You are on page 1of 14

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Introduo

Nesta unidade voc aprender o que um relatrio, conhecer os vrios tipos de relatrios e os passos para sua elaborao. Ver que a construo de um relatrio depende do tipo de atividade a que se refere, podendo ser dividida em seis etapas: organizao das informaes disponveis; seleo das idias; definio da estrutura; redao; formatao; e apresentao. Aprender ainda que a elaborao de relatrios comum nas universidades, indstrias e empresas, tornando-se uma competncia essencial para o seu sucesso acadmico e ingresso no mercado de trabalho.

Objetivo

Ao estudar esta unidade de aprendizagem, voc poder: Identificar os objetivos e tipos de relatrio; Reconhecer os principais passos para a elaborao de um relatrio; Enumerar os elementos da estrutura e contedo um relatrio; Descrever os aspectos centrais do processo de redao e formatao do relatrio.

Tpicos Abordados

No decorrer deste material voc conhecer diferentes temas. Confira abaixo: Relatrio: definio e funo. Tipos de relatrio. Passos para a elaborao do relatrio: organizao das informaes disponveis; seleo das idias; definio da estrutura; redao; formatao; e apresentao. A importncia do relatrio na formao acadmica e profissional do aluno de graduao.

Relatrios

81

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Relatrio: Definies e Funo

Tipos de Relatrio
Relatrio: definio e funo Existem vrios tipos de relatrios acadmicos, tais como: relatrios de pesquisa; relatrios de estgio; relatrios de visitas; relatrios de atendimento; dentre outros.

Relatrios tcnico-cientficos: so exigidos para solicitao de financiamento de projetos de pesquisa, prestao de contas ou como instrumento de reflexo terico-prtica acerca de um tema pesquisado. Relatrios de viagem de estudo: so exposies por escrito de atividade resultante de locais visitados e que tenham pertinncia com a rea de formao do autor. Devem incluir data, destino, pessoas envolvidas, objetivo e detalhamento das atividades desenvolvidas; Relatrio de estgio: deve constar a descrio geral do local visitado ou de onde foi realizado o estgio, alm de dados relativos superviso desse estgio, processos tcnicos observados e inventariamento do aprendizado prtico.

Relatrios

82

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Passos para a elaborao do relatrio


Independentemente da rea ou do tipo de relatrio, possvel afirmar que o primeiro passo na elaborao deste tipo de documento definir o que relatar, ou seja, o que se deseja escrever. O incio do relatrio parece ser o momento mais difcil do processo de redao, pois muitos alunos no sabem como transformar suas idias em texto. Sentem-se perdidos.

Para que voc no se sinta perdido ao elaborar um relatrio, preciso compreender que a construo do relatrio comea antes do momento da escrita formal.

Importante

A construo do relatrio deve refletir a natureza da atividade realizada, isso significa que o texto est atrelado ao planejamento e execuo do trabalho acadmico desde sua concepo.

Relatrios

83

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

importante que voc observe alguns passos que o ajudaro na composio do relatrio. So eles:

Primeiro passo: Organizao das informaes disponveis


O primeiro passo na composio de um relatrio parcial ou final (1) a organizao do material produzido durante a atividade, ou seja, das informaes disponveis para a elaborao do texto. Para isso voc precisa organizar alguns materiais. Cpia do planejamento ou do projeto da atividade (caso haja). Anotaes (dia, horrio de incio e final das atividades, nmero e nome dos participantes, principais aes e sua durao, etc). Reflexes pessoais e do grupo, na forma de resenhas crticas. Documentos recolhidos, tais como: formulrios, cartazes, folhetos informativos, amostras, fichas, etc. Dados coletados atravs de questionrios, entrevistas ou outros instrumentos, no caso de pesquisas. Resultados da anlise dos dados. Gravaes em udio e vdeo (e se possvel a transcrio dessas gravaes). Fotografias. Sites da internet, notas enviadas atravs de emails. Referncias bibliogrficas (livros, artigos, etc.).

(1) Relatrios de progresso ou relatrios parciais descrevem o andamento de uma ao, indicando os resultados preliminares. Relatrios finais, por outro lado, so escritos aps a concluso de uma atividade.

Relatrios

84

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Segundo passo: Seleo das ideias


Considerando as informaes coletadas e analisadas, o segundo passo selecionar as idias que sero includas no documento. Voc pode fazer algumas perguntas para encontrar essas idias, tais como:

Importante

Nessa etapa do trabalho concentre-se na qualidade do contedo. O objetivo organizar as principais idias e criar um rascunho que servir para a composio do documento final.

Relatrios

85

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Terceiro passo: Definio da estrutura

Lembre-s, o relatrio um documento acadmico e deve ser redigido de acordo com as regras da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). A Regra 14724, por exemplo, determina que um documento acadmico deve conter os elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais da tabela a seguir.

Relatrios

86

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Aprenderemos mais sobre cada um desses elementos nas prximas unidades. Por enquanto voc deve lembrar que:

Relatrios

87

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Quarto passo: Redao


Aps a definio da estrutura bsica, preciso iniciar a redao. Confira agora dois exemplos de elementos textuais que podem orientar a redao do relatrio. Relatrio de estgio.

Elementos Introduo

Objetivo Abre o relatrio, apresenta o trabalho realizado durante o estgio e introduz os principais elementos do documento apresentado.

Contedo - Informaes breves sobre a importncia do estgio para a formao profissional do aluno do curso especfico; - sumrio de onde, como e quando o estgio foi realizado; - objetivos definidos para o estgio - incluindo objetivos gerais e especficos; - apresentao das estrutura do relatrio, ou seja, as partes e sees do documento. - Apresentao do local onde o estgio foi realizado. Deve iniciar com informaes gerais sobre a instituio (localizao, histrico, infraestrutura, tipos de servios prestados, etc). Em seguida deve-se apresentar informaes especficas sobre a seo, departamento ou modalidade especfica em que o estgio foi realizado. - Descrio das atividades realizadas, as quais devem estar em consonncia com a ficha de freqncia que pode ser includa em anexo. As atividades devero ser descritas de forma narrativa, ou seja, em texto corrido. Espera-se que o aluno fundamente suas descries na literatura especfica, incluindo as referncias no documento de acordo com as normas da ABNT. - Espera-se tambm que o aluno demonstre capacidade de anlise crtica, estabelecendo contrapontos entre a descrio das situaes observadas, as contribuies da literatura e suas anlises pessoais. Deve-se incluir elementos que evidenciem o processo de aprendizagem na relao teoria-prtica. - Principais resultados do estgio para a formao profissional e pessoal do aluno.

Desenvolvimento

Descreve o local, as atividades e o resultados formativos do estgio.

Concluso

Faz o encerramento do relatrio destacando a importncia do estgio, as principais experincias de - Listagem das dificuldades ou problemas encontrados. formao, comentrios pessoais e sugestes. - Sugestes para o local de estgio, para a universidade e para futuros estagirios. - Comentrios finais.

Relatrios

88

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Relatrio de pesquisa.

a) Objetivo

Introduo

b) Justificativa c) Objeto

Tema Delimitao do tema Objetivo geral Objetivos especficos Problema Hiptese bsica Hipteses secundrias Variveis a) Mtodo de abordagem b) Mtodo de procedimento c) Tcnicas d) Delimitao do universo e) Tipo de amostragem a) Teoria de base b) Definio dos termos

Reviso bibliogrfica Metodologia

Desenvolvimento

Embasamento terico Apresentao dos dados e sua anlise Interpretao dos resultados Concluses Recomendaes e sugestes

Concluses

Aps a redao dos elementos textuais, procede-se elaborao dos elementos pr-textuais e pstextuais. Vale lembrar que a introduo e os elementos pr-textuais geralmente so elaborados aps a redao do texto principal (desenvolvimento e concluso). Finalmente, quanto redao do relatrio ainda preciso considerar os itens. Uniformidade do texto: ou seja, mesmo quando for escrito por mais de uma pessoa, o relatrio deve ser lido como se fosse elaborado por apenas um autor. O estilo de escrita deve ser uniforme do incio ao fim. Coerncia interna: as vrias partes do relatrio devem ser coerentes e consistentes entre si, correspondendo tambm s informaes contidas nos documentos apresentados em anexo. Correo da linguagem: escolha palavras adequadas sua rea especfica. Esperase que o aluno compreenda a linguagem do seu ramo de estudo e utilize o vocabulrio apropriado. Procure escrever de forma direta com perodos simples. Atente para a correo gramatical e ortogrfica. Questes ticas: embora seja difcil determinar exatamente as questes ticas que voc poder enfrentar, lembre-se que seu relato deve respeitar a integridade da pessoa humana e os princpios democrticos que regem o convvio em nossa sociedade. Em caso de dvida consulte seus professores e o comit de tica da universidade.

Relatrios

89

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Quinto passo: Redao


Aps a redao do texto, preciso formatar o relatrio de acordo com a Regra 14724 da ABNT. Atravs dos cones que esto no monitor abaixo, voc compreender como um relatrio deve ser formatado.

Papel: de forma geral, o texto deve ser datilografado ou digitado em papel branco, A4. Margem: a margem esquerda e superior devem ter 3 cm e a margem direita e inferior devem ter 2 cm. Fonte: recomenda-se que se utilize tamanho 12 para a fonte do texto e tamanho 11 (ou menor) para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas. Em citaes de mais de trs linhas deve-se fazer um recuo de 4 cm da margem esquerda. Espaamento: a norma tambm determina que o texto seja digitado ou datilografado com espaamento 1,5. Algumas partes do texto, entretanto, devem ser formatadas com espaamento simples, tais como: citaes de mais de trs linhas, as notas, as referncias, as legendas das ilustraes e tabelas, a ficha catalogrfica, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituio a que submetida e a rea de concentrao. Referncias e Ttulos: as referncias, ao final do trabalho, devem ser separadas por espaamento duplo. Assim como os ttulos das subsees, que devem ser separados do texto por dois espaos duplos.

Sexto passo: Apresentao


O ltimo passo na elaborao do relatrio a impresso e apresentao do documento ao responsvel.

Aps a redao e a formatao, procure fazer uma impresso de boa qualidade em um papel limpo. Escolha um tipo de encadernao adequada para o nmero de pginas do documento. Entregue o relatrio sem atrasos no prazo estipulado e certifique-se de que no h erros. Leia tudo antes de entregar.

Relatrios

90

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Ainda, procure ter cuidado no manejo e transporte do relatrio, para que esteja apresentvel no momento da entrega. Guarde uma cpia completa nos seus arquivos pessoais em caso de alguma eventualidade.

Consideraes Finais

Relatrios

91

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Avaliao a Distncia

Marque Verdadeiro ou Falso.

1 - O relatrio um conjunto de informaes compiladas para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, pesquisa, ou um evento de aproveitamento de aprendizagem.

A - Verdadeiro

B - Falso

2 - O relatrios tcnico-cientfico deve constar a descrio geral do local visitado ou de onde foi realizado o estgio, alm de dados relativos superviso desse estgio, processos tcnicos observados e inventariamento do aprendizado prtico.

A - Verdadeiro

B - Falso

3 - A construo do relatrio comea antes do momento da escrita formal. A construo do relatrio deve refletir a natureza da atividade realizada, isso significa que o texto est atrelado ao planejamento e execuo do trabalho acadmico desde sua concepo. Logo, se voc deseja um bom relatrio, mantenha anotaes sobre a concepo, planejamento e execuo da atividade.

A - Verdadeiro

B - Falso

Respostas - 1 - A. 2 - B. 3 - A

Relatrios

92

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

4 - Os passos para a elaborao de um relatrio so: organizao das informaes disponveis; seleo das idias; definio da estrutura; redao; formatao; e apresentao.

A - Verdadeiro

B - Falso

5 - Na etapa formao preciso observar a uniformidade do texto, a coerncia interna e a correo da linguagem.

A - Verdadeiro

B - Falso

6 - na etapa seleo de ideias que preciso concentrar na qualidade do contedo. O objetivo organizar as principais idias e criar um rascunho que servir para a redao.

A - Verdadeiro

B - Falso

Respostas - 4 - A. 5 - B. 6 - A

Relatrios

93

UNIDADE 08

Mtodos e Tcnicas de Estudo

Atividade Obrigatria

A familiaridade com softwares de edio de texto so essenciais para alunos de graduao e ps-graduao de todas as reas. Voc est convidado afazer o download gratuito e para explorar as potencialidades do LaTeX (pronuncia-se: /la/tek/) na criao de documentos, especialmente aqueles com frmulas e grficos. Uma tima introduo ao LaTeX pode ser encontrada em: http://www.mat.ufpb.br/lenimar/textos/ breve21pdf.zip Agora, a partir do que voc estudou sobre relatrios, participe de nosso frum!

Sntese
Nesta unidade voc aprendeu a definio e a funo do relatrio. Viu que h vrios tipos de relatrio, como os relatrios tcnico-cientficos, os relatrios de estgio e relatrios de viagem. Aprendeu tambm sobre os passos para a elaborao do relatrio, que se dividem em: organizao das informaes disponveis; seleo das idias; definio da estrutura; redao; formatao; e apresentao. Finalmente, aprendeu sobre a importncia do relatrio na formao acadmica e profissional do aluno de graduao que deseja ingressar no mercado de trabalho.

Bibliografia Recomendada

MEDEIROS, J.B. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. So Paulo: Atlas, 1991 SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de metodos e tecnicas de pesquisa cientifica. 5 ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2005 SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho cientfico. 21.ed. So Paulo: Cortez, 2000. VEIGA, I. P. A. (org.). Tcnicas de ensino: por que no? Campinas: Papirus, 1991.

Relatrios

94

You might also like