You are on page 1of 22

Liturgia: lugar de encontro, dana, gravidez mstica e prxica

Espao da mistagogia libertadora anotaes a partir do Apocalipse Paulo Ueti1

Um dia, ele chegou to diferente do seu jeito de sempre chegar Olhou-a de um jeito muito mais quente do que sempre costumava olhar E no maldisse a vida tanto quanto era seu jeito de sempre falar E nem deixou-a s num canto, pra seu grande espanto, convidou-a pra rodar E ento ela se fez bonita como h muito tempo no queria ousar Com seu vestido decotado cheirando a guardado de tanto esperar Depois os dois deram-se os braos como h muito tempo no se usava dar E cheios de ternura e graa, foram para a praa e comearam a se abraar E ali danaram tanta dana que a vizinhana toda despertou E foi tanta felicidade que toda cidade se iluminou E foram tantos beijos loucos, tantos gritos roucos como no se ouvia mais Que o mundo compreendeu E o dia amanheceu Em paz (Valsinha Chico Buarque)

Introduo

Cada vez mais h a busca e a necessidade de uma mstica (ou msticas) que nos ajude a fazer o verdadeiro encontro com a divindade, com o Totalmente Outro. E no podemos pensar a mstica sem pensar na diversidade, sem pensar na beleza do arco-ris, smbolo da aliana eterna com o mundo refeito, bem como o resultado do arrependimento de Deus que disse: nunca mais amaldioarei o solo por causa dos seres humanos. Sem dvida, o corao da humanidade se inclina para o mal desde sua juventude, porm nunca mais agelarei todos os vivendo como z (Cf. Gn 8,21).

Telogo, professor de Sagradas Escrituras e Espiritualidade, assessor do CEBI-Centro de Estudos Bblicos, coordenador do Servio Internacional de Intercambio do CEBI, da Associao Brasileira de Pesquisa Bblica - ABIB.
1

Estamos vivendo uma crise imensa em vrios nveis da vida. Mas apesar da crise ainda podemos ter f e esperana na presena transguradora da divindade que ama e se aproxima sempre. No identico crise como algo negativo ou com uma situao da qual se deva fugir ou mesmo negar. Ao contrrio. Na psicologia do desenvolvimento e na medicina a crise aponta para um/uns momento/s de mudanas sbitas, no nvel biolgico, psicolgico ou social, momento de tomar decises2, de educar-se ou ser educado/a (ex ducere: tirar sair (sair-se)), ou seja, a crise faz parte da vida cotidiana e nos exige uma tomada de posio de/cidir fazer uma ciso. A crise nos movimenta.

importante comear nossa reexo perguntando pelas bases da nossa espiritualidade. Que mstica est nos movimentando e nos alimentando? Que mstica temos compartilhado e de qual poo/fonte bebemos? A Bblia um conjunto diverso e plural de experincias e expresses da mstica. mais um caminho mistaggico de que um conjunto de axiomas prontos e normatizadores para a vida.

Mstica tem a ver necessariamente com mistrio que se expressa na RELAO e nos convida sempre para a mesma. Esta relao tem a ver em primeiro lugar com o encontro consigo mesmo, com suas paixes mais profundas. Se queres chegar ao conhecimento de Deus, trata de antes conheceres-te a ti mesmo. O subir at Deus passa pelo descer at a prpria realidade e pelo chegar s profundezas do inconsciente3. Como rezamos sempre no Credo Apostlico: descer aos infernus. Isso provoca a relao com o contexto e com o/a outro/a. nesse emaranhado de encontros e desencontros que Deus se revela e nos busca para que continuemos nossa busca dEle cantando sempre que

Cf. Dicionrio Eletrnico Hauais e Wikipdia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Crise) GRN, A. et DUFNER, M. Espiritualidade a partir de si mesmo. Ed. Vozes: Petropolis, 2004, p.

33

7.

Minha garganta (alma) tem sede de Deus. Pelo Deus vivo anseia com ardor. Quando irei ao encontro de Deus? E verei tua face Senhor? (Cf. Sl 42)

A revelao de Deus: estou em todos os lugares e amo loucamente a vocs

Como sabemos, por trs de qualquer texto da Bblia est sempre uma comunidade de f. E o culto sempre o lugar privilegiado de alimentar e manifestar essa f. O texto culto manifestante de f, tornado escrita, tornado gramtica (relaes e articulaes entre as pessoas, entre elas com a realidade e entre essas duas com Deus), tornado livro. Por isso, me parece, que o texto (ou melhor dizendo, uma coletneas de textos juntados ao longo dos primeiros sculos) do livro do Apocalipse marcado e estruturado pela discusso da organizao e do sentido (para onde vai e para onde conduz) da igreja. Discusses como Imprio, luta, esperana, morte, misso, vitrias, mstica, espiritualidades e

cristologias so muito marcantes no texto e na teologia produzida por este grupo.

O Apocalipse uma coletnea de textos apocalpticos4 independentes originalmente. Livro muito popular por razes equivocadas, pois um grande nmero de pessoas o l como um guia de como o mundo vai-se
A livro da Revelao faz parte de um conjunto de textos cujo gnero literrio conhecido como Apocalptica. Vrios outros livros apocalpticos, semelhantes ao que estamos estudando foram escritos: I Enoque, escrito cerca de 200 a.C; Livro do Jubileu, por volta do 2o. sculo a.C.; Testamento de Moiss, comeo do 1o. sculo d.C.; 4 Esdras, nal do 1o. sculo d.C.; Apocalipse de Abrao, 1o. ou 2o. sculo d.C.; Daniel 7-12.; Marcos 13 (paralelos em Mt 24 e Lc 21); 2 Tss 2 entre outros. Todos esses livros compem a literatura apocalptica. Ela procura transmitir uma mensagem de f e esperana para aqueles que esto sofrendo. O prprio termo apocalipse, que signica revelao, indica isso. Atravs desses livros, seus autores querem revelar o propsito de Deus queles que so perseguidos por sua f. O objetivo dos livros mostrar a verdadeira realidade a m de fornecer foras para continuar na luta. Isso se d atravs de imagens muito coloridas e simblicas. Por exemplo, a simbologia dos nmeros: trs, sete, doze, mil anos, cento e quarenta e quatro mil. A gura de animais: drago, besta, leo, urso, cordeiro. Na realidade, parece uma linguagem secreta, em cdigo. De fato, era isso mesmo. Para aqueles que perseguiam, esses livros no tinham sentido. Mas para aqueles que escreviam ou liam, eram cheios de signicado. (http://www.monergismo.com/textos/)
4

acabar, pressupondo que o autor recebeu de Cristo o conhecimento detalhado do futuro e o comunicou em smbolos codicados5 . um livro utilizado por muitas teologias e espiritualidades para ameaar o povo, nossas conscincias e nossos corpos, muitas vezes para garantir adeptos para determinados grupos religiosos, as vezes para exercer poder sobre a conscincia das pessoas, atravs da ameaa e do medo.

Mas tambm, o livro do Apocalipse um livro dirigido para pessoas no comuns/normais. para gente excntrica6 (que entendeu a mensagem de Jesus) que j est na caminhada das comunidades e anda desesperanada e precisando de mstica para permanecer na militncia. um conjunto de tecidos que procuram revestir as comunidades com a fora e a energia ressuscitada e ressuscitadora do Cristo, vencedor do mundo7 . H muita hostilidade naquele tempo. Existe uma luta entre dois projetos (ou mais quem sabe) onde a vida das pessoas e a sade das relaes esto em jogo.

O que fazer? Desistir? Incorporar-se ao imprio para sobreviver? No, nunca. Ao contrrio: por causa da realidade, e do encontro com o transcendente/imanente, o UM, continuar na militncia 8. Na luta do povo ningum se cansa (de lutar, claro) diz uma palavra de ordem do Movimento Sem Terra durante suas marchas pela Reforma Agrria, pela vida e por um Brasil menos desigual.

5 6

BROWN, R. Introduo ao Novo Testamento. Paulinas, So Paulo: 2004, p. 1005.

Neste sentido o Apocalipse um livro clssico de mstica religiosa: buscar Deus signica sair de si mesmo/a para o encontro (e s vezes, desencontro) com o que est fora de si e das vises e certezas privadas. Cf. Jo 16,33. Aqui tambm entende-se mundo como a realidade histrica de dominao romana.
7

dx'(a, hw"hy> Wnyhe!l{a/ hw"hy> lae_r"f.yI [m;!v. Sh m Israel, Adonai elohenu! Adonai ehad Escuta Israel, o Senhor nosso
8
e

Deus! UM o Senhor! (Dt 6,4)

Um dos recursos utilizados pelos/as autores/as do livro do Apocalipse sem dvida foi o recurso litrgico. Encontramos durante a leitura, vrias peas litrgicas espalhadas e organizadas de forma que a cada momento de reexo sobre o conito e os perigos que vm do mundo e tambm de dentro da Igreja, se possa cantar um hino de louvor a Deus e fazer uma orao litrgica para relembrar a grandeza e o cuidado terno e fraterno que Deus tem para com seu povo.

O pano de fundo de todo o texto e reexo das comunidades tem a ver com o culto a Jesus, o Cristo ou o culto ao Imperador. Existe um problema formal do imprio e do Imperador como soberano absoluto. No era um problema o culto como tal, mas do culto romano como expresso do reconhecimento de sua soberania e sua supremacia o que revela uma posio poltica, alm de religiosa. O que os cristos rejeitam do culto imperial o que ele signica: a pretenso do poder absoluto sobre coisas e pessoas, como se fosse um deus, associado a esse culto. Neste culto o que se esperava dos cristos era que oferecessem sacrifcios aos deuses e assim se inserissem no culto religioso, que, aos olhos de seus contemporneos e sobretudo do imperador, necessariamente garante a ordem poltica da qual o soberano , ao mesmo tempo, a concretizao 9.

Lendo o Apocalipse em meio a esta realidade dura e sofrida, por dentro, em cima, em baixo, em todos os lados cabe a ns garantir a esperana ser esperana, envolver-se na mstica da luta pela vida: certamente outro mundo, no somente possvel mas, j est acontecendo. Parece que o principal servio, o principal apostolado que nos cabe continuar o caminho, permanecer mesmo no escuro e com descrenas.

ARENS, E. e MATEOS, M. O apocalipse a fora da esperana estudo, leitura e comentrio. Loyola, So Paulo: 2004, p. 103.
9

Como diz Tiago de Mello: faz escuro, mas eu canto e podemos acrescentar, eu dano, eu me alegro, eu fao festa.

A morte e as trevas no venceram. O drago e seus lacaios (Cf. Ap 12-18) atacaram, cooptaram, disfararam-se para enganar, mas no venceram. Jesus/Ns, o Nazareno que Ressuscitou, est conosco. Mesmo com as nossas iluses, limites, equvocos ideolgicos ou religiosos (fetichistas), traies do caminho (pecados) que nos impedem de reconhecer Jesus aquele que a Verdade Deus doado feito carne 10, ele est l, grvido e nascendo ao mesmo tempo (Cf. Jo 1 e Ap 12). Sem ter onde se agarrar, o povo pobre... procurava sobreviver reforando em si a f de que o Deus dos Profetas continuava sendo o Senhor da Histria e do mundo: Deus grande! Ele saber realizar a sua promessa! Ele nos salvar! A f em Deus assumia a forma (as vezes irracional) de entrega e abandono! 11 Sua presena no depende de nossa capacidade de reconhec-lo. Por isso to fundamental continuar a esperar contra toda esperana (Cf. Rm 4,18).

Liturgia dana mstica e poltica de um novo mundo

O que mesmo a liturgia? O que acontece durante a liturgia? Que tipo de realidade ns encontramos e vivemos?

Como do conhecimento de todos/as, o termo aportuguesado liturgia deriva da lngua grega. Signica etimologicamente servio pblico

Leia o texto de Lc 24, 13-35: o problema do casal de Emas no ver Jesus. Eles o estavam enxergando. O grande problema que, provavelmente por causa da fotograa errada ou da imagem embaada que zeram dele (...espervamos que ele fosse o libertador de Israel), eles estavam impedidos de reconhec-lo como ele realmente : pobre, fraco, crucicado, diferente dos outros messias de sua poca, companheiro, comprometido com o cotidiano da vida. Portanto, bom insistir: nosso servio como liturgos e liturgistas ajudar (e ser ajudados/as) a reconhecer Jesus como ele , como ele escolheu manifestar-se ou seja, na Cruz e na Ressurreio, na misso (por isso celebramos a Ceia, tambm para no esquecer disso).
10 11

MESTERS, C."; OROFINO, F. Op Cit. p. 20

(lhiton ergon) e seus empregos so muito diferentes no grego antigo, pois o sentido de servio cultual no , de longe, o mais freqente12. A traduo dos LXX que ser responsvel pela introduo do uso corrente do termo liturgia como servio de culto religioso. De qualquer forma, importante ressaltar que o contedo da palavra e o seu essencial signicado est relacionado, sem possibilidade de separao, com ao, trabalho, servio, diaconia, poltica.

A liturgia (servio de natureza poltica e diaconal) estruturante neste caminho de re/conhecimento do mistrio que congrega a muitos/as e alimenta a militncia por um mundo novo. Este servio me parece urgente. Ajudar no a ver, mas a se dar conta, a reconhecer que aquele que morreu (o que causou desesperana no corao13 de cada um e cada uma) aquele que ressuscitou e est no meio de ns: Ele [um jovem], porm lhes disse: No vos espanteis (gr. evkqambei/sqe)! Estais procurando Jesus de Nazar 14 , o Crucicado. Ressuscitou, no est aqui. Vede o lugar onde o puseram (Cf. Mc 16,6).

Na liturgia da Viglia Pascal celebramos: Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos ns em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhana da sua morte, certamente, o seremos tambm na semelhana da sua
12 13

Cf. Dicionrio Patrstico e de Antiguidades Crists, pg 833. Ed. Vozes e Paulus. 2002.

SCHROER, S. e STAUBLI, T. Simbolismo do Corpo na Bblia. Paulinas, So Paulo: 2003: Em Israel, o corao no primariamente a sede do sentimento, muito menos do amor... Na Bblia, o corao acima de tudo, o lugar da razo, dos planos secretos, da reexo e da deciso. Segundo Dt 29,3, a pessoa tem olhos para ver, ouvidos para ouvir e um corao para entender. O corao reelabora e reordena as impresses que vm de fora. (pgina 62) Importante notar que aqui ainda Jesus o de Nazar. A nominao dele como o Cristo demorou ainda algum tempo a ser elaborada pelas comunidades crists nos seus primrdios. J no tempo dos Evangelhos Jesus mais o Cristo do que o de Nazar, o que para a cristologia e para a espiritualidade tm seus percalos, porque quanto mais longe do evento da Cruz mais a reexo e a imagem de Jesus, como revelador e revelao do Pai, vai se mesclando com outras perspectivas e corre o risco de se perder. O Novo Testamento rico em lutar pela verdadeira imagem de Jesus, como Verdade de Deus.
14

ressurreio, sabendo isto: que foi crucicado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destrudo, e no sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu est justicado do pecado. Ora, se j morremos com Cristo, cremos que tambm com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, j no morre; a morte j no tem domnio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus (Cf. Rm 6,4-10).

Deus no depende de nossas pobres capacidades para agir. Ele age livremente e por graa: um amante apaixonadssimo15 que, mesmo sem ser reconhecido, caminha junto, aceita nosso convite ( preciso ter coragem de convidar abrir no s o corao, mas a casa) e se senta mesa (Cf. Lc 10,38-42; 19, 1-10; 24,28-33). Mesmo no sendo reconhecido (ele no quer ser reconhecido do jeito que o mundo reconhece as pessoas fazendo bajulaes) ele que acolhe o convite de entrar na casa e sentar-se mesa e partir o po. Do smbolo ele se torna o prprio objeto, e no somente objeto, mas sujeito de toda ao salvca: ele o Po16.

O espao litrgico um desses locus privilegiados, no para encontrar ou entender cognitivamente a revelao, mas para que entremos no mistrio e expressemos sempre nossas esperanas nas coisas novas que ho de vir, porque as coisas velhas j passaram (Cf. Is 42,9 e Ap 21,5), bem como ser um espao de gratuidade libertadora, de paixo avassaladora que transforma tudo e todos/as, pois sabemos que a criao inteira geme e sofre as dores de parto at o presente. E no somente ela. Mas tambm ns, que temos as primcias do Esprito, gememos interiormente (no corao), suspirando (e conspirando) pela
15 16

Vale a pena conferir a imagem emblemtica de Deus em Os 1-3. Cf. Jo 6: No evangelho de Joo, o discurso eucarstico por excelncia.

redeno

do

nosso

corpo.

Pois

nossa

salvao

objeto

de

esperana (Cf. Rm 8,22-24).

A liturgia o lugar 17 (no somente fsico) onde experimentamos a pascalidade ertica do encontro com o divino, o lugar para onde vamos, onde permanecemos e de onde samos totalmente transformados/as pela imensa graa misericordiosa de Deus que deseja salvar toda a humanidade. Ali celebramos, juntos/as com Ele e porque Ele que nos convida e nos acolhe, o mistrio da salvao e do Reino que no tem donos nem podem ser controlados pelas nossas limitadas

compreenses da revelao de Deus em Jesus, na histria da humanidade.

Liturgia ao simblica e ritual. Expresso comunitria e mstica da nossa f crist... A liturgia no deve ser considerada como um momento, uma atividade em meio a outras, cultivada talvez mais por uns e menos por outros. a fonte da qual decorre, como um rio, a vida da Igreja e de cada cristo e crist. Porque na liturgia que o Ressuscitado vem ao encontro de sua comunidade de f, nos atinge, nos transforma com seu Esprito, nos faz participar de sua vida de comunho com o Pai, e nos envia de volta ao mundo, renovados e santicados 18.

A liturgia o lugar da celebrao mstica da ao salvadora de Deus para com a humanidade. No o lugar da celebrao do sofrimento ou, como muitas vezes se pensa, o lugar do sacrifcio, aqui entendido como negativo e como imolao. No matamos mais Jesus. J se cumpriu o sacrifcio de Jesus, uma vez por todas (Cf. Hb 10,10). Marcelo Barros

Cf. CHAUVET , Louis-Marie. A liturgia no seu espao simblico. In: A liturgia e o corpo. Conclium n 259. Vozes, 1995
17 18

Cf. BUYST, Ione. O mistrio celebrado: memria e compromisso I. Paulinas. Pg. 20.

lembra que Mstica tradicionalmente compreendida como a meta do caminho espiritual. Se a espiritualidade o caminho, a mstica o ponto aonde o caminho leva... Muitos/as concebem a mstica como a motivao da vida que busca maior intimidade com Deus. o segredo do amor que faz com que as pessoas vivam verdadeira e fortemente a experincia de relao e intimidade com o divino. 19

termo musthrion,

mustikoz signica

algo

escondido.

Esta

experincia de escondido a mim sempre lembra a brincadeira de criana de esconde-esconde... qual o objetivo dela? A gente se esconde sempre para ser achado. Mstica tem a ver com essa experincia de Deus, que est escondido mas revela-se

cotidianamente a ns para que ns possamos reconhec-lo, ach-lo.

Mstica litrgica no Apocalipse: ertica da cidadania celeste

Entrar nas intimidades do Apocalipse inserir-se num ambiente mstico e mistaggico revolucionrio e excntrico, como aludi antes. Mstica cerrar os olhos e entrar no silncio para poder ver outras realidades bem como expandir-se para os outros sentidos do corpo humano que, necessariamente, precisa integrar a realidade circundante. Todos/as os/as msticos/as fazem esta experincia.

Na mstica ertica e litrgica, no livro do Apocalipse, a divindade (Deus) se d novamente a conhecer atravs da fora poderosa de seu Filho, o Cordeiro doado, pscoa viva e celebrada na reunio e orao da assemblia dos/as que esto em servio (liturgos/as). O Apocalipse um convite dana e ao canto como somente um outro livro da Bblia o faz: o livro dos Salmos livro ertico dos desejos, das falas que vem do profundo de nosso ser e da busca/prxis incansvel de Deus, com Deus
19

VV.AA. Espiritualidade e Mistica. Curso de Vero ano XI. CESEP/Paulus: 1997, p. 21-22.

e para Deus. Depois deste livro (o dos Salmos, que de longe o lugar onde verdadeiramente encontramos a maioria deles), o Apocalipse o livro da Bblia onde mais se canta, e para ns brasileiros onde mais se dana no conseguimos separar canto de dana, melodias/partitura e corporeidade/beleza. A comunidade explode em cnticos e alegria. Hoje em dia podemos comparar isso a literatura de cordel presente especialmente nas tradies nordestinas.

Nosso livro da Revelao est cheio de hinos e aclamaes20 . Os hinos encontrados neste livro so composies literrias de contedos bastante signicativos, e o esprito ou tom convida os ouvintes a que unam as suas vozes s dos que os entoam.21

So, na sua maioria, hinos de gloricao de Deus. Gloricar aqui signica fazer presente! Armar esta presena de libertao e fora, coragem e energia. Todos os coros celestes cantam o trisgio: Santo, Santo, Santo! Senhor, Deus, Todo poderoso22 , Aquele que era, que e que vem!23 em clara memria da teologia dos profetas e do xodo. Mais adiante, temos a memria da criao/vocao de Deus para a humanidade, provinda do exlio: Tu s digno Senhor nosso Deus, de receber a glria, a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas; quiseste que elas existissem, e foram criadas (Cf. Ap 4,11). No captulo seguinte as comunidades continuam a entoar: Tu s digno de receber o livro e de romper-lhe os selos porque foste imolado, e redimiste para Deus, por teu sangue,gentes de toda tribo, lngua, povo e nao...(Ap 5,9)
20

Encontramos os hinos concentrados nos captulos 3, 5, 7, 11, 12, 15 e 19.

21ARENS,

E.; MATEOS, M. O Apocalipse a fora da esperana. Estudo, leitura e comentrio. Ed. Loyola: 2004, So Paulo, p. 271. Para maiores reexes sobre o poder de Deus, recomendo a leitura de BABUT, E. O Deus poderosamente fraco da Bblia. Ed. Loyola: So Paulo. 2001.
22 23

Cf. Ap 4,8, baseada nas tradies profticas da Teologia do Exodo, Isaias, Osias e Ams.

A mstica que animava as comunidades a memria da soberania de Deus (aquele do xodo e do exlio) sobre a histria. No est-se deriva. No h abandono de Deus, apesar da realidade de sofrimento e de morte. A celebrao litrgica encenada pelo Apocalipse para dizer que Jesus ainda est no controle da histria. Ele no abandonou ningum. O imperador no venceu e nunca vencer.

A maioria dos cnticos e antfonas tem a ver com honra, glria e poder em clara oposio ao imprio romano deicado na opresso e explorao dos povos. Ou, para armar que A salvao do nosso Deus, que est sentado no trono, e do Cordeiro (Ap 7,10).

O jeito de avisar isso para as comunidades ou manter viva a f/luta por outro mundo acontecendo cantar, orar e danar nas celebraes litrgicas. Seja feita a Tua Vontade, assim na terra como no cu (Cf. Mt 6).

Isso de que falamos chama-se sacro ofcio. O que signica isso? Estamos falando de um ofcio (trabalho) sagrado. Estamos falando da vida de Jesus como um todo. isso que celebramos na liturgia (em qualquer liturgia crist). O mandado de Jesus: fazei isso em memria de mim aponta e exige que entremos no seu caminho. Fazer o que? No repetir, como num teatro (drama), a cena da ltima ceia, no basta repetir o rito do mesmo jeito que est escrito no Evangelho. A isso chama-se ritualismo, que no salva ningum. Inclusive porque a ltima ceia gura da Revelao e da obra salvca da Revelao de Deus. Precisamos no incorrer no risco de achar que a repetio dos passos com os mesmos elementos da ceia, congura-se em delidade e encerra o mandado de Jesus. De jeito nenhum! Torna-se necessrio, ao contrrio, ritualizar a memria do evento, tornar a ceia um rito,

entendido conforme Aldo Perrin: uma ao e desenvolve em seu seio uma pragmtica transcendental, enquanto prope evitar, a todo custo, a lgica do duplo pensamento. Agir de determinado modo signica induzir a pensar de determinado modo, e como a ao jamais ambivalente, arredia, equvoca, incerta, realizar a ao ritual signica conter o pensamento dentro das malhas da ao clara e signicativa. O rito assume, neste sentido, um valor epistemolgico: ensina a agir de maneira ordenada, para se pensar de maneira ordenada.24.

Toda liturgia precisa ser celebrao (ao mesmo tempo, realidade que j e ainda no) da pscoa de Deus, da nossa Pscoa na Pscoa de Jesus. Isso inclui toda a Revelao. Isso inclui toda a vida, ministrio, sofrimento, morte e ressurreio de Jesus. A liturgia, como espao fsico do encontro e lugar espiritual da intimidade com Deus, transforma a minha vida e a do mundo, em sintonia com a transformao na vida Jesus, operada pelo Pai. Por isso sempre sinal do Reino, anncio da Misericrdia de Deus, testemunha de que outro mundo possvel.

O sentido proftico da celebrao aparece na esperana da comunho e da vida partilhada. por isso que o sentido da profecia apocalptica, e de toda celebrao litrgica, est na experincia e na esperana da comunho koinonia. A f leva unio que leva a superar o mecanismo de violncia e da idolatria, e a rmar-se na vida nova da liberdade e da comunho recproca. 25 Lendo o Apocalipse no se pode deixar de embriagar-se pela urgente necessidade mstica de envolver-se nas lutas pela vida dos humanos e do planeta. O Apocalipse mantm a espiritualidade proftica em relao ao culto: o culto e a mstica que

TERRIN, A., O Rito, antropologia e fenomenologia da ritualidade. Ed. Paulus: So Paulo, 2004, orelha.
24

Cadernos de Liturgia. Liturgia em tempos de opresso. luz do Apocalipse. Ed. Paulus: 1990, 2. Edio, p. 25
25

Deus gosta so a prtica da justia e do direito. Esse caminho a mstica libertadora que nos acompanha desde Israel.

Por isso: o cristo do futuro (urgente fazer isso no presente26) ser mstico por excelncia e litrgico por conseqncia... sua vida integral de orao e testemunho ter como eixo a liturgia e, portanto, girar em torno do essencial: o mistrio de Cristo e seu reexo no mundo27. Ento sua vida ser pascal, transgurada, vestida e inserida na mstica revolucionaria de um novo jeito de exercer o poder de Deus.

Como eu disse anteriormente, o ato litrgico necessita ser sempre um ato que provenha do amor ertico e da pscoa de Deus. Precisa ser revelador da graa e da misericrdia innita de um Deus que se entregou por amor aos outros (Cf. Jo 10,10; 10,15; 10,17-18; 15,13). Um Deus que no quis se manifestar como o Todo Poderoso (na compreenso moderna de poder), mas preferiu a fraqueza e a pobreza (que, paradoxalmente, O poder de Deus), a m de que ns possamos, de fato, compreender o recado e viv-lo cotidianamente. Tende em vs o mesmo sentimento de Cristo Jesus: Ele que tinha a condio divina, e no considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condio de servo, tomando a semelhana humana. E, achado em gura humana, humilhou-se e foi obediente at a morte, e morte de cruz (Cf. Fl 2,5-8).

Para alm do lxico e da gramtica ritual e simblica, a liturgia o lugar do encontro ertico com o transcendente/imanente28. E, sempre bom
26 27

Parntesis meu.

Nota minha: aqui urgente e necessrio redescobrir o caminho mistaggico para esse mistrio do Cristo. Precisamos deixar de ser exclusivamente doutrinais e dogmticos para voltar, como nos ensinaram os primeiros cristos e a patrstica, a ser mais mistaggicos ou seja, primordial inserir os/as batizados/as no mistrio do Cristo, atravs da comunidade, atravs das relaes novas que vamos criando como novas criaturas.
28

Aqui vale a pena ler: Anselm Grun. A orao como encontro. Vozes: Petrpolis. 2004.

recordar fortemente que Deus pode ser encontrado em toda parte. preciso, apenas, busc-lo e fazer o encontro. Esta uma tese muito comum. Deus imenso, onipresente, diz a clssica teologia. Deus simples, forma outra tese igualmente tradicional embora, s vezes, se costume esquecer de conjug-las simultaneamente. Deus est em toda parte, imenso; mas Deus no tem partes, simples. Signica que em qualquer lugar ele encontrado totalmente.29

Portanto, a liturgia (maior do que o ato litrgico) tambm, por excelncia, o lugar do dilogo (atravs/dia da palavra/logos que , em primeiro lugar, relao). Todo grupo humano, toda cultura fonte nica, original e vlida de saber e de sentido... quando falo de dilogo no falo de uma metodologia, de tcnica ou de instrumento para se chegar a algo. Mas falo do dilogo como m em si mesmo. Como valor em si que deve ser buscado e vivido plenamente como momento e espao (tambm fsico) de encontro e desencontro. Os momentos

litrgicos e os espaos litrgicos so eminentemente espaos e momentos de dilogo, portanto de pascalidade, de relao (ser que relao entre iguais e relaes de igualdade, como deveria ser?)30 . E, claro, conditio sine qua non, o lugar da escuta (atitude fundamental e estruturante da espiritualidade judaico-crist). Logo, tambm o lugar da expresso concreta e cotidiana de que nossa religio relao. E relao de amor, de equidade, de misso.

o lugar do encontro com o divino, com o sagrado, porque o lugar do encontro consigo mesmo e com o outro/a. uma grande experincia mstica. o lugar onde foram feitas novas todas as coisas (Cf. Ap 21,5). O lugar das acolhidas, dos olhares, dos corpos que se encontram
29 30

PANIKAR, R. cones do Mistrio. A experincia de Deus. Ed. Paulinas: So Paulo. 2007, p. 153.

Reexes feitas a partir de um Seminrio sobre Bblia e Educao Popular, realizado em Braslia no ano de 2004. Conferir Edmilson Schinelo (org). Bblia e Educao Popular. Encontros de Solidariedade e dilogo. CEBI. 2005. In: Srie Palavra na Vida n. 213/214.

e se relacionam. O lugar do servio apostlico e missionrio, no optativo, mas inerente ao ser cristo. O lugar da Pscoa cotidiana o lugar da transformao, da morte e da ressurreio. a memria e a armao necessria e revolucionria de que Deus ama a humanidade. Deus continua agindo e manifestando-se. Quando tudo parece perecer, a liturgia deve se levantar e armar com todos os santos de que a Glria de Deus manifesta. Acho bom lembrar Irineu de Lyon, para entender mesmo o que a gloria de Deus: A Glria de Deus o homem vivo. A vida do homem a glria de Deus. No encontro dos lhos/as com Seu lho Jesus, o Pai gloricado. Na ressurreio e gerao de vida dos lhos/as e de seu lho Jesus, a glria do Pai presente. A liturgia a armao de um novo mundo, de um novo tempo: o Reino de Deus chegou.

A excentricidade de Deus: Do lugar da liturgia ao mesmo lugar que da misso

O quadro do Apocalipse (e da realidade do primeiro sculo) mostra claramente um conito crescente entre Jesus, os/as companheiros/as de luta e convivncia, o povo em geral, os judeus e o mundo imprio e sua religio e poltica da Pax Romana. A questo, em termos teolgicos, pode ser esta: os/as discpulos que so de Jesus; conseqentemente, sofrem e so alvos diretos diante da hostilidade dos romanos, decidem que a razo est do lado de Jesus.

Mas, se analisarmos os textos, e os contextos, podemos observar que essa oposio e conitos dos grupos em relao a concepo de Deus. De que Deus est-se falando? A liturgia e a teologia, bem como a espiritualidade e a mstica, so e revelam que Deus? O Apocalipse claro em conectar essa imagem/memria de Deus experincia do xodo, dos Profetas e de Jesus: o todo doado, amante incondicional e

irracional. Precisamos tomar cuidado com nossa tendncia quase patolgica em ser normais. Pierre Weil identica isso como normose.

A forma desse esquema teolgico unitrio aquele que diz que a forma da Verdade de Deus estritamente correlativa sua possibilidade de armar-se historicamente. Por isso o Apocalipse est cheio de cnticos e danas de vitria e de gloricao do Cordeiro, cuja vida no foi tirada mas entregue livremente. Segundo Joo, Jesus entregou-se livremente e no pelo poder de Roma. O imprio uma iluso. O Reino/Reinado de Deus outro. Nele guram outras regras, paradigmas, mstica e prxis.

Compartilhando esse quadro teolgico, os membros da liturgia celestial do Apocalipse chegaram a convico que Jesus, o Cristo, o Senhor (Jesus o kuri,ou e no o imperador) tem boas razes para reivindicar a representao de Deus (aquele do xodo, da libertao, do resgate, da presena-Emmanuel). A fora de Deus no igual fora/ forma de opresso e explorao do Imprio. As comunidades so espaos de um novo tipo de reinado, um protesto vivo e real, forte a produtivo de uma sociedade que no quer parecer-se com Roma. O poder de Jesus o poder/sinal de amor, ternura e carinho.

Nas comunidades, a liturgia ajuda o povo a dirimir os conitos de f internos que esto abalando os/as membros. Os/as discpulos/as tm f em Jesus, mas compartilham de certo modo a teologia do imprio e de alguns chefes judaicos. O culto precisa anunciar uma verdade de Deus para um novo mundo e contra o mundo. Haver um eschaton breve. Temos que estar preparado. E a verdade de Deus que anunciado por Jesus nas comunidades uma verdade excntrica e nunca concntrica. a queda da associao da imagem de Deus/Jesus com a imagem daquele que est no centro; isso o nico. Este um

verdadeiro golpe dado, na histria religiosa da humanidade, a uma identicao to generalizada e constante entre a divindade e essa gura metafrica.

Muitas divindades, quando aparecem, se instalam no centro, ocupam, armam a sua verdade e negam a liberdade do outro; a verdade quando se manifesta em toda sua plenitude, tem a forma do domnio. Nossas igrejas esto cheias disso. A histria da f e do testemunho na memria, tambm religiosa, da humanidade, associadas a um modelo de revelao que tem as caractersticas que Jesus deve derrotar, modelo de revelao de tipo concntrico, onde a forma da verdade funcional, fungvel com aquela do domnio.

A forma do domnio como forma de persuaso que tem como preo o outro o tipo de relao que se aproxima, singularmente, a uma frmula, por outro lado universalmente do tipo o m justica os meios (Se o m a salvao eterna tem sempre espao suciente para qualquer meio, porque diante da salvao eterna, mesmo a morte temporal poderia ser um preo aceitvel).

Nesse ponto percebemos que s vezes a forma da revelao pode ser contraditria com o seu contedo. O seu contedo a salvao e a sua forma a morticao/martrio, o seu contedo a liberdade e a sua forma a opresso, o seu contedo o despertar da conscincia incapaz de desejar e de esperar coisas ao limite do desejvel e do espervel e a forma a da censura do desejo.

Para as comunidades do Apocalipse no pode ser assim. Elas, no seu culto e militncia, pem a nu a enorme diferena que existe entre a forma do domnio, mesmo empregada para ns bons, e a forma da

entrega, que, a nica que se adapta radicalmente forma da verdade de Deus. Penso que bom lembrar que os textos comumente ligados comunidade de Joo, como o o Apocalipse, esto em conito com outras eclesiologias, liturgias, moral no nal do primeiro e inicio do segundo sculos.

A celebrao no Apocalipse insiste que esta a paixo/martrio de Jesus: unir nova e denitivamente a forma da revelao de Deus com o seu contedo autntico. O contedo autntico da revelao de Deus, que tambm o Primeiro Testamento intuiu, mas que tambm uma intuio que atravessa a histria da humanidade, a forma do amor, a substncia da entrega.

Para as comunidades, f em Deus f no em qualquer imagem de Deus, mas f em Deus na forma da entrega, um Deus que se escolhe como ser desperdiado na periferia, no instalado no centro, como princpio da realidade na forma da entrega de si mesmo pela sobrevivncia do outro, e no na forma da absoro do outro para o mantimento de si. O culto ao Senhor Jesus na economia da tradio crist pertence a uma tradio antiqssima. Celebramos a ceia como histria e memria atualizada da paixo/ertica de Deus para com a humanidade e o mundo por ele criado. Esse culto, agradvel a Deus, conforme todos os profetas, expressa uma histria de disperso, de lacerao e de um progressivo afastamento de um suposto centro.

Para ajudar nisso temos os contos das aparies que acabam com um afastamento ainda maior e, a, provocado por Jesus. A memria evanglica anuncia e lembra que Jesus, exatamente nesse contexto, antecipa signicativamente o sentido da sua morte: o lugar no qual se

descobre a inteno do morrer de Jesus. Isso parece fundamental na teologia do Apocalipse a m de continuar animando as comunidades a permaneceram no caminho, nunca se esquecendo do primeiro amor.

Para no concluir a conversa

Infelizmente nas nossas igrejas quando escutamos que celebramos a Eucaristia porque um mandato de Jesus, penso que este mandato foi incompreendido em muitos cantos e reexes litrgicas e teolgicas. As vezes, parece que o termo Fazei isso em memria de mim no foi claro em relao ao que signica isto. O que para fazer em memria de Jesus? O que faz a memria de Jesus permanecer e dar foras para as comunidades sofridas e em conito no nal do primeiro sculo e hoje ainda?

Muitas celebraes litrgicas carecem de aspectos fundamentais da nossa teologia e espiritualidade: a escuta atenta de Deus, o encontro profundo com o Esprito de Amor, Ternura e Compromisso, a quietude de corpos, de almas e espritos que se conformam na dana do novo tempo que expressamos como sacramento de Deus Encarnado em Jesus e nas comunidades.

O lugar onde celebramos e a partir do qual celebramos a vida cotidiana, espao (fsico e metafsico) da revelao de Deus e da experincia e compreenso dessa revelao. As celebraes deveriam ser carregadas dessa vida e dessas esperanas e desejos dos nossos povos. A celebrao litrgica o lugar e o momento nos quais a salvao presente e operando no meio da dor e da morte se manifesta, se revela em sinais, ou seja, acontece no sacramento.31

BARROS, M. Celebrar o Deus da Vida. Celebrao litrgica e inculturacao. Ed. Loyola: So Paulo. 1992, p. 85
31

A mstica litrgica do Apocalipse ensina que a religio do imprio precisa ser banida das nossas conscincias e corpos. mister voltar ao primeiro amor e continuar, atravs do canto e da dana, a revolucionar os corpos e as sociedades em direo ao Amor Ertico Incondicional Deus Presente, o Emmanuel.

Meu Pai, Entrego-me a vs, Fazei de mim o que for do vosso agrado. O que quiserdes fazer de mim, eu vos agradeo. Estou pronto para tudo, aceito tudo, Desde que vossa vontade se realize em mim, Em todas as vossas criaturas; No desejo outra coisa, meu Deus. Deponho minha alma em vossas mos, Eu vo-la dou meu Deus, com todo o amor do meu corao, Porque vos amo E porque, para mim, uma necessidade de amor dar-me E entregar-me em vossas mos, sem medida, Com uma conana innita, pois sois meu Pai.
32

Senhor para onde irei? Para onde Jesus iria: Para a ovelha mais tresmalhada, Para o irmo mais doente, Para os mais abandonados, para os que tm menos pastores, Para os mais cativos do demnio,
32

FOUCOULD, Charles de. Orao do Abandono.

Para os mais cegos, Para os mais perdidos... 33

Endereo do Autor: Paulo Ueti - CEBI Correio eletrnico: pauloueti@gmail.com

33

Ibidem. Orao do caminho.

You might also like