You are on page 1of 11

17

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.


01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

TCNICO(A) DE PR OJET O, CONSTR UO E MONT AGEM I PROJET OJETO CONSTRUO MONTA ESTR UTURAS N AVAIS ESTRUTURAS NA

a) este caderno, com o enunciado das 50 questes das Provas Objetivas, todas com valor de 1,0 ponto, sem repetio ou falha, assim distribudas:

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das provas na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11 12

MAIO / 2006

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

LNGUA PORTUGUESA I
Soluo sustentvel Em 2004, o campo da Fazenda, no sul do Cear, descartava a maior parte da enorme quantidade de gua extrada dos poos junto com o petrleo a chamada gua produzida. Um grupo de trabalho da Petrobras foi ento acionado para estudar uma forma de viabilizar o aproveitamento dessa gua. A interveno no poderia ter sido mais bem-sucedida: a equipe props a reutilizao da gua produzida na prpria produo de petrleo e permitiu, com isso, diminuir o consumo de gua do aqfero Au precioso reservatrio que abastece o semi-rido brasileiro. A soluo encontrada foi aproveitar a gua produzida para gerar vapor. No campo da Fazenda de Belm, boa parte do leo disponvel formada por molculas pesadas viscosas, e a injeo de vapor ajuda a desprend-las dos depsitos rochosos em que esto armazenadas. Porm, no qualquer gua que usada nessa operao. Caso ela contenha altos teores de sais de clcio e magnsio, estas substncias levam formao de incrustaes dentro da tubulao dos geradores de vapor, que diminuem a eficincia do equipamento e podem entupir a tubulao. Para evitar esse problema, foi implementado em Fazenda de Belm um novo mtodo de tratamento que remove esses sais e torna a gua apropriada para o uso no gerador de vapor. Os resultados das inovaes foram praticamente imediatos. As mudanas operacionais propostas melhoraram muito a qualidade de gua produzida, comemora Jailton Ferreira do Nascimento, tcnico do Centro de Pesquisa da Petrobras (CENPES) e colaborador do projeto. Atualmente, um dos geradores de vapor est empregando exclusivamente a gua produzida 500m3 so usados por dia. A meta abastecer os geradores com 100% de gua produzida at o fim de 2006. De quebra, membranas nacionais tambm esto sendo testadas como rota alternativa ao tratamento. As boas notcias no param por a. Os pesquisadores j pensam em aproveitar a gua produzida em um outro projeto social apoiado pela Petrobras. A idia us-la para irrigar plantaes de mamona, cultivada para a produo de biodiesel. O aproveitamento dessa gua para irrigao ser implementado quando os pesquisadores se certificarem de que ela est isenta de contaminantes. Devemos comprovar que a reutilizao dessa gua no vai ter impacto para o ser humano, para os animais, a vegetao e o solo, conta Jailton.
Revista Superinteressante , jan. 2006.

1
A respeito da gua produzida (l. 4), INCORRETO afirmar que: (A) contribui para reduzir o uso da gua do aqfero Au. (B) despejada no reservatrio de gua que abastece a regio. (C) retirada dos poos petrolferos juntamente com o petrleo. (D) foi objeto de uma pesquisa encomendada pela Petrobras. (E) costumava ser desperdiada na operao de extrao de petrleo.

10

2
A utilizao da palavra prpria na expresso ...prpria produo... (l. 9) ocorre em virtude de: (A) se fazer referncia produo pertencente Petrobras. (B) as mesmas pessoas que estudaram a viabilizao do aproveitamento da gua terem proposto sua reutilizao. (C) a gua ser extrada juntamente com o petrleo e ser utilizada tambm na sua produo. (D) permitir diminuir o consumo de um importante e estratgico reservatrio de gua da Petrobras. (E) contribuir para o aproveitamento da gua e diminuir os custos de produo.

15

20

3
Para o emprego de vapor na produo de petrleo, necessrio que a gua utilizada seja: (A) livre de altos teores de sais de clcio e magnsio. (B) extrada juntamente com o petrleo. (C) produzida no campo da Fazenda de Belm. (D) formada por molculas compatveis com as do leo. (E) um elemento que forme crostas dentro das tubulaes.

25

30

4
Observe as etapas de reaproveitamento da gua apresentadas a seguir. I II III IV O vapor injetado nos poos. As molculas pesadas e viscosas se soltam com o vapor. O vapor age sobre as molculas do leo. A gua gera vapor.

35

40

45

A seqncia correta : (A) I - II - III - IV (B) I - IV - III - II (C) II - III - IV - I (D) IV - I - III - II (E) IV - III - II - I

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

5
As expresses que tm o mesmo significado de viabilizar (l. 5) e implementar (foi implementado l. 23), respectivamente, so: (A) ser vivel executar um programa. (B) ficar possvel fazer crescer. (C) tornar exeqvel dar execuo a. (D) deixar visvel pr em prtica. (E) levar a cabo prover de implementos.

9
Assinale a opo em que a palavra ou expresso destacada tem a mesma classe da palavra trabalho na frase Um grupo de trabalho... (l. 4). (A) No campo da Fazenda de Belm, boa parte do leo... (l. 13-14) (B) Porm, no qualquer gua que usada... (l.17) (C) Os resultados das inovaes foram praticamente... (l. 26-27 ) (D) Atualmente, um dos geradores de vapor... (l. 32) (E) um dos geradores de vapor est empregando... (l. 32-33)

6
Em relao s plantaes de mamona, lcito afirmar que elas: I - so usadas para a produo de leo vegetal; II - so irrigadas pela gua produzida; III - integram o conjunto de projetos sociais apoiados pela Petrobras. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): (A) I, somente. (B) I e II, somente. (C) I e III, somente. (D) II e III, somente (E) I, II e III.

10
Indique a opo em que o verbo levar apresenta-se com a mesma transitividade encontrada na frase estas substncias levam formao... (l. 19). (A) Isso me leva a supor que ele disse a verdade. (B) O aqueduto leva a gua s cidades prximas. (C) O rapaz esperto levou a melhor na entrevista. (D) O assaltante levou a mochila da moa ontem. (E) O funcionrio levava o trabalho a srio.

7
Assinale a opo cujas palavras substituem adequadamente caso e contenha, em Caso ela contenha ... (l. 18) mantendo o mesmo significado. (A) Com a condio de (B) Contanto que (C) Quando (D) Se (E) Se contm contenha contenha conter contiver

8
Marque a opo em que o verbo NO est corretamente flexionado. (A) Existe uma grande quantidade de problemas para serem resolvidos. (B) No o diretor quem vai comparecer apresentao da palestra amanh. (C) No Brasil, 90% de seus habitantes acredita no sucesso do futebol brasileiro. (D) Os Estados Unidos esto preocupados com a demanda mundial por petrleo. (E) Havia muitos profissionais que se preocupavam com o aperfeioamento constante.

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

MATEMTICA
11
Numa distribuidora de combustvel h dois turnos de trabalho, A e B, totalizando 80 funcionrios. Se quatro funcionrios do turno B passassem para o turno A, os dois turnos passariam a ter o mesmo nmero de funcionrios. Quantos funcionrios h no turno B? (A) 36 (B) 38 (C) 40 (D) 42 (E) 44

Utilize as informaes do texto abaixo para responder s questes 14 e 15. Com a produo de petrleo da plataforma P-50, que est deixando as guas da Baa de Guanabara rumo ao norte da Bacia de Campos, Rio de Janeiro, a Petrobras atinge a auto-suficincia na produo de petrleo para o Brasil. (...) Com capacidade para 180 mil barris dirios de 3 petrleo, ou do volume dirio produzido no Pas, a 25 P-50 tem capacidade para comprimir 6 milhes de metros cbicos de gs natural e de estocar 1,6 milho de barris de petrleo em seus 22 tanques.
Disponvel em http://www.icarobrasil.com.br (adaptado)

12
Uma rede distribuidora composta de 4 lojas instaladas numa mesma cidade. Na matriz M4x7 abaixo, cada elemento mij representa a quantidade de latas de certo tipo de lubrificante vendida na loja i no dia j da semana de 12 a 18 de maro. Assim, por exemplo, o elemento m13 corresponde s vendas da loja 1 no dia 14 (terceiro dia da semana) e o e elemento m47, s vendas da loja 4 no dia 18 (stimo dia da semana).

75 128 M47 = 103 169

83 79 91 84 79 113 114 123 109 114 123 142 98 121 111 119 112 136 168 154 148 162 171 189

14
De acordo com as informaes do texto acima, o volume dirio de petrleo produzido no Pas, em milhares de barris, de: (A) 1.500 (B) 1.850 (C) 2.160 (D) 3.600 (E) 5.000

De acordo com as informaes acima, qual a quantidade total de latas de lubrificante que esta rede distribuidora vendeu no dia 15/03? (A) 459 (B) 463 (C) 477 (D) 479 (E) 485

13
Uma refinaria tinha, em 2004, capacidade para processar 224 mil barris de petrleo por dia. Com a ampliao das 3 instalaes, essa capacidade aumentou em no ano 8 seguinte. Assim, pode-se concluir que, em 2005, a capacidade de processamento dessa refinaria, em milhares de barris dirios, passou a ser de: (A) 252 (C) 318 (E) 368 (B) 308 (D) 352

15
Considere que, dos 22 tanques citados na reportagem, 10 sejam do tipo A e os restantes, do tipo B. Se os tanques do tipo B podem armazenar, cada um, 5 mil barris a mais do que os do tipo A, a capacidade de armazenamento de cada tanque do tipo B, em milhares de barris, : (A) 26 (B) 31 (C) 70 (D) 75 (E) 86

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

ATUALIDADES
16
A economia agrcola regional do Centro-Oeste brasileiro tem apresentado um desempenho considervel, nos ltimos anos. Esse desempenho agrcola tem como principal responsvel o cultivo de: (A) caf. (B) soja. (C) cacau. (D) laranja. (E) cana-de-acar.

20
Acerca da nova Lei de Gesto de Florestas Pblicas, observam-se os seguintes comentrios, publicados em Carta Capital, de 22 fev. 2006: Opinio I Antes de autorizar qualquer concesso, o governo fica obrigado a fazer a destinao comunitria (...). Cada vez que se beneficia uma empresa, beneficiaremos em dobro a comunidade.
(Tasso Azevedo, Ministrio do Meio Ambiente)

17
O governo brasileiro tem recorrido Organizao Mundial do Comrcio, a fim de solucionar enfrentamentos com o governo norte-americano. A discrdia entre os dois governos em foco ocorre recorrentemente em funo de: (A) subsdios agrcolas aos produtores de algodo. (B) subsdios industriais ao setor petroqumico. (C) crticas norte-americanas poltica interna brasileira. (D) crticas brasileiras formao da rea de Livre Comrcio das Amricas. (E) concorrncia do Mercosul face s exportaes do NAFTA.

Opinio II Isso significa um risco soberania. Mais uma vez, o Estado brasileiro abre mo da riqueza nacional, privatizando a gesto do territrio e da sua biodiversidade.
(Helosa Helena, Senadora da Repblica)

18
A entrada em funcionamento da plataforma flutuante P-50, na Bacia de Campos, acarretar ainda em 2006, a seguinte situao para a economia petrolfera brasileira: (A) enfraquecimento da aliana poltica com a Venezuela. (B) queda dos preos dos combustveis. (C) queda relativa dos ndices de consumo nacional. (D) auto-suficincia na produo. (E) suspenso das importaes de petrleo do Oriente Mdio.

A anlise comparativa das opinies I e II permite concluir que: (A) a primeira opinio nega a segunda, com base em conjunto de fatos. (B) a primeira opinio complementa a segunda, com alinhamento poltico. (C) a segunda opinio contradiz a primeira, face a diferentes concepes polticas. (D) a segunda opinio refora a primeira, apesar de diferenas ideolgicas. (E) ambas as opinies colocam sob suspeio a eficcia da nova lei.

19
Um impasse, de ordem ambiental e poltica, vem dificultando as relaes no mbito do Mercosul, devido instalao de fbricas estrangeiras que produzem celulose a partir do eucalipto. Que pases esto envolvidos no conflito em tela? (A) Argentina e Uruguai. (B) Argentina e Paraguai. (C) Brasil e Paraguai. (D) Brasil e Uruguai. (E) Paraguai e Uruguai.

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

LNGUA INGLESA I
ENGLISH TODAY Looking at the past is an important step towards understanding the future. Any serious study of English in the 21st century must start by examining how English came to be in the state it is and spoken by those who speak it. What factors have ensured the spread of English? What does this process tell us about the fate of languages in unique political and cultural contexts? In what domains of knowledge has English developed particular importance and how recently? English is remarkable for its diversity, its propensity to change and be changed.This has resulted in both a variety of forms of English, but also a diversity of cultural contexts within which English is used in daily life. The main areas of development in the use and form of English will undoubtedly come from non-native speakers. How many are there and where are they located? And when and why do they use English instead of their first language? We need to be aware of the different place that English has in the lives of native speakers, second-language users and those who learn it as a foreign language. [] There are three kinds of English speaker: those who speak it as a first language, those for whom it is a second or additional language, and those who learn it as a foreign language. Native speakers may feel the language belongs to them, but it will be those who speak English as a second or foreign language who will determine its world future.
The Future of English? The English Company (UK) Ltd. http://www.english.co.uk/FoE/contents/cont.html

23
In What factors have ensured the spread of English? (line 5), the word spread means: (A) formation. (B) complexity. (C) relevance. (D) expansion. (E) destiny.

24
According to the text, the English language: (A) has never been subject to change. (B) is used in very similar cultural contexts. (C) will be changed by the way non-natives use it. (D) is equally important for all knowledge fields. (E) should be used exclusively by native speakers.

10

25
The statement Native speakers may feel the language belongs to them, (lines 24-25) means that native speakers: (A) possibly think that they are the only ones that can change the language. (B) insist on making all decisions concerning language policy. (C) do not want English to be learned as a second language. (D) tend to believe languages should not be used by non-native speakers. (E) probably refuse to learn English as a foreign language.

15

20

25

21
According to the text (lines 1-5), any serious study of English in the 21st century must start by examining: (A) when a more modern English started to emerge. (B) how this language developed into its present form. (C) in which state the English language was originated. (D) what circumstances led to the formation of English. (E) the reasons why the language changed over the centuries.

22
...this process... (line 6) refers to: (A) Looking at the past... (line 1). (B) ...understanding the future. (line 2). (C) ...how English came to be in the state it is... (lines 3-4). (D) ...how English came to be (...) spoken by those who speak it. (lines 3-5). (E) ...the spread of English? (line 5).

CONTINUA
7

TCNICO(A) DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26
Dentre os planos que devem ser submetidos para a certificao e classificao das estruturas navais, os que so necessrios, especificamente, para atender a um tipo especial de carga ou condio excepcional de carregamento, com lastro ou carga, devero conter: (A) seo mestra. (B) perfil estrutural e conveses. (C) expanso do chapeamento. (D) distribuio de pesos. (E) planos dos conveses.

31
Para medir a fora de trao em um cabo de ao utilizado para suspender blocos durante a construo de um navio, foi utilizada uma barra instrumentada, de 30cm de comprimento, com rea de seo transversal de 10cm2 e mdulo de elasticidade 2,1 x 106 kgf/cm2. O alongamento sofrido pela barra quando submetida a uma fora de trao de 35000kgf vale, em cm: (A) 0,03 (B) 0,05 (C) 0,07 (D) 0,10 (E) 0,30

27
Navios destinados a serem classificados para servio ocenico irrestrito devero obedecer, em relao a sua resistncia longitudinal de viga-navio, ao critrio de: (A) momento fletor mximo. (B) momento fletor mnimo. (C) fora cortante mxima. (D) mdulo de resistncia mximo. (E) mdulo de resistncia mnimo.

32
Um eixo de seo circular vazada com 20cm de dimetro interno e 30cm de dimetro externo est submetido a uma tenso de cisalhamento de 1000kgf/cm2 nas fibras externas. O valor, em kgf/cm2, que corresponde tenso nas fibras internas , aproximadamente: (A) 333 (B) 667 (C) 1000 (D) 1500 (E) 3000

28
Uma das vantagens da utilizao de engrenagens para transmisso de potncia, ao invs de correias, (so) a(o): (A) economia na instalao e manuteno. (B) segurana e a versatilidade. (C) relao de transmisso constante. (D) no-transmisso de choques. (E) amortecimento de sobrecargas.

33
Numa barcaa de seo transversal constante e com 5 tanques de mesmas dimenses, carregam-se plenamente os tanques 1 (proa), 3 (meia-nau) e 5 (popa), mantendo-se os demais vazios. O tipo de ao que representa melhoria sob o ponto de vista de resistncia da estrutura do navio a esse carregamento : (A) instalar reforos longitudinais contnuos no convs. (B) Instalar reforos nas anteparas transversais. (C) instalar bulbo na extremidade de proa. (D) efetuar o jateamento e a pintura do casco para proteo catdica. (E) alterar a posio da carga para os tanques centrais 2, 3 e 4.

29
Na comparao entre as principais caractersticas dos mancais de rolamento e deslizamento, os tipos que apresentam menor coeficiente de atrito, construo mais simplificada e maior rea de lubrificao, respectivamente, so: (A) rolamento, deslizamento, deslizamento. (B) rolamento, deslizamento, rolamento. (C) rolamento, rolamento, deslizamento. (D) deslizamento, rolamento, rolamento. (E) deslizamento, deslizamento, deslizamento.

34
A inspeo regular de soldas requisito necessrio para as estruturas de grande responsabilidade. O processo de inspeo baseado em teste no destrutivo por emisso de vibraes de alta freqncia atravs de pea soldada : (A) ultra-som. (B) campo magntico. (C) radiografia. (D) inspeo de dimenses por gabaritos. (E) ensaio de trao.

30
O ao de baixo teor de carbono usado em estruturas tem um limite de resistncia ao cisalhamento da ordem de 3160kgf/cm2. A fora necessria, em kgf, para fazer um furo de 2cm de dimetro numa chapa de 1cm de espessura de, aproximadamente: (A) 10000 (B) 15000 (C) 20000 (D) 25000 (E) 30000
TCNICO DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

35
A equao dimensional de tenso S (em Pascal) em algum ponto da estrutura no sistema absoluto de comprimento [L], massa [M] e tempo [T], baseado no sistema MKS (unidades fundamentais: o metro, o quilograma e o segundo) : (A) S = L2 M T2 (B) S = L1 M T2 (C) S = L1 M T1 (D) S = L2 M2 T 2 1 2 1 (E) S = L M T

39
Em projetos navais, o(s) desenho(s): (A) plano de cavernas apresenta informaes sobre as emendas de chapas do chapeamento externo do navio. (B) expanso do chapeamento reproduz em escala todas as medidas do chapeamento externo do navio. (C) de arranjo de acessrios de casco so desenhos de fabricao. (D) de blocos estruturais de navios ou plataformas flutuantes mostram todas as cotas dessas estruturas. (E) de seo-mestra e sees transversais tpicas e o perfil estrutural e conveses so desenhos estruturais de navios usados efetivamente para construo.

36
Quanto ao tipo de carga que transportam, correto afirmar que os navios: (A) petroleiros usualmente transportam petrleo e seus derivados simultaneamente. (B) mineropetroleiros transportam minrio e petrleo simultaneamente. (C) gaseiros transportam gs no estado lquido. (D) qumicos transportam sempre um produto qumico em cada viagem, para no haver risco de contaminao. (E) porta-contentores transportam cargas resfriadas.

40
Em projeto de construo de estruturas navais, ao ser feita a previso de componentes de casco, NO se devem indicar: (A) escotilhes, portas de visita e passarelas como acessrios de acesso. (B) sarilhos, tamancas e buzinas como acessrios de atracao. (C) verdugos e defensas como acessrios de proteo do costado. (D) paus de carga, turcos e guindastes como equipamentos de iamento. (E) mordentes, roletes de retorno e cabeos como acessrios de fundeio.

37
Um diretor de empresa informou corretamente, em um seminrio sobre Segurana de Trabalho, que: (A) atos inseguros de funcionrio e condies inseguras no local de trabalho no so as principais causas gerais de acidentes de trabalho. (B) um funcionrio pode ser obrigado pela empresa a fazer uma tarefa muito perigosa. (C) um funcionrio pode ser punido simplesmente por praticar atos inseguros no trabalho. (D) quedas de pessoas, acidentes eltricos e quedas ou tombamento de objetos no so exemplos de acidentes srios em obras navais. (E) o aumento de custos relativos segurana do trabalho gera sempre um aumento de custos globais da empresa.

41
Na construo e montagem de navios, correto considerar que: (A) prumos so vigas verticais de anteparas e cavernas so vigas transversais de costado. (B) hastilhas so vigas transversais de fundo e escoas so vigas horizontais de costado. (C) sicordas so vigas longitudinais de conveses e ps-decarneiro so colunas sob conveses de navios. (D) travessas so vigas horizontais de anteparas e vaus so vigas de duplo-fundo. (E) cintado a fiada mais alta do costado e chapa-quilha a fiada central de fundo de navios ocenicos.

38
No trabalho de prospeco de petrleo em alto mar: (A) quase todas as plataformas semi-submersveis no so plataformas de perfurao ou produo de petrleo. (B) as plataformas auto-elevveis so, em sua maioria, plataformas de perfurao de petrleo. (C) as embarcaes de apoio costeiro no prestam servios como suprimento, reboque, manuseio de ncoras e apoio de plataformas. (D) as unidades de produo de petrleo no podem ser de casco de forma de navio. (E) as plataformas semi-submersveis operam apoiadas no fundo da lmina dgua e se movem flutuando.

42
Na indstria de construo naval, correto considerar que: (A) alumnio puro no usado estruturalmente em cascos de embarcaes costeiras. (B) a maior parte dos aos usados em construo naval so aos de alta resistncia. (C) os aos estruturais navais no so denominados por graus. (D) aos inoxidveis no so usados em estruturas de navios qumicos. (E) aos de baixo carbono podem substituir aos de alta resistncia para diminuir o peso estrutural.

TCNICO DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

43
A respeito de materiais de construo naval, afirma-se que: I - peas de ao fundido so usadas na estrutura em vrios locais da regio de pores e tanques de carga; II - os fornecedores de chapas navais necessitam informar a composio qumica dos aos estruturais vendidos aos estaleiros; III - na estrutura do cadaste e leme no so usadas peas de ferro fundido cinzento. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

46
Nos processos de fabricao de estruturas navais: (A) o bloco de leme completado com o emprego de soldas simples de filete e topo. (B) blocos de cadaste e bulbo de proa so blocos compostos de painis. (C) painis componentes de estruturas navais so montados com o esqueleto sobre a base de montagem e o chapeamento por cima, para possibilitar melhores posies de soldagem. (D) painis curvos de estruturas navais so montados sobre pontaletes cujas alturas so fornecidas pelo setor de delineamento. (E) cada painel edificado individualmente, no havendo juno de painis para edificao posterior.

47 44
Sobre a fabricao do casco, em estruturas navais, assinale a afirmao INCORRETA. (A) O mtodo mais moderno de marcao de peas, na oficina de fabricao de peas estruturais, o que usa torre ptica. (B) O setor de delineamento de estrutura para estaleiros produz informaes para as oficinas, com relao ao corte de peas, para a curvao de peas e para a montagem de grupos, painis ou blocos. (C) O setor de delineamento produz gabaritos de madeira ou desenhos para sua confeco, para possibilitar a curvao correta de chapas de costado. (D) O setor de delineamento produz desenhos com as chamadas contracurvas, para marcao de perfis a serem curvados na prensa de cavernas. (E) Painis corrugados com prensa so usados em anteparas internas de casarias para diminuir o peso de estrutura. A respeito de processos de fabricao das estruturas navais, afirma-se que: I - vigas gigantes e anteparas de superestruturas so exemplos de blocos; II - painis de grandes anteparas corrugadas so de montagem mais difcil do que os painis planos, apesar de, em geral, no possurem esqueleto; III - a montagem de acessrios de casco, acessrios eltricos, tubos e dutos nos blocos estruturais antes da edificao, bem como a pintura do conjunto, chamada de acabamento final. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

45
Em relao ao trabalho nas oficinas de fabricao de estruturas navais, correto considerar que o(as): (A) processo de corte a oxignio, em ao estrutural, gera menos empeno nas peas cortadas do que o corte a plasma. (B) processo de corte de ao estrutural que usa oxignio e acetileno baseado na fuso do ferro em alta temperatura. (C) peas de ao estrutural de curvatura cilndrica so fabricadas usualmente com calandra, com aquecimento. (D) peas de ao estrutural de curvatura reversa so fabricadas pelo processo de linhas de calor. (E) peas de alumnio estrutural podem ser curvadas a quente.

48
Na montagem de estruturas navais, o processo: (A) MIG utilizado em estruturas de ao carbono. (B) MAG e o processo por gravidade so processos automticos para componentes de ao. (C) de arco submerso para soldas de topo em aos s pode ser bilateral. (D) da soldagem aumenta as dimenses de uma estrutura metlica. (E) de solda em aos com eletrodo revestido, causa mais empeno prximo junta, quanto maior for o dimetro do eletrodo.

TCNICO DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

10

49
A respeito do controle de qualidade, pode-se afirmar que: I - o controle estatstico de qualidade uma ferramenta para a melhoria dos processos industriais; II - o controle dimensional das peas ou componentes necessrio para aperfeioar os mtodos de montagem; III - a qualidade da solda assegurada apenas pela inspeo visual e pelos ensaios no destrutivos (ultra-som, radiografia etc) das juntas soldadas. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

50
Sobre corroso e pintura, assinale a afirmao ERRADA. (A) A corroso galvnica um fenmeno eletroqumico que ocorre em materiais metlicos no homogneos ou entre materiais metlicos diferentes em contato. (B) Os anodos de sacrifcio mais usados para ao so os de alumnio e os de zinco. (C) O casco externo de embarcaes fluviais tem de ser protegido por anodos de sacrifcio. (D) Pinturas e revestimentos adequados protegem o ao da corroso porque o isolam do ambiente marinho. (E) Para se aplicar a pintura, a superfcie tem de sofrer um tratamento abrasivo ou qumico para deix-la livre de sujeira, escama e oxidao.

11

TCNICO DE PROJETO, CONSTRUO E MONTAGEM I ESTRUTURAS NAVAIS

You might also like