You are on page 1of 4

rea de Competncia Sociedade, Tecnologia e Cincia

DELEGAO REGIONAL DO CENTRO


Servio de Emprego e Formao Profissional de Seia

Ncleo Gerador 5: Tecnologias de Informao e Comunicao Tcnicos de Informtica de Sistemas

O TELEMVEL
Uma das tecnologias mais utilizadas em contexto privado para comunicar com a famlia, amigos, etc. o telemvel, quer seja atravs de chamadas telefnicas ou de mensagens escritas. O telemvel um meio de comunicao veloz que permite aos indivduos ter momentos de lazer ou de cultura e que pode constituir uma ferramenta importante para o sucesso do trabalho. Atravs do mesmo, podem marcar-se reunies de trabalho, jantares, recorrer Internet, receber informaes culturais, solicitar esclarecimentos sobre museus, teatros, etc., comunicar com os outros, entre muitas outras coisas. A primeira chamada de telemvel foih 40 anos, no dia 3 de abril de 1973, na esquina da Rua 56 com a Avenida Lexington, em Nova Iorque, demonstrada pelo ento executivo da Motorola, Martin Cooper. Foi um acontecimento, que deixou abismado, quem por ali passava, pois nunca nada assim tinha sido visto, algum telefonar no meio da rua, de um telefone, sem fios. Hoje em dia isso j no acontece, pois tornou-se em algo muito usual (natural at), pelo contrrio, nos dias de hoje o que no usual, encontrar pessoas no tenham telemvel. Desde os primeiros telemveis at aos existentes nos dias de hoje a evoluo tem sido muito. Nos primeiros a bateria no aguentava mais de 20 minutos, chegavam a pesar mais de 1 kg e medir 25 cm de altura, 3,8 de largura e 7,6 de espessura, da a serem vulgarmente designados por tijolos. Nos telemveis que possumos hoje em dia estas caractersticas so muito diferentes, uma vez que os telemveis so mais pequenos e mais leves e a bateria dura muito mais tempo.

No entanto, apesar das suas caractersticas terem evoludo, as componentes de um telemvel mantiveram-se praticamente as mesmas ao longo dos tempos, sendo necessrio que o utilizar possua alguns conhecimentos de como deve utilizar o telemvel para o poder utilizar.

Os principais componentes de um telemvel so: Auscultador (1) Ecr (2) Teclado ou ecrs tcteis (3, 4, 5, 6, 7) Boto On/Off (8) Lente da cmara fotogrfica e de filmar (9) Antena interna ou externa (10)

Alm destes componentes um telemvel possui ainda uma bateria recarregvel, um carto pin, botes de controlo de volume, placas eletrnicas e chips defuncionamento. Os telemveis podem ter ainda capas amovveis, carto de memria, auriculares e microfones, dispositivos Bluetooth e de infravermelhos, auriculares Bluetooth, cabos de dados, entre outros. Um telemvel um aparelho de comunicao por ondas eletromagnticas, que permite a transmisso bidirecional de voz e dados utilizveis em uma rea geogrfica que se encontra dividida em clulas (de onde provm a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/recetor. H diferentes tecnologias para a difuso das ondas eletromagnticas nos telefones mveis, baseadas na compresso das informaes ou na sua distribuio: na primeira gerao (1G), a analgica, desenvolvida no incio dos anos 1980, com os sistemas NMT e AMPS; na segunda gerao (2G), digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e incio dos anos 1990: GSM, CDMA eTDMA; na segunda gerao emeia (2,5G), uma evoluo 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmisso de dados e na adoo da tecnologia de pacotes e no mais comutao de circuitos, presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT; na terceira gerao (3G),digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 1990, como UMTS e EVDO; na terceira gerao e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA. J em desenvolvimento a 4G (quarta gerao). Analisemos algumas delas: Rede GSM, em ingls Global System for Mobile Communications, tambm designada por Rede 2G, foi criada na dcada de 80 com o intuito de oferecer tecnologia digital de telefonia celular a toda a Europa. As suas principais vantagens foram fornecer novos servios, tais como o envio de mensagens de texto; melhor cobertura das redes operadoras; melhor qualidade na comunicao por voz e reduo de preos. Rede GPRS, em ingls GeneralPacket Radio Service, tambm designadapor Rede 2,5G, est geralmente associada ao sistema GSM. Esta rede surgiu com a necessidade que a populao em geral teve de se conectar Internet atravs do telemvel. Esta rede um servio permanente de transferncia de dados por pacotes, tendo como nico encargo a quantidade de dados transferido, sendo usada apenas para servios bsicos, tais como consultar e-mails,

enviar mensagens de multimdia, fotografias, realizao de vdeo chamadas de fraca qualidade, entre outras. Rede 3G surgiu como uma mais-valia, tendo como vantagens garantir uma velocidade detrfego de dados em mdia 15 vezes maiores que as atuais, fazendo downloads mais rpidos e proporcionando um melhoracesso internet, tendo novas funcionalidades com melhor desempenho e altas taxas de transmisso de dados, tais como, ver televiso pelo telemvel, vdeo chamadas de grande qualidade, entre outras. Esta rede como todas as outras tambm tem as suas desvantagens, podemos dizer que a GSM tem melhor cobertura de rede pois a 3G no tem uma cobertura de rede to abrangente e alm disso, outra dasdesvantagens da 3G que esta gasta mais bateria e com isso o gasto de energia vai aumentando. Atualmente, a tecnologia GSM a mais utilizada no mundo, porque d suporte a melhorias no sistema com um custo menor. A tendncia a migrao de toda a rede telefnica para servios de terceira gerao, com transferncia de imagem, som e dados muito rpidos, e onde cada umconsegue aceder s suas informaes onde quer que esteja. Fonte: Wikipdia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Telem%C3%B3veis Atividades: As tecnologias da informao e comunicao esto, hoje em dia, cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, estando ns cada vez mais dependentes delas. Assim, seria quase impossvel vivermos nos dias de hoje sem a sua utilizao quer na vida pessoal, quer em contexto profissional. Proposta 1: Identifique alguns dos componentes principais do telemvel e explique a sua evoluo ao longo dos tempos. R: Os principais componentes do telemvel so: Monitor, Teclado Alfa/Nmero, Placa Wireless, Modem, Colunas, Microfone, Cmara de vdeo, Bateria, Leitor de Cartes Memria, Leitores de Cartes, Motherboard, Processador, Ram, Atena, IR e Bluetooth. O telemvel de hoje, embora pequeno, capaz de reproduzir vdeos ou proporcionar horas de diverso com jogos interactivos. No incio no era assim: os primeiros telemveis receberam a alcunha de tijolos s a bateria era vrias vezes maior do que os restantes componentes eletrnicos, no futuro os telemveis ser mais com simples de comunicao sem precisar do aparelho e tornas junto ao nosso organismo.

Proposta 2: Enuncie diferentes cuidados a ter com a bateria de um telemvel. R: Logicamente, que se mal utilizadas todas as baterias tendem a apresentar problemas, cabe ao utilizador sempre evitar carreg-las alm do tempo permitido, 3

mant-las fora da exposio de calor e principalmente carreg-las apenas quando necessrio, ou seja, quando a bateria estiver se esgotando. Proposta 3: Indique alguns benefcios e algumas limitaes que advm da utilizao do telemvel. R: Os telemveis permitem: realizar Chamadas de Voz, Enviar mensagens, Capturar fotos e vdeo, armazenar dados, reproduzir msica,Bluetooth, Navegao de Internet, lista de contacto e relgio. Os benefcios sero possibilidade de acesso informao em qualquer local, estar sempre contactvel, etc. Devemos utilizar o telemvel com algumas limitaes por exemplo, no deixar o bluetooth ligado porque vicia a bateria, a Internet, wireless, e outras aplicaes que faam o telemvel dura pouco tempo. Proposta 4: Considera o telemvel importante na sua vida, tanto a nvel pessoal como social, cultural ou profissional? Fundamente a sua resposta. R: Hoje em dia pode dizer-se que o uso do telemvel e das tecnologias de informao e comunicao tm influenciado a sociedade em geral, nomeadamente, no que respeita a hbitos culturais e s relaes interpessoais sendo que 50% das relaes tanto amigvel ou amorosas e profissionais so basiadas na tecnologia e comunicao em suma os novos aparelhos tecnolgicos, so a ferramenta essencial para relaes interpessoais terem bom sucesso. Proposta 5: Escolha um equipamento tecnolgico que utiliza diariamente e elabore uma lista de requisitos mnimos de que depende a boa utilizao do mesmo. Explique uma funo/tarefa que realiza com esse equipamento. R: O Equipamento que escolhia o Ipod Touch 8Gb (4 gerao). Os requisitos destes equipamentos so: Wireless, Bluetooth, Fotos e Vdeo, Gravao de vdeo, Mapas de localizao Servio, Giroscpio de trs eixos, cmara de 2.5Mbps na parte de atrs e outra de frente. Assim posso utilizar o e-mail sem ir ao pc, como tirar uma foto ou vdeo logo na hora, criar uma agenda de contactos com os dados todos necessrios e muitas outras coisas, no entanto isso depende da pessoa que utiliza esse equipamento. Eu utilizo tanto ao nvel pessoal como profissional. Ideias-chave: Algumas funcionalidades existentes no telemvel e breves instrues de utilizao de um telemvel; Informaes importantes sobre os cuidados a ter na manuteno de um telemvel; As diferentes mutaes do telemvel e o impacto que o mesmo causou na sociedade e na vida dos sujeitos.

Para consultar: http://ainanas.com/must-see/evolucao-dos-telemoveis-1956-ate-hoje/ http://www.instructionsmanuals.com/u2/pdf/telefonos_movil/Motorola-V3-pt.pdf


Tiago Gonalves n23

Bom Trabalho! 4

You might also like