You are on page 1of 6

FACLEPP LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ANALISE E PRODUO DE TEXTO

ARIANE DE SOUZA CORRA

PRESIDENTE PRUDENTE-2009

FACLEPP LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RESENHA CRITICA DO LIVRO DE RUBEM ALVES: A ESCOLA UE SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR UE PUDESSE EXISTIR!"

ARIANE DE SOUZA CORRA

T#$%$&'( )* 2+ ,*#-(" C.#/( )* 0*)$1(12$3 U425*#/2)$)* )( O*/,* P$.&2/,$3 6(-( 0$#,* )(/ #*7.2/2,(/ 0$#$ $ $5$&2$89( %2-*/,#$&" O#2*4,$)(#$: S:42$ M(&24$"

P#*/2)*4,* P#.)*4,* ; SP

SUMRIO
< Referncia Bibliogrfica: - (autor, ttulo, cidade, imprensa, ano. N. de pginas). < Conhecimento: - Resumo detal ado das id!ias principais. "o #ue trata a o$ra% O #ue di&% < Apreciao: - 'ulgamento da o$ra (#ual a contri$ui()o dada%). < Estilo: - *onciso, o$+eti,o, simples% *laro, preciso, coerente%

SUMRIO "O -I.RO/


0re1cio/ 2s li(3es de uma escola4 Uma ponte para muito longe... 2utor/ 2demar 5erreira dos Santos O pssaro no om$ro. 2utor/ 5ernando 2l,es 6oan 7uero uma escola retrograda 2 8scola da 0onte....... 9 2 8scola da 0onte....... : 2 8scola da 0onte....... ; 2 8scola da 0onte....... < 2 8scola da 0onte....... = 2utor/ Ru$em 2l,es O essencial n)o ca$e nas pala,ras escola da 0onte. 2 8scola da 0onte/ $em-me-#uer, malme#uer... 2utor/ 0edro >ar$as 2l$u#uer#ue 8scola dos son os e?iste a := anos em 0ortugal. 2utor/ 'os! 0ac eco @ra$al o cooperati,o e mudan(a de atitudes pro1issionais na escola do 9+ *iclo do 8nsino >sico. *entro de 5orma()o *amilo *astelo >ranco

RESENHA:
< Referncia Bibliogrfica: - (autor, ttulo, cidade, imprensa, ano. N. de pginas).
2-.8S, Ru$em, A2 8S*O-2 7U8 S8M0R8 SONB8I S8M IM2CIN2R 7U8 0U"8SS8 8DIS@IRA, *ampinas-S0, 0apirus, :EE9, n +" de paginas 9:E.

< Conhecimento: - Resumo detal ado das id!ias principais. "o #ue trata a o$ra% O #ue di&%
O li,ro relata a istoria de uma escola #ue e?iste := anos em 0ortugal, dirigida por 'ose 0ac eco cu+o nome da escola ! 8scola da 0onte. Onde o autor Ru$em 2l,es te,e a onra de con ecF-la. 2 8scola da 0onte n)o ! uma escola comum, ela ! di1erente de tudo #ue possamos imaginar. 8la ! uma escola onde n)o salas de aula ou classes separadas por anos ou idades, crian(as de 1ai?a etrias di1erentes con,i,em e aprendem +untas no mesmo espa(o, al!m disso, a 8scola da 0onte tra$al a com pedagogia de incluir crian(as portadoras de de1iciFncias no mesmo am$ientes, o padr)o criado pela escola os alunos decidem o #ue estudar, monta grupos de interesse e tra$al am orientados por um pro1essor, ,alori&ando a autonomia de seus alunos, as crian(as escre,em documentos com seus direitos e de,eres e os alunos reGnem-se semanalmente em assem$l!ia. 8n1im, o autor tenta nos mostrar a realidade ,i,ida por crian(as onde os pro1essores a,aliam seus alunos constantemente, so$retudo em termos de ,alores e atitudes. *omo n)o e?istem o$ser,a(3es neutras, ela ! pautada na matri& a?iolHgica da 0onte/ solidariedade, responsa$ilidade e autonomia s)o isso #ue 1alta em nossa educa()o.

Apreciao: - 'ulgamento da o$ra (#ual a contri$ui()o dada%).


O li,ro ,ai contri$uir muito na 1orma()o de nHs 1uturos pedagogos, onde podemos perce$er #ue #uem 1a& a escola s)o os pro1essores e alunos, n)o o Sistema, pois o li,ro nos mostrou #ue a 8scola da 0onte uma mudan(a de comportamento, ,alores a(3es e conceitos perante a educa()o in1antil. Onde o pro1essor dei?a de ser o IcentroA no processo de ensino e aprendi&agem, o aluno ! mais ati,o, critico, re1lete, $usca o con ecimento e?tra-classe e um pes#uisador, com isso, podemos di&er #ue a aprendi&agem desses alunos ! continua, 1le?,el, interati,a, progressi,a e mel or de tudo uma intera()o entre aluno, pro1essor e sociedade, 1ato esse muito raro no meio do processo educati,o.

0or!m, a 8scola da 0onte torna-se mais uma epidemia, mais um modismo, como tantas outras. N)o se trata, e,identemente, de negar as ,arias contri$ui(3es teHricas, para se 1a&er uma escola como o da 0onte de,e a,er uma sistemati&a()o mais a$rangente, enri#uecimento das 1ontes de pes#uisas dos alunos e produ()o de te?tos didticos por parte dos pro1essores para uso dos alunos (indo al!m dos manuais de ensino dispon,eis no mercado e nem sempre de #ualidade aceit,el). 2 maior critica #ue ten o n)o ! #uanto ao pro+eto em si, mas Js suas condi(3es/ I2 , mas tam$!m, com :;E alunos em perodo integral, at! eu 1aria uma re,olu()o pedagHgicaA. 8n1im para a 8scola da 0onte n)o torna-se um mito creio #ue alguns cuidados s)o necessrios/ para o con ecimento de praticas signi1icati,as em outras escolas.

Estilo: - *onciso, o$+eti,o, simples% *laro, preciso, coerente%


O estilo do li,ro ! muito conciso, preciso, repetiti,o e e?ige con ecimento pr!,io para entendF-lo, com isso, a leitura torna-se muito cansati,a e repetiti,a.

You might also like