You are on page 1of 28

ESTRATGIA SADE DA FAMLIA

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO ENFERMAGEM DISCIPLINA: ENFERMAGEM DA FAMLIA 5 SEMESTRE

POLTICA NACIONAL DE ATENO BSICA - BRASIL


PORTARIA GM/MS 648 ( 28 DE MARO DE 2006): Aprova a Poltica Nacional de Ateno Bsica, estabelecendo a reviso de diretrizes e normas para a organizao da Ateno Bsica para o Programa Sade da Famlia (PSF) e o Programa Agentes Comunitrios de Sade (PACS).

ATENO BSICA - FUNDAMENTOS


I - possibilitar o acesso universal e contnuo a servios de sade de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada preferencial do sistema de sade, com territrio adscrito de forma a permitir o planejamento e a programao descentralizada, e em consonncia com o princpio da eqidade; II - efetivar a integralidade em seus vrios aspectos, a saber: integrao de aes programticas e demanda espontnea; articulao das aes de promoo sade, preveno de agravos, vigilncia sade, tratamento e reabilitao, trabalho de forma interdisciplinar e em equipe, e coordenao do cuidado na rede de servios; IV - valorizar os profissionais de sade por meio do estmulo e do acompanhamento constante de sua formao e capacitao; V - realizar avaliao e acompanhamento sistemtico dos resultados alcanados, como parte do processo de planejamento e programao; e VI - estimular a participao popular e o controle social.

PRINCPIOS GERAIS DA ESF


A estratgia de Sade da Famlia visa reorganizao da Ateno Bsica no Pas, de acordo com os preceitos do Sistema nico de Sade. Adicionalmente aos princpios da AB:
Tem carter substitutivo em relao rede de Ateno Bsica tradicional nos territrios em que as Equipes Sade da Famlia atuam;

Atua no territrio, realizando cadastramento domiciliar, diagnstico situacional, aes dirigidas aos problemas de sade na comunidade onde atua, desenvolver

relaes de vnculo e responsabilizao entre as equipes e a populao adscrita garantindo a longitudinalidade do cuidado(
buscando o cuidado dos indivduos e das famlias ao longo do tempo), mantendo sempre postura pr-ativa frente aos problemas de sade-doena da populao; Busca a integrao com instituies e organizaes sociais, em especial em sua rea de abrangncia, para o desenvolvimento de parcerias;

INFRA ESTRUTURA
I - existncia de equipe multiprofissional responsvel por, no mximo, 4.000 habitantes, sendo a mdia recomendada de 3.000 habitantes, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes; III - existncia de Unidade Bsica de Sade que possua minimamente: a) consultrio mdico e de enfermagem para a Equipe de Sade da Famlia, de acordo com as necessidades de desenvolvimento do conjunto de aes de sua competncia; b) rea/sala de recepo, local para arquivos e registros, uma sala de cuidados bsicos de enfermagem, uma sala de vacina e sanitrios, por unidade; c) equipamentos e materiais adequados ao elenco de aes programadas, de forma a garantir a resolutividade da Ateno Bsica sade; IV - garantia dos fluxos de referncia e contra-referncia aos servios especializados, de apoio diagnstico e teraputico, ambulatorial e hospitalar; e V - existncia e manuteno regular de estoque dos insumos necessrios.

COMPOSIO DA EQUIPE
1 mdico, 1 enfermeiro, 1auxiliar de enfermagem ou
tcnico de enfermagem e - nmero de ACS suficiente para cobrir 100% da populao cadastrada, com um mximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Sade da Famlia; Essa equipe pode ser ampliada com a incorporao de profissionais de Odontologia: 1cirurgio-dentista,1auxiliar de sade bucal e/ou tcnico em sade bucal. Cada ESB atende a 2 ESF Cabe ao gestor municipal a deciso de incluir ou no outros profissionais s equipes.

Equipe de trabalho da ESF


um conjunto de pessoas que se encontram para produzir o cuidado a uma populao.

Esta equipe composta por profissionais de diferentes categorias = Multidisciplinar


...mas deve trabalhar de forma articulada =

Interdisciplinar

Idia-chave: as pessoas precisam aprender a ser equipe= processo de construo. A equipe de sade formada por pessoas com histrias, formaes,saberes e prticas diferentes. Nessa equipe h sempre movimentos permanentes de articulao/desarticulao, nimo/desnimo, inveno/resistncia mudana, crena/descrena no seu trabalho = processo de mudana.

Portaria 154 de 04 de maro de 2008= NASF


NASF 1: dever ser composto por, no mnimo, cinco profissionais de nvel superior de ocupaes no coincidentes, entre as seguintes: Assistente Social; Professor de Educao Fsica; Farmacutico; Fisioterapeuta; Fonoaudilogo; Mdico Acupunturista; Mdico Ginecologista; Mdico Homeopata; Mdico Pediatra; Mdico Psiquiatra; Nutricionista; Psiclogo e Terapeuta Ocupacional. Dever realizar as suas atividades vinculado a, no mnimo, 8 (oito) Equipes de Sade da Famlia, e a, no mximo, 20 (vinte) Equipes de Sade da Famlia. NASF 2: dever ser composto por, no mnimo, trs profissionais de nvel superior de ocupaes no coincidentes, entre as seguintes: Assistente Social; Professor de Educao Fsica; Farmacutico; Fisioterapeuta; Fonoaudilogo; Nutricionista; Psiclogo e Terapeuta Ocupacional. Dever realizar as atividades vinculado, no mnimo a 3 (trs) Equipes de Sade da Famlia.

Tendo em vista a magnitude epidemiolgica dos transtornos mentais, recomenda-se que cada Ncleo de Apoio a Sade da Famlia conte com pelo menos 1 (um) profissional da rea de sade mental.

ATRIBUIES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS


Participar do processo de territorializao e mapeamento da rea de atuao da equipe, identificando grupos, famlias e indivduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho; Realizar o cuidado em sade da populao adscrita, prioritariamente no mbito da unidade de sade, no domiclio e nos demais espaos comunitrios (escolas, associaes,entre outros), quando necessrio; Garantir a integralidade da ateno por meio da realizao de aes de promoo da sade, preveno de agravos e curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontnea, da realizao das aes programticas e de vigilncia sade; Realizar busca ativa e notificao de doenas e agravos de notificao compulsria e de outros agravos e situaes de importncia local;

ATRIBUIES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS


Realizar a escuta qualificada das necessidades dos usurios em todas as aes, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vnculo; Responsabilizar-se pela populao adscrita, mantendo a coordenao do cuidado mesmo quando esta necessita de ateno em outros servios do sistema de sade; Participar das atividades de planejamento e avaliao das aes da equipe; Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar aes intersetoriais com a equipe, sob coordenao da SMS; Realizar outras aes e atividades a serem definidas de acordo com as prioridades locais

ATRIBUIES ESPECFICAS DO ENFERMEIRO


I - realizar assistncia integral (promoo e proteo da sade, preveno de agravos, diagnstico, tratamento, reabilitao e manuteno da sade) aos indivduos e famlias na USF e, quando indicado ou necessrio, no domiclio e/ou nos demais espaos comunitrios (escolas, associaes etc), em todas as fases do desenvolvimento humano: infncia, adolescncia, idade adulta e terceira idade; II - conforme protocolos ou outras normativas tcnicas estabelecidas pelo gestor municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposies legais da profisso, realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicaes; III - planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as aes desenvolvidas pelos ACS; IV - supervisionar, coordenar e realizar atividades de educao permanente dos ACS e da equipe de enfermagem; V - contribuir e participar das atividades de Educao Permanente do Auxiliar de Enfermagem, ACD e THD; e VI - participar do gerenciamento dos insumos necessrios para o adequado funcionamento da USF.

TERRITORIALIZAO
A etapa inicial do trabalho o cadastramento das famlias nas microrea o territrio de atuao no mximo, 750 pessoas por ACS. O cadastro possibilita o conhecimento das reais condies de vida das famlias residentes na rea de atuao da equipe, tais como a composio familiar, a existncia de populao indgena, quilombola ou assentada,migrantes, a escolaridade, o acesso ao saneamento bsico, o nmero de pessoas por sexo e idade, as condies da habitao, o desemprego, as doenas referidas, etc.

TERRITORIALIZAO
FUNDAMENTAL identificar os diversos estabelecimentos e instituies existentes no territrio, como escolas, creches, comrcio, praas, instituies de longa permanncia (ILP), igrejas, templos, cemitrio, depsitos de lixo/aterros sanitrios , indstrias, usinas ,etc. Para realizar o cadastramento, necessrio o preenchimento de fichas especficas. To importante quanto fazer o cadastramento da populao mant-lo atualizado.

EXEMPLO
Num bairro perifrico,muitos casos de diarreia comearam a acontecer. As pessoas procuravam o posto de sade ou iam direto ao PS para se tratar. Eram medicadas, mas pouco tempo depois estavam doentes de novo. Essa situao alertou a equipe de que algo no estava bem. O ACS, por meio das visitas domiciliares, observou a existncia de esgoto a cu aberto prximo a tubulaes de gua. Alm disso, as pessoas daquela comunidade costumavam no proteger adequadamente suas caixas dgua. A equipe identificou os fatores de risco e constatou que os casos de diarreia estavam relacionados aos hbitos de vida daquelas pessoas.

MAPAS DINMICOS
Marcar

as microreas de risco; Identificar com smbolos situao de risco; Identificar com smbolos os grupos prioritrios: gestantes, idosos, hipertensos, diabticos, pessoas acamadas, crianas menores de cinco anos, pessoas com deficincia, usurio de drogas, pessoas com hansenase, pessoas com tuberculose etc.

Microreas de risco
Espaos dentro de um territrio que apresentam condies mais favorveis ao aparecimento de doenas e acidentes. Exemplos: rea mais propensa inundao, reas prximas de barreiras ou encostas, reas com esgoto a cu aberto e sem gua tratada, reas com maior incidncia de crimes e acidentes.

Barreiras Institucionais
Localizao do servio com barreiras geogrficas ou distante da comunidade; Ausncia de condies para acesso das pessoas com deficincia fsica: falta de espao para cadeira de rodas, banheiros no adequados; Servios de transporte urbano insuficientes; Horrios e dias de atendimento restritos ou em desacordo com a disponibilidade da populao; Capacidade de atendimento insuficiente; Burocratizao no atendimento; Preconceitos raciais, religiosos, culturais, sociais, entre outros.

Sistema de Informao de Ateno Bsica SIAB


O SIAB um sistema informatizado obrigatrio de ser utilizado nos municpios que aderiram ao PACS/ESF. Foi idealizado para agregar e para processar as informaes sobre a populao visitada. Estas informaes so recolhidas em fichas de cadastramento e de acompanhamento e analisadas a partir dos relatrios de consolidao dos dados. Mensalmente os dados so enviados por meio eletronico ao M.Sade

FICHA A CADASTRAMENTO FAMILIAR


preenchida nas primeiras visitas que o Agente Comunitrio de Sade (ACS) faz s famlias de sua comunidade. Deve ser preenchida uma ficha por famlia. As informaes recolhidas - identificao da famlia, cadastro de todos os seus membros, situao de moradia e outras informaes adicionais - permitem equipe de sade conhecer as condies de vida das pessoas da sua rea de abrangncia e melhor planejar suas intervenes. Todos os dados desta ficha devem ser atualizados sempre que houver alterao. O ACS deve estar atento para registrar, todo ms, a ocorrncia de nascimentos, mortes e mudanas de atividade profissional (ocupao) dos membros da famlia e as condies de moradia e saneamento.

You might also like