You are on page 1of 99

Unidade de Educao a Distncia

SEGURANA DO TRABALHO E SADE OCUPACIONAL


Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Belo Horizonte / 2013

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

ESTRUTURA FORMAL DA UNIDADE DE EDUCAO A DISTNCIA

REITOR JOAO PAULO BARROS BELDI VICE-REITORA JULIANA SALVADOR FERREIRA DE MELLO COORDENAO GERAL ACIO ANTNIO DE OLIVEIRA COORDENAO TECNOLGICA EDUARDO JOS ALVES DIAS DESIGNER INSTRUCIONAL DBORA CRISTINA CORDEIRO CAMPOS LEAL PATRICIA MARIA COMBAT BARBOSA EQUIPE DE WEB DESIGNER CARLOS ROBERTO DOS SANTOS JNIOR FILIPE AFONSO CALICCHIO SOUZA GABRIELA SANTOS DA PENHA LUCIANA REGINA VIEIRA ORIENTAO PEDAGGICA FERNANDA MACEDO DE SOUZA ZOLIO RIANE RAPHAELLA GONALVES GERVASIO AUXILIAR PEDAGGICO ARETHA MARAL DE MACDO SILVA MARLIA RODRIGUES BARBOSA REVISORA DE TEXTO MARIA DE LOURDES SOARES MONTEIRO RAMALHO SECRETARIA LUANA DOS SANTOS ROSSI MARIA LUIZA AYRES MONITORIA ELZA MARIA GOMES AUXILIAR ADMINISTRATIVO THAYMON VASCONCELOS SOARES MARIANA TAVARES DIAS RIOGA AUXILIAR DE TUTORIA FLVIA CRISTINA DE MORAIS MIRIA NERES PEREIRA VANESSA OLIVEIRA BARBOSA

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Sumrio
Unidade 1: Introduo segurana do trabalho e sade ocupacional Unidade 2: Higiene e segurana do trabalho Unidade 3: Legislao de segurana do trabalho e sade ocupacional Unidade 4: Ergonomia Unidade 5: Primeiros Socorros e Preveno e Combate a Incndios Unidade 6: Fundamentos da Higiene no Trabalho Unidade 7: Gesto de segurana do trabalho e sade ocupacional 5 16 28 44 56 71 84

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

cones

Comentrios

Reflexo

Dica

Lembrete

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Unidade 1: Introduo segurana do trabalho e sade ocupacional


1. Nosso Tema
Nosso objetivo apresentar a voc a importncia da segurana e da sade ocupacional para a sobrevivncia do homem. E para falar deste assunto devemos lembrar que o homem sempre procurou a sua sobrevivncia seja na pr-histria ou nos tempos atuais. Mas, o que ele faz para distinguir uma poca da outra? a forma que o homem busca para manter-se vivo e com sade.

Na pr-histria, a busca era por alimentos e por locais seguros para se proteger das ameaas que existiam naquele perodo da historia. Nos tempos atuais, como podemos perceber esta questo para o homem? O que mudou? Pode ser a forma de buscar o alimento ou a forma de se proteger? Parece um pouco estranho imaginar que, aps tantos sculos, a preocupao do homem continua to bsica.

Este o objetivo do estudo desta disciplina: apresentar a voc, acadmico, os conceitos e os assuntos histricos e atuais que envolvem a segurana e a sade ocupacional, e como este assunto est em evoluo e sua importncia para a sociedade.

Nesta unidade, sero apresentados a voc o conceito e o contexto histrico da segurana e da sade no trabalho, as leis e as normas que tratam deste assunto, os aspectos sociais, os tipos de acidentes, o nmero de acidentes no pas e o papel da previdncia social nas questes relativas a acidentes do trabalho.

Vamos em frente!!

Para Refletir
Como voc entende este assunto? Para voc, o que segurana do Trabalho? Segurana fazer os trabalhadores usarem os equipamentos de proteo individual (capacete, botina e culos)?

O que iremos perceber que a segurana est muito alm do simples ato de utilizar um equipamento de proteo individual, e que se trata de um assunto que envolve toda a sociedade e apresenta diversos aspectos sociais.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

5| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2. Contedo Didtico
2.1. Evoluo histrica da Segurana do Trabalho
Agora lhe apresentaremos a evoluo da segurana no contexto histrico. Voltando no tempo, percebemos que o homem na pr-histria j se preocupava com sua segurana, saindo para caar em grupos, vivendo em cavernas, etc. Eram vrias as formas de se proteger dos riscos que o acometiam naquela poca.

Nesta fase, o homem tambm comea a se organizar e formar grupos e tribos para manter a sua sobrevivncia. Em grupos era mais forte para combater os ataques dos animais e at mesmo para ca-los. Assim, o homem, vivendo em tribos e aldeias, passou a brigar entre si e o perigo que eram os animais selvagens agora eram os prprios seres humanos. Dessa forma, o homem criou vrios equipamentos de proteo, como o escudo, o capacete. Esses instrumentos podem ser chamados de os primeiros equipamentos de segurana. Nos prximos tpicos, veremos a evoluo da segurana.

2.2. Valorizao do trabalho na sociedade


Com a prpria evoluo, o homem passou a produzir seu alimento, semeando. Essa necessidade fez com o homem criasse ferramentas para o plantio. Comeou com pedaos de ossos e, em seguida, passou a dominar os metais. Assim, comeam a surgir varias profisses, como o agricultor, os fabricantes de armas e de utenslios para a agricultura. Com todos esses recursos mais prximos, a populao crescia de forma mais acelerada, fazendo com que a demanda de produtos aumentassem a cada dia, sendo necessria a criao de formas de produo que oferecessem uma produtividade maior do que os trabalhos artesanais.

Nesta fase, na Europa, ocorreu revoluo industrial no sculo XVII. O trabalho, ento, deixa de ser artesanal e passa a ser industrial. Surgem da os acidentes de trabalho.

Neste sculo, foi quando o mdico italiano, chamado Bernardino Ramazzini, fez o primeiro estudo da relao das doenas com o trabalho. Ele pde concluir que determinadas substncias provocavam determinados tipos de doenas. Ramazzini considerado o pai da medicina do trabalho. Para que voc compreenda a importncia dos estudos de Bernardino para a medicina do trabalho, podemos mencionar o fato de naquela poca ele ter identificado algumas doenas que so bem atuais, como as leses por esforos repetitivos. H tambm um fato interessante que ele identificou: as chamadas doenas do conselheiro do rei.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

6| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Agora lhe pergunto: que doena essa que acometia os conselheiros dos reis e continua existindo at hoje? Para que voc possa entender, imagine a seguinte situao: conselhos bons - glrias ao rei; conselhos ruins - falha do conselheiro, que poderia ser condenado morte. Diante desse exemplo, voc j deve saber que essa doena tem o nome atualmente de estresse. Voc pode perceber que h trs sculos, esse mdico conseguiu mapear importantes doenas do trabalho que valem at hoje.

No paragrafo anterior, falamos da revoluo industrial, que ocorreu na Europa. Os acidentes e as doenas que acompanharam essa evoluo ocorreram no seculo XVII. J no Brasil, eles s foram ocorrer no incio do sculo XX.

Dessa forma, o Brasil teve que conviver com um grande nmero de acidentes e de doeas ocupacionais, sugindo uma necessidade de control-los e reduzi-los. Foi ento que, em 1944, o presidente Getlio Vargas criou a Comisso Interna de Preveno de Acidentes (CIPA), que uma obrigao legal at os dias atuais. A CIPA uma comisso formada por representantes dos empregados e do empregador que se renem uma vez por ms para discutirem assuntos relativos segurana do trabalho. Seu papel principal a preveno de acidentes e de doenas do trabalho. Estaremos aprofundando neste assunto na Unidade 3.

Na dcada de 1970, atravs da Lei n 6514 de 22/12/1977, foram criadas as Normas Regulamentadoras e Segurana e Medicina do Trabalho. Elas foram aprovadas pela Portaria 3214/78 de 08/06/1978, do Ministrio do Trabalho. O Brasil passa a ter uma legislao para tratar dos assuntos de preveno de acidentes e doenas ocupacionais. Essas normas criadas nesta poca so basicamente as mesmas que determinam as aes de preveno de acidentes do trabalho nos tempos atuais. Em sua grande maioria, so normas que poderiam ser revisadas.

A Lei n 6514, alm de criar as normas regulametadoras em segurana e medicina do trabalho, alterou tambm o captulo do ttulo II da Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, relativo segurana e medicina do trabalho. Com essa alterao, alguns artigos da CLT foram modificados, assim ditando mais claramente regras a serem cumpridas em segurana. Esses artigos vo do 154 at 201.

Com base nessas informaes, podemos agora passar a voc o conceito de segurana do trabalho: Segurana do trabalho o um conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas usadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condies inseguras dos ambiente quer instrutindo ou convencendo as pessoas da implementao de prticas preventivas (CHIAVENATO, 1999, p.381).

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

7| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Entendendo o que a segurana do trabalho e sua evoluao histrica, voc poder visualizar melhor os conceitos de acidentes de trabalho que veremos a seguir.

2.3. O acidente do trabalho: definio e leses.


Para melhor compreenso do que um acidente do trabalho, importante conhecer os dois conceitos que tratam desse tema: o primeiro o Legal; e o segundo o Prevencionista.

O conceito Legal, de acordo com a Lei n 6367 de 19/10/1976, indica que o acidente do trabalho aquele que ocorre no exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda ou a reduo, permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho.

J para o conceito Prevencionista, segundo Oliveira (2002, p.35), afirma que o acidente do trabalho a ocorrncia imprevista e no desejada em que haja risco, prximo ou remoto, de leso corporal e que tenha referida ocorrncia como resultado: leso pessoal imediata, leso pessoal mediata (doena ocupacional), dano material ou apenas a iminncia de leso ou danos materiais.

Cada um desses conceitos tem sua importncia, pois nos nortear de acordo com a nossa necessidade. Vamos identific-los nos exemplos a seguir: 1 - O trabalhador estava executando seu trabalho quando, ao movimentar-se no local, pisou em um buraco no piso, torcendo o seu p direito, provocando uma fratura nele. 2 O trabalhador estava executando seu trabalho quando, ao movimentar-se no local, pisou em um buraco no piso e quase sofreu uma queda. As peas que ele transportava caram e algumas se quebraram.

No exemplo 1, ocorreu uma leso, caracterizando o acidente do trabalho, como dita o conceito Legal. Dessa forma, a empresa dever emitir uma Comunicao de Acidente do Trabalho (CAT) para que o trabalhador seja encaminhado ao hospital para atendimento mdico.

No exemplo 2, no ocorreu a leso, mesmo assim ser caracterizado como acidente de trabalho com base no conceito Prevencionista. O incidente dever ser analisado, investigando a sua causa e o potencial de risco, pois, nesse conceito, o que importante a preveno. Ocorreu somente o dano material, porm, levando em considerao o potencial de risco, poderia ter havido conseqncias mais srias.

Portanto, quando houver a necessidade de saber se legalmente ocorreu um acidente de trabalho, levaremos a cabo o conceito legal em que dever ser observado se houve uma vtima com leso para que seja dada a tratativa adequada. E para uma atuao preventiva, devemos considerar qualquer situao anormal que interfira no andamento do trabalho, devendo ser investigado seu potencial de risco e estabelecer as aes preventivas.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 8| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Voc pode perceber que o segundo conceito mais abrangente e contempla at a condio de danos materiais e acidentes sem leso, permitido uma atuao mais abrangente da rea de segurana.

Nesse contexto de acidente, existe uma diferena entre acidente e leso, que reside no fato de que a segunda conseqncia da primeira. Por exemplo, o acidente a queda e a leso a fratura. Outro exemplo seria que o acidente o contato de qualquer parte do corpo com uma superfcie quente e a queimadura a leso.

Entre os fatores geradores de acidentes, podemos destacar trs que so: Condio insegura; Ato inseguro e Fator pessoal de insegurana. Conhecendo esses fatores, entendo como ocorrem e, atuando de forma preventiva, os riscos podem ser reduzidos, eliminados e/ou mantidos sob controle. Vamos agora defini-los: Condio insegura: so as situaes de riscos geradas pelo ambiente de trabalho que podem provocar um acidente. Exemplo: Piso irregular, mquinas e equipamentos defeituosos, excesso de rudo ou vibraes, falta de limpeza e arrumao. Ato inseguro: o ato praticado pelo trabalhador de forma consciente ou no, que poder gerar o risco de acidentes, ou seja, o descumprimento de regras de segurana por falta de treinamento ou at mesmo estando treinado. Exemplo: No usar equipamento de proteo individual, fumar em local proibido, brincadeiras no ambiente de trabalho, ajustar ou limpar uma mquina em funcionamento. Fator pessoal de insegurana: so consideradas as condies pessoais do trabalhador quer sejam fsicas, emocionais ou mentais que podem contribuir para a ocorrncia de um acidente. Exemplo: Alcoolismo, problemas familiares, problemas diversos de ordem pessoal ou psicolgica.

Agora que voc como futuro profissional de RH conhece os fatores geradores de acidentes, qual o papel do profissional de recursos humanos nesse contexto?

Voc tem a funo de identificar pontos ou falhas nos processos que podem gerar riscos, como falta ou necessidade de treinamento melhor, conscientizao da liderana em relao segurana e sade no trabalho, avaliao do clima interno, manuteno de uma interao com os trabalhadores, para identificar os pontos j mencionados. Durante o processo de admisso, analisar o perfil do candidato quanto ao cumprimento de regras de segurana e ao histrico de acidentes.

At o momento, estudamos a evoluo histrica dos acidentes, as leis e os mecanismos de entendimento sobre o que o acidente do trabalho. A seguir, veremos o nmero de acidentes de trabalho no Brasil e a legislao de amparo ao trabalhador vitimado.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

9| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2.3.1. Nmero de acidentes no Brasil e legislao de acidente do trabalho.


O Brasil, mesmo com a criao de leis, fiscalizaes e multas com objetivo de eliminar ou reduzir os nmeros de acidentes, ainda continua nas estatsticas mundiais como um dos pases que mais tem acidentes de trabalho.

Veja, na sua aula online, um quadro com os dados de acidentes de trabalho em algumas dcadas no Brasil.

Os nmeros elevados tm impactos diretos na Previdncia Social, que hoje a principal fonte de custeio dos acidentados que gozam de alguns benficos garantidos na Lei n 8213/91.

Auxilio Doena Acidentrio

o beneficio de direito do trabalhador que sofre acidente ou doena e tem necessidade de afastamento das suas atividades por um periodo superior a 15 dias consecutivos. Lembrando que os primeiros 15 dias de afastamento so custeados pela empresa. A partir do 16 dia de afastamento do trabalho, o custo pago pela Previdncia Social. No caso dos contribuintes como os profissionais liberais, empresrios, autnomos, entre outros, a Previdncia paga por todo o perodo que o trabalhador estiver afastado de suas atividades, desde que ele tenha devidamente requerido o benefcio.

Para que o trabalhador possa receber o benefcio, a empresa dever emitir a Comunicao de Acidente do Trabalho (CAT). Como voc pode observar, aqui est sendo tratado o conceito Legal de acidente do trabalho, ou seja, deve haver vtima com leso.

O benefcio de direito do trabalhador aps a contribuio para a Previdncia Social, durante um perodo de no mnimo 12 meses. Em caso de acidente dentro ou fora do ambiente de trabalho, esse prazo no ser exigido.

necessria a comprovao da incapacidade de trabalho, concedida pela percia mdica da Previdncia Social, para que o benefcio seja liberado. Para se evitar a suspenso do benefcio e dar continuidade ao seu recebimento, o trabalhador deve, obrigatoriamente, realizar exames mdicos peridicos.

O beneficio pra de ser pago quando, atravs de pericia mdica, custeda pela previdncia, caracterizada a condio de retorno ao trabalho ou quando convertido em aposentadoria por invalidez.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

10| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Auxilio Acidente

Tem direito a esse benefcio o segurado que, aps receber auxlio doena acidentrio, retorne ao trabalho e com alguma sequela definitiva que limite a sua capacidade para o trabalho que exercia antes do acidente.

O auxlio equivale a 50% do slario nominal do empregado que tem como referncia o valor do salrio da data do acidente. Vejamos um exemplo: Sr. Z sofreu um acidente de trabalho, uma fratura exposta no brao direito. Aps tratamento e acompanhamento mdico, retornou ao trabalho, porm no podendo mais execer a funo de mecnico de manuteno.

No exemplo, voc pode perceber que houve um limitao para os trabalhos do Sr. Z, portanto ele passa a ter direito ao benefcio, que deixar de ser pago quando comear a receber aposentadoria de qualquer espcie.

Vale destacar que o trabalhador receber o auxlio acidente, mesmo que esteja trabalhando e recebendo na condio de assalariado em uma empresa, desde que observado o exposto anterior.

Aposentadoria por invalidez

o direito do segurando que, aps receber ou no auxlio doena, seja considerado incapaz por percia mdica da Previdncia Social para execer seu trabalho ou condies de ser reabilitado, ou seja, recolocado no mercado de trabalho em outra atividade diferente que exercia ou impossibilitado de realiz-la. Dessa forma, no tem de onde prover seu sustento.

Podero gozar deste benefcio os segurandos que atendam o que determina a lei n 8213/91, como, por exemplo: No possuir doena ou leso pr-existente a sua filiao Previdncia; Sendo aceita a situao que o agravamento da enfermidade levou a incapacidade para o trabalho.

Para manter o benefcio, dever o segurando passar por percia mdica em carter bienal, sob pena de suspenso do benefcio, que tambm poder deixar de ser pago quando o segurado oferecer condies de retornar a trabalhar.

No caso de acidente do trabalho, o segurado, estando inscrito na Previdncia Social, tem seu direito assegurado, nos demais casos, ter direito, desde que j tenha contribudo pelo menos 12 meses para a Previdncia.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

11| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Penso por morte

Ser pago ao dependetes legais do trabalhador, quando ele morre. Para ter direito a esse benefcio, no h carncia de contribuio para Previdencia. Porm, o trabalhador deve estar na condio de segurado, ou seja, inscrito e contribuindo com a Previdncia Social. Sempre que ocorre um acidente, obrigao do empregador a emisso da CAT Comunicao de Acidente de trabalho. Essa emisso importante e necessria para que o trabalhador tenha resguardados seus direitos previdencirios.

Comunicao de Acidente do Trabalho - CAT

A Comunicao de Acidente do Trabalho deve ser emitida pela empresa e encaminhada em conjunto com o acidentado ao local de atendimento mdico. Ela se classifica em trs tipos: Inicial - aberta no ato da ocorrncia do acidente ou do conhecimento da doena ocupacional. Reabertura - quando o acidentado volta a apresentar problemas relativos ao acidente ou doena ocupacional em que j havia sido emitida uma CAT. Comunicao de bito - emitida Previdncia nos casos em que ocorreu a morte do trabalhador em funo de um acidente de trabalho ou de doena ocupacional.

Caso o empregador no emita esse documento, podero tambm emiti-lo: O mdico que prestou o atendimento; O prprio acidentado; Os dependentes direto do acidentado; A entidade sindical da cotegoria do acidentado; Qualquer autoridade pblica.

Nesse caso, importante resaltar que a omisso da empresa diante da emisso da comunicao de acidente do trabalho poder atingi-la de forma negativa, alm do fato de poder gerar aes de fiscalizao por parte da Previdncia e/ou Ministrio do Trabalho e Emprego.

2.4. Introduo Higiene e Segurana do Trabalho


Neste tpico, iremos introduzir os conceitos bsicos do que higiene e segurana do trabalho, que, na maioria das vezes, confundido com limpeza e conservao do ambiente. Na realidade, trata-se de conceitos tcnicos para a avaliao do ambiente de trabalho, identificando os riscos presentes que podem gerar danos sade do trabalhador. De acordo com o livro Higiene do Trabalho e PPRA de Tuffi Saliba , temos o seguinte conceito para a higiene do trabalho:
1

Saliba, Tuffi Messias. Higiene do Trabalho e Programa de Preveno de Riscos Ambientais. So Paulo: LTr. 2002. 12| P g i n a

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

So a cincia e arte dedicadas a antecipao, reconhecimento, avaliao e controle de fatores e riscos ambientais originados nos postos de trabalho e que podem causar enfermidade, prejuzos para a sade ou bem-estar dos trabalhadores, tambm tendo em vista o possvel impacto nas comunidades vizinhas e no meio ambiente em geral. (SALIBA, 2002, p.11). Como voc pode perceber, a higiene do trabalho visa manter de fato limpo o ambiente, porm de fatores que podem agredir a sade do trabalhador, que so considerados os riscos ambientais. Os riscos ambientais, quando no controlados e monitorados, podem agredir a sade do trabalhador, provocando doenas ocupacionais. Dessa forma, podem tambm gerar para a empresa processos trabalhistas, em que se pleiteia o pagamento do adicional de insalubridade, pago quando a exposio a riscos ambientais ultrapassa o limite de tolerncia, podendo prejudicar a sade do trabalhador. Percebemos, assim, que a falta de segurana no trabalho poder gerar prejuzos financeiros.

Voc, futuro gestor de RH, dever saber identificar situaes que podem gerar riscos ambientais e tomar aes para que eles permaneam sob controle. No prximo tpico, voc conhecer um pouco sobre esses riscos.

2.4.1. Riscos Ambientais2


So considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos e biolgicos, presentes no ambiente de trabalho, capazes de produzir danos sade do trabalhador, quando superados os respectivos limites de tolerncia. Esses limites so estabelecidos por normas nacionais do Ministrio do Trabalho e Emprego ou internacionais, de acordo com o tipo de agente. Vejamos alguns exemplos de riscos ambientais: Riscos Fsicos: Rudos, temperaturas extremas (frio ou calor), radiaes ionizantes e no ionizantes; Riscos Qumicos: Poeira, fumos, gases, vapores, leo e graxa; Riscos Biolgicos: Bactrias, fungos, protozorios e vrus.

O objetivo da higiene e da segurana no trabalho neutralizar os agentes que podem causar doenas, controlar e monitorar o ambiente, preservando a integridade fsica do trabalhador. Trataremos novamente deste assunto na unidade 3.

Saliba, Tuffi Messias. Higiene do Trabalho e Programa de Preveno de Riscos Ambientais. So Paulo: LTr. 2002. p.13 13| P g i n a

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

3. Teoria na Prtica
O texto que lhe ser apresentado demonstra a importncia de aes corretas em segurana e sade no trabalho, bem como o cumprimento da legislao, dos impactos e danos para o trabalhador, a famlia, a Previdncia e a empresa. Boa leitura.

A "boa aparncia" perdida. (*)


A famlia de Mariana mudou-se de Pernambuco para So Paulo, em busca de melhores oportunidades de trabalho, quando ela tinha dois anos de idade. Aos doze anos, Mariana comeou a trabalhar para cooperar nas despesas domsticas, e aos quatorze conseguiu um emprego de Auxiliar Geral numa indstria mecnica. No era um emprego com carteira, mas, de qualquer forma, era um emprego... Alm do mais, aquela empresa no tinha mesmo o costume de registrar seus empregados: uma de suas colegas de trabalho j tinha um ano de casa e continuava sem registro. Mariana no sabia bem quais as tarefas que teria que cumprir como "Auxiliar Geral". Em seu primeiro dia de trabalho, ficou sabendo que iria trabalhar com mquinas. Mariana trabalhava h dezoito dias na empresa, quando recebeu a incumbncia de limpar uma mquina de processamento de carne. A garota desligou a mquina e enfiou a mo dentro dela, para iniciar a limpeza. Mariana ignorava, porm, que o motor dessa mquina no parava instantaneamente: continuava funcionando ainda durante vrios segundos aps desligado o interruptor. O acidente tornou-se ainda mais grave porque o chefe da menina, ao v-la com a mo presa, pensou que a mquina estivesse ligada e acionou o interruptor com o intuito de "desliga-la". Com sua precipitao, o chefe ligara novamente a mquina, o que aumentou consideravelmente a leso sofrida pela garota. Inconsciente, Mariana foi levada para o hospital com a mo ainda aprisionada pela engrenagem da mquina e teve os seus dedos amputados. O chefe, que a acompanhara, receando alguma conseqncia indesejvel para o seu lado, inventou para os mdicos a verso de que a menina era apenas uma "amiga", que mexera na mquina sem o seu conhecimento. Mariana permaneceu no hospital por vrios dias, estranhando o fato de ningum ir visit-la, nem mesmo seus familiares. Ao voltar para casa, tomou conhecimento de que sua famlia no fora sequer informada de seu acidente, tendo passado todos os aqueles dias sem qualquer notcia a seu respeito. Quanto ao seu ex-chefe, s foi reencontr-lo meses depois, quando foi convocado pela Delegacia Regional de Trabalho para registr-la. Mariana passou a freqentar o Centro de Reabilitao Profissional do INSS, onde recebeu uma luva esttica, destinada a minimizar os efeitos de seu acidente. Comeou a procurar emprego como auxiliar de escritrio. Como freqentava com bom aproveitamento um curso supletivo do ginsio, passava com facilidade nos testes de admisso, mas, no momento das entrevistas, invariavelmente escutava que, sua "boa aparncia fsica" ficara prejudicada... Alm desta, outra barreira impunha-se s suas expectativas de conseguir uma nova colocao no mercado de trabalho: o fato de constar, em sua Carteira de Trabalho, uma passagem pelo INSS como acidentada. (*) extrado de um texto de Leonilde Galasso, baseia-se numa histria verdica. H mais relatos desta natureza na obra "Isto trabalho de Gente?", trabalho que demonstra as condies impostas ao trabalhador Fonte: AFFONSO JNIOR, Carlos Morais. Acidentes de trabalho. Jus Navigandi, Teresina, ano 4, n. 45, set. 2000. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=1211>. Acesso em: 15/11/2008.

Neste texto, apresentado de forma clara um exemplo de como tratada ainda a segurana do trabalho por algumas empresas, que a princpio vislubram um ganho imediato, porm o risco que correm podem contribuir para grandes prejuzos. Alm disso, contribuem para que o Brasil continue liderando as estatsiticas mundiais de acidentes do trabalho. Pense no papel do RH nesse contexto. Qual a sua responsabilidade?
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 14| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

4. Recapitulando
Nesta unidade, voc estudou: Os antecedentes histricos da segurana e da sade no trabalho, quando ocorreu os primeiros estudos relacionando a doena com o trabalho realizado em 1700 por Bernardino Ramazzini, um mdico italiano; A CIPA, que foi criada em 1944, com o objetivo de atuar na preveno de acidentes; A Lei n 6514 de 22/12/1977, que criou as Normas Regulamentadoras em Segurana e Medicina do Trabalho,aprovadas pela Portaria 3214/78 de 08/06/1978, do Ministrio do Trabalho, uma legislao para tratar dos assuntos de preveno de acidentes e doenas ocupacionais; Os fatores geradores de acidentes, que so: ato inseguro, condio insegura e fator pessoal de insegurana; A responsabilidade do RH na preveno de acidentes; O nmero de acidentes no Brasil; Os benefcios que tm direito os acidentados no trabalho, garantidos pela Lei n 8213/91; O que a Comunicao de Acidente do trabalho, quem tem a obrigao de emiti-la e quem tambm tem direito de emiti-la; A higiene e a segurana do trabalho, que identificada pelo controle dos riscos qumicos, fsicos e biolgicos presentes no ambiente de trabalho e que podem provocar danos sade do trabalhador.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

15| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Unidade 2: Higiene e segurana do trabalho


1. Nosso Tema

Na unidade anterior, voc conheceu a evoluo da segurana do trabalho, dos acidentes do trabalho, entre outros assuntos. Tratamos tambm dos riscos ambientais, que so os fatores, qumicos, fsicos e biolgicos presentes no ambiente de trabalho e que podem provocar danos sade do trabalhador. Agora, o que veremos, nesta unidade, so os impactos desse problema e a importncia de manter um controle rgido, para que isso no acontea.

Iremos conhecer algumas entidades relacionadas segurana e sade no trabalho, qual o seu papel e importncia e, ainda, a inter-relao delas com as empresas. A Organizao Mundial de Sade define sade como: o estado de completo bem-estar fsico, mental e social e no simplesmente a ausncia de doena ou enfermidade.

Podemos perceber que, nesse conceito, temos que mudar a idia de apenas tratar a doena e sim de preveni-la. Para isso, precisamos realizar atividades de identificao e mapeamento dos riscos que acontecem nos ambientes de trabalho, que podem ser os principais viles quando se fala em doena ocupacional. Alm disso, o RH (Recursos Humanos) tem o importante papel de contribuir para manter o bem-estar mental e social do trabalhador.

Ficou curioso? Ento, vamos em frente!!

Para Refletir
Vamos pensar um pouco:

Para voc, como podemos reconhecer os riscos existentes no ambiente de trabalho?

No se preocupe que, no decorrer da unidade, responderemos a essa questo.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

16| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2. Contedo Didtico
2.1. Conceitos de sade ocupacional
Podemos definir, de forma sucinta, sade como um bem-estar fsico e mental e social, e, para manter essa condio no ambiente de trabalho, so necessrias algumas aes e implantao de medidas para prevenir ou manter sob controle a presena de agentes considerados como agressivos sade do trabalhador.

Com esse objetivo, a Portaria 3214 de 08/06/78 apresenta uma Norma Regulamentadora de nmero 07, a qual trata da obrigao das empresas em relao ao controle mdico da sade do trabalhador, o Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional PCMSO. Oliveira (2002) aborda o assunto da seguinte maneira:

No PCMSO, so estabelecidas as diretrizes bsicas para monitoramento da sade no trabalho, e para a sua elaborao, devero ser seguidos os seguintes tpicos, segundo Oliveira (2002, p.102105): Atividade desenvolvida pela empresa e grau de risco, com base na Classificao Nacional de Atividades econmicas - CNAE; Caractersticas da estrutura fsica da empresa; Riscos Operacionais (riscos ambientais); Atividades preventivas desenvolvidas; Tipos de exames a serem realizados: o o o o o Admissional; Peridico; Mudana de Funo; Retorno ao Trabalho; Demissional.

Os quatro primeiros tpicos so uma referncia para apresentao e identificao da empresa e dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Com base nessas informaes, inicia-se o processo de estruturao do PCMSO.

J o quinto tpico se refere avaliao clinica do estado de sade do trabalhador, que ter como referncia a aplicao prtica do que foi estabelecido nos itens anteriores, alm, claro, de ser uma importante ferramenta para o monitoramento da sade dele, pois, como veremos a seguir, existe um motivo gerador para cada tipo de exame.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

17| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Na unidade anterior, os riscos ambientais so os agentes presentes no ambiente de trabalho, que podem provocar danos sade do trabalhador. Ento, so esses riscos que devemos identificar, estabelecendo, assim, os parmetros para o monitoramento de sade, ou seja, definindo os tipos de exames que devem ser realizados para cada cargo ou funo na empresa e sua periodicidade.

Os exames sero estabelecidos no programa atravs de um mdico do trabalho, responsvel pela sua elaborao. tambm intitulado mdico coordenador do PCMSO. Esse profissional o responsvel por todas as aes que envolvam o programa, devendo seu nome e demais dados profissionais constar em toda a documentao do PCMSO, principalmente no Atestado de Sade ocupacional ASO. Este o documento emitido em que se atesta a condio de sade do trabalhador, sendo obrigatria a entrega de uma cpia ao interessado, colhendo sua assinatura, confirmando o recebimento.

Para voc, futuro gestor de RH, importante saber da importncia da realizao dos exames e dos controles mdicos, pois sero eles que daro condies de fazer uma gesto da sade do trabalhador desde sua admisso at seu desligamento, criando um histrico laboral da sade do trabalhador, apresentando as atividades exercidas, os riscos presentes no ambiente e o monitoramento da sade do trabalhador. Vale destacar que os riscos ambientais so identificados atravs do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA -, que tem sua sustentao legal na Norma Regulamentadora de nmero 09 da Portaria 3214 de 08/06/78.

Entenda agora o que so esses exames: Admissional: o exame que dever ser realizado antes da admisso. Tem por finalidade avaliar previamente a condio fsica do trabalhador e a pr-existncia de doenas que podem ser agravadas com o tipo de atividades a serem exercidas pelo cargo, alm, claro, de ser o melhor momento para avaliar a compatibilidade fsica do candidato com o cargo ao qual est concorrendo.

importante lembrarmos que o exame mdico uma das fases do processo seletivo, podendo tambm reprovar ou identificar alguma incompatibilidade do candidato com o cargo pleiteado.

Peridico: o exame que dever ser realizado conforme a periodicidade estabelecida pelo PCMSO da empresa, podendo ser anual, semestral ou em perodo determinado pelo mdico do trabalho. Com esse exame, o que queremos observar se a exposio do trabalhador aos riscos ambientais presentes em seu local de trabalho esto sobre controle, no prejudicando sua sade. Caso seja observada qualquer alterao nos exames que possa haver uma relao com a atividade laboral, demonstra a existncia de uma falha no controle dos riscos ambientais, o que

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

18| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

sinaliza a necessidade de uma rpida interveno para identificao e avaliao das causas da falha. Mudana de funo: o exame que dever ser realizado sempre que ocorrerem alteraes na funo do trabalhador, por mudana de local de trabalho, promoo, etc. Ser realizado antes da alterao da funo. Ele tem uma aplicao similar ao exame admissional; sua finalidade avaliar as caractersticas e as condies fsicas do candidato em relao alterao que ocorrer em suas atividades na empresa. Como exemplo, podemos avaliar a seguinte condio:

O Sr. Z est sendo promovido, porm, neste novo cargo, dever controlar a entrada de peas em forno, ou seja, um ambiente com temperatura elevada. No exame mdico, foi identificado que o Sr. Z faz uso de medicao para controle da presso arterial, que, s vezes, sobe um pouco. Diante desse fato, o mdico do trabalho poder considerar o candidato inapto para funo, por entender que tal ambiente oferece um risco sua sade.

Retorno ao trabalho: o exame pelo qual dever passar o trabalhador quando ficar afastado do trabalho por um perodo superior a 30 (trinta) dias, por motivo de doena, acidente do trabalho e/ou licena maternidade. Com esse exame, o mdico do trabalho ir avaliar a condio do trabalhador para o retorno s atividades, podendo consider-lo apto ou inapto para funo. No segundo caso, poder a empresa ser obrigada a fazer uma reabilitao do trabalhador, ou seja, coloc-lo para trabalhar em outro setor que no oferea riscos sade. Demissional: o exame que dever ser realizado at a data do desligamento do trabalhador da empresa. Tem por finalidade demonstrar que ele est se desligando da empresa sem nenhuma seqela ou doena que poderia ter sido provocada pelos riscos ambientais, presentes no local de trabalho. A legislao prev que esse exame poder ser desnecessrio, caso o trabalhador tenha passado por algum dos exames mencionados anteriormente em um perodo inferior a 90 (noventa) dias ou at a 135 (cento e trinta e cinco) dias, cumpridos alguns critrios legais.

Para aplicao dos prazos do exame demissional, devero ser observadas as diretrizes estabelecidas pela Portaria 3214 de 08/06/78, atravs da Norma Regulamentadora de nmero 07, em que devero ser considerados: o nmero de funcionrios da empresa e o grau de risco da atividade; o tipo de risco a que est exposto o trabalhador; a periodicidade dos exames estabelecida no PCMSO; e a determinao do Ministrio do trabalho e Emprego MTE -, ou por negociao coletiva, podendo evitar custos desnecessrios com a realizao de novos exames.

Assim, observamos que o PCMSO um programa abrangente e contempla as diversas fases do trabalhador na empresa, sendo uma ferramenta importante para manter o bem-estar fsico do
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 19| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

trabalhador, o que de suma importncia para impactos humanos, econmicos e sociais. Alm disso, apresenta melhores condies de trabalho e de resultados para as empresas, como veremos a seguir.

2.2. Aspectos humanos, econmicos e sociais


As empresas que praticam com seriedade os assuntos pertinentes preveno e ao controle de doenas, com certeza vo contribuir para que os aspectos humanos, econmicos e sociais sejam preservados. Preservar consiste em uma melhor ou, no mnimo, a manuteno da sade do trabalhador, que poder tambm manter ou melhorar a produtividade da empresa, contribuindo para a sociedade, por exemplo, com o no desprendimento de recursos para pagamento previdencirio. Poder ainda contribuir para a imagem da empresa ao se perceber a preocupao dela com a responsabilidade social, pois uma empresa que demonstra atitudes proativas em preservar a integridade fsica de seus trabalhadores poder ser vista pela sociedade como uma organizao que est engajada e que d o devido valor s suas responsabilidades sociais.

Podemos perceber que o investimento na preveno de doenas contribui para as empresas, pois evita o absentesmo de seus trabalhadores, evita o pagamento de indenizao em caso de uma reclamao trabalhista, evita a rotatividade de pessoal e alm, claro, do fato de poder evitar uma interveno do Ministrio do Trabalho por no cumprimento da legislao.

Para os trabalhadores, os aspectos positivos so: melhor qualidade de sade, preveno de doenas, maior confiana em relao ao controle dos riscos ambientais e certeza da preservao da sua integridade fsica, manuteno das condies bsicas de trabalho necessrias, e ainda receber normalmente o seu salrio, pois estaro em gozo de plena sade.

A sociedade ter como contribuio a reduo de pagamentos de benefcios previdencirios e profissionais saudveis no mercado, que sinnimo de trabalhador produtivo, que gera retornos financeiros e produtividade para a empresa e que resulta, ainda, na contribuio para girar a economia. Com esses fatores, a sociedade enxerga a empresa como uma instituio socialmente responsvel e envolvida com as questes relacionadas sade do trabalhador.

Diante do apresentado at o momento, voc percebe a atuao do profissional de RH? Se a resposta foi em todos os aspectos, parabns, pois, de fato, caber tambm a esses profissionais, conhecer e entender os programas de promoo sade do trabalhador e quais outros fatores podem tambm ser geradores de adoecimento no ambiente de trabalho, que podem estar relacionados ao alcoolismo, tabagismo, dependncia qumica, estresse e AIDS.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

20| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Deve-se dar ateno tambm a outras doenas que podem no demonstrar nexo direto com o trabalho, mas que so importantes e devem ser consideradas e tratadas, pois acabam gerando tambm afastamento do trabalhador.

Quando o servio mdico da empresa no amplia a sua forma de atuao e considera importante simplesmente monitorar e controlar as situaes identificadas como riscos ambientais, poder no estar cuidando de forma preventiva da sade do trabalhador. Como j mencionamos, existem outras doenas que tambm podem ser prevenidas e importante realizar essa preveno, visto que elas tambm influenciam na sade dele e, conseqentemente, podero gerar impactos para empresa, nos casos de afastamento.

O que queremos chamar a sua ateno, futuro gestor de RH, para o fato de que muito importante identificar ou solicitar ao servio mdico da empresa os tipos de doenas comuns na regio em que a empresa est instalada e nos locais em que presta servios, pois, assim, poder atuar preventivamente, como, por exemplo, com campanhas de vacinao contra a gripe, febre amarela, ttano entre outras.

2.3. Entidades relacionadas, segurana.

polticas,

programa

de

atividades

de

Estudaremos, nesta subunidade, como abordado por Arajo (2002, p.16-25), as entidades que esto relacionadas a aes de preveno, seja por meio de suporte tcnico, criao de leis e normas ou fiscalizao do cumprimento da legislao, polticas e programas que tambm servem para a preveno de doenas ocupacionais.

Segundo Arajo (2002, p.16-25), as entidades que esto relacionadas s aes de preveno, seja por meio de suporte tcnico, criao de leis e normas, ou fiscalizao do cumprimento da legislao, so: Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE) - no que tange segurana e sade no trabalho, o rgo responsvel pela representao poltica e social do governo em assuntos relacionados ao trabalho.

Delegacias Regionais do Trabalho (DRT) - tem como objetivo orientar e controlar, dentro de sua jurisdio, a execuo de atividades relacionadas com a fiscalizao nos ambientes de trabalho, inclusive nos aspectos de segurana e sade.

Para que voc compreenda melhor a importncia e a atuao dessas delegacias, saiba que so elas que, atravs das fiscalizaes, podem multar, autuar, notificar, embargar ou interditar os locais de trabalho ou
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 21| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

empresas que apresentem riscos integridade fsica dos trabalhadores ou no estejam cumprindo a legislao. Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho Fundacentropode ser considerado com um brao tcnico do MTE, ou seja, atua em pesquisas, suportes e orientaes tcnicas relativas segurana do trabalho, entre outras atribuies.

Sempre que necessitar de alguma orientao relativa segurana do trabalho, voc deve procurar, preferencialmente, esse rgo em detrimento ao MTE, pois ele tambm um agente fiscalizador.

Sindicatos da Categoria - adotam acordos ou convenes coletivas que podem abordar temas relativos segurana e sade no trabalho.

Cabe a voc, futuro gestor de RH, ao iniciar as atividades em uma organizao, conhecer seu sindicato e acordos ou convenes coletivas, entendendo e cumprindo o que for estabelecido para a rea de segurana e sade ocupacional ou simplesmente difundindo a informao para o departamento de segurana, caso a organizao o tenha.

Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) - responsvel pela normalizao tcnica no pas. Vale destacar que a Portaria 3214 de 08/06/78 estabelece que, caso as Normas Regulamentadoras no contemplem todos os aspectos para reduzir ou neutralizar os riscos nos ambientes de trabalho, devero ser consultadas outras normas nacionais ou de reconhecimento internacional para adoo de medidas de segurana.

Organizao Internacional do Trabalho (OIT) - tem como atividade principal a divulgao de informaes e recomendaes internacionais que visam proteo do trabalhador. As recomendaes relativas segurana no tm carter obrigatrio, ficando a cargo de cada pas que participa dessa organizao decidir se ir transformar a recomendao em lei.

Sobre as polticas e os programas de atividades de segurana, podemos destacar que, no Brasil, atualmente no existe uma Poltica Nacional de Preveno em Segurana e Sade no trabalho. Existe uma proposta do MTE, em que, alm da preveno de acidentes e doenas do trabalho, proposta tambm a unificao das informaes entre a Previdncia Social, Ministrio do Trabalho e Sistema nico de Sade (SUS). Sendo assim, atribuem-se a cada um deles suas responsabilidades quanto ao tema e tambm facilita o cruzamento de informaes, como aes de fiscalizao e sobre as empresas que no investem em segurana e sade no trabalho.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

22| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Para ter acesso proposta da Poltica Nacional de Preveno em Segurana e Sade, visite o site do MTE, disponvel em:

<http://www.mte.gov.br/seg_sau/proposta_consultapublica.pdf> Acesso em: 08/01/2009.

Mesmo no tendo uma Poltica Nacional de Preveno de Acidentes, foi introduzida no Brasil a Campanha Nacional de Preveno de Acidentes CANPAT -, que foi instituda pelo Decreto n 8.255, de 16 de fevereiro de 1971, com objetivo de promover aes de preveno de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais. obrigao das empresas promoverem essas campanhas internas de preveno, com uma periodicidade que proporcione a conscientizao dos trabalhadores.

Entre os Programas de preveno de acidentes e doenas a serem aplicados pelas empresas, destacamos os seguintes: PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais - obrigatria a implantao em todas as empresas. Seu objetivo principal mapear e identificar os riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho. Ele tambm servir como base para o desenvolvimento do PCMSO da empresa, pois so as informaes constantes neste programa que daro subsidios para o mdico do trabalho identificar as doenas que podem ser provocadas pela exposio aos riscos mapeados. Com os riscos ambientais identicados, caber empresa dar trativas adequadas para controle, neutralizao ou reduo dos riscos desses agentes. A essas medidas adotadas de forma preventiva dado o nome de higiene do trabalho. PCMSO Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional - obrigatria a implantao nas empresas, como j mencionado no paragrafo anterior. O PCMSO ter como base as informaes lenvatadas no PPRA para o seu desenvolvimento, sendo que o mdico do trabalho tambm poder considerar outros fatores para o desenvolvimento do programa que visa ao monitoramento da sade do trabalhador, ou seja, ele serve como um indicador sobre que aes tomadas com base no PPRA esto sendo eficazes, no provocando danos sade dele. PCA Programa de Conservao Auditiva - obrigatria a sua implantao para as empresas que apresentem altos nveis de rudo no ambiente de trabalho. Esse programa consiste em estratificar no ambiente de trabalho os principais fatores geradores de rudo e os mecanismos para neutraliz-los, alm de ser muito importante para a definio do tipo de equipamento de segurana mais adequado para o ambiente. A sua implantao auxilia tanto no PPRA como no PCMSO. PPR Programa de Proteo Respiratria - obrigatria a sua implantao para as empresas que apresentem agentes agressivos sade que podem ser inalados, podendo ser gases,

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

23| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

vapores ou poeiras. Como o PCA, esse programa tambm auxilia no PPRA, PCMSO e na definio do tipo de proteo respiratria mais adequada para o ambiente e trabalhador. PCMAT Programa de Controle do Meio Ambiente de Trabalho - este um programa que tem um foco direcionado para canteiros de obras. So aes de preveno que devero ser contempladas do incio ao fim da obra. Um confuso comum em relao ao PCMAT de se achar que, uma vez implementado, no h a obrigao de implantar o PPRA, pois, na realidade, ambos devero ser aplicados nos canteiros de obra, pois cada um atende a determinados requisitos de segurana, necessrios para reduo ou neutralizao dos riscos nos ambientes de trabalho;

Voc deve entender a importancia da interrelao da rea de RH com os assuntos relativos segurana e sude no trabalho, amplitude das aes e interao das diversas entidades e programas de segurana e qual a finalidade de cada um, para assim, desenvolver um bom trabalho no que diz respeito preveno e proteo da sade do trabalhador.

Na proxima unidade, ser apresentado a voc como funcionam esses programas e qual sua finalidade, sua exigncia legal, seus objetivos e tambm os impactos que podem provocar aos trabalhadores e empresa.

At l!!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

24| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

3. Teoria na Prtica
Com base nesta unidade, podemos perceber ou visualizar a importncia da promoo da sade nas empresas, como sendo um fator de grande participao na preveno de doenas ocupacionais, gerao de lucros ou melhores resultados para as empresas e impactos econmicos e sociais.

Agora, que voc tem esse conhecimento, deve saber tambm por que aplic-lo. Como um bom exemplo, temos a matria publicada no Globo OnLine, em 04/06/2008, por Ione Luques. Ela retrata a importncia da realizao dos exames mdicos admissionais, que, antes de ser uma obrigao legal, uma importante ferramenta para empresas para no assumirem ou contratarem profissionais com doenas pr-existentes que possam ser agravadas no ambiente para o qual a pessoa esta sendo contratada, alm do fato de avaliar a capacidade do candidato para exercer a atividade requerida pelo cargo.

Veja a matria na ntegra disponvel em: <http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2008/06/04/exame_admis sional_cuidar_da_saude_importante_para_conquistar_um_emprego546646790.asp>. Acesso em 07/01/2009.

De acordo com o contedo da unidade e o texto da matria indicada, reafirmamos a importncia de um Programa de Controle Medico e Sade Ocupacional (PCMSO) bem estruturado, pois com base nas diretrizes estabelecidas neste programa que sero realizados os exames dos candidatos. Caso ocorram falhas nesses processos de avaliao mdica e clnica, podero acarretar srios riscos para a sade do candidato. Ou seja, aprovando um candidato que no apresente condies de sade, que permita realizar as atividades do cargo, implicara limitao na execuo dos trabalhos ou provocar no trabalhador uma condio que poder gerar um agravo no caso de uma doena pr-existente.

Um exemplo dessa situao temos em Monteiro (2000, p.71). Um exame no identificou que o candidato portador de um tipo de Doena Osteomuscular Relacionada ao Trabalho DORT, denominada como Dedo no gatilho, que consiste na impossibilidade de estender o dedo aps flexo mxima. A vaga em questo para ser frentista em um posto de gasolina, e a atividade consiste em acionamento do gatilho da bomba de gasolina.

A aprovao do candidato nessa condio poder trazer srios problemas para a sua sade, alm do fato de a empresa passar a assumir uma responsabilidade de uma doena pr-existente, gerando, assim, uma obrigao de indenizar o trabalhador em caso de uma ao trabalhista.

Nesse exemplo, temos diversos fatores a serem observados: de um lado, o candidato que necessita da vaga para manter seu sustento, de outro a empresa que espera contratar uma pessoa capaz de

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

25| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

realizar as atividades que so inerentes ao cargo. Em meio a esses fatores, existe a doena prexistente, que, no exerccio do trabalho, poder gerar o agravamento da leso, e, como conseqncia, o afastamento do empregado. A empresa tem que assumir os prejuzos em administrar a falta deste trabalhador - o que poder gerar atrasos na produo e prejuzos financeiros.

Agora voc dever estar apto para lidar com essa situao, sem contrariar a legislao que fala da no discriminao do candidato, e a necessidade da empresa em contratar uma pessoa em condies para realizar a atividade. No ser uma tarefa fcil, pois a contratao poder prejudicar a sade do candidato.

Diante desse fato, como lhe explicar o motivo de sua reprovao?

Uma alternativa ser apresentar os danos que podero ser provocados sua sade, caso seja contratado para o cargo, deixando entender que tal motivo se faz em funo da doena que ele j possui.

Por outro lado, caso a empresa tenha outras reas onde possa recolocar esse profissional, poder contrat-lo e manter um controle rgido com relao ao monitoramento da doena j existente que dever ser mencionada em toda a documentao mdica, desde o ato da admisso at o fim do pacto laboral.

Com isso, o que percebemos que investir na sade do trabalhador a melhor forma de a empresa manter seus lucros e resultados, preservar o trabalho ntegro, evitar impactos para a sociedade com os pagamentos de benefcios previdencirios, alm do fato de manter pessoas saudveis no mercado de trabalho.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

26| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

4. Recapitulando
Neste capitulo, voc aprendeu: O conceito de sade, que um bem-estar fsico, metal e social; As fases para implantao de um Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional e como pode trazer benefcios para empresa e trabalhadores, quando implantados e aplicados de forma coerente com os riscos identificados no ambiente de trabalho; A importncia da realizao de exames mdicos para o monitoramento da sade do trabalhador, como ferramenta para verificao da eficcia das medidas preventivas adotadas no ambiente de trabalho. Entre esses exames que devem ter uma periodicidade, podemos destacar os seguintes: Admissional, Peridico, Mudana de Funo, Retorno ao Trabalho e Demissional; O Atestado de Sade Ocupacional (ASO) um documento em que ser registrado se o candidato ou trabalhador est apto ou no para o trabalho, ou seja, atesta a condio de sade do trabalhador, o qual tem o direito de receber uma cpia desse documento; A inter-relao do Programa de Preveno de Riscos Ambientais com Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional, um atuando no monitoramento e controle do ambiente de trabalho e outro no monitoramento e controle da sade do trabalhador, dois importantes programas que se integram; O investimento em preveno de acidentes e doenas ocupacionais poder gerar grandes benefcios para as empresas, como cumprimento dos prazos de entrega, trabalhadores em um ambiente de trabalho saudvel, manuteno da sua sade e contribuio para a sociedade, que tambm se beneficia com o no pagamento de benefcios previdencirios; O papel do RH no contexto da preveno de doenas ocupacionais, que deixa de ser uma situao passiva para ser proativa, identificando os diversos fatores que podem prejudicar a sade do trabalhador ou gerar prejuzos para empresa, em funo de falhas na preveno; As entidades relacionadas segurana e sade no trabalho, a sua importncia e a atuao na preveno, segurana e sade no trabalho; No Brasil, ainda no existe uma Poltica Nacional de Segurana e Sade no Trabalho, mas a sua implementao est em fase de estudo. Por isso, h a aplicao de outros meios para a conscientizao da populao; Programas preventivos em Segurana e Sade no Trabalho, para que servem e onde so aplicados, como o PPRA, PCMSO, PCA, PPR e PCMAT.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

27| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Unidade 3: Legislao de segurana do trabalho e sade ocupacional


1. Nosso Tema
Nesta unidade, estudaremos a legislao aplicada segurana e sade no trabalho, o que possibilitar o entendimento da aplicao legal dos conceitos prevencionistas. A legislao alm de ser uma importante ferramenta de preveno, tambm um guia para os agentes de fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego, pois atravs das leis que eles se direcionam, para verificar as condies de segurana do ambiente de trabalho.

Iremos conhecer como caracterizada uma situao insalubre ou periculosa, os riscos que podem proporcionar ao trabalhador e empresa.

Comearemos, agora, a entender ainda mais a legislao que se aplica segurana e sade no trabalho. Nesse contexto, o RH pode contribuir em muito para que seja cumprido o que estabelecido na legislao, pois o no cumprimento dela poder acarretar danos sade do trabalhador e prejuzos financeiros para a empresa.

Ento, vamos em frente e entender esse assunto!!!

Para Refletir
Lano algumas questes para pensar:

Algum pode trabalhar em um local insalubre? Uma atividade de periculosidade oferece riscos integridade fsica do trabalhador? O simples fato de cumprir a legislao contribuir para que os riscos mencionados acima sejam eliminados?

No decorrer desta unidade, voc encontrar respostas para essas questes.

Ento, vamos l!!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

28| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2. Contedo Didtico
2.1. Organizao de Segurana do Trabalho e Leis de acidentes do trabalho
Nesta unidade, estudaremos a importncia da organizao de segurana e leis de acidentes do trabalho no decorrer dos nossos estudos, o que iremos perceber a importncia e a inter-relao dessas duas situaes que sero favorveis tanto para o trabalhador quanto para a empresa.

Observaremos que a aplicao preventiva desses conceitos ir contribuir para manter o bem estar fsico do trabalhador e da empresa, com a reduo dos riscos de aes trabalhistas pelo no cumprimento das regras de segurana.

A seguir, veremos as atribuies dos rgos internos das empresas que so responsveis por essas aes preventivas, as leis que regulamentam e as diretrizes a serem seguidas para implantao de medidas ou regras de segurana do trabalho e de sade ocupacional.

2.1.1. CIPA, SESMT, NRs, PCMSO, PPP, PPRA


Quantas siglas? Para que servem? necessrio decorar? Neste momento, pode ser que voc esteja com esses e com muitos outros questionamentos. No decorrer desta unidade, verificaremos essas questes. Vamos em frente!!

A primeira sigla que lhe apresentaremos a CIPA, que significa Comisso Interna de Preveno de Acidentes. Oliveira (2002) apresenta a evoluo e o surgimento da CIPA, que ocorreu em 1944. O Presidente Getulio Vargas institui essa comisso, como j tratamos na Unidade 1. Desde ento, ela tem sido alterada e ganhando cada vez mais atribuies e autonomia de atuao.

CIPA

tem

sua

sustentao

legal

assegurada

pela

Norma

Regulamentadora de nmero 05 da Portaria 3214, de 08/06/78.

Para uma atuao eficaz da CIPA, a legislao determina que a comisso seja composta por representantes dos empregados e do empregador, que devero reunir no mnimo uma vez por ms para tratar dos assuntos de segurana. Os representantes dos empregados sero por eles eleitos, atravs de um processo que seguem algumas regras e critrios, como eleio de cargos pblicos. J os representantes da empresa so por ela designados. Uma vez formada a comisso dever ser registrada no Ministrio do Trabalho e Emprego, onde receber um nmero de registro o qual ser de validade permanente.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

29| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Formada a comisso, ela ter um mandato de um ano e permitida uma reeleio dos representantes dos empregados. Os representantes da empresa podem ser designados sucessivas vezes. Vale mencionar que o membro eleito tem estabilidade no emprego durante o ano de mandato e mais um ano aps encerrada a gesto. No permitido que o mesmo candidato seja eleito por mais de dois mandatos consecutivos, ou seja, a cada dois mandatos consecutivos, ele dever ficar sem se candidatar, no mnimo, um ano, veja o exemplo:

Na empresa XYZ, o Sr. Z foi eleito para compor a CIPA nos anos de 2007 e 2008. Em 2009, ele no pode se candidatar, somente a partir de 2010 ele poder novamente se candidatar.

Mas, como realizar um processo eleitoral? Acesse sua aula online e saiba como feito este processo eleitoral. Acesse o link para obter mais informaes em relao CIPA, suas atribuies e o processo eleitoral: Acesso em:

<http://www.mte.gov.br/delegacias/pr/pr_serv_cipa.asp>. 08/02/2009.

Neste momento, voc deve estar se perguntando: quem obrigado a manter a CIPA? E a resposta : todas as empresas e as organizaes que tenham empregados regidos pela CLT, levando em considerao o que estabelece o quadro I e o II da NR- 05, em que so estabelecidos o dimensionamento.

No caso de a empresa no se enquadrar nos quadros I e II da NR-05, o empregador dever designar um representante para tratar dos assuntos relativos segurana e sade no trabalho, devendo cumprir e fazer cumprir todas as obrigaes legais referentes a esse assunto.

Para um melhor preparo do designado ou membro eleito, a legislao determina que seja ministrado um curso com carga horria mnima de 20 horas. Ele deve ser realizado no horrio normal de trabalho e antes da posse da comisso, salvo exceo do primeiro mandato de uma CIPA. Para esse curso, a legislao prev um currculo mnimo, em que devero ser abordados assuntos relativos s condies do ambiente de trabalho, investigao de acidentes, noes de acidentes e doenas do trabalho, legislao trabalhista e previdenciria, princpios gerais de higiene do trabalho, organizao e funcionamento da CIPA. Poder ser ministrado pelo Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho SESMT da empresa ou outra entidade que tenha conhecimento sobre o tema. Para acessar a NR-05 Comisso Interna de Preveno de Acidentes, na ntegra, use este link:

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

30| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

<http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras/nr_05.pdf>. Acesso em: 08/02/2009. Na sequncia, estaremos tratando do Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho SESMT, que um departamento o qual a CIPA deve servir de suporte, alm, claro, de manter uma constante interao, uma vez que ambos tm um objetivo em comum: a preveno de acidentes. Agora a vez do SESMT, tambm conhecido como SEESMT Servio Especializado em Engenharia, Segurana e Medicina do Trabalho, que o departamento de segurana do trabalho das empresas. A norma que trata esse assunto a NR 04. Arajo (2002) apresenta as implicaes e as obrigaes legais para dimensionamento e manuteno do SESMT nas empresas.

Como a CIPA, o SESMT uma obrigao legal que deve ser cumprida por todas as empresas que tenham empregados regidos pela CLT. Em caso de no cumprimento, implicar penalidades.

Apesar de ser uma obrigao legal, nem todas as empresas so obrigadas a manter um SESMT, pois, alm de ter empregados regidos pela CLT, as empresas devero se enquadrar no dimensionamento estabelecido pelo quadro II da NR 04. Esse enquadramento considera duas variveis, que so a Classificao Nacional de Atividade Econmica CNAE e o nmero de empregados da empresa. O estabelecimento do cruzamento dessas informaes que ir permitir a verificao da necessidade ou no do SESMT para empresa ou estabelecimento, alm de determinar como ser composto o quadro de profissionais.

Os profissionais que compem o SESMT so:

Tcnico em Segurana do Trabalho; Engenheiro em segurana do Trabalho; Mdico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho.

Para que seja considerado como SESMT completo de uma empresa, no necessrio que haja todos esses profissionais e sim que atenda ao dimensionamento do Quadro II da NR 04. Portanto, de acordo com o quadro, poder ocorrer que o SESMT de uma empresa possa ser composto apenas por um tcnico em segurana do trabalho. importante sabermos que os profissionais SESMT seguem regras determinas pela NR-04, inclusive no tocante jornada de trabalho. Veja como funciona:

Tcnico em Segurana do trabalho e auxiliar de enfermagem do trabalho, jornada de oito horas dirias, respeitada a legislao trabalhista;

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

31| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Engenheiro de Segurana do Trabalho, Mdico do Trabalho e Enfermeiro do trabalho, quando a jornada for parcial, consideram-se trs horas dirias e integrais como seis horas dirias. O dimensionamento e a jornada de trabalho desses profissionais so estabelecidos pela Portaria 3214 de 08/06/78, atravs na NR-04.

E como a CIPA, o SESMT tambm dever ser registrado no MTE, apesar de o nmero de registro tambm ser permanente, a empresa obrigada a informar ao MTE qualquer alterao que ocorrer no quadro de profissionais do SESMT da empresa. O no cumprimento desse registro poder acarretar multas para empresa em caso de uma fiscalizao.

A no obrigatoriedade em manter o SESMT no exime a empresa da responsabilidade de cumprir o que determina a legislao. Para isso, dever a empresa definir um representante legal para cumprimento dessas obrigaes, o qual dever ser capacitado e qualificado para tal, e denominado como representante designado.

O SESMT na empresa ser responsvel por todos os trabalhos de preveno e conscientizao no tocante segurana e sade no trabalho. Eles sero responsveis pela determinao de condutas, de regras e de definio de formas de segurana para realizao dos trabalhos na empresa. Caber a esses profissionais manter o controle das informaes, o ambiente de trabalho, todos os documentos pertinentes rea atualizados, alm de promover campanhas de conscientizao.

A esses profissionais tambm imputada a responsabilidade de cumprir e fazer o que determina as Normas Regulamentadoras NRs do MTE. Elas formam um total de trinta e trs normas, que trataremos a seguir. A NR 01 Disposies Gerais: nela, so estabelecidos os campos de aplicao das demais Normas Regulamentadoras de segurana e sade do trabalho urbano. A NR 02 Inspeo Prvia: nesta norma, so estabelecidos parmetros para que a empresa solicite a realizao de uma inspeo de seus estabelecimentos antes de iniciar o funcionamento, ou seja, uma aprovao para iniciar a operar o negcio. A NR 03 Embargo ou Interdio: estabelece parmetros para embargo ou interdio de mquinas, equipamentos, instalaes ou canteiros de obras. A base desta norma no deixar o trabalhador ficar exposto ao risco grave e iminente de acidente ou doena do trabalho.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

32| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro A NR 04 Servio Especializado e Segurana e Medicina do Trabalho: trata do dimensionamento e da forma de atuao dos profissionais deste setor nas empresas, como j tratamos anteriormente. A NR 05 Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA: uma norma para tratar das atribuies, responsabilidades e forma de atuao da comisso. A NR 06 Equipamentos de Proteo Individual EPI: esta norma estabelece as regras em relao comercializao, importao e utilizao de EPIs. Tambm trata da responsabilidade do MTE, das empresas e dos empregados em relao aos EPIs. A NR 07 Programa de Controle Mdico e Sade Ocupacional PCMSO: esta norma estabelece parmetros para controle e monitoramento da sade do trabalhador, como j tratado na Unidade 2. Nela se estabelecem os exames a que os trabalhadores devero ser submetidos enquanto perdurar o pacto laboral. A NR 08 Edificaes: uma norma que estabelece parmetros mnimos que devem ser observados nas edificaes (construes) para proporcionar segurana e conforto para os que nela trabalham. A NR 09 Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA: esta norma trata da higiene do ambiente de trabalho, ou seja, seu objetivo identificar e manter sob controle os riscos fsicos, qumicos e biolgicos presentes no ambiente de trabalho, apesar de ser tratada aps a NR-07 PCMSO. Ela fornece subsdios para o desenvolvimento do PCMSO, pois, somente aps identificar os riscos no ambiente, possvel determinar os exames mdicos e clnicos para monitorar a sade do trabalhador. Abordaremos novamente essa norma no decorrer desta unidade. A NR 10 Instalaes e Servios em Eletricidade: nesta norma esto as diretrizes mnimas para garantir segurana aos trabalhadores, usurios e terceiros na realizao de trabalhos e na utilizao da energia eltrica em suas fases de distribuio, transmisso e consumo. A NR 11 Transporte, Movimentao, Armazenamento e Manuseio de Materiais: estabelece regras bsicas para transporte e movimentao manual de materiais; forma e requisitos de segurana para um correta estocagem do material; e regras para conduo de veculos com fora motriz prpria para a movimentao de cargas. A NR 12 Mquinas e Equipamentos: esta norma visa atuar preventivamente nos equipamentos visando preveno de acidentes nas etapas de operao e manuteno.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 33| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

A NR 13 Caldeiras e Vasos Sob Presso: nesta norma so apresentados os requisitos tcnicos legais relativos instalao, operao e manuteno desses equipamentos, de modo prevenir a ocorrncia de acidentes do trabalho. A NR 14 Fornos: esta norma tem o objetivo de estabelecer os parmetros mnimos de segurana e conforto pertinentes construo, operao e manuteno dos fornos industriais no ambiente de trabalho. NR 15 Atividades e Operaes Insalubres: nesta norma so estabelecidos os critrios para mapeamento, identificao dos agentes insalubres, limites de tolerncia e percentual a ser pago em caso de caracterizao da insalubridade. Na prxima unidade, trataremos mais sobre esse tema. NR 16 Atividades e Operaes Perigosas: define os critrios tcnicos para avaliao e caracterizao das atividades e operaes consideradas periculosas, ensejando o pagamento do adicional de periculosidade que equivalente a 30% (trinta por cento) do salrio nominal do trabalhador. Esse tema tambm ser abordado na prxima unidade. NR 17 Ergonomia: esta norma visa estabelecer parmetros que permitam a integrao ou adaptao das condies do ambiente de trabalho no que diz respeito s condies psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. Na Unidade 4, iremos aprofundar um pouco mais neste tema. NR 18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo: uma norma direcionada a trabalhos envolvendo a construo civil. Nela, so estabelecidas diretrizes de ordem administrativa, planejamento e organizao com o objetivo de prevenir acidentes e doenas do trabalho relacionados a atividades de construo civil. NR 19 Explosivos: esta norma trata das atividades de manuseio, transporte e armazenamento de explosivos, parece ser uma atividade pouco comum, mas devemos lembrar que explosivos so utilizados por mineradoras, fbricas de fogos de artifcios, entre outras atividades. Sob essa tica, fica mais fcil de percebermos a aplicao prtica dela e sua importncia em nosso dia-a-dia, pois, quando falamos em explosivos, s vezes nos remete muito a atividades militares e no percebemos a proximidade de sua aplicao em ambientes de trabalho. NR 20 Lquidos e combustveis inflamveis: trata-se das definies e dos aspectos de segurana envolvendo as atividades com lquidos inflamveis, combustveis, Gs Liquefeito de Petrleo (GLP) e outros gases inflamveis. Com essas definies,
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 34| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

possvel estabelecer diretrizes de segurana para manuseio, armazenagem e estocagem desses produtos. NR 21 Trabalho a Cu Aberto: esta norma trata das medidas preventivas relacionadas com as atividades de trabalho a cu aberto, como as que envolvem minas ao ar livre e pedreiras. NR 22 Segurana e Sade Ocupacional na Minerao: nesta norma, so tratadas todas as condies de segurana relativas aos trabalhos na rea de minerao. Ela apresenta uma caracterstica distinta das demais, pois trata de maneira separada da NR 05 da CIPA aqui chamada de Comisso Interna de Preveno de Acidentes na Minerao CIPAMIN, apresentando um dimensionamento especfico para essa atividade. NR 23 Proteo Contra Incndios PCI: esta norma trata das medidas preventivas a serem adotadas no ambiente de trabalho para diminuir o risco ou facilitar a ao de combate em caso de um princpio de incndio. Voltaremos a tratar deste tema na Unidade 5. NR 24 Condies Sanitrias e de Conforto nos Locais de Trabalho: esta norma determina os requisitos bsicos para instalaes sanitrias, especialmente referentes cozinha, aos banheiros, vestirios, refeitrios, alojamentos e com relao ao fornecimento de gua potvel. NR 25 Resduos Industriais: uma norma que visa determinar as medidas preventivas para a destinao dos resduos gerados no processo produtivo, evitando agredir a sade do trabalhador e o meio ambiente. NR 26 Sinalizao de Segurana: esta norma padroniza a utilizao de cores no ambiente de trabalho de forma a prevenir e reduzir os riscos de acidentes, alm de estabelecer diretrizes para a rotulagem de produtos de forma a reduzir os riscos do manuseio, da armazenagem e do transporte. NR 27 Registro Profissional do Tcnico em Segurana do Trabalho no Ministrio do Trabalho: uma norma que tem como objetivo nico estabelecer os requisitos para o registro desse profissional. Quando essa norma foi criada, seu objetivo foi estabelecer o parmetro de referncia para registro do tcnico em segurana do trabalho em carter provisrio at a criao de um conselho de classe, o qual ainda no existe. Portanto, fica ainda obrigatrio o registro deste profissional no MTE para que possa exercer a profisso.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

35| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro NR 28 Fiscalizao e Penalidades: ser nesta norma que voc poder verificar como sero os procedimentos adotados pelos agentes de fiscalizao, valores de multas por descumprimento de regras de segurana e prazos a serem definidos em caso de autuao. NR 29 Segurana e Sade no Trabalho Porturio: esta norma especifica para os trabalhos porturios e ela estabelece parmetros especficos para dimensionamento do servio de segurana do trabalho e CIPA, que aqui tem nomes bem distintos que so Servio de Segurana e Sade do Trabalhador Porturio SESSTP e Comisso de Preveno de Acidentes do Trabalho Porturio CPATP. NR 30 Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio: esta norma se destina especificamente a trabalhos em embarcaes comerciais utilizadas no transporte de mercadorias e passageiros na navegao martima. NR 31 Segurana e Sade do Trabalho na Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e Aqicultura: esta norma trata de forma bem clara os riscos e as medidas preventivas a serem adotadas para os trabalhadores exposto atividade apresentada. NR 32 Segurana e Sade no Trabalho nos Estabelecimentos de Sade: esta norma trata as diretrizes de segurana para trabalhos na rea hospitalar e laboratrios. NR 33 Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados: esta norma tem como objetivo definir diretrizes bsicas a serem tomadas para avaliao dos ambientes de trabalho que podem ser considerados como espaos confinados, permitindo tomar aes preventivas para neutralizar os riscos nos trabalhos neste tipo de ambiente. Estabelece, ainda, cursos e treinamentos que devem ser ministrados aos profissionais para realizao de trabalhos nesses locais.

Para

acessar

as

Normas

Regulamentadoras

na

ntegra,

acesse

http://www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras. Para finalizarmos esta unidade, estudaremos o Perfil Profissiogrfico Previdencirio PPP de acordo com Chaves (2003, p.116). Trata-se de um documento que relata a vida laboral do trabalhador no que diz respeito exposio ou no a agentes agressivos a sua sade. O preenchimento desse documento tem como base as informaes presentes no PPRA e PCMSO. um documento dinmico que requer uma atualizao constante, pois ele visa estabelecer o perfil profissiogrfico do trabalhador, ou seja, um histrico da vida laboral no aspecto de segurana e sade ocupacional.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

36| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

O PCMSO um programa que tem por finalidade o controle e o monitoramento da sade do trabalhador, alm, claro, das outras situaes que fazem parte do PCMSO, conforme estudamos na Unidade 2.

J o PPRA um programa que tem por finalidade principal levantar ou analisar as condies de exposio a agente agressivos sade. Essas informaes serviro como base para o desenvolvimento do PCMSO, pois, neste momento, o PPRA nortear as aes em relao ao cumprimento da legislao.

Este documento serve para o trabalhador requerer benefcios previdencirios principalmente para a comprovao de exposio a agentes insalubres que poder gerar o benefcio da aposentadoria especial, que consiste na reduo dos prazos para aposentar. Esse documento de preenchimento obrigatrio pela empresa.

Neste momento, voc deve estar se questionando: terei que decorar todas essas normas leis e programas? E a resposta no, porque o importante ou objetivo de apresentar a voc todo esse contedo para demonstrar que para cada situao ou ambiente existem normas relativas segurana e sade do trabalhador que devem ser cumpridas. Em muitas empresas, ser voc, futuro Gestor de RH, o profissional responsvel por coordenar os trabalhos da rea de segurana e sade no trabalho. Vale aqui chamarmos a ateno para que voc se lembre do nvel de detalhamento das NRs, como exemplo a NR-24, que tem um item que trata da importncia da gua potvel no ambiente de trabalho.

Com esse exemplo, percebemos como podem ser minuciosas algumas normas, requerendo bastante ateno em sua leitura e interpretao, pois, assuntos que parecem bvios e sem muita importncia podem ser considerados relevantes em algumas normas.

Na prxima unidade, voc ir estudar a inter-relao entre as normas apresentadas, e principalmente os efeitos de caracterizao de insalubridade e/ou periculosidade no ambiente de trabalho. Ento, vamos entender mais esses temas?

2.2. Insalubridade e Periculosidade


Para iniciarmos os estudos desses temas, importante, primeiro, esclarecer o que so, e que, embora tratados juntos, sejam muito diferentes, como ser percebido no decorrer dos estudos. Adotaremos como referncia a abordagem de Saliba (2002) em que o autor trata todas as implicaes, as formas de caracterizao, os riscos e a legislao aplicada ao assunto.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 37| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Insalubre pode ser considerado como algo prejudicial sade do trabalhador, desde que observados alguns critrios tcnicos e legais. Para um melhor entendimento, a legislao nos direciona para trs grupos que so considerados os riscos ambientais ou agentes que podem provocar danos sade do trabalhador gerando doenas ocupacionais. Os grupos so: Agentes Fsicos Rudo, calor, radiaes, frio, vibraes e umidade; Agentes Qumicos Poeira, gases, vapores, nevoas e fumos; Agentes Biolgicos microorganismos, bactrias e vrus.

importante entendermos que a simples presena desses agentes no uma situao de risco para a sade do trabalhador, porm o que caracterizar se o agente insalubre ser sua intensidade, concentrao, forma de manuseio ou quando esta acima do limite de tolerncia. A NR 15 a norma que estabelece todos os parmetros para avaliao ambiental, ou seja, as informaes ou regras por esta norma estabelecida que serviro de referncia para avaliao do ambiente e da identificao de insalubridade dessa atividade. Quando considerada como insalubre, o trabalhador poder ter direito ao pagamento do adicional de insalubridade, que varia de 10, 20 ou 40% do salrio mnimo, dependendo do tipo de agente insalubre a que estiver exposto. No ensejar o pagamento do adicional ao trabalhador se ele fizer uso de equipamentos de proteo de ordem individual ou coletiva que neutralize a absoro do agente pelo organismo. Ou seja, no basta a existncia do agente, ele tem que agredir a sade do trabalhador para gerar direito ao adicional. Por esse motivo, melhor atuar de maneira preventiva. Alm de no onerar a empresa, estar preservando a integridade fsica do trabalhador.

A periculosidade tem como caracterstica bsica o enquadramento nas seguintes situaes:

Contato com explosivos e inflamveis, conforme tratados nas NR 16; Trabalhos com energia eltrica, conforme lei 7369/85 regulamentada pelo Decreto 93412/86; Radiao ionizante, como exemplo, a presente nos equipamentos de raio x, e esta assegurada pela portaria 3393.

Diferente da insalubridade, a periculosidade coloca o trabalhador exposto a um risco de morte e no de adoecimento, por esse motivo o adicional pago ao trabalhador tem como base o 30% do salrio nominal dele. importante voc, futuro Gestor de RH, saber que a periculosidade pode no se restringir ao posto de trabalho, ao local de armazenagem ou ao manuseio do material. Para uma avaliao correta, vale considerar os parmetros estabelecidos pela NR 16, em que so avaliadas as reas de risco.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

38| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Para um melhor entendimento, vamos colocar a seguinte situao:

Na empresa XYZ, todo o trabalho de movimentao de materiais na rea interna realizado por empilhadeiras, as quais tm como combustvel o Gs Liquefeito de Petrleo GLP, fornecido por uma empresa distribuidora em cilindros com capacidade de 20 litros. Para atender demanda, a empresa mantm armazenados em local com restrio de acesso sete cilindros deste gs, totalizando 140 litros. Por saberem que trata de um produto considerado perigoso e que gera direito ao pagamento de um adicional de 30% sobre o salrio de quem manuseia essa quantidade de produto, a empresa estabeleceu que somente uma pessoa estava autorizada a manusear os produtos no local de estocagem, para pagar somente a essa pessoa o referido adicional. A empresa, para estabelecer essa regra, considerou o que estabelece a legislao: locais em que estejam armazenados volumes superiores a 135 litros de GLP geram direito ao adicional de insalubridade.

Em uma viso superficial, podemos entender que a situao est totalmente regular, porm a legislao tambm prev que ser considerada como rea de risco um raio de 15 metros do local de armazenamento dessa quantidade e tipo de produto. Portanto, trabalhadores que transitarem dentro desse raio de 15 metros tambm faro jus ao respectivo adicional de periculosidade.

Veja, em sua aula online, um pouco mais sobre Insalubridade e Periculosidade.

2.3. Ambiente de Trabalho e a Sade Ocupacional


Como base no que estudamos sobre insalubridade e periculosidade, podemos perceber a importncia do ambiente de trabalho para a sade ocupacional, pois um ambiente de trabalho isento de agentes agressivos fator primordial para a sade do trabalhador.

Vale lembrar que, em algumas situaes, no ser possvel a retirada do agente do ambiente, tornando necessria a conivncia do trabalhador com o agente agressivo. Porm, nesse caso, o que teremos como fator determinante para manuteno da sade do trabalhador ser o controle desse agente agressivo, que poder ser atravs de adoo de medidas de ordem coletiva, a utilizao de EPIs ou medidas de ordem administrativa, que podem manter a situao sobre controle ou abaixo dos limites de tolerncia fixados pela legislao.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

39| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

A seguir, veremos os acidentes e as doenas que podem ser provocados por falta de controle no ambiente.

2.3.1. Acidentes e doenas profissionais


Os acidentes e as doenas ocupacionais podero ocorrer caso no sejam tomadas aes preventivas ou pelo menos de cumprimento da legislao. Para acidentes e doenas no trabalho, iremos considerar o que tratado por Monteiro (2000). O autor cita a Lei 8213/91 como sendo importante para tratar das questes envolvendo acidentes de trabalho e doenas ocupacionais.

A Lei 8213/91 de fato contempla diversas situaes que podem ser caracterizadas como acidentes do trabalho ou doena profissional, pois, com base nesta Lei, torna-se possvel identificar e verificar se a doena ser considerada ocupacional ou no. Ainda nesta Lei, existe uma relao de situaes que podem nortear os critrios para caracterizao do acidente ou da doena do trabalho, considerando como ponto importante a atividade executada pelo trabalhador na organizao.

Embora algumas doenas possam apresentar caractersticas que podem ser relacionadas atividade ou ao agente agressivo podem no ser consideradas como doena do trabalho. Como exemplo, podemos considerar a situao de um trabalhador que executa trabalhos de transporte manual de materiais, porm, mesmo antes de realizar esse tipo de atividade, j apresentava queixas de dor na coluna. No exerccio da atividade, a situao das dores ficaram insuportveis, o que levou ao afastamento do trabalho. Durante um exame clnico, o mdico constatou um problema pr-existente e no caracterizou a doena como ocupacional. Para esses casos, existe nesta Lei um anexo em que so relacionados os agentes patognicos que classificam a associao do trabalho com a doena, embora tal situao tenha se modificado, como veremos na Unidade 7.

Podemos, ainda, entender um pouco mais, com a definio do que um acidente considerado Tpico, que aquele que ocorre no exerccio do trabalho a servio da empresa e tenha como causa direta a atividade desenvolvida pelo trabalhador. Consideramos, tambm, a doena profissional tpica, que uma situao similar ao acidente tpico, em que j pr-existe uma listagem para caracterizao da condio de dano sade.

J entendemos tambm a situao em que o trabalhador est a servio da empresa, porm a causa base no est relacionada diretamente atividade executada pelo trabalhador. Como exemplo, podemos considerar o acidente de trajeto.

2.3.2. Atividades e operaes insalubres e perigosas


Voc estudou o que so agentes agressivos sade do trabalhador. Agora sero apresentadas as atividades e as operaes que so consideradas insalubres, como so caracterizadas ou identificadas.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 40| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Segundo Saliba (2002), a NR 09 a norma que serve para mapear e identificar a presena dos agentes no ambiente de trabalho, de forma qualitativa e quantitativa e com base nesses dados ir comparar os limites de tolerncia de cada agente conforme estabelecido pela NR 15. Essa norma j prev que, quando o agente agressivo no tiver um limite de tolerncia estabelecido nacionalmente, devero ser consideradas normas internacionais para verificao do limite de tolerncia.

Na sua aula online, voc encontrar um quadro com algumas operaes ou atividades que so consideradas insalubres e os seus respectivos percentuais do adicional de insalubridade. Ver, tambm, um quadro com a classificao das atividades e das operaes consideradas perigosas. No deixe de acess-la!! Com base na NR 16 e segundo Saliba (2002), as atividades e as operaes consideradas perigosas so as que envolvem contato, manuseio e armazenamento de explosivos e lquidos inflamveis, operaes que envolvam energia eltrica, atividades ou operaes podendo gerar exposio radiao ionizante. Esses trabalhadores faro jus a receber um adicional equivalente a 30% (trinta por cento) do salrio nominal.

Nesta unidade, foi apresentada a voc a legislao bsica aplicada segurana e sade do trabalho, insalubridade e periculosidade, como elas so caracterizadas e a forma de neutralizao. Com essas informaes, voc, futuro gestor de RH, poder atuar preventivamente, minimizando os riscos para o trabalhador e poder contribuir com a empresa em que estiver trabalhando para a reduo de gastos ou despesas com pagamentos de adicionais.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

41| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

3. Teoria na Prtica
Esta unidade nos apresentou diversas situaes que podem gerar riscos sade do trabalhador em um ambiente que no ocorrem investimentos ou aes preventivas, o que tambm poder acarretar prejuzos financeiros para as empresas e possveis danos sade dos trabalhadores. A situao descrita tambm abordada por Lucina Galvo em um texto intitulado Conseqncias de Aes por Insalubridade e Periculosidade so Desastrosas. Leia o texto na ntegra, acessando o link <http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/3843/CONSEQUENCIAS_DE_ACOES_POR_INSALUB RIDADE_E_PERICULOSIDADE_SAO_DESASTROSAS>. Acessado em 09/01/2009.

Nesse texto, ela menciona os custos do no investimento em aes de segurana que podem ter valores muito elevados em caso de aes trabalhistas aplicadas por ex-trabalhadores da empresa, pleiteando o pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade.

Essas aes nem sempre so muito simples para as empresas. Em sua grande maioria, quando processada por esses motivos, se veem sem condies de apresentar evidncias de investimentos e aplicao de medidas preventivas em relao segurana e sade no trabalho.

Algumas empresas at fornecem equipamentos de segurana de forma adequada, mantendo o isolamento das reas consideradas perigosas, mas falham em no criarem registros para evidenciar o cumprimento da legislao e preservao da integridade fsica do trabalhador. Essa falha em evidenciar o fornecimento e cumprimento das regras de segurana podem contribuir para que a empresa acabe perdendo o processo. Percebemos, ento, que to importante quanto fornecer, controlar e monitorar os riscos no ambiente de trabalho gerar evidncias do cumprimento e do monitoramento das aes.

Neste momento, aparece o profissional de RH, que ser responsvel por estabelecer esse elo entre a prtica de segurana nas empresas e a gerao de documentos para evidenciar o que praticado. Dessa forma, contribui para manter a integridade fsica do trabalhador e reduzir os riscos de a empresa perder aes em processos trabalhistas.

Mais uma vez, percebemos que investir em segurana do trabalho uma das maneiras de as empresas melhorarem seus resultados financeiros. Alm disso, contribui para que a empresa possa ser percebida pelo mercado como uma empresa socialmente responsvel, ou seja, contribui para a imagem da empresa e at mesmo para o fortalecimento da marca.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

42| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

4. Recapitulando
Neste capitulo, voc aprendeu: Qual a importncia da organizao e da segurana no ambiente de trabalho para a preveno de acidentes e de doenas ocupacionais; O que CIPA, suas atribuies e seu dimensionamento; Processo de eleio de CIPA e que o membro eleito goza de direito estabilidade de 02 anos no emprego; O que significa as siglas SESMT e SEESMT; Como deve se fazer para dimensionar o SESMT em uma empresa, as atribuies e as responsabilidades desses profissionais; Como o tcnico em segurana do trabalho, o engenheiro de segurana do trabalho, o mdico do trabalho, o enfermeiro do trabalho e o auxiliar de enfermagem do trabalho compem o quadro de profissionais do SESMT; Que tanto a CIPA quanto o SESMT devem ser registrados no MTE; Que existem 33 NRs para tratarem dos assuntos relativos a segurana e sade no trabalho e estas normas apresentam caractersticas distintas de acordo com a aplicao; Como so caracterizadas as atividades insalubres, a legislao que trata desse assunto e os adicionais que fazem jus aos profissionais expostos aos riscos, sem a devida proteo; Como identificar uma atividade ou operao perigosa, adicional que faz jus a ao trabalhador exposto a esse risco, que de 30 % do salrio base do profissional; O Perfil Profissiogrfico Previdencirio, que um documento que retrata a vida laboral dos empregados de uma empresa e que utilizado para a concesso de benefcios previdencirios, principalmente para aposentadoria especial; Que a Lei 8213/91 uma das principais leis para tratar os assuntos relativos a acidentes do trabalho e a doenas ocupacionais.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

43| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Unidade 4: Ergonomia
1. Nosso Tema
Agora, iremos tratar do tema sobre ergonomia, uma palavra que hoje tem sido muito utilizada e difundida, pois as pessoas comearam a perceber a importncia de posturas ergonomicamente corretas, de equipamentos e mobilirios adequados ao perfil de cada indivduo.

At para as crianas existe essa ateno em relao ao peso do material escolar que carregam em suas mochilas.

Alm desses motivos, iremos estudar a importncia desse assunto nas organizaes e para a sade dos trabalhadores, as implicaes legais, seus impactos e benefcios para a sociedade, o retorno financeiro que pode gerar para a empresa, entre outras situaes.

Voc, futuro gestor de RH, entender a importncia e o papel do RH e por que se envolver com esse assunto.

Ento, acerte a sua postura e vamos em frente!!!

Para Refletir
Voc j pensou sobre as seguintes questes: Investir em ergonomia obrigao legal das empresas? Produtos ergonomicamente corretos so melhores? Programas de ergonomia podem contribuir com a sade das pessoas? Quais os pontos so avaliados durante a implantao de um programa de ergonomia?

Se sim, deve ter uma viso sobre o assunto, caso contrrio no se preocupe, pois neste momento o importante voc procurar uma postura mais correta ou confortvel e continuar o estudo da unidade enquanto responderemos a essas e a outras questes.

Vamos l!!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

44| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2. Contedo Didtico
2.1. Ergonomia
Trataremos, nesta unidade, os conceitos bsicos sobre ergonomia e aplicao prtica no ambiente de trabalho. Veremos tambm um pouco da evoluo histrica deste tema e o que ele tem provocado de ganhos para os trabalhadores e para a empresa.

Voc ir estudar tambm a importncia e os motivos para que, no desenvolvimento dos programas de ergonomia, se tenha a participao de diversos departamentos ou setores de uma empresa. Veremos qual departamento pode ser o articulador do programa e quais os pontos a serem considerados para a sua implantao. A seguir, estudaremos a evoluo histrica e sua conceituao.

2.1.1. Ergonomia - Conceituao


Como j estudamos na unidade 1, o mdico Bernardino Ramazzini tambm tem sua importncia e contribuio para os estudos da ergonomia. Assim, podemos dizer que a histria da ergonomia teve seu incio no ano de 1700, quando foi publicado o livro de Ramazzini. Ele apresentou um estudo com 54 grupos de trabalhadores, abrangendo mais de 60 profisses, relacionando as atividades, as doenas consequentes e as medidas de preveno e tratamento. Mesmo na poca atual, esse livro uma importante ferramenta para o estudo das doenas ocupacionais. Segundo Wisner (1987, p.12), ergonomia o conjunto de conhecimentos cientficos relativos ao homem e necessrios para a concepo de ferramentas, mquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o mximo de conforto, segurana e eficcia. J de acordo com Arajo (2002, p. 649), a palavra Ergonomia deriva do grego Ergon [trabalho] e nomos [normas, regras, leis], portanto temos uma rea para estudar, de forma sistmica, os aspectos das atividades humanas relacionadas ao trabalho, como organizao do trabalho pesado, biomecnica aplicada ao trabalho, adequao dos postos de trabalho e preveno da fadiga no trabalho e erro humano.

Para uma amplitude deste estudo, importante que tenhamos em mente o conceito base de ergonomia, que, de forma geral, tratada como uma cincia que estuda a adaptao do trabalho ao homem. Ou seja, considera as caractersticas fsicas e as limitaes do ser humano para o desempenho da atividade. Dessa forma, valoriza o trabalhador, o que mais saudvel, e, diferente do que ocorria no inicio dos processos de produo em srie e diviso da tarefa, o foco estava direcionado atividade ou ao processo, pouco considerando os aspectos humanos para sua realizao.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

45| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro
3

Outro marco dos estudos ergonmicos ocorreu na Segunda Guerra Mundial , com a criao de comisses interdisciplinares para o desenvolvimento de solues para a utilizao de armamentos e equipamentos para guerra que eram complexos e caros. Esse estudo envolveu trs reas bsicas: exatas, humanas e biomdicas. Os resultados conseguidos foram satisfatrios, tendo sido trazidos para as indstrias.

No Brasil, podemos falar de ergonomia a partir das dcadas de 60 e 70, ainda sem muita fora, pois se tratava do incio da abordagem desse assunto, no existindo, em nvel nacional, um conhecimento aprofundado sobre o tema. Alm disso, ainda se dispunha de poucos recursos didticos ou cientficos que abordassem o tema no Brasil.

Hoje, esse assunto tratado pela Norma Regulamentadora de nmero 17, que foi estabelecida pela Portaria 3214 de 08/06/1978 e tem sua existncia jurdica assegurada como legislao ordinria atravs dos artigos 198 e 199 da CLT.

Os avanos dos processos produtivos, a crescente demanda para a reduo de custos, os ciclos operacionais e o aumento dos casos de doenas ocupacionais foram fatores que fortaleceram a necessidade de melhorar a interao do sistema, ou os estudos da ergonomia com a organizao do trabalho. Esse estudo mais minucioso de todos os processos envolvidos na execuo de uma atividade se realiza com o objetivo de melhorar os resultados.

Diante da busca por melhorar os resultados e manter a sade dos trabalhadores, os empresrios se viram obrigados a adequarem e atenderem uma nova carncia nos ambientes organizacionais, de forma a evitar o adoecimento de seus profissionais e melhorar a performance produtiva. Assim, esperava-se obter um ambiente mais saudvel, com menores custos operacionais, melhor otimizao de recursos, atendimento da legislao e reduo de passivos trabalhistas.

Os gestores de RH nas organizaes passam a ter um novo papel: o de tambm tornar o ambiente de trabalho mais adequado sade do trabalhador. Mas, como atingir esse objetivo?

Fazendo um estudo de todo o processo que se deseja trabalhar, levando em considerao as limitaes do homem e os potenciais que podem ser explorados no ambiente, seja na alterao e nas melhorias de lay-out, seja nos processos operacionais, no peso de materiais, na instalao de dispositivos auxiliares para a movimentao de materiais, etc.

Para definir uma melhor forma de alcanar essa adequao, cabe aos gestores entenderem que para melhora ergonmica devem-se considerar os seguintes aspectos sobre o trabalhador: nvel de
PEINADO, Jurandir; GRAEMLl, Alexandre Reis. Administrao da produo: operaes industriais e de servios. Curitiba: UnicenP, 2007. Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 46| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

iluminao do ambiente de trabalho, conforto trmico, nvel de rudo, posturas, esforo fsico, movimentos repetitivos, monotonia, ateno, carga mental do trabalho, tomada de deciso, trabalho em grupo, paradigmas do trabalho e cultura organizacional. Esses so apenas alguns pontos para servirem de referncia na tomada de aes de um estudo ergonmico, portanto no basta alterar o processo sem entender a necessidade dos trabalhadores.

Percebe-se, ento, a importncia da interao interdepartamental para tomada de aes.

Em uma organizao, pode-se dizer que o departamento de logstica dar a sua contribuio fazendo um estudo do ciclo produtivo, processos de aquisies de produtos, matrias primas, estabelecendo tempos e pesos que atendam s especificaes ergonmicas. A rea de recursos humanos avalia o impacto das atividades produtivas na sade do trabalhador, entendendo como sade o bem-estar fsico, emocional e social. A rea mdica avalia o impacto do trabalho sobre o corpo do trabalhador, conhecendo o processo e definindo perfis fsicos para atividades (por exemplo, em ambiente com temperatura elevada, o trabalhador no poder ter hipertenso), no comprometendo sua sade e podendo proporcionar um melhor rendimento operacional.

Enfim, o conjunto dessas aes poder gerar um sistema que proporcionar resultados positivos para o trabalhador e para a empresa. Para o primeiro, os ganhos podem ser considerados com a manuteno de sua sade, menor desgaste fsico para execuo, ambiente de trabalho mais seguro, melhoria da qualidade e da produtividade. J para as empresas, poder ocorrer reduo de custos operacionais, aumento da produtividade, maior fidelizao dos trabalhadores, gerar uma imagem positiva da empresa e maior competitividade pela reduo de custos e prazos para fabricao de seus produtos ou servios.

No prximo tpico, trataremos do programa de preveno de riscos ergonmicos. Com esse estudo, voc entender melhor a importncia do envolvimento interdepartamental no aspecto de ergonomia.

2.2. Programa de preveno de riscos ergonmicos


Com base na NR 17 da Portaria 3214 de 08/06/78, para avaliao dos riscos presentes no ambiente de trabalho em relao ergonomia, devero ser consideradas as condies de trabalho, as caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores e tambm os seguintes aspectos:

Levantamento e transporte manual de cargas; Mobilirio dos postos de trabalho; Equipamentos dos postos de trabalho; Condies ambientais de trabalho;

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

47| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Organizao do trabalho.

Neste momento, voc pode estar pensando: que relao tem esses aspectos com a ergonomia?

A resposta simples: TUDO. Vejamos agora o que observar em cada aspecto, tendo como base a NR - 17:

Levantamento e transporte manual de cargas, segundo a NR-17. Esta atividade ser considerada quando o trabalhador suporta sozinho o peso da carga. Devero ser observados: limite de carga, capacidade fsica do trabalhador periodicidade e rotina do trabalho. A legislao atual no define de forma direta o limite de peso que pode ser transportado manualmente por um trabalhador, mas menciona que dever ser considerado um limite que no oferea riscos de segurana e sade dele. Ressalta ainda o trabalho de menores e da mulher em relao movimentao de cargas, que dever ser inferior ao volume ou peso definido para os homens;

Mobilirio dos postos de trabalho. Ao tratar deste tema, a primeira imagem que pode nos vir mente so os escritrios das empresas, porm o tema mais abrangente, pois considera mobilirio de forma geral. Como exemplo, uma bancada de trabalho considerada como mobilirio. Com essa viso, fica mais simples de entendermos esse aspecto. Vale ainda destacar que a legislao sugere que sempre que o trabalho puder ser executado na posio sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para essa posio, ou seja, adequar a atividade para que seja realizada na posio sentada. Para efeito do mobilirio, dever ser considerado: altura, possibilidade de ajustes, rea de trabalho oferecendo conforto, postura para execuo do trabalho e permitir a movimentao adequada do trabalhador. Importante tambm considerar para as atividades que devem ou necessitem que sejam realizadas com o trabalhador em p, manter, prximo ao local, bancos ou assentos que permitam a ele utiliz-los para descanso sempre que a atividade permitir;

Maquinas/Equipamentos dos postos de trabalho. Devero ser observados se oferecem condies para atender s caractersticas dos trabalhadores e natureza do trabalho, verificando os limites de capacidade de produo da mquina/equipamento e do trabalhador. Da mesma forma que no mobilirio, observar altura, ngulo de viso do trabalhador, mobilidade, permitir sempre que possvel regulagens de altura e ajustes, de maneira a propiciar maior conforto para o execuo da atividade;

Condies ambientais de trabalho para preveno de riscos ergonmicos. As condies so rudo, calor e iluminao. Diferente dos fatores insalubres, como estudamos na

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

48| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

unidade 3, essas condies sero avaliadas com valores ainda mais criteriosos para proporcionar uma melhoria da condio do ambiente de trabalho, ou seja, para estudo de fatores ergonmicos, a presena desses agentes pode ser que no represente um ambiente insalubre e sim de desconforto. Portanto importante que voc tenha essa clareza de viso. Para avaliao ergonmica, considera-se a questo do calor, da iluminao e do nvel de rudo para as atividades que exijam ateno e concentrao intelectual constantes, como salas de projetos, escritrios, salas de controle, etc.

Nesse caso, o nvel de rudo considerado como aceitvel est definido pela NBR10152 (NBR so normas tcnicas brasileiras criadas pela ABNT, Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Elas servem de referncia nacional para aplicao de conceitos que requerem um padro. Essas Normas, em alguns casos, seguem parmetros internacionais como referncia) e para o calor ser considerado confortvel entre 20 a 23C. A iluminao segue os parmetros estabelecidos pela NBR-5413, em que so estabelecidos os nveis mnimos de iluminao a serem observados nos locais de trabalho.

Organizao do trabalho um dos pontos mais abrangentes, pois ir requerer a interrelao das diversas reas envolvidas de forma direta ou indireta no processo. Essa organizao considerada desta forma por envolver as diversas etapas de um processo produtivo, como complexidade da tarefa, ciclo operacional, exigncias do cargo, as mquinas e equipamentos envolvidos na fabricao, rotinas e regras de trabalho, aspectos psicolgicos e perfil do trabalhador para o cargo. Assim, entendemos que uma organizao do trabalho bem estruturada e planejada poder servir para evitar ou reduzir os riscos ergonmicos dos processos de fabricao. Para que ela ocorra no aspecto de segurana, devero ser consideradas as normas ou rotinas de produo, forma de execuo do trabalho, tempo a ser desprendido na atividade, ritmo de trabalho e contedo das tarefas. Dessa forma, voc pode perceber que a interao e a comunicao entre os diversos setores se tornam inevitveis para as organizaes que desejam desenvolver um programa de preveno de riscos ergonmicos.

Voc, futuro gestor de RH, pode perceber que, para prevenir os riscos ergonmicos, englobamos diversas aes que exigem um trabalho em conjunto com os diversos setores de uma organizao. O RH poder ser uma pea fundamental para que ocorra essa interao. Ele pode criar um comit para tratar dos assuntos relativos ergonomia, provocar uma interao entre os departamentos atravs de treinamentos, criar um programa aberto a todos os funcionrios para apresentar sugestes sobre
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 49| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

ergonomia, difundir o tema para alta administrao, trabalhar de forma a motivar a participao de um representante das principais reas da empresa. Esses so alguns exemplos de como poder o RH fomentar os trabalhos. A seguir, abordaremos um tema que exigir ainda mais do profissional de RH.

2.3. Aspectos comportamentais na relao entre risco e homem


Os aspectos comportamentais que podem contribuir para um aumento dos riscos para o trabalhador so: desateno na realizao da atividade podendo realiz-la adotando posturas inadequadas e negligncia s regras a serem seguidas. Esses fatores esto relacionados com a forma com que esse trabalhador percebe sua atividade e atua nela, com a autonomia para intervir no processo sempre que perceber uma anomalia ou potencial de melhoria, e ainda alterar a atividade, respeitando, claro, regras de produo, entendimento da tarefa e variedade do trabalho.

O autor que aborda este tema Chiavenato (1999, p.392-393). Ele cita o modelo de estruturao de cargo proposto por Hackmam e Oldham. Dentro dessa viso, so considerados os aspectos comportamentais. O que eles propem que seja dado maior valor ao cargo, proporcionando maiores responsabilidades, gerando comportamentos positivos e reduo de riscos nas atividades. Essas habilidades proporcionadas ao cargo podem contribuir para que o trabalhador perceba a sua importncia no processo do trabalho, apresentando propostas de melhorias e cumprindo as regras ou normas estabelecidas para evitar riscos ergonmicos.

O que se espera com essa abordagem comportamental de Hackmam e Oldham levar para o trabalhador fatores que iro enriquecer o seu trabalho. Ou seja, ele entende a importncia da atividade que realiza, sabe de sua autonomia, conhece e entende o processo de trabalho e tem retorno do andamento do trabalho.

Para voc implementar essas aes para enriquecer, delegar e gerar autonomia, sugiro-lhe utilizar o que citado por Chiavenato (1999, p.392-393), tratando das dimenses do cargo, considerando os seguintes:

Oferecer ao cargo variedade de habilidades na execuo dos trabalhos quer sejam intelectuais, motoras;

Entendimento e significado da tarefa. O trabalhador deve compreender a importncia da execuo do seu trabalho, o que ter como produto final de sua atividade e como seu trabalho afeta no andamento do processo e nas atividades de outros setores ou departamentos. Esse entendimento por parte do trabalhador

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

50| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

contribuir para que se sinta valorizado com o trabalho que realiza, interagindo melhor com os outros departamentos ou setores.

Ter autonomia. Poder do trabalhador ao perceber qualquer anomalia no processo, para que ele possa interromper e at propor solues na realizao do trabalho, permitir que o trabalhador utilize sua capacidade criativa no desempenho do seu trabalho;

Proporcionar retorno do desempenho de seu trabalho, demonstrando se o que est sendo realizado est correto ou no, alm do fato de demonstrar a importncia do trabalho e acompanhamento. Dar condies do trabalhador perceber se a execuo de sua atividade est correta;

Permitir que a tarefa realizada possibilite um contato com trabalhadores de cargos superiores, com outros setores ou at mesmo com clientes externos, pois, dessa forma, o trabalhador tambm poder perceber a importncia do seu trabalho e sua valorizao, que so fatores contribuintes para seu maior comprometimento e envolvimento.

Para exemplificar as situaes apresentadas, vamos utilizar o seguinte exemplo:

O Sr. Z, funcionrio da empresa XYZ, atua na rea de atendimento ao Call Center. Aps cinco anos trabalhados, apresentou vrias queixas em relao a dores nos punhos e nas articulaes dos dedos das mos. Nessa mesma empresa, trabalha o Sr. Jota, realizando as mesmas atividades que Sr. Z, e com o mesmo tempo de trabalho, porm no apresentando nenhum problema relacionado a esse tipo de queixa.

Diante dessa situao, a empresa estruturou um comit de ergonomia, o qual realizou diversos estudos e pesquisas neste setor em que obteve os seguintes resultados:

O Sr. Z estava subordinado a uma liderana autocrata, a qual no proporcionava retorno em


relao ao desempenho do trabalho, no direcionava o andamento das aes, no permitia a comunicao entre os funcionrios do departamento e no aceitava que o atendente desse retorno para o cliente quanto aos questionamentos mais importante, sem passar por sua avaliao;

O Sr. Jota estava subordinado a uma liderana mais democrtica, a qual sempre que possvel
dava retorno quanto a seu rendimento, performance e pedindo melhores resultados quando necessrio em relao ao andamento dos trabalhos. Essa liderana permitia que o Sr. Jota apresentasse sua opinio sobre a execuo e permitia dentro dos limites pr-estabelecidos
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 51| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

alterar a rotina. Em relao ao retorno para os clientes, o Sr. Jota j havia sido orientado sobre os parmetros que poderia responder aos clientes e, em caso de dvidas, dever procurar se orientar com seu superior.

Com base neste exemplo, podemos perceber que as situaes apresentadas anteriormente podem contribuir para que o trabalhador entenda o significado e a importncia do seu trabalho, contribuindo para um estado emocional mais adequado, reduzindo a possibilidade de adquirir alguma doena ou leso pela ao do trabalho. fato que no basta esse tipo de ao. Ela apenas uma em um grupo de atividades a serem trabalhadas para propiciar melhores condies no ambiente de trabalho. Desenvolvendo esses princpios na estruturao dos cargos e tarefas a serem realizadas nos processos de trabalho, espera-se que o trabalho se torne mais dinmico e estimulante para o trabalhador, que deixa de ser um simples executor para ser uma pessoa responsvel pelo trabalho que realiza.

Com esses passos, os riscos relativos aos aspectos comportamentais tendem a reduzir ou ficar sob controle, pois o trabalho deixa de ser montono, o trabalhador tende a manter uma maior concentrao na atividade. Esses fatores, alm de contribuir para o aspecto ergonmico, tambm podem impactar a qualidade do trabalho, a reduo de absentesmo e da rotatividade de pessoal.

Dessa forma, o RH deve interagir e fazer com que os assuntos relativos ergonomia sejam avaliados e considerados em todos os processos da organizao, contribuindo para a sade e o bem-estar do trabalhador, alm do importante fator de poder melhorar a produtividade e os resultados operacionais da organizao.

Com base no que estudamos nesta unidade, podemos perceber a importncia de investir na segurana e na sade no trabalho e tambm a interao do RH neste processo.

Alm desses conceitos e aes, as organizaes devem tambm ter ateno com a implantao de programas com foco na ergonomia e/ou melhoria nos ambientes de trabalho, de forma a tornar o trabalho menos agressivo sade do trabalhador. A seguir, apresentaremos a voc alguns exemplos de programas de ergonomia:

Ginstica laboral um dos programas atualmente mais usuais nas organizaes, o qual consiste na realizao de atividade fsicas com os trabalhadores antes do inicio das atividades do trabalho, podendo tambm ocorrer durante a jornada de trabalho, provocando uma quebra no ritmo do trabalho e aliviando as tenses ou riscos da atividade. Os exerccios que envolvem este programa so em sua grande maioria de alongamento e re-postura corporal e normalmente conduzidos por profissionais de educao fsica ou fisioterapeutas.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

52| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Rodzio nos postos de trabalho um programa que visa quebrar os ciclos de trabalho, ou seja, aps uma avaliao ergonmica e estudo dos movimentos em cada atividade, avalia e define os parmetros para rodzio nos postos de trabalho assim proporcionado uma variao nos movimentos o que ir contribuir para a preveno de doenas relacionadas a movimentos repetitivos como LER/DORT (Leso por Esforo

Repetitivo/Distrbio Doena Osteomuscular Relacionada ao Trabalho).

Avaliao e estudos dos postos de trabalho. Essa avaliao requer alguns conhecimentos tcnicos para verificao ou adequao dos postos de trabalho a necessidades do trabalhador, atravs de ajustes de altura de mobilirio equipamentos ou mquinas, alterao no arranjo fsico do ambiente, instalao de equipamentos ou mquinas de apoio e suporte como exemplo, equipamento para iar cargas, eliminando o risco de levantamento manual de pesos. A abrangncia e a complexidade destes estudos esto diretamente relacionadas amplitude e a variaes do posto de trabalho.

Pausa ou intervalo no trabalho. Esse programa consiste em estabelecer pausas durante a jornada de trabalho em que, de fato, o trabalhador para de executar qualquer tipo de trabalho para ter um descanso. Essa situao muito comum para profissionais que executam trabalhos com movimentos repetitivos. Para sua implantao, tambm h a necessidade de um estudo da atividade para definir os tempos de intervalo que normalmente so de 10 minutos para cada 50 minutos trabalhados. Vale ressaltar que, para efeito de pagamento de salrios, este intervalo considerado como hora trabalhada.

Conforto trmico um programa que tem como objetivo principal avaliar a temperatura do ambiente de trabalho para torn-lo confortvel ou com uma temperatura mais adequada em relao ao trabalho, de maneira a no comprometer a sade do trabalhador. Como exemplo, podemos considerar a instalao de sistema de ar condicionado em uma sala, a climatizao de um ambiente fabril que pode ser realizada atravs de instalao de isolamento trmico no telhado, abertura de janelas laterais, etc. Para essa ao, importante um estudo prvio da atividade, pois, em alguns casos, a alterao da temperatura no ambiente pode afetar a qualidade do produto.

Esses so alguns exemplos de programas que auxiliam na preveno de doenas relacionadas ao trabalho, mas, para definio e implantao de qualquer desses programas, importante que seja realizado um estudo ergonmico prvio para analisar e avaliar qual programa poder ser mais adequado ao ambiente analisado.

E a voc, futuro Gestor de RH, caber, em algumas empresas, a conduo ou a coordenao dos trabalhos e estudos ergonmicos.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

53| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

3. Teoria na Prtica
Nesta unidade, voc estudou alguns pontos importantes e a serem considerados para implantao de programa de ergonomia e benefcios que podem gerar para a organizao e para os trabalhadores. Foi possvel tambm perceber que implantar esse programa requer integrao e envolvimento das diversas reas da empresa, ou seja, a implantao eficaz depende de aes interdepartamentais. O Jornal quinzenal da CATHO Online traz uma matria de Daniel Limas. Nela so abordadas situaes que demonstram a importncia de implantar um programa de ergonomia na empresa e benefcios que podem ser esperados com esse programa. A matria tem o titulo de Ergonomia: cuidados com o dia-a-dia do trabalhador leia no link

<http://www.catho.com.br/estilorh/index.phtml?secao=236>. Acessado em: 01/02/2009.

Nesta matria, voc poder perceber que implantar um programa de ergonomia esta muito alm de uma simples mudana do mobilirio e que o investimento nesta rea pode gerar ganhos reais e retornos para a empresa e trabalhadores.

Este retorno para empresa vai alm do ambiente de trabalho, pois a implantao do programa de ergonomia atualmente uma obrigao legal que pode gerar autuaes, multas e punies, e ainda chegar ao extremo da interdio de uma rea ou de toda empresa, caso, na ao da fiscalizao do Ministrio do Trabalho e Emprego, seja constada uma situao de risco grave sade do trabalhador.

Outro fator tambm motivador em relao imagem da empresa, que poder ser vista como uma organizao socialmente responsvel. Estar demonstrando de maneira prtica a aplicao de uma responsabilidade social interna, ao procurar manter e preservar a sade de seus trabalhadores. Preservando a sade do trabalhador, a empresa ainda poder ter uma maior fidelizao de seus trabalhadores, que estaro satisfeitos por trabalharem em um local onde se sentem valorizados e respeitados.

Vimos que implantar um programa de ergonomia gera diversos benefcios, mas vale ressaltar que, mesmo diante de todas as vantagens, em algumas organizaes, existe uma resistncia em implement-lo. Diante desse fato, poder caber a voc conscientizar e convencer as organizaes da importncia do programa. Isso nem sempre ser uma tarefa fcil, mas muito importante que acontea.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

54| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

4. Recapitulando
Nesta unidade, voc aprendeu que a ergonomia uma cincia que estuda a adaptao do ambiente ao homem e que seu estudo teve seu incio no ano de 1700, com o mdico Bernardino Ramazzini, um mdico italiano.

No Brasil, o tema comeou a se destacar nas dcadas de 60 e 70, e, em 1978, foi publicada a NR- 17 da portaria 3214, fazendo com que o tema tivesse um amparo legal.

A NR- 17 tambm uma importante ferramenta para o direcionamento e a implantao de um programa de ergonomia em uma organizao. Nela so abordados os aspectos a serem considerados para a implantao de um programa, que so:

Levantamento e transporte manual de cargas; Mobilirio dos postos de trabalho; Equipamentos dos postos de trabalho; Condies ambientais de trabalho; Organizao do trabalho.

Os aspectos comportamentais podem influenciar em um programa de ergonomia, sendo muito importante considerar as atribuies do cargo, analisando os seguintes fatores:

Variedade de habilidades na execuo dos trabalhos; Entendimento e significado da tarefa; Autonomia; Proporcionar retorno do desempenho de seu trabalho; Permitir que a tarefa realizada possibilite um contato com trabalhadores de cargos superiores outros setores ou at mesmo com clientes externos.

Para implantar um programa de ergonomia, requer-se o envolvimento de diversas reas da organizao e que pode ser o RH o setor responsvel em estabelecer essa comunicao interdepartamental para direcionar as aes para a implantao do programa.

Com base em todos esses fatores, voc pde perceber que a implantao dos programas de ergonomia tem como foco a melhoria do ambiente, o retorno financeiro para as organizaes. Ela pode ainda impactar a imagem da empresa como socialmente responsvel, alm do fato de poder provocar uma fidelizao de seus trabalhadores.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

55| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Unidade 5: Primeiros Socorros e Preveno e Combate a Incndios


1. Nosso Tema
Nas unidades anteriores, estudamos sobre as formas de preveno de riscos para a sade do trabalhador e prejuzos para a empresa, agora o que veremos so as tcnicas ou metodologias para a prestao do pronto atendimento a uma possvel vtima e mtodos de preveno e combate a incndios. Voc estudar os conceitos bsicos que podem ajud-lo ao salvar vidas. Neste instante, voc pode estar se perguntando: como socorrer algum? Mal posso ver sangue que praticamente desmaio. Ou ento, eu no tenho habilidades diante de uma situao emergencial e quanto mais enfrentar um incndio.

O que mais importante voc manter a calma e prosseguir com os estudos. No decorrer desta unidade, trataremos desse assunto e voc poder perceber que mais importante que agir diante de uma situao emergencial saber identificar os riscos presentes na situao e manter a calma para ter clareza em suas aes. Salvar uma vida pode ser um simples ato, como o de efetuar um telefonema ou manter o isolamento de um local. Com muita calma e ateno, vamos em frente!

Para Refletir
O que melhor: prevenir ou remediar? Essa pergunta pode nos levar a pensar onde falhei, que erro cometemos, e agora, como iremos agir? Mas, quando falamos em primeiros socorros e preveno e combate a incndios, devemos ter em mente ou j definido o que iremos fazer, quais atitudes e comportamentos a tomar quando alguma situao fugir da normalidade.

Agora voc pode se perguntar: uma forma de preveno estabelecer regras e rotinas buscando prever as situaes emergncias e diretrizes de ao? Para essa pergunta, podemos responder sim.

E, voc, futuro profissional de RH, como dever agir? Vamos l!!!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

56| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2. Contedo Didtico
2.1. Noes bsicas de primeiros socorros
Depois de j termos estudado algumas formas de prevenir e evitar acidentes e doenas ocupacionais, agora o que estudaremos como agir quando a preveno falha. O que a princpio pode parecer o bvio, pode no ser o mais adequado a fazer. Estudaremos, por exemplo, os conceitos bsicos para a prestao dos primeiros socorros e como agir em caso de princpios de incndios.

Antes de aprofundarmos em nossos estudos, importante que voc tenha em mente o seguinte:
Primeiros socorros o atendimento imediato e provisrio prestado em caso de acidente ou sintoma agudo, geralmente prestado no local da ocorrncia at a possibilidade de transporte para tratamento definitivo. Com o objetivo de preservar a vida, reduzir o sofrimento, prevenir complicaes e/ou at proporcionar transporte 4 adequado da vtima .

Socorrer ento diferente de medicar.

Agora, com esse conceito bem claro, podemos prosseguir!

2.1.1. Primeiros atendimentos


Para iniciar, importante sabermos que existe na legislao o amparo legal, estabelecendo a obrigatoriedade de manter, nos estabelecimentos, material necessrio e adequado prestao dos primeiros socorros, levando em considerao as atividades desenvolvidas no local, devendo ainda manter guardado em local adequado sob a responsabilidade de pessoa(s) treinada(s) e capaz (es) de agir diante de uma situao emergencial (ARAJO,2002, p.229).

Como exemplo de legislao que aborda o tema primeiros socorros, podemos citar as seguintes Normas Regulamentadoras NRs: NR-05 Comisso Interna de preveno de acidentes - Nesta norma, o contedo bsico do curso de treinamento para o cipeiro (representante da Cipa) consta que dever fazer parte do treinamento; NR-07 Programa de controle mdico e sade ocupacional - PCMSO - o item 7.5.1 desta norma trata das obrigaes do empregador com relao prestao dos primeiros atendimentos;

Manual de Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundao Oswaldo Cruz, 2003. 57| P g i n a

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro NR-10 Segurana em Instalaes e Servios em Eletricidade - Esta norma remete importncia dos profissionais que executam atividades em reas eltricas estarem capacitados a prestarem os primeiros socorros no caso de acidentes. O treinamento de primeiros socorros para esta norma est incluso no curso que deve ser dado a todo funcionrio que exera atividades em partes eltricas, sendo previsto para o curso uma carga horria mnima de 40 horas. Ser considerado dentro desse tempo e no contedo programtico do curso um perodo destinado parte de primeiros socorros; NR-18 Condies e Meio Ambiente de Trabalho na Indstria da Construo - Nesta norma, so estabelecidos os parmetros para aplicao de regras de segurana do trabalho na indstria da construo, entre essas regras constam tambm as de atendimento de emergncia; NR 22 Segurana e Sade Ocupacional na Minerao - As regras para execuo de trabalhos na rea de minerao so definidas por meio do item 22.32, intitulado operaes de emergncia; NR 23 Preveno e Combate a Incndios - Define que, entre as atribuies da equipe de pessoas capacitadas para manuseio de equipamentos de combate a incndio de que trata a norma, tambm sero estes os responsveis para os atendimentos de primeiros socorros; NR 29 Segurana e Sade no Trabalho Porturio - Logo nas disposies gerais da norma, j tratada ou citada a importncia dos primeiros socorros que devero ser atendidas para a aplicao no ambiente de trabalho; NR 30 - Segurana e Sade no Trabalho Aquavirio - Esta norma trata das condies e regras de segurana para atividades em embarcaes comerciais que estejam em territrio nacional, em seu item 30.12, intitulado da Proteo Sade. Ele cita a importncia de a enfermaria manter meios adequados para cumprir com a finalidade para a qual se destina; NR 31 - Segurana e Sade no Trabalho na Agricultura, Pecuria, Silvicultura, Explorao Florestal e Aquicultura - As atividades tratadas nesta norma oferecem algumas caractersticas distintas por serem realizadas em um ambiente onde se apresentam riscos de ataque por animais peonhentos, sendo citada na norma a questo dos atendimentos dos primeiros socorros em casos envolvendo ataque por cobra;

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

58| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro NR 33 - Segurana e Sade no Trabalho em Espaos Confinados - No contedo bsico do curso de trabalho em espaos confinados, que uma obrigao legal para todas as pessoas que exeram trabalhos nesta condio, contemplada, em seu contedo programtico, a questo dos primeiros socorros. Nesse caso, so consideradas as peculiaridades por se tratar de um socorro em uma condio que foge do padro normal, pois, em espaos confinados, a ao deve ainda ser mais rpida em algumas situaes (como exemplo, vazamento de gs), alm do fato do ambiente ou local no propiciar espao amplo para movimentao.

Voc, agora, j pode perceber que prestar os primeiros socorros no requer simplesmente manter uma maca, essa ao muito mais ampla e abrangente. Vai alm de requerer preparos e condies diversas a serem adotadas de acordo com o ambiente que possa gerar a necessidade do atendimento emergencial. Vale lembrar que, por trs de todas essas aes, existe a legislao a ser cumprida e a no observncia do estabelecido poder, expor a vtima ou pessoa que requeira os primeiros socorros a um dano ainda maior em sua sade. Poder ainda implicar multas em caso de fiscalizao pelo Ministrio do Trabalho e Emprego.

Iremos agora estudar algumas condutas a serem tomadas em casos de emergncia e o perfil do socorrista. Estudaremos como agir em casos de ferimentos, hemorragia, choque eltrico, queimaduras, desmaios, convulses, corpo estranho nos olhos, fraturas e parada cardaca e respiratria. De acordo com Oliveira (2002, p.108 117): Ferimentos podem variar de superficiais a profundos, podendo, de acordo com a sua gravidade, provocar uma hemorragia. Superficiais - Nestes tipos de ferimentos, caso ocorra uma hemorragia, esta ser normalmente mais leve ou moderada. Para cuidar, o primeiro passo se proteger calando luvas ou outros meios para evitar o contado com sangue e ferimento da vtima. Aps esse procedimento, lavar o local removendo as impurezas, caso tenha algum objeto ou material fixado no ferimento no tente remover, pois poder agravar a leso. Nesta situao, procure auxlio mdico de imediato. Aps a limpeza, faa aplicao de um antissptico no local e cubra com uma gaze limpa e esterilizada. Faa a fixao com esparadrapo ou curativo autocolante.

Profundos - Caso haja hemorragia, o primeiro passo ser estanc-la, o que pode ser feito por meio de uma compresso no local para reduzir e at parar o fluxo. Em casos mais graves como amputao ou dilacerao de algum membro, deve-se utilizar a aplicao de torniquete. A aplicao do torniquete

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

59| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

consiste em enrolar um pedao de pano largo logo acima do membro amputado ou dilacerado e dar um n nesse pano, colocar um objeto rgido no meio do n (por exemplo, um cano ou uma ripa) e completar o n em cima desse objeto, apertando bem para fix-lo no local. Voc dever girar esse objeto, pressionando o membro da vtima, at estancar a hemorragia e, a cada dez a quinze minutos, afrouxar o torniquete, at a chegada no local para atendimento mdico. IMPORTANTE: O TORNIQUETE SOMENTE DEVE SER APLICADO EM CASO DE AMPUTAO OU DILACERAO DE MEMBROS. Hemorragias Fora as j citadas, em questo de ferimentos, podemos destacar aqui a hemorragia nasal e interna, que tambm merecem muito cuidado e ateno. Nasal - Neste caso, voc dever assentar a vtima posicionado a cabea para frente e apertar o nariz por uns dez minutos. Se a hemorragia persistir, pode ser colocada uma bolsa de gelo sobre o nariz e a fronte da vtima. Ainda persistindo o sangramento, poder tamponar o nariz com uma gaze e procurar auxlio mdico. Interna - Para esta situao, o que fazemos considerar a suspeita de uma hemorragia interna e proceder o socorro como se assim o fosse. So comuns em casos de pancadas na regio do trax e abdmen. Os sintomas normalmente so: Pulso fraco; Pela fria; Suor intenso; Palidez intensa; Sede e tonturas. Abdmen rgido; Voc dever manter a vtima deitada e com uma leve inclinao para que a cabea permanea em um nvel abaixo do corpo. O auxlio mdico nesses casos deve ser o mais rpido possvel, pois tal situao pode provocar a morte da vtima. Nunca d lquidos a uma pessoa com esse tipo de sintoma. Choque eltrico O primeiro passo verificar se a fonte de energia eltrica que pode estar em contato com a vtima j foi desligada. Feito essa parte, verificar o estado da vtima e traumas. Proceder ao atendimento de acordo com a leso que, nestes casos, podem variar dependendo da situao que ocorreu o acidente, como, por exemplo, a descarga eltrica ter provocado a queda de uma determinada altura, a qual poder provocar uma fratura. Em uma situao normal, os traumas mais comuns so queimadura e parada cardiorrespiratria. Diante dessa situao, vale lembrar a

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

60| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

importncia de atender o que determina a NR-10 com relao ao treinamento dos profissionais que trabalham em instalaes eltricas. Queimaduras So muitas as fontes que podem gerar uma queimadura, como fogo, vapores, produtos qumicos e at mesmo por exposio a baixas temperaturas. Em todos esses casos, elas podem ser superficiais ou profundas e ambas requerem muito cuidado e ateno, dependo da extenso e da parte do corpo atingida, pois o tecido danificado se torna uma porta de entrada para bactrias, o que poder provocar infeces. No caso da queimadura com produtos qumicos, lavar o local com gua em abundncia. Nas empresas, importante identificar os produtos que, em contato com a pele, no devem ser lavados com gua, pois pode reagir com o produto, agravando leso. Procure no furar as bolhas e cubra o ferimento com uma gaze limpa e encaminhe para o atendimento mdico. Em casos de tecidos ou objetos agarrados na vtima, no os remova. Nos olhos, procure um auxlio mdico o mais rpido possvel. Desmaios Podemos entender como uma perda sbita, total ou parcial dos sentidos. A vtima apresenta palidez, pulso e respirao normalmente fracos. Para prestar socorro vtima, importante procurar manter a cabea em nvel abaixo do corpo para melhorar a oxigenao e o fluxo sanguneo no crebro. Em seguida, encaminhar a pessoa para uma avaliao mdica. Convulses uma situao similar a do desmaio, porm ocorrem contraturas musculares, ou seja, uma contrao involuntria dos msculos. Esse tipo de situao mais propcio de ocorrer com pessoas com epilepsia, tumores cerebrais, crianas com febre muito elevada e traumatismos cranianos. Diante dessa situao, importante uma atuao rpida e encaminhamento para atendimento mdico, principalmente quando voc desconhece as causas da convulso. Mas, de forma geral, voc deve procurar proteger a vtima para que ela no se machuque durante a crise, retirando do local objetos e materiais, mant-la deitada com a cabea virada para a lateral, com objetivo facilitar a sada da saliva, caso esteja excessiva. Corpo estranho nos olhos o alojamento de algum material nos olhos. O socorro neste caso inicia-se com a no tentativa de retirar o corpo estranho e a busca por auxlio mdico. Fraturas uma leso direta no osso, que pode levar ao seu rompimento total ou parcial. Ela pode ocorrer de duas formas, abertas ou fechadas. As abertas ocorrem quando h o rompimento da pele e o osso fraturado fica exposto, j na fechada, no ocorre a leso na pele. Quando se tratar de fratura exposta, pode ser necessrio
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 61| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

controlar a hemorragia antes de tratar da fratura. Sempre que possvel procure imobilizar a parte do corpo atingida com talas. Observar para que a imobilizao ocorra principalmente nas articulaes prximas ao local fraturado. Parada Cardaca e Respiratria a ausncia de batimentos cardacos e respiratrios que se caracterizam com as unhas e os lbios com um tom de cor roxa e pupilas dilatadas. Para prestar esse tipo de socorro, voc deve proceder o mais rpido possvel, evitando assim o falecimento da vtima. Diante dessa situao, voc dever seguir os procedimentos abaixo: Respirao artificial; Deitar a vtima em uma superfcie plana e com a cabea voltada para cima; Desobstruir as vias respiratrias, retirando da boca da vtima objetos como dentadura, balas, entre outros que possam obstruir as vias respiratrias; Levantar o pescoo e inclinar a cabea para trs, provocando assim a abertura das vias reas; Tampar as narinas da vtima, usando o polegar e o indicador; Encaixar a sua boca na da vtima e soprar at notar o peito levantando; Aps soprar o ar, retirar a sua boca da boca da vtima, soltar as narinas da vtima e deix-la expirar, soltar o ar livremente, ou seja, sozinha; Repetir o movimento pelo menos quinze vezes por minuto, at a chegada de auxlio mdico ou que a vtima restabelea a sua respirao.

Massagem cardaca: Deitar a vtima em uma superfcie plana e com a cabea votada para cima; Apoiar as mos sobrepostas em cima da metade superior do esterno (osso acima do que chamamos de boca do estmago); Fazer em seguida uma presso com bastante vigor, provocando uma compresso do corao; Repetir a manobra quantas vezes for necessrio at o socorro mdico;

Respirao artificial e massagem cardaca: Seguindo os passos j apresentados, voc poder realizar as manobras em conjunto, caso a vtima

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

62| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

esteja com uma parada respiratria e cardaca ao mesmo tempo, observando o seguinte: Se estiver socorrendo sozinho, dever fazer 15 compresses cardacas para cada 02 sopros; Caso tenha mais uma pessoa auxiliando, 05 compresses cardacas para cada sopro.

Voc agora possui informaes bsicas para identificar situaes que requerem um socorro e at mesmo de prest-lo em caso de urgncia. importante que voc tenha a clareza que as informaes aqui passadas no o qualificam como um socorrista, para ter esse ttulo, se requer um treinamento especfico com aulas prticas e tericas.

Aqui nosso objetivo passar a voc, futuro gestor de RH, a importncia de manter na empresa pessoas treinadas e aptas a prestar os primeiros socorros, pois so diversas a situaes que podem ocorrer a necessidade de salvar uma vida ou simplesmente aliviar a dor ou o sofrimento at o atendimento. E o que ainda mais importante, ter o conhecimento para no agir de forma a agravar ainda mais uma leso.

Para prestar um socorro de emergncia, importante: Manter a calma; Garantir a segurana sua e da vtima; Pedir socorro; Verificar a situao da vtima, Realizar as possveis aes para o socorro da vtima.

Observando esses procedimentos, voc poder salvar uma vida, mas lembre-se de que, antes de socorrer algum, voc deve primeiro verificar a situao para no se tornar tambm uma vtima. Lembre-se de sempre se proteger e evitar o contato sem a devida proteo com o sangue da vtima.

Agora que voc estudou o que prestar os primeiros socorros, importante tambm atuar de forma preventiva com campanhas de conscientizao e educativas, como veremos a seguir.

2.1.2. Atividades educativas


A melhor maneira de salvar uma vida prevenindo, como diz o ditado popular mais vale prevenir do que remediar, e esta deve ser a nossa principal preocupao, prevenir.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

63| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Para prevenir, na maioria das vezes, necessrio educar. Tratando de primeiros socorros, as campanhas educativas que podemos desenvolver so diversas, entre as quais destacamos as seguintes: Acidentes de trnsito; Quedas de diferena de nvel; Prevenindo queimaduras; Trabalhos com rede eltrica.

Veja alguns exemplos de como desenvolver esses tipos de campanha: Acidentes de trnsito apresentar aos trabalhadores dados estatsticos de acidentes, a importncia de realizar manuteno nos veculos, seja particulares ou da frota da empresa, cursos de direo defensiva, entre outros aspectos relevantes. relevante considerar o tipo de atividade da empresa para definir o nvel de profundidade do treinamento. Esse tema para uma empresa de transporte muito importante. Quedas de diferena de nvel neste tema, podemos abordar as regras para subir e descer escadas, rotinas de circulao, trabalhos em altura, organizao do local de trabalho, etc. Prevenindo queimaduras orientar quanto aos cuidados a tomar com manuseio de peas aquecidas, cuidados na cozinha. Em caso de manuseio de produtos qumicos, treinar os trabalhadores sobre os riscos envolvidos na atividade. Trabalhos com rede eltrica voc pode entender bem os cuidados que devem ser tomados tanto na empresa quanto no lar e, principalmente, reforar que na empresa somente o profissional da rea de eltrica est autorizado a realizar esse tipo de trabalho. Lembrando que esse tema tratado na NR-10.

O sucesso das campanhas est diretamente ligado forma como elas so conduzidas, por isso, devem ser bem planejadas com prazos e periodicidade de divulgao, seus objetivos e pblico alvo. Quando atuamos de maneira a educar e a conscientizar os trabalhadores sobre os riscos ambientais que esto expostos no ambiente de trabalho, estamos contribuindo para que eles no se acidentem, assim, quando estabelecemos campanhas educativas com as principais causas ou risco de acidentes da empresa, estamos cumprindo o papel de prevencionistas.

2.2. Noes bsicas de preveno e combate a incndio


Para iniciar os estudos sobre esse tema, vamos primeiro entender o que o fogo. De acordo com Arajo (2002, p.858), uma oxidao ou reao qumica com o desprendimento de luz e calor. E a diferena entre fogo e incndio que incndio o fogo que foge ao controle do homem, assim o colocando em risco. J o fogo agente que auxilia o homem em sua subsistncia.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 64| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Pode parecer um pouco estranho estabelecer uma lei com objetivo de tratar as maneiras ou cuidados que as organizaes e pessoas devem ter com relao preveno e combate a incndio. Uma situao a se considerar que um incndio, alm do srio risco de provocar vtimas, implica grandes prejuzos financeiros, podendo at mesmo gerar o fim de uma empresa ou atividade.

Com esaa informao, podemos agora pensar e entender as formas, mecanismos legais que podemos utilizar para prevenir que o fogo fuja ao controle. Vamos conhecer primeiro a legislao que trata desse assunto.

2.2.1. Legislao
Como j mencionado na unidade 3, para tratarmos da preveno e combate a incndio, temos como legislao bsica a NR - 23, a qual estabelece os parmetros bsicos para manter protegido ou minimizar os riscos de um incndio ou simplesmente reduzir os danos e principalmente preservando a integridade fsica do trabalhador.

Essa norma procura direcionar as aes para manter todos os controles possveis no ambiente de trabalho, porm, cientes de sua limitao tcnica, seus redatores j previram que as empresas devem se valer de normas tcnicas e outras, at mesmo internacionais, para aplicao dessa preveno. Alguns exemplos de normas tcnicas so as Normas Brasileiras - NBR: o o NBR 12.962 trata da rotina de inspeo e manuteno de extintores de incndio. NBR 13435 trata da sinalizao da segurana contra incndio e pnico. Ou seja, define as regras para sinalizar e padronizar as cores, por exemplo, da rota de fuga. Esta norma tambm trata de sinalizao de espaos pblicos, como cinemas, teatros, bares e casas noturnas. o o NBR 14276 trata dos requisitos bsicos para criar uma brigada de incndio. LEI N 11.901, de 12 de janeiro de 2009, trata da profisso de Bombeiro Civil, profissional qualificado para atuar na preveno e combate a incndio nas organizaes.

Alm das NBR, as organizaes devem tambm cumprir as legislaes estaduais. Em nosso estudo, no iremos aprofundar nessa legislao, porque, mesmo o assunto sendo comum, cada Estado pode considerar aspectos distintos. J uma questo que normal em todos os Estados o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros AVCB. Esse documento obrigatrio para todas as empresas, pois se trata de uma inspeo prvia no estabelecimento para verificao da conformidade dos equipamentos e instalaes quanto preveno e combate a incndio e controle do pnico. Sem esse laudo, pode no ser possvel a empresa conseguir o alvar de funcionamento. Esse documento tambm exigido por seguradoras.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

65| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Voc, futuro profissional de RH, para entender a abrangncia dessa legislao, veja este exemplo: Com objetivo de integrar a famlia dos funcionrios organizao, voc resolve realizar um evento de

confraternizao dos funcionrios e familiares. Fazendo um levantamento dos custos, voc percebe que o pblico previsto de 500 pessoas. Esse levantamento, de acordo com a Legislao Estadual de Minas Gerais (Lei 14.130), obrigatrio para se estabelecer um plano de controle de incndio e pnico, que deve ser aprovado pelo corpo de bombeiros e tem validade somente para aquele dia e evento.

Esses so alguns motivos relevantes para que os profissionais de RH tenham conhecimento com relao legislao. Ainda referindo-se ao exemplo anterior, considere a hiptese de no dia do evento a empresa ser fiscalizada pelo Corpo de Bombeiros e, por no possuir autorizao e um plano para controle de pnico, ter o local e a festa interditados. Imagine o impacto que poder haver para a organizao diante de seus funcionrios e poder tambm impactar de forma negativa a imagem da empresa.

Ainda embasados na legislao, veremos agora a importncia de formao de uma brigada de emergncia. Vamos em frente!

2.2.2. Brigada de emergncia


A brigada de emergncia, mais conhecida como brigada de incndio, tem amparo legal na NR 23 e na NBR 14276, em que so estabelecidos o campo e a formao de atuao.

Para darmos sequncia aos estudos, importante que voc conhea o conceito de brigada de incndio que dado pela NBR 14276: Um grupo organizado de pessoas , preferencialmente voluntrios ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na preveno e no combate ao princpio de incndio, abandono de rea e primeiros socorros, dentro de uma rea preestabelecida na planta.

Com esse conceito, voc pode notar a abrangncia da atuao da brigada e a responsabilidade na preveno e combate a incndio e prestao de socorro. Ele menciona grupo de pessoas treinadas, portanto necessrio definir um nmero de pessoas para compor a equipe. A NBR 14276 traz a definio para esse dimensionamento e como deve ser a estrutura de toda a equipe. J a NR 23 estabelece que os estabelecimentos que no possuam equipe de emergncia devero ter pessoas capacitadas para atuao em uma situao de emergncia. Diante dessa situao, recomendado que a organizao treine alguns funcionrios, capacitando-os para tal, estes tambm podero ser os responsveis em prestar os primeiros socorros em casos de emergncia.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

66| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Alm do cumprimento da legislao, maior proteo ao patrimnio da empresa e prevenir riscos aos trabalhadores, a implantao de uma brigada ainda beneficia a empresa com descontos nas aplices de seguro.

Instituda uma brigada de emergncia, caber empresa, no mnimo anualmente, reciclar o treinamento da equipe, realizar simulados internos com envolvimento de todos os trabalhadores com intuito de conscientiz-los dos procedimentos a serem seguidos em situao de emergncia, para familiarizarem com o sinal de alarme e para que seja evitado qualquer pnico em uma situao real. Assim, ressaltada a importncia de conscientizao de todos os trabalhadores, entre outros programas, como estudaremos.

2.3. Atividades educativas


A prpria legislao, diversas vezes, menciona a importncia de treinar e capacitar as pessoas para a preveno e combate a incndio e determina que haja atividades como simulados, que so exerccios tericos e prticos com um objetivo nico reduzir ou minimizar os impactos de um incndio e deixar os trabalhadores alertas e cientes de como comportar em casos de incndios ou situao emergencial. Dentro desse conceito, as organizaes tm a tarefa de estabelecer e criar atividades educativas relativas ao tema, como: Organizao, limpeza e arrumao treinar as pessoas com relao importncia de manter limpo e organizado o ambiente de trabalho, evitando acmulo de papel e outros materiais que podem contribuir para um incndio; Importncia do extintor de incndio apresentar como funciona, sua aplicao e funo. Mostrar os objetivos da sinalizao, que so para manterem os extintores desobstrudos, ou seja, para facilitar o acesso em caso de emergncia; Incndios domsticos as principais causas de incndios nas residncias so, em sua maioria, por falta de manuteno na rede eltrica e utilizao inadequada do Gs Liquefeito de Petrleo GLP (gs de cozinha); No fumar em locais proibidos riscos do hbito de fumar, os potenciais fatores de incndio, restrio dos locais; Armazenamento de materiais formas adequadas de acondicionamento do material, separao por tipos de produtos. Produtos qumicos que podem reagir devem ser mantidos afastados uns dos outros.

Esses so alguns exemplos de campanhas ou treinamentos que podem ser desenvolvidos, mas vale chamar ateno para a atividade realizada pela organizao e a rea que est inserida, para verificar a necessidade de outros treinamentos.

Tambm muito importante considerar as empresas ou organizaes no entorno, pois pode ocorrer de sua atividade no oferecer riscos elevados de incndio, porm a empresa faz divisa com uma
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 67| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

fbrica de fogos de artifcio, dessa forma, cabendo orientar e treinar seu pblico quanto a essa situao, evitando o risco de algum trabalhador executar trabalhos que envolvam chamas/fogo prximos a essa fbrica. Isso importante at para que os funcionrios saibam como proceder em caso de incndio na empresa ao lado, que aparentemente poderia no oferecer riscos integridade fsica de quem est to longe do foco do incndio, porm a exploso pode lanar matrias incandescentes a uma longa distncia.

Todo esse trabalho de treinamento e conscientizao uma tarefa rdua que requer planejamento, conhecimento e aes de profissionais qualificados tecnicamente quanto Preveno e Combate a Incndio e, de um outro lado, um profissional que entenda de tcnicas para desenvolvimento de um treinamento estimulante, enriquecedor e prtico. Nesse momento, mais uma vez, surge o RH atuante na preveno.

2.4. Importncia do profissional de gesto de pessoas na preparao das equipes


O profissional de RH, neste contexto, ter um papel estratgico e articulador, pois ser ele o responsvel em articular e identificar as necessidades dos treinamentos dos diversos setores da empresa, podendo ento incluir entre estes os que tero um foco em atendimento a primeiros socorros e a preveno e combate a incndio.

Para a seleo dos candidatos a fazerem parte da brigada de emergncia da empresa, poder o RH atuar auxiliando nesse processo, identificando trabalhadores que atendam ao perfil de um brigadista, que possuam pr-atividade, tenham a capacidade de trabalhar em equipe, que saibam cumprir e executar ordens, que sejam dinmicos. Esses so alguns pontos que fazem parte do critrio de seleo, que com a participao do RH, podem ser mais facilmente identificados e trabalhados nas pessoas. Assim, encerramos esta unidade, apresentado a voc, futuro Gestor de RH, a importncia estratgica do RH no envolvimento dos processos de aes preventivas e de segurana, pois poder o RH se valer dessa proximidade com os trabalhadores durante essas intervenes, que tm um foco preventivo em termos de acidentes e sinistros. Poder o RH trabalhar a integrao entre departamentos e equipes, confiana, pois um brigadista tem que saber trabalhar em equipe, um socorrista tem que passar confiana ao socorrido.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

68| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

3. Teoria na Prtica

Estudada esta unidade, o que voc poder identificar de aplicao com relao preveno e combate a incndios? As respostas podem ser diversas, entre elas acredito que haja algumas que fale com relao importncia de manter extintores e hidrantes em bom funcionamento, isso de fundamental importncia, pois estamos agindo para proteger vidas. De fato, essa uma situao a ser sempre considerada, pois o objetivo bsico da Segurana e Sade Ocupacional preservar a integridade fsica das pessoas. Olhando de um ponto diferente, podemos entender que investir em preveno a incndios, alm de salvar vidas, pode tambm contribuir para que a organizao se mantenha no mercado e obtenha retornos financeiros. Com essa viso, os investimentos nessa rea passam a ter um valor ainda maior, por proporcionar condies do negcio, sofrer um impacto menor em caso de um sinistro ou em um princpio de incndio, que poder danificar o patrimnio da organizao. O que pode tornar esses investimentos ainda mais atrativos para as organizaes saber que ao investirem em preveno, as empresas podero ganhar descontos nas aplices de seguros, que podem ter valores significativos. Neste link http://www.revistaemergencia.com.br/novo/imgbanco/imagens/Re-

ConteudoPDF2/EM02_Entrevista.pdf (acessado em 21/03/2009), voc poder ler uma entrevista realizada pela Revista Emergncia, em novembro de 2006, a um corretor de seguros. O profissional apresenta as vantagens de investir na preveno e combate a incndios que, alm de ser uma obrigao legal, pode gerar diversos benefcios para as organizaes e seus trabalhadores. O interessante dessa entrevista quando o profissional de seguros menciona o fato de ser mais importante investir na preveno, pois os prejuzos provocados pelo incndio so diversos, como exemplo, quando em um incndio, uma empresa perde todos os registros de seus clientes que estavam em um arquivo, como o segurador poder ressarcir as perdas dessas informaes? Podemos, ento, reforar que investir em preveno e conscientizao pode ser um fator determinante para a manuteno e sobrevivncia de uma empresa no mercado.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

69| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

4. Recapitulando
Estudamos nesta unidade:

A legislao que aborda assuntos relativos aos primeiros socorros. Entre as leis, destacamos algumas normas regulamentadoras NRs, de nmero 05, 07, 10, 18, 22, 23, 29, 30, 31 e 33. Todas elas tratam, de maneira direcionada, do objetivo de atender determinadas situaes para a prestao de atendimentos de emergncias, bem como deve ser o contedo do treinamento. So variadas as condies para prestar os primeiros socorros. Alguns exemplos mais comuns de situaes que requerem atendimentos de primeiros socorros, e que, mais importante que prestar o socorro, avaliar a situao e o ambiente para no se colocar em condio de risco e at mesmo poder retirar a vtima do local. Os passos a serem observados para prestar o socorro: o o o o Manter a calma; Garantir a segurana sua e da vtima; Pedir socorro; Verificar a situao da vtima.

A importncia de no ter contato com o sangue da vtima sem uma proteo adequada. As campanhas educativas que podem ser implantadas nas organizaes com objetivo de prevenir situaes de emergncia. Algumas normas e leis pertinentes na Preveno e Combate a Incndio, que so a NR - 23, as NBRs 12962, 13435, 14276 e a Lei 11.901 de 12 de janeiro de 2009. Devemos considerar e ter ateno com relao s leis estaduais no tocante ao tema, pois os Estados podem ter regras distintas com relao a esse assunto. A importncia da brigada de emergncia, benefcios que podem gerar para empresa, regras bsicas para implantar uma equipe de emergncia e a obrigatoriedade da empresa em manter pessoas treinadas no manuseio de equipamentos de preveno e combate a incndio. Os critrios para seleo de um brigadista, a importncia do RH nesse processo. As campanhas educativas para a preveno e combate a incndio com a participao de todos os trabalhadores da organizao. A importncia do RH no processo de envolvimento e conscientizao das pessoas, para atuarem de forma a prevenir situaes de emergncia e at mesmo de como proceder diante delas.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

70| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Unidade 6: Fundamentos da Higiene no Trabalho


1. Nosso Tema
Nesta etapa de nossos estudos, voc j sabe distinguir os conceitos bsicos de higiene no trabalho, conforme o abordamos na unidade 1.

Agora iremos aprofundar os nossos estudos nos fatores que geram riscos ambientais ou que so considerados como, tais e que podem gerar danos sade do trabalhador. Quando no controlados, os riscos podem tambm gerar passivos trabalhistas para as organizaes, ou seja, esses fatores influenciam diretamente na vida do trabalhador e da empresa.

Em nossos estudos, iremos entender que o objetivo principal no eliminar os agentes do ambiente de trabalho e sim mant-los sob controle.

Para que possamos manter esses riscos sob controle, teremos que conhecer e compreender o limite de tolerncia, que ser a nossa principal referncia para identificar e procurar controlar os riscos presentes no ambiente de trabalho. Conhecermos esses riscos e sabermos de seus limites de tolerncia extremamente importante para que possamos agir de forma a evitar ou prevenir as doenas ocupacionais do trabalho. Com essas informaes prvias podemos prosseguir em nossos estudos, lembrando que preveno se faz com conhecimento, interveno e antecipao.

Para Refletir
Vamos pensar um pouco:

Que danos os fatores de riscos podem gerar para a sade do trabalhador? A responsabilidade de prevenir esses riscos exclusivamente da empresa? Por que existem tais riscos nos ambientes de trabalho? O que o RH tem a ver com essa situao?

Pode se acalmar e prosseguir com os estudos, pois no decorrer da unidade estaremos respondendo a essas questes.

Ento vamos conhecer para prevenir!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

71| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2. Contedo Didtico
2.1. Riscos Fsicos
Para incio dos estudos, devemos entender o conceito de riscos fsicos, que dado pela NR-09 no item 9.1.5.1, o qual tem a seguinte redao: Considera-se agentes fsicos as diversas formas de energia que podem estar expostos os trabalhadores, tais como rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiaes ionizantes, radiaes no ionizantes, bem como infra-som e ultrasom.

Podemos perceber que o conceito de riscos fsicos trata da identificao do agente fsico, e que nem sempre a identificao ou a presena desse agente poder ser considerada um risco. Para que ele passe a ser considerado um risco, depender da sua intensidade ou da concentrao no ambiente de trabalho, podendo gerar danos sade do trabalhador.

Com essa definio podemos tratar os agentes fsicos, identific-los e mant-los sob controle. Veremos a seguir como isso possvel.

2.1.1. Rudo,

vibrao,

temperaturas,

radiaes

ionizantes

no

ionizantes, iluminao
importante, antes de iniciarmos os estudos, lembrar que os fatores de riscos ou agentes ambientais esto previstos e determinados pela legislao por meio das NRs 09 e 15, sendo que na 09 esses fatores so tratados de forma a identific-los e avali-los no ambiente de trabalho. J a NR -15 trata dos limites de tolerncia e concentrao dos agentes no ambiente, tornando-o insalubre ou no para determinadas concentraes, que esto estabelecidas nessa norma. Estudaremos os seguintes riscos fsicos:

RUDO

De acordo com Saliba (2002, p.15), rudo uma sensao desagradvel, provocada por um som ou combinaes de sons no coordenados. O rudo um agente que tem seu limite de tolerncia fixado entre 85 a 115 dB(A) , e que de acordo com sua intensidade fixado um tempo mximo de exposio diria sem proteo.
5

dB(A) a representao de decibis, que a escala de medio do nvel de presso sonora (rudo). 72| P g i n a

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Veja o exemplo: Um trabalhador exposto ao um nvel de rudo de 85 dB(A) poder trabalhar durante 08 horas sem nenhuma proteo. Por outro lado, caso o trabalhador esteja exposto a um nvel de rudo de 115 dB(A) sem a devida proteo, o tempo permitido de exposio cai para 07 minutos.

SONS DIFERENTES COM ENERGIA EQUIVALENTE INTENSIDADE DURAO

85 dB 88 dB 91 dB 94 dB 97 dB 100 dB

8h 4h 2h 1h 30mn 15mn

Com base nessas informaes, comeamos a entender a importncia de conhecermos este agente e suas formas de controle, pois, alm de poder gerar um grave dano a sade do trabalhador, acarreta

Fonte: Disponvel em: <http://www.saudepublica.web.pt/05PromocaoSaude/051-Educacao/ruido.htm>. Acesso em: 20/04/2009.

situaes para a empresa que so difceis de serem administradas.

Para identificar este agente no ambiente de trabalho, na maioria das vezes bem simples, basta observamos a dificuldade de comunicao no ambiente de trabalho, atravs da entonao da voz. E para sabermos se este agente um risco, utilizamos um aparelho que tem o nome de Medidor de Nvel de Presso Sonora, mais conhecido como decibelmetro.
Exemplo de Decibelmetro Fonte: Disponvel em: <http://www.playcipa.com.br/userfiles/DECIBELI METRO_JPEG.jpg>. Acesso em: 27/04/2009.

Realizadas as medies e caso sejam encontrados valores que ultrapassem os limites estabelecidos pela legislao,

caber empresa tomar aes para controlar, reduzir, eliminar ou minimizar a concentrao ou exposio do trabalhador a este risco. As medidas podem variar entre medidas de ordem administrativa, que so as regras, controles de processos estabelecidos pela empresa para minimizar a situao de exposio.

Existem tambm as medidas de ordem coletiva, que so as aes tomadas para controlar o rudo na fonte, podendo ser atravs da troca do equipamento, alterao no processo fabril, enclausuramento da fonte geradora de rudo ou seu isolamento do ambiente de trabalho. Como ltima alternativa h a adoo de medidas de proteo individual: os EPIs , que, neste caso, so os protetores auriculares que tem a finalidade de proteger o trabalhador da exposio ao rudo. Antes de implementar o uso desse equipamento, importante que seja feita uma avaliao tcnica e estudo do equipamento mais adequado, pois a atenuao do rudo varia entre os equipamentos. Voc, como futuro profissional de RH, pode questionar neste momento que tal situao no estaria mais focada para especialistas da rea?

Diante dessa indagao, deixo outra questo para voc refletir:

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

73| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Se um profissional perder a parte ou toda a audio em funo de uma exposio a uma fonte de rudo em seu ambiente de trabalho que impactos poder trazer para o trabalhador e para empresa?

Para responder a essa questo tenha como referncia o que estudamos na Unidade 3 sobre insalubridade e sade ocupacional.

VIBRAO

Segundo Saliba (2002, p.44), pode ocorrer principalmente em mquinas e/ou equipamentos com movimentos rotativos ou alternados.

Os trabalhadores expostos a este tipo de risco podem ser acometidos por diversos tipos de doenas, como as do sistema circulatrio, nervos sensoriais, msculos, ossos e articulaes. Esses so alguns exemplos de doenas que podem ocorrer pela exposio diria a este risco. Uma vez acometido pela doena, o trabalhador fica limitado ou sem condies de trabalhar.

As doenas mencionadas podem provocar os seguintes sintomas: crises dolorosas nos dedos, perda do sentido de tacto e temperatura, adormecimento e formigueiro, perda de fora de aperto e perda de destreza manual.

Este risco mais comum em equipamentos do tipo motosserras, marteletes, lixadeiras e mquinas de grande porte, como empilhadeiras, tratores, nibus, caminhes, entre outros. Como podemos perceber, as fontes e as formas de gerar uma vibrao so diversas, cabendo ento uma anlise minuciosa para caracterizao do risco.

Identificado este risco, podem ser tomadas algumas aes de ordem coletiva para reduzir ou minimizar a exposio do trabalhador, utilizando equipamentos de isolamento da vibrao que so instalados na base das mquinas. Existem tambm anis absorventes de vibrao nas empunhaduras das ferramentas, assentos montados sobre suportes elsticos, que so adaptaes que podem ser feitas nos equipamentos para reduo da vibrao percebida pelo trabalhador.

Podem tambm ser tomadas aes de ordem administrativa, como a reduo do tempo de exposio, alteraes do processo de trabalho e/ou substituio da mquina ou equipamento. E para proteo direta do trabalhador, existem os EPIs que podem ser aplicados quando as outras medidas no foram eficazes ou suficientes, como exemplo, podemos citar o uso de luvas, calados de segurana e cintures, todos com sistema antivibrao.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

74| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

TEMPERATURAS

Podemos considerar como sendo extremas as atividades que envolvam trabalhos com exposio a fontes de calor ou frio que normalmente so artificiais. A exposio a temperaturas extremas (frias ou quentes) podem provocar danos sade do trabalhador.

Como exemplo dessas atividades, podemos considerar as que so realizadas no interior de cmaras frigorficas, nos altos fornos em indstrias siderrgicas ou metalrgicas.

Aos trabalhadores expostos a este risco podem ocorrer as seguintes doenas, como exemplo:

Calor: Catarata, que uma doena ocular provocada por exposio ao calor radiante, somente tratada atravs de cirurgia; Desidratao, que pode levar morte caso no seja tratada; Cimbras, que ocorrem devido perda excessiva de sais minerais.

Frio: Ulcerao do frio so feridas, bolhas, rachuduras dos tecidos superficiais, provocados pela exposio ao frio excessivo; Enregelamento dos membros, podendo chegar gangrena e amputao; Podem ocorrer outras doenas como reumtica, respiratrias e ataques cardacos.

Para os tipos de trabalhos realizados em temperaturas extremas (quente ou frio) o RH tem um papel importante durante o processo de seleo, pois os candidatos a esse tipo de trabalho devem apresentar caractersticas bsicas em seu perfil, como trabalhar sobre condies de risco elevadas, utilizando vestimentas pesadas que podem dar uma sensao de claustrofobia. Alm do rigoroso processo seletivo, vale destacar que no incio dos trabalhos importante um constante

acompanhamento mdico para esses trabalhadores, pois existe um perodo chamado de climatizao, que um tempo que o organismo do trabalhador exposto a temperaturas leva para se adaptar a condio do ambiente.
RADIAES IONIZANTES

So utilizadas na medicina para diagnsticos mdicos, odontolgicos, tratamento de doenas e atividades industriais. A exposio a este agente sem os devidos cuidados podem provocar graves doenas, como o cncer, e podem levar at a morte. Para controlar a exposio a este agente, devese fazer uma preparao prvia do local com uso de blindagem nas paredes e se necessrio nos pisos, o que visa a manter isolado o risco. Isso um tipo de proteo coletiva para este agente. Para o trabalhador comum

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

75| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

fazer o uso de barreiras e controle da distncia entre o trabalhador e a fonte geradora para manter o controle da exposio ao risco.

Para este tipo de agente, vale destacar que a blindagem de um ambiente requer que seja feito muito mais do que simplesmente a barreira fsica com a construo de uma parede de alvenaria. necessrio tambm que sejam instaladas placas de chumbo ou outro material que proporcione o devido isolamento.

NO IONIZANTES

Radiaes no ionizantes so mais comuns nas atividades de solda eltrica, uso de maarico ou outra atividade que provoque o aquecimento de matrias, deixando-as incandescentes (cor laranjada por causa do calor). Podem tambm ser emitidas por lmpadas. A exposio a estes agentes sem a devida proteo pode provocar cncer de pele, problemas oculares e queimaduras. Para controlar a exposio a estes agentes, se faz o uso de EPIs, como avental, manga de proteo, luvas, culos de proteo com lente escura e mscara de solda. Como proteo coletiva, uso de biombos de proteo, restrio de um local para realizao dos trabalhos. Essas so medidas que corretamente aplicadas neutralizam os riscos sade dos trabalhadores.

ILUMINAO

Embora no seja mais caracterizada como um risco fsico e sim um fator ergonmico a ser tratado na NR-17, vale ressaltar que um erro comum de alguns profissionais ainda tratarem a iluminao como risco fsico.

Para este fator, devemos considerar as necessidades de iluminao do ambiente, conforme estabelecido pela referida NR e pela NBR 5413, a qual trata deste assunto.

O que estudamos neste tpico demonstra a relevncia de realizar um levantamento e identificao dos riscos presentes no ambiente de trabalho, que, s vezes, por mais simples que paream podem acarretar srios danos para o trabalhador. Este risco pode estar presente em diversos ambientes, desde um consultrio odontolgico como em grandes indstrias. Situaes de risco tambm podem ocorrer com os materiais qumicos, muito comuns e necessrios nos ambientes de trabalho, como estudaremos a seguir.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

76| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2.2. Riscos Qumicos


Para incio dos estudos, devemos entender o conceito de riscos qumicos, que dado pela NR-09 no item 9.1.5.2, o qual tem a seguinte redao:

Condiseram-se agentes qumicos as substncias ou compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeira, nvoas, fumos, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade, da exposio, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo atravs da pele ou ingesto.

Com base neste conceito da norma, percebemos a abrangncia destes riscos, pois podem ser encontrados em diversas formas e locais em uma organizao. Podendo haver em uma rea administrativa produtos altamente txicos que podem provocar srios danos sade do trabalhador.

Para que possa haver um controle dos produtos qumicos nas empresas, importante, antes da aquisio ou utilizao de qualquer produto qumico, analisar previamente os agentes presentes na frmula do produto, avaliando a existncia de algum que possa oferecer riscos sade das pessoas que o manuseiam. Essas informaes so encontradas na Ficha de Informaes de Segurana para Produtos Qumicos FISPQ. obrigatrio o controle e o arquivamento de todas as FISPQs relativas aos produtos utilizados na empresa.

Por meio da FISPQ que podero ser identificados de maneira preliminar os riscos oferecidos pelo produto e assim verificar a necessidade ou no de uma anlise ou medio da concentrao do produto no ambiente de trabalho.

Diversos so os riscos oferecidos pelos produtos qumicos, podendo variar de uma simples intoxicao por inalao de um produto at queimaduras, cncer e morte. Por esses motivos, importante manter um rgido controle dos produtos na empresa.

Para controle da exposio e caracterizao da insalubridade desses produtos, devemos considerar as seguintes situaes:

Alguns tm seu limite de tolerncia estabelecido pela legislao; Outros tm um valor teto, quando ultrapassado proibido a realizao de trabalhos ou permanncia no local por oferecer risco grave e eminente a sade do trabalhador; H produtos que o simples contato sem a devida proteo oferece riscos sade do trabalhador.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

77| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Para os profissionais de RH, importante saber que esse risco citado na maioria dos processos trabalhistas onde o reclamante alega ter trabalhado exposto a um agente insalubre e que as empresas no conseguem comprovar a neutralizao da exposio ao risco. Na maioria das situaes, a empresa fornece os equipamentos de segurana, faz o monitoramento dos riscos, porm falha no lanamento ou no controle da ficha de equipamentos de segurana, ou seja, no coleta de forma adequada as assinaturas dos trabalhadores quando ocorre a entrega dos EPIs.

O prximo risco de que trataremos o biolgico, que tambm requer cuidados quando identificado, pois se trata de um risco que a simples presena no ambiente oferece possibilidade de contaminao e de danos para a sade do trabalhador.

Vamos em frente!

2.3. Riscos Biolgicos


De acordo com a NR 09 item 9.1.5.3, considera-se agentes biolgicos as bactrias, fungos, bacilos, parasita, protozorios, vrus entre outros. Podemos entender como sendo os

microorganismos que podem afetar ou influir de forma negativa sobre a sade do trabalhador, conforme relata Saliba (2002, p.176).

Estes agentes so analisados de forma qualitativa, ou seja, a simples presena no ambiente caracteriza situao de risco para os trabalhadores.

As atividades mais comuns a essa exposio so as exercidas em hospitais, laboratrios de anlises clnicas, trabalhos em esgotos, cemitrios, entre outros.

Nesse caso importante destacarmos que a NR-15, no anexo 14, apresenta as atividades que so caracterizadas como insalubres e o grau do referido adicional.

As formas de controlar o risco de contaminao pelo manuseio ou trabalhos com este tipo de agente podem variar da adoo de uso de EPIs, imunizao do trabalhador (vacinao), controles de higiene pessoal e controle de exposio do agente.

No prximo tpico, estudaremos um pouco mais sobre o limite de tolerncia, seu significado e importncia para tomada de aes preventivas, seja para os riscos biolgicos como os demais presentes no ambiente de trabalho.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

78| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2.4. Limites de Tolerncia


A NR 15 item 15.1.5 tem a seguinte redao: Entende-se por limite de tolerncia, para fins desta norma, a concentrao ou intensidade mxima ou mnima, relacionada com a natureza, tempo de exposio ao agente, que no causar dano a sade do trabalhador, durante a sua vida laboral .

Com base neste conceito que as empresas devem desenvolver as aes para controlar, minimizar ou eliminar os riscos presentes no ambiente de trabalho que podem provocar danos sade do trabalhador.

Considerando uma viso prevencionista, importante entendermos claramente o objetivo do limite de tolerncia fixado para os agentes de risco, que so os valores que indicam que o agente no ir afetar a sade do trabalhador. Quando a norma menciona em no afetar a sade do trabalhador podemos interpretar que o agente poder continuar presente no ambiente de trabalho, porm dever estar controlado de maneira a no oferecer riscos sade do trabalhador.

Uma falha comum so os profissionais entenderem que havendo a presena do agente insalubre caracterizada a condio de risco. Na realidade pode haver a presena do agente at acima do limite de tolerncia e no oferecer riscos ao trabalhador, pois, caso esteja fazendo-se uso de EPIs ou adoo de outras medidas que neutralizem a ao do agente sobre o trabalhador, elimina-se o risco.

Para o controle do limite de tolerncia dos agentes importante entender que empresa e empregados tm responsabilidades bem definidas. A empresa deve oferecer treinamento, fornecer recursos adequados para o controle da exposio do agente e monitorar a eficcia das aes. J os empregados devem usar os equipamentos disponibilizados pela empresa, cumprir as rotinas e normas internas e sempre que perceber uma anormalidade comunicar a empresa para que seja analisada e verificada.

Todos os pontos tratados nesta unidade fazem parte do conjunto de aes da empresa para a preveno de riscos ambientais, que so tratados atravs do PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais.

O objetivo do PPRA identificar, nos diversos postos de trabalho de uma empresa, os agentes ou riscos ambientais para que sejam avaliados, monitorados e mantidos sob controle de maneira a no oferecer riscos sade do trabalhador. Esse programa dever ser implementado de acordo ou com base no que est descrito na NR - 09.

O objetivo da explanao sobre o PPRA para lembrar a voc que praticamente todas as aes de cunho prevencionista nas empresas tm como base esse programa, que se relaciona aos demais
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 79| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

programas que visam a prevenir ou eliminar os riscos na empresa de forma bem direta. esse programa que d subsdios para reconhecimentos dos riscos e como analis-los de maneira qualitativa ou quantitativa, bem como os mecanismos e as tcnicas para controle deles.

Nesta unidade foram apresentados de maneira mais detalhada os riscos ou agentes presentes no ambiente de trabalho que podem provocar danos sade do trabalhador, se no mantidos sob controle. E qual a importncia prtica destes conceitos para voc, profissional de RH? As respostas podem variar, mas acredito que uma base deve se manter, a de que conhecendo os riscos no ambiente de trabalho poderemos atuar preventivamente evitando afastamentos do trabalho, doenas ocupacionais e passivos trabalhistas. Com essa base que os profissionais de RH devem ter seu foco. Nas unidades anteriores, estudamos os impactos e reflexos das doenas ocupacionais, acidentes de trabalho e passivos trabalhistas que interferem nas organizaes, na vida dos trabalhadores e sociedade, provocando prejuzos emocionais, financeiros e sociais. Diante dessa situao, voc, futuro gestor de RH, pode perceber e entender a importncia de conhecer e interagir com a rea de segurana e sade no trabalho, pois esta poder ser uma forma para promover a sade para os trabalhadores e gerar retornos financeiros ou resultados para a empresa. Novamente podemos lembrar a importncia do PPRA para uma empresa, pois este o documento que ser referencial para as aes preventivas da empresa. Por isso vale ressaltar que a empresa deve sempre atualizar e revisar esse documento, pois poder ser ele o auxlio para a comprovao dos riscos e implantao de controles e de medidas para minimiz-los no ambiente de trabalho, tornando assim um documento relevante para um processo trabalhista de reivindicao de insalubridade. Vale ainda lembrar que esse documento deve ser elaborado por qualquer empresa que tenha empregado regido pela CLT. Mais uma vez lembramos: investir em preveno uma das melhores formas de a empresa obter resultados positivos, que podem ser pela satisfao, conservao da sade do trabalhador, como a reduo de despesas com afastamentos por doena ocupacional e reduo ou eliminao de passivos trabalhistas.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

80| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

3. Teoria na Prtica

A reportagem abaixo apresenta alguns tipos de doenas que podem ser acometidos os trabalhadores quando no h investimentos em preveno. O interessante deste texto que inicia com uma

corriqueira doena ocupacional que a grande maioria da populao conhece e passa apresentar outras que tambm oferecem srios riscos sade do trabalhador e no so to difundidas. O texto demonstra a importncia de investir em preveno.

Trabalhar preciso. Cuidar da sade enquanto trabalha tambm


02/02/2009 - (Laila Magesk - Da Redao Multimdia)

No tem como fugir. O trabalho faz parte da rotina de grande parte da populao mundial. E, independente do local de atuao ou do setor, as doenas geradas pelo trabalho esto presentes em diversas funes. Da balconista do supermercado ao executivo. Encontrar casos de quem possui alguma doena relacionada ao ambiente de trabalho fcil. Mas alguns cuidados tomados pelos funcionrios e outros pelo empregador podem amenizar o nmero de casos. Nesta semana, o Vida Saudvel traz matrias sobre preveno, dicas e exerccios para voc ter mais qualidade de vida.

Comea com uma dor ao cortar um alimento, outro dia objetos simples passam a ter peso excessivo at que o incomodo to grande que chega a hora de procurar um mdico. Diagnstico comum para quem lida diariamente com telefone e computador: Leso por Esforo Repetitivo (LER). A analista de cobrana Ana Carolina da Silva, 22 anos, sentiu dores no pulso h cerca de oito meses. Foi ao mdico e fez exames que acusaram tendinite. "A dor comea no punho, mas se estende pelo brao, dedos e cotovelo. Primeiro tive tendinite no punho direito. Agora tenho a mesma inflamao no brao esquerdo", conta. Mesmo com a fisioterapia e exerccios praticados em casa, a dor persiste e o simples ato de mexer os dedos complexo. Usar uma pulseira mais apertada tambm no d.

Frum: O site Vida Saudvel quer saber: Voc cuida da sade no ambiente de trabalho?

A LER apenas uma das doenas. Existem vrias outras, conforme explica o presidente da Associao Nacional de Medicina do Trabalho do Esprito Santo, Charles Carone Amoury: pneuconiose, doena adquirida pela poeira da pedra nas indstrias de explorao mineral; Perda Auditiva Induzido pelo Rudo (Pair) e exposio a agentes biolgicos. "Nessa ltima, o trabalhador pode contrair doenas como Hepatite B ou C, atravs do contagio", diz o mdico. Segundo ele, outras doenas podem ocorrer. O pedreiro, por exemplo, fica muito tempo exposto poeira do cimento, o que pode lev-lo a ter uma dermatite de contato.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 81| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Mas o que fazer para no ter essas doenas? No caso do setor de mrmore e granito, o beneficiamento feito com gua evita a exposio do trabalhador a agentes nocivos sade. Para quem lida com o computador, sentar corretamente, com cadeiras e monitores na altura ideal, tambm ajuda. Outra maneira de preveno o exerccio fsico matinal. "Fazer uma atividade fsica pela manh prepara a pessoa para o dia. Alm de dar maior disposio e energia", garante o mdico. Qualquer exerccio recomendado, desde que com orientao de um profissional. Para cada funo existe um determinado exerccio.

Ar-condicionado e estresse

Muito comum e presente em diversas empresas o ar-condicionado. Com a alta temperatura do vero ele ainda mais utilizado. "O que faz mal no ar-acondicionado no o ar frio, mas a falta de limpeza. Ele deve ser limpo semanalmente para que no haja proliferao de caros e bactrias nas tubulaes", orienta. Mesmo com toda higiene, preveno e cuidados um mal atinge muitos e aparece de diferentes formas: o estresse. Com a to comentada crise financeira e o aumento do nmero de demisses, se torna mais difcil ainda manter a calma.

O estresse no trabalho pode ter um alto custo para os trabalhadores e para a prpria empresa. Concentre-se em gerenciar o estresse na sua origem em vez de esperar pelas sequelas fsicas e emocionais. Alguns sintomas do estresse negativo, como dores musculares, presso arterial alta, fadiga, taquicardia, ansiedade e angstia, tm sido atribudos ao acmulo das presses profissionais. Qualquer situao independente de estar vinculada ao trabalho pode ser percebida como estressante. No entanto, alguns epidemiologistas americanos apontam certas caractersticas do trabalho como provveis causas de estresse. A sensao da falta de controle a grande responsvel pelas doenas causadas pelo estresse.

Segundo a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), homens com grande responsabilidade e pouco controle no trabalho so pelo menos quatro vezes mais suscetveis presso alta do que seus colegas. J as mulheres sofrem em dobro. O pior para elas um trabalho de alta presso acrescido de presses em casa. Nessas circunstncias, as mulheres tm duas vezes mais chance de ter um ataque cardaco do que as outras, de acordo com a entidade. Para lidar adequadamente com o estresse, eles dizem, o ideal identificar os pensamentos negativos e modific-los de maneira positiva e racional, para minimizar as consequncias do que no pode ser mudado.
Fonte: Disponvel em: <http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/02/53879trabalhar+e+preciso+cuidar+da+saude+enquanto+trabalha+tambem. html>. Acesso em 30/04/2009

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

82| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

4. Recapitulando
Estudamos nesta unidade:

Que riscos fsicos ou agentes fsicos so as diversas formas de energia que podem estar expostos os trabalhadores, como calor, rudo, vibrao; Que o rudo um risco fsico presente na maioria das empresas; Que existe um limite de tolerncia para exposio ao rudo e, de acordo com sua intensidade, ele poder interferir no tempo de exposio do trabalhador, sem a devida proteo; As formas para controlar ou reduzir o nvel de rudo para o trabalhador e ambiente; Sobre vibrao, as fontes mais comuns de gerao que so: Mquinas industriais; Empilhadeiras; Lixadeiras; Marteletes; nibus e caminhes; As doenas que podem ser provocadas pela exposio vibrao durante a jornada de trabalho; Os riscos de trabalhar em temperaturas extremas, calor e frio; As doenas que podem ser acometidos os trabalhadores nestas atividades; O papel do RH, nesta situao de exposio ao frio e calor, que muito importante durante o processo de seleo, identificando caractersticas no candidato; A radiao ionizante se no controlada e monitorada pode acarretar srios danos sade dos trabalhadores e que sua aplicao mais comum em hospitais, laboratrios e indstrias; A radiao no ionizante, apesar de ser mais simples de controlar, caso no seja feito um controle,pode provocar cncer de pele e catarata, entre outras doenas. Pode ser percebida em trabalhos de solda eltrica, lmpadas, em materiais aquecidos e incandescentes. Que iluminao um risco ergonmico, porm j foi tratado como risco fsico; Que agentes qumicos so ou compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratria, nas formas de poeira, nvoas, fumos, neblinas, gases ou vapores; Que os riscos qumicos podem ser classificados como insalubres pelo contato ou concentrao no ambiente que ultrapasse o limite de tolerncia; A importncia Ficha de Informaes de Segurana para Produtos Qumicos FISPQ; Riscos biolgicos so os ricos gerados por microorganismos que podem interferir na sade do homem; Que a simples presena dos microorganismos j um risco, de acordo com as atividades descritas pela norma. Sendo que a norma j estabelece o percentual a ser pago em caso de classificao da insalubridade; O que o limite de tolerncia importante para a elaborao do PPRA.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 83| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Unidade 7: Gesto de segurana do trabalho e sade ocupacional


1. Nosso Tema

Entramos em nossa ltima unidade e voc agora j um conhecedor dos programas, riscos, tcnicas de preveno de acidentes e doenas ocupacionais. Sabe tambm da importncia de agir preventivamente. Voc j considerado um sabedor: Quando ocorrer falhas, voc est apto para a reao, seja por um socorro a um acidentado ou por um princpio de incndio.

Podemos, neste momento, afirmar que voc sabe que:

Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional (STSO) contempla um nmero de aes muito maiores que um simples ato de utilizao e orientao para o uso de EPIs.

Voc compreende que fazer segurana uma tarefa dinmica e constantemente requer o comprometimento de todos (empresrios, trabalhadores, sociedade e governo) neste processo.

Sabemos agora que a ausncia de segurana pode gerar danos prejudiciais em diversas reas, influenciando na vida do trabalhador, em sua famlia, nos resultados empresariais, nos impactos para sociedade e no desprendimento de recursos do governo.

O estudo desta ltima unidade servir para voc atuar ou aplicar o que j foi estudado nas unidades anteriores, com uma viso sistmica, de forma a lhe proporcionar condies de gerir um programa de STSO em uma organizao, ou seja, uma viso de gesto em STSO. Assim, ser o momento em que estaremos verificando a inter-relao entre as unidades j estudadas.

Podemos continuar nossos estudos, lembrando que gesto se faz com conhecimento, antecipao e viso sistmica, sabendo, assim, da importncia da inter-relao entre as diversas reas da organizao.

Curioso?? Ento, vamos ao trabalho!!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

84| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Para Refletir

Como voc far para implantar um programa de gesto em segurana e sade no trabalho? Em uma empresa sem um SESMT prprio pode-se implantar este programa? Qual a importncia de implantar este programa? Qual a relao do RH com essa situao?

Acalme-se, respire fundo e vamos em frente, que, no decorrer dos nossos estudos, nesta nossa ltima unidade, estaremos respondendo a esses questionamentos.

Ento, vamos conhecer a gesto STSO!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

85| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

2. Contedo Didtico
Nesta unidade, estudaremos os conceitos bsicos para implantao de um programa de gesto em Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional em uma organizao. No decorrer dos estudos, ainda iremos conhecer um pouco sobre o chamado Nexo Tcnico Epidemiolgico (NTE), que trata de novos conceitos e normas apresentados pela Previdncia Social, com o intuito de melhorar os investimentos em segurana e sade no trabalho, alm de servir de parmetro para caracterizao do nexo da doena ou leso em relao ao trabalho.

Iremos tambm estudar e conhecer duas normas que servem de guia para aes de preservao ambiental e segurana e sade no trabalho.

E, concluindo nossos estudos, entenderemos como funciona a percia de um processo trabalhista em Segurana e Sade do Trabalho, as maneiras ou formas de conduzir esse processo e como apresentar a documentao.

Finalizando a unidade 7, sero apresentadas as formas de fazer ou criar um programa de gesto em STSO, o que poder contribuir de forma significativa para preveno em todos os aspectos nas organizaes que voc possa vir a trabalhar.

Ento, vamos iniciar os estudos pelo NTE.

2.1. Nexo Tcnico Epidemiolgico NTE


O Nexo Tcnico Epidemiolgico (NTE) foi criado pela Previdncia Social com objetivo de melhorar a caracterizao da doena ou acidente de trabalho em relao aos grupos e s atividades econmicas desenvolvidas pela empresas.

Com a criao do NTE, caber s empresas comprovar a no relao da doena ou seu agravo em funo do trabalho executado pelo trabalhador no seu ambiente laboral. Considerando esse ponto de vista, a empresa passa a ter uma responsabilidade ainda maior em preservar a integridade fsica do trabalhador, cabendo, ento, investir sempre na preveno e num criterioso processo seletivo no ato da contratao de novos empregados.

Voc, neste momento, pode estar questionando qual o objetivo de tudo isso. J estudamos nas unidades anteriores o que extremamente importante para atuar de forma preventiva em relao aos acidentes e s doenas ocupacionais. Porm, ressaltamos aqui que de responsabilidade da empresa comprovar que a doena que o trabalhador adquiriu tem ou no relao com o trabalho que

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

86| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

ele desenvolve na organizao. A princpio, temos a impresso que isto j ocorria, mas o que posso te afirmar que no era desta forma que atualmente.

Veja, na sua aula online, um exemplo que caracteriza uma doena ocupacional!

Voc pode observar que existe a caracterizao de doenas que fogem ao que j estudamos, que so os casos em que so considerados os fatores de risco no ambiente de trabalho (fsico, qumico e biolgico). Perceba que agora as situaes de presso ou geradoras de estresse que provoquem um distrbio ou transtorno mental para o trabalhador em seu ambiente de trabalho podero ser relacionadas como doena ocupacional.

Observe o seguinte exemplo:

O Sr. Z, frentista em um posto de abastecimento de combustveis, acerca de trs meses sofreu um assalto no final do expediente quando fazia o fechamento do caixa. Durante o assalto, foi ameaado com uma arma e quase levou um tiro, que foi disparado pelo assaltante. Aps esse incidente, o Sr. Z no conseguiu mais voltar a trabalhar e passou a ter medo de sair de casa. Sendo analisado por especialistas na rea mdica, constatou que o Sr. Z estava com Sndrome do pnico. Diante desse quadro, a previdncia afastou o sr. Z por doena do trabalho com base no NTE, pois, ao cruzarem as informaes sobre esse tipo de doena e a Classificao Nacional de Atividade Econmica constatou que o seguimento tem uma certa incidncia deste tipo de afastamento, ficando, portanto, caracterizado o Nexo Tcnico Epidemiolgico.

Tudo que lhe foi passado at este momento foi para que voc possa entender que investir em segurana do trabalho e sade ocupacional no ambiente de trabalho passa a ser uma importante ferramenta para reduo de despesas para as organizaes, pois, alm do que j foi mencionado, ocorre que a empresa contribui com o Fator Acidentrio de Preveno, que so alquotas pagas pela empresa para custear a previdncia em relao aos gastos com acidentes e doenas ocupacionais. Atualmente, esse percentual de 1%, 2% e 3% dos valores pagos sobre a folha de pagamento dos salrios dos trabalhadores da empresa.

Com a implantao e/ou aplicao do Nexo Tcnico Epidemiolgico, essas alquotas podem sofrer alteraes de acordo com os investimentos que fizer em segurana e sade do trabalho, com base na Lei n 10.666, de 8 de maio de 2003. Essa lei prev para as empresas que apresentarem bons desempenhos em segurana e sade do trabalho um desconto na alquota, que pode ser de at 50% . E, nos casos de falta de investimento, a alquota pode ter seu valor acrescido em 100%.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

87| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Na

aula

online,

na

seo

Amplie

Seus

Conhecimentos,

esto

disponibilizados alguns links relativos legislao que rege este tema e a previdncia social. Recomendo que os acesse, pois iro enriquecer os seus estudos.

Agora, iremos dar seqncia em nossos estudos conhecendo e estudando duas normas que tratam de sistemas de gesto em Segurana e Sade Trabalho e sobre Meio Ambiente.

2.2. Normas
Para que possamos prosseguir, vamos primeiro entender o que uma norma. De acordo com o dicionrio da lngua portuguesa Larousse Cultural (1993, p 307), norma um conjunto de regras de conduta impostas a um grupo social. Ele a define tambm como sendo modelo, exemplo.

Com esses conceitos, podemos afirmar que normas so regras ou padres estabelecidos para direcionar as aes ou padronizar como deve ser feito ou realizado um trabalho ou uma tarefa.

Pensando nessa padronizao, foram desenvolvidas as diversas normas que envolvem as pessoas e as organizaes. Entre as direcionadas para as organizaes podemos citar as normas internacionais de padronizao dos sistemas de gesto da produo, qualidade, processos de Segurana e Sade no Trabalho e Meio Ambiente.

As que sero nosso foco de estudo so as que tratam da Segurana e Sade no Trabalho e Meio Ambiente.

Vamos entender um pouco mais sobre essas normas.

2.2.1 OHSAS 18001


O que significa OHSAS : O Occupationa; H Health S Safet; A Assessment S Series
6

Fonte: material do curso de interpretao e implantao da GSS Bureau Veritas do Brasil 88| P g i n a

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

O que traduzindo significa:

Srie (de normas) de Avaliao de Segurana e Sade Ocupacional.

J sabemos o significado da sigla, agora s entendermos a norma, que traz como princpio bsico a preveno de acidentes e doenas ocupacionais atravs de programas de gesto em Segurana e Sade do Trabalho.

Esses programas de gesto so ferramentas ou tcnicas utilizadas no mbito da organizao, de forma a tornar controlvel e identificar todos os riscos presentes no ambiente. Quando mencionamos controlveis para termos a idia de que nem todas as fontes ou riscos podem ser eliminados do processo.

Esse conceito de que s vezes no ser possvel eliminar e sim controlar o risco, o principio desta norma.

Para controlar o risco, necessrio conhecer os riscos presentes no ambiente laboral, que, nesse caso, so bem mais abrangentes do que os que j estudamos, como os riscos ambientais. Para efeito desta norma, sero consideradas fontes de riscos toda e qualquer situao no ambiente de trabalho que possa gerar um risco para a sade e a integridade fsica do trabalhador.

Nesta norma, a responsabilidade para implantao dos programas de gesto em Segurana e Sade do Trabalho (SST) colocada para as organizaes, sendo a principal responsvel a alta administrao, para que ocorra uma melhor absoro do programa na organizao. De fato, a alta administrao ter um papel fundamental, pois caber a ela estabelecer uma poltica de SST, em que estaro expressos o principio ou as diretrizes da organizao para implantao do programa de gesto. Definida a poltica de SST da organizao, o prximo passo ser o mapeamento dos perigos e riscos, nas diversas atividades, quer sejam rotineiras ou no, devendo, ainda, contemplar os terceiros, como os visitantes e prestadores de servios. Esses perigos e riscos so as diversas situaes presentes no ambiente de trabalho ou na execuo de uma atividade que pode oferecer riscos de acidentes ou comprometer a sade do trabalhador e de pessoas que estejam prximas do local onde realizado o trabalho.

Levantados os perigos e riscos da organizao, ser necessrio realizar um estudo e levantamento da legislao aplicada para a adequao da organizao com as referidas normas e leis, municipais, estaduais e federais. Na viso desta norma, uma legislao no cumprida demonstra falta de comprometimento da organizao em relao ao assunto e, em caso de uma auditoria, caracterizando uma no conformidade.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

89| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Conhecendo os perigos e riscos, a organizao dever desenvolver um planejamento para trat-los Com ele ser possvel a definio de programas de gesto em SST, os quais iro contemplar os perigos e riscos. Assim, importante definir aes para mant-los sob controle ou neutraliz-los, preservando a integridade do trabalhador.

Realizadas todas as etapas anteriores, passamos agora para o treinamento de todos os trabalhadores em relao aos perigos e riscos envolvidos em seu processo de trabalho e tambm as consequncias ou os danos que podem ser provocados a sua sade, caso no cumpra o estabelecido nos procedimentos ou rotinas definidos pelos programas de gesto em SST.

Como voc pode perceber, implantar um programa de gesto em SST ou a prpria Norma OHSAS 18801 poder contribuir para que a empresa melhore as condies no ambiente de trabalho, atendendo legislao pertinente, reduzindo o risco de adoecimento de seus trabalhadores, alm de preveni-los em relao a passivos trabalhistas.

Atualmente, a implantao desses programas de gesto em SST iro tambm contribuir para evidenciar a aplicao e os investimentos da organizao em SST, que poder servir para que a organizao pleiteie junto previdncia social um desconto na alquota do Fator Acidentrio de Preveno.

Para voc, futuro gestor de RH, deve ficar ainda mais clara a importncia de investir em Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional, como sendo uma importante ferramenta que ir beneficiar as diversas partes interessadas, empresa, trabalhador, sociedade, famlia e comunidade. Dessa maneira, ter uma nova viso: investir em sistemas de gesto em SST no mais uma simples obrigao das organizaes, mas deve ser vista como uma ferramenta estratgica para tornar a organizao mais competitiva no mercado, alm do fato de passar ou demonstrar a imagem de uma empresa socialmente responsvel, que tambm um grande diferencial.

Dentro desse conceito de responsabilidade social, trataremos o nosso prximo assunto que a norma ISO 14001. Ela trata da gesto ambiental, ou seja, do desenvolvimento sem degradar o meio ambiente.

2.2.2 - ISO 14001.


ISO a sigla da Organizao Internacional de Normalizao ( International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Sua e que cuida da normalizao (ou normatizao) em nvel mundial. E entre as normas ou padronizaes desenvolvidas por esta organizao temos a ISO 14001, que uma norma que estabelece diretrizes para implantar um programa de gesto ambiental. O objetivo deste programa gerar condies para que as organizaes conheam e entendam a
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 90| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

relao que tem com o meio que est inserida e seus possveis danos ou impactos que podero provocar, devido ao seu processo produtivo.

Em situao similar ao que apresentamos para a implantao da OHSAS 18001, ocorrer com esta norma tambm o primeiro passo para a criao de uma poltica que demonstre as diretrizes da organizao para cumprimento da legislao, preservao ambiental, processo de melhoria contnua e comprometimento da alta administrao.

Implementada a poltica, partimos agora para o processo de identificao dos aspectos ambientais, que so os meios que podem influenciar no meio ambiente, como exemplo a gerao de resduos lquidos em um processo de lavagem de roupas industriais. Neste exemplo o aspecto a gua gerada no processo de lavao e para o descarte desta gua contaminada. Caber a empresa tratla previamente e somente aps este tratamento poder descart-la no meio ambiente.

Identificado todos os aspectos da organizao, ser feito uma anlise para verificao do cumprimento da legislao que se aplica a estes aspectos e a forma de trat-los.

Os demais passos a seguir consistem em elaborar os programas para fazer a gesto dos aspectos ambientais e treinar os trabalhadores com relao s regras e procedimentos a serem adotados com intuito de no agredir o meio ambiente.

O importante em conhecer esta norma que trata da gesto ambiental para que possamos vislumbrar a possibilidade de conciliar as melhorias ambientais com a segurana e sade do trabalho.

Voc neste momento pode questionar: qual relao essa?

E a resposta simples: toda.

Veja o seguinte:

Voltando ao exemplo anterior, a lavagem de roupas industriais, com certeza, possui aplicao de produtos qumicos. Pensado no meio ambiente, voc pode substituir este produto por um que no o agrida , e j conciliando com SST, poder tambm substituir por um que seja menos agressivo a quem o manuseia.

Com essa tica, possvel perceber a importncia da inter-relao entre as normas.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

91| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

No prximo tpico, estudaremos as percias trabalhistas relacionadas SST, em que iremos perceber a importncia da gesto em SST, para a gerao de evidncias durante um processo de percia trabalhista.

2.3. Percia Trabalhista.


De acordo com Monteiro (2000, p.113), a prova pericial uma forma de estabelecer o nexo ou no da relao de uma doena ou acidente em relao ao trabalho, podendo tambm ser utilizada como forma de comprovar a realizao de trabalhos em ambientes insalubre e/ou perigosos. Seguindo as regras do art. 420 do cdigo do Processo Civil, a percia deve ser realizada por um perito designado pelo juiz.

Uma vez nomeado um perito, as partes no processo trabalhista tero um prazo para apresentar os quesitos e indicar os assistentes tcnicos para acompanhar a percia. Assim como o perito nomeado, devem cumprir os prazos estabelecidos no art. 433 e seu pargrafo nico do Cdigo de Processo Civil.
7

Para os processos que envolvem a SST, podemos destacar os seguintes tipos de percia:

Mdica: um mdico estar analisando uma leso ou doena que limitou a capacidade do trabalhador para exercer sua atividade laboral, ou simplesmente o incapacitou para o trabalho. Este tipo de percia pode ocorrer em virtude de um processo trabalhista ou por determinao da previdncia social para estabelecer uma investigao e para verificar o nexo da atividade do trabalhador e a doena ou leso. Normalmente esta percia ocorre no local onde trabalha.

Verificao de Insalubridade e Periculosidade: este tipo de percia normalmente ocorre em processos trabalhistas em que o trabalhador se considera lesado por ter trabalhado em um ambiente que ele considera como sendo insalubre ou periculoso. Nessa situao, durante uma audincia, o juiz ir determinar uma percia para que seja verificada a veracidade dos relatos. Nomeia-se um perito oficial e as partes podem indicar os assistentes tcnicos, que tm a funo de acompanhar o perito oficial dando-lhe suporte e informaes quando necessrio, verificando a forma que ele est conduzindo os trabalhos e a metodologia utilizada para avaliao e medio do ambiente.

As percias trabalhistas de forma geral analisam aspectos tcnicos e o cumprimento da legislao no que tange a SST. Neste instante que voc percebe a importncia de todo o contedo que estudamos nesta unidade, pois sero eles os responsveis por gerar subsdio para comprovar a aplicao e o cumprimento da legislao pela organizao, e da mesma forma a comprovao de
7

so as perguntas ou questionamentos que so feitos ao perito para direcionar a percia. 92| P g i n a

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

conscientizao dos trabalhadores em relao aos riscos envolvidos em seu processo de trabalho e as formas de neutralizar.

Como j apresentado em unidades anteriores, os programas relativos SST, principalmente o PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais), tm a funo de identificar os riscos presentes no ambiente de trabalho e as formas de neutraliz-los, alm, claro, do PCMSO (Programa de Controle Medico e Sade Ocupacional), que tem a finalidade de monitorar a sade do trabalhador, evidenciando a eficcia das aes tomadas no PPRA..

Com estes e outros programas implementados de forma eficaz na organizao, a probabilidade de xito durante a percia em favor da organizao aumenta em muito. A percia no para verificar simplesmente o problema, mas sim analisar a situao como um todo, ou seja, considerando e avaliando os programas e as aes implementadas e sua eficcia, desde a utilizao e fornecimento de EPIs, at a evidencia de registros de treinamentos e trabalhos de conscientizao do trabalhador em relao aos riscos presentes no seu ambiente de trabalho.

O importante que voc tenha uma grande ateno para evidenciar todos os programas: entrega, distribuio e periodicidade de troca de EPIs, exames mdicos atualizados, registros de treinamentos e at mesmo de punies disciplinares aplicadas a trabalhadores por descumprimento de regras de segurana. Sendo interessante que nos autos iniciais do processo j seja incorporada toda esta documentao.

Vale destacar que o reclamante poder acompanhar todo o processo da percia, o que normalmente ocorre. Por esse motivo, importante enfatizar a relevncia do assistente tcnico para acompanhamento da percia.

Voc pde perceber a importncia de manter os registros de todos os programas e treinamentos realizados na organizao, o que de certa forma acaba por induzir a um controle mais amplo da rea de Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional, passando a demandar uma gesto da rea e no mais somente aplicao de normas e conhecimento tcnico. Esse processo de gesto pode e deve ser muito maior que aes pontuais, passando a ter um papel estratgico para a organizao, como veremos no prximo tpico.

2.4. Gesto da Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional GSTSO.


Em nossos estudos de todas as unidades at chegarmos onde estamos, voc pde perceber as diversas formas de atuao que devem ocorrer na rea de STSO em uma organizao. Porm, essas atuaes, ocorrendo de forma fragmentada, sem um planejamento lgico, pode no levar aos resultados esperados ou pode simplesmente fazer cumprir a legislao sem gerar ganhos reais para
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 93| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

os trabalhadores e para a empresa. Com esse conceito, iniciamos os estudos sobre as questes que envolvem a Gesto da Segurana do Trabalho e Sade do Trabalhador, que trataremos como GSTSO.

Voc j conhece os programas que devem ser implementados em uma organizao para cumprimento da legislao, conhece as formas de implementar e monitorar os resultados.

Agora, iremos estudar como e quando aplicar esses conhecimentos. Como mencionada por Pacheco (2000, p. 26 52), a organizao deve estar pronta para se adaptar aos diversos cenrios que esteja atuando. Como exemplo, podemos citar a globalizao da economia e dos mercados, que tem obrigado as empresas a manterem resultados cada vez mais desafiadores para se manterem competitivas. Devero ter excelentes produtos com um custo cada vez menor. E at hoje o que as empresas buscaram foi isto: produzir com qualidade e ser excelente em curtos prazos, conseguindo um custo competitivo. Porm, hoje, o que distingue as organizaes de alto desempenho seu capital humano, ou melhor dizendo, as pessoas que compem a organizao. Sero elas o diferencial competitivo no mercado.

E como fazer para ret-los e mant-los saudveis e produtivos?

Uma das formas para atingir esse objetivo fazer a GSTSO, partindo do ponto que organizao e trabalhador necessitam saber onde esto situadas, conhecendo o que podemos chamar de ambiente interno e ambiente externo, que sero os fatores direcionais das aes.

Conhecer o seu ambiente externo, ou seja, meio onde a organizao est inserida, a comunidade no entorno, empresas concorrentes, legislao municipal, estadual e federal que envolve a organizao, so fatores bsicos para iniciar os estudos para implantar uma GSTSO. Essas so informaes que iro nortear as aes a serem tomadas para estruturar um programa de GSTSO.

Aps essa anlise inicial, a organizao deve partir para um levantamento de seu ambiente interno: como ocorre a interao da rea de segurana com os demais departamentos? Como os trabalhadores enxergam esta rea e como a alta administrao entende a atuao desses profissionais? Esses dados so importantes para a definio da estratgia a adotar.

Neste momento, importante que voc j tenha percebido que o levantamento dessas informaes ir direcionar as aes para a sua GSTSO. Veja como.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

94| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

Conhecendo o ambiente externo, a organizao estar em condies de se avaliar diante de seus concorrentes em relao a investimentos e programas em segurana e sade no trabalho. Assim, pode ainda identificar boas prticas j implementadas pela organizao e conhecer o que o mercado est praticando.

Esses passos iro contribuir para a implantao eficaz de um programa de GSTSO, pois a participao da rea no planejamento da organizao facilitar a antecipao e o reconhecimento de possveis fontes geradoras de riscos que podero ser onerosas para a empresa, caso sejam realizadas de determinada forma.

Como exemplo, podemos citar a criao de um estoque de produtos inflamveis no interior de um galpo que ensejar o direito do adicional de periculosidade a todos os trabalhadores que estejam naquele ambiente. E voc se lembra que o adicional de periculosidade equivale a 30% do salrio do trabalhador, considerando que esta empresa tem em torno de 100 funcionrios com salrio mdio de R$870,00, qual ser o custo gerado para a empresa? Para ter uma noo, este valor ser obtido em um clculo direto sem considerar os reflexos de impostos e encargos um valor mensal de R$26.100,00 por ms, este poder ser o valor a ser pago ou passivo gerado em cada ms.

Como voc pode perceber: Prevenir, comunicar, antecipar e envolver primordial para a implantao de programas de Gesto em Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional.

Este o objetivo de todo o contedo que foi apresentado a voc no decorrer deste semestre: aes simples e objetivas que podem contribuir para uma melhora na qualidade de vida dos trabalhadores e um fator de resultados operacionais para as organizaes, gerando impactos positivos para sociedade, previdncia, comunidade, clientes, fornecedores e todos mais envolvidos em uma cadeia produtiva.

Lembre sempre:

Segurana um trabalho dinmico e contnuo que requer uma constante atualizao e reciclagem das pessoas da organizao, e voc, gestor de RH, ser uma pea fundamental para o sucesso.

Assim, conclumos esta unidade. Um grande abrao e muito sucesso em sua vida e carreira profissional,. Seja voc um diferencial na preveno!!

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

95| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

3. Teoria na Prtica

Nesta reportagem, voc poder perceber os impactos que j eram esperados em abril de 2007 com a implantao do Nexo Tcnico Epidemiolgico e como j era percebida a projeo desses fatores para os anos seguintes. Boa leitura!

Empresas que previnem acidentes de trabalho pagam menos previdncia


Irene Lbo e Juliana Andrade Reprteres da Agncia Brasil Braslia - Desde abril deste ano, o Ministrio da Previdncia Social considera acidentes de trabalho os benefcios que foram gerados pela Previdncia em funo de situaes de trabalho, mesmo que no tenham sido comunicados pelo empregador. No ms de junho, foi feita uma reclassificao dos setores de atividade de acordo com a quantidade de benefcios de acidentes de trabalho e auxlios-doena que os setores geravam, classificando-as em graus de risco. Hoje as empresas contribuem com percentuais da folha de pagamento para financiar benefcios de acidentes ou doenas de trabalho, dependendo do graus de risco da atividade: risco baixo 1%, risco mdio, 2% e risco alto, 3%. E em 2008, ser feita uma nova flexibilizao das alquotas de contribuio, dessa vez por empresa, de modo a beneficiar os empresrios que fizerem preveno de acidentes de trabalho e doenas ocupacionais. Em 2008 ns queremos que cada empresa dentro do setor pague um pouco mais do que a mdia, ou um pouco menos que a mdia, se tiver ndices de acidentes de trabalho acima ou abaixo da mdia do setor, disse Schwarzer. Com isso ns achamos que as empresas vo passar a perceber de forma muito clara que a preveno de acidentes de trabalho ela se rentabiliza, ela traz um retorno do ponto de vista econmico tambm, no apenas do ponto de vista humano, o que por si j o suficiente. Estudo apresentado no Frum Econmico Mundial de Davos, na Sua, mostra que alguns dos pases mais desenvolvidos do mundo so os que tm menos mortalidade por acidentes de trabalho.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 96| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

De acordo com o estudo, enquanto que no Brasil o coeficiente de mortalidade no trabalho de 14,8 pessoas a cada 100 mil trabalhadores, na Espanha esse ndice de 8,3, no Canad, de 7,2, na Frana de 4,4 e na Finlndia, de 2,1. O que a gente v nos pases mais desenvolvidos que h um investimento muito importante nessa reas. Se voc pegar os pases da Unio Europia, da Amrica do Norte, no Japo, existe investimento muito grande na rea de sade do trabalhador, porque a melhoria das condies de trabalho tambm reflete na produtividade desses pases, afirma o coordenador da rea Tcnica de Sade do Trabalhador do Ministrio da Sade, Marco Antnio Perez. Na opinio do diretor do Departamento de Segurana e Sade no Trabalho do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), Rinaldo Marinho, falta uma conscientizao maior por parte dos empregadores, que so, pela legislao brasileira, os responsveis por prevenir acidente e doenas do trabalho. A maior dificuldade que algumas empresas no encaram as medidas de preveno de acidentes e doenas como investimento, encaram como custo, porque elas no computam nas suas contas os prejuzos que so gerados quando ocorre um acidente de trabalho ou quando o trabalhador adoece. O presidente da Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Remgio Todeschini, orienta que as empresas tenham o cuidado preventivo como norma de gesto, e que no deixem de fazer investimentos em sade e segurana no trabalho. " preciso adotar o cuidado preventivo da gesto em sade e segurana do trabalho nas empresas, melhorando as condies de trabalho, e junto aos sindicatos estabelecer um processo melhor de negociao coletiva, ampliando o processo de educao em sade e segurana do trabalho.
Fonte: Disponvel em : <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/07/27/materia.2007-07-27.0850726159/view>. Acesso em 10/05/2009

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

97| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

4. Recapitulando
Estamos terminando nossa disciplina e vale a pena relembrar os principais pontos de nossa ltima unidade: A gesto em segurana do trabalho e sade ocupacional: podemos perceber que existem

diversos fatores externos que so geradores desta demanda, como o Nexo Tcnico Epidemiolgico, que atualmente um fator merecedor de grande ateno por parte das empresas, pois, com base neste conceito, as empresas sero responsveis em comprovar que uma leso ou adoecimento de um trabalhador, do seu quadro funcional, no tem relao com o trabalho. Alm de servir como forma da empresa que investe em segurana pleitear junto previdncia descontos nas alquotas pagas para efeito do Fator Acidentrio de Preveno -FAP, que so alquotas pagas pela empresa para custear a previdncia em relao aos gastos com acidentes e doenas ocupacionais. Atualmente, este percentual de 1%, 2% e 3% dos valores pagos sobre a folha de pagamento dos salrios dos trabalhadores da empresa. As empresas que investem SST podem ter um desconto de at 50%, e a falta desse investimento pode gerar um acrscimo de 100%.

As normas que tratam do sistema de gesto de SST(OHSAS 18001): remete no primeiro plano responsabilidade da alta administrao em se envolver nas aes que se relacionam com a implantao da norma. Existem alguns critrios a serem observados para a sua implantao, como definir uma poltica, realizar o levantamento dos perigos e riscos, estabelecer programas e principalmente treinar as pessoas em relao aos procedimentos a serem adotados.

A ISO 14001: uma norma com foco na preservao do meio ambiente, em que so apresentados alguns requisitos para serem seguidos pelas organizaes que desejarem implantar um programa de gesto ambiental. Vimos que aplicao de medidas de controle ambiental pode ter uma interao direta com os aspectos de segurana e sade do trabalho.

Percia trabalhista: estudamos como pode ocorrer um processo de percia trabalhista e seus objetivos, podendo ser Mdica, em que um mdico estar analisando uma leso ou doena que limitou a capacidade do trabalhador para exercer sua atividade laboral, ou simplesmente o incapacitou para o trabalho. De Verificao de Insalubridade e Periculosidade, esse tipo de percia normalmente ocorre em processos trabalhistas em que o trabalhador se considera lesado por ter trabalhado em um ambiente que ele considera como sendo insalubre ou periculoso .

Gesto de Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional:

podemos estudar e avaliar a

abrangncia do programa de gesto em segurana e os resultados que podem gerar para a organizao, estudando a relao direta com os diversos programas j mencionados nas unidades anteriores. Serve como forma de agir estrategicamente na organizao, gerando retornos financeiros, alm de contribuir como forma de evidenciar a preveno na organizao, gerando descontos no FAP.
Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva 98| P g i n a

Disciplina: Segurana do Trabalho e Sade Ocupacional Autor: Mrcio Ibraim de Arajo Loureiro

5. Referncias
ARAJO, Giovanni Moraes de (autor, editor e organizador). Normas Regulamentadoras Comentadas. 3 ed. Rio de Janeiro: 2002. CHAVES, Jos Jacinto. Perfil Profissiogrfico Previdencirio, Belo Horizonte: Folium, 2003. COSTA, Walter Rodrigues da. Sade ocupacional. Belo Horizonte: [s.n], 1993. GALAFASSI, Maria Cristina. Medicina do trabalho: programa de controle mdico de sade ocupacional (NR-7). So Paulo: Atlas, 1999. MONTEIRO, Antnio Lopes; BERTAGNI, Roberto Fleury de Souza. Acidentes do trabalho e doenas ocupacionais: conceito, processos de conhecimento e de execuo e suas questes polmicas. 2 ed. rev. e atual. So Paulo: Saraiva, 2000. OLIVEIRA, Cludio A. Dias de. Passo a passo dos procedimentos tcnicos em segurana e sade no trabalho: micro, pequenas, mdias e grandes empresas. So Paulo: LTr, 2002. PACHECO JUNIOR, Waldemar. Gesto da segurana e Higiene do trabalho: contexto estratgico, analise ambiental, controle e avaliao das estratgicas/Waldemar Pacheco Jr., Hyppolito do Vale Pereira Filho, Vera Lucia Duarte de Valle Pereira. So Paulo: Atlas 2000. PEINADO, Jurandir; GRAEMLl, Alexandre Reis. Administrao da produo: operaes industriais e de servios. Curitiba: UnicenP, 2007. SALIBA, Tuffi Messias; CORRA Mrcia Angelim Chaves. Insalubridade e periculosidade aspectos tcnicos e prticos. 6 ed. atual - So Paulo: LTr, 2002. SALIM, Celso Amorim; CARVALHO, Luiz Fernando de (Org.). Sade e segurana no trabalho: novos olhares e saberes. Belo Horizonte: SEGRAC, 2003.

Unidade de Educao a Distncia | Newton Paiva

99| P g i n a

You might also like