You are on page 1of 4

Colgio Municipal Dr.

Lus Navarro de Brito

Jordnia Azevedo de Miranda Silva

Reduce, Reuse, Recycle

Sade 2013

Justificativa Sabe-se que a Feira de Cincias um projeto que procura o aprimoramento da criatividade do estudante, alm de criar, no educando o gosto pelas cincias por meio da experimentao. Alarmados pelo aumento da temperatura mdia da terra nos ltimos anos, cientistas e especialistas apresentam vrios fatos para justificar essa elevao da temperatura. O aumento da emisso de gazes do efeito estufa considerado, pela comunidade cientfica, uma das principais causas da elevao da temperatura terrestre. As consequncias desse aumento de temperatura podem ser catastrficas: mudanas climticas; fenmenos como furaces, deslizamento de terra, inundaes, tempestades, secas; ecossistemas destrudos e extino de algumas espcies; aumento do nvel do mar devido ao derretimento das calotas polares, entre outras. Como se pode observar facilmente, notvel o crescimento do lixo no nosso planeta, e este lixo tambm um dos fatores predominantes para o aumento na emisso dos gases do efeito estufa. Com isso surge necessidade de criar cada vez mais campanhas educativas que possam conscientizar nossos alunos quanto importncia da reciclagem desse lixo, mostrando a eles que para a sobrevivncia humana no planeta Terra, precisamos ser empreendedores da sustentabilidade. Para isso ser desenvolvida uma campanha educativa especifica sobre a importncia da reciclagem e da separao do lixo, afim de que a partir de ento, o lixo possa ser encaminhado para a reciclagem e/ou receba um destino correto e no mais contaminem o solo e causem malefcios para a sociedade. Objetivo Geral Sensibilizar os alunos para se tornarem cidados conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade por meio de atitudes e cuidados com o meio ambiente atravs da reutilizao, reciclagem e reduo do lixo.

Objetivos Especficos Reconhecer o vocabulrio relacionado a problemas ambientais e reciclagem; Ler e compreender textos informativos sobre reciclagem, preservao de recursos naturais e mudanas climticas; Reconhecer e saber utilizar o verbo modal may e might para expressar possiblidades; Fixar vocabulrio apresentado; Promover nos alunos a conscincia sobre a importncia da reciclagem; Pblico alvo Alunos da 6 srie A do turno matutino desta unidade de ensino; Comunidade escolar em geral; Metodologia A metodologia ser baseada em atividades que venham possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade e senso crtico dos alunos de modo que haja uma mudana de atitude. A sensibilizao do educando dever ser conseguida por uma relao prazerosa dele com o processo (Guimares, 1995) e assim sendo, destaca-se a importncia do aspecto ldico e criativo das atividades e dos procedimentos para envolver integralmente o educando, tanto em seu lado racional como emocional. Para tal faremos uso de aulas expositivas e atividades prticas que levem o aluno a refletir sobre o tema em questo, assim como praticar sobre ele. Culminncia Exposio dos trabalhos de reutilizao, cartazes e grficos. Apresentao de danas, poesias e pardias.

Avaliao O procedimento avaliativo se dar de forma processual e continuo estando presente em todas as etapas do processo de ensino/aprendizagem. Utilizaremos tambm alguns instrumentos de avaliao como questionrios, poesia, pesquisa, produo de textos e confeco de cartazes.

Cronograma das Atividades Etapa Construo do projeto Data Sbado Letivo: Indicao da coordenao da Unidade Escolar 29/07

Levantamento de Informaes Atividade de pesquisa solicitada aos alunos Diviso das equipes para os trabalhos Apresentao das pesquisas Elaborao de poesias e pardias sobre Preservao Ambiental Aquisio de vocabulrio

30/07

05/08

Solicitao de materiais (lixo com potencial reciclvel) para casa. Atividade com vocabulrio relacionado. Apresentao das poesias e pardias Atividade com textos em ingls sobre o tema reciclagem: leitura, traduo e interpretao. Solicitao de pesquisa sobre separao de lixo para reciclagem Socializao das pesquisas, confeco de caixas para separar o lixo reciclvel e confeco de cartazes de divulgao da Feira. Solicitao de produto reciclado criado pelas equipes Preparao da culminncia Culminncia

12/08

19/08

26/08

02/09

09/09

16/09 17/09

Referncias PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Meio Ambiente e Sade. Temas Transversais. Ministrio da Educao. Secretaria da Educao Fundamental. 3. ed. Braslia: A secretaria, 2001. GUIMARES, M. A dimenso Ambiental na Educao. Campinas, SP.

You might also like