You are on page 1of 5

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

ENTREPOSTO INTERNACIONAL DA ZFM - EIZOF 1. CONCEITO (RA art. 468) O EIZOF um regime especial que permite a armazenagem (depsito) de mercadorias estrangeiras e nacionais, inclusive as produzidas na ZFM, em local determinado, com suspenso do pagamento dos tributos federais e estaduais e sob controle fiscal. Visa a constituio na Zona Franca Manaus de um polo atacadista que possa atender no s o comrcio local, mas a outras partes do Pas e outros pases sul-americano.
Art. 468. O regime de entreposto internacional da Zona Franca de Manaus o que permite a armazenagem, com suspenso do pagamento de tributos, de: I - mercadorias estrangeiras importadas e destinadas: a) a venda por atacado, para a Zona Franca de Manaus e para outras regies do territrio nacional; b) a comercializao na Zona Franca de Manaus, na Amaznia Ocidental ou nas reas de livre comrcio; II - matrias-primas, produtos intermedirios, materiais secundrios e de embalagem, partes e peas e demais insumos, importados e destinados industrializao de produtos na Zona Franca de Manaus; III - mercadorias nacionais destinadas Zona Franca de Manaus, Amaznia Ocidental, s reas de livre comrcio ou ao mercado externo; e IV - mercadorias produzidas na Zona Franca de Manaus e destinadas aos mercados interno ou externo. 1o Sero admitidas no regime somente mercadorias importadas sem cobertura cambial, excetuadas as que possam ingressar na Zona Franca de Manaus no regime estabelecido no Decreto-lei no 288, de 1967, bem assim aquelas destinadas a exportao. 2o vedada a admisso, no regime, das mercadorias de importao proibida e de fumo e seus derivados.

O regime de EIZOF foi institudo pela Port. Interministerial MEFP/SDR n 02/92, com base no art. 2 do Decreto 205/91. Porm, como os artigos 1 e 2 do Decreto n 205/91, que embasavam a Portaria Interministerial MEFP/SDR n 02/92, foram expressamente revogados pelo Dec. 4543/02, cabe ao Eizof as mesmas disposies do regime de entreposto aduaneiro, nos termos do art. 470 do Regulamento Aduaneiro.
Art. 470. Aplicam-se ao regime de que trata esta Seo, no que couber, as disposies previstas para o regime especial de entreposto aduaneiro.

Segundo nota da Suframa1 o EIZOF um entreposto dotado de um regime aduaneiro especial, com o objetivo de armazenar mercadorias em suspenso tributria. Constitui-se em importante instrumento de apoio na busca da competitividade da ZFM, com as seguintes vantagens: Preos de armazenagem competitivos internacionalmente; Diferimento do pagamento dos tributos incidentes sobre as mercadorias para o momento da efetiva utilizao; Admisso de mercadorias com ou sem cobertura cambial; Armazenagem de mercadorias por prazo de at cinco anos.

Encontram-se publicado no site www.suframa.gov.br

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

ENTREPOSTO INTERNACIONAL DA ZFM - EIZOF 2. MERCADORIAS ADMISSVEIS NO REGIME - mercadorias estrangeiras, destinadas a venda por atacado, para ZFM e Amaznia Ocidental, rea de livre Comrcio e outras regies do territrio nacional; - mercadorias estrangeiras destinadas a reexportao; - insumos importados destinados a industrializao na ZFM; - mercadorias nacionais destinadas a ZFM, Amaznia Ocidental e ALCs ou ao mercado externo; - mercadorias produzidas na ZFM destinadas ao mercado nacional ou exportao. 3. BENEFICIRIOS DO REGIME a) "para habilitar-se ao depsito de uso pblico", pode ser qualquer empresa registrada no cadastro do REI e na Suframa, isto , qualquer empresa pode depositar mercadorias em regime do EIZOF, se atendidas as condies mencionadas; b) "para habilitar-se as unidades de uso privativo", pode ser qualquer empresa habilitada atravs de licitao. O que significa que somente aquela empresa habilitada por processo de licitao pode guardar em depsito de uso privativo, na rea do EIZOF. 4. PERMISSIONRIO (DEPOSITRIO) Pela disposio da Portaria Interministerial MEFP/SDR n 02/92, o EIZOF deveria ser instalado em rea isolada, proposta e delimitada pela Suframa/SRF, cujo recinto deveria ser de uso pblico, facultada a instalao em seu interior de depsitos de uso privativo dos beneficirios do regime. Todavia, desde 2000 o nico permissionrio ou cessionrio (ou depositrio) a empresa Eadi Aurora, administradora do Porto Seco de Manaus. 5. REQUISITOS PARA ADMISSO - fatura proforma, com clusula "mercadorias destinadas a admisso no EIZOF"; - conhecimento com frete prepaid (exceto de transportadoras nacionais), com clusula "remessa sem cobertura cambial - destinada a EIZOF"; - com ou sem cobertura cambial, quando amparada no regime do D.L.288/67. - sem cobertura cambial nos demais casos. 6. DESPACHO DE ADMISSO - Declarao de Admisso - DA; - Original do conhecimento de carga; - Fatura comercial. 7. PRAZO
Art. 469. As mercadorias podero permanecer no regime pelo prazo de at um ano, prorrogvel por perodo no superior, no total, a cinco anos, contado da data do desembarao aduaneiro de admisso.

8. DESPACHO PARA CONSUMO - Pedido de Licena de Importao (PLI) e DI com ou sem benefcio do DL 288/67; - As mercadorias podem ser nacionalizadas pelo importador ou adquirente, em seu nome, espachados para consumo ou exportados.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

ENTREPOSTO INTERNACIONAL DA ZFM - EIZOF LEGISLAO


ATOS LEGAIS - Dec. 4543/2002 RA art. 468 a 470 dispe sobre o regime de EIZOF ATOS NORMATIVOS - Port.interministerial MF/SDR 02/92 - dispe sobre a rea e o regime de EIZOF. - Dec. 205/91 - dispe sobre apresentao de GI na ZFM e suspende a fixao do limite mximo de importao. - AD SRF 59/93 (DOU 26/05/93) Autoriza a SUFRAMA a instalar e administrar o recinto de Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus- EIZOF, de uso pblico, na localidade que especifica. - AD SRF 166/93 (DOU 17/11/93) - altera os itens 5 e 9 do AD SRF 59/93. - Port. Suframa 119/2000 (DOU 11 /05 /2000) - Dispe acerca da cobrana de servios prestados pela SUFRAMA, relativos a utilizao do Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus - EIZOF, e d outras providncias.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

ENTREPOSTO INTERNACIONAL DA ZFM - EIZOF

1. CONCEITO EIZOF um regime especial que permite o depsito de mercadorias estrangeiras e nacionais, inclusive as produzidas na ZFM, em local determinado, com suspenso do pagamento dos tributos federais e estaduais e sob controle fiscal. Visa a constituio na ZFM de um polo atacadista que possa atender no s o comrcio local, mas a outras partes do Pas e outros pases sul-americano. Aplicam-se subsidiariamente as disposies previstas para o regime especial de entreposto aduaneiro. 2. MERCADORIAS ADMISSVEIS NO REGIME - mercadorias estrangeiras, destinadas a venda por atacado, na ZFM e Amaznia Ocidental, ALC e em outras regies; - mercadorias estrangeiras destinadas a reexportao; - insumos importados destinados industrializao na ZFM; - mercadorias nacionais destinadas ZFM, Amaznia Ocidental e ALCs ou ao mercado externo; - mercadorias produzidas na ZFM destinadas ao mercado nacional ou exportao. A rea do EIZOF destina-se a uso pblico, facultada a instalao em seu interior, de depsitos de uso privativo dos beneficirios do regime. 3. PERMISSIONRIO (DEPOSITRIO) - qualquer empresa selecionada mediante concorrncia pblica. 4. BENEFICIRIOS DO REGIME a) qualquer empresa registrada no cadastro do REI (Siscomex) e na SUFRAMA; b) para unidades de uso privativo - qualquer empresa habilitada atravs de licitao.
4

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

ENTREPOSTO INTERNACIONAL DA ZFM - EIZOF

5. REQUISITOS PARA ADMISSO - fatura proforma - com clusula "mercadorias destinadas a admisso no EIZOF"; - com ou sem cobertura cambial, quando amparada no regime do D.L.288/67; - Sem cobertura cambial nos demais casos; - conhecimento com frete prepaid, com clusula "remessa sem cobertura cambial - destinada a EIZOF". 6. DESPACHO DE ADMISSO - Declarao de Admisso - DA; - Original do conhecimento de carga; - Fatura comercial. 7. PRAZO: 1 ano, prorrogvel (no mximo) at 5 anos. 8. DESPACHO PARA CONSUMO - PLI e DI com ou sem benefcio do DL 288/67; - as mercadorias podem ser nacionalizadas pelo importador ou adquirente, em seu nome, despachados para consumo ou exportados.

You might also like