You are on page 1of 7

Projeto Prtico em Sistemas

Aula 06

Os direitos desta obra foram cedidos Universidade Nove de Julho

Este material parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso s atividades, contedos multimdia e interativo, encontros virtuais, fruns de discusso e a comunicao com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impresso, imprima menos.

Aula 06: Documentao dos casos de uso do projeto


Objetivo: Fornecer subsdios para a documentao dos casos de uso do projeto.

Introduo

Esta nossa sexta aula de Projeto Prtico em Sistemas. Agora, forneceremos algumas informaes adicionais sobre casos de uso que permitiro a criao da documentao dos casos de uso do projeto.

Esta documentao servir de base para: Identificar as classes presentes no software. Fornecer um esboo das interfaces (telas). Explicar como os objetos se relacionam.

O que deve ser documentado em um caso de uso?

Geralmente, adotamos um modelo ou padro em que so preenchidas algumas informaes relativas ao caso de uso, de modo a facilitar: O trabalho em grupo. A clareza do relacionamento entre vrios casos de uso. O entendimento da relao entre atores e casos de uso.

Algumas das sees habitualmente utilizadas incluem:

Nome: identificador nico do caso de uso. Deve ser escrito em formato de verbo/substantivo e ser suficiente para que o usurio perceba a que se refere o caso de uso.

Iterao ou estado de desenvolvimento: descrio do estado atual do caso de uso medida que este vai evoluindo. Autor e data: listagem dos autores e datas das vrias verses revistas. Descrio: curto resumo do caso de uso. Pr-condies: listagem das condies que se devem verificar quando do incio deste caso de uso.

Atores: quais atores participam do caso de uso. Fluxo principal: esta seo descreve o curso de eventos ou cenrio que se realiza. Usualmente, descrito por meio de uma sequncia de eventos numerados. Fluxos alternativos: descrio de percursos alternativos ao fluxo principal. Fluxo de exceo: descrio dos fluxos alternativos que representam a ocorrncia de condies anormais ou de erro. Regras de negcio: seo reservada para informao adicional relativa poltica da empresa ou restries impostas pelo tipo de negcio. Ps-condies: descrio do estado do sistema aps a execuo do caso de uso. Notas: informao adicional relativamente ao caso de uso, no coberta pelas sees anteriores.

No detalhamento dos fluxos, possvel identificar os eventos de sistema, representados por [EV], quando h algum tipo de interao entre atores e o caso de uso e as respostas de sistema, representados por [RS], quando o sistema fornece algum tipo de retorno.

Um exemplo

Vamos tomar como exemplo o caso de uso devolver livro que consta no diagrama de casos de uso da nossa ltima aula. Repetimos aqui o diagrama para facilitar a visualizao. Logo a seguir, apresentamos a documentao do caso de uso de acordo com o modelo sugerido.

Nome: Iterao: Autor e data:

Devolver Livro. 1.0 Joo 12/07/2012

Descrio:

Este caso de uso serve para explicar como ocorre a devoluo de um livro. O livro estar emprestado. Usurio e Funcionrio. 1. O usurio entrega os livros que deseja devolver ao funcionrio. 2. [EV] O funcionrio informa o cdigo do livro para o sistema. 3. [RS] O sistema apresenta o ttulo do livro, foto da capa, nome do usurio que possui emprstimo. 4. [EV] O funcionrio realiza a baixa/devoluo e recolhe o livro. 5. [RS] O sistema apresenta o extrato de devoluo contendo: cdigo do livro, nome do livro, nmero de chamada do livro baixado, com respectivo nome do usurio que emprestou o livro e valor da multa se houver. possvel que outros livros sejam devolvidos, voltando ao passo 2. 5. [EV] O funcionrio finaliza o processo de devoluo. 7. O usurio pega o comprovante e vai embora.

Pr-condies: Atores: Fluxo principal:

Fluxos alternativos:

4a. Livro danificado (falta pgina ou capa, rasgado, etc.). 4a1. [EV] Registrar o problema. 4a2. Chamar responsvel. 4a3. Voltar ao passo 2.

Fluxo de exceo: Regras de negcio: Ps-condies: Notas:

No h. No h. Livro devolvido. No h.

Bem, chegamos ao final de mais uma aula. Acesse o AVA e no se esquea de fazer a atividade proposta. At l.

REFERNCIAS AHMED, Khawar Zaman; UMRYSH, Cary E. Desenvolvendo Aplicaes Comerciais em Java com J2EE com UML. Rio de Janeiro: Cincia Moderna, 2002. DEITEL, Harvey M.; DEITEL, Paul J. Java: como programar. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. GRAVES, Mark. Projeto de Banco de Dados com XML. 1. ed. So Paulo: Pearson, 2003. HELDMAN, Kim. Gerncia de Projetos: guia para o exame oficial do PMI. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2009. MANZANO, Jos Augusto N. G. Oracle database 10g Express Edition: Interativo guia bsico de orientao e desenvolvimento. So Paulo: rica, 2007. MORELLI, Eduardo Terra. Oracle 9i Fundamental: SQL, PL/SQL e administrao. 9. ed. So Paulo: rica, 2005. SANTOS, Rafael. Introduo Programao Orientada a Objetos Usando Java. Rio de Janeiro: Campus, 2003. SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 7. ed. So Paulo: Makron Books, 2007.

You might also like