You are on page 1of 11

NATUREZA JURDICA DA EIRELI Nadialice Francischini de Souza1 RESUMO A Lei n. 12.

441/2001, publicada em julho de 2011, inseriu no ordenamento jurdico brasileiro um novo tipo de empresrio, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI. Esta caracteriza-se por ser constituda por um nico membro, pessoa natural, detentora de 100% (cem por cento) do capital. Como todo instituto novo, vrios questionamentos surgem ao seu respeito, tendo o presente trabalho a inteno de analisar qual a sua natureza jurdica. Ou seja, verificar se ela uma espcie de sociedade empresarial, ao lado das sociedades limitadas e annimas; ou, caso contrrio, se ela est no mesmo nvel hierrquico destas e do empresrio individual, com um terceiro tipo de empresarial, na qualidade de pessoa jurdica empresarial. Palavras Chaves: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, pessoa jurdica, sociedade unipessoal. Resumen La Ley n. 12.441/2001, publicada en julio de 2011, ha ingresado en el sistema legal brasileo un nuevo tipo de empresario, la Empresa Individual de Responsabilidad Limitada EIRELI. Se caracteriza por contener un solo miembro, persona natural, propietario del 100% (cien por ciento) del capital. Como todo nuevo instituto, diversas cuestiones surgen al respecto. El presente trabajo pretende analizar cul es su naturaleza jurdica. En otras palabras, analizar si es una especie de sociedad empresarial, junto con las sociedades limitadas y annimas; o, de otro maneira, si est en el mismo nivel jerrquico de stos y del empresario individual, con un tercero tipo de empresario, actuando como persona jurdica negocial. Palabras Llaves: Empresa Individual de Responsabilidad Limitada, persona jurdica, propietario nico.

Doutoranda em Relaes Sociais e Novos Direitos pela UFBA. Mestre em Direito Privado e Econmico pela UFBA. Especialista em Direito Empresarial pela UFBA. Docente. Advogada.

SUMRIO 1 INTRODUO. 2 PESSOA JURDICA. 3 EMPRESRIO NO ORDENAMENTO BRASILEIRO. 3.1 Empresrio individual. 3.2 Sociedade Empresarial. 4 A NATUREZA JURDICA DA EIRELI. 5 CONCLUSO. REFERNCIA.

1 INTRODUO A Lei n. 12.441/ 2001, publicada em julho de 2011, e com vacation legis de 180 (cento e oitenta) dias, criou no ordenamento brasileiro a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI. Esta constituda por um nico membro, pessoa natural, detentora de 100% (cem por cento) do capital. At o advento dessa norma, aquele que queria exercer a atividade empresarial no Brasil tinha que faz-lo ou sob a forma de empresrio individual ou sob a forma de sociedade empresarial. No primeiro caso, a pessoa fsica assume os riscos da atividade, confundindo o seu patrimnio pessoal com o patrimnio da empresa. No segundo caso, a constituda por no mnimo duas pessoas quem assume o risco da atividade. Havia uma grande presso social para o surgimento, no ordenamento brasileiro da sociedade unipessoal. Esta constituda por uma nica pessoa, e a criao da EIRELI sana essa expectativa. Entretanto, como no poderia ser diferente, algumas indagaes a seu respeito merecem ser pontuadas, como por exemplo: quem pode ser membro da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada?, qual a regulamentao jurdica da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada?, qual a efetiva natureza jurdica da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, na forma como foi inserida no ordenamento jurdico brasileiro?, entre outras. Este ltimo questionamento, acima formulado, o que o presente trabalho pretende responder. Para tanto, est dividido em trs captulos de contedo, sendo que no primeiro ser analisado o instituto da pessoa jurdica, seu conceito, formao, requisitos e finalidade. No segundo captulo estudar-se- os tipos de empresrios existentes no ordenamento jurdico brasileiro o empresrio individual e a sociedade empresarial . e no terceiro e ltimo captulo ser perquirida a resposta para a pergunta posta: qual a efetiva natureza jurdica da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, na forma como foi inserida no ordenamento jurdico brasileiro?.

2 PESSOA JURDICA A pessoa jurdica est regulamentada no Cdigo Civil Brasileiro nos artigos 41 e seguintes. Nele prev somente as espcies de pessoa jurdica, tanto de direito pblico como de direito privado, ficando a cargo de a doutrina conceitu-la. Na busca de um conceito, explica Silvio de Salvo Venosa (2004, p. 149) que o homem, desde os primrdios no tinha condies de exercer sozinho realizar grandes empreendimentos, motivo que o levou a se reunir em grupos, fazendo surgir a pessoa jurdica. Esta nasce, quase que exclusivamente, da vontade e necessidade humana, que vinculando atravs de uma psique, confere-lhe capacidade jurdica. Conceitualmente, a pessoa jurdica um conjunto de pessoas ou de bens, dotado de personalidade jurdica prpria e constitudo na forma da lei, para a consecuo de fins comuns (GONALVES. 2009, p. 182). Ela uma entidade que no se confunde com as pessoas que as constituram ou que as dirigem, nem com as pessoas que so beneficiadas por sua atividade. (VENOSA. 2004, p. 152) Para a constituio de uma pessoa jurdica so exigidos alguns requisitos bsicos, a saber: vontade humana criadora, elaborao do ato constitutivo, observncia das condies legais para sua formao e liceidade de finalidade. Salienta Carlos Roberto Gonalves (2009, p. 186) a exigncia, tambm, de pluralidade de pessoas ou de bens e uma finalidade especfica. Tais requisitos foram construdos doutrinariamente como decorrncia dos tipos de pessoa jurdica de direito privado previstos no artigo 44 do Diploma Privado, que at julho de 2011, eram cinco: sociedade, associaes, fundaes, partidos polticos e organizaes religiosas. A pessoa jurdica apresenta muitas das peculiaridades da pessoa natural: nascimento, registro, personalidade, capacidade, domiclio, previso de seu final, sua morte, e at mesmo um direito sucessrio (VENOSA. 2004, p. 150). Essas devem ser adaptadas a sua realidade jurdica, como, por exemplo, o nascimento da pessoa jurdica que dar-se- com o registro no rgo competente, e no com o advento da vida, como ocorre com a pessoa fsica. Outra questo que merece destaque a capacidade da pessoa jurdica, que, distintamente da pessoa fsica, limitada a finalidade para a qual foi criada (VENOSA.

2004, p. 156). Mas esta se estende a todos os campos do direito, no se limitando espera patrimonial (GONALVES. 2009. P. 189). Como pessoa capaz, a pessoa jurdica distinta da pessoa ou pessoas que a compe, possuindo direito, deveres e patrimnio prprio, que em momento so confundidos. Assim, mais do que uma realidade social, que surge para suprir a necessidade do ser humano de no poder sozinho exercer todas as suas atividades, a pessoa jurdica tem o condo de proporcionar o exerccio desta sem confuso patrimonial. Essa constatao importante, principalmente na espera empresarial, que objeto do presente trabalho, vem virtude de essa separao entre a pessoa jurdica e os seus membros gerar uma maior segurana para a formao das relaes bilaterais e a fixao do patrimnio que ser afetado no caso de descumprimento desta.

3 EMPRESRIO NO ORDENAMENTO BRASILEIRO No ordenamento jurdico brasileiro empresrio todo aquele que exerce atividade economicamente organizada com o fim de lucro, exceto que exera atividade intelectual de natureza cientfica, artstica ou literria, ainda que com concurso de pessoas, nos termos do disposto no artigo 966, caput e pargrafo, o Cdigo Civil Ptrio. Segundo as atuais regras, aquele que desejar exercer a atividade empresarial somente pode faz-lo sob dois tipos: o empresrio individual e a sociedade empresarial. Contudo, aps janeiro de 2012, quando a Lei n. 12.441/2011 entrar em vigor, aps vacation legis de 180 dias, ser permitido a formao de um novo empresrio, a empresa individual de responsabilidade limitada EIRELI, objeto do presente trabalho. Entretanto, para melhor compreender a EIRELI, antes se deve compreender a estrutura atual das pessoas empresariais, que ser agora estudada. 3.1 Empresrio individual O empresrio individual aquele que exerce sozinho a atividade empresarial. Ele a prpria pessoa fsica ou natural, sendo que a sua equiparao com a pessoa jurdica uma fico do para fins tributrio, ou seja, somente para o efeito de imposto de renda (REQUIO. 2009, p. 82).

Exercer sozinho a atividade empresarial no significa que ele no tenha a colaborao de empregados ou faa uso dos auxiliares do comrcio, mas sim que ele assume toda a responsabilidade pelo exerccio da atividade, respondendo com seu patrimnio pessoal pelas dvidas da empresa. O empresrio individual quem assumi os riscos da atividade. Para ser empresrio individual, segundo determinao do artigo 972 do Cdigo Civil, a pessoa fsica deve encontrar-se em pleno gozo de sua capacidade civil e no ser legalmente impedido para o exerccio desta. Neste sentido esclarece Fran Martins (2010, p. 135) que:
para ter a condio de empresrio fundamental que: a) esteja na livre administrao de sua pessoa e bens; b) que essa livre administrao de sua pessoa e bens seja regulada pela lei nacional; e c) que, mesmo nessa condies, no esteja a pessoa expressamente proibida, por lei, de praticar o comrcio.

Destarte, todo aquele que, em sendo pessoa fsica, em pleno gozo de sua capacidade civil e empresria, exera atividade econmica organizada, assumindo sozinho o risco desta no intuito do fim de lucro considerado empresrio individual. 3.2 Sociedade Empresarial A sociedade empresria encontra-se conceituada no Cdigo Civil, no caput do artigo 981, que determina que celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. Desta forma, a sociedade empresria a organizao proveniente de acordo de duas ou mais pessoas, que pactuam a reunio de capitais e trabalho para um fim lucrativo (MARTINS. 2010, p. 173). Ou seja, quando h unio de pessoas a fim de desempenhar uma atividade econmica, partilhando entre si os lucros e prejuzos. Para a sociedade empresarial ser constituda h a necessidade de haver a presena de no mnimo dois requisitos essenciais: a pluralidade de pessoas e o animus societati. Contudo, para adquirir a personalidade jurdica deve haver o registro no rgo competente.

No caput do artigo 9822 do Cdigo Civil, verifica-se a presena da expresso sujeito a registro que, em uma anlise preliminar e superficial, pode-se falsamente interpretar que para ser sociedade empresarial deve ser regularmente registrada. Entretanto, quando da anlise do artigo 9853 e dos artigos 986 a 9904, todos do mesmo diploma legal, observa-se que o registro da sociedade no condio sine qua non para que esta exera as suas funes, mas sim para que adquira personalidade jurdica. Neste caso, para haver o regular exerccio da atividade, deve haver o registro da sociedade na Junta Comercial, que proporciona o nascimento da pessoa jurdica com personalidade distinta da pessoa dos scios, conforme disposto no artigo 45 do Cdigo Civil. Neste sentido Fazzio Jnior (2008, p. 44):
A pessoa jurdica (sociedade simples ou sociedade empresria) tem seu prprio patrimnio, conjunto de bens e valores que respondem diretamente pelas dvidas sociais, e que no se confunde com o patrimnio individual dos scios. Sua capacidade negocial e sua titularidade patrimonial a regra.

A autonomia patrimonial decorre da aquisio da personalidade jurdica pela sociedade. Isso porque, como j salientado, a sociedade empresarial sem o regular registro no cartrio competente no possui a aptido genrica para contrair direito e obrigaes, ela no ingressou no mundo jurdico.

4 A NATUREZA JURDICA DA EIRELI

Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. 3 Art. 985. A sociedade adquire personalidade jurdica com a inscrio, no registro prprio e na forma da lei, dos seus atos constitutivos (arts. 45 e 1.150). 4 Art. 986. Enquanto no inscritos os atos constitutivos, reger-se- a sociedade, exceto por aes em organizao, pelo disposto neste Captulo, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatveis, as normas da sociedade simples. Art. 987. Os scios, nas relaes entre si ou com terceiros, somente por escrito podem provar a existncia da sociedade, mas os terceiros podem prov-la de qualquer modo. Art. 988. Os bens e dvidas sociais constituem patrimnio especial, do qual os scios so titulares em comum. Art. 989. Os bens sociais respondem pelos atos de gesto praticados por qualquer dos scios, salvo pacto expresso limitativo de poderes, que somente ter eficcia contra o terceiro que o conhea ou deva conhecer. Art. 990. Todos os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais, excludo do benefcio de ordem, previsto no art. 1.024, aquele que contratou pela sociedade.

A Lei n. 12.441, publicada no dia 11 de julho de 2011, criou a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI, que tem como caracterstica principal o fato de ser composto por uma nica pessoa natural que obrigatoriamente tem que ser titular de 100% (cem por cento) do capital social, devidamente integralizado e em valor superior a 100 (cem) salrios mnimos nacionais. O instituto da EIRELI foi inserido no ordenamento jurdico com o acrscimo de dois dispositivos legais ao Cdigo Civil vigente. O primeiro o inciso VI ao artigo 44, que regulamenta quais os tipos de pessoa jurdica de direito privado existente. O segundo a criao do artigo 980-A, dentro de ttulo prprio Ttulo I-A Da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada. Com base em uma anlise inicial e superficial do modo como o instituto da EIRELI foi inserido no sistema empresarial possvel constatar que a mesma no um tipo de sociedade empresarial, mas sim um tipo de pessoa jurdica. Entretanto para melhor compreender o quanto citado, faz-se mister verificar o Projeto de Lei n. 4.605, de 2009, de autoria do Deputado Federal Marcos Montes, que motivou a criao dessa nova pessoa jurdica. Na justificativa do mencionado Projeto de Lei a criao da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada tinha como objetivo atende a necessidade de regulamentar a sociedade unipessoal no Brasil. Para tanto, o projeto originalmente previa a insero do artigo 985-A no Cdigo Civil, dentro da regulamentao jurdica de sociedade. (MONTES. 2011) Essa orientao doutrinria seguia a construo da Sociedade de Responsabilidade Limitada com nico Scio j regulamentado em diversos pases, a exemplo da Comunidade Europia que trata do tema na Directiva 2009/102/CEE (2011). Essa norma determina que se aplique a esse tipo societrio a mesma regulamentao que incide sobre todos os demais tipos societrios, e o seu membro tem a natureza jurdica de scio. Isso fica claro quando, observando o disposto no artigo 4, depara-se com a previso da existncia dos rgos societrios, aqui representado pelo nico scio, mas que deve tomar as suas decises de forma escrita. Outro exemplo a legislao francesa, que aps a alterao do artigo 1.832 do Cdigo Civil, pela Lei n. 85.697/1985, passou a permitir a existncia de sociedade formada por uma s pessoa, conforme se verifica abaixo:
Article 1832

La socit est institue par deux ou plusieurs personnes qui conviennent par un contrat d'affecter une entreprise commune des biens ou leur industrie en vue de partager le bnfice ou de profiter de l'conomie qui pourra en rsulter. Elle peut tre institue, dans les cas prvus par la loi, par l'acte de volont d'une seule personne. Les associs s'engagent contribuer aux pertes.

Entretanto, a despeito das intenes iniciais do Projeto de Lei, e aps diversas modificaes, o legislador criou, atravs da Lei n. 12.441/2011, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, abandonando a idia de sociedade unipessoal e, criando simplesmente uma nova espcie de pessoa jurdica. Segundo Alfredo de Assis Gonalves Neto (2011) a regulamentao jurdica brasileira da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada assemelha-se ao tratamento atribudo ao Estabelecimento Mercantil Individual de Responsabilidade Limitada existente em Portugal desde 1986, com previso no Decreto-Lei n. 248/86. Segundo a mencionada norma portuguesa (2011), o membro do EIRL o comerciante, ele quem exerce a atividade empresarial, com o diferencial que a sua responsabilidade limitada ao capital investido na atividade. Essa semelhana verificada pelo supra mencionado autor extrada da anlise do modo como a EIRELI foi inserida no Cdigo Civil. Como j mencionado o legislador alterou dois dispositivos legais retro diploma, primeiramente o artigo 44, que passa a ter a seguinte redao:
Art. 44. So pessoas jurdicas de direito privado: I - as associaes; II - as sociedades; III - as fundaes. IV - as organizaes religiosas; V - os partidos polticos; VI - empresa individual de responsabilidade limitada.

O segundo dispositivo acrescido foi o artigo 980-A, no Ttulo I-A, do Livro II, que regulamenta:
Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada ser constituda por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas. [...]

Ademais, a regulamentao brasileira sobre as sociedades, sejam simples ou empresariais, previsto nos artigos 981, do Ttulo II, do Livro II, do Cdigo Civil, exige

para a sua formao a pluralidade de sujeitos. Neste sentido Fbio Ulhoa Coelho explica que a legislao ptria exige nas sociedades de forma geral a presena de pelo menos dois scios (2010, p. 174). O ordenamento jurdico brasileiro no admite, desta forma, a formao de sociedade composta por uma nica pessoa. incongruente afirmar que a EIRELI, formada por uma nica pessoa natural, sociedade, ainda que unipessoal. Isto porque, tal instituto no admissvel no direito empresarial brasileiro. Assim, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI somente pode ter natureza jurdica de pessoa jurdica, no mesmo nvel hierrquico que a sociedade empresarial, e no como espcie desta.

5 CONCLUSO Diante de tudo o quanto analisado no presente trabalho, pode-se verificar que: - a pessoa jurdica um ente personalizado, distinto da pessoa ou pessoas que a compe, possuindo direito, deveres e patrimnio prprio, que em momento so confundidos. A sua existncia tem duas finalidades: permitir que o ser humano se rena a fim de desempenhar melhor uma atividade e proporcionar maior segurana nas relaes jurdicas obrigacionais; - at julho de 2011, havia no ordenamento jurdico brasileiro cinco tipos de pessoas jurdicas de direito privado: as sociedades, as associaes, as fundaes, os partidos polticos e as organizaes religiosas; - at julho de 2011, havia no direito empresarial dois tipos de empresrio: o empresrio individual, pessoa fsica que exercia sozinho a atividade empresarial, assumindo todos os riscos da atividade; e a sociedade empresarial, regulamentada nos artigos 981 e seguintes do Cdigo Civil, e que decorre reunio de pessoas com o fim de exercer a atividade empresarial. Nesta ltima, h a formao de pessoa jurdica que assumir os riscos dessa atividade; - em julho de 2011, a Lei n. 12.441 alterou o Cdigo Civil para fazer inserir nele dois dispositivos: o inciso VI ao artigo 44 e o artigo 980-A, criando a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada EIRELI, constituda por uma nica pessoa natural que, obrigatoriamente, detm 100% (cem por cento) do capital;

- ela nasce do anseio social da criao de uma sociedade unipessoal, que proporcionar ao empresrio individual exercer a atividade empresarial, sem a confuso patrimonial. Isso permitiria a proteo, tanto do patrimnio pessoal do membro, como a traria mais segurana jurdica para quem contrata com esse tipo societrio; - entretanto, segundo a anlise do disposio dos artigos inseridos no Cdigo Civil, e observando a determinao do artigo 981 do mesmo diploma legal, verifica-se que a empresa individual de responsabilidade limitada no integrou o ordenamento como uma sociedade unipessoal, mas sim, como uma pessoa jurdica empresarial de natureza unipessoal; Desta forma, tem-se que a natureza jurdica da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada no de sociedade, mas sim de pessoa jurdica. REFERNCIA BRASIL. Cdigo Civil Brasileiro Lei n. 10.406/2002. Disponvel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm>. Acesso em: 12 jul. 2011. ______ Lei n. 12.441 de 11 de julho de 2011. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12441.htm>. Acesso em: 12 jul. 2011. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial: empresa comercial, empresrios individuais, microempresas, sociedade empresrias, fundo de comrcio. 33. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Forense, 2010. COMUNIDADE EUROPIA. Directivia 2009/102/CEE. Disponvel em: < http://eurlex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:L:2009:258:0020:01:PT:HTML>. Acesso em: 16 jul. 2011. FAZZIO JNIOR, Waldo. Lei de Falncia e Recuperao de Empresas. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2008. FRANA. Code Civil. Disponvel em: <http://droitfinances.commentcamarche.net/legifrance/38-code-civil/93945/dispositions-generales>. Acesso em: 22 jul. 2011. GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil Brasileiro: parte geral. V. 1. 7. ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2009. GONALVES NETO, Alfredo de Assis. Empresa Individual avano da legislao brasileira. Disponvel em: <http://www.conjur.com.br/2011-jul-16/empresa-individualresponsabilidade-limitada-avanco-legislacao#autores>. Acesso em: 16 jul. 2011.

MARTINS, Fran. Curso de Direito Comercial. 33. ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Forense, 2010. MONTES, Marcos. PL 4.605/2009. Disponvel em: <http://www.deputadomarcosmontes.com.br/index.php?option=com_wrapper&Itemid= 33>. Acesso em: 16 jul. 2011. PORTUGAL. Decreto-Lei n. 248/86. Disponvel em: <http://www.igf.minfinancas.pt/inflegal/bd_igf/bd_legis_geral/Leg_geral_docs/DL_248_86.htm>. Acesso em: 16 jul. 2011. REQUIO, Rubens. Curso de Direito Comercial. V. 1. 28 ed. atual. So Paulo: Saraiva, 2009. REQUIO, Rubens Edmundo. A situao dos scios da sociedade com responsabilidade ilimitada e com responsabilidade limitada e a falncia da sociedade. Disponvel na internet no site: <http://www.requiaomiro.adv.br/artigo21.htm>. Acesso 19 set. 2008. SOUZA, Nadialice Francischini. A Natureza Jurdica sui generis do membro da EIRELI. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/19630/a-natureza-juridicasui-generis-do-membro-da-eireli>. Acesso em: 02 set. 2011. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil Parte Geral. V. 1. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2004.

You might also like