You are on page 1of 62

ADOO Cynthia Peiter

Vnculos e Rupturas do abrigo famlia adotiva

Captulo 1 o caso Joana

Captulo 2 abandono, desamparo e adoo

A histria de uma menininha deixada em um hospital...


Deixada ou abandonada?
Crianas adotivas so crianas abandonadas? Por qu examinar o termo abandono?

Abandono, desamparo e adoo


Para as crianas o que significa ter a histria de um

abandono na origem...

Para os pais: como roubo, entrega, abandono ou

doao, indicar o reconhecimento ou negao deste lugar que foi ocupado por outros; influindo na legalidade ou ilegalidade com que os pais exercero suas funes e identidade parental, e portanto, o modo como podem afiliar e sentir como prprios os seus filhos. (LIPSKI, 2006, p. 77).

Destituio de poder familiar


o abandono; aplicao de pesquisa Fvero (2001),

castigo imoderado; prtica de atos contrrios moral e aos bons costumes; desatendimento injustificado ao dever de sustento, guarda e educao; descumprimento das determinaes judiciais quando houver; e falta, omisso ou abuso dos pais ou responsveis (CARVALHO E FERREIRA, 2000, p. 57).

revelado a precariedade socioeconmica e familiar determinada pela ausncia de polticas pblicas redistributivas e compensatrias de apoio a famlias em situao de pobreza, na raiz das destituies.

Giberti (2001) no se refere a uma

circunstncia de abandono mas sim s conseqncias da interrupo do que chama circuito engendramiento-concepcingestacin-embarao-parto-nascimiento lactancia ( 2001, p. 143), para o qual o termo abandono no se faz apropriado.

O representante psquico
O que nos importa representante psquico correspondente s experincias de separao ou descontinuidade vividas por crianas bastante pequenas quando de suas separaes ou afastamento das pessoas que dela cuidam

Somos todos abandonados


No princpio h uma o estado de abandono

solido essencial. Ao mesmo tempo, tal solido somente pode existir em condies de dependncia mxima, afirma Winnicott (1990,

pode ser compreendido como o equivalente psquico do estado deste desamparo

Somos todos adotados


A condio humana nos Assim, todas as crianas

coloca frente necessidade de um encontro com um outro que nos oferea amparo - algum realize uma adoo, inserindonos em uma rede afetiva e simblica na qual nos construmos e reconhecemos como sujeitos.

passam por uma adoo, pois o peso da carne no suficiente para fundar a existncia delas. a acolhida do casal que a fabricou que ser determinante para uma criana. (MELMAN, 2002, p.11)

A especificidade da adoo
Silva ( 2001)uma passagem em que o objeto materno

originrio se perdeu... Os elos entre os registros desse objeto, compostos pelos elementos do olfato, tato, audio, sofrero uma espcie de fratura. Esta fratura produz uma dificuldade de recaptura desses registros. ressimbolizao de certo histrico-vivencial no transcrito (BLEICHMAR, 1996, p.70). Quando falamos da apropriao de um filho no biolgico, abordamos uma situao peculiar onde a criana, mesmo que muito pequena, haver vivido significativa descontinuidade na histria de vida.

Freud Luto e Melancolia


Trata-se de um processo que demanda tempo e

energia por parte da pessoa enlutada. Contudo, o fato que , quando o trabalho do luto se conclui, o ego fica outra vez livre e desinibido.( FREUD, 1915, p. 276). Um processo que demanda Tempo, energia psquica -somente aps este processo elaborativo surge a possibilidade de inserir outro objeto neste lugar psquico.

Winnicott (1958) perder a boca que mama


Este processo no pode ser elaborado por crianas muito pequenas. O sofrimento no resulta da prpria perda em si mas de um sofrimento

quando a criana ainda no capaz de uma reao madura a ele. O ego imaturo no pode lamentar a perda, no pode sentir o luto ... impossvel para um beb, seguir um processo to complexo(...). possvel, s vezes, demonstrar que a perda do seio e da me ao mesmo tempo pode resultar num estado de coisas em que a criana perde no s o objeto, mas tambm o aparelho para usar este objeto, ou seja, a boca. A perda pode ir mais fundo e envolver toda a capacidade criativa do indivduo, de modo que ocorre no tanto uma desesperana quanto redescoberta do objeto, mas uma desesperana baseada na incapacidade de sair em busca de um objeto. (WINNICOTT, 1958, p.150-151).

Green defesas desinvestimento materno


Uma importante possibilidade defensiva, se verifica pelo

investimento das capacidades intelectuais do ego. a busca pelo significado perdido estrutura o precoce desenvolvimento fantasmtico e das capacidades intelectuais do ego (...) uma pea de tecido cognitivo destinada a disfarar o buraco deixado pela descatexia (...) Decepcionado com a experincia de dependncia da me, o beb dedica-se a adivinhar ou antecipar o que espera sua me. Uma outra importante defesa seria o desinvestimento do objeto materno e a identificao inconsciente com a imago da me ausente que denominou a me morta. Esta descatexia que afetiva, mas tambm representativa, constitui um assassinato psquico do objeto, conseguido sem dio, que traz como resultado um buraco na textura das relaes objetais com a me(GREEN, 1980, p.156).

A especificidade da adoo
Como dramticas separaes precoces podem ser

sentidas profundamente como se fossem abandonos o trao psquico deixado por separaes abruptas e no processadas psiquicamente pode trazer a marca de um abandono. A existncia de uma outra histria... Possivelmente no simbolizada, e que fica a espera de uma narrativa ( Peiter)

Captulo 3 Possibilidades reconstrutivas na clnica

Do luto ao apetite de filiao


A elaborao do luto,do ponto de vista de Teffaine, deve

ocorrer atravs de um destacamento identificatrio com as imagos maternas originrias, para o qual o acompanhamento profissional se faz essencial. o sentimento de pertencer a uma nova linhagem familiar requer tempo. Ser tecido progressivamente durante uma longa histria onde a criana h de elaborar um luto em relao s imagos parentais originrias e reconstrulas nas novas relaes. Isso somente ser possvel se houver oportunidade de contemplar os sentimentos de abandono e suas sequelas, at possa emergir o que Teffaine chama de apetite de filiao.

Processo reconstrutivo
O processo de luto a ser elaborado implicar um percorrer

caminhos da organizao psquica, na busca de resgates narcsicos, constituindo-se em complexo processo de reconstruo psquica. Na clnica, e tambm na famlia adotiva, as crianas manifestam diversificada gama de sentimentos. Alm do resgate narcsico ( ser um hspede especial, sua majestade o Beb), surgem seus medos e angstias ligados s separaes, hostilidades, o medo e desconfiana - o temor de repetio de caos psquico e angstias impensveis, que apontam para a experimentao de vivncias traumticas.

Sustentao e transicionalidade
Para Green, na separao me/beb, a representao

materna fica substituda por uma estrutura introjetada de enquadramento, de holding, como um receptculo do eu, anloga aos braos da me. Estrutura pode tolerar a ausncia de representao dando sustentao ao psquico, desempenhando este papel de continente do espao representativo e mantendo cativa a imagem da me, contra seu desaparecimento. matriz primordial dos investimentos futuros.(1980b, p.265).

Proposta clnica de interveno


Proposta de trabalho: a passagem para a famlia adotiva

pode surgir como um possvel e precioso momento de resignificao de experincias de separao; pode configurar-se em momento oportuno para interveno, no qual buscamos oferecer um tipo de sustentao psquica, de forma que possveis vestgios de representaes possam ser, no somente reeditados, mas resignificados, evitando cair em esmaecimento. A clnica com estas crianas busca possibilidades de reconstruo da capacidade de reinvestir objetos, possivelmente ameaadas nesta passagem.

Captulo quatro desdobramentos clnicos

O quarto captulo bastante interessante, pois

traz diversas ilustraes clnicas sobre possibilidades reconstrutivas. Mas penso que ser difcil a elaborao de questes especficas sobre a clnica... Os conceitos desenvolvidos a partir da clnica levam a desdobramentos tericos e fundamentam prticas, como ocorrer no prximo cap. - Sobre preparao para adoo.

Captulo cinco a preparao de crianas para adoo

O que diz o ECA


Lei 8069 de 13 de julho de 1990, j se encontrava

contemplada a preocupao com os cuidados com a criana quando de seu desabrigamento, inserida entre as atribuies das instituies de abrigo. No artigo 92, entre os princpios bsicos destas entidades, mesmo aps nova redao em 2009, l-se: As entidades que desenvolvam programas de acolhimento familiar ou institucional devero adotar os seguintes: (...) VIII preparao gradativa para o desligamento.

Na chamada nova lei de adoo:


alteraes realizadas em 2009 - surge explcita determinao

para o acompanhamento das crianas em vias de serem adotadas. No artigo 28, pargrafo 5. podemos ler:
a colocao da criana ou adolescente em famlia

substituta ser precedida de preparao gradativa e acompanhamento posterior realizados pela equipe interprofissional a servio da Justia da Infncia e da Juventude, preferencialmente com apoio dos tcnicos responsveis pela execuo da poltica municipal de garantia do direito de convivncia familiar.

Prtica incipiente no Brasil


trabalho avaliativo - condio de adotabilidade

jurdica e psquica (disponibilidade psquica para ingressar em novos vnculos familiares) as condies psicolgicas indicativas do potencial e da disponibilidade da criana para a realizao de novos vnculos h eventualmente traumas to dramticos que inviabilizariam as possibilidades de nova insero familiar.

Tempo psquico, jurdico e cronolgico


(Paiva, 2004) Na concepo de tempo jurdico, quando os pais biolgicos

estiverem destitudos do poder familiar a criana estar pronta para ser adotada. Mas do ponto de vista psicolgico pode ser necessrio um processamento mais longo, mesmo que no tempo cronolgico haja transcorrido longo perodo de privao do convvio familiar. Questes da temporalidade dimenso psicolgica o tempo psquico uma questo complexa que ultrapassa a dimenso de um tempo cronolgico. A destituio do poder familiar remove a ligao jurdica entre pais e filhos, mas no remove instantaneamente estes personagens da vida psquica de cada um. A urgncia de definio da situao de acolhimento de uma criana crucial, toca a todos na angstia ligada ao abandono psquico e nos move no sentido de buscar uma soluo rpida, mas infelizmente os processos psquicos no podem ser apressados e no acompanham uma temporalidade lgica. Mas como o passar do tempo cronolgico pode trazer entraves na colocao em adoo nossa tarefa ir em busca de meios para ajudar a criana em um trabalho de processamento psquico que a leve estar em condies de ligar-se a uma nova famlia.

Proposta de Crine e Nabinger


proposta objetiva e pragmtica junto s crianas e

dividido em etapas assim denominadas: o processo de luto, o trabalho com as representaes, o matching, a preparao especfica e o encontro. Este trabalho junto s crianas realizado por um psiclogo chamado intermedirio

Luto
Entabular um processo de luto - aproximao com a

criana, conversa sua histria, recuperando um passado (lembranas e informaes ) Nesta hora fundamental que esteja claro para a criana o carter definitivo da destituio Eliachef ( 1997), ao afirmar que as crianas precisam desde seu nascimento, de uma palavra de verdade concernente a sua histria a fim de poder estar em situao de adotar uma famlia. Estas parole de verit sobre a origem devem ser ditas desde o nascimento Rever segundo o captulo 7 sobre narrativas

o trabalho com as representaes


testemunhando um lugar psquico para uma nova

vida. expressar representaes de famlia, e articular expectativas em torno de trs temas: os objetos (como gostaria que fosse seu quarto, os brinquedos, etc.), o lugar ( a casa, o pas, etc.) e as pessoas ( algum que me cuide quando estiver doente, etc.) - a possibilidade de formular representaes

matching
decidir que famlia parece mais apropriada s

necessidades da criana, e reciprocamente, que criana parece mais suscetvel em adaptar-se aos desejos, recursos e limites dos candidatos

Preparao propriamente dita


canal de comunicao e expresso de afetos encontraram os pais para ela - articular expectativas - aluso

especial ao carter individualizado dos cuidados introduzir a noo do diferente - fora da instituio a lugares pblicos, seguir o itinerrio com os pais: praas, shoppings, restaurantes, hotel, aeroporto, tribunal sero ocasio de troca com a criana, de explicitao e de respostas a suas questes e de escuta a suas reaes (2004, p. 182), dizem elas. de uma parte e da outra, iro realizando o afinamento das representaoes recprocas, a expresso de emoes diversas, com suas ambivalncias e uma busca tateante de signos de identificao (1985, apud NABINGER, CRINE, 2004, p.183). A caixa com pertences e lembranas - entre o antes e o depois da adoo

Encontro e estgio de convivncia


Do clima de excitao e encantamento

verificao delimites: apoio da equipe - limitar-se uma funo de comunicao e mediao, preservando a autoridade dos pais.

Pensar e planejar sobre o agir e precipitar-se


A perda de tempo grave e por vezes irreparvel

se a permanncia da criana na instituio se prolonga, quando sua situao familiar no est clara, principalmente enquanto os pais no aparecem e nem consentem que a criana seja adotada (2004, p. 188). Ozoux-Teffaine - a tcnica de preparao pode variar, mas, os trabalhos que envolvam pensar e planejar devem ser privilegiados em detrimento do agir e precipitar-se. ((2004, p.96).

O intermedirio
representante e memria de um passado, e

simultaneamente aponta para um futuro fazendo a mediao entre dois momentos importantes da histria da criana. um lugar onde se instala um vnculo que paradoxalmente fala de separao e unio - sustenta uma passagem permitindo o compartilhamento de angstias com um adulto que reassegura uma continuidade e sustenta possveis experincias que poderiam ser vividas catastroficamente.

O intermedirio e transicionalidade
O objeto transicional - recurso para lidar com as primeiras

separaes naturais o beb elege e investe de forma peculiar algum objeto escolhido ou encontrado nas vizinhanas, como elemento facilitador de uma passagem, e nele investe como sua primeira possesso possesso no-eu. uma apreenso do real que fica impregnada de sua subjetividade um simbolismo no tempo - permite separaes por meio de uma reunio potencial, sustenta uma passagem remetendo a passado e a futuro - um espao onde o sujeito futuro est em transio (GREEN, 1997).

Paradoxos traumticos
na vida em sociedade ambos os modelos: um que

promove a desconstruo do lao social conduzindo a patologias do vazio, e outro que contribui para edificar vnculos e uma trama social mais continente. (TANIS, 2010, p. 63).

A funo do terapeuta, consiste fundamentalmente

em sustentar este paradoxo, que se desloca no vnculo transferencial permitindo elaborar as separaes e aludindo simultaneamente a um processo de construo psquica e de ligaes o que permite a construo de novos investimentos afetivos. A dimenso temporal em jogo permite reviver e integrar em uma temporalidade que introduz outra lgica. Assim as crianas podem brincar dizendo: agora eu era o heri....

O papel dos abrigos


seria possvel que uma criana tenha encontros significativos

durante a permanncia no abrigo que a ajudem a elaborar vivncias muitas vezes traumticas? A abertura de espao para conversas sobre a histria e os destinos da criana, a observao e compreenso de suas ansiedades, a percepo da necessidade de elaborao de lutos, a instalao de mediaes e muitos outros elementos discutidos junto da criana, podem estar presentes na prtica das equipes interdisciplinares que lidam com o processo. funo do intermedirio - funo de amparo ambiental

Captulo seis a adoo de crianas maiores no brasil

Adoo tardia?
a adoo de crianas que vivenciaram algum tempo entre o

desligamento da famlia biolgica e a colocao na famlia adotiva a experimentao de sucessivas rupturas... O artigo 43. do ECA - adoo s poder ser concedida quando estiverem presentes vantagens reais para o adotando e fundarem-se em motivos legtimos propiciar um vnculo semelhante ao de filiao Assim, surgem os processos de habilitao de candidatos conhecer as reais motivaes dos candidatos para adotar e evitar problemas futuros nas relaes familiares.

Avaliao de candidatos
A idia de seleo de candidatos costuma levantar

desconforto e questionamentos por parte de muitos pais porqu precisam de preparao? Diferentemente da filiao biolgica, a adoo implica na entrega de uma criana que encontrase aos cuidados do Estado - sob responsabilidade de uma instituio a quem cabe a devida cautela sobre seu destino, e um mnimo de garantias de que no incorra o risco de uma nova exposio a rompimentos ou abandonos psquicos.

A ocorrncia de desistncia do processo de adoo de fato ocorre,

trazendo situaes de muita angstia no somente s crianas mas tambm aos pais que se vem decepcionados com seu projeto de adotar. O processo avaliativo tambm para um cuidado com os prprios pais estabelecer contato com suas motivaes, conhecer melhor as vicissitudes da adoo de uma criana, evitando possveis decepes e reiterando seu desejo de adotar. Um trabalho de habilitao de candidatos, que se baseie na ajuda aos pais que querem adotar, prestando-lhes apoio em sua busca.

Algumas motivaes
No ponto de vista de Ebrahim (2001), a procura macia

por bebs, no Brasil, est relacionada com a noo de adotar como soluo para os problemas da infertilidade. frequente o desejo de imitar uma famlia biolgica, de forma a escamotear a adoo, evitando a possvel exposio da impossibilidade de ter filhos biolgicos (WEBER) No perfil levantado por Paiva (2003), em Osasco, entre os pretendentes, a maioria nunca teve filhos biolgicos ( 62,4% dos brasileiros e 84,1% dos estrangeiros), confirmando a hiptese de Ebrahim .

Dois perfis predominantes


narcisismo
Um grande grupo traz

altrusmo
Outro grupo, que busca

motivaes ligadas a tentativas de contornar a impossibilidade de procriao biolgica

adotar crianas maiores, e, em um percentual significativo, relaciona seu desejo de adotar com motivos considerados pelos pesquisadores como altrustas.

narcisismo
Segundo Freud, as pessoas podem amar, em

conformidade com o tipo narcisista de escolha, um objeto ou algum que haja sido certa vez, parte dela mesma. Se prestarmos ateno atitude de pais afetuosos para com os filhos, temos de reconhecer que ela uma revivescncia e reproduo de seu prprio narcisismo, que de h muito abandonaram ( ...) o amor dos pais, to comovente e no fundo to infantil, nada mais seno o narcisismo dos pais renascido, o qual, transformado em amor objetal, inequivocamente revela sua natureza anterior (Freud, 1914, p.108).

narcisismo
a adoo, mesmo que de crianas maiores, pode trazer

com freqncia o desejo subjacente de um herdeiro, que proporcione o sentimento de continuidade prpria vida, vindo tambm atender a aspiraes de completude narcsica. resduos do narcisismo perdido dos pais, podem facilitar o processo identificatrio entre pais e criana e podem exercer funo essencial no estabelecimento de um perodo idlico, de iluso primordial inerente ao papel da famlia como anfitri da criana recm-chegada.

narcisismo
A organizao do psiquismo requer momentos de iluso

narcsica e onipotente, promovida pelo olhar materno - o fundamental narcisismo da criana se mescla ao narcisismo dos pais, para que, mais tarde, haja a possibilidade de lidar com as desiluses inerentes ao encontro humano. Ocupar este lugar no narcisismo dos pais, para depois desocup-lo constitui questo crucial da existncia humana. Especialmente na adoo de crianas maiores, o olhar narcisisante fundamental para contornar o estado de abandono

crianas que precisam do acolhimento/restaurao narcsica


o desejo destas crianas aponta para a necessidade de

serem acolhidos narcisicamente , nutrindo o desejo de ser sua majestade - o beb, por necessitar de um processo de cicatrizao das feridas abertas pelo abandono j vivido. a colocao em famlia adotiva prope-se a reverter o estado de abandono psquico, atravs de um necessrio investimento narcsico dos pais, capaz de capturar a criana em seus projetos, restaurando o narcisismo danificado destas crianas

altrusmo
E, desta forma, as motivaes consideradas

altrustas parecem afastar-se do que necessitam estas crianas. Entendemos que a adoo movida por este tipo de motivao possa trazer benefcios a pais e filhos, mas deve ser avaliada com cuidado pois um de seus riscos a desarmonia entre o que os pais pretendem oferecer e aquilo que a criana espera e necessita, levando a desencontros que no podem ser desconsiderados.

Motivos manifestos
Nos dois perfis - motivos manifestos que no

abrangem toda a singularidade de cada famlia. Mais do que atribuir juzos de valor sobre as diferentes motivaes apresentadas pelos pais, talvez exista a necessidade de auto-observao e implicao dos pais em seus desejos e possibilidades, atravs da compreenso das motivaes subjacentes deciso de adotar.

A adoo internacional
Uma sada idealizada e mgica para problemas de

desamparo. vivida como uma perspectiva idealizada e talvez to invejvel, incorre em evidentes dificuldades na elaborao das perdas implicadas no processo. Esta experincia tambm traduz a necessidade de apoio e treinamento aos profissionais que lidam com a criana, para que tenham maior segurana para abordar as ansiedades suscitadas nestas circunstncias.

Isso nos leva a pensar que, na adoo

internacional, h cuidados ainda maiores a serem tomados, no referente preparao da criana e dos pais. As descontinuidades que esta adoo implica podem ser mais intensas, tendo em vista as inumerveis diferenas envolvidas.

uma sada possvel e interessante em muitos casos.

a viabilidade desta medida requer cautela


o carter de descontinuidade ganha outra magnitude. As perdas

ou lutos tomam propores muito mais intensas. O tempo para o estgio de convivncia mais limitado e pressiona a interao entre pais e filhos, possivelmente atropelando os movimentos psquicos necessrios. o acompanhamento destas crianas se faz absolutamente necessrio, onde o intermedirio ocupa funo fundamental como mediador desta passagem, onde o impacto do novo pode ser muito ameaador e onde o processo de formao de novos vnculos mais delicado dado as diferenas culturais.

Captulo sete revelar elaborar

Como contar, quando contar


A existncia de uma outra histria um dos aspectos que

marca uma diferena que a adoo introduz em relao filiao biolgica. a criana sabe muito mais do que nos diz O que a criana experimentou desde muito cedo, deixa traos, escritos em idioma primitivo e que, embora seu saber possa no ser compreendido ou traduzido pelo outro, ou pela prpria criana, ela mesma um documento de sua histria. Documento possivelmente escrito em linguagem inacessvel ou talvez impensvel, e que requer algum tipo de traduo .

ressimbolizao de certo histrico-vivencial no

transcrito, afirma Bleichmar (1996, p.70). Ferreira (2006) a referida situao traumtica, se insuficientemente assimilada, pode ser verdadeiramente revelada pela criana em atos ou atuaes, que por no adquirirem um estatuto simblico, levam a criana a viver um eterno presente. Tem-se a a apresentao e no a representao do trauma ( FERREIRA, 2006,p.58), diz a autora.

O relato
elementos essenciais: a meno a um casal que gerou um

beb, a impossibilidade desta mulher de cuidar deste beb e seu movimento em busca de quem dele se ocupasse, a tristeza dos pais pelas dificuldades em ter o filho biologicamente , sua trajetria na busca por um filho que culmina neste encontro de necessidades e desejos. o prazer e felicidade deste encontro e um desfecho: esta uma histria que comea triste e que termina bem...porque estamos todos juntos e podemos conversar sobre estas coisas...se voc quiser nos perguntar algo...( GIBERTI, 1987, p. 253), acrescenta ela buscando a abertura de espao para a ampliao do tema.

A pr-histria da adoo requer um

processamento psquico no somente no tocante ao vivido pelas crianas, mas entre os pais, futuros narradores destas histrias. Em algum momento, estas questes precisam, tambm pelos prprios pais, ser simbolizadas ou metabolizadas. O ponto nodal desta narrativa, talvez se organize em torno desta tarefa ou deste momento, que a revelao.

lbuns narrativos
um tipo de registro de uma histria que traz informaes

significativas para o preenchimento de lacunas de um passado cuja historicizao se faz necessria. Pode tambm funcionar como um recurso para oferecer elementos instigadores da curiosidade e permitir a livre explorao a respeito de sua origem, como um convite interrogaes e curiosidades. Enfim um material capaz de promover a circulao do tema das origens, colocando-o em jogo em uma rea ldica de experimentao possibilitadora de elaboraes por parte da criana.

lbum para os pais..


Mas alm destes importantes argumentos, a

construo do lbum tem a funo de convidar os prprios pais a este processo elaborativo de sua condio de paternidade, que relembra, reconstri, e reconta o percurso individual e do casal. A capacidade dos pais, de ajudar seu filho na superao de seus lutos est diretamente ligada a possibilidade narrativa da prpria condio de pais adotivos.

cynthia.p@terra.com.br

You might also like