You are on page 1of 4

Formatao

Os trabalhos acadmicos possuem uma formatao prpria, como alguns de vocs devem saber. O objetivo das normas o de uniformizar a publicao de conhecimentos. Sendo assim, para ue vocs se habituem a utiliz!"las, pediremos ue, da ui para frente, vocs as observem na elaborao dos trabalhos ue devero ser postados em nossa disciplina. #bai$o, e$pomos algumas dessas normas. %ara a ueles ue uiserem obter maiores detalhes sobre elas, recomendamos o & Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas de 'unia (essa. )! v!rios e$emplares nas bibliotecas da *+,-. ./#0#()OS #1#23,41OS5 6ormas da #06. Formas de Apresentao Formato: papel em branco, formato #7 89:,; cm < 9=,> cm?, digitados no anverso da folha. /ecomenda"se a fonte tamanho :9 para o te$to e tamanho :; para as cita@es longas e notas de rodap. ,argem5 es uerda e superior de A,; cm e direita e inferior de 9,; cm. Espaamento 5 todo o te$to deve ser digitado com :,B de entrelinhas. #s cita@es longas, as notas, as referncias e os resumos devem ser digitados em espao simples. Os tCtulos das se@es devem ser separados do te$to ue os sucede por uma entrelinha dupla ou dois espaos simples. Notas de rodap: digitadas dentro da margem, ficam separadas com espao simples de entrelinhas e um filete de A,; cm a partir da margem es uerda. ndicati!o de seo: o indicativo numrico precede seu tCtulo, alinhado D es uerda, somente com o espao de um caractere. %ara os tCtulos sem indicao numrica, ficam centralizados. "a#inao: a numerao colocada a partir da primeira folha da parte te$tual, em algarismos ar!bicos, no canto superior da folham a 9,; cm da borda superior, ficando o Eltimo algarismo da borda direita da folha. Numerao pro#ressi!a: utilizada para destacar o conteEdo do trabalho. %odem"se usar demais recursos e$istentes, como cai$a alta, negrito etc. Abre!iaturas e si#las 5 uando aparecem pela primeira vez, deve"se colocar por e$tenso e a sigla entre parnteses. lustraes: +iguras5 elementos autFnomos ue e$plicam ou complementam o te$to. Gual uer ue seja seu tipo 8gr!fico, planta, fotografia etc.? deve ter sua identificao como H+iguraH seguida de seu nEmero de

se Incia de ocorrncia no te$to em algarismos ar!bicos. # legenda deve ser breve e clara. .abelas5 de car!ter demonstrativo, apresentam informa@es tratadas estatisticamente. O tCtulo aparece na parte superior, precedido da palavra H.abelaH seguida de seu nEmero de se Incia de ocorrncia no te$to em algarismos ar!bicos. %ara tabelas reproduzidas, necess!ria a autorizao do autor, mas no preciso esta meno. Se no couber em uma Enica folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, no delimitada por trao horizontal na parte inferior, sendo o tCtulo e o cabealho repetidos na nova folha. #s separa@es horizontais e verticais para diviso dos tCtulos das colunas e para fech!"las na parte inferior, evitando separao entre linhas e colunas. %ara os dois casos, sua insero deve estar pr$ima ao te$to respectivo. $itaes J$istem maneiras de fazer citao5 $itao: meno, no te$to, de uma informao e$traCda de outra fonteK $itao direta: transcrio te$tual do autor consultadoK $itao indireta: transcrio livre do autor consultadoK $itao de citao: transcrio direta ou indireta em ue a consulta no tenha sido no trabalho original.

%e#ras &erais :. Guando o nome do autor citado estiver no corpo do te$to, deve vir escrito em minEsculo e, uando estiver entre parnteses, deve ser em maiEsculo. 9. 2evem ser especificados o ano de publicao, o volume, o tomo ou a seo, se houver e a8s? p!gina8s?. A. # citao de at ;A linhas acompanha o corpo do te$to e se destaca com dupla aspas. J$emplos5 L 0arbour 8:=>:, p. AB? descreve Ho estudo da morfologia dos terrenosHK L H6o se mova, faa de conta ue est! mortaH 81(#/#1K 0O6646, :=MB, p. >9? 7. %ara as cita@es com mais ;A linhas, deve"se fazer um recuo de 7,; cm na margem es uerda, diminuindo a fonte e sem as aspas. J$emplo5 2evemos ser claros uanto ao fato de ue toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por

uma de duas m!$imas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes5 a conduta pode ser orientada para uma Htica das Eltimas finalidadesH, ou para uma Htica da responsabilidadeH. 4sso no dizer ue uma tica das Eltimas finalidades seja idntica D irresponsabilidade, ou ue a tica de responsabilidade seja idntica ao oportunismo sem princCpios 8NJ0J/, :=M9, p.:77?. B. %ara cita@es do mesmo autor com publica@es em datas diferentes, e na mesma se Incia, devem"se separar as datas por vCrgula. J$emplo5 81/*O, :==M, :===, 9;;;? P" #s cita@es ue aparecerem na se Incia do te$to podem ser referenciadas de maneira abreviada, em notas5 apud " citado por, conforme, segundoK idem ou id " mesmo autorK ibidem ou ibid " na mesma obraK O0S. Somente a e$presso apud pode ser usada no decorrer do te$to. Elaborao da %efer'ncia (iblio#r)fica dos se#uintes #'neros: *eses e +issertaes ,4Q#,O.O, S. , "ensamento #eopoltico brasileiro5 :=9;":=M;. :=M:. 9M>f. 2issertao 8,estrado em 1incia %olCtica? " +aculdade de +ilosofia, (etras e 1incias )umanas, *S%, So %aulo

Manual 0/#SR(4#. ,inistrio da +azenda. Secretaria do .esouro 6acional. -istema inte#rado de administrao financeira do #o!erno federal. 0rasClia, :==P. :P9 p. 8,anual S4#+, B?.

"arte de mono#rafia #*.O/8es?. .Ctulo5 subtCtulo da parte 8se houver?.4n5 /eferncia completa da monografia no todo. 8informar ao final a paginao correspondente parte citada?

$aptulo de li!ro /OS4-)4, S. S. Ontologia e$istencial e filosofia da e$istncia. 4n5 TTTTTTTT. .ist/ria da filosofia contempor0nea5 do sculo <4< D neoescol!stica. .raduo por #na %areschi 1apovilla. So %aulo 5 (oUola, :===. 1ap. :B, p. A=>"7:9.

nformaes retiradas da nternet #*.O/8es?. *tulo. Jdio. (ocal5 Jditora, 2ata. Jndereo eletrFnico 8acessado em VdataW?.

6o caso de documentos online, apresentar a */( entre os sinaisXY precedido das e$presso H2isponCvel em5H finalizando com a data de acesso como mostra o e$emplo abai$o. J6141(O%Z24# da mEsica brasileira. So %aulo, :==M. 2isponCvel em5 Xhttp5[[\\\.uol.com.br[encmusical[Y . #cesso em5 :P ago. 9;;:.

"ublicao peri/dica .R.*(O. (ocal de publicao5 Jditora, 2ata de Cnicio da coleo e encerramento 8 uando houver?. %eriodicidade. 4SS6. /JS4S.# 0/#S4(J4/# 2J J1O6O,4#. /io de 'aneiro5 +undao -etElio Sargas, :=7>. .rimestral. 4SS6 ;;A7">:7;

"arte de publicao peri/dica #*.O/8es?..Ctulo do artigo. *tulo da publicao. volume, nEmero, p!gina inicial e final do artigo. 2ata de publicao. /JOJ62J, 1. S.K /JOJ62J, N. N. 4nto$ica@es e$genas. %e!ista (rasileira de Medicina . v. B=, n. :[9, p. :>"9B. jan.[fev. 9;;9.

You might also like