You are on page 1of 18

TICA

Fabrcio Martins Fernando Toniazzo Wagner Dierings

Tradicionalmente entendida como um estudo ou uma reflexo sobre os costumes ou sobre as aes humanas.

Pode ser entendida tambm como a prpria realizao de um tipo de comportamento.

MORAL E TICA ANDAM DE MOS DADAS E SE CONFUNDEM.

O estudo da tica se defronta com problemas de variao de costumes.


O que moral na Etipia no moral no Brasil, por exemplo, a bigamia: Para os mulumanos honroso ter mais de uma esposa. J os pases catlicos pregam a monogamia casamento nico.

No centro da tica aparece o dever, ou obrigao moral, conduta correta.

A TICA NA ANTIGA GRCIA

Historicamente, a idia de tica surgiu na antiga Grcia, por volta de 500 a 300 a.C, atravs das observaes de Scrates e seus Discpulos.

O Cdigo de tica Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrnomo


Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: que nos tornamos melhores se cremos que nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida.

A palavra tica de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hbitos dos homens. Uma das possveis definies de tica seria a de que uma parte da filosofia que lida com a compreenso das noes e dos princpios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexo sobre o valor das aes sociais consideradas tanto no coletivo como no mbito individual.

A tica seria uma reflexo acerca da influncia que o cdigo moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescries de conduta, se aceitamos de forma integral ou no esses valores normativos e, dessa forma, at que ponto ns damos o efetivo valor a tais valores.
O Cdigo de tica Profissional do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrnomo, no foi um trabalho concebido por um nico profissional. Foi fruto de um trabalho que vem sendo estudado e aperfeioado desde meados de 1.993, foi criado e organizado o sistema profissional da Engenharia, Arquitetura e da Agrimensura. A partir da, organizado estes profissionais atravs de um Conselho Federal e Oito Conselhos Regionais, foi aprovado, o Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura.

Por determinao expressa da Lei 5.194/66, em 30 de setembro de 1971 foi adotado, por meio da resoluo 205/71, o Cdigo de tica Profissional da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, proposto pelas Entidades de Classe. Em 26 de novembro de 2002, na cidade de Goinia, foi adotado pela resoluo n 1.002/2002, o novo cdigo de tica, chamado de Cdigo de tica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Metrologia, abrangendo todas as categorias ou grupos profissionais integrados ao Sistema Confea/Crea.

Um profissional cidado, ou seja, aquele que cumpre seus deveres como profissional e ocupa seu espao como cidado, deve perceber que o exerccio da cidadania est ligado solidamente ao cumprimento dos seus deveres e ao conhecimento dos seus direitos. Deve ter conscincia de sua importncia na sociedade em que est inserido, ao exercer sua profisso. Sua responsabilidade ultrapassa os limites da legislao profissional.

Anlise do Artigo 7 da Resoluo n 205 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia

O Caput do Artigo 7 traz a seguinte redao: Art. 7 - Exercer o trabalho profissional com lealdade, dedicao e honestidade para com seus clientes e empregadores ou chefes, e com o esprito de justia e equidade para com os contratantes e empreiteiros.

Este texto por si s altamente explicativo e facilmente compreendido. Trata de uma obrigao que todo o profissional deveria ter a obrigao de realizar o que lhe incumbido com amor, dedicao e profissionalismo, no somente pensando em si mesmo, mas na misso do Engenheiro, que de buscar melhorar a vida das pessoas. Ser leal no significa ser humilhado. Significa realizar o que esta sendo solicitado com dedicao, buscando honestidade, seriedade, profissionalismo e agindo corretamente para o seu bem e o bem estar comum.

Ainda, o mesmo artigo, se divide em 05 (cinco) itens que trazem as redaes que explanamos a seguir: Em conexo com o cumprimento deste Artigo deve o profissional:

a) Considerar como confidencial toda informao tcnica, financeira ou de outra natureza, que obtenha sobre os interesses de seu cliente ou empregador. Toda e qualquer empresa possui informaes confidenciais que podem custar longos anos de trabalho dedicado. Estas informaes so propriedade da empresa e devem ser resguardadas por todo profissional a que tenha acesso. Os princpios morais regam que devemos prezar pelo sigilo de informaes confidenciais, pois est sendo nos confiado como profissionais, informaes privilegiadas que devero ser sigilosas.

b) Receber somente de uma nica fonte honorrios ou compensaes pelo mesmo servio prestado, salvo se, para proceder de modo diverso, tiver havido consentimento de todas as partes interessadas. Em hiptese alguma deve-se receber honorrios mais de uma vez pelo mesmo servio. Salve o caso em que o servio prestado beneficie mais de um cliente, e estes decidam pelo rateio dos custos.

c) No receber de empreiteiros, fornecedores ou de entidades relacionadas com a transao em causa, comisses, descontos, servios ou outro favorecimento, nem apresentar qualquer proposta nesse sentido. O que preza a moral e tica fazer o correto. No seria correto que o profissional aceitasse propinas para executar um servio ou assinar um laudo liberando um projeto ou obra. Alm de estar colocando a vida de pessoas e sua carreira profissional em risco, estas atitudes apenas denigrem a imagem do profissional, que acaba sendo generalizado que se um profissional aceitou uma ajudinha todos devem aceitar. Isto alm de antitico imoral. Devemos ser coerentes e realmente agir com seriedade, executando com responsabilidade os servios afetos a nossa profisso, e buscar melhorar ainda mais a imagem da Engenharia.

Prevenir seu empregador, colega interessado ou cliente, das consequncias que possam advir do no-acolhimento de parecer ou projeto de sua autoria. O Engenheiro deve expor e esclarecer todo e qualquer risco que possa vir a acontecer no projeto, orientando como o mesmo deve ser executado e fiscalizando desde o processo mais simples at as etapas de finalizao, pois nunca estamos livres de acidentes ou descuido dos demais profissionais. dever do Engenheiro, como preparado que , orientar e alertar seu empregador, colega ou cliente das consequncias que possam ocorrer caso seu parecer no seja ouvido e posto em prtica, ou ainda mais grave, caso seu projeto no tenha sido executado conforme sua orientao. Devemos dedicar ateno especial a solicitaes de readequaes de projetos, que possam vir a comprometer o projeto inicial, trazendo riscos ao usurio. No rara so as vezes que, os clientes ou empregadores pensando em economizar na execuo de um projeto, pede ao Engenheiro que modifique algumas coisa.

Tais solicitaes devero ser analisadas minuciosamente, pois so uma mudana no projeto original que pode colocar em risco todo o planejamento e trazendo riscos a boa execuo do mesmo. Portanto, como Engenheiros, devemos sempre analisar os dois lados, levantando e esclarecendo muito bem os prs e os contras desta mudana, deixando ciente inclusive por escrito e registrado inclusive em Anotaes de Responsabilidades Tcnicas estas mudanas, visando alm de proteger a vida de quem se beneficiar de obra ou projeto de engenharia, tambm nos precaver de recebermos punies do Conselho, que podem vir a acarretar inclusive a perca do Registro no Conselho.

e) No praticar quaisquer atos que possam comprometer a confiana que lhe depositada pelo seu cliente ou empregador. Como Engenheiros, somos o profissional a quem confiada uma responsabilidade imensa. No somente pelo documento assinado para ser possvel que se realize uma obra ou projeto, mas tambm pela tranquilidade que o empregador ou cliente ter que est fazendo pelo modo mais seguro, econmico e legalmente correto. O Engenheiro o profissional que deve transmitir segurana e tranquilidade ao seu cliente. Deve prezar pela transparncia e nunca omitir informaes que possam a vir a comprometer o projeto.

Deve sempre alertar e advertir, preferencialmente por escrito, de erros ou falhas que possam vir a comprometer o projeto, mesmo que demande muito trabalho extra por causa deste problema. J diz o ditado: melhor prevenir do que remediar. Ento o Profissional deve seguir a risca este item e realmente nunca deve praticar atos que possam comprometer no somente a confiana, mas pode vir a gerar problemas no projeto colocando a vida de inmeras pessoas em risco. Devemos sempre nos lembrar disso e buscar aplicar a tica Profissional em primeiro lugar, visando sermos um profissional correto e aplicado.

You might also like