You are on page 1of 22

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

V CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE JUIZ FEDERAL SUBSTITUTO DA 3 REGIO PRIMEIRA PROVA ESCRITA 1. a) b) c) d) No Brasil, o Poder Constituinte Reformador, exercido pelo Congresso Nacional: no inicial, mas ilimitado e autnomo; limitado apenas pelas clusulas ptreas; sofre limitaes materiais, circunstanciais e temporais; condicionado e secundrio, mas tem limitaes apenas materiais.

2. O controle jurisdicional de constitucionalidade das leis no Brasil exercido: a) pelo Supremo Tribunal Federal, com excluso de qualquer outro Tribunal ou Juzo; b) pelo Supremo Tribunal Federal, que tem a funo de Corte Constitucional, e ainda pelos Tribunais Superiores da Unio e Tribunais de Justia dos Estados, excludos os Juzes Singulares; c) por qualquer Juiz ou Tribunal do pas, nos casos concretos e, em tese, em se tratando de lei ou ato normativo federal ou estadual, apenas pelo Supremo Tribunal Federal; d) pelo Supremo Tribunal Federal, apenas em tese, cabendo o controle da constitucionalidade nos casos concretos aos Tribunais Regionais Federais e aos Tribunais Superiores da Unio. 3. A soberania popular exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, somente podendo ser candidatos a cargos eletivos: a) os brasileiros natos no pleno exerccio dos direitos polticos; b) os brasileiros inscritos como eleitores, filiados a Partidos Polticos e no pleno exerccio dos direitos polticos; c) os brasileiros natos, inscritos como eleitores, filiados a Partidos Polticos, no pleno exerccio dos direitos polticos, desde que no sejam analfabetos, tenham a idade mnima para o cargo pretendido e domiclio eleitoral na circunscrio; d) os brasileiros que preencham as condies da alternativa "b" e, alm disso, tenham a idade mnima para o cargo pretendido e domiclio eleitoral na circunscrio, desde que no sejam analfabetos ou inelegveis. 4. Para a propositura da ao direta de declarao de inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo federal ou estadual: a) o prazo ser decadencial de 120 dias; b) a ao poder ser proposta a qualquer tempo; c) o prazo decadencial o mesmo da ao rescisria (2 anos); d) o prazo decadencial ser de cinco anos.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

5. a) b) c) d)

Ao servidor pblico civil: vedado o direito de associao sindical e o direito de greve; vedado o direito de associao, mas assegurado o direito de greve; livre a associao sindical e restrito o direito de greve; no livre a associao sindical nem o direito de greve.

6. Declarada pelo STF a inconstitucionalidade por omisso de medida para tornar efetiva norma constitucional: a) ser suprida a omisso do Legislativo para garantir o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais; b) ser dada cincia ao Poder competente para a adoo das medidas necessrias; c) ser dada cincia ao Poder competente para editar a lei reclamada, em trinta dias; d) ser dada cincia ao Poder competente para adotar as providncias necessrias em trinta dias, sob pena de desobedincia. 7. Depois de aprovado por 3/5 dos votos dos membros da Cmara e do Senado, em dois turnos, o projeto de Emenda Constituio ser: a) submetido sano do Presidente da Repblica; b) promulgado pelo Presidente da Repblica; c) promulgado pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal; d) promulgado pelo Presidente do Senado com o respectivo nmero de ordem. 8. a) b) c) d) O projeto de Emenda Constitucional de iniciativa: de qualquer congressista; de mais da metade dos Governadores dos Estados da Federao; de 1/3, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; de 3/5 dos votos dos respectivos membros de cada Casa do Congresso Nacional.

9. A competncia legislativa para instituir tributos na federao brasileira : a) expressa para Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios; b) expressa para a Unio; residual para os Estados; de acordo com o interesse local para o Municpio; e, residual e de acordo com o interesse local para o Distrito Federal; c) expressa para os Estados, Distrito Federal e Municpios; e, expressa e residual para a Unio; d) expressa para a Unio e residual para Estados, Distrito Federal e Municpios. 10. So garantias da Magistratura Nacional: a) vitaliciedade; inamovibilidade, aps dois anos; e irredutibilidade de vencimentos; b) vitaliciedade aps dois anos; inamovibilidade; e irredutibilidade de vencimentos; c) vitaliciedade; inamovibilidade; e irredutibilidade de vencimentos, aps dois anos; d) vitaliciedade e inamovibilidade, aps dois anos; e irredutibilidade de vencimentos.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

11. A suspenso dos direitos polticos decorre de: a) incapacidade civil absoluta; condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; e improbidade administrativa; b) cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado; c) recusa de cumprir obrigao legal a todos imposta ou prestao alternativa; d) improbidade administrativa e cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado. 12. A legitimidade ativa para a propositura da Ao Popular de: a) qualquer cidado e do Ministrio Pblico; b) qualquer cidado; c) brasileiros e estrangeiros residentes no Pas; d) qualquer brasileiro, nato ou naturalizado. 13. A competncia privativa da Unio para legislar: a) exclui a de Estados, Distrito Federal e Municpios; b) admite que os Estados legislem apenas na ausncia de lei federal; c) admite que mediante autorizao veiculada por lei complementar federal, os Estados legislem sobre questes especficas; d) exclui a competncia dos Municpios e admite, mediante delegao legislativa, que os Estados legislem concorrente e supletivamente. 14. O princpio do acesso ao Poder Judicirio: a) depende do prvio esgotamento da via administrativa; b) s pode ser limitado por lei; c) pode ser excludo da ordem constitucional vigente, atravs de Emenda Constituio; d) assegura o direito de pleitear a prestao jurisdicional sempre que um direito for lesado ou ameaado de leso. 15. O mandado de segurana incorporou-se ao sistema constitucional positivo: a) Constituio de 1891; b) Constituio de 1934; c) Constituio de 1937; d) Constituio de 1946. 16. Na forma da previso constitucional, todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preservlo para as presentes e futuras geraes. Assim, sem prejuzo das penalidades definidas pela legislao federal, estadual e municipal, o no-cumprimento das medidas necessrias preservao ou correo dos

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

inconvenientes e danos causados pela degradao da qualidade ambiental sujeitar os transgressores multa simples ou diria, perda ou restrio de incentivos e benefcios fiscais concedidos pelo Poder Pblico, perda ou suspenso de participao em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crdito e suspenso de sua atividade. Sem obstar a aplicao dessas penalidades, o poluidor obrigado a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade: a) diante da ocorrncia de dolo; b) presente a culpa; c) pela conjugao de dolo e culpa; d) independentemente de existncia de culpa. 17. A clusula contratual relativa ao fornecimento de produtos e servios que imponha representante para concluir ou realizar outro negcio jurdico pelo consumidor : a) anulvel; b) nula de pleno direito, invalidando todo o contrato; c) nula de pleno direito; d) nula, no invalidando o contrato, exceto quando de sua ausncia, apesar de esforos de integrao, decorrer nus excessivo para o consumidor. 18. O imvel residencial prprio do casal, ou da entidade familiar, impenhorvel e no responder por qualquer tipo de dvida: a) civil, comercial, fiscal, previdenciria ou de outra natureza; b) civil, comercial e previdenciria; c) civil, comercial, fiscal ou previdenciria; d) fiscal, previdenciria e comercial. 19. O direito de preempo caducar, se a coisa for mvel, no se exercendo nos trs dias, e, se for imvel, no se exercendo nos trinta subseqentes quele em que o comprador tiver afrontado o vendedor. Segundo o entendimento da doutrina e da jurisprudncia, esta uma hiptese de: a) desistncia; b) precluso; c) decadncia; d) prescrio. 20. Indique a resposta incorreta. No pode ser alegado o usucapio: a) pendendo ao de evico; b) estando vencido o prazo; c) entre cnjuges na constncia do matrimnio; d) havendo protesto.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

21. D-se a novao quando o devedor contrai com o credor nova dvida, para extinguir e substituir a anterior. Esta uma hiptese de novao: a) pessoal; b) real; c) objetiva passiva; d) subjetiva ativa. 22. A entrega voluntria do ttulo da obrigao, quando por escrito particular, prova a desonerao do devedor e seus coobrigados, se o credor for capaz de alienar, e o devedor, capaz de adquirir. Este um caso de: a) confuso; b) pagamento presumido; c) remisso presumida; d) dao em pagamento. 23. Indique a resposta incorreta. S se podem revogar por ingratido as doaes: a) se o donatrio injuriou gravemente ou caluniou o doador; b) se atentou contra a vida do doador; c) se recusou ao doador os alimentos, de que este necessitava; d) se cometeu contra ele ofensa fsica. 24. A doutrina distingue como caractersticas jurdicas da fiana convencional: a) acessoriedade e subsidiariedade; b) unilateralidade e acessoriedade; c) gratuidade, acessoriedade, unilateralidade e subsidiariedade; d) subsidiariedade, gratuidade e unilateralidade. 25. A adoo plena irrevogvel, conferindo ao adotado a condio de filho, com os mesmos direitos e deveres: a) sem deslig-lo de qualquer vnculo com pais e parentes; b) inclusive os sucessrios; c) salvo os sucessrios; d) desligando-o de qualquer vnculo com parentes. 26. A teoria da desconsiderao da personalidade jurdica ("disregard of legal entity") consiste em: a) no considerar os efeitos da personificao para atingir a responsabilidade dos scios;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

b) declarar nula, de pleno direito, a personificao; c) tornar a personalidade jurdica ineficaz para todos os atos praticados pela sociedade; d) na extino da personalidade jurdica por via judicial. 27. Na sociedade por cotas de responsabilidade limitada o scio-gerente praticou ato caracterstico de infrao da legislao tributria. A conseqncia, para ele, poder ser: a) sua irresponsabilidade pessoal, desde que no tenha havido dolo na infrao cometida; b) sua irresponsabilidade subsidiria, j que somente a sociedade, com patrimnio distinto do patrimnio dos scios que a integram, responder pelas obrigaes contradas; c) somente a sua responsabilidade pela integralizao de todo o capital social, caso os outros scios no tenham integralizado as suas respectivas cotas sociais; d) sua responsabilidade pessoal, com supedneo em dispositivos especficos do Cdigo Tributrio Nacional. 28. Ocorrendo a dissoluo de uma sociedade annima, a conseqncia ser: a) a companhia dissolvida perder, imediatamente, a personalidade jurdica; b) a companhia dissolvida conservar a personalidade jurdica, at a extino, com o fim de proceder a liquidao; c) a extino automtica da companhia; d) a do encerramento concomitante do processo de liquidao. 29. O Conselho de Administrao somente obrigatrio: a) nas companhias abertas, nas de capital autorizado e nas sociedades de economia mista; b) nas de capital autorizado, nas sociedades por cotas e nas sociedades de economia mista; c) nas sociedades de economia mista, nas de capital autorizado e nas companhias fechadas; d) nas companhias abertas, nas de capital autorizado e nas em nome coletivo. 30. A clusula "NO ORDEM" consiste: a) na impossibilidade total de transferncia do ttulo, seja por endosso, seja por cesso; b) na impossibilidade de transferncia do ttulo por endosso, sendo a mesma possvel pela forma e efeitos da cesso ordinria; c) na possibilidade de transferncia por endosso em branco; d) na possibilidade de transferncia por endosso em preto. 31. A prestao do aval em um ttulo de crdito: a) coloca o avalista em posio idntica do fiador; b) no pode ser feita de forma parcial;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

c) se no houver indicao para quem dado, deixar de produzir os efeitos que lhes so prprios; d) implica na subsistncia da obrigao do avalista, ainda que nula a obrigao por ele garantida, a menos que essa nulidade decorra de vcio de forma do ttulo. 32. A duplicata : a) um ttulo de crdito ao qual se aplicam, no que couber, os dispositivos da legislao sobre emisso, circulao e pagamento das letras de cmbio; b) um ttulo de crdito, genuinamente brasileiro, que deve ser obrigatoriamente extrado para circulao como efeito comercial, pelo comerciante vendedor nos contratos de compra e venda mercantil; c) um ttulo de crdito que no poder ser considerado ttulo executivo extrajudicial (art. 585 do CPC), caso no contenha o aceite do sacado aposto no prprio ttulo; d) um ttulo inteiramente regulado pela Lei das Duplicatas, a ele no se aplicando, em nenhuma hiptese, os dispositivos da legislao sobre Letra de Cmbio. 33. O direito de recesso do acionista minoritrio consiste: a) na possibilidade de pedir aos rgos da companhia a anulao da assemblia geral; b) na possibilidade de requerer judicialmente a dissoluo da sociedade; c) no direito de pedir o adiamento da assemblia geral convocada para decidir matrias relevantes para a sociedade; d) no direito de retirar-se da sociedade, mediante o reembolso do valor de suas aes. 34. Nas sociedades por cotas de responsabilidade limitada: a) pode haver simultaneamente a utilizao de firma social e denominao social; b) os scios-gerentes respondero para com a sociedade e para com terceiros, solidria e ilimitadamente, pelo excesso de mandato e pelos atos praticados com violao do contrato ou da lei; c) impossvel o exerccio do direito de recesso por parte do scio-cotista; d) no se aplicam subsidiariamente, em nenhuma hiptese, as normas das sociedades por aes. 35. A responsabilidade dos scios : a) limitada integralizao de sua cota social, na sociedade por cotas de responsabilidade limitada; b) limitada ao valor do capital social, nas sociedades de capital e indstria, para o scio capitalista; c) limitada ao preo de emisso das aes subscritas, nas sociedades annimas; d) limitada ao valor do capital social nas sociedades em nome coletivo. 36. Crime vago aquele em que: a) o sujeito passivo no foi identificado;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

b) o sujeito passivo se confunde com o sujeito ativo; c) o sujeito passivo entidade sem personalidade jurdica; d) o tipo exige, necessariamente, dois ou mais sujeitos passivos. 37. O juiz, ao condenar algum que reincidente, com anterior condenao em crime doloso, a pena privativa: a) no poder substituir a pena privativa de liberdade por pena restritiva; b) no poder aplicar somente pena de multa; c) poder, quando a pena aplicada for de deteno, fixar regime inicial aberto; d) poder suspender a pena privativa, se o ru for menor de vinte e um anos e a pena for de deteno. 38. Se, por meio de imprensa, for cometido crime contra a honra de juiz de direito em razo de sua funo, a exceo da verdade ser admitida: a) na calnia, na difamao e na injria; b) na calnia e na difamao; c) na difamao e na injria; d) na injria e na calnia. 39. Prevem figura privilegiada os seguintes crimes: a) duplicata simulada, furto e apropriao indbita; b) apropriao indbita, dano e duplicata simulada; c) receptao dolosa, furto e estelionato; d) receptao dolosa, dano e estelionato. 40. No delito de frustrao de direito assegurado por lei trabalhista: a) o sujeito ativo sempre o empregador; b) o tipo configura norma penal em branco; c) um dos meios de execuo a grave ameaa; d) no se admite a tentativa. 41. Se o funcionrio pblico, ainda que fora de seu ofcio, insere, a pedido de amigo, em documento pblico a que ajudou a redigir, declarao falsa com o fim de benefici-lo, alterando a verdade sobre fato relevante e em prejuzo de terceira pessoa, comete crime de: a) falsificao de documento pblico; b) falsidade ideolgica; c) prevaricao; d) corrupo passiva. 42. Em relao aos crimes contra a ordem tributria praticados por particulares e definidos na Lei 8.137, de 27.12.90:

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

a) b) c) d)

exige-se sempre o dolo especfico; no se admite a co-autoria; nenhum dos tipos anormal; no prevista causa especial de aumento.

43. O delito de concusso consuma-se: a) com a exigncia da vantagem indevida; b) com o recebimento da vantagem indevida; c) com a solicitao da vantagem indevida; d) com a omisso na prtica do ato de ofcio, em virtude da vantagem indevida. 44. So crimes hediondos: a) a tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o estupro; b) o estupro, o latrocnio e o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins; c) o terrorismo, o latrocnio e a extorso mediante seqestro; d) o homicdio qualificado, o latrocnio e o atentado violento ao pudor. 45. Em relao aos crimes contra a ordem econmica, definidos na Lei 8.137, de 27.12.90: a) a ao penal pblica em relao a alguns e privada quanto a outros crimes; b) as penas previstas so de recluso e deteno, no sendo possvel condenao pena de multa; c) a pena ser agravada, de um tero at a metade, quando o crime for cometido por funcionrio pblico em razo de sua funo; d) a pena ser reduzida em um tero se o crime no se referir prestao de servios ou ao comrcio de bens essenciais vida ou sade. 46. Afirma-se haver competncia discricionria do Executivo: a) quando no h possibilidade de controle judicial; b) quando a administrao puder escolher o ato a praticar, para cumprir a lei, segundo seus exclusivos critrios; c) se os parmetros do ato no estiverem predefinidos na lei e/ou esta contiver conceitos indeterminados; d) quando puder o administrador escolher soluo adequada para a implementao da finalidade da norma. 47. A responsabilidade extracontratual do Estado, assegurada no artigo 37, pargrafo 6, da Constituio da Repblica: a) objetiva com relao ao Estado e subjetiva com relao ao funcionrio e aplica-se aos atos lcitos praticados pela administrao; b) estende-se aos atos lcitos e ilcitos que ocasionem danos e sejam praticados pela Administrao e pelo Judicirio;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

c) objetiva com relao ao Estado, subjetiva quanto ao funcionrio, abrange os atos lcitos, se ocasionarem danos certos, especiais e anormais, como tambm os ilcitos da Administrao Pblica e inadmite excludentes; d) objetiva com relao ao Estado, subjetiva quanto ao funcionrio, abrange os atos lcitos, se ocasionarem danos certos, especiais e anormais, e ilcitos e admite excludentes. 48. O funcionrio pblico estvel: a) no pode perder o cargo por inadequao funcional porque, se no verificada tal circunstncia no estgio probatrio de dois anos, precluiu o direito da administrao; b) pode perder o cargo, quer por processo administrativo, quer judicial, assegurada a ampla defesa; c) somente poder perder o cargo por processo judicial, assegurada a ampla defesa; d) poder ser demitido, aps regular processo administrativo, desde que antes tenha sofrido outras penalidades. 49. Nos processos administrativos disciplinares ou sancionatrios: a) admitem-se as argies de impedimentos e suspeies; b) no se admitem as argies de impedimentos ou suspeies; c) somente so admitidas argies de impedimentos e suspeies se houver lei autorizatria; d) somente admite-se a argio de impedimentos. 50. Considerando-se o direito de petio consagrado no texto constitucional, se houver posterior desistncia do administrado peticionrio: a) deve a administrao arquivar o expediente; b) deve a administrao, no obstante, dar prosseguimento; c) deve prosseguir, se houver alegao de ilcito administrativo; d) deve prosseguir, por fora do princpio da oficialidade, mesmo que o pedido seja de interesse exclusivo do administrado. 51. A revogao dos atos administrativos: a) pode ocorrer, sem qualquer indenizao, porque somente se revogam atos que no sejam vinculados; b) no pode ocorrer sem indenizao; c) pode ocorrer, em algumas circunstncias, sem indenizao; d) pode ocorrer sem indenizao porque, se praticados dentro da competncia discricionria do administrador, no criam direitos. 52. A competncia regulamentar consiste: a) na possibilidade de a administrao, por meio de decretos, portarias, resolues, enfim, de atos gerais, determinar as condies de execuo da lei;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

b) na possibilidade de estabelecimento dos procedimentos administrativos internos das reparties; c) na possibilidade de, na lacuna da lei, para implementao do interesse pblico, os chefes do executivo determinarem a execuo de providncias para asseguramento de direitos e deveres do administrado; d) na possibilidade de os chefes do executivo expedirem decretos para fiel execuo da lei. 53. Os bens pblicos afetados a usos especiais: a) so inalienveis em quaisquer circunstncias; b) podero ser alienados se houver prvia desafetao; c) no podem ser alienados tanto quanto os bens pblicos de uso comum do povo; d) podem ser alienados, se previamente desafetados, e desde que a venda seja precedida de licitao pblica. 54. As pessoas jurdicas que compem a administrao descentralizada: a) no se submetem aos princpios da administrao pblica, salvo se forem pessoas de direito pblico; b) no se obrigam a licitar se forem pessoas de direito privado; c) submetem-se aos princpios da administrao pblica estabelecidos no texto constitucional; d) submetem-se aos princpios da administrao pblica apenas se forem autarquias e fundaes pblicas; 55. As decises administrativas devem ser motivadas: a) apenas se forem impugnadas; b) somente se forem decises do Poder Judicirio, porque expressamente determinado no artigo 93, inciso X, da Constituio da Repblica; c) porque, embora no expressa a motivao no captulo referente Administrao Pblica, princpio indispensvel para o cumprimento de outros princpios constitucionais; d) somente se necessrio ao exato cumprimento do ato administrativo ou se a lei expressamente determinar. 56. Tratando-se de obrigao em dinheiro, poder o devedor ou terceiro optar pelo depsito da quantia devida, em estabelecimento bancrio oficial, onde houver, situado no lugar do pagamento, em conta com correo monetria, cientificando-se o credor por carta com aviso de recepo, assinado o prazo de dez dias para a manifestao de recusa. Tem-se, na hiptese: a) ao de consignao em pagamento; b) exaurimento da via administrativa;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

c) alternativa extrajudicial da consignatria; d) ao de depsito. 57. O litigante de m-f ser condenado a indenizar parte contrria os prejuzos que esta sofreu, mais os honorrios advocatcios e as despesas que efetuou. a) o juiz agir de ofcio ou a requerimento; b) o tribunal no impor a sano, se o juiz de 1 grau deixou de aplicar a pena; c) a sano condenatria de ofcio conseqncia de toda litigncia de m-f e exclui o pedido da parte contrria; d) o juiz agir a requerimento. 58. Indique a alternativa incorreta. Compete parte: a) submeter-se inspeo judicial, que for julgada necessria pela outra parte; b) praticar o ato que lhe for determinado; c) comparecer em juzo, respondendo ao que lhe for interrogado; d) proceder com lealdade e boa-f. 59. Interposta a apelao, o juiz, declarando os efeitos em que a recebe, mandar dar vista ao apelado para responder. Apresentada a resposta: a) facultado ao juiz o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso; b) fica obstada a retratao; c) os autos sero remetidos ao contador; d) facultado ao juiz o reexame apenas do cabimento do recurso. 60. No sistema processual civil brasileiro, o assistente tcnico: a) auxiliar da justia, prestando compromisso de cumprir conscienciosamente o encargo que lhe foi cometido; b) auxiliar da parte, no sujeito a impedimento ou suspeio; c) pode excursar-se, ou ser recusado por impedimento ou suspeio; d) apresentar laudo em cartrio pelo menos 10 (dez) dias antes da audincia de instruo e julgamento. 61. Indique a alternativa incorreta. A pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento. So tambm absolutamente impenhorveis: a) os vencimentos dos magistrados, dos professores e dos funcionrios pblicos, o soldo e os salrios, salvo para pagamento de prestao alimentcia; b) os livros, as mquinas, os utenslios e os instrumentos, necessrios ou teis ao

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

exerccio de qualquer profisso; c) as provises de alimento e de combustvel, necessrias manuteno do devedor e de sua famlia durante seis meses; d) a parte do produto dos espetculos reservada ao autor e aos artistas. 62. Indique a alternativa incorreta. a) a sentena que julgar procedente a ao, ordenar o restabelecimento do estado anterior, a suspenso da causa principal e a proibio do ru falar nos autos at a purgao do atentado; b) ordenada a citao do denunciado lide, ficar suspenso o processo; c) suspende-se o processo pela morte ou perda da capacidade processual do autor; d) verificando a incapacidade processual ou irregularidade da representao das partes, o juiz, suspendendo o processo, marcar prazo razovel para ser sanado o defeito. 63. O credor tem a faculdade de desistir de toda a execuo ou de apenas algumas medidas executivas. Na desistncia da execuo, havendo embargos opostos: a) estes sero extintos, se versarem apenas sobre questes de mrito, pagando o credor as custas e os honorrios advocatcios; b) a extino destes depender da concordncia do embargante, se versarem apenas sobre questes processuais; c) estes sero extintos, caso versem apenas sobre questes processuais, pagando o credor as custas e os honorrios advocatcios; d) a extino depender da concordncia do embargante, que se manifestar atravs de advogado habilitado com procurao geral para o foro, conferida por instrumento pblico, ou particular assinado pela parte, com firma reconhecida. 64. Indeferida a petio inicial, o autor poder apelar, facultado ao juiz, no prazo de quarenta e oito horas, reformar sua deciso. No sendo reformada a deciso: a) o despacho, que receber o recurso, mandar citar o ru para acompanh-lo; b) os autos sero encaminhados ao tribunal competente, com as contra-razes de apelao; c) dentro do prazo de 10 (dez) dias, contados da intimao da conta, o apelante efetuar o preparo, inclusive do porte de retorno, sob pena de desero; d) os autos sero imediatamente encaminhados ao tribunal competente. 65. Disciplina o Cdigo de Defesa do Consumidor que, na ao que tenha por objeto o cumprimento da obrigao de fazer ou no fazer, o juiz conceder a tutela especfica da obrigao ou determinar providncias que assegurem o resultado prtico equivalente ao do adimplemento:

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

a) sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, lcito ao juiz, aps justificao prvia, citado o ru, conceder a tutela liminarmente; b) a converso da obrigao em perdas e danos somente ser admissvel se por elas optar o autor ou se impossvel a tutela especfica ou a obteno do resultado prtico correspondente; c) o juiz poder, sendo relevante o fundamento da demanda e havendo justificado receio de ineficcia do provimento final, impor multa diria ao ru, diante de pedido do autor, se for suficiente ou compatvel com a obrigao, fixando prazo razovel para o cumprimento do preceito; d) a indenizao por perdas e danos se far com prejuzo da multa. 66. A Constituio Federal admite expressamente: a) a produo de prova ilcita, quando a nica prova existente da prtica de crime grave; b) a interceptao telefnica pela autoridade policial para fins de investigao criminal; c) a violao do domiclio, sem ordem judicial, para apreender coisas que constituam o corpo de delito; d) a indenizao pelo Estado a quem ficar preso alm do tempo fixado na sentena condenatria. 67. Em crime de ao pblica, se oferecida queixa subsidiria, o membro do Ministrio Pblico: a) pode apelar de sentena absolutria, se o querelante no recorreu no prazo legal; b) pode repudiar a queixa, mas no pode oferecer denncia substitutiva; c) deve intervir no processo, ainda que o querelante no se mostre negligente; d) deve aditar a queixa e incluir co-ru, antes que ocorra a decadncia. 68. Se um juiz estadual de So Paulo pratica crime de competncia da Justia Federal em Braslia, ser processado e julgado pelo: a) Superior Tribunal de Justia; b) Tribunal Regional Federal de So Paulo; c) Tribunal Regional Federal de Braslia; d) Tribunal de Justia de So Paulo. 69. O CPP prev a suspenso obrigatria do processo devido questo prejudicial: a) homognea de qualquer natureza; b) homognea de estado; c) heterognea de qualquer natureza; d) heterognea de estado. 70. A priso:

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

a) preventiva substitutiva da priso em flagrante; b) temporria pode atingir o acusado ou o indiciado; c) em flagrante, por crime contra a economia popular, no permite a liberdade provisria sem fiana do art. 310, pargrafo nico, do CPP; d) em virtude de sentena condenatria obrigatria em crimes hediondos. 71. O juiz, na sentena condenatria, pode: a) aplicar medida de segurana de internao ou tratamento ambulatorial; b) admitir agravante genrica no alegada pelo Ministrio Pblico; c) dar nova definio jurdica ao fato com base em circunstncia no contida na denncia, sem necessidade de qualquer providncia prvia, desde que aplique pena menos grave; d) nas duas primeiras fases de fixao da pena privativa, aplicar pena acima do mximo ou abaixo do mnimo. 72. recurso de fundamentao vinculada: a) o recurso ordinrio de deciso concessiva de "habeas corpus"; b) a apelao de decises do Tribunal do Jri; c) a apelao de decises do juiz singular; d) o protesto por novo jri. 73. A falta de meno do fato criminoso na procurao outorgada pelo querelante ao seu advogado: a) no pode ser regularizada, sendo necessria a declarao de nulidade do processo; b) pode ser regularizada em qualquer momento do processo at a sentena condenatria; c) pode ser regularizada at as alegaes finais; d) pode ser regularizada enquanto no tiver ocorrido decadncia. 74. A deciso do juiz federal que concede "habeas corpus" para trancar inqurito policial: a) pode ser impugnada pelo Ministrio Pblico atravs de apelao; b) pode ser impugnada pelo assistente do Ministrio Pblico atravs de recurso em sentido estrito; c) pode ser impugnada pela autoridade policial atravs de apelao; d) est sujeita a recurso de ofcio para o Tribunal Regional Federal. 75. O procedimento judicial previsto na Lei de Execuo Penal: a) pode ser iniciado a requerimento de descendente do condenado; b) prev 15 (quinze) dias para o condenado contrariar pedido feito pelo Ministrio Pblico; c) permite que o juiz, quando s for requerida produo de prova oral, decida de plano em trs dias;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

d) prev agravo, com efeito suspensivo. 76. O preceito ao artigo 153, pargrafo 3, inciso III, da Constituio que afirma no incidir imposto sobre produtos industrializados destinados ao exterior : a) regra de imunidade; b) regra de iseno; c) regra de iseno, porque depender de lei para ser aplicado; d) regra de imunidade, porm depender de lei para sua eficcia. 77. Pode-se afirmar que se a competncia foi outorgada constitucionalmente: a) no h limites para o legislador; b) o legislador encontrar limites nos princpios constitucionais; c) depender de norma geral para ser exercida; d) se no exercida, poder ser delegada. 78. Lavrado auto de infrao pode a administrao fazendria: a) exigir, desde logo, a quantia devida; b) intimar o devedor, e, se este no se defender, inscrever a dvida e cobrar judicialmente o tributo; c) intimar o devedor e, aps a defesa apresentada, inscrever a dvida; d) exigir depsito para a apresentao da defesa do contribuinte. 79. Lei que criar unidade fiscal de correo de dbitos tributrios quanto aos aspectos quantitativos: a) dever fixar os parmetros gerais e possibilitar ao administrador discricionariedade para sua graduao; b) depender de decreto regulamentador para sua aplicao; c) dever fixar exaustivamente os parmetros para sua aplicao; d) somente poder ser aplicada depois de decorridos 90 dias de sua publicao. 80. A lei de IPI, no que diz respeito s alquotas: a) dever necessariamente fixar as alquotas mxima e mnima e as condies de variao; b) deixar ao Executivo a possibilidade de variao para mais ou para menos; c) dever fixar as condies gerais e deixar ao regulamento as condies de variao; d) dever remeter a fixao ao Executivo, desde que respeitado o princpio da seletividade. 81. A possibilidade de compensao de crditos e dbitos tributrios: a) depender de lei que a autorize previamente, especifique as condies e independer de regulamentao; b) somente poder ser exercitada se, existente lei, a administrao expedir normas

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

possibilitando-a; c) depender sempre de regulamento expedido pelo Executivo; d) feita a compensao voluntariamente pelo contribuinte, ou com autorizao judicial, extinguir automaticamente o dbito tributrio. 82. A taxa cobrada pela Administrao para expedir licenas de importao deve ter por base de clculo: a) a capacidade econmica do contribuinte; b) o valor do bem a ser importado; c) critrios que no comprometam a balana comercial; d) a efetiva atividade estatal exercida. 83. Competncia e capacidade tributria ativa: a) no se distinguem; b) distinguem-se porque, quando se exerce a competncia tributria, h inovao no mundo jurdico, enquanto que na capacidade ativa tributria no; c) distinguem-se, porque a competncia tributria deriva diretamente da lei, enquanto que a capacidade tributria depende de delegao do executivo; d) no se distinguem porque somente o competente para legislar tem capacidade tributria ativa. 84. Suspende-se a exigibilidade do crdito tributrio: a) pela anistia, pagamento e remisso; b) pela liminar dada em mandado de segurana e pelo depsito em dinheiro; c) pelo depsito feito em ttulos de crdito; d) por sentena transitada em julgado. 85. A imunidade recproca prevista no art.150, VI, a, da Constituio: a) alcana os impostos, as taxas e as contribuies para a seguridade social; b) alcana apenas os impostos e estende-se s autarquias, e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico no que se refere ao patrimnio e renda ou aos servios vinculados a suas finalidades essenciais ou deles decorrentes; c) alcana apenas os impostos e estende-se s autarquias e fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, bem como s empresas estatais prestadoras de servios pblicos no que se refere ao patrimnio e renda ou aos servios vinculados a suas finalidades essenciais ou deles decorrentes; d) alcana os impostos e as taxas, estende-se s autarquias e fundaes institudas pelo Poder Pblico. 86. O lanamento ato administrativo: a) necessrio para toda e qualquer hiptese de formalizao da obrigao tributria; b) que poder ser revogado, mesmo de ofcio pela administrao, se faltar(em)

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

algum(s) de seus elemento(s) ou pressuposto(s) necessrios sua validade; c) com presuno "juris et de jure" de legitimidade; d) que no se confunde com o ato administrativo de imposio de penalidade (auto de infrao). 87. A dvida ativa, devidamente inscrita: a) ttulo executivo extrajudicial e tem presuno relativa de liquidez e certeza; b) ttulo executivo extrajudicial e tem presuno absoluta de liquidez e certeza; c) no poder ser revista voluntariamente pela administrao pblica, porm somente se houver impugnao judicial; d) se no houver sido contestada administrativamente gozar de presuno absoluta de liquidez e certeza. 88. Ajuizada execuo fiscal, penhorou-se bem gravado com a clusula de impenhorabilidade por se constituir em bem de famlia (art.1 da Lei 8.009, de 29.03.1990). Embargada a execuo, foi alegada a impenhorabilidade do bem. Em contestao, a Fazenda argumentou que o bem houvera sido adquirido quando o contribuinte j estava em estado de insolvncia e vendera sua moradia anterior de menor valor. Nessa hiptese, o juiz: a) pode transferir a impenhorabilidade para outros bens, tambm de propriedade do devedor; b) no poder alterar a instituio do bem de famlia, em qualquer circunstncia; c) poder, se comprovada a situao alegada, anular a venda da propriedade anterior, a fim de o vnculo ficar na anterior, liberando a propriedade mais valiosa para execuo; d) poder determinar a substituio da penhora recaindo esta sobre os objetos de arte que guarnecem a propriedade, mesmo que esta seja locada. 89. A iseno tributria condicionada: a) se concedida com prazo determinado, no poder ser revogada antes do termo final preestabelecido; b) se revogada, tambm se aplicar aos fatos pendentes que devero ficar includos nas novas regras; c) mesmo concedida com prazo determinado, poder ser revogada com fundamento no interesse pblico sem qualquer nus para a administrao; d) como ato ampliativo de direito no poder ser suprimida, mesmo que concedida por prazo indeterminado. 90. Anistia e remisso fiscal: a) no se diferenciam; b) diferenciam-se porque na remisso h suspenso do crdito constitudo, enquanto que a anistia a excluso da penalidade pecuniria;

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

c) podem ser outorgadas por atos administrativos; d) diferem porque a anistia exclui as penalidades e enquanto que a remisso extingue o dbito referente ao tributo. 91. A Corte Internacional de Justia, rgo da ONU, tem sede em: a) Genebra (Sua); b) Haia (Holanda); c) Nova York (EUA); d) Viena (ustria). 92. Os integrantes do quadro diplomtico de carreira, quando em servio no exterior, gozam no Estado acreditante de privilgios diplomticos: a) imunidade de jurisdio civil; b) imunidade de jurisdio penal; c) imunidade tributria; d) imunidade de jurisdio civil, penal e tributria. 93. O acesso carreira de oficial das Foras Armadas, no Brasil, prerrogativa de: a) brasileiro nato; b) brasileiro nato e naturalizado; c) brasileiro e de estrangeiro residente no Pas h mais de quinze anos; d) brasileiro e de portugus no gozo da reciprocidade de direitos. 94. As causas entre Estado estrangeiro e pessoa domiciliada ou residente no territrio brasileiro, sero originariamente processadas e julgadas: a) pelo Supremo Tribunal Federal; b) pelo Superior Tribunal de Justia; c) pelo Tribunal Regional Federal ou Tribunal de Justia da unidade federativa, conforme o caso; d) pelos Juzes Federais. 95. O pedido de extradio requerido por Estado estrangeiro, em face de indivduo que responde a processo penal naquele Pas, compete ser originariamente processado e julgado: a) pelos Juzes de Direito da Justia do Distrito Federal; b) pelos Juzes Federais, da Seo Judiciria do lugar que o extraditando foi encontrado; c) Superior Tribunal de Justia; d) Supremo Tribunal Federal. 96. O valor no recebido em vida pelo segurado: a) ser pago aos seus dependentes habilitados penso por morte ou, na falta deles,

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

aos seus sucessores na forma da lei civil; b) ser pago aos sucessores na forma da lei civil; aos dependentes garantido, apenas, o direito penso por morte; c) reverte para os cofres da Previdncia, pois o direito do segurado ao benefcio, assim como seus reflexos econmicos personalssimo e se extingue com a morte; d) reverte para o Fundo mantido pela Previdncia Social para o custeio dos benefcios da Assistncia Social (CF/88 - artigo 203, V). 97. O direito ao benefcio previdencirio: a) prescreve em 30 anos; b) prescreve em 5 anos; c) imprescritvel, ressalvada a prescrio qinqenal das prestaes no pagas nem reclamadas na poca prpria; d) prescreve em 5 anos, aps a perda da condio de segurado. 98. A aposentadoria por invalidez no acidentria devida ao segurado: a) total e definitivamente incapaz para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, aps cumprido o perodo de carncia de 12 meses; b) total e definitivamente incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, independentemente de carncia; c) total e definitivamente incapaz e insusceptvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia, aps cumprido, quando for o caso, o perodo de carncia de 12 meses; d) totalmente incapaz para o trabalho, insusceptvel de reabilitao e aps cumprido o perodo de carncia de 12 meses. 99. O segurado empregado que aps 130 contribuies deixa de contribuir em razo de desemprego devidamente registrado no rgo prprio do Ministrio da Previdncia Social, mantm a condio de segurado: a) por at 12 meses; b) por at 24 meses; c) at o 5 dia til do 2 ms seguinte ao 36 ms; d) at o 5 dia til do 37 ms. 100. O companheiro de segurada da Previdncia Social ser considerado beneficirio na condio de dependente: a) se comprovar a unio estvel com a segurada e que dependia economicamente dela; b) se comprovar a unio estvel com a segurada, dispensado da comprovao da dependncia econmica que legalmente presumida; c) no possvel ao companheiro ser reconhecido como dependente, prerrogativa reconhecida pela jurisprudncia, apenas, para a companheira de segurado da

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

Previdncia Social; d) s gozar da condio de dependente se demonstrar que tm prole em comum.

PODER JUDICIRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3 REGIO Gabinete da Comisso de Concurso V Concurso

Gabarito da Primeira Prova Escrita do V Concurso Pblico para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto da 3 Regio 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 * C D B C B C C C B A B C D B D C A C 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 B C C C B A D B A B D A D B C C A B C B 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 B A A D C D D B A C C D D C C C A A A B 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 C * C D B D C * D C B B D D A A B B C A 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 A D B B B D A C A D B D A D D A C C C B

20 B 40 (*) Questes anuladas.

You might also like