You are on page 1of 4

AQUISIO DE DADOS DE SENSORES STRAIN-GAGE UTILIZANDO MICROCONTROLADOR ATMEGA8 STRAIN-GAGE SENSOR DATA ACQUISITION USING MICROCONTROLLER ATMEGA8

Andr Luiz Alves Nogueira, Alexandre Csar Rodrigues da Silva, Trcio Alberto dos Santos Filho
Campus de Ilha Solteira Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira Engenharia Eltrica andre.engele@uol.com.br. Palavras chaves: sistema embarcado, strain-gage, deformao. Keywords: embedded system; strain-gage, strain.

1.INTRODUO
As alvenarias, quando submetidas a um carregamento vertical, fazem surgir na argamassa de assentamento tenses horizontais devido aderncia existente entre a unidade e a argamassa, por conseqncia das deformaes laterais impedidas. O mdulo de elasticidade dos materiais que compem a alvenaria sempre foi tratado como constante e, muitas vezes, era obtido a partir de ensaios contendo um s eixo. Por isso, estudar o comportamento da argamassa de fundamental importncia para se compreender os critrios de ruptura nas paredes, por induo de trao no bloco ou por esmagamento da junta horizontal. Para a realizao dos estudos, so utilizados sensores do tipo extensmetros eltricos ou strain-gage para a obteno das medidas de deformao. Estes sensores consistem de um resistor eltrico composto por uma finssima camada de material condutor depositada em um material isolante, sendo assim sensvel a deformaes. A base do sensor colocada na superfcie lateral de uma clula de carga, podendo-se fazer diversos tipos de estudo como: carga, presso, torque, deslocamento, acelerao e vibrao. Os extensmetros possuem as seguintes caractersticas: alta preciso de medida, baixo custo, linearidade, resposta dinmica, fcil instalao, pode ser imerso em gua ou em atmosfera de gases corrosivos (com tratamento adequado) e possibilita realizar medidas distncia. Neste contexto, neste trabalho apresenta-se um sistema de aquisio de dados dos sensores strain-gage em ponte Wheatstone utilizando o microcontrolador ATMEGA8. Os dados so transmitidos para o microcomputador utilizando um software em linguagem C no microcomputador de acordo com padro RS232 (Recommended Standard 232).

2 - FUNDAMENTAO TERICA E OBJETIVOS 2.1- Fundamentao Terica


A Lei de Hooke rege o estudo dos sensores de deformao (strain-gage) e nada mais do que uma relao entre a tenso e deformao. O princpio de funcionamento do strain-gage baseado no fato de que os metais mudam sua resistncia eltrica quando sofrem uma deformao. Com esses fundamentos possvel obter uma relao entre a variao de resistncia e a deformao. Na Figura 1 apresenta-se um fio de comprimento l sofrendo uma deformao em seu corpo.

Figura 1 - Fio de comprimento l sofrendo deformao

07153

2.2 Objetivos

Estudar diversos fenmenos da Engenharia Civil, como carga, presso, torque, deslocamento, acelerao e vibrao. Automatizar a leitura desses fenmenos utilizando o microcontrolador ATMEGA8. Desenvolver um sistema de baixo custo para aquisio de dados dos sensores strain-gage. Desenvolvimento de um software para aquisio dos dados dos sensores strain-gages.

3.MATERIAIS E METODOLOGIA 3.1 MATERIAIS


Os materiais utilizados neste projeto foram: Protoboard. Amplificadores Operacionais LM741. Resistores. Capacitores. Microcontrolador ATMEGA8.

3.2 METODOLOGIA
A aquisio de dados para o sensor do tipo strain-gage necessita de estgios de amplificao de sinal, uma vez que o sinal gerado pela deformao da superfcie lateral de ordem baixa. Neste contexto, so utilizados quatro sensores strain-gage formando uma ponte de Wheatstone e dois amplificadores operacionais. Na figura 2 apresenta-se um modelo do sensor strain-gage, o posicionamento dos sensores e os sensores acoplados na clula de carga.
Base Fio ou lmina Terminal para a Solda
Sensor strain-gage Modelo de posicionamento. Strain-gage acoplado a clula de carga.

Figura 2 Ilustrao do sensor strain-gage e posicionamento na clula de carga.

No esquema da figura 3 pode-se verificar a ponte de Wheatstone contendo os sensores strain-gage, sendo alimentada por 5V e a sada da ponte conectada a um amplificador de diferenas de ganho 10V/V no Amp1 seguido de outro amplificador no inversor de ganho 16 V/V no Amp2, que so utilizados, no caso, para condicionamento do sinal gerado pela ponte. Ao fim do segundo estgio Amp2 foi projetado um filtro passa-baixa, para que sinais de alta freqncia no interfiram na leitura do sensor. A sada deste circuito sob o capacitor conectada a um dos canais de conversor A/D (Analgico/Digital) do microcontrolador, que converte a tenso eltrica que entra em seu canal em nmeros binrios, tendo resoluo de 10 bits. Ao analisar microcontrolador ATMEGA8, cuja pinagem est apresenta na figura 4, verificase que existem cinco entradas para conversor A/D, no qual, cada microcontrolador poder suportar no mximo cinco blocos de sensores. Para a comunicao com a porta serial padro RS232 foram definidos dois pinos utilizando o seguinte padro de configurao 9600:8:N:1, em que 9600 representa a taxa de transferncia em bits por segundo, 8 a quantidade de bits transmitido, N (NONE) sem paridade e 1 (STOP) bit de parada.

07154

Figura 3 - Esquema do circuito eltrico para aquisio de dados dos sensores strain-gage.

Figura 4 - Pinagem do microcontrolador ATMEGA8 da Atmel.

4. RESULTADOS E DISCUSSES
Para realizar experimento em laboratrio, foi necessrio utilizar uma estratgia diferente do projeto apresentado na figura 3 para que fosse possvel visualizar com maior clareza o fenmeno estudado. O ganho do segundo estgio do amplificador foi aumentado, tornando o circuito mais sensvel, de forma a possibilitar a analise da deformao gerada por uma fora relativamente pequena se comparada capacidade da clula de carga. Para analisar os resultados foi utilizada a variao das resistncias para uma comparao em termos de simulao. Na figura 5 apresenta-se a simulao realizada no ambiente PSPICE. Na prtica, o resultado da converso da tenso eltrica foi obtido atravs da leitura do microcontrolador e enviado atravs da interface serial para o microcomputador. Os clculos foram realizados atravs de um programa desenvolvido em linguagem C de acordo com a equao (1) para obter a tenso de sada do circuito, conforme apresentado na figura 6a. Para avaliao do sistema, os valores da simulao e do resultado apresentado pelo software foram comparados no qual se obteve os resultados equivalentes de 1,25 V. Com o valor da tenso de sada possvel calcular a deformao, mas para provar o funcionamento do circuito no foi necessrio. (1)

07155

Figura 5 - Simulao do circuito com a variao da resistncia calculada de forma terica.

Software de aquisio de dados desenvolvido no microcomputador.

Circuito de condicionamento do sinal do sensor straingage. Figura 6 Software e circuito de condicionamento de sinal realizado em laboratrio.

5.CONCLUSES
A combinao do microcontrolador ATMEGA8 com o circuito de condicionamento de sinal do strain-gage realizado com sucesso, obedecendo aos princpios tericos citados e tambm simulao feita do mesmo caso prtico. Os componentes eletrnicos utilizados so de rpido desenvolvimento para futuras replicaes e de baixo custo, o que facilita a montagem e a produo. Com o trabalho realizado possvel afirmar que a montagem em questo pode ser utilizada para estudo dos fenmenos relacionados deformao. Observa-se tambm a possibilidade de se utilizar em um nico microcontrolador cinco canais para leitura de blocos de sensores, o que pode ser uma vantagem para o projeto, j que no h a necessidade de usar um conversor A/D externo, diminuindo assim o nmero de componentes e os custos do sistema a ser utilizados.

Referncias Bibliogrficas
[1] MOHAMAD, G; LOURENO, P, B; ROMAM, R; MDULO DE ELASTICIDADE TANGENTE INICIAL DE ARGAMASSAS CONFINADAS TRIAXIALMENTE- ANLISE E PREVISO Acesso em: 10/02/2009; Disponvel em: <http://www.civil.uminho.pt/masonry/Publications/Update_Webpage/2005_ABPE.pdf> [2] BARRETO JR. E. Conhecendo o extensmetro eltrico de resistncia Manual Tcnico [3] MARTINELLI, D. A. O. Contribuio ao emprego de extensmetros eltricos de resistncia no estudo de estruturas. EESC, Tese de doutoramento, So Carlos, 1961. [4] BOYLESTAD, R. e NACHELSKY, L., Dispositivos eletrnicos e teoria de circuitos, Rio de Janeiro, Prentice-Hall do Brasil, 1994.

07156

You might also like