos de citaes1-3 presentes nos artigos cientficos, destacando sua importncia, em que sees elas costumam ser apresentadas e exemplos extrados de artigos cientficos.

TIPOS DE CITAES
Citaes que constituem o paradigma adotado pelo autor (informaes consolidadas)

IMPORTNCIA
Demonstram o conhecimento do autor sobre o tema em questo e servem para contextualizar o trabalho

LOCALIZAO NO TEXTO
So encontradas principalmente na Introduo

Das inmeras espcies vegetais utilizadas, com sucesso, no controle de pragas agrcolas, algumas so pertencentes famlia Annonaceae2. Essa famlia compreende cerca de 130 gneros e aproximadamente 2300 espcies, distribudas em regies tropicais e subtropicais na frica, sia, Austrlia, Amrica Central e do Sul 3.
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.838, 2007)

As principais formas inicas de mercrio, Hg2+ e CH3Hg+, so fortemente complexadas por cidos hmicos, flvicos e outras molculas orgnicas presentes nos ecossistemas naturais8,9. No solo esses complexos organo-mercuriais so adsorvidos nas superfcies das argilas e na matriz slida, que consiste principalmente de xidos de ferro, alumnio e mangans e substncias hmicas10.
(Qumica Nova, v.30, n.2, p.274, 2007)

Citaes de trabalhos anteriores realizados pelo prprio grupo.

Provam que o grupo j tem experincia em pesquisas com o tema em questo

Presentes na Introduo (justificativa) ou Discusses (comparao de dados)

Alguns estudos preliminares relacionados com a composio qumica do leo essencial dessa espcie foram realizados a partir de diferentes partes do vegetal, como por ex., fruto 16-18, folha18, caule18 e raiz18,19.
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.838, 2007. Neste exemplo, a citao 18 refere-se a outro trabalho do grupo)

Citaes que apresentam o mtodo utilizado

Demonstram que o trabalho pautado em metodologia comprovada na literatura e adequada quela pesquisa

Geralmente encontradas em Materiais e Mtodos

A medio da taxa de transmisso de vapor dgua 8,12,22-24 e do ndice de intumescimento8,12,22 constituem mtodos simples, mas eficientes, para determinao in vitro das caractersticas dos materiais polimricos envolvidos na tecnologia de revestimento22.
(Qumica Nova, v.30, n.2, p.312, 2007)

O procedimento 2 foi baseado na reticulao da enzima em uma rede rgida, conforme metodologia previamente descrita por Nunes et al31.
(Qumica Nova, v.30, n.1, p.12, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

10

cont.

TIPOS DE CITAES
Citaes de trabalhos com resultados semelhantes

IMPORTNCIA
So excelentes reforos ao trabalho do pesquisador; provam que outros autores chegaram a concluses similares

LOCALIZAO NO TEXTO
So observadas principalmente na seo Resultados e Discusso (comparao de dados)

Esses resultados esto de acordo com os obtidos por Oliveira 15 e Luo e Netravali16 ao estudarem a degradao radioltica de PHB. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1586, 2007.) O cido 4-hidroxi-3,5-diprenil cinmico (artepillin C) foi identificado como sendo um dos compostos majoritrios neste tipo de prpolis. De fato, vrios trabalhos tm demonstrado que os compostos prenilados e os derivados do cido cinmico so as substncias mais abundantes em amostras de prpolis das regies sul e sudeste do Brasil 20,37,38.
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1514, 2007.)

Citaes de trabalhos com resultados discordantes

Mostram (no mnimo) que o tema conflitante ou os resultados so inovadores.

Tambm observadas em Resultados e Discusso (comparao de dados); podem ser apresentadas na Introduo (justificativa)

Entretanto, o leo das folhas e frutos analisado neste trabalho apresentou um perfil qumico diferente, quando comparado com aqueles relatados na literatura16-19.
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.839, 2007)

QUESTO 1

Identifiquem no artigo que vocs tm em mos pelo menos um de cada tipo de citao. Especifiquem o tipo de citao e transcrevam os trechos identificados.

REFLETINDO UM POUCO MAIS SOBRE AS REFERNCIAS...


Considere agora dois aspectos comumente observados nas referncias apresentadas nos artigos cientficos: o ano de publicao dos trabalhos e os tipos de documentos citados.

QUESTO 2

Quanto ao ano de publicao, em geral, a maioria das referncias so muito anteriores ao artigo que a citou? A quais motivos vocs atribuem essas observaes? Classifiquem as referncias listadas no final do artigo quanto ao tipo de documento e aponte os mais frequentes. A quais motivos vocs atribuem essas observaes?

QUESTO 3

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

11

ATIVIDADE 5 - Trabalhando com as Citaes nos Textos Cientficos


A apresentao de muitas citaes e referncias importante na elaborao de um artigo cientfico. Mas no o suficiente para elaborar um texto convincente! Os autores dos artigos - em geral, at de forma inconsciente - costumam ser engenhosos na utilizao das citaes de modo a fortalecer seu trabalho. A seguir apresentamos algumas dessas sutilezas da literatura cientfica cuja finalidade to somente persuadir o leitor a acreditar no trabalho do pesquisador1,3 e citamos alguns exemplos.

Fortalecer os aliados dando destaque aos trabalhos similares aos do autor

Vrios trabalhos recentes tm descrito o uso da casca de arroz como matria prima para a produo de carvo ativado17,19-22, sendo obtidos resultados significativos de desenvolvimento de porosidade, o que demonstra a viabilidade do uso deste rejeito agrcola para a produo de um material carbonoso com ampla rea superficial especfica. Neste trabalho foram preparadas duas espcies de carvo ativado a partir do carvo de casca de arroz, utilizando dois diferentes mtodos de mistura do carvo com o NaOH.
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1663, 2007)

[...] o mtodo descrito por Roberts8,9 muito popular em laboratrios de controle de qualidade de indstrias que adicionam acar em seus produtos. Seguindo esta metodologia8-10, o preparo da curva de calibrao foi efetuado [...]. (Qumica Nova, v.30, n.5, p.1115, 2007) As determinaes de mercrio foram feitas por espectrometria de absoro atmica com gerao de vapor frio, metodologia adaptada por Rocha et al.25 e proposta inicialmente por Jackwerth et al.26.
(Qumica Nova, v.30, n.2, p.274, 2007)

Enfatizar que os mtodos usados na pesquisa so tambm utilizados por outros autores

Atacar (se for conveniente) as referncias que possam se opor ao trabalho do autor

No existe, por ex., nenhum mtodo imunoqumico para deteco de fungicidas DTCs15, e o mtodo oficial, cujo limite de deteco (LD) muito elevado para monitoramentos ambientais (0,4 mg L-1), baseado na anlise espectrofotomtrica do CS2, derivado da decomposio cida16,17. Alguns estudos recentes17,22 tm mostrado a aplicabilidade de um mtodo espectroscpico baseado em molibdato de sdio para anlise de DTCs, porm com LD de 0,3 mg L -1, considerado ainda muito elevado para fins de controle ambiental. Kubo et al.23 propuseram um mtodo baseado na quimiluminescncia em presena do sal sdico de luminol [...]. O mtodo exigiu o detector especfico para quimiluminescncia, sendo este aparato dispendioso para laboratrios que no utilizam a tcnica rotineiramente. (Qumica Nova, v.30, n.71 p.9, 2007)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

12

Fortalecer um artigo para enfraquecer um outro que esteja em oposio ao trabalho do autor

O uso de adsorventes, tais como carvo ativado e materiais microbianos, tem sido empregado. Entretanto, todas estas tcnicas tm suas vantagens e limitaes inerentes 7. Por ex., carvo ativado requer agentes complexantes para melhorar sua performance na remoo de materiais inorgnicos. Resinas de troca inica so eficientes, mas tm custo elevado. Uma alternativa mais eficaz e de baixo custo a utilizao de materiais de origem biolgica, chamados de bioadsorventes, dentre os quais destaca-se a quitosana cuja capacidade de remoo est associada presena dos grupos amino e hidroxila livres, os quais se comportam como stios de coordenao ao metal8,9. [...] Neste sentido, este trabalho tem como objetivo principal investigar a influncia da temperatura, fora inica e vazo da soluo do metal sobre os perfis de adsoro de ons cobre(II) pela quitosana contida em uma coluna em sistema sob fluxo hidrodinmico fechado e deteco espectrofotomtrica, escassamente descritos na literatura.
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.809, 2007)

CONVM LEMBRAR! Todos os esforos do autor para se proteger das crticas e questionamentos do leitor podem sucumbir diante de uma informao erroneamente colocada a respeito de uma citao. Afinal, pode ser que o leitor rastreie cada referncia e procure comprovar at que ponto elas correspondem tese do autor1.

Questo 1

Identifiquem no artigo que voc tem em mos pelo menos um exemplo de cada uma dessas estratgias que os autores utilizam na elaborao do texto cientfico. Transcrevam o trecho identificado

E para finalizar nossa atividade de hoje deixo essas palavras no mnimo intrigantes! de Bruno Latour ao abordar as estratgias utilizadas pelos pesquisadores na elaborao dos artigos cientficos.

Seja qual for a ttica, fcil perceber a estratgia geral: faa tudo o que for necessrio com a literatura anterior para torn-la o mais til possvel tese que voc vai defender. As regras so bastante simples: enfraquea os inimigos; paralise os que no puder enfraquecer [...]; ajude os aliados se eles forem atacados; garanta comunicaes seguras com aqueles que o abastecem com dados inquestionveis [...]; obrigue os inimigos a brigarem uns com os outros; se no tiver certeza de que vai ganhar, seja humilde e faa declaraes atenuadas. De fato, so regras simples: so as regras dos velhos polticos.

Bruno Latour (Cincia em Ao, p.59)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

13

ATIVIDADE 6 A Produo do Texto e o Foco no Leitor


Alguns autores destacam que todo o processo de elaborao do texto cientfico parece ser realizado pensando-se principalmente em quem vai l-lo. Este fato se reflete de vrias formas: na seqncia de apresentao das diversas sees que compem o artigo (em geral, diferente da seqncia com que so elaboradas); nas estratgias utilizadas para conduzir o leitor pelo caminho desejado pelo autor; ou antecipando as concluses e questionamentos do leitor1-3.

A SEQUNCIA DA ELABORAO NO A MESMA DA APRESENTAO


Apresentamos a seguir em seqncia linear a estrutura geral dos textos cientficos e, na seqncia numrica, a ordem que, em geral, os pesquisadores seguem na redao dos seus trabalhos4. Ttulo

7 6

Questo 1
Imaginem que vocs localizaram um artigo que comea pela seo de Materiais e Mtodos e que somente depois de apresentar os Resultados e Discusso o autor explica/ justifica aquele trabalho (Introduo). O ttulo e o resumo, ento, so as ltimas partes do texto que vocs iro ler. Vocs acreditam que, em geral, um leitor teria dificuldades de compreender um texto organizado dessa maneira? Por qu?

Resumo

4 Introduo
Materiais e Mtodos

1 2 3 5

Resultados

Discusso

Referncias Bibliogrficas

O AUTOR CONDUZ O LEITOR AO LONGO DO TEXTO


O texto cientfico apresenta elementos que conduzem o leitor a trilhar o caminho desejado pelo autor, induzindo o leitor a agir de determinada maneira ou desviar sua ateno para aquilo que o autor quer destacar. Com essa estratgia os redatores de artigos cientficos tentam fortalecer seu texto e garantir que seus leitores concordem com suas idias, ou seja, cheguem s mesmas concluses que ele. Observe os exemplos a seguir:
Chamando ateno do leitor interessante observar que, enquanto o resduo obtido aps oxidao do precursor igual a 47%, o resduo correspondente ao precursor-HF menor que 5%. O maior teor de cinzas no precursor, quando comparado ao precursor-HF, uma evidncia da eficcia do tratamento cido na remoo, quase total, da slica amorfa presente na matriz carbonosa do precursor.
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1665, 2007. Grifo nosso)
Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

14

Induzindo o leitor a realizar uma ao

Notar ainda que, comparando a Figura 3 e a Figura 4, com o aumento da temperatura de ativao ocorre pronunciada reduo da intensidade dos picos caractersticos de Na 2SiO3, sugerindo seu consumo pela reao deste com o Na2CO3, levando formao de novos produtos [...].
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1666, 2007. Grifo nosso)

O AUTOR ANTECIPA AS OBJEES E AS CONCLUSES DO LEITOR


Ao redigir o texto cientfico, o autor precisa evitar as objees do leitor de modo a fornecer de antemo as informaes necessrias compreenso e credibilidade do seu artigo 1. como se o autor, ao prever que seu interlocutor o questionaria sobre algo, j fornecesse antecipadamente a resposta. Nos exemplos a seguir apresentamos alguns trechos de artigos em que tais medidas preventivas foram realizadas e agregamos alguns questionamentos que poderiam ser feitos pelo leitor, caso o autor no as respondesse de antemo.
Vale ressaltar que no houve adio de biocida para conservao das amostras enquanto esticadas nos baldes coletores. [...] Portanto, considerando-se que as coletas foram efetuadas semanalmente, a possibilidade de perda, por atividade microbiolgica, de uma parcela do NH4+ presente na amostra, no deve ser descartada.
(Qumica Nova, v.30, n.8, p.1843, 2007. Grifo nosso)

Afinal, voc realizou, ou no, algum tratamento nas amostras? Isto no ficou claro.

Como voc me explica o fato de seus dados serem to diferentes dos obtidos por outros pesquisadores?

Entretanto, o leo de folhas e frutos analisado neste trabalho apresentou um perfil qumico diferente, quando comparado com aqueles relatados na literatura16-19. Essa diferena pode ser explicada pela distribuio geogrfica das populaes estudadas, que crescem sob influncia de distintas condies de solo e clima, como tambm pelo horrio de coleta do material a ser extrado.
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.839, 2007. Grifo nosso)

Questo 2

Identifiquem no artigo que vocs tm em mos trechos em que estejam presentes essas estratgias de conduo do leitor ao longo do texto ou de fornecimento de respostas antecipadas s objees do leitor. Especifiquem quais as estratgias e transcrevam os trechos identificados.

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

15

ATIVIDADE 7 Cautela e Audcia nos Textos Cientficos


ATENUANDO AS AFIRMAES
Uma das caractersticas mais notveis dos artigos cientficos a cautela com que os autores apresentam seus resultados e concluses2. Atenuando suas afirmaes, o autor, em vez de perder em confiabilidade, ganha em credibilidade devido a sua atitude honesta ao sugerir, mas no impor suas concluses3. Na realidade, o autor fixa o que deve o que no deve ser mais discutido. Sempre que um assunto estiver fechado no h meias afirmaes. Se o autor estiver em um terreno perigoso, proliferam-se as atenuaes, as quais funcionam como uma espcie de aplice de seguros, caso seus resultados e hipteses apresentados no estejam totalmente corretos. Assim a literatura ziguezagueia entre cautela e audcia; tudo depende das circunstncias1.

GRFICOS, FIGURAS E TABELAS: AFIRMAES MAIS AUDACIOSAS


O uso de grficos, figuras, tabelas no texto cientfico tem diversas funes: economizar espao no texto, pois estes elementos sintetizam informaes, evitando longas descries dos dados da pesquisa; apresentar os dados de uma forma didtica, facilitando sua leitura e compreenso; configurar objetividade ao texto cientfico3. Esses elementos podem ser vistos tambm como uma manobra poderosa em que o leitor posto diante de provas e no simplesmente diante das palavras do autor. Assim, na apresentao de grficos, tabelas e figuras no h, em geral, meias afirmaes. Afinal estes elementos mostram o que o texto diz, ou seja, o autor no est mais especulando sobre um determinado assunto, est apresentando um dado concreto ao leitor1.

Observe os exemplos como a literatura cientfica ziguezagueia entre a cautela e audcia. Cautela ao apresentar um resultado supostamente novo na literatura.
[...] os resultados obtidos na anlise qumica do leo essencial desta planta sugerem que a mesma seja um novo quimiotipo que ocorre na regio Nordeste [...].
(Qumica Nova, v.30, n.4, p.839, 2007. Grifo nosso)

Cautela ao apresentar o que se conhece na literatura sobre um dado tema


Quanto ao solo, estudos recentes indicam que exerce importante funo no ciclo biogeoqumico desse metal, como reservatrio receptor/emissor de Hg para os compartimentos atmosfera e hidrosfera7,9,19-21.
(Qumica Nova, v.30, n.2, p.274, 2007. Grifo nosso)

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

16

Afirmaes seguras dos resultados obtidos (apresentados em grficos ou tabelas), mas interpretaes (discusses) atenuadas
Quanto aos ensaios envolvendo amostras dos filmes contendo sulfato de condroitina modificado, observou-se a partir da Figura 8 uma reduo nas distncias entre as curvas de hidratao, entretanto, aps a anlise estatstica (ANOVA) apenas a composio 90:10 demonstrou ser significativa (p<0,05) frente ao controle. Os resultados sugerem que a modificao do sulfato de condroitina com trimetafosfato trissdico diminuiu a hidrofilia do sistema, gerando material com habilidades de hidratao especficas e dependentes das composies. (Qumica Nova, v.30, n.2, p.316, 2007. Grifo nosso)

Os valores da CBM, para ambos os tipos de prpolis, mantiveram-se constantes ao longo do estudo (Tabelas 2 e 3), entretanto foi maior para a prpolis tipo 6, refletindo provavelmente o efeito da sazonalidade nestes valores. (Qumica Nova, v.30, n.7, p.1514,
2007. Grifo nosso)

Cautela nas concluses do trabalho


Pelos resultados obtidos pode-se concluir que, ao longo dos perodos de safra apcola estudados, a sazonalidade influenciou a atividade antibacteriana das prpolis dos tipos 6 (regio nordeste) e 12 (regio sudeste), devido, provavelmente, alterao na concentrao de compostos bioativos oriundos das fontes vegetais destas prpolis. Isto demonstra que a atividade antibacteriana das prpolis pode variar em funo do perodo de coleta e da sazonalidade local.
(Qumica Nova, v.30, n.7, p.1515, 2007. Grifo nosso)

Os resultados indicam que a secagem dos padres de dextranas usados na elaborao de curvas de calibrao pode ser efetuada a 105 ou 160 oC. Testes isotrmicos indicam que nestas temperaturas o tempo de 4 h pode ser diminudo pela metade com a mesma eficincia na secagem das amostras.
(Qumica Nova, v.30, n.5, p.1118, 2007. Grifo nosso)

Questo 1

Identifiquem no artigo que vocs tm em mos alguns trechos em que o autor utiliza elementos atenuadores ou afirmaes precisas. Especifiquem qual a seo do texto em que cada uma dessas estratgias aparece.

Questo 2

Na opinio de vocs, o uso excessivo de elementos atenuadores no texto cientfico enfraquece seus argumentos? Justifiquem.

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

Aspectos Retricos do Texto Cientfico

17

REFERNCIAS BLIOGRFICAS
1 - LATOUR, B. Cincia em Ao: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. So Paulo: Editora UNESP, 2000. 2 - CAMPANARIO, J. M. Algunas posibilidades del artculo de investigacin como recurso didctico orientado a cuestionar ideas inadecuadas sobre la ciencia Enseanza de las Ciencias, v.22, n.3, p.365-378, 2004. 3 - CORACINI, M. J. Um Fazer Persuasivo: o discurso subjetivo da cincia. 2.ed. Campinas: Editora Pontes, 2007. 4 - ROSENFELDT, F.L.; DOWLING, J.T.; PEPE, S.; FULLERTON, M.J. How to write a paper for publication. Heart, Lung and Circulation, v. 9, p. 82-87, 20

Grupo de Pesquisa em Ensino de Qumica do IQSC

You might also like