You are on page 1of 3

CONCEPO DA COISA JULGADA CONTEMPORNEA

Adriano da Silva Ribeiro Servidor pblico do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais e membro associado do Instituto de Hermenutica Jurdica de Minas Gerais Doutorando em Cincias Jurdicas e Sociais, pela Universidad del Museo Social Argentino UMSA E-mail: adrianoribeiro@yahoo.com

SOARES, Carlos Henrique. Coisa julgada constitucional. Coimbra: Almedina, 2009. 291p. Trata-se de um trabalho de signicativo valor para o direito processual, pois j faz algum tempo que juristas portugueses e brasileiros discutem a coisa julgada inconstitucional. A proposta do doutor Carlos Henrique Soares justamente contrria ao entendimento dos juristas Paulo Otero, de Portugal, e Humberto Theodoro Jnior, do Brasil. A tese de doutorado desenvolvida pelo Professor, na Faculdade de Direito da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais, portanto, no sentido de que a coisa julgada s alcana sua imutabilidade e atinge a segurana jurdica medida que se busca a garantia processual do contraditrio. Mas ainda restam dvidas sob a reviso ou modicao do trnsito em julgado da deciso jurisdicional e, por conseguinte, a respeito da dependncia ou no do processo democrtico na coisa julgada. possvel encontrar explicao para esses temas neste livro. Ensina o Professor Carlos Henrique que se houver dependncia, s haver segurana jurdica medida que se garante o contraditrio e a ampla defesa no processo. Em linguagem e estilo de escorreita clareza e preciso, o Professor nos apresenta argumentos que respondem seguinte pergunta: coisa julgada depende ou no do processo democrtico?. Observa-se que entre os doutrinadores processuais italianos, franceses, uruguaios e norte-americanos no h consenso de ordem conceitual a respeito da coisa julgada. Atualmente, podemos considerar que a segurana jurdica a principal garantia no processo judicial.
Videre, Dourados, MS, ano 3, n. 5, p. 217-219, jan./jun. 2011.

Faculdade de Direito e Relaes Internacionais

Para tanto, no primeiro captulo, o autor apresenta estudos do direito romano e cannico sob a coisa julgada. Apresenta-se, em destaque, as contribuies do direito cannico, a permitir defender a tese de exibilizao da coisa julgada. Tambm se faz indispensvel a inuncia do direito processual portugus e francs e, ainda, o direito norte-americano. No segundo, apresentam-se as ideias dos principais doutrinadores a propsito da coisa julgada, com destaque para o processualista uruguaio Eduardo Couture. Tambm cita o notvel processualista mineiro, professor Alfredo Arajo Lopes da Costa. No direito processual civil italiano, as principais ideias de Giuseppe Chiovenda, Francesco Carnelutti, Enrico Allorio, Enrico Tllio Liebman e Elio Fazzalari. No terceiro captulo, abordada a teoria da coisa julgada no direito comparado. Ao se evidenciar as principais ideias desenvolvidas e positivadas no direito portugus, pelas mos do jurista Paulo Otero, reveladas na obra Caso julgado inconstitucional, conclui-se que no direito brasileiro h similaridade. No direito francs, trabalha-se a concepo de coisa julgada como instituto voltado para o direito material. No direito norte-americano, na perspectiva do direito (Common law). Percebe-se que essa teoria tem sido um campo de investigao muito explorado em vrios pases do mundo. No quarto captulo, o autor aborda, no direito brasileiro, o tema sentena e coisa julgada com enfoque especial para a reforma processual, a partir do advento da Lei n. 11.232/2005, a tornar o processo mais ecaz no que diz respeito fase de cumprimento da obrigao estipulada na deciso judicial. No quinto captulo, contextualizado o problema da coisa julgada inconstitucional, por meio de opinies de Paulo Otero, jurista portugus, que realizou pioneira anlise do assunto ao discutir a respeito da possibilidade de uma sentena transitada em julgado contrariar a Constituio. Tambm o entendimento dos mineiros, Professor Humberto Theodoro Jnior e Professora Juliana Cordeiro de Faria, que buscaram adaptar o modelo portugus (caso julgado inconstitucional) realidade jurdica vigente no Brasil. Abordou-se o pensamento de Carlos Valder do Nascimento, em uma perspectiva axiolgica que, na esteira de Paulo Otero, defende a possibilidade de modicao da coisa julgada de contrariar a Constituio, como forma de satisfazer a justia nas decises. Autores, portanto, que se preocupam com a questo da constitucionalidade das decises.
218 Videre, Dourados, MS, ano 3, n. 5, jan./jun. 2011

Universidade Federal da Grande Dourados

O Professor dedica o captulo sexto exposio da teoria tridimensional da coisa julgada, a partir da compreenso dos termos justia, verdade e segurana jurdica. Estuda tambm o aspecto da deciso justa na perspectiva de Kelsen, Dworkin, Rawls e Habermas, com destaque para as principais ideias defendidas por esses autores e sua relao com a coisa julgada. Incontveis as contribuies que o Professor Carlos Henrique Soares, orientado pelo Professor e Desembargador Jos Marcos Rodrigues Vieira, trouxe para a compreenso do direito processual constitucional. Na obra, encontramos a seguinte interpretao do Professor Jos Marcos: a palavra de Carlos Henrique Soares soa como grave advertncia s teses brasileiras e portuguesas produzidas sobre a inconstitucionalidade da coisa julgada. o que esclarece o Professor Carlos Henrique: este livro se valer de um raciocnio inverso para armar que a formao da coisa julgada sempre se d pela constitucionalidade. No possvel a formao de uma deciso jurisdicional sem que haja a observncia dos princpios processuais constitucionais. A grande contribuio ao estudo do direito processual, de acordo com o autor, : ... defender que, quando uma deciso jurisdicional for gerada sob os auspcios do melhor argumento e sobre o plio do contraditrio, essa deciso constitucional, e, aps o trnsito em julgado, no caber mais a rediscusso da questo. Essa nova concepo da coisa julgada contempornea, certamente se constitui um marco no estudo deste instigante e moderno tema, pois, arma Carlos Henrique: refutam-se todos os fundamentos que esto a justicar a possibilidade de modicao da coisa julgada no ordenamento jurdico brasileiro, acreditando-se que, se a deciso jurisdicional transitada em julgado respeitou o contraditrio e o princpio democrtico de formao de uma deciso legitimada, operou-se, portanto, a formao da coisa julgada constitucional.

Videre, Dourados, MS, ano 3, n. 5, jan./jun. 2011

219

You might also like