You are on page 1of 20

D I S C I P L I N A

Histria e Filosoa da Cincia

Induo, empirismo e o mtodo cientco


Autores

Juliana Mesquita Hidalgo Ferreira Andr Ferrer P. Martins

aula

09

Governo Federal
Presidente da Repblica Luiz Incio Lula da Silva Ministro da Educao Fernando Haddad Secretrio de Educao a Distncia SEED Carlos Eduardo Bielschowsky

Reitor Jos Ivonildo do Rgo Vice-Reitora ngela Maria Paiva Cruz Secretria de Educao a Distncia Vera Lucia do Amaral

Secretaria de Educao a Distncia SEDIS


Coordenadora da Produo dos Materiais Vera Lucia do Amaral Coordenador de Edio Ary Sergio Braga Olinisky Projeto Grco Ivana Lima Revisores de Estrutura e Linguagem Eugenio Tavares Borges Janio Gustavo Barbosa Jos Correia Torres Neto Thalyta Mabel Nobre Barbosa Revisora das Normas da ABNT Vernica Pinheiro da Silva Revisores de Lngua Portuguesa Flvia Anglica de Amorim Andrade Janaina Tomaz Capistrano Kaline Sampaio de Arajo Diagramadores Elizabeth da Silva Ferreira Ivana Lima Johann Jean Evangelista de Melo Jos Antonio Bezerra Junior Mariana Arajo de Brito Adaptao para Mdulo Matemtico Joacy Guilherme de A. F. Filho Revisoras Tipogrcas Adriana Rodrigues Gomes Margareth Pereira Dias Nouraide Queiroz Arte e Ilustrao Adauto Harley Carolina Costa Heinkel Hugenin Leonardo Feitoza

Diviso de Servios Tcnicos Catalogao da publicao na Fonte. UFRN/Biblioteca Central Zila Mamede

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste material pode ser utilizada ou reproduzida sem a autorizao expressa da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Apresentao
as aulas anteriores, voc teve acesso a temas da Histria da Cincia, numa viso panormica que procurou abordar algumas das principais realizaes cientcas do passado, a partir de certos episdios da histria da Fsica. Mas o foco, at aqui, foi a Histria. A partir dessa aula, mudaremos esse foco, tratando de tpicos considerados pertinentes Filosoa da Cincia e estabelecendo um dilogo com alguns dos episdios histricos vistos nas demais aulas.

Objetivos
1 2 3 4
Apresentar certos temas de estudo da Filosofia da Cincia, procurando contextualizar o que ser abordado nas aulas seguintes.

Problematizar a concepo comum do mtodo cientco.

Apresentar o mtodo indutivo e sua vinculao corrente losca denominada de empirismo.

Reconhecer a possibilidade de uma leitura empirista de episdios da Histria da Cincia.

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

Para comeo de conversa...


Vimos na primeira aula o que Histria da Cincia. Mas o que seria Filosoa da Cincia? Qual a diferena entre elas? Usando as denies de Thomas Kuhn (1977), num ensaio em que ele discute as diferenas entre essas reas, podemos dizer que cada uma delas tem objetivos prprios, distintos entre si. A Histria da Cincia tem funo explicativa e praticamente no recorre a generalizaes. A pesquisa histrica tem como produto nal uma narrativa que deve tornar plausvel e compreensvel os eventos passados. J a Filosoa da Cincia busca generalizaes de carter universal, e no o que particular a um perodo ou lugar. Assim, se um historiador da cincia analisa determinado trabalho de Galileu, ele est interessado particularmente no que esse pensador produziu e na cincia dessa poca. Em contrapartida, se um lsofo da cincia analisa o mesmo trabalho de Galileu, seu interesse entender como funciona a cincia em si. Para um mesmo trabalho, diferentes olhares so possveis. H uma frase bastante famosa, escrita pelo lsofo da cincia Imre Lakatos no incio da dcada de 1970, que diz: a Filosoa da Cincia sem a Histria da Cincia vazia; a Histria da Cincia sem a Filosoa da Cincia cega. O dito de Lakatos se refere a um reconhecimento da relevncia mtua de ambas as reas. Ainda na dcada de 1960, quando a Histria da Cincia e a Filosoa da Cincia costumavam ser vistas como reas divergentes, o lsofo da cincia Norwood Hanson j havia defendido essa relevncia mtua, afastando-se da tradio. Hanson alegou que a realizao de um bom trabalho em Histria da Cincia demandava um profundo conhecimento da Filosoa da Cincia, e que o contrrio tambm era verdadeiro. Essa concepo foi desde ento muito debatida, e recebeu a ateno de lsofos como Kuhn, para quem a relevncia mtua entre essas reas estava longe de ser simtrica. Pode-se dizer, no entanto, que ora abrandada, ora enfatizada, a relevncia mtua entre as reas ganhou aceitao cada vez mais frequente desde ento. por isso que, em alguns momentos das aulas anteriores sobre Histria da Cincia, discutimos aspectos relativos Filosoa da Cincia e natureza do conhecimento cientco, de modo a evitarmos que o material histrico fosse tomado como algo pronto e acabado, que est ali para ser lido (e no interpretado). Ao longo dessa sequncia de aulas sobre Filosoa da Cincia algumas questes relativas natureza da cincia sero, portanto, retomadas sob uma nova tica, ainda que haja certa sobreposio com elementos j abordados. Iniciaremos com uma discusso acerca do mtodo cientco e de sua relao (histrica) com a induo e o empirismo.

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

Um olhar sobre a natureza do conhecimento cientco


cincia parece ser um tipo de conhecimento especial. O desenvolvimento de modelos e teorias, ao longo dos sculos, permitiu que a humanidade instrumentalizasse seu dilogo com o mundo natural de maneira cada vez mais sosticada. Hoje em dia, as teorias cientcas consideradas mais avanadas esto, no mais das vezes, muito distantes de uma compreenso direta por parte do cidado comum, dado o grau de abstrao de seus conceitos e quase que invariavelmente de sua formulao matematizada.

Por outro lado, a imbricao da cincia e da tecnologia que, em maior ou menor grau, sempre existiu ao longo dos sculos, parece haver assumido, na atualidade, um nvel de profundidade sem precedentes. Vivemos cercados por uma parafernlia tecnolgica cujo desenvolvimento remonta, muitas vezes, a pesquisas bsicas no campo da Fsica terica mais abstrata. A prpria indstria cria suas demandas particulares, realimentando o processo de produo de conhecimento a partir da prtica e do saber aplicado. Tudo isso faz a cincia ser um conhecimento valorizado socialmente. O mundo globalizado , em certa medida, fruto da cincia. Essa, por sua vez, faz-se presente em nosso dia a dia das mais variadas formas, implcita ou explicitamente. Nos bancos escolares, por exemplo, estudamos cincia. Se h disciplinas como Fsica, Qumica e Biologia nos currculos porque nossa sociedade conserva e quer transmitir esse tipo de saber, que pertence a nossa cultura. A cincia tambm pode ser vista em jornais dirios (competindo com outras abordagens no to cientcas...) e na mdia em geral, onde ser cientco costuma ser usado como fator de credibilidade para algo que se queira vender ou validar (quem nunca se deparou com uma propaganda de creme dental ou de outro produto testado cienticamente?). Mas... por que a valorizao desse conhecimento? O que ele tem de especial? Como se constitui? Que diferenas existem entre cincia e outras formas de conhecimento? Essas so questes prprias do campo da Filosoa (e Sociologia) da Cincia. Detalhando um pouco mais, diramos que, numa primeira aproximao, compete Filosoa da Cincia estabelecer um olhar sobre esse empreendimento humano chamado cincia, procurando compreender a natureza desse conhecimento e de sua produo. Assim, dentre os mltiplos aspectos relacionados a esse campo, poderamos citar os seguintes: Que mtodo(s) a cincia utiliza em seu desenvolvimento? Em que circunstncias podemos armar que uma teoria cientca foi provada? O conhecimento cientco pode ser considerado verdadeiro?

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

As teorias cientcas evoluem? possvel falar em progresso da cincia? Que papel devemos atribuir aos experimentos na construo do conhecimento cientco? E razo? H experincias cruciais? A cincia reete o real de forma objetiva? Qual o papel da comunidade cientca e do contexto histrico na construo desse conhecimento? possvel estabelecer critrios claros para dizer o que e o que no cincia?

Obviamente no pretendemos, no restante das aulas desse curso, abordar com detalhes todos esses temas. A Filosoa da Cincia um campo vastssimo do conhecimento, com uma histria prpria e variadas perspectivas tericas. Em funo disso, optamos por fazer um recorte particular, escolhendo discutir certos pontos relativos natureza do conhecimento cientco a partir da apresentao das vises de alguns autores desse terreno. Alm disso, procuraremos fazer o exerccio de resgatar parte do que foi discutido nas aulas anteriores, de Histria da Cincia propriamente ditas, buscando interpretar tais episdios luz dos elementos de Filosoa da Cincia apresentados.

O mtodo cientco
Uma boa forma de iniciarmos nossa busca por compreender as caractersticas do conhecimento cientco tentarmos investigar a maneira como ele construdo. Em outras palavras, devemos voltar nossa ateno para o modo como os cientistas trabalham e produzem conhecimento. Se voc pensar a esse respeito, conversar com outras pessoas ou consultar livros em geral (no especializados em Filosoa da Cincia), quase certo que ir se deparar com a seguinte ideia: existe um mtodo denominado mtodo cientco que seguido pelos cientistas em seu trabalho cotidiano. Pensando especicamente nas Cincias Naturais, esse mtodo usado com a inteno de descobrir as leis que regem os fenmenos da natureza. No muito difcil, tambm, identicarmos as etapas (ou passos) associadas ao mtodo cientco. Embora haja algumas variaes na descrio dessas etapas, as caractersticas centrais do mtodo encontram-se a seguir:

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

OBSERVAO

ACMULO DE DADOS

HIPTESES

COMPROVAO / VERIFICAO

RESULTADOS

No conrmao da hiptese
CONCLUSES

O mtodo se inicia com a observao do fenmeno que se deseja investigar. Essa observao no um puro e simples olhar. Pode envolver a realizao de experimentos controlados que forneam dados (quantitativos) ou quaisquer outras informaes relevantes, que so registrados, sistematicamente. O trabalho de outros cientistas, com o mesmo fenmeno, faz com que se acumulem dados sobre ele. O acmulo de dados permite que se formulem hipteses explicativas. Essas hipteses so enunciados gerais que tentam descrever adequadamente o conjunto de dados e estabelecer relaes causais que propiciem a explicao do fenmeno. A etapa seguinte a comprovao / vericao das hipteses, ou seja, busca-se realizar novos experimentos e observaes para que se verique a validade ou no das hipteses. Os experimentos geram resultados. Uma vez que os resultados conrmem certa hiptese, chega-se a uma lei cientca que pode ser aplicada em casos semelhantes (generalizao). A investigao de fenmenos correlacionados pode levar construo de novas leis e, de um ponto de vista mais geral, de uma teoria cientca. Por outro lado, a no comprovao das hipteses faz com que se retorne a etapas anteriores do mtodo, com a realizao de novas observaes, hipteses, experimentos etc. Essa sequncia de etapas descrita acima aparece com vrias denominaes: mtodo indutivo, mtodo emprico-indutivista ou simplesmente mtodo cientco. A ideia de induo est associada ao fato de se partir de enunciados particulares para se chegar a um enunciado geral (voltaremos a isso a seguir). J a denominao emprico-indutivista salienta a nfase dada pelo mtodo aos experimentos, ao emprico. H uma srie de caractersticas do chamado mtodo cientfico que vale a pena destacarmos aqui. Ele linear, composto por uma sequncia de passos encadeados que parece dar pouco espao a outros procedimentos ou aes, que representariam ramicaes do

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

mtodo. Isso nos leva a uma segunda caracterstica: a rigidez, que faz com que o mtodo seja pouco sensvel a modicaes, assemelhando-se a uma receita de bolo. O mtodo tambm pressupe que as observaes sejam neutras e objetivas, ou seja, que no haja qualquer tipo de interferncia dos cientistas e de seu contexto histrico-cultural nos fenmenos a estudar. Alm disso, o mtodo cientco, tal como descrito acima, pretende ser universal, ou seja, aplicado a qualquer tipo de investigao cientca e sempre da mesma maneira. E, sendo nico, serve como critrio de demarcao entre o que pode e o que no pode ser considerado cientco. Um conhecimento, para ser cientco, deve resultar da aplicao do mtodo, e viceversa: aplicando-se o mtodo, chega-se a um conhecimento vlido do ponto de vista cientco. Por m, o conhecimento gerado a partir do mtodo tem a pretenso de ser um conhecimento seguro, comprovado e verdadeiro. Alis, essas so palavras que costumamos associar ao conhecimento cientco: prova, verdade etc. Voc j deve ter se deparado com alguma frase do tipo: A cincia acaba de provar que... ou Foi comprovado cienticamente que.... Quase sempre est implcito, em armaes dessa natureza, a ideia de que foi aplicado um mtodo para se chegar a essa comprovao, que subentende um conhecimento denitivo e verdadeiro. Mas...

Ser que os cientistas, em suas pesquisas, seguem elmente esse mtodo?

Atividade 1
1 2
Responda a questo colocada no balo acima, a partir de suas reexes e concepes pessoais.

Alan Chalmers, no livro O que cincia anal?, apresenta o que considera uma viso de cincia amplamente aceita:
Conhecimento cientco conhecimento provado. As teorias cientcas so derivadas de maneira rigorosa da obteno dos dados da experincia adquiridos por observao e experimento. A cincia baseada no que podemos ver, ouvir, tocar etc. Opinies ou preferncias pessoais e suposies especulativas no tm lugar na cincia. A cincia objetiva. O conhecimento cientco conhecimento convel porque conhecimento provado objetivamente (CHALMERS, 1993, p. 22).

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

a) b)

Voc concorda com a viso de cincia apresentada pelo autor? Explicite pontos de concordncia e de discordncia. Que relaes podemos estabelecer entre a viso apresentada por Chalmers, nesse trecho, e a ideia de mtodo cientco trabalhada nesta aula?

Induo e empirismo
A Filosoa da Cincia, principalmente no ltimo sculo, questionou profundamente o uso e a validade do mtodo cientco, tal como exposto na seo anterior. Mas, antes de procedermos a essa crtica, valeria a pena tecer alguns comentrios (de modo no exaustivo!) sobre as origens desse mtodo. A questo da busca de um caminho para se chegar a um conhecimento seguro to antiga quanto a prpria Filosoa. Em Plato e Aristteles podem ser encontradas profundas reexes sobre isso. No entanto, a origem do mtodo cientco costuma estar associada ao nome do lsofo ingls Francis Bacon (1561-1626).
Caminho
Etimologicamente, a palavra mtodo associa-se ideia de caminho.

Figura 1 Francis Bacon (1561-1626)

Bacon um personagem da virada do sculo XVI para o XVII, que foi bastante inuenciado pelas grandes transformaes do seu tempo, momento em que a cincia moderna adquire maturidade e promove uma verdadeira revoluo na forma de pensar do homem ocidental. o perodo que compreende, como vimos na histria da mecnica, nomes como Coprnico, Bruno, Galileu, Kepler, entre outros.

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

Era jurista e homem pblico, tendo exercido atividade poltica. Preocupou-se em reetir sobre o conhecimento, partindo do princpio de que ele deveria estar a servio do ser humano. O domnio da natureza pelo homem, por meio da compreenso de suas leis, resultaria em benefcios prticos vida cotidiana. Para ele, um sistema losco deve ser julgado pelos frutos que capaz de dar. Nesse sentido, Bacon defende que o conhecimento deva voltar-se para a vida prtica. Em sua mais conhecida obra (Novum Organum), ele arma: A verdadeira e legtima meta das cincias a de dotar a vida humana de novos inventos e recursos (BACON, 1997, p. 64).

importante que se diga que, embora Bacon enfatize a utilidade do conhecimento, no nega a importncia dos conhecimentos tericos. Nesse sentido, fazia distino entre experimentos frutferos (com consequncias prticas diretas) e lucferos (que auxiliam na descoberta de causas e axiomas). Vale, ainda, ressaltar que os historiadores costumam frisar que Bacon estava falando da utilidade do conhecimento como um todo, que dizia respeito a uma melhor compreenso e dominao da natureza.

Aforismo
No Novum Organum, Bacon utiliza aforismos (espcie de mxima ou sentena moral breve). Nas citaes a seguir, indicaremos, alm da pgina, o nmero do aforismo [afor.] que aparece na obra. A linguagem da poca, mesmo traduzida, contm em geral alguns termos incomuns na linguagem cotidiana. Preocupe-se em compreender o sentido geral das citaes.

Segundo o lsofo, houve (at a sua poca) poucos avanos na cincia porque os homens, alm de gastarem tempo, orgulho e dinheiro em coisas e estudos sem importncia e utilidade, no tinham um mtodo adequado de investigao da natureza:
[...] advertimos de modo claro e rme que com os atuais mtodos no se podem lograr grandes progressos nas doutrinas e nas indagaes sobre cincias, e bem por isso no se podem esperar signicativos resultados prticos (BACON, 1997, p. 96, Livro I, afor. CXXVIII).

Os atuais mtodos criticados por Bacon relacionam-se perspectiva aristotlica de obteno de axiomas gerais a partir da anlise de poucos casos particulares. Para ele, a passagem do particular ao geral no deveria se dar por um salto, mas de modo gradativo e fundamentado em fatos, experimentos e uma ampla gama de observaes:
S h e s pode haver duas vias para a investigao e para a descoberta da verdade. Uma, que consiste no saltar-se das sensaes e das coisas particulares aos axiomas mais gerais e, a seguir, descobrirem-se os axiomas intermedirios a partir desses princpios e de sua inamovvel verdade. Esta a que ora se segue. A outra, que recolhe os axiomas dos dados dos sentidos e particulares, ascendendo contnua e gradualmente at alcanar, em ltimo lugar, os princpios de mxima generalidade. Este o verdadeiro caminho, porm ainda no instaurado (BACON, 1997, p. 36, Livro I, afor. XIX).

Perspectiva aristotlica
Alis, o prprio nome dessa obra de Bacon (Novum Organum ou Verdadeiras indicaes acerca da interpretao da natureza) foi dado em contraposio direta ao Organon de Aristteles.

E continua Bacon:
Tanto uma como a outra via partem dos sentidos e das coisas particulares e terminam nas formulaes da mais elevada generalidade. Mas imenso aquilo em que discrepam. Enquanto uma perpassa na carreira pela experincia e pelo particular, a outra a se detm de forma ordenada, como cumpre. Aquela, desde o incio, estabelece certas generalizaes abstratas e inteis; esta se eleva gradualmente quelas coisas que so realmente as mais comuns na natureza (BACON, 1997, p. 36, Livro I, afor. XXII).

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

A proposta de Bacon funda-se, pois, na induo, cujo princpio a ascenso gradativa do particular ao geral, via observao e experincias. Em outras palavras, devemos observar a natureza, realizar experimentos e, a partir dos resultados disso, procedermos a uma gradual e contnua generalizao. Uma vez obtidos os axiomas gerais, Bacon alerta-nos que:
Na constituio de axiomas por meio dessa induo, necessrio que se proceda a um exame ou prova: deve-se vericar se o axioma que se constitui adequado e est na exata medida dos fatos particulares de que foi extrado, se no os excede em amplitude e latitude, se conrmado com a designao de novos fatos particulares que, por seu turno, iro servir como uma espcie de garantia. Dessa forma, de um lado, ser evitado que se que adstrito aos fatos particulares j conhecidos; de outro, que se cinja a sombras ou formas abstratas em lugar de coisas slidas e determinadas na sua matria. Quando esse procedimento for colocado em uso, teremos um motivo a mais para fundar as nossas esperanas (BACON, 1997, p. 81, Livro I, afor. CVI).

Outro aspecto interessante do mtodo indutivo baconiano a proposta de construo de tabelas para o estudo de um determinado fenmeno, correspondendo a trs ndices: o ndice de presena, apontando as situaes na qual o fenmeno ocorre; o ndice de ausncia, destacando quando ele no ocorre; e o ndice de gradao, apontando as variaes do fenmeno. Como exemplo disso, Bacon prope-se a investigar a natureza do calor. Constri, inicialmente, uma lista com 28 itens referentes presena:
1. Os raios do Sol, sobretudo no vero e ao meio-dia. 2. Os raios do Sol reetidos e condensados, como entre montes ou por muros e sobretudo sobre espelhos. 3. Meteoros gneos. 4. Raios amejantes. [...] (BACON, 1997, p. 110, Livro II, afor. XI)

Segue-se a lista de ausncia, com 32 itens:


1. Os raios da lua, das estrelas e dos cometas no trazem calor ao tato, mas, ao contrrio, no plenilnio que se observam os frios mais rigorosos. [...] 2. [...] Os raios solares na chamada regio intermediria no produzem calor. [...] 3. [...] A reexo dos raios do sol nas regies prximas dos crculos polares muito fraca e inecaz em calor. [...] (BACON, 1997, p. 112, Livro II, afor. XII)

E, por ltimo, uma lista com 41 itens de graus ou comparao do calor. Bacon pretendia compreender um determinado fenmeno (nesse caso, a natureza do calor) por meio da considerao de listas desse tipo e da ajuda da induo. Como vemos, esse mtodo baconiano no facilmente aplicvel, e nunca chegou a ser usado plenamente. Por m, nessa breve exposio do pensamento de Francis Bacon, cabe um destaque referente a uma de suas ideias. Em sua discusso sobre o conhecimento humano, Bacon chama a ateno para as noes falsas que impediriam que a verdade fosse alcanada. Essas

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

noes so identicadas com erros que podem ser cometidos ao se produzir conhecimento. A elas, Bacon d o nome de dolos, que seriam de quatro tipos: dolos da tribo, da caverna, do foro e do teatro. Os primeiros seriam falhas associadas ao uso direto e imediato dos sentidos, que podem distorcer e corromper as coisas se no forem corrigidos pela experimentao. Esses dolos da tribo esto fundados na prpria natureza humana (da o seu nome). Arma Bacon que:
Na verdade, os sentidos, por si mesmos, so algo dbil e enganador; nem mesmo os instrumentos destinados a ampli-los e agu-los so de grande valia. E toda verdadeira interpretao da natureza se cumpre com instncias e experimentos oportunos e adequados, onde os sentidos julgam somente o experimento e o experimento julga a natureza e a prpria coisa (BACON, 1997, p. 44, afor. L).

Os dolos da caverna correspondem a equvocos advindos da subjetividade do prprio investigador, ao carregar seus preconceitos, hbitos, histria de vida etc. na anlise de um determinado fenmeno. Pois, segundo Bacon, cada homem tem uma caverna ou uma cova que intercepta e corrompe a luz da natureza (BACON, 1997, p. 40, afor. XLII). J os dolos do foro representam falhas decorrentes das limitaes que nos so impostas pela linguagem na compreenso das coisas. Por ltimo, os dolos do teatro so relativos admisso de falsos sistemas loscos e teorias por parte do investigador. So os mtodos errados usados na busca do conhecimento. interessante como Bacon afasta-se de uma viso indutivista ingnua, ao tratar dos dolos como obstculos a serem evitados, deliberadamente, na busca pela verdade (h uma forte relao entre essas ideias de Bacon e a noo de obstculo epistemolgico de Gaston Bachelard, como veremos na Aula 13). A mente humana no , nesse sentido, algo vazio a ser preenchido com os dados diretos da observao.

Atividade 2
1 2 3
Quais as principais caractersticas do mtodo proposto por Francis Bacon para obteno do conhecimento?

Por que esse mtodo denominado de indutivo?

Que relaes voc estabelece entre o mtodo baconiano e o mtodo cientco discutido anteriormente?

10

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

A continuidade do programa empirista


A nfase dada por Bacon experimentao faz com que seu nome seja associado a uma corrente losca denominada de empirismo. Grosso modo, pode-se dizer que, para os empiristas, a origem de todo o conhecimento est na experincia, seja ela a experincia sensvel ou a experincia controlada. Como vimos, Bacon refora essa ideia ao propor um mtodo que parte da observao, dos fatos e das experincias particulares em direo aos axiomas e ao conhecimento geral. O mtodo indutivo proposto por Bacon ainda no o mtodo cientco tal como exposto por ns no incio dessa aula. No entanto, possvel ver muitas relaes entre eles, determinadas, principalmente, pelo movimento que vai do particular ao geral e pela nfase na experincia. Da que o mtodo cientco tambm seja denominado de emprico-indutivista. Ele herdeiro de uma tradio losca que teve em Bacon um de seus expoentes, ainda que tenha sofrido modicaes ao longo da histria. Alm de Bacon, outros pensadores podem ser considerados partcipes do programa empirista. Dentre eles, podemos citar John Locke (1632-1704), George Berkeley (1685-1753) e David Hume (1711-1776), todos britnicos. H diferenas signicativas nas propostas de cada um deles em relao ao conhecimento humano. Locke, por exemplo, defende que nossas ideias so formadas no esprito, mas no so inatas na mente. A experincia seria a fonte das ideias de sensao, enquanto as operaes da prpria mente gerariam as ideias de reexo. Berkeley, por sua vez, enfatiza tanto os sentidos e a percepo que chega a negar a existncia da matria e de todas as coisas fora da mente, desenvolvendo uma estranha mistura de idealismo e empirismo. J Hume far uma importante crtica induo (como veremos na aula seguinte), embora defenda que a fonte do conhecimento est na percepo.

Britnicos
Devido forte presena de britnicos na corrente empirista, comum vermos referncia a esse grupo como empiristas ingleses.

Figura 2 John Locke (1632-1704)

Figura 3 George Berkeley (1685-1753)

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

11

Figura 4 David Hume (1711-1776)

importante perceber que, ao associarmos certos nomes a uma viso empirista, no queremos dizer que, no pensamento de tais autores, no h espao para a razo. Apesar de ser, em certa medida, uma simplificao, esse tipo de classicao nos ajuda a identicar aspectos centrais de uma determinada perspectiva losca. Mas vale lembrar: o pensamento de um lsofo sempre mais complexo do que uma primeira apresentao sugere!

No pretendemos, obviamente, abordar as concepes desses autores to rapidamente... o pargrafo anterior serve, apenas, para no deixarmos a impresso de que o empirismo algo monoltico e que segue inalterado desde Bacon. Ao contrrio, a concepo empirista se sosticou com o passar dos sculos, tendo sido incorporada pelo pensamento positivista que marcou a segunda metade do sculo XIX. Alis, a ideia do mtodo cientco deve muito aos positivistas, sendo contestada mais forte e consistentemente somente no incio do sculo XX.

A essa altura voc pode estar se perguntando: Anal, qual o problema com a induo? Qual o problema com o empirismo? As experincias no so fundamentais em cincia?

12

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

Deixaremos para as prximas aulas o aprofundamento dessa discusso. Por ora, interessa-nos investigar a seguinte questo: possvel usarmos a ideia de mtodo indutivo ou de mtodo cientco, tal como apresentados nessa aula, para fazermos uma anlise de episdios da Histria da Cincia? Em outras palavras: podemos fazer uma leitura empirista da Histria da Cincia?

Uma leitura empirista da Histria


A resposta a essa ltima questo , em princpio, sim. Alis, a viso empirista dominou durante um bom tempo as anlises histricas do empreendimento cientco e ainda tem predominado na viso de senso comum a respeito da cincia. Um personagem, em particular, que frequentemente citado como referncia de uma postura empirista Galileu Galilei. O pensador italiano, que foi um dos responsveis pela derrocada do sistema de mundo aristotlico-ptolomaico e pela transio que levou nova mecnica, tem o seu nome associado a grandes experimentos, tais como o do plano inclinado e o da queda dos corpos do alto da torre de Pisa. Galileu, em seus livros, descreve de modo razoavelmente detalhado alguns dos experimentos que teria realizado. Em uma de suas obras mais famosas (Discurso sobre Duas Novas Cincias), escrita na forma de dilogos entre trs personagens (Salviati, Sagredo e Simplcio), ele relata a experincia do plano inclinado, por meio da qual teria chegado lei de queda dos corpos graves. No trecho abaixo, Salviati (que representa Galileu) arma:
Pelo que se refere s experincias, o autor no deixou de faz-las; e para assegurar-se de que a acelerao dos graves, que caem de modo natural, acontece na proporo acima armada, encontrei-me muitas vezes em sua companhia, procurando tal prova da seguinte maneira. Numa ripa ou, melhor dito, numa viga de madeira com um comprimento aproximado de 12 braas, uma largura de meia braa de um lado a trs dedos no outro, foi escavada uma canaleta neste lado menos largo com pouco mais que um dedo de largura. No interior dessa canaleta perfeitamente retilnea, para car bem polida e limpa, foi colada uma folha de pergaminho que era polida at car bem lisa; fazamos descer por ele uma bola de bronze durssima perfeitamente redonda e lisa. (GALILEI, 1988, p. 175).

Galileu continua descrevendo o aparato e, em seguida, os resultados obtidos com ele, para vrias inclinaes do plano. Na sequncia, relata a maneira pela qual media o tempo do movimento da bola ao longo da descida:
No que diz respeito medida do tempo, empregvamos um grande recipiente cheio de gua, suspenso no alto, o qual, por um pequeno orifcio feito no fundo, deixava cair um no o de gua, que era recolhido num pequeno copo durante todo o tempo em que a bola descia pela canaleta ou por suas partes. As quantidades de gua assim recolhidas eram a cada vez pesadas com uma balana muito precisa, sendo as diferenas e propores entre os pesos correspondentes s diferenas e propores entre os tempos; e isto com tal preciso que, como armei, estas operaes, muitas vezes repetidas, nunca diferiam de maneira signicativa. (GALILEI, 1988, p. 176).

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

13

Embora o relato de Galileu seja bastante limitado, incompleto e impreciso, para padres cientcos atuais, certamente a descrio de uma experincia que parece ter sido realizada. Conforme discutido nas aulas referentes histria da mecnica, os historiadores tendem a concordar que ele realizou o experimento do plano inclinado (mas no o da torre de Pisa, cujo resultado entraria em conito com suas ideias acerca da queda dos corpos...). Diversos pesquisadores ao redor do mundo j tentaram reproduzir essa experincia, utilizando, inclusive, materiais e tcnicas semelhantes s que Galileu teria usado. Boa parte deles conclui que o pensador italiano seria capaz de obter os resultados que descreve em seu livro. Mas, independentemente da realizao ou no do experimento, uma questo importante para a Filosoa da Cincia passa a ser: ser que Galileu obteve a lei de queda dos graves a partir desse experimento? Em outras palavras: o experimento foi o ponto de partida para a obteno da lei? As leituras empiristas da Histria da Cincia dizem que sim. Para os empiristas, foi a partir da experincia que Galileu chegou s suas principais concluses acerca da lei de queda dos corpos, da relatividade do movimento etc. O uso que Galileu fez da luneta reforaria essa interpretao: teria sido por meio das observaes das crateras da Lua, dos satlites de Jpiter, das fases de Vnus e das manchas solares que Galileu obteve os dados a favor do modelo copernicano. Se voltarmos ideia do mtodo cientco tal como exposto no incio dessa aula, podemos refazer esse questionamento da seguinte maneira: ser que Galileu usou o mtodo cientco em suas pesquisas? Ele cumpriu a sequncia de etapas propostas no mtodo emprico-indutivista? Se o mtodo , de fato, uma descrio de como os cientistas trabalham, lcito perguntarmos se Galileu partiu da observao, acumulou dados e somente depois disso criou hipteses, testou-as e conrmou-as. E ento? O pensamento dominante na Filosoa da Cincia do ltimo sculo discorda de uma leitura empirista, tal como caracterizada nessa seo! Teremos a oportunidade de, a partir da prxima aula, discutirmos por que e em que sentido a viso empirista no majoritria. Note que isso se estende ao mtodo cientco, ou seja, a Filosoa da Cincia atual tambm discorda que haja um mtodo nico que possa ser identicado com um procedimento padro de produo do conhecimento cientco.

14

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

Atividade 3
Realize uma breve pesquisa na internet sobre John Locke, George Berkeley e David Hume, colocando esses nomes em um stio de busca. Mesmo levando-se em considerao as limitaes desse tipo de pesquisa (endereos no conveis, conitos de armaes etc.), procure identicar algumas das principais ideias desses pensadores, assim como caractersticas do perodo em que viveram e aspectos de suas biograas.

Atividade 4
O que signica fazer uma leitura empirista da obra de Galileu? Que argumentos podem ser usados em favor dessa viso?

Resumo
Nessa aula, voc foi apresentado a alguns dos temas relativos Filosoa da Cincia. Em particular, iniciamos a discusso acerca da noo de mtodo cientco, tratando do mtodo emprico-indutivista em sua formulao comum, bem como buscando suas origens histricas no pensamento do lsofo Francis Bacon. A continuidade do programa empirista foi apontada, assim como a possibilidade de realizarmos uma leitura empirista da Histria da Cincia.

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

15

Autoavaliao
Com base na leitura dessa aula e nas Atividades desenvolvidas por voc, reita sobre as seguintes questes:

1 2 3 4 5

Compreendo as principais questes de interesse da Filosoa da Cincia? Saberia citar algumas?

O meu entendimento acerca do mtodo cientco foi alterado em funo da leitura dessa aula? Como?

Compreendo as principais caractersticas do mtodo indutivo e do empirismo?

Sou capaz de avaliar a relao de Francis Bacon com a induo e o empirismo?

Tenho argumentos para defender que Galileu tenha sido um empirista?

Referncias
ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia. Rio de Janeiro: Garamond, 2007. BACON, F. Novum organum (Coleo Os Pensadores). So Paulo: Nova Cultural, 1997. CHALMERS, A. F. O que cincia, anal? So Paulo: Brasiliense, 1993. GALILEI, G. Duas Novas Cincias. So Paulo: Nova Stella, 1988. NEVES, M. C. D. et al. Galileu fez o experimento do plano inclinado?. Revista Electrnica de Enseanza de las cincias, v.7, n.1, p.226-242, 2008. ROSA, L. P. Tecnocincias e Humanidades. So Paulo: Paz e Terra, v.1, 2005. SILVEIRA, F. L.; PEDUZZI, L. O. Q. Trs episdios de descoberta cientca: da caricatura empirista a uma outra histria. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, v. 23,n. 1, p. 26-52, 2006. ZANETIC, J. FMT405 - Evoluo dos conceitos da fsica - notas de aula. So Paulo: Instituto de Fsica da USP (mimeo), 2008. ZYLBERSZTAJN, A. Galileu: um cientista e vrias verses. Caderno Catarinense de Ensino de Fsica, v. 5 (nmero especial), p. 36-48, 1988.

16

Aula 09

Histria e Filosoa da Cincia

You might also like