You are on page 1of 15

O que crdito de carbono? Crditos de Carbono so certificados que autorizam o direito de poluir. O princpio simples.

s. As agncias de proteo ambiental reguladoras emitem certificados autorizando emisses de toneladas de dixido de enxofre, monxido de carbono e outros gases poluentes. Inicialmente, selecionam-se indstrias que mais poluem no Pas e a partir da so estabelecidas metas para a reduo de suas emisses. A empresas recebem bnus negociveis na proporo de suas responsabilidades. Cada bnus, cotado em dlares, equivale a uma tonelada de poluentes. Quem no cumpre as metas de reduo progressiva estabelecidas por lei, tem que comprar certificados das empresas mais bem sucedidas. O sistema tem a vantagem de permitir que cada empresa estabelea seu prprio ritmo de adequao s leis ambientais. Estes certificados podem ser comercializados atravs das Bolsas de Valores e de Mercadorias, como o exemplo do Clean Air de 1970, e os contratos na bolsa estadunidense. (Emission Trading Joint Implementation). H vrias empresas especializadas no desenvolvimento de projetos que reduzem o nvel de gs carbnico na atmosfera e na negociao de certificados de emisso do gs espalhadas pelo mundo se preparando para vender cotas dos pases subdesenvolvidos e pases em desenvolvimento, que em geral emitem menos poluentes, para os que poluem mais. Enfim, preparam-se para negociar contratos de compra e venda de certificados que conferem aos pases desenvolvidos o direito de poluir. Crdito de Carbono ento, uma espcie de moeda ambiental, que pode ser conseguida por diversos meios:Projetos que absorvam GEE (Gases de Efeito Estufa) da atmosfera, reflorestamento, por exemplo: Reduo das emisses provenientes da queima de combustveis fsseis;

Substituio de combustveis fsseis por energia limpa e renovvel, como elica, solar, biomassa, PCH (Pequena Central Hidreltrica) etc; Aproveitamento das emisses que seriam de qualquer forma descarregadas na atmosfera (metano de aterros sanitrios), para a produo de energia.
No Brasil temos um grande potencial para a gerao de crditos de carbono. O porte de nosso setor florestal inigualvel, nossa matriz energtica peculiar e no nos faltam fatores fsicos, geogrficos e climticos favorveis ao desenvolvimento de fontes energticas ambientalmente sadias. Como feita a quantificao do carbono? A quantificao feita com base em clculos, os quais demonstram a quantidade de dixido de carbono a ser removida ou a quantidade de gases do efeito estufa que deixar de ser lanada na atmosfera com a efetivao de um projeto. Cada crdito de carbono equivale a uma tonelada de dixido de carbono equivalente. Essa medida internacional foi criada para medir o potencial de aquecimento global (GWP Global Warmig Potencial) de cada um dos seis gases causadores do efeito estufa. Por exemplo, o metano possui um GWP de 23, pois seu potencial causador do efeito estufa 23 vezes mais poderoso que o CO2. Em pases como a China e a ndia, ainda utilizado na indstria de refrigerao, um gs chamado HFC 23 que possui um GWP de 11.700, ou seja, muito mais poderoso que o CO2 e que o CH4. Esses pases esto desenvolvendo projetos de MDL baseados na utilizao de tecnologias para coletar e dissolver este gs. Segunda a Ecosecurities, a tonelada de carbono est sendo vendida no Brasil, por cerca de US$ 5, devido ao risco Brasil. Risco Brasil no caso do Brasil, como tambm no da frica, exigida uma srie de certificaes e avais em funo dos riscos de crdito, por todas as questes de credibilidade: o

chamado Risco Brasil. O Brasil no considerado no mercado internacional um bom pagador. J tivemos escndalos financeiros que assustaram investidores srios, atraindo ao pas investimentos de curtssimo prazo, capital especulativo e voltil, alm dos chamados farejadores das Ilhas Cayman, que adoram negcios nebulosos para ancorar as opera es de lavagem de dinheiro. Tudo isso entra na contabilidade dos emprstimos internacionais, e o risco que corremos de acontecer de o dinheiro com taxa baixa ou a fundo perdido chegar na mo do pequeno com taxas altssimas. No se deve esquecer ainda da vulnerabilidade deste indivduo diante de contratos complexos, projetos duvidosos e presses de especuladores, interessados em comprar terras abaixo do preo do mercado para se credenciarem a esses investimentos. Perguntas comuns: Possuo uma rea com reflorestamento, posso ganhar crditos de carbono com isso? R: Para que um projeto se encaixe dentro das regras do MDL este precisa cumprir um critrio que se chama adicionalidade, segundo este, um projeto precisa: ou absorver dixido de carbono da atmosfera (no caso de reflorestamentos) ou evitar o lanamento de gases do efeito estufa (no caso de eficincia energtica). Alm disso, por este critrio, o projeto precisa adicionar alguma vantagem, a qual no ocorreria sem este. Ou seja, no caso de reflorestamentos j ocorridos, o projeto no apresenta a adicionalidade, pois o reflorestamento j existia na ausncia do projeto. Projetos de conservao de mata nativa ou manejo florestal podem se tornar projetos de MDL? R: Por enquanto, quanto obteno de crditos de carbono, a conservao e o manejo florestal no se encaixam dentro dos pr-requisitos para projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), ou seja, de comrcio de carbono. O mercado de carbono possui um critrio que se chama adicionalidade, segundo este, um projeto precisa: ou absorver dixido de carbono da atmosfera (no caso de reflorestamentos) ou evitar o lanamento de gases do efeito estufa (no caso de eficincia energtica). Assim, no caso de conservao florestal, no h adicionalidade pois, sem o projeto, a absoro do CO2 j ocorreria naturalmente. Mas esta possibilidade est sendo amplamente discutida, e j existem algumas bolsas de participao voluntria que negociam estes crditos, fora do mercado vinculado ao Protocolo de Kyoto. Uma destas bolsas a Chicago Climate Exchange. Existem tambm alguns fundos que apiam este tipo de projeto, como o BioCarbon Fund, do Banco Mundial e o Climate Care (www.climatecare.org). Uma possibilidade concreta para incentivar a preservao de reas de mata nativa a criao de uma RPPN (Reserva Privada do Patrimnio Natural). Em alguns estados a criao dessas reservas possibilita a iseno de alguns impostos e a utilizao dessas reas para fins de educao ambiental e ecoturismo.

Globalizao na Agricultura

Por Cyro Gonalves Teixeira - Pesquisadorcientfico aposentado do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas (SP)

A globalizao um desafio de sobrevivncia para os pases em desenvolvimento e um instrumento muito mais voraz do que o domnio pelas armas. A pouca relevncia que tem sido dada aos programas de pesquisa, para produzir conhecimentos prprios para o aperfeioamento e a valorizao das atividades agrcolas, nos torna cada vez mais presa de tecnologias aliengenas, na maioria dos casos no as mais adequadas para serem aplicadas em nossas condies de solo e clima, principalmente para os trpicos. Alm disso, nossa agricultura tem se baseado mais na expanso da fronteira agrcola, com destruio desordenada dos recursos naturais, com uso do fogo, o que contribui grandemente para a destruio irracional e a enorme poluio do meio ambiente. Os pases desenvolvidos, com agricultura mais tecnificada, que j esgotaram a explorao de grande parte de seus recursos naturais, as conquistas no campo tm se baseado na produo de novos conhecimentos para elevar a produtividade e a qualidade dos produtos, especialmente dos alimentos, usando eficientemente os recursos da biotecnologia. A pesquisa agronmica complexa, exige a concentrao de esforos em diversas reas do conhecimento, para produzir e transferir as tecnologias mais eficientes e necessrias para promover uma produo agrcola mais racional. indispensvel, portanto, que as instituies de pesquisas agronmicas sejam devidamente reconhecidas como rgos imprescindveis para conduzir a emancipao tcnica e econmica do produtor rural. Somente assim elas podero atingir seus objetivos de solucionar os problemas cruciais que nos afligem e nos colocam em situao de inferioridade perante os pases de agricultura mais avanada. Para serem bem-sucedidas na rdua misso, as instituies precisam contar com recursos humanos altamente qualificados, infra-estrutura adequada, bem como serem dotadas de um sistema operacional dinmico, que permita agir com presteza, procurando encontrar solues que promovam a modernizao das prticas agrcolas, utilizando as novas armas que tm origem nas reas da cincia e tecnologia, com nfase no emprego das recentes tcnicas desenvolvidas no campo da biotecnologia. Tais solues exigem bom conhecimento de nossas condies de solo e clima, tendo em vista a introduo de cultivares produtivos e adaptados s diversas regies do Pas, bem como a adoo de sistemas eficientes de controle de pragas e molstias por meio do manejo integrado, de modo a mais bem preservar nossos solos e o ambiente. Tambm importante que os novos conhecimentos possam ser transferidos, principalmente para os pequenos e mdios produtores, que no tm acesso a eles. Cerca de 14 milhes de brasileiros so responsveis por 30% da nossa produo agrcola, detentores de propriedades com rea inferior a 100 hectares, ocupando rea de 58 milhes de hectares. So os responsveis por grande parte da produo de nossos alimentos bsicos, lutando para se libertar do atraso tecnolgico.

Temos, cada vez mais, de procurar fortalecer as instituies responsveis pelo desenvolvimento de novos conhecimentos, produzindo tecnologias autctones, que nos libertem do domnio de tecnologias transferidas dos pases mais avanados, onde os investimentos nas reas de cincia e tecnologia so prioritrios, reconhecidos como instrumentos indispensveis para a promoo do desenvolvimento socioeconmico. A globalizao vem conferindo aos pases detentores de tecnologias de ponta armas poderosas para subjugar os menos desenvolvidos, que no vm dando o devido estmulo para a promoo de uma revoluo tecnolgica, estimulada pelas mais modernas conquistas nos campos da cincia e da tecnologia.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL O que desenvolvimento sustentvel? A definio mais aceita para desenvolvimento sustentvel o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da gerao atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras geraes. o desenvolvimento que no esgota os recursos para o futuro. Essa definio surgiu na Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Naes Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econmico e a conservao ambiental. O que preciso fazer para alcanar o desenvolvimento sustentvel? Para ser alcanado, o desenvolvimento sustentvel depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais so finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econmico, que leva em conta o meio ambiente. Muitas vezes, desenvolvimento confundido com crescimento econmico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentvel, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende. Atividades econmicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos pases. Desses recursos depende no s a existncia humana e a diversidade biolgica, como o prprio crescimento econmico. O desenvolvimento sustentvel sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a reduo do uso de matrias-primas e produtos e o aumento da reutilizao e da reciclagem. Os modelos de desenvolvimento dos pases industrializados devem ser seguidos? O desenvolvimento econmico vital para os pases mais pobres, mas o caminho a seguir no pode ser o mesmo adotado pelos pases industrializados. Mesmo porque no seria possvel. Caso as sociedades do Hemisfrio Sul copiassem os padres das sociedades do Norte, a quantidade de combustveis fsseis consumida atualmente aumentaria 10 vezes e a de recursos minerais, 200 vezes. Ao invs de aumentar os nveis de consumo dos pases em desenvolvimento, preciso reduzir os nveis observados nos pases industrializados. Os crescimentos econmico e populacional das ltimas dcadas tm sido marcados por disparidades. Embora os pases do Hemisfrio Norte possuam apenas um quinto da populao do planeta, eles detm quatro quintos dos rendimentos mundiais e consomem 70% da energia, 75% dos metais e 85% da produo de madeira mundial.

MATAS CILIARES O que so as matas ciliares? No so apenas os animais que precisam ser preservados. muito importante que todos cuidem tambm da flora, como as florestas nativas e as matas ciliares. Por isso, fundamental que o modelo agropecurio atual seja revisto para garantir a sustentabilidade econmica e social do produtor rural, mas sem agresso ao meio ambiente. Pensando nisso, o WWF-Brasil organizou uma srie de perguntas e respostas, que visam esclarecer as principais questes a respeito do tema: O que so as matas ciliares e as reservas legais? So florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam s margens de rios, igaraps, lagos, olhos dgua e represas. O nome mata ciliar vem do fato de serem to importantes para a proteo de rios e lagos como so os clios para nossos olhos. J as reservas legais so as reas de propriedade rural particular onde no permitido o desmatamento (corte raso), pois visam manter condies de vida para diferentes espcies de plantas e animais nativos da regio, auxiliando a manuteno do equilbrio ecolgico. Contudo, as florestas situadas nas reservas legais podem ser manejadas e exploradas com fins econmicos. Quais as causas da degradao das matas ciliares e reservas legais? As pastagens so a principal razo da destruio das matas ciliares. A maior umidade das vrzeas e beira de rios permite melhor desenvolvimento de pastagens na estao da seca e, por essa razo, os fazendeiros recorrem a essa opo mais simples. O desmatamento outra causa. A Amaznia sofre, ainda hoje, um processo de diminuio contnua devido s polticas de incentivos pecuria e culturas de exportao (caf, cacau etc). O aumento das populaes rurais e a prtica de sistemas de produo que no so adaptados s condies locais de clima e solo tm sido fatores responsveis pela destruio de vastas extenses de florestas nativas na regio. Alguns produtores tambm desmatam para que os igaraps aumentem a produo de gua no perodo de estiagem. Esta realidade deve-se ao fato de as rvores deixarem de bombear gua usada na transpirao das plantas. Contudo, pesquisas mostram que esta prtica, com o tempo, tem efeito contrrio, pois com a ausncia da mata ciliar ocorre um rebaixamento do nvel do lenol fretico (de gua). Tambm as queimadas, utilizadas como prtica agropecuria para renovao de pastagens ou limpeza da terra, aparecem como causas de degradao. O efeito das queimadas leva ao empobrecimento progressivo do solo. Por fim, no dada s matas ciliares e s reservas legais a devida importncia. As atividades de pesquisa e extenso na Amaznia e na maioria das escolas agro-florestais no Brasil, por exemplo, privilegiam a destruio das florestas, dando importncia secundria agricultura familiar. H uma grande falta de informaes sobre muitas atividades potenciais e ecologicamente adequadas regio. Qual a importncia ambiental das reservas legais e matas ciliares? As reservas legais e especialmente as matas ciliares cumprem a importante funo de corredores para a fauna, pois permitem que animais silvestres possam deslocar-se de uma regio para outra, tanto em busca de alimentos como para fins de acasalamento. Em locais de grande diversidade de espcies de plantas e animais, como em Rondnia, devem ser encontradas plantas e animais raros que somente ocorrem em sua regio. Tal fato aumenta a importncia das reservas legais. Dizer, por exemplo, que a floresta de uma regio compensada em outra distante, no verdadeiro. Todo agricultor sabe que nas terras boas ocorrem muitas plantas e animais prprios de terras boas e uma terra fraca no compensa a perda das espcies da terra boa, e vice-versa. Alm disso, as matas ciliares e outras reas de preservao permanente permitem ao proprietrio diminuir os problemas de eroso do solo e manter a qualidade das guas dos rios e lagos da propriedade. Por fim, as matas nas propriedades particulares da Amaznia produzem muitos alimentos de grande importncia para a fauna e para o homem. O equilbrio ecolgico s possvel, de fato, com o manejo adequado das florestas e matas e preservao do meio ambiente.

O que biodiversidade?
O termo biodiversidade - ou diversidade biolgica - descreve a riqueza e a variedade do mundo natural. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remdios e boa parte da matriaprima industrial consumida pelo ser humano.
Para entender o que a biodiversidade, devemos considerar o termo em dois nveis diferentes: todas as formas de vida, assim como os genes contidos em cada indivduo, e as inter-relaes, ou ecossistemas, na qual a existncia de uma espcie afeta diretamente muitas outras. A diversidade biolgica est presente em todo lugar: no meio dos desertos, nas tundras congeladas ou nas fontes de gua sulfurosas. A diversidade gentica possibilitou a adaptao da vida nos mais diversos pontos do planeta. As plantas, por exemplo, esto na base dos ecossistemas. Como elas florescem com mais intensidade nas reas midas e quentes, a maior diversidade detectada nos trpicos, como o caso da Amaznia e sua excepcional vegetao.

Quantas espcies existem no mundo?


No se sabe quantas espcies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhes, mas at agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milho de espcies. Entre os especialistas, o Brasil considerado o pas da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espcies conhecidas no mundo esto aqui. bastante divulgado, por exemplo, o potencial teraputico das plantas da Amaznia.

Aproximadamente 20% das espcies conhecidas no mundo esto no Brasil.


Michel GUNTHER / WWF-Canon

BIODIVERSIDADE Quais as principais ameaas biodiversidade? A poluio, o uso excessivo dos recursos naturais, a expanso da fronteira agrcola em detrimento dos habitats naturais, a expanso urbana e industrial, tudo isso est levando muitas espcies vegetais e animais extino. A cada ano, aproximadamente 17 milhes de hectares de floresta tropical so desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espcies que habitam as florestas tropicais podero estar extintas dentro dos prximos 30 anos. A sociedade moderna - particularmente os pases ricos - desperdia grande quantidade de recursos naturais. A elevada produo e uso de papel, por exemplo, uma ameaa constante s florestas. A explorao excessiva de algumas espcies tambm pode causar a sua completa extino. Por causa do uso medicinal de chifres de rinocerontes em Sumatra e em Java, por exemplo, o animal foi caado at o limiar da extino. A poluio outra grave ameaa biodiversidade do planeta. Na Sucia, a poluio e a acidez das guas impede a sobrevivncia de peixes e plantas em quatro mil lagos do pas. A introduo de espcies animais e vegetais em diferentes ecossistemas tambm pode ser prejudicial, pois acaba colocando em risco a biodiversidade de toda uma rea, regio ou pas. Um caso bem conhecido o da importao do sapo cururu pelo governo da Austrlia, com objetivo de controlar uma peste nas plantaes de cana-de-acar no nordeste do pas. O animal revelou-se um predador voraz dos rpteis e anfbios da regio, tornando-se um problema a mais para os produtores, e no uma soluo. O QUE A CONVENO DA BIODIVERSIDADE? A Conveno da Diversidade Biolgica o primeiro instrumento legal para assegurar a conservao e o uso sustentvel dos recursos naturais. Mais de 160 pases assinaram o acordo, que entrou em vigor em dezembro de 1993. O pontap inicial para a criao da Conveno ocorreu em junho de 1992, quando o Brasil organizou e sediou uma Conferncia das Naes Unidas, a Rio-92, para conciliar os esforos mundiais de proteo do meio ambiente com o desenvolvimento socioeconmico. Contudo, ainda no est claro como a Conveno sobre a Diversidade dever ser implementada. A destruio de florestas, por exemplo, cresce em nveis alarmantes. Os pases que assinaram o acordo no mostram disposio poltica para adotar o programa de trabalho estabelecido pela Conveno, cuja meta assegurar o uso adequado e proteo dos recursos naturais existentes nas florestas, na zona costeira e nos rios e lagos. O WWF-Brasil e sua rede internacional acompanham os desdobramentos dessa Conveno desde sua origem. Alm de participar das negociaes da Conferncia, a organizao desenvolve aes paralelas como debates, publicaes ou exposies. Em 2006, a reunio ocorreu em Curitiba, PR.

Pecuria Sustentvel A pecuria bovina de corte faz parte da tradio pantaneira h mais de 200 anos. Com um rebanho estimado em 22 milhes de cabeas de gado na Bacia Hidrogrfica do Alto Paraguai, a pecuria possui uma presena significativa na regio, sendo responsvel por cerca de 65% da atividade econmica nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Alm disso, estabelece o padro de ocupao do espao geogrfico, gerando muitos dos impactos ambientais. Em razo dessa realidade, a atuao com o segmento da pecuria bovina fundamental para as aes de conservao no Pantanal e a pecuria orgnica certificada se mostra como uma alternativa sustentvel para a regio. Mas como conciliar conservao e a pecuria na regio? Desde 2003, o WWF-Brasil apoia a Pecuria Orgnica Certificada no Pantanal, por entender que esse modelo de produo contribui para o desenvolvimento sustentvel, seguindo valores de sustentabilidade ambiental e social. O objetivo principal da parceria buscar alternativas que permitam aliar a atividade produtiva da pecuria e a conservao dos recursos naturais do Pantanal. Para o WWF- Brasil, a parceria com o setor produtivo de fundamental importncia para que os objetivos de produzir sem destruir a natureza sejam alcanados, garantindo a sustentabilidade ambiental para as futuras geraes.

O que fazemos?

Apoio e fortalecimento da pecuria orgnica certificada no Pantanal Apoio s associaes de pecuaristas orgnicos na anlise e busca de mercados para a carne orgnica Estmulo a boas prticas produtivas na pecuria bovina Articulao com os segmentos da cadeia produtiva da carne orgnica Divulgao da carne orgnica como alternativa de consumo responsvel e alimentao saudvel Participao na construo do Grupo de Trabalho da Pecuria Sutentvel

Desenvolvimento Sustentvel na Amaznia


A biomassa e a produtividade bruta primria vm despertando interesses. Trata-se de recursos naturais que geram riquezas e propiciam o desenvolvimento scio-econmico da regio.
A Amaznia, como floresta tropical, apresenta-se como um ecossistema extremamente complexo e delicado. Todos os elementos (clima, solo, fauna e flora) esto to estreitamente relacionados que no se pode considerar nenhum deles como principal. Durante muito tempo, atribuiu-se Amaznia o papel de pulmo do mundo. Hoje, sabe -se que a quantidade de oxignio que a floresta produz durante o dia, pelo processo da fotossntese, consumida noite. Mas, devido s alteraes climticas que causa no planeta, a Floresta Amaznica vem sendo chamada como o condicionador de ar do mundo. A importncia da Amaznia para a humanidade no reside apenas no papel que desempenha para o equilbrio ecolgico mundial. A regio o bero de inmeros povos indgenas e constitui-se numa riqussima fonte de matria-prima (alimentares, florestais, medicinais, energticas e minerais). A biomassa e a produtividade bruta primria vm despertando interesses. Tratam-se de recursos naturais que geram riquezas e propiciam o desenvolvimento scio-econmico da regio. As reservas extrativistas constituem-se em uma alternativa interessante para a regio, pois estimulam a utilizao dos recursos naturais renovveis, conciliando o desenvolvimento social e a conservao. Estas reservas, que so protegidas pelo poder pblico, destinam-se auto-sustentao e, como j dito, conservao dos recursos naturais renovveis. Trabalham nas reservas populaes tradicionalmente extrativistas, regulados por contratos de concesso real de uso. Nenhuma regio deve ser privada da explorao dos prprios recursos naturais. A explorao deve ser de uma forma sustentvel, que no comprometa o equilbrio ecolgico. O desenvolvimento sustentvel exige planejamento de longo prazo e a conscientizao por parte da sociedade de que os recursos naturais no so inesgotveis e de que as decises que podem afetar a coletividade devem ser tomadas de forma ampla e participativa. Fbrica no meio da floresta. Agregar valor ao produto a palavra de ordem em vrias regies da Amaznia. Ela tem um significado muito claro para muitas naes indgenas e comunidades tradicionais; fazer com que seus produtos sejam beneficiados no prprio local e vendidos por um valor significativamente maior, em vez de entreg-los para intermedirios (Galileu. Junho 2000). No Amap, s margens do Rio Iratapuru, um afluente do Rio Jari, h uma comunidade de 37 famlias de castanheiros que passaram a produzir artesanalmente biscoitos de castanha. Eles costumam ser aproveitados na merenda escolar de rede de ensino do Estado. Esse processo acrescenta pelo menos 200 reais renda mensal dessas famlias. Com seus prprios recursos e do PP-G7 (fundo dos pases do G7), o governo do Estado implantou uma pequena fbrica de biscoitos. J construda, mas prevista para operar a partir de julho, essa fbrica dever produzir tambm leo de castanha, que j vem sendo vendido em Macap e na Frana (Governador Joo Alberto Capiberibe - PSB) (Galileu. Junho 2000). A cidade paraense de Ananindeua, perto de Belm, acionou pela primeira vez, em abril deste ano, a sirene de uma fbrica, a Poematec, destinada a processar fibra de coco para produzir estofamentos de veculos. A empresa comea a operar sabendo quais so seus fornecedores e clientes. Ela receber fibras de coco beneficiadas j nos prprios locais de coleta, nas cercanias de Belm e na Ilha de Maraj. E vender estofados para a Daimler-Chrysler, na regio do ABC paulista. Alm de mais durveis e mais confortveis que os estofados de poliuretano, os assentos de fibra de coco tambm so mais resistentes ao de fungos e outros microorganismos - Larcio Valezi, gerente de infra-estrutura da Daimler-Chrysler do Brasil. O

projeto resultado de uma parceria que comeou logo depois da Eco-92, no Rio de Janeiro. Interesada em apoiar projetos ambientais com efeitos sociais, a empresa alem encarregou sua filial brasileira de pesquisar oportunidades aqui no pas. Depois de muitos estudos, a empresa organizou uma parceria com a Universidade Federal do Par, Governo do Par, Banco da Amaznia e Comunidade Europia. As comunidades receberam gua, saneamento, escola e tambm instalaes para beneficiar a matria-prima, aproveitando todos os resduos. Iniciativas como estas so importantes para promover o desenvolvimento sustentvel da Regio Norte, que tem os mais elevados ndices de crescimento populacional do pas. Nela vivem cerca de 12.8 milhes de pessoas, o que corresponde a 7.6% da populao brasileira. A Amaznia Legal abrange tambm o norte de Mato Grosso e o oeste do Maranho (Galileu. Junho 2000).

Desenvolvimento Sustentvel Como surgiu o conceito? O termo desenvolvimento sustentvel foi utilizado pela primeira vez, em 1983, por ocasio da Comisso Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU. Presidida pela ento primeira-ministra da Noruega, Gro Harlem Brudtland, essa comisso props que o desenvolvimento econmico fosse integrado questo ambiental, estabelecendo-se, assim, o conceito de desenvolvimento sustentvel. Os trabalhos foram concludos em 1987, com a apresentao de um diagnstico dos problemas globais ambientais, conhecido como Relatrio Brundtland. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou fora. Nessa reunio, foram assinados a Agenda 21 e um conjunto amplo de documentos e tratados cobrindo biodiversidade, clima, florestas,desertificao e o acesso e uso dos recursos naturais do planeta. O que significa Desenvolvimento sustentvel significa: Atender s necessidades da atual gerao, sem comprometer a capacidade das futuras geraes em prover suas prprias demandas. Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao prximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e dignidade humana. o desenvolvimento que no esgota os recursos, conciliando crescimento econmico e preservao da natureza. Dados divulgados pela ONU revelam que se todos os habitantes da Terra passassem a consumir como os americanos, precisaramos de mais 2,5 planetas como o nosso. Estamos usando muito mais os recursos naturais do que a natureza consegue repor. Em muito pouco tempo, se continuarmos nesse ritmo, no teremos gua nem energia suficiente para atender s nossas necessidades. Cientistas prevem que os conflitos sero, no futuro, decorrentes da escassez dos bens naturais. Como atingir o desenvolvimento sustentvel A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentvel reconhecer que os recursos naturais so finitos. Usar os bens naturais, com critrio e planejamento. A partir da, traar um novo modelo de desenvolvimento econmico para a humanidade. Confunde-se muito desenvolvimento com crescimento econmico. So coisas distintas: - desenvolvimento que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais, que as atividades econmicas so incentivadas em detrimento ao esgotamento dos recursos naturais do pas, involuo. insustentvel e est fadado ao insucesso. - Desenvolvimento sustentvel est relacionado qualidade, ao invs da quantidade, com a reduo de matria-primae produtos. Implica em mudanas nos padres de consumo e do nvel de conscientizao. Consumo sustentvel um modo de consumir capaz de garantir no s a satisfao das necessidades das geraes atuais, como tambm das futuras geraes. Isso significa optar pelo consumo de bens produzidos com tecnologia e materiais menos ofensivos ao meio ambiente, utilizao racional dos bens de consumo, evitando-se o desperdcio e o excesso e ainda, aps o consumo, cuidar para que os eventuais resduos no provoquem degradao ao meio ambiente. Principalmente: aes no sentido de rever padres insustentveis de consumo e minorar as desigualdades sociais. Adotar a prtica dos trs erres: o primeiro R, de REDUO, que se recomenda evitar adquirir produtos desnecessrios; o segundo R, de REUTILIZAO, que sugere que se reaproveite embalagens, plsticos e vidros, por exemplo; por fim, o terceiro e ltimo R, de RECICLAGEM, que orienta separar o que pode ser transformado em outro produto ou, ento, em produto semelhante.

Agricultura no Mundo Desenvolvido A agricultura uma atividade da humanidade e provavelmente foi a responsvel pela primeira grande transformao do espao geogrfico mundial. Ela surgiu no perodo Neoltico, quando os primeiros povos passaram de um tipo de vida nmade para sedentrio e assim necessitaram do cultivo de plantas e domesticao de animais para sobreviverem. As primeiras civilizaes que praticaram a agricultura foram as que se concentravam as margens dos rios Tigre e Eufrates, e como nessas regies a terra era bastante propcia para a agricultura, houve um excedente de produo que possibilitou o comrcio. DA REVOLUO AGRCOLA REVOLUO VERDE Graas revoluo industrial, evoluram as tcnicas agrcolas, que possibilitaram o ser humano aproveitar melhor o espao em que se cultivava, ampliando, assim, a rea de cultivo. Esse desenvolvimento tecnolgico ficou conhecido como Revoluo Agrcola. Com o melhor proveito do espao agrcola, ocorreu um aumento na produtividade que foi muito bom, pois o percentual de elevao da populao urbana era cada vez maior devido a industrializao nas grandes cidades e ao xodo rural. Levando em conta que a indstria proporcionava as bases tcnicas para aprimorar o cultivo, cada vez que se aumentava o nmero de mo-de-obra nas cidades e o lucro gerado pela produo, aumentava-se o nmero de mquinas trabalhando no campo e assim mais trabalhadores viam para as cidades em busca de emprego. OBS.: A agricultura usada pelos europeus na era imperialista desde o sculo XVI ao sculo XIX foi o Plantation, tipo de produo voltada para somente um produto agrcola (monocultura), e usada para a exportao. Aps a segunda guerra mundial, os pases desenvolvidos criaram uma estratgia de elevao da produo agrcola mundial, pois suas colnias na frica e sia haviam declarado independncia. Essa estratgia ficou conhecida como Revoluo Verde. Feita nos Estados Unidos, essa estratgia objetivava combater a fome e a misria nos pases subdesenvolvidos, por meio de novas tcnicas de agricultura, mecanizao de equipamentos, fertilizante e sementes selecionadas que constituam um pacote tecnolgico oferecido pelas grandes potencias. Porm, as sementes geneticamente modificadas, produzidas nos pases desenvolvidos, no eram capazes de enfrentar as condies climticas, doenas e insetos dos pases subdesenvolvidos. A soluo foi utilizao de fertilizantes e adubos, tambm comprados dos pases ricos, para acabar com as pragas tropicais, aumentando mais ainda a dependncia desses pases. Portanto pode-se dizer que nos pases subdesenvolvidos, a Revoluo Verde somente aumentou a distncia entre os agricultores ricos, que tinham poder aquisitivo para obter o pacote tecnolgico, e os agricultores pobres que sofriam com a queda dos preos. Essas condies de mercado fizeram com que muitos agricultores abandonassem suas terras e assim essas terras eram incorporadas pelos grandes latifundirios. Desse modo, apesar da Revoluo Verde ter contribudo com o desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento dos alimentos no planeta, causaram a agravao dos problemas de concentrao rural em vrios pases.

Biotecnologia e a nova Revoluo Agrcola A biotecnologia o conjunto de tecnologias aplicadas biologia, utilizadas para manipular geneticamente plantas, animais e microorganismos por meio da seleo, cruzamentos naturais e transformaes no cdigo gentico. A biotecnologia vem sendo estudada desde 1950, mas somente se desenvolveu nas dedas de 1970 e 1980. Embora a biotecnologia tenha impulsionado de forma espontnea a Revoluo Verde, ela tambm esta ligada a clonagem, indstrias farmacuticas, conservantes e etc. Uma das aplicaes da biotecnologia na

agricultura , por meio da engenharia gentica, fazer a modificao gentica de sementes para torn-las mais fortes, para aumentarem de tamanho, para retardar a deteriorao, para terem gostos mais acentuados e etc. A utilizao da biotecnologia na agropecuria muito discutida, pois na pecuria so utilizadas injees de hormnios para aumentar a capacidade reprodutiva, o crescimento e o peso dos animais. Assim como na agricultura que se discute sobre os danos a sade do ser humano causados pelos alimentos transgnicos. Alm disso, as novas variedades genticas so produzidas por grandes corporaes multinacionais, cujas mudas de sementes tm sido patenteadas. Essas novas variedades s podem ser produzidas mediante a patente e ao pacote tecnolgico, portanto, pases subdesenvolvidos acabam no tendo acesso a essas novas variedades. Outro problema que a biotecnologia pode trazer so os danos produo de alimentos. Pois cada vez mais ocorre a homogeneidade das produes, pois os agricultores optaro por plantas mais resistentes e que propiciem mais lucro. Agricultura Orgnica Ao mesmo tempo em que a engenharia gentica enfrenta desafios e a biotecnologia avana a passos largos, a prtica da agricultura orgnica vem ganhando vrios adeptos nos pases desenvolvidos e tambm em subdesenvolvidos, com a utilizao de mtodos naturais para o controle do solo e das pragas. Desse modo a agricultura orgnica uma pratica que pode contribuir muito para a reduo dos danos ao ecossistema causados pelos agrotxicos. Muitos pases j vm agricultura orgnica como a prxima causadora de uma revoluo agrcola, devido grande discusso dos ecossistemas do planeta e da boa alimentao.

POLTICA AGRCOLA E MERCADO NO MUNDO DESENVOLVIDO Entre os temas mais polmicos discutidos na OMC (Organizao Mundial do Comrcio) esto s reivindicaes dos pases subdesenvolvidos, que pede a reduo dos subsdios para a produo agrcola e o fim da proteo dos mercados internos dos pases desenvolvidos que impem altas tarifas de importao de alimentos. A reforma poltica agrcola nos pases desenvolvidos um dos pontos mais importantes para o Brasil, j que os produtos desses pases perdem competitividade nesses mercados. Essas tarifas elevadas implicam nos preos dos produtos e isso deixa o consumidor de pases desenvolvidos descontente. A elevada taxa de importao feita pelos pases ricos agrava ainda mais os problemas econmicos e sociais dos pases dependentes, pases esses como Japo, EUA e Unio Europia, que iremos discutir a seguir. Poltica Agrcola no Japo A poltica econmica japonesa defende o seu mercado domstico dos produtos importados, a renda derivada dos impostos agrcola convertida em subsdio para os agricultores japoneses. Assim, ocorre uma grande diminuio das despesas totais pagas pelo agricultor e, portanto um maior nmero de investimentos no setor agrcola. O produto mais cultivado no Japo o arroz, mais no por isso ele o mais barato, pois assim como a frutas, legumes, carnes, laticnios e gros, possu uma demanda muito grande e pouco espao para se cultivar devido ao relevo do pas, assim, causando um aumento dos preos internos. Poltica Agrcola Comum (PAC) Da Unio Europia O PAC da Europa Unificada foi criada em 1962. Desde sua criao, se baseia no mecanismo de proteo agrcola por meio de taxas dos produtos importados e subveno produo comunitria e de subsdios exportao para garantir a venda de excedentes. Com o PAC, a Unio Europia pode elevar a sua produo agrcola de forma que ficou auto-suficiente nesse setor, e como constituda por vrios pases e assim diversas terras e tipos climticos, possui uma grande diversidade na sua agricultura sendo uma grande exportadora e importadora de produtos agrcolas. Poltica agrcola nos Estados Unidos Os EUA possuem hoje o maior ndice de produtividade agrcola do planeta. Apesar de empregarem apenas 3% da sua populao economicamente ativa nesse setor, so os maiores produtores e

exportadores do mundo. Devido estreita relao entre agricultura e a indstria e consequente intensificao do processo de mecanizao do setor agrcola. Assim, os EUA conseguem fazer uma integrao do setor agrcola e industrial e por isso que hoje so os maiores em quase tudo que fazem. Existem quatro caractersticas marcantes na agricultura dos EUA: * Atuao em vrios pases do mundo, por meio de empresas que produzem , distribuem e comercializam alimentos, como na Amrica central. * Forte investimento em biotecnologia, por meio de instituies de pesquisa de novas tecnologias. * Organizao do espao agrrio nos cintures agrcolas, onde predomina determinado produto, adaptado s condies de clima, solo e mercado. * Elevado grau de mecanizao em todas as etapas do processo, do cultivo ao beneficiamento do produto. Uma das diferenas dos EUA para a Unio Europia e o Japo o fato de os EUA dar subsdios para os produtores, mas sem descontar nos cidados com preos altos, o que faz com que os produtores consigam exportar seus produtos e tambm faz com que o dinheiro circule internamente com os preos baixos e dinheiro circulando sinnimo de lucro.

You might also like