You are on page 1of 1

PLANIFICAO PLANO DE AULA

[APOIO METODOLGICO DE HISTRIA]

Jos Carlos Trigueiros Marta Gomes

Organizar as atividades das aulas nem sempre tarefa fcil, dada a diversidade de mtodos, estratgias de ensino e abordagens de contedos existentes actualmente. Ento, por onde comear? Uma boa planificao pode oferecer ao professor a segurana necessria para que a sua actuao seja eficiente, justamente por delimitar o que ser desenvolvido na sala de aula. O plano de aula a previso dos contedos e atividades de uma aula. Um bom plano de aula abrange alm da descrio das actividades, a relao dos materiais necessrios para a sua realizao, objetivos claros (o que se pretende com as atividades), orientaes didticas e as possveis intervenes durante o decorrer da aula. Esse processo possibilita ao professor o acompanhamento e a avaliao da aprendizagem do aluno. O plano de aula articula-se com a planificao anual e com a planificao a mdio prazo. Nestes documentos so definidos os contedos a serem ensinados num determinado perodo e de que maneira ocorrer a avaliao desses contedos. a partir da planificao anual e a mdio prazo, que o plano de aula se estrutura, dando coerncia ao trabalho do professor, garantindo assim, uma prtica bem fundamentada. COMO ORGANIZAR UM PLANO DE AULA

O plano de aula dever apresentar: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Tema, Objectivos gerais Objectivos especficos, Contedos, Materiais, Procedimentos didticos e possveis intervenes (estratgias) Avaliao. POR CADA UM ENTENDE-SE:

Tema: o que ser abordado na aula. Objetivos: so as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto , o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos so descritos sempre no infinitivo, pois dizem respeito s aces a serem realizadas pelo aluno. Contedo: o que ser ensinado. Materiais: so os recursos necessrios para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratgias que sero utilizadas para se atingirem os objetivos propostos. Procedimentos didcticos: so as actividades ou estratgias desenvolvidas de acordo com os objectivos propostos. Podem ser descritos numa sequncia didctica, encadeando as actividades de acordo com os interesses e necessidades de cada faixa etria ( fundamental que se conheam as necessidades dos alunos, de cada estgio de desenvolvimento). As intervenes do professor no decorrer da aula tambm podem ser previstas no plano de aula. Avaliao: o procedimento realizado para se averiguar se os objectivos propostos foram atingidos. Dessa maneira, o professor pode fazer, com mais segurana e eficcia, as modificaes necessrias para as prximas aulas. Um plano de aula no um modelo a ser seguido rigorosamente. a previso do que ser a aula, portanto, pode acorrer como planeado ou pode mudar no decorrer da aula, conforme as circunstncias do momento, a disposio dos alunos, do professor, do interesse despertado pelas actividades propostas, etc. O plano de aula dinmico e deve ser adaptado conforme a aula decorre, procurando atender s necessidades do momento, fazendo-se intervenes junto aos alunos, a fim de garantir que os objectivos da aula sejam atingidos, tornando-a agradvel e produtiva. Uma aula sempre um processo colectivo, pois no existe ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem ensino, assim como no existe processo ensino-aprendizagem sem uma boa relao professor-aluno.

You might also like