You are on page 1of 9

A literatura e o leitor em tempos de mdia e mercado Tnia Pellegrini Professora de Sociologia da Cultura na UNESP - Araraquara

http://www.unicamp.br/iel/memoria/projetos/ensaios/ensaio33.ht ml
Um dos pontos fundamentais a ser levado em conta, quando se enfocam as relaes entre literatura e histria - e que costuma ser descurado -, a maneira pela qual a histria aparece na literatura tambm atravs de suas formas especficas de produo e recepo. Ou seja, cada perodo histrico produz e difunde sua literatura atravs dos modos tcnicos e das instituies disponveis, o que lhe confere uma marca particular. Nesse sentido - no s por isso, mas tambm por isso - so muito diferentes os textos medievais compostos para serem apenas cantados ou manuscritos e divulgados de mo em mo, daqueles j impressos mecanicamente e vendidos em livrarias, desde que Gutemberg inventou a imprensa. Isso sem falar nos atuais computadores, processadores de textos e canais eletrnicos de comunicao, como a Internet, que formam uma fantstica rede de produo/divulgao/consumo, nunca imaginada sequer por Jlio Verne, no cada vez mais distante sculo XIX.

VV1-No Brasil, o experimento de maior flego nesse sentidopertence ao escritor Renato Pompeu. Trata-se do romance O terceiro milnio, conforme noticia O Estado de S. Paulo, 30/03/96. H tambm o conto do autor gacho Tabajara Ruas, O Fascnio. (Correio Popular, 17/04/96).

Nessa linha, no final dos anos 80 deste sculo prestes a terminar, comearam a surgir os primeiros chamados hipertextos. So textos escritos em computador, divulgados pela Internet e comercializados em disquete, que podem ser apenas um projeto individual, dado simplesmente a ler aos usurios da rede que por ele se interessem, Os usurios da rede podem ou um projeto coletivo, escrito a muitas mos, com a participao de decidir livremente sobre os rumos das histrias, de acordo vrias pessoas (escritores, autores, criadores?) e at de vrias com chaves binrias lnguas. Nessa rea, caminha-se mais rpido que a velocidade da deixadas pelo "autor". luz e j se organizam congressos e seminrios internacionais sobre o assunto, para discutir as possibilidades desse novo meio e as suas implicaes nas j antiqssimas (e hoje mais que nunca antiquadas) questes relativas autoria, estilo, gneros, categorias, 1 etc. Como se pode perceber, parece bvio que o prximo sculo assistir a transformaes ainda maiores. Mas o que est em jogo no saber se os livros sero substitudos por fitas, discos ticos ou hipertextos, mas se determinados valores, ancorados em sculos de cultura escrita difundida em livro, continuaro a ter o mesmo sentido, para o bem ou para o mal. bem provvel que no, pois as novas tcnicas vm mudando no s a produo da literatura, mas seus modos de fruio e sobretudo sua definio enquanto prtica social e atividade humana.
2-Sintomaticamente, o jornal Folha de S.Paulo noticiou, em 28/12/93: "Os anos 90 solidificaram uma estranha inverso no mercado editorial mundial: o marketing tomou o lugar da literatura. (...) O mercado est mudando o sentido da literatura, assim

Entretanto, e por enquanto, a maioria dos meios tcnicos ainda disponveis para a produo/divulgao/recepo da literatura est integrada aos mecanismos do que se conhece como indstria cultural, instituio cujo funcionamento bem azeitado implica um casamento feliz entre a mdia e o mercado, com inseres cada vez 2 mais globalizadas . Integrado nessa complexa estrutura, o texto literrio gradativamente vem perdendo sua j esmaecida aura de

como j mudou o do cinema. Porque, pouco a pouco, a literatura e vai sendo reduzida a mdia."

"criao do esprito", que o destinava tambm a outros fins que no apenas entretenimento, para cada vez mais ser produzido e divulgado como mercadoria. E no interior dessa relao to delicada que tambm se pode e deve vislumbrar a histria. A troca gradativa do estatuto de "puro objeto esttico" pelo de mercadoria (que no de hoje e vem acompanhando toda a histria do capitalismo), trouxe como conseqncia inescapvel a tambm gradativa redefinio das relaes entre a literatura, o leitor, o autor e a prpria crtica, que agora, mais que nunca, circulam no interior de um todo estruturado de acordo com a lgica do dinheiro, denominado mercado editorial. A histria da literatura, no Brasil das trs ltimas dcadas - esse o ponto que nos interessa -, mais que nunca vem marcada por esse processo e, nesse sentido, para apreend-la melhor, importante observar como tem funcionado, no Brasil, o mercado de livros e quais suas implicaes na formao do pblico e no trabalho dos autores e crticos.

O fato mais evidente (que brota de qualquer pesquisa emprica e tambm da anlise e interpretao dos textos produzidos) que o funcionamento desse mercado passa a ser elemento constitutivo da produo literria - da o nosso interesse -, numa poca em que sua definitiva modernizao (a partir dos anos 70), a reboque do crescimento da indstria cultural, consolida uma incipiente profissionalizao do escritor, iniciada em dcadas anteriores, e a formao de um novo tipo de pblico. Ads by PlusHD.5Ad Options
inegvel que a situao do livro brasileiro, em geral, sempre conteve inmeras peculiaridades, uma das quais o sempre presente distanciamento entre este e o leitor. Vejamos com alguns nmeros: em 1995 foram publicados 330 milhes de exemplares; em 1989 ,300 milhes, contra os 245 milhes de 1980 e os 44 milhes de 1966. O mercado cresceu bastante ao longo desses anos; entretanto, a proporo de leitores continua estacionada em um para cada cinco brasileiros. Desse total de 330 milhes, pouco mais de 12% so chamados pelas editoras de "literatura", ou seja, aqueles livros conhecidos pelo pblico como "romances" ou "contos", no importa se nacionais ou estrangeiros, sem mencionar poesia. Nessa j restrita fatia, poucos brasileiros frequentam as listas dos mais vendidos: comparados aos estrangeiros, so poucos os bestsellers brasileiros. Alm de alguns "fenmenos editoriais" j histricos, como Jorge Amado, rico Verssimo, e mais recentemente Rubem Fonseca (deixando de lado os nmeros mgicos de Paulo Coelho), as tiragens mdias no ultrapassam os 5 mil exemplares por ttulo, embora o nmero de ttulos tenha aumentado ao longo dos anos, atendendo demanda de pblicos especficos. Esses nmeros apontam um crescimento seguro do setor que, contudo, sempre se diz em "crise"; com efeito, tal crescimento no corresponde duplicao da populao do pas, nos ltimos trinta 3 anos; alm de o analfabetismo ter recrudescido , a modernizao

3- "60 milhes de analfabetos funcionais; 50% da populao com no mximo 4 anos de escolaridade". A Repblica da Ignorncia", Folha de S. Paulo, 02/09/91. 4-Ver LAJOLO, Marisa e ZILBERMANN, Regina. A leitura rarefeita. So Paulo, Brasiliense,1991.

excludente, num pas de desenvolvimento to desigual, aumenta a diferena entre as classes sociais e concentra as riquezas no sul. Portanto, por trs desses nmeros, "foras e fraquezas" do mercado, o que se coloca a lgica persistente do descompasso entre progresso e atraso, aqui expressa na separao entre livro e leitor, entre a indstria do livro e o pblico potencial que ela poderia 4 atingir. Isto , a leitura, no Brasil, continua "rarefeita" , devido a problemas histrico-estruturais que ainda no encontraram soluo. Aqui uma observao importante: um produto s se torna de fato produto quando consumido; assim, um livro s completa esse caminho nas mos do leitor. Este sempre um elemento que, de uma forma ou de outra, envolve-se na (re)construao do texto contido no livro, sem o que esse texto permanece incompleto. Dessa maneira, a recepo tem um papel relevante e se torna mais um trao da histria, assim como da sociologia da leitura: se o pas desigual na distribuio da riqueza, tambm o na distribuio da cultura letrada (ou informatizada; nesse ponto, com certeza, os meios importam menos do que se apregoa). Alm do mais, no quadro contemporneo, a mediao entre livro e leitor efetuada por todos os artifcios permitidos pelo casamento entre a mdia e o mercado. Um exemplo: o cuidadoso close na capa do livro, que a atriz famosa da novela de mais sucesso do momento "l" recostada na cama, vende muito mais exemplares do que o nome do prprio autor, se este j no for uma "marca registrada" que garante o produto, como so, por exemplo, os j citados Jorge Amado e Rubem Fonseca, alm de Paulo Coelho, cujo estrondoso sucesso editorial intriga crticos e tericos da literatura, mas no incomoda nem um pouco sua vida multido de leitores nacionais e estrangeiros. Assim, um trao importante da histria social da leitura, no Brasil, ainda se apresenta como defasagem: um sofisticado mercado editorial, inserido numa poderosa indstria cultural, no consegue arregimentar tantos leitores/consumidores quanto gostaria, pelos motivos estruturais mencionados (esqueamos agora Paulo Coelho). Acrescente-se a essa receita o exorbitante preo mdio do livro que, dos 10% do salrio mnimo das ltimas dcadas, hoje 5 saltou para quase 20% (algo em torno de vinte dlares).
6- "The ideology of production can be critically examined, in the conditions and the genesis of the work of art. And the ideology of reception can also be analysed, to disclose the origin and construction of reader's frames of reference". WOLF, Janet. The social production of art. N.York, St. Martin's Press, 1991, pg. 94.

5- "Pesquisa sobre o hbito de leitura dos brasileiros, realizada em 11 capitais, revela que mais da metade dos entrevistados (57%) no leu nenhum livro por lazer ou cultura, nos ltimos doze meses. A pesquisa demonstra ainda que 85% no leram nenhum livro para a escola e 82% no o fizeram nem por motivos de trabalho." In: Folha de S. Paulo, 11/08/96.

Se o mercado editorial, nos moldes em que hoje se organiza, coloca outra nfase na necessidade de se considerar o pblico como consumidor e no apenas como receptor, justamente por isso que esse aspecto deve ser sempre usado como pista importante, sem que se perca de vista, contudo, a produo dos textos e o papel do 6 autor.

O objeto livro, que se compra e se vende, contm um texto carregado de sentidos que ser recebido e decodificado pelo leitor, embora essa decodificao seja apenas parcialmente feita por ele mesmo. Os cdigos culturais, que incluem a linguagem, so sistemas de significao densos e complexos, ancorados na histria, que permitem diferentes modos de leitura, com nfases 7-Sartre afirmava que a diversas e com maior ou menor sentido crtico, de acordo com a escolha que um autor faz de posio que o leitor ocupa na hierarquia social. Isso significa que um aspecto do mundo que no se pode simplesmente discutir o "sentido" de uma narrativa, por decide quem ser seu leitor e que, quando ele escolhe seu exemplo, sem se referir a quem vai l-lo e como, quando e onde leitor, escolhe seu tema. In: isso vai ser feito.
SARTRE,J.P. Que s la literatura?, Buenos Aires,

Ed. Losada, 1976, p.92.

claro que o "leitor mdio" (essa abstrao to cara indstria do livro!) no vai tentar recriar o sentido original produzido pelo autor, S que, atualmente, muitas muito menos vai apreender a natureza ideolgica do texto. O ato de vezes tem sido difcil chamar a ler, para ele, teoricamente inocente e analiticamente ingnuo, literatura produzida de "obra sendo que cada texto s pode ser entendido dentro de suas prprias do esprito" e, alm do mais, muitas vezes no mais condies histrico-sociais de leitura. Vale dizer, cada texto apenas o autor quem recebido e julgado de acordo com uma dada experincia de vida e escolhe seu pblico ou de leituras anteriores. Todavia, isso no exclui o fato de que seu seu tema. papel, enquanto leitor, situado na hierarquia social, no interior da ideologia e em algum nicho de mercado. Dito de outra forma, o 8-Essas e (re)constri seu sentido colees despertaram enorme modo pelo qual o leitor recebe o texto 7 interesse do pblico a que se funo de seu lugar na sociedade.
destinavam, estudantes de segundo grau e universitrios, num perodo em que a chamada "abertura democrtica" abriu espao para que se saciasse a necessidade de informaes tanto tempo contida pela censura, uma vez que abordava muitos temas, em vrias reas, antes considerados "subversivos" e/ou " atentatrios moral". J no incio dos anos 90, entretanto, esse interesse se reduziu drasticamente e muitas delas deixaram de ser reeeditadas, o que um sintoma a ser considerado. 9- Cf. CANDIDO, Literatura e Sociedade. S. Paulo, Companhia Ed. Nacional, 1980, p.38. 10- Homens e Livros, na TV Manchete, Leitura Livre, da Rdio e Televiso Cultura de S.Paulo, Certas Palavras, pela Rdio Gazeta AM, Vamos Ler, da Rdio USP, Os Escritores, da TV Educativa gacha, Bibliografia, da Rdio da Univer- sidade, em PortoAlegre, todas no ar em 85 (com exceo de Certas Palavras, que saiu em 83), tentam abrir um novo espao literrio em conjuno com a mdia.

Visto por esse ngulo, o processo de industrializao da cultura no Brasil, acelerado na dcada de 60 e consolidado na de 70, foi aos poucos ajudando a criar um pblico leitor que, mesmo encerrado nos limites da classe mdia, j no se reduz a uma estreita elite, como nos anos 40 ou 50, devido tambm ao aumento demogrfico, ao crescimento das cidades e ao desenvolvimento quantitativo do ensino primrio e secundrio. O que se tem hoje, ento, um pblico basicamente urbano, formado pelos estratos mais escolarizados: estudantes, professores, jornalistas, artistas, socilogos, economistas, etc. A prpria dinmica de funcionamento do mercado editorial foi "descobrindo" (e criando, ao mesmo tempo) setores especficos desse pblico, com lugares demarcados dentro do espectro social, e a eles adequando novos produtos. Por exemplo, o pblico universitrio jovem, a quem, nos anos 80, foram destinadas vrias colees de "divulgao" como Primeiros Passos, Tudo histria,Encanto Radical, Circo de Letras e Cantadas Literrias, pela Editora Brasiliense, com temas, modos e abordagem e linguagens especficas. Dessas, apenas Circo de Letras e Cantadas Literriaseram totalmente dedicadas literatura, tentando criar/suprir com temas e linguagem "jovens" as jovens necessidades de um pblico j formado no interior da nossa ainda jovem indstria 8 cultural. O mesmo se pode dizer da literatura infantil. O mercado detectou e ajudou a criar necessidades especficas na rea, tanto que, no incio dos anos 90, quase 20% de toda a produo na rea de literatura se destinava ao leitor-mirim, o que compreende 60 milhes de exemplares. Em 82, a cifra no passara de 12 milhes. Isso significa que, desde o incio do perodo em questo, o pblico de literatura, progressivamente educado na esttica da imagem e do espetculo criada sobretudo pela televiso, ponta de lana da indstria cultural, vai aos poucos adequando o gosto a uma crescente especializao do mercado, que divide a classe mdia em rentveis fatias, etrias, profissionais, econmicas - seja qual for o critrio -, antes no consideradas com tanta nfase. Tem-se, ento, o pblico "jovem", o "infantil", o "universitrio", o "escolar", o "feminino", etc. Em suma, a relao entre o leitor e o livro vai aos poucos se sofisticando, no sentido de que no envolve apenas uma falaciosa questo de gosto ou de livre escolha do produto. Nem se pode mais afirmar que o interesse do leitor incialmente pela obra, "s se estendendo personalidade que a produziu depois de estabelecido 9 aquele contacto indispensvel" e primeiro com a essa mesma obra. O que existe agora uma intrincada rede de produo e

consumo de preferncias e tendncias vinculadas dinmica do mercado. Tal como o escritor, que vai tendo que se adequar aos novos esquemas de profissionalizao, o leitor, num processo paralelo, vai aprendendo a se inserir num universo de leitura em que as coordenadas de escolha e fruio no so estabelecidas apenas "por si", mas por todo um jogo mercantil - cujas regras no conhece - e por um processo de difuso bem distante das letras. Se o leitor dos anos 60, perodo em que a indstria cultural e o mercado editorial no estavam consolidados, ainda escolhe seus livros com base numa preferncia pelo gnero e/ou pelo autor, por razes emotivas, polticas, econmicas e s vezes at mesmo estticas, acreditando encontrar neles uma "obra de arte" compreensvel para si, a partir dos anos 70 pode-se detectar uma tendncia crescente escolha como resultado de expectativas geradas pelo mercado, que passa a trabalhar em conjunto com a mdia e at com outras formas artsticas. Os resultados desse processo so bem visveis nos anos 80. A esse respeito, interessante, alm de esclarecedor, citar o xito das inmeras peas teatrais e novelas e/ou mini-sries de televiso montadas a partir de obras literrias. Alm desses, surgiram muitos programas literrios no rdio que, entretanto, permaneceram pouco tempo no ar, por 10 falta de pblico. Esse intercmbio de meios (que no novidade no campo das artes), no caso, se no ajuda a despertar uma sensibilidade prpriamente literria, eficiente estratgia de estmulo ao consumo do livro, da pea, "bens culturais" equivalentes aos inmeros produtos vendidos nos intervalos comerciais da televiso ou do rdio. O importante que um desperta o interesse pelo outro e, nessa troca de cdigos, o leitor/espectador vai formando um tipo de percepo muito mais ligado imagem, mais imediata (num perodo em que a televiso aumenta seu poder), que palavra escrita. O pblico dos anos 80 (e muito mais o dos 90) diferente do pblico dos anos 70, formado ainda na dcada anterior, em meio a aspiraes de uma cultura nacional, ideologicamente popular, comprometida com a denncia, o protesto poltico explcito, e/ou com a mistura antropofgica de linguagens, as crescentes influncias internacionais e a alegoria carnavalizadora proposta pelo Tropicalismo.

esse mesmo pblico, o dos anos 60, na maioria ainda avesso s inovaes internacionais "modernizantes", que, anos mais tarde, vai devorar avidamente os depoimentos, as denncias, os romances-reportagem e as memrias que povoaram os anos 70, dcada marcada pela pesada censura instituda pelo governo militar. Um pblico que ainda se debatia entre a letra e a imagem, a guitarra eltrica e o violo, ainda afeito a ler livros, a decifrar as metforas e alegorias em que se traduzia a literatura-denncia da dcada, como Incidente em Antares, de E. Verssimo, ou A Festa,de Ivan ngelo, a tentar interpretar a mo dupla de textos como Armadilha para Lamartine, de Carlos Sussekind, a percorrer a histria nas saborosas

memrias de Pedro Nava, a seguir com interesse at as reportagens de crimes nos livros de Jos Louzeiro, etc. Ads by
PlusHD.5Ad Options

Pode-se dizer que, nessa mudana lenta, mas claramente perceptvel, desempenharam importante papel as revistas de atualidades semanais ou mensais que, desde os anos 60, comearam a transferir para o Brasil modelos europeus ou americanos (L'Express, Time, Newsweek), adequando-os s expectativas do novo pblico que se criava:Veja (I968), Isto (1977) eViso, esta ltima surgida bem antes (1952), com uma outra proposta. Ela era basicamente um veculo informativo das tendncias do mercado e dos negcios em geral, dedicado aos empresrios, e s mais tarde foi se adequando aos novos tempos e aumentando o espao dedicado s questes culturais. As novas revistas surgiram mais ou menos na esteira de outras, de ampla circulao nacional desde dcadas anteriores, como O Cruzeiro e Manchete, cuja fachada modernizante j era a fotografia: acostumava-se o pblico ao mundo das imagens de homens importantes e seus feitos fundamentais. No se pode esquecer Realidade (1967), que instaurou novos padres grficos e uma temtica crtica da realidade brasileira, que lhe valeu muitos 11 vetos da censura .
11- Tambm importante citar, como uma espcie de precursora em assuntos culturais, a revista Senhor, que reunia "a nata da intelectualidade brasileira" dosanos 60: "Nela se encontravam as principais novi- dades da poca (...) Tudo o que fosse vanguarda e inquietasse o esprito cabia nas pginas magnificamente elaboradas da revista Senhor". In Nosso Sculo 19601980, S. Paulo, Abril Cultural, 1980, p. 52.

Principalmente Veja, Viso eIsto passaram a dedicar uma ateno especial aos aspectos culturais, diferentemente de suas antecessoras, mais ou menos como sempre fizeram os jornais, em seus suplementos dedicados ao tema. A diferena que a ateno dada a autores e livros incorporava-os aos esquemas promocionais antes s aplicados s grandes estrelas polticas, esportivas, do cinema ou da TV. Pode-se dizer que elas foram um importante instrumento de modernizao e hierarquizao da atividade literria, pois substituram as publicaes especializadas destinadas ao leitor culto, estabelecendo comunicao com um pblico bem maior, na imensa maioria de classe mdia. Esta descobriu ento que, para estar bem-informada, deveria incluir, no panorama semanal de novidades, algum livro recm-lanado, possivelmente um novo e "moderno" romance de um talento apenas descoberto ou de algum autor consagrado e at mesmo um texto de "denncia" do estado das coisas. Tais revistas (alm dos jornais), portanto, so importante fonte de pesquisa dos modos de produo e difuso da literatura no perodo, desde que elas, parte integrante da indstria cultural, alm de detectar as tendncias do leitor na escolha dos livros, trabalham na conformao do seu gosto, na medida em que elegem uma ou outra obra para ser exaltada ou criticada, por motivos no propriamente ligados qualidade das mesmas. Todos esses elementos estabelecem um campo de foras, com limites e presses bem determinados, no interior do qual movimenta-se o escritor, adotando atitudes e desenvolvendo formas que constituem suas respostas pessoais a ele. Nesse campo de foras esto em jogo dois tipos de atividade produtiva: a propriamente literria, funo do escritor, e a industrial, a cargo das editoras. E os vnculos entre ambas nem sempre so harmoniosos... Melhor dizendo, mesmo que sua atividade produtiva continue a ser pessoal e artesanal, o autor agora , em definitivo, um produtor trabalhando para o mercado, o que lhe impoe conhecer e, mal ou bem, aceitar suas regras.

Viver do prprio trabalho sempre foi uma ambio dos escritores no apenas brasileiros e, mesmo sentida como necessidade, nunca se resolveu muito bem na relao mantida com os "sagrados" valores literrios. Hoje, quando o processo de industrializao da cultura parece ter atingido o ponto mximo, dentro dos limites da peculiar modernidade brasileira, a atrofia da "aura" literria j pode claramente ser vista como elogio da mercadoria. No h como deixar de perceber: a ateno excessiva produtividade e demanda pode prejudicar os processos de amadurecimento artstico, que no seguem obrigatoriamente os parmetros da produo industrial. muito difcil, dentro das facilidades que o mercado oferece, manter uma constante reflexo sobre a prpria obra. Da o risco dos descuidos, das mesmices, chulices e obviedades que vm permeando a literatura contempornea, muitas vezes com a esfarrapada desculpa de que se trata de "literatura de entretenimento". Para se relacionar melhor com os virtuais leitores, roubando-lhes algumas horas de televiso e 12- "...alm da informao bsica fornecida pela lista dos inclusive tentando competir com o cdigo esttico dela, o escritor mais vendidos, ela tambm tem muitas vezes optado pelo gosto padro: um texto que poderia utilizada, freqentemente, com ser de boa qualidade, porm muitas vezes escrito com pressa para o pea publicitria nas lojas um leitor tambm apressado, no consegue mais escapar das ou, no mnimo, como umindicador de quais livros redundncias e clichs e, muitas vezes, at de erros gramaticais.
devem ser colocados em destaque na montagem das vitrines(...)". Veja, 11/12/96. o mercado se auto-alimentando.

O pblico, ento, insere-se nesse intrincado mecanismo como mola mestra, sem a qual nada funciona. Devido a isso, criaram-se vrios sistemas para orient-lo no labirinto bibliogrfico: as colunas, os comentrios, as resenhas, as notas, as famosas "listas dos mais vendidos", os suplementos de cultura e cadernos "b" nos jornais onde se amontoa tambm todo tipo de apelo ao mais desbragado consumo, ao abuso do fungvel e do descartvel. Nesse sentido, interessante destacar a modificao que a revista Veja fez, recentemente, na elaborao de sua lista de livros mais vendidos. Publicada desde 1973, essa lista era dividida em dois campos: fico e no-fico. Na primeira, agrupavam-se romances e contos; na segunda, biografias, poesia e ensaios. Com o passar do tempo, porm, foram aparecendo no mercado dois gneros que no se enquadravam nessas divises: os livros esotricos e os de auto-ajuda, cujos motivos do surgimento provavelmente esto ligados criao, pelo prprio mercado, da necessidade de lenitivo para os conhecidos males de uma sociedade por ele governada. Assim, as listas deVeja hoje j contam 12 com trs sees: fico, no fico e auto ajuda e esoterismo . As listas, de maneira geral, orientam um tipo de comportamento que consiste em apostar no conhecido: o conhecido o mais famoso e, portanto, tem mais sucesso. Estabelece-se, assim, uma espcie de "marca literria", que funciona como garantia; conquista a confiana como um produto que se consegue impor, bom-bril, gilette, danone, paulo-coelho ou rubem-fonseca: "mais um Paulo Coelho", "o novo Rubem Fonseca", em que o termo "novo" pode no significar necessariamente novidade, apenas "mais um"... Por trs da "marca", a figura do escritor, sua imagem pblica, pela qual o leitor sempre nutre curiosidade. Nunca a imagem do escritor foi to importante: veiculada pela imprensa e em menor escala pela mdia, chega a substituir a importncia da prpria obra. Proliferam as "entrevistas literrias" que versam sobre poltica nacional, pratos preferidos, manias secretas, concepes artsticas e opinies sobre

13- H um dado significativo que deve tambm ser observado como sintoma de que a literatura vem perdendo terreno para outras "formas de lazer", provavelmente mais ligadas imagem que letra: desde meados dos anos 90, vem diminuindo gradativamente o espao destinado a autores e livros nacionais nas citadas revistas.

o prprio trabalho, sempre ilustradas com fotografias. a literatura 13 em tempo de espetculo.

Se, por um lado, para os escritores, isso tem como mvel o desejo legtimo de poder transmitir sua mensagem pessoal e de dar-se a conhecer, a fim de melhor conquistar o leitor para seus textos, para as editoras representa um inequvoco aumento da possibilidade de nortear o gosto do leitor na direo dos produtos que pretende colocar no mercado, suas "marcas" registradas. Ads by PlusHD.5Ad Options
Ento, "viver da pena" significa, para o escritor contemporneo, muitas vezes enveredar por estratgias de divulgao, de promoo e de vendas do objeto-livro antes sequer imaginadas, quando, colocado o ponto final, ele se separava do texto e o entregava para publicao. Hoje, ao longo de tardes e noites de autgrafos, muitas vezes em viagens pelo interior do pas, ele enfrenta verdadeiras maratonas de entrevistas e palestras, em busca de um pblico j tradicionalmente arredio. Assim, alm de ter que repensar a prpria noo de texto literrio, em razo das exigncias da produtividade industrial e de um leitor afeito a imagens e cores, mais que a letras, o escritor de hoje vem adequando aos novos tempos seu perfil de intelectual e profissional: E aqui camos na questo da crtica, cujo estatuto tambm se mostra hoje profundamente alterado. Dividida entre a crtica acadmica, especializada, que funciona como um mecanismo de seleo e hierarquizao da literatura mais ou menos de acordo com os critrios do j institucionalizado e, de uma certa forma, s vezes refugiada em suplementos como o antigo Folhetim ou o recente Jornal de Resenhas ( da Folha de S. Paulo) ouCultura ( do O Estado de So Paulo), s para dar alguns exemplos, e aquela outra feita pelas revistas semanais, cujo objetivo mais e mais foi se reduzindo a fazer propaganda dos novos produtos disponveis nas livrarias, a crtica literria regular e judicativa, que supe valorao, mesmo que provisria, para leitores no especializados, foi aos poucos se eclipsando. Essa crtica valorativa, se podemos assim cham-la, era a conhecida crtica de "rodap", dominante nos anos 40 e 50, fundamentalmente marcada pela no especializao dos que a ela se dedicavam, como lvaro Lins e Srgio Milliet. Sua linguagem eloqente, de leitura fcil, visava tambm fazer publicidade, num dilogo bastante prximo com o mercado de sua poca. Mas isso no impedia, como afiana Antnio Cndido, que se produzisse "uma viso competente", ao mesmo tempo formativa e 14 informativa".
14- Entrevista a Veja, 15/11/75.

O surgimento de uma crtica universitria, atravs de uma gerao formada pelas Faculdades de Letras do Rio e de So Paulo, contribuiu para que o "rodap", aos poucos, se extingisse, em virtude das novas exigncias do crtico agora especializado, com base em critrios de competncia especficos de sua rea. Se, como afirma Cndido, a crtica em geral se fortaleceu com o conseqnte aparecimento de livros e revistas especializadas, por outro se enfraqueceu, devido ao xodo dos crticos universitrios.

Para suprir essa falta, surgiram os Suplementos. Ao contrrio do "rodap", integrado ao corpo do jornal, o "suplemento", no seu formato separado, j indica que forma e contedo da crtica que a se faz no so para qualquer leitor... Assim, no de espantar que, desde fins dos anos 70, com a industrializao da cultura avanando a largas passadas, as coisas tenham se invertido: se antes eram os crticos acadmicos que olhavam de soslaio para os crticos de "rodap", agora so os jornais e revistas que, com exceo dos Suplementos, passam a no aceitar-lhes o discurso, tido como "jargo incompreensvel", e o mtodo, que inclui lgica terico-argumentativa, muitas vezes sem os rasgos de intuio e os brilhos superficiais dos textos jornalsticos. O que se tem hoje, como resultado do longo processo de mercantilizao da literatura, no Brasil, , portanto, uma espcie de "colunismo literrio", de resenha meramente informativa, escrita por 15- O que existe hoje, final dos "resenheiros" ( e no resenhistas), escrevinhadores representados, com louvveis excees, por profissionais do jornalismo, muitas anos 90 , uma ilimitada cumplicidade entre a mdia e vezes minimamente competentes, movidos por interesses apenas 15 o mercado, envolvendo secundariamente literrios.
inclusive "elaborados lobbies que abrangem desde grupelhos corporativos at editoras com 'olheiros' dentro das redaes dos jornais." TREVISAN, Joo S.. "O romance brasileiro e seus fantasmas", in: Correio popular ,6/07/96.

O caminho percorrido pela literatura brasileira, ao longo das trs ltimas dcadas, no corpo a corpo com a maquinaria cultural, configura-se, ao fim e ao cabo, como pista segura e inequvoca a seguir na interpretao de um novo perodo histrico-culturalliterrio, chamado Ps-modernismo, que no Brasil tambm j imprime suas marcas, entre as quais uma profunda crise naquilo que at ento se conheceu como literatura. E a crise da literatura, como se viu, tambm a crise do livro e do leitor, ambas provocadas por transformaes profundas nos meios tcnicos de produo cultural, que se traduzem tambm por reformulaes nos seus modos de produo e consumo. Contudo, importante assinalar, essas transformaes, per si, no excluem (ainda?) a prtica de escrever e editar livros, mas tm excludo paulatinamente e cada vez mais qualquer valor relacionado a essas prticas que no esteja intrinsecamente ligado ao giro vertiginoso do mercado. E isso o que inquieta.

You might also like