You are on page 1of 6

1.

INTRODUO
A proteo mxima contra o rudo, em favor dos espaos habitveis, dever ser um dos principais empenhos dos projetistas dos nossos dias. Com efeito, o aumento do nmero de equipamentos necessrios ao funcionamento dos edifcios, complementado com a evoluo das exigncias funcionais, provoca a necessidade de existncia de um projeto de condicionamento acstico. de salientar que a acstica aplicada a edifcios teve seu inicio no princpio do sculo por Willian Sabine, sendo deste modo evidente que se trata de um tema com poucos anos de desenvolvimento. objetivo deste trabalho elaborar uma sntese das ferramentas existentes por forma a se poder elaborar um estudo de isolamento sonoro e condicionamento acstico de recintos pertencentes a edifcios. A verificao desses resultados facilmente conseguida, o que conjugado com o fato do rudo ser um fator incomodativo tambm para terceiros, provoca situaes de conflito aonde os projetistas e empresas construtoras podero ser responsabilizados por situaes de no conformidade regulamentar. Os estudos anteriores so complementados com uma descrio e anlise dos principais parmetros caracterstico dos materiais para tratamento acstico. Pretende-se deste modo que a escolha dos materiais seja, para alm do aspecto plstico, objeto de fundamento tcnico.

2. ACSTICA DE EDIFCIOS 2.1. Generalidades


O estudo da acstica de edifcios pressupe a anlise das fonte de rudo, o condicionamento acstico dos recintos e o dimensionamento da envolvente com vista ao isolamento sonoro. O conhecimento das caractersticas das fontes de rudo essencial para elaborao de um programa com vista definio dos trabalhos a efetuar para dotar o edifcio de caractersticas adequadas utilizao prevista. O condicionamento acstico dos recintos visa dota-los de caractersticas adequadas sua utilizao relativamente ao tratamento que este produz sobre os estmulos sonoros que so produzidos no seu interior. O isolamento sonoro pressupe a existncia de dois espaos, um aonde se produzem estmulos sonoros e outro aonde se pretende que esses estmulos apresentem um nvel to baixo quanto o possvel.

2.2. Fontes de Rudo


A envolvente sonora do local escolhido para uma operao imobiliria pode apresentar situaes diversas. Os estmulos sonoros podem ser considerados nefastos, neutros ou agradveis, dependendo da utilizao que se prev para a

construo a edificar e das pessoas que a vo ocupar. evidente que os edifcios a projetar vo modificar a envolvente sonora prxima. Com efeito, ns somos mais sensveis ao rudo dos nossos vizinhos que a um rudo ambiente com um nvel sonoro fraco. Deve-se para qualquer situao, avaliar os nveis de presso sonora existentes, a fim de determinar um mapa de cargas acsticas. A caracterizao das fontes de rudo muito importante para a definio do programa de isolamento sonoro dos edifcios. Em primeiro lugar deve-se efetuar uma subdiviso relativamente posio da fonte face ao edifcio. Desta subdiviso resultam dois grandes grupos: fontes exteriores e no interior do edifcio. O estudo das fontes exteriores indiferente quer se trate da concepo de um edifcio escolar ou de habitao. Em relao s fontes de rudo no interior dos edifcios j no se pode agrupar a sua caracterizao. Apesar de haver situaes de fontes de rudos semelhantes, o funcionamento dos edifcios e o tipo de recintos so diferente, o que coloca situaes com tratamento diverso.

2.3. Condicionamento acstico de recintos


As vantagens e inconvenientes das variaes que o sinal sono apresenta devido s propriedades de recinto, que definem as condies acsticas do mesmo, dependem no s das propriedades psico-fisiolgicas da audio, como tambm do carter de sons naturais, das fontes secundrias e dos receptores sonoros empregues para transmisso sonora. Os tipos de audio que se podem encontrar nos diversos recintos so os apresentados na figura abaixo.

Quando uma fonte sonora est em funcionamento, as ondas sonoras expandem-se em todas as direes a partir dela. Ao encontrarem um obstculo ou uma superfcie, por exemplo, parede, pavimento ou teto, alteram a sua direo, ou seja, so refletidas.

Os refletores e absorventes sonoros so aplicados frequentemente para produzir umas condies acsticas desejadas para os recintos. Atendendo a que a impedncia acstica de um meio igual ao produto de velocidade do som no meio pela densidade, os refletores devero ser corpos slidos. O som produzido por uma fonte contnua dentro de um recinto incide sobre as superfcies do mesmo, refletindo-se uma parte. Estas reflexes tendem a aumentar o nvel sonoro no recinto. Os materiais absorventes sonoros so aqueles que reduzem o nvel do som das mltiplas reflexes sonoras que persistem no tempo. O objetivo da aplicao destes materiais pode ser o de reduzir o nvel sonoro dentro do recinto ou ainda controlar o tempo de reverberao.

Num recinto com uma fonte sonora pontual, se considerarmos que as paredes e o teto so superfcies refletoras o campo dentro do recinto est formado por duas partes: o som direto e o sim refletido. Pelo exposto podemos concluir que o nvel de presso sonora no interior do recinto no uniforme, em virtude da sobreposio de ondas que provm de todas as direes. A qualidade acstica de um recinto determinada pela capacidade de absoro sonora dos materiais dentro do recinto. A capacidade de absoro sonora deve-se s perdas de energia sonora na superfcie ou na espessura do material, dependendo da sua estrutura, densidade, elasticidade e outras propriedades fsicas.

2.3.1. Processos de absoro sonora


Para a absoro ser elevada deve verificar-se a adaptao da impedncia, ou seja, a impedncia de um material aonde incide uma onda deve ser prxima quanto possvel da impedncia especfica do ar e por outro lado o amortecimento da onda propagada no material deve ser elevado. Os principais processos de absoro sonora so os seguintes: - Frico dos poros permeveis com as paredes - Deformao elstica - Vibraes elsticas.

2.3.2. Materiais e sistemas absorventes sonoros.

Os materiais e estruturas acsticas podem se descrever, em relao a capacidade de reduo de som, como aqueles que tm a capacidade de absorver uma parte substancial da energia das ondas sonoras que chocam contra a sua superfcie. As utilizaes mais concorrentes so as seguintes: - Revestimentos de paredes e tetos. - Unidades individuais suspensas. - Barreiras usadas para confinar o som de fontes especficas. - Revestimentos para reduzir a transmisso de som ao longo de condutas. Em geral a funo primria dos materiais acsticos no controle de som minorar os efeitos indesejveis da reflexo de som que se produz nas superfcies interiores duras e rgidas. Dependendo das propriedades fsicas do material e tendo em conta o predomnio de uma ou outra forma de perda, os materiais absorventes podem-se subdividir nos seguintes grupos: - materiais porosos - materiais poroso-elsticos - sistemas vibratrios

- sistemas vibratrio-porosos. A capacidade de absoro de um material pode-se definir por: - coeficiente de absoro para uma frequncia mdia - a dependncia do coeficiente de absoro com a frequncia - a sua dependncia com o ngulo de incidncia da onda sonora.

2.4. Isolamento sonoro

You might also like